Total de visualizações de página

Páginas

segunda-feira, 18 de março de 2019

Lição 12 - Vivendo em Constante Vigilância

 Aula Presencial dia 24 de Março de 2019 


Estimado professor,   acredito que já tenha percebido que nosso SLIDE semanal traz uma abordagem DETALHADA de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino,  tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se ao conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado.  Baixe o Slide no formato desejado, Tenha liberdade de cortar, alterar e adicionar conteúdo para uso na sua EBD.


HINOS SUGERIDOS DA HARPA CRISTÃ

98 - Estarás Vigiando ?

129 - A Fonte Salvadora

312 - A Vinda de Cristo






                                                                     Mateus 26.36-41                                                                          
36 - Então, chegou Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar.
37 - E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se muito.
38 - Então, lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até à morte; ficai aqui e vigiai comigo.
39 - E, indo um pouco adiante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.
40 - E, voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então, nem uma hora pudeste vigiar comigo?
41 - Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.
                                                                                                                                                                           



IMPORTANTE
Apresento neste BLOG os comentários como 
professor de EBD em cima dos tópicos da Revista do ALUNO 
NÃO APRESENTAREI O CONTEÚDO COMPLETO DA REVISTA
NOSSA PROPOSTA NÃO É REPETIR O QUE ESTÁ ESCRITO NA REVISTA
MAS COMENTAR OS PONTOS MAIS IMPORTANTES
TENHA SUA REVISTA EM MÃOS E FAÇA UM BOM ESTUDO !



                                                   



TEXTO ÁUREO
Vigiai, estai firmes na fé, portai-vos varonilmente e fortalecei-vos. (1 Co 16.13)

Enquanto os coríntios aguardavam a próxima visita de Paulo, foram instruídos a:
(1) estar vigilantes. Eles deveriam estar constantemente vigilantes ou alertas com respeito a inimigos espirituais que pudessem penetrar no seu meio e ameaçar destruí-los, fossem divisões, soberba, pecado, desordem, ou teologia errônea;
(2) permanecer firmes naquilo em que criam, isto é, o evangelho que haviam aprendido desde o princípio, o evangelho que lhes trouxe a salvação;
(3) ser corajosos, para que pudessem combater falsos professores, lidar com o pecado na congregação, e solucionar outros problemas;
(4) ser fortes, com a força dada pelo Espírito Santo, e
(5) fazer tudo com amor, porque sem amor, eles não seriam mais que agitadores orgulhosos. 
Hoje esperamos pelo retorno de Cristo, devemos obedecer às mesmas instruções.(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - ARC - CPAD - Pág.1640)


VERDADE PRÁTICA
A vigilância na fé cristã significa permanecer acordado quanto à vinda de Cristo, atento no zelo de não se afastar de Jesus e perseverar na cautela contra os falsos profetas.

                                                                                                   

INTRODUÇÃO




I – O SIGNIFICADO DE VIGILÂNCIA 


1. Vigiar, estar Alerta. 


2. Vigiar, Guardar, Cuidar.


3. Vigiar, ser Sóbrio.




Com Sobriedade e Vigilância. 
O despenseiro deve administrar a igreja local, retirando da "despensa divina" o melhor alimento para o rebanho. Paulo destaca a sobriedade e a vigilância do candidato ao episcopado como habilidades indispensáveis ao exercício do ministério (1 Tm 3.2). Por isso, o apóstolo recomenda ao obreiro não ser dado ao vinho, pois a bebida traz confusão, contenda e dissolução (1 Tm 3.2 conforme Ef 5.18). O fiel despenseiro é o oposto disso. Nunca perde a sobriedade e a vigilância em relação ao exercício do ministério dado por Deus. (Revista Lições Bíblicas - 2T - 2014 - CPAD - Pr. Elinaldo Renovato - P. 94)


II – JESUS NO GETSÊMANI  

1. Getsêmani. 
2. A Angústia de Jesus. 



"E levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se muito. Então, lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até à morte; ficai aqui e vigiai comigo." (Mt 26.37-38).
Jesus sentia grande angústia pela proximidade de seu sofrimento físico, a separação do Pai e a morte, pelos pecados do mundo. O curso divino estava definido, mas Ele, em sua natureza humana, ainda se afligia (Hb 5.7-9). Por causa da angústia que Jesus sentiu, Ele pode entender nosso sofrimento. A persistência de Jesus para obedecer se originava do seu relacionamento com Deus Pai, que também é a fonte de nossa força e persistência (Jo 17.11,15-16,21,26).
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - ARC - CPAD - Pág.1478).

3. O Cálice.  




"E, indo um pouco adiante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres" (Mt 26.39)
Jesus não estava se rebelando contra a vontade de seu Pai, quando pediu que, se possível, o cálice do sofrimento e da separação fosse removido. 
Na verdade, Ele confirmou seu desejo de fazer a vontade de Deus, dizendo: "Todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres". Sua oração nos revela seu terrível sofrimento. Sua agonia foi pior que a morte, porque Ele pagou por todos os pecados, sendo separado de Deus. O Filho de Deus, sem pecado, tomou sobre si nossos pecados, para nos salvar do sofrimento e da separação.
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - ARC - CPAD - Pág.1478)



III – EXORTAÇÃO À VIGILÂNCIA 

1. No Contexto Escatológico. 


"Porém daquele Dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o filho, mas unicamente meu Pai" (Mt 24.36).
É bom não sabermos exatamente quando Cristo voltará. Se soubéssemos a data exata, poderíamos ser tentados a ser preguiçosos em nossa obra para Cristo.
Pior ainda, poderíamos planejar pecar e posteriormente nos voltarmos a Deus quando a vinda de Jesus estivesse prestes a acontecer.
O céu não é o único objetivo; nós temos uma obra a fazer aqui na terra. E devemos continuar realizando esta obra até a morte ou até que vejamos o retorno inconfundível do nosso Salvador.
A Segunda vinda de Cristo será rápida e súbita. Não haverá oportunidade para arrependimento ou barganhas de última hora. A escolha que já teremos feito determinará nosso destino eterno.
O propósito de Jesus em contar sobre seu retorno não é estimular previsões e cálculos sobre a data, mas nos advertir e estarmos preparados. Você estará pronto? A única opção segura é obedecê-lo hoje ... "Bem-aventurado aquele servo que o Senhor, quando vier, achar servindo assim" (Mt 24.46).
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - ARC - CPAD - Pág. 1456).

"Mas, daquele Dia e hora, ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o filho, senão o Pai" (Mc 13.32).
Quando Jesus disse que nem mesmo Ele sabia o dia e a hora do fim, Ele estava afirmando sua humanidade. É claro que Deus Pai sabe qual será o Dia e a hora do fim, e Jesus e o Pai são um. [...] A ênfase deste versículo não é a falta de conhecimento por parte de Jesus, mas o fato de que ninguém conhece esta data. Este é um segredo do Pai que será revelado quando Ele quiser. Ninguém pode prever a data exata da volta de Jesus a partir da Escritura ou da ciência. Jesus está ensinando que precisamos estar preparados ao invés de fazermos cálculos.(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - ARC - CPAD - Pág. 1458).

2. Na Vida Cristã. 



Estimado Professor, é bom enfatizar para nosso alunos que não sabemos o Dia e a hora da volta de Cristo, todavia, Jesus deixou os sinais, ao qual quando estiverem se cumprindo, próximo estará de ocorrer este evento, nosso comentarista mencionou os três sinais acima :

(1) Avanço da Imoralidade e da Corrupção 
"E não se arrependeram dos seus homicídios, nem das suas feitiçarias, nem da sua prostituição, nem das suas ladroíces" (Ap 9:21)
A imoralidade tem tomado conta da sociedade de tal forma que não se poupa nem mesmos as crianças, em nome de uma ideologia ou "cultura" se difunde todo tipo de imoralidade e aberração. Nossas crianças e adolescentes perdem sua inocência muito cedo, prematuramente, resultando em dados alarmantes. Em Fevereiro/2019, o ministério mostra os dados de um levantamento de gravidez de adolescentes nas escolas e relata o número de 58 adolescentes gravidas para cada grupo de mil, o levantamento está disponível juntamente com o EducaCenso 2019 - INEP, este número está bem acima da média das Américas.
Querem nos fazer engolir a normalidade de casamento de pessoas do mesmo sexo, ideologia de gênero, o hedonismo (dedicação ao prazer como estilo de vida), é comum ouvirmos : "O importante é ser feliz" , "Eu mereço", "Os fins justificam os meios", "comamos e bebamos, porque amanhã morreremos"... e tantas outras...
são frases de pessoas envolvidas no sistema deste mundo, pessoas que querem aproveitar bem a vida, porque sabe que a vida é curta e o tempo passa depressa, e nessa cegueira espiritual, não querem encarar sua responsabilidade moral diante de Deus e muito menos se atentam que um dia haverá de prestar contas de todos os seus atos.
Nesta operação Lava-Jato, estão descobrindo tanta corrupção, quantos desvios bilionários dos cofres públicos que seriam destinados a educação, saúde, segurança foram desviados para paraísos fiscais, as pessoas que fizeram isso, roubaram tanto dinheiro, até parece que não vão morrer. Para que roubar tanto? Esta malignidade, essa atitude destes ladrões assassinos, são sinais dos tempos.
"Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente" (Gn 6.5)
"Disse mais o Senhor: Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado,e porquanto o seu pecado se tem agravado muito" (Gn 18.20)
Assim como no tempo de Noé e de Ló, Deus vai destruir a todos, assim que Jesus voltar para buscar a sua igreja : "Como aconteceu nos dia de Noé, assim  também será nos dias do Filho do homem. Comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamentos, até o dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e os destruiu a todos [...] assim será o dia em que o Filho do homem se há de manifestar" (Lc 17.26-30).

(2) A Evangelização Mundial por meio de recursos das redes sociais
"E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim" (Mt 24.14)
Não tem como negar a contribuição da internet para a missão de pregar o evangelho e ensinar a palavra de Deus, povos estão sendo alcançados em todo o mundo.
Muitos irmãos estão utilizando as redes sociais, Blog, Vlog, Youtube, e tantas outras ferramentas disponíveis na internet para levar o evangelho, chegando em vários países do mundo. Por Exemplo, observe a estatística abaixo desta página de estudo referente a lição 12, no dia 20/03/19 tivemos varias visitas por internautas espalhados no mundo que leram este material das 0:00 até 18:00 horas, tantos em países grandes como em regiões desconhecidas, observe abaixo. Quando faço esta estatística em período mensal ou anual, os números são ainda mais surpreendentes. 


(3) A posição de Israel no Oriente Médio (Lc 21.29-31)

No Slide desta Lição 12, adicionei outros sinais da volta de Jesus, referente a multiplicação da ciência, seria interessante mostrar para os alunos, para que eles percebam que Jesus está realmente as portas, que precisamos vigiar frente aos acontecimentos escatológicos.

3. "Vigia e Orai" (Mt 26.41a). 


4. O espírito e a carne (Mt 26.41a). 




CONCLUSÃO




PARA REFLETIR
A respeito de "Vivendo em Constante Vigilância",responda:

•  Qual o sentido do verbo "vigiar"?
Significa estar alerta, ser vigilante. No contexto bíblico tem o sentido de estarmos atentos em todos os aspectos da vida cristã.

•  O que Jesus estava dizendo com as palavras: "ficai aqui e vigiai comigo"?
Significa que Jesus queria que seus discípulos ficassem acordados e continuas­sem a orar ou, talvez, se protegessem de alguma intromissão enquanto orava.

•  Por que a vigilância é um dos pontos centrais do sermão profético?
Porque não se sabe o dia nem a hora da vinda de Jesus (Mt 24.36; Mc 13.32).

• Qual o significado da vigilância em "vigiai e orai, para que não entreis em tentação"?
Significa estar vigilante para manter a fidelidade ao Senhor Jesus e nunca se apartar dEle.

• O que nos ensina a experiência de Jesus e seus discípulos no jar­dim de Getsêmani?
Ensina que cada cristão tem o seu Getsêmani e cada um de nós deve se submeter à vontade do Pai.



BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Fundamentos da Verdade (Cornerstones of Truth) - ICI - 1986
Apostila - Angelologia - Universidade da Bíblia
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, Batalha Espiritual, O povo de Deus e a Guerra contra as Potestades do Mal, Comentarista Pr. Esequias Soares, 1 Trimestre 2019.

                              AGORA VAMOS A VÍDEO AULA SOBRE ESTA LIÇÃO.  TENHA BOM ESTUDO !                             










                                                                                                                                                                            
[     

Olá, estimado professor, segue abaixo material de apoio que o mesmo possa adicionar mais conteúdo para a sua aula.


                                                                                                                                                                            


27 comentários:

  1. Você é uma benção de Deus para o Brasil. Deus continue te abençoando sempre. Simplesmente maravilhoso o seu material didático. Sempre utilizo nas minhas aulas de Escola Bíblica Dominical. Sou pastor aqui em Fortaleza-Ceará. Grato ao bondoso Deus pela sua vida, família e ministério.

    Pr. Valdemir de Lima
    Abraço fraterno em Cristo Jesus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pr. Valdemir, satisfação em tê-lo visitando nosso Blog e saber que aprecia e confia no nosso material de apoio ao professor. Deus abençoe palas palavras de incentivo, que Deus continue abençoando grandemente vosso ministério em Fortaleza-Ceará. Estou aqui em São Paulo, feliz da vida por conseguir ajudar os irmãos na EBD. Nosso único objetivo é ajudar no Reino de Deus, nada mais além que isso ! A paz do Senhor, Abraço !

      Excluir
    2. Amém. Quando estiver aqui por Fortaleza já tem lugar pra ficar. Vai ser um prazer hospedar você aqui. Cheiro no coração. Esse é meu zaap: 9.8969.1629. Qualquer coisa me avise. Deus abençoe nobre professor.

      Excluir
    3. Pr. Valdemir, mui grato pela gentileza e simpatia. A paz do Senhor, falta pouco para aposentar juntamente com a esposa, e então vamos viajar por este Brasil afora e conhecer muitas igrejas. A paz do Senhor ! Que Deus continue abençoando vosso ministério.

      Excluir
  2. A paz do Senhor! Muito bom e enriquecedor seu material, mim da segurança e facilidade transmitir este ensino. Deus te abençoe ricamente Edna M.V.Silva. Goiânia-Go

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edna, a paz do Senhor, estou realizado por saber que este BLOG te ajuda a dar as aulas na EBD. Obrigado pelas palavras incentivadoras, que Deus continue te abençoando nesta nobre missão.

      Excluir
  3. Muito obrigado pelo auxílio que nos oferece aqui. Deus abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luan, que benção, estou feliz em conseguir ajudá-lo, obrigado pelo retorno, é importante para nós. A paz do Senhor !

      Excluir
  4. Maravilha, conheci hoje e a partir de então usarei este recu
    rso, uma benção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Benção ! contamos com vossa visita de agora em diante !

      Excluir
  5. Muito bom e sei que será para mim, um instrumento de bençãos; descobri por acaso o Blogspot, e por convicção o estarei usando, no ensino do departamento de muito valor da igrega que é a EBD.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pr. Joel, Glória a Deus por ter nos encontrado. Que Benção, estou feliz por ter gostado do nosso material de apoio. A paz do Senhor, que Deus continue abençoando a EBD da sua igreja e o seu ministério.

      Excluir
  6. A paz do Senhor, sou prof. de ebd, Pb. Brivaldo e seu material tem sido uma benção para o meu ministério do ensino. Deus continue te dando força,graça e sabedoria neste sacrificial trabalho
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Pb. Brivaldo, que Deus continue abençoando vosso ministério ai em Abreu e LIma - PE, A Paz do Senhor !

      Excluir
  7. pb. brivaldo da assembleia de Deus em abreu e lima, cujo PR. presidente e o PR. roberto Jose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Pb. Brivaldo, que Deus continue abençoando vosso ministério ai em Abreu e LIma - PE, A Paz do Senhor !

      Excluir
  8. A Paz do Senhor Jesus!
    Parabéns para toda equipe,aula excelente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor, Deus abençoe por registrar suas palavras de incentivo !

      Excluir
  9. Apaz do SENHOR amado irmão uma lição maravilhosa. Deus continue te usando. Elisabette Macedo. Imperatriz Maranhão Brasil .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elisabette, a paz do Senhor, Amém, acabei de postar o Slide da Lição 13.

      Excluir
  10. Maravilhoso comentário aprendir muito Deus continue te usando. APAZ DO SENHOR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Benção, fico feliz por conseguir ajudar o povo que ama a EBD

      Excluir
  11. Excelente trabalho , que o senhor lhes dê muita graça para continuar nos dando esses trabalhos maravilhosos de apoio para EBD !!!
    Pr Robson Gomes. SP ABC Paulista...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pr. Robson, Amém, é muito gratificante ver os irmãos utilizando nosso material de apoio para EBD, compensa trabalhar bastante para trazer algo a mais para os irmãos, meu único objetivo é ser útil de alguma forma na obra de Deus. Que Deus continue abençoando ricamente vosso ministério no ABC Paulista e onde colocar vossos pés. A paz do Senhor !

      Excluir
    2. Muito bom esse trabalho prestado à comunidade Cristã, que Deus abençoe vocês.

      Excluir
  12. Muito bom esse trabalho prestado à comunidade Cristã. Que Deus abençoe vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Lembre de nós em vossa oração. A paz do Senhor !

      Excluir