Total de visualizações de página

Páginas

terça-feira, 19 de março de 2019

Lição 13 - Orando sem Cessar

 Aula Presencial dia 31 de Março de 2019 


Estimado professor,   acredito que já tenha percebido que nosso SLIDE semanal traz uma abordagem DETALHADA de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino,  tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se ao conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado.  Baixe o Slide no formato desejado, Tenha liberdade de cortar, alterar e adicionar conteúdo para uso na sua EBD.


HINOS SUGERIDOS DA HARPA CRISTÃ

77 - Guarda o Contato

296 - No Jardim

577 - Em Fervente Oração







                                                                       Mateus 6.5-13                                                                           
5 - E, quando orares, não sejas como os hipócritas, pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
6 - Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai, que vê o que está oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará.
7- E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que, por muito falarem, serão ouvidos.
8 - Não vos assemelheis, pois, a eles, porque vosso Pai sabe o que vos é necessário antes de vós Iho pedirdes.
9 - Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome.
10 - Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu.
11 - O pão nosso de cada dia dá-nos hoje.
12 - Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores.
13 - E não nos induzas à tentação, mas livra-nos do mal; porque teu é o Reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém!
                                                                                                                                                                           



IMPORTANTE
Apresento neste BLOG os comentários como 
professor de EBD em cima dos tópicos da Revista do ALUNO 
NÃO APRESENTAREI O CONTEÚDO COMPLETO DA REVISTA
NOSSA PROPOSTA NÃO É REPETIR O QUE ESTÁ ESCRITO NA REVISTA
MAS COMENTAR OS PONTOS MAIS IMPORTANTES
TENHA SUA REVISTA EM MÃOS E FAÇA UM BOM ESTUDO !



                                                   



TEXTO ÁUREO
Orai sem cessar (1 Ts 5.17).

Não podemos passar o tempo todo de joelhos, mas é possível ter uma atitude de oração em todos os momentos. Essa atitude resulta de reconhecermos nossa dependência dependência de Deus, percebermos sua presença em nós, e decidirmos obedecer completamente a Ele. Então consideraremos natural oferecer orações curtas, frequentes e espontâneas. Uma atitude de oração não substitui os momentos regulares de oração, mas deve ser uma consequência desses momentos.
Você já se cansou de orar, por alguma coisa ou por alguém ? Paulo diz que os crentes nunca devem deixar de orar. A persistência de um cristão é uma expressão de fé de que Deus atende as orações. A fé não deve morrer se as respostas vierem lentamente, pois a demora pode ser a maneira como Deus realiza sua vontade. Quando você se sentir cansado de orar, saiba que Deus está presente, sempre ouvindo, sempre respondendo da maneira que Ele sabe que é melhor.
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Página 1601).



VERDADE PRÁTICA
O Novo Testamento nos ensina que a oração deve ser uma prática contínua dos cristãos, desde a primeira até a segunda vinda de Cristo.

                                                                                                   

INTRODUÇÃO



Quanto ao Pai Nosso (oração-modelo), eis algumas perguntas :
Qual o propósito e a intenção de Jesus em nos ensinar a oração-modelo ?
Estaria Ele condenando a adoração e a oração em publico ? Ou estaria simplesmente reprovando o costume judeu de orar em horários e lugares específicos ?
(Revista Lições Bíblicas - 2T - 2000 - Pr. Elinaldo Renovato - Pág.34)



I – A ORAÇÃO 


1. Definição. 




2. Exemplos Bíblicos.



3. Jesus e a prática da oração.


Jesus experimentou todas as situações que um homem pode sofrer.
Diante de sua sublime missão, "aniquilou  a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens" (Fp 2.7).
Assim, Ele não somente pregava e ensinava, mas orava ao Pai, todos os dias, para assim vencer todas as coisas.
(Revista Lições Bíblicas - 2T - 2000 - Pr. Elinaldo Renovato - Pág.34).



II – A ORAÇÃO NO SERMÃO DO MONTE  


1. Oração nas praças e nas sinagogas. 


O Senhor quer apenas nos advertir quanto à importância de nos mantermos humildes em tudo. Os líderes religiosos dos tempos de Jesus deveriam saber e ensinar a maneira correta de orar ao Pai, mas, ao contrário, usavam a oração como meio de se glorificarem ante os homens. 
Na verdade, não buscavam comunhão com Deus, mas queriam ser vistos pelos homens e receber deles admiração e louvor. Não devemos nos espelhar neles.
É lastimável o que acontecia em relação à oração nos dias de Jesu e, infelizmente, não é diferente nos dias atuais. Muitos religiosos tidos como "homens de oração" não passavam de atores profissionalmente piedosos, que saíam às ruas propositalmente, especialmente nas ruas principais, para que, chegada a hora certa, estivessem em lugar bem visível.
Chegada a hora da oração, oravam onde se  encontravam, sem nenhum acanhamento de sua hipocrisia, mas até com orgulho.
Jesus não censura a oração em público e nem estabeleceu regras acerca da oração, mas enfatiza a necessidade do espírito humilde nas orações.
A oração que não estabelece contato sincero com Deus, é inútil e um desperdício de tempo. (Revista Lições Bíblicas - 2T - 2000 - Pr. Elinaldo Renovato - Pág.34)

2. Oração em Secreto. 


Não ser como os hipócritas
Jesus exortou que os discípulos não fossem como os hipócritas, que se compraziam em "orar em pé nas sinagogas e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens". Os judeus cumpriam três obrigações muito importantes:
1 - Dar Esmolas
2 - Orar
3 - Jejuar
Normalmente, oravam, oravam às nove horas da manhã, ao meio-dia e às três horas da tarde, à "hora nona" (At 3.1). Ao que tudo indica, alguns escolhiam os horários de maior movimento, nas esquinas e nas sinagogas, para chamarem a atenção a si. Na verdade, não buscavam comunhão com Deus, mas queriam aparecer. Não devemos ser como eles.
(Revista Lições Bíblicas - 2T - 2000 - Pr. Elinaldo Renovato - Pág.36)


Entra no teu aposento
Jesus ensinou aos discípulos a fazerem diferente dos hipócritas. Ao orar, deveriam entrar no seu aposento, fechar a porta e orar ao Pai,  "que vê o que está oculto", para serem recompensados por Ele. Extraordinária lição essa, que o Mestre da oração nos dá. Hoje, há muitos crentes que não sabem mais o que orar, estando a sós com Deus. Só oram na igreja, aproveitando curtos momentos de oração. Certamente, orar a Deus, em segredo, é muito valioso, Se não o fosse, Jesus não o teria ensinado.

(Revista Lições Bíblicas - 2T - 2000 - Pr. Elinaldo Renovato - Pág.36)

3. As vãs repetições.  


Não usei de vãs repetições
Note-se o objetivo "vãs", Jesus advertiu que os discípulos não deveriam fazer como os gentios,  os quais pensavam ser melhor atendidos por Deus se fizessem longas orações, repetindo certas palavras rotineiras. Aqui, não se deve entender que o crente não pode orar mais de uma vez por determinado problema.
Neste caso, havendo necessidade, não se trata de vã repetição, mas de oração insistente, perseverante, ensinada por Jesus (Lc 18.1-8; Mt 7.7).
(Revista Lições Bíblicas - 2T - 2000 - Pr. Elinaldo Renovato - Pág.36).

Embora seja possível orar em espírito, recitando o Pai Nosso, palavra por palavra, contudo concluímos que Cristo não queria que os discípulos o repetissem desta maneira:
(1) O senhor disse: "Orareis assi", ou seja, deste modo, usando estas palavras como vosso modelo.
(2) É impossível repetir o Pai Nosso sem a maioria cair em formalismo ou mesmo atribuir uma superstição às palavras que Jesus usou.
(3) Se Cristo queria que declamássemos o Pai Nosso, usando as mesmas palavras, por que se encontra a mesma oração com outras palavras ? Lc 11:2-4.
(Livro Espada Cortante - CPAD - Págs. 427,428).

4. Entendendo o Ensino de Jesus.  




III – O PAI NOSSO 


1. O Nosso Deus. 




A base da oração é a ideia de que Deus é Pai de todos os que que nEle crêem. A súplica começa no plural, afastando a presunção de um Deus personalizado. Embora seja Deus onipresente, o fiel, deve voltar seu olhar para cima, aos céus, vendo-o em posição elevado (2 Cr 20.6; Sl 34.3; 115.3).
Sendo Deus santo, para que pedir que seu nome seja santificado ?
Jesus nos mostra que o nome de Deus deve ser honrado, venerado e santificado por nós, seja no falar, e no agir em seu nome.
(Revista Lições Bíblicas - 2T - 2000 - Pr. Elinaldo Renovato - Pág.36-37).

2. As nossas necessidades. 


Segundo os estudiosos da Bíblia, a expressão "de cada dia" não se encontra em outra parte do Novo Testamento. Ela indica que devemos depender quotidianamente de Deus, para a satisfação de nossas necessidades físicas. Aqui, literalmente,  o pão é um tipo de tudo que necessitamos, tais como alimento, roupa, calçado, saúde e bem-estar.
Note-se que Jesus não nos ensinou a pedir a provisão de Deus, para um mês ou um ano. (Revista Lições Bíblicas - 2T - 2000 - Pr. Elinaldo Renovato - Pág.36-37).


A nossa sorte é que Deus se compraz em perdoar. Com Ele está o perdão (Sl 130.4; Dn 9.9) pois é perdoador (Ne 9.17; Sl 99.8). Jesus nos deu o exemplo (Lc 23.34). Devemos lembrar, porém, que essa quinta petição talvez seja a mais comprometedora para quem a profere. É que, além de pedirmos perdão, o condicionamos à maneira pela qual perdoamos aos nossos devedores. Assim, se alguém não perdoa de coração, pede a Deus que lhe faça o mesmo. Por isso, é preciso ter cuidado ao orar o Pai Nosso. 
(Revista Lições Bíblicas - 2T - 2000 - Pr. Elinaldo Renovato - Pág.36-37).


3. O Livramento dos Perigos. 


Esta tradução tem causado polêmica. Haveria possibilidade de Deus induzir à tentação?  De modo algum, pois diz a Bíblia: "Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta" (Tg 1.12). Parece-nos mais adequada a tradução que diz: "Não nos deixes cair em tentação..." É como pedir a Deus que não permita vir circunstâncias sobre o crente que este não possa resistir (Ler 1 Co 10.13). 
"Mas livra-nos do mal". É uma extensão  da anterior. Mas entendemos que alguém pode ser livre do mal, sem que este seja livre do mal, sem que este seja somente uma tentação. Esta última petição é seguida de um louvor a Deus (doxologia); "porque teu é o Reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém!".
Entenda doxologia por fórmula litúrgica de louvor a Deus, geralmente ritmada.
(Revista Lições Bíblicas - 2T - 2000 - Pr. Elinaldo Renovato - Pág.36-37).


CONCLUSÃO


Orar é tarefa sublime. À oração opõe-se até o inferno. No dizer de certo pregado, "o diabo ri de nossa sabedoria, zomba de nossas pregações, mas treme diante de nossas orações". Faz sentido. Quando o crente ora, descortina-se diante de si, um panorama espiritual, que lhe propicia o contato com os céus. Ele chega ao próprio trono de Deus, através de Jesus Cristo. Por isso, o Senhor nos ensinou preciosas lições acerca do valor da oração.
(Revista Lições Bíblicas - 2T - 2000 - Pr. Elinaldo Renovato - Pág.36-37).

PARA REFLETIR
A respeito de "Orando sem Cessar",responda:

•  Como a Declaração de Fé das Assembleias de Deus define a oração?
A Declaração de Fé das Assembleias de Deus define oração como "o ato consciente, pelo qual a pessoa dirige-se a Deus para se comunicar com Ele e buscar a sua ajuda por meio de palavra ou pensamento".

•  Quem é o nosso maior exemplo de oração?
O Senhor Jesus Cristo.

•  Qual o modo de orar que Jesus condenou?
Jesus condenou as vãs repetições.

• Qual a importância da oração do Pai Nosso?
Sua importância está no fato de ser uma oração modelo.

• Quantas e quais são as partes do Pai Nosso em nossa lição?
Podemos dividi-la em três partes, sobre o Deus que adoramos, sobre as nossas necessidades e sobre os nossos perigos.



BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Fundamentos da Verdade (Cornerstones of Truth) - ICI - 1986
Apostila - Angelologia - Universidade da Bíblia
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, Batalha Espiritual, O povo de Deus e a Guerra contra as Potestades do Mal, Comentarista Pr. Esequias Soares, 1 Trimestre 2019.

                              AGORA VAMOS A VÍDEO AULA SOBRE ESTA LIÇÃO.  TENHA BOM ESTUDO !                             

Não Postaram ainda no Youtube











                                                                                                                                                                            
[     

Olá, estimado professor, segue abaixo material de apoio que o mesmo possa adicionar mais conteúdo para a sua aula.

Estimado Professor, se desejar se aprofundar ainda mais neste tema, clique no link abaixo, uma lição maravilhosa da Revista Lições Bíblicas - 2T - 2008, comentada pelo nosso Pr. Claudionor de Andrade.  Bom Estudo !

Clique Aqui - Lição 3 - Oração - O diálogo da Alma com Deus


                                                                                                                                                                            


13 comentários:

  1. Olá; Boa noite, na Paz do Senhor!
    Estou conhecendo agora a pouco, este maravilhoso Blog, que o Senhor Deus Todo Poderoso
    venha abemnçoar sua vida, Pastor, abundantemente, tenho prazer em aprender a Palavra de Deus.
    Sua irma em Cristo, e Pedagoga, irma lurdinha,..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmã lurdinha, a paz do Senhor, já estamos quase três anos por aqui através deste BLOG, nosso forte na procura pelo google é a palavra "EBD SLIDE", "EBD comentário", aparecemos na 1 página de procura, fora isso acabamos caindo na segunda página dificultando os irmãos nos encontrar. Todavia, estamos felizes por estar aqui fazendo a primeira visita de muitas que virão, durante a semana vou postando nosso material de apoio, e os irmão vão estudando conosco e se preparando para a aula presencial. Deus abençoe pelas palavras de incentivo !

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Parabens pelo blog,comentario e material espetacular, também estou conhecendo agora, mas, já achei fantástico,excelente material e comentario.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que benção que tenha encontrado este BLOG. Favor divulgar na sua Igreja, para os Irmãos da sua EBD, mesmo que não venha utilizar nossos SLIDES para dar aulas, baixe ele no celular e utiliza-o como um esboço detalhado, facilitando dar aula. A paz do Senhor, que Deus continue abençoando vosso ministério.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Deus abençoe pelo retorno. Favor divulgar nosso Trabalho.

      Excluir
  5. parabens muito bom,sua maneira de expor o conteuto achei fantastico,Senhor Deus Todo Poderoso
    venha abençoar sua vida, Pastor, abundantemente,tenho utilizado seus slides são muito top.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, e neste trimestre vamos postar também o SLIDE DA REVISTA JOVENS, favor divulgar nosso trabalho, me siga no facebook, sempre estou postando novidades !

      Excluir
  6. Muito bom seu material de apoio estou utilizando os slides ten sido otimo Que O senhor continuamente te abençoe grandemente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, favor divulgar nosso trabalho e nos seguir no Facebook para receber as novidades ! Que Deus continue abençoando vosso ministério !

      Excluir
  7. Meu irmão,parabens pelo seu trabalho aqui nesse blog. Continue abençoando!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Magno, Amém, continue orando por nós, favor divulgar nosso trabalho. Contamos com vossa visita no 2 Trimestre ! A Paz do Senhor !

      Excluir