Total de visualizações de página

Páginas

terça-feira, 12 de março de 2019

Lição 11 – Discernimento de Espíritos – Um Dom imprescindível

 Aula Presencial dia 17 de Março de 2019 


Estimado professor,   acredito que já tenha percebido que nosso SLIDE semanal traz uma abordagem DETALHADA de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino,  tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se ao conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado.  Baixe o Slide no formato desejado, Tenha liberdade de cortar, alterar e adicionar conteúdo para uso na sua EBD.


HINOS SUGERIDOS DA HARPA CRISTÃ

167 - As Testemunhas de Jesus

326 - Oh Meu Jesus

383 - O Sustento da Alma





                                                                      Atos 16.16-22                                                                               
16 - E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores.
17 - Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo.
18 - E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E, na mesma hora, saiu
19 - E, vendo seus senhores que a esperança do seu lucro estava perdida, prenderam Paulo e Silas e os levaram à praça, à presença dos magistrados.
20 - E, apresentando-os aos magistrados, disseram: Estes homens, sendo judeus, perturbaram a nossa cidade.
21 - E nos expõem costumes que nos não é lícito receber nem praticar, visto que somos romanos.
22 - E a multidão se levantou unida contra eles, e os magistrados, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas.
                                                                                                                                                                           



IMPORTANTE
Apresento neste BLOG os comentários como 
professor de EBD em cima dos tópicos da Revista do ALUNO 
NÃO APRESENTAREI O CONTEÚDO COMPLETO DA REVISTA
NOSSA PROPOSTA NÃO É REPETIR O QUE ESTÁ ESCRITO NA REVISTA
MAS COMENTAR OS PONTOS MAIS IMPORTANTES
TENHA SUA REVISTA EM MÃOS E FAÇA UM BOM ESTUDO !



                                                   



TEXTO ÁUREO
Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. (1 Co 2.15)



VERDADE PRÁTICA
O discernimento de espíritos é um dos dons espirituais concedidos aos crentes, em Jesus; ele nos capacita a distinguir o real do aparente e a verdade da mentira.

                                                                                                   

INTRODUÇÃO
Nesta Lição estudaremos um tema importante para vivermos a fé nestes últimos dias: o discernimento de espíritos. Não se pode querer discernir o que é espiritual com instrumentalidade carnal.


Quando nós estudamos o Texto Áureo : "Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido." (1 Co 2.15), chegamos ao entendimento que existe o homem espiritual e o homem natural.

O homem natural
são aqueles que ainda não receberam Jesus como Salvador, eles não conseguem entender as verdades espirituais, e nem o conceito de que o Espírito de Deus habita em cada cristão. "Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura, e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente" (1 Co 2.14).

O homem espiritual
são aqueles que aceitaram Jesus como Salvador, passaram pelo processo de Metanoia (vide Lição 6 - Quem domina a sua Mente) e agora tem a mente de Cristo  
(1 Co 2.16), e se tornaram cristãos com maturidade. Não são mais "terrenos", "materialistas", "sem discernimento do que é de Deus e do que não é".

Precisamos Enfatizar para nosso Alunos :
1 - Todo Cristão com Maturidade (ou homem espiritual) por ser morada do Espírito Santo consegue discernir as coisas espirituais.
2 - No caso do ocorrido com Paulo que discerniu que era os demônios que estavam usando aquela jovem pitonisa para tecer-lhe elogios, não se trata do mesmo discernimento que todos crentes espirituais possuem, mas se trata do "dom de discernir os espíritos" mencionado por Paulo em 1 Co 12:10.
3 - Nunca foi tão necessário para a Igreja ter irmãos com este "dom de discernir os espíritos" como nos dias atuais.
4 - Quem não é batizado no Espírito Santo, deve buscar este poder do alto.
5 - Quem já foi batizado no Espírito Santo, busque os dons espirituais.

1 Coríntios 12:4,7-11
4 - Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
7 - Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil
8 - Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência.
9 - e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
10 - e a outro, a operação de maravilhas; e a outro a profecia; 
e a outro, o dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a interpretação das línguas.
11 - Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.



I – DISCERNIR E DISCERNIMENTO 


1. O Verbo "Discernir". 


2. O Substantivo "Discernimento".


3. Atualidade.


Sendo cristão com maturidade ou homem espiritual, você pode pelo Espírito Santo que habita em você discernir o que é de Deus e o que não é, exemplos :

1- Você vê um determinado pastor ou "apóstolo" dos nossos dias operando sinais e maravilhas no meio do povo, todavia, a vida deste pastor ou "apóstolo" se encontra fora da palavra de Deus, ele prega heresias e falsos ensinamentos bíblicos, logo você conseguirá discernir que se trata de um falso profeta. O Espírito Santo que faz morada no cristão ajuda-o a discernir as coisas espirituais.

2 - Certa vez, uma irmã foi orar pela vizinha, só que saiu daquela casa sem saber quem era, onde morava, não reconhecia seus familiares. Sua filha prontamente queria se deslocar para um hospital pensando se tratar de um AVC, todavia, antes de levá-la ao hospital, um irmão mesmo não tendo o "dom de discernimento", mas sabedor do que antecedera aquele apagão da mente da irmã, pelo Espirito Santo achou ser um seta maligna. Fizeram um oração, e a irmã voltou ao normal.

Todavia, nosso comentarista colocou na Introdução, que as vezes o discernimento espiritual vai além, pode dizer respeito ao "dom de discernir os espíritos", exemplo :

1 - Certa vez, estávamos no culto, e Deus visitou-nos poderosamente através das Manifestações do Espírito Santo,  todo mundo se alegrando e falando em línguas, foi quando meu saudoso Pr. Ernesto Quirino, desceu do púlpito e foi caminhando entre os irmãos observando cada um até chegar em uma pessoa que estava falando em línguas, ele colocou a mão sobre a cabeça daquela mulher e disse: "caía por terra Satanás", e aquela mulher caiu possessa de demônios. Nosso Pr. Ernesto tinha o dom de discernir os espíritos, Satanás tentou se infiltrar na igreja e imitar os dons do Espírito Santo, só que foi desmascarado, pela graça de Deus. Notou a importância desse dom ? 

2 - Certa vez, estávamos no culto, veio um pregador de fora que no final do culto resolveu orar por cada pessoa, fizeram um fila para receber a imposição de mãos, algumas pessoas caiam como desmaiadas no chão (receberam a unção do cai-cai) e outras não aconteciam absolutamente nada. Isso trouxe confusão na Igreja, para alguns os que caíram não estavam bem espiritualmente, para outros, os que não caíram é que não estavam bem espiritualmente. Havia dois pastores no púlpito, nem entre eles tiveram o mesmo parecer, um falou no microfone : "os que caíram, precisam buscar mais a Deus, vocês não estão bem" , o outro pastor, falou " "vocês que não caíram precisa se voltar mais para as coisas de Deus". 
Por que ocorreu esta confusão ? Faltou alguém com o "dom de discernimento de espírito" para desmascarar este demônio de confusão. A Bíblia é bem clara: "Porque nosso Deus não é Deus de confusão, mas sim de paz" (1 Co 14:33).


                                      

Discernimento dos Espíritos

Revista Lições Bíblicas - CPAD 
2 Trimestre - Ano 2014 
Pr.Elinaldo Renovato

1. O dom de discernir os Espíritos                                                 
É um capacidade sobrenatural dada por Deus ao crente para discernir a origem e a natureza das manifestações espirituais. De acordo com o termo grego diakrisis, a palavra discernir significa "julgar através de";"distinguir". Ela denota o sentido de "se penetrar da superfície, desmascarando e descobrindo a verdadeira fonte dos motivos". Stanley Horton afirma que este dom "envolve uma percepção capaz de distinguir espíritos, cuja preocupação é proteger-nos dos ataques de Satanás e dos espíritos malignos" (Conforme 1 João 4.1). 

2. As fontes das manifestações espirituais. 
Ao longo das Escrituras podemos  destacar três origens das manifestações espirituais no mundo: Deus, o homem e o Diabo. Uma profecia, por exemplo, pode ser fruto da ordem divina ou da mente humana ou ainda de origem maligna. Como Saber ? Aqui, o dom de discernir os espíritos tem o papel essencial de preservar a saúde espiritual da congregação. Segundo nos ensina o pastor Estêvam Ângelo, o "discernimento de espíritos não é habilidade para descobrir as faltas alheias". O dom não é uma permissão para julgar a vida dos outros.

3. Discernindo as manifestações espirituais
A Palavra de Deus nos ensina que os espíritos devem ser provados (1 Jo 4.1). Toda palavra que ouvimos em nome de Deus deve passar pelo crivo das Sagradas Escrituras, pois o Senhor Jesus nos advertiu sobre os falsos profetas.
Ele ensinou-nos que os falsos profetas são conhecidos pelos "frutos que produzem", isto é, pelo caráter (Mt 7.15-20). Jesus conhece o segredo do coração humano, mas nós não, e por isso precisamos do Espírito Santo para revelar-nos a verdadeira motivação daqueles que falam em nome do Senhor. O apóstolo João nos advertiu acerva do "espírito do anticristo" que já opera neste mundo (1 Jo 4.3).



II – A ADIVINHADORA DE FILIPOS  


Como já vimos acima, nem todos tem o "dom de discernimento de espírito", mas todos os crentes espirituais, por ser morada do Espírito Santo e ter a mente de Cristo, sabe discernir e não ser levado por impostores.

1. Uma Avaliação Sensata. 


2. O espírito de Adivinhação. 

3. Adivinhação Ontem e Hoje.  





III – DESMASCARANDO OS ARDIS DE SATANÁS 


1. O Dom do Espírito Santo. 


2. Uma Estratégia Demoníaca para Confundir o Povo. 



3. A Libertação da Jovem Adivinhadora. 



4. A Necessidade do Dom de Discernir. 




CONCLUSÃO




PARA REFLETIR
A respeito de "Discernimento de Espíritos - Um Dom Imprescindível ",responda:

Em todos os lugares e em todas as épocas, sempre existiram falsas imita­ções, e só com o discernimento do Espírito Santo é possível identificar a fonte de tais manifestações.

•  Por que as práticas ocultistas são repulsivas aos olhos de Deus?
São práticas repulsivas aos olhos de Deus porque se trata de uma forma de idolatria (Ap 21.8; 22.15).

O propósito diabólico aqui era transmitir ao povo a falsa ideia de que a mensagem que Paulo e Silas pregavam seria a mesma da jovem adivinhadora.

A população não viu a maravilha da grande libertação da moça, e Paulo e Silas não foram denunciados por causa da expulsão do espírito maligno da jovem.

•  O que era completamente impossível acontecer sem a atuação do Espírito Santo de acordo com o contexto de Paulo?
Reconhecer a origem maligna de uma manifestação contra a Igreja não é tão difícil, mas, no contexto de Paulo, diante dos elogios da adivinhadora, isso era praticamente impossível sem a atuação do Espírito Santo.


BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Fundamentos da Verdade (Cornerstones of Truth) - ICI - 1986
Apostila - Angelologia - Universidade da Bíblia
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, Batalha Espiritual, O povo de Deus e a Guerra contra as Potestades do Mal, Comentarista Pr. Esequias Soares, 1 Trimestre 2019.

                              AGORA VAMOS A VÍDEO AULA SOBRE ESTA LIÇÃO.  TENHA BOM ESTUDO !                             










                                                                                                                                                                            
[     

Olá, estimado professor, segue abaixo material de apoio que o mesmo possa adicionar mais conteúdo para a sua aula.

Trecho Filme - A Jovem Pitonisa
3 Minutos - Canal Pr. Luiz Henrique


                                                                                                                                                                            


15 comentários:

  1. ME SURPREENDI COM O MATERIAL DA EBD, MAIS MUITO BOM MESMO, JÁ USAVA NO SMARTPHONE, AGORA USAREI EM APRESENTAÇÃO DE DATA SHOW. VOCÊS ESTÃO TODOS DE PARABÉNS. DEUS ABENÇOE MAIS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem irmão ou irmã ! Ore por este projeto, queremos melhorar ainda mais, nosso objetivo é fornecer um material de apoio de qualidade e gratuito ! E que o nome de nosso Deus seja glorificado !

      Excluir
  2. Gosto muito de seu trabalho que Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  3. Estão de parabéns, como sempre um material excelente. Que o nome de Jesus seja sempre glorificado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado irmão, palavras de incentivo nos impulsiona para melhorarmos sempre e que o nome de Jesus seja glorificado !

      Excluir
  4. Muito bom apreder mas da palavra de Deus sendo esclarecedor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus ! Que Deus nos dê conhecimento e graça !

      Excluir
  5. Que o senhor possa recompensar a todos que fazem parte deste maravilhoso trabalho, em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Bruno, como é maravilhoso conhecer a verdade e ter a oportunidade de estudar a palavra de Deus. Que sempre tenhamos esta sede de aprender e praticar a palavra de Deus na nossa vida. Deus abençoe pela participação !

      Excluir
  6. Excelente Estudo. Tem nos auxiliado muito na compreensão da Palavra de Deus!Material maravilhoso e comentário sadio! Deus continue a lhe abençoar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus abençoe palas palavra de incentivo, quando criei este BLOG não sabia que ia ser tão útil frente a tantos canais que já comentava as revistas da CPAD Adultos. Se Deus aprovou vamos continuar ... e no trimestre que vem estaremos disponibilizando material de apoio para revista CPAD Jovens ! Glória a Deus ! Ore por nós, estamos querendo tirar alguns projetos para EBD da gaveta e disponibilizar gratuitamente e sem anúncios para nossos queridos irmãos !

      Excluir