Total de visualizações de página

Páginas

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Lição 6 - Quem Domina a sua Mente

 Aula Presencial dia 10 de Fevereiro de 2019 


Estimado professor,   acredito que já tenha percebido que nosso SLIDE semanal traz uma abordagem DETALHADA de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino,  tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se ao conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado.  Baixe o Slide no formato desejado, Tenha liberdade de cortar, alterar e adicionar conteúdo para uso na sua EBD. 


HINOS SUGERIDOS DA HARPA CRISTÃ

185 - Invocação e Louvor

187 - Mais Perto meu Deus de Ti

599 - Herdeiro do Reino





                                                                    Filipenses 4:4-9                                                                           
4 - Regozijai-vos, sempre, no Senhor; outra vez digo: regozijai-vos.
5 - Seja a vossa equidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor.
6 - Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças.
7 - E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.
8 - Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo,  tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
9 - O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.
                                                                                                                                                                           



IMPORTANTE
Apresento neste BLOG os comentários como 
professor de EBD em cima dos tópicos da Revista do ALUNO 
NÃO APRESENTAREI O CONTEÚDO COMPLETO DA REVISTA
NOSSA PROPOSTA NÃO É REPETIR O QUE ESTÁ ESCRITO NA REVISTA
MAS COMENTAR OS PONTOS MAIS IMPORTANTES
TENHA SUA REVISTA EM MÃOS E FAÇA UM BOM ESTUDO !



                                                   



TEXTO ÁUREO
"De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus." (Fp 2.5).

Ele deu o maior exemplo de humildade
Na Epístola dos Filipenses, lemos: "De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus" (Fp 2.5). Esse texto reflete a humildade de Cristo revelada antes da sua encarnação. Certa feita, quando ensinava aos seus discípulos, o Mestre disse: "Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração" (Mt 11.29). Jesus Cristo é o modelo perfeito de humildade. O Apóstolo Paulo insta a que os filipenses tenham a mesma disposição demonstrada por Jesus.
(Revista Lições Bíblicas - CPAD - 3T - 2013 - Pr. Elienai Cabral - Pág.24).


VERDADE PRÁTICA
Os substantivos "mente", "sentimento" e "entendimento" pertencem à esfera do intelecto, que permite à pessoa aprender, desejar, pensar e agir.                                      
                                                                                                            

INTRODUÇÃO
Quem nasceu de novo é nova criatura, e assim a vida cristã é norteada pelo Espírito Santo. Isso significa que nós, como cristãos, não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. A presente lição é uma reflexão introspectiva sobre a nossa maneira de viver, as nossas atitudes e as nossas decisões, e se realmente Jesus é o Senhor de nosso pensamento.

Conforme sugestão da Revista do professor, acrescentamos no nosso Slide o quadro abaixo, tendo como finalidade ajudar o professor na tarefa de  fazer uma exposição geral a respeito da epístola neste tópico.




I – SOBRE A EPÍSTOLA AOS FILIPENSES 
Filipos era uma colônia romana e uma das principais cidades da Macedônia. Paulo esteve na cidade por ocasião de sua segunda viagem missionária e ali fundou a primeira igreja europeia. Isso aconteceu na casa de uma empresária chamada Lídia, vendedora de púrpura. O apóstolo deixou a cidade por causa das pressões locais, mas o relacionamento entre ele e os filipenses continuou. Cerca de dez anos depois, Paulo escreveu de Roma a esses irmãos, por volta do ano 62 ou 63 d.C.

Paulo estava preso em Roma, proclamando o evangelho de todas as formas, disposto a viver ou morrer pelo evangelho, foi na prisão que escreve esta Epístola aos Filipenses. Devemos lembrar de Paulo como um exemplo, quando os obstáculos querem desacelerar nosso trabalho na obra de Deus.
Paulo lembra a experiência amarga sofrida juntamente com Silas em Filipos (Fp 1.7). Eles foram arrastados à presença das autoridades açoitados em público, condenados sumariamente e jogados no cárcere, tendo os pés atados ao tronco (At 16.19,23,24). Essa dura experiência fez o apóstolo recordar o grande livramento de Deus concedido a ele, a Silas e ao carcereiro (At 16.27-33).
Os filipenses participaram das aflições do apóstolo e proveram-no, inclusive, de recursos financeiros (Fl 4.15-18), ao passo que os coríntios fecharam-lhe as mãos (1Co 9.8-12). Por isso, quando lemos a Epístola aos Filipenses percebemos o amor, a amizade e a grande estima que Paulo nutria para com aquela igreja : "Porque Deus me é testemunha das saudades que de todos vós tenho, em entranhável afeição de Jesus Cristo".(Revista Lições Bíblicas - CPAD - 3T 2013 - Pr.Elienai Cabral - Pág.7).

Data de Local da autoria
Apesar das dificuldades para se referendar a data e o local da Epístola aos Filipenses, os especialistas em Novo Testamento dizem que a carta foi redigida entre os anos 60 e 63 d.C, provavelmente em Roma. Na ocasião, o apóstolo Paulo estava encarcerado numa prisão, e recebeu a visita de um membro da igreja em Filipos, chamado Epafrodito. Este chegara a ficar gravemente adoentado, "mas Deus se apiedou dele" que, agora recuperado, acabou por levar a mensagem do apóstolo aos filipenses. (Revista Lições Bíblicas - CPAD - 3T 2013 - Pr.Elienai Cabral - Pág.6).

1. A Doutrina. 
O objetivo da carta não era solucionar problemas doutrinários nem de relacionamentos entre os filipenses, pois eles haviam amadurecido rapidamente.
Um dos propósitos estava vinculado à amizade e ao amor recíproco do apóstolo : "...todos vós fostes participantes da minha graça, tanto nas minhas prisões como na minha defesa e confirmação do evangelho..." (Fp 1.7-9; 4.1). 
Nesta Epístola o apóstolo Paulo trata sobre heresias mais como precaução. Não havia nada de muito grave na igreja que o apóstolo precisasse corrigir.

Muitas vezes, a melhor forma de influenciar uma pessoa é orar por ela. Em sua oração pelos filipenses. Paulo pediu que eles ficassem unidos em caridade (amor) ... Esse amor não estava baseado em sentimentos, mas no que Cristo fez por eles. 
À medida que você crescer no amor de Cristo, seu coração e sua mente devem crescer juntos. Seu amor e seu discernimento estão crescendo?
(Bíblia de Estudo Cronológica de Aplicação Pessoal - CPAD - ARC - Pág.1738) 

2. O Relacionamento. 
Havia entre os filipenses alguns problemas que são próprios da natureza humana e comuns nas igrejas ainda hoje (Fp 1.27; 2.3,14). É possível que o pedido do apóstolo para ajudar as irmãs Evódia e Síntique indique algum problema de desentendimento entre elas (Fp 4.2). O apóstolo pede que haja unidade e harmonia entre os crentes, tendo or base a humildade e o exemplo de Cristo. O apelo paulino é para que haja entre os filipenses "o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus" (Fp 2.5).

Jesus Cristo foi humilde, estando disposto a abrir mão de seus direitos a fim de obedecer a Deus Pai e servir as pessoas. Como Cristo, devemos ter a atitude de servos, servindo a partir do amor a Deus e aos outros, e não por culpa ou medo. 
Lembre-se você pode escolher sua postura. Você pode abordar a vida esperando ser servido, ou você pode procurar oportunidade para servir ao próximo.
(Bíblia de Estudo Cronológica de Aplicação Pessoal - CPAD - ARC - Pág.1740)

Nem tudo, porém, era maravilhoso e perfeito na igreja de Filipos. Ali, estava ocorrendo um grande problema de relacionamento entre duas mulheres que cooperavam na implantação da igreja filipense: Evódia e Síntique (Fp 4.2). Esse problema estava perturbando a comunhão da igreja e expondo a saúde espiritual do rebanho. A fim de resolver esta questão, Paulo se dirige a um obreiro local (Timóteo ou Tito, não sabemos) que, com Clemente e os demais cooperadores, procuraria despertar e restabelecer o relacionamento harmônico e fraterno entre Evódia e Síntique. Como verdadeiro pastor, o apóstolo tratou as duas mulheres como o devido cuidado e respeito, pois as tinha em grande estima pelo fato de ambas terem contribuído muito para o seu apostolado. (Revista Lições Bíblicas - CPAD - 3T 2013 - Pr.Elienai Cabral - Pág.67-68).

3. O Ensino.
Filipenses é uma epístola prática, e os pensamentos teológicos aparecem casualmente. Na igreja de Filipos havia o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus. Uma igreja cujo exemplo deve ser seguido por todos.
O sentimento de gozo e regozijo dominava os crentes de Filipos, e este é um dos temas da carta: a alegria



II – SOBRE A "MENTE" NO CONTEXTO BÍBLICO  

1. A Mente como Faculdade Psicologica.
Há diversos termos nas línguas originais da Bíblia para "mente" e seus derivados. Vamos estudar alguns deles neste tópico. Cada termo apresenta diferenças sutis, mas significativas. 











Enfatize para seus alunos : Quem domina a sua Mente ?
(se possível explique Romanos 7.25 de acordo com a figura abaixo)



2. A Mente como Forma de Pensar.


3. Espírito.  


4. Coração.  


Seu uso metafórico aparece como a fonte causativa da vida psicológica de uma pessoa em seus vários aspectos, mas a ênfase especial nos pensamentos significa o "homem interior" (Mt 22.37; 2Co 9.7; Rm 2.5). Esse sentido aparece também no Antigo Testamento: "guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida" (Pv 4.23).



III – SOBRE A MENTE DE CRISTO

1. O Sentimento de Alegria. 
"Regozijai-vos" é uma saudação grega, mas aqui Paulo exorta os filipenses e todos os cristãos à alegria. O apóstolo acrescenta: "sempre, no Senhor". O Senhor Jesus é a fonte inesgotável de gozo e alegria, e isso dá à saudação um sentido complemente novo. Como resultado desse estado de graça está o bom relacionamento do cristão com as demais pessoas. O termo "equidade" (v.5) é a tradução do adjetivo gregoepieikés, "compreensivo, bondoso, benigno". A Almeida Revista e Atualizada traduz por "moderação". Essa deve ser a atitude de quem tem a mente de Cristo em relação às pessoas que nos rodeiam. É o que Deus espera de todos nós. A expressão "perto está o Senhor" (v.5) diz respeito à vinda de Jesus que se aproxima (Ap 1.3; 22.10) e nos inspira a essa moderação.

Enfatize as muitas provações enfrentadas por Paulo. Depois faça a seguinte indagação: "Como ter alegria em meio à tribulação?" Ouça os alunos com atenção e explique que a nossa alegria independe das circunstâncias externas.

Enfatize também para seus alunos que não é por acaso que a Epístola dos Filipenses é conhecida como "Epístola da Alegria", vejamos :

Em Fp 4.1 : "Portanto, meus amados e mui queridos irmãos, minha alegria e coroa, estai assim firmes no Senhor, amados" somos remetidos a seguinte reflexão :
Paulo diz que os crentes de Filipos são a sua "alegria e coroa" e aconselha-os a continuarem firmes no Senhor. A permanência dos filipenses em Cristo bastava para encher o coração do apóstolo de alegria.
É interessante que Paulo não se desesperou com o seu cativeiro, mas alegrou-se no Senhor. Ele sabia que estava nas mãos de Deus e contentava-se com as notícias de que a igreja de Filipos, fruto do seu árduo ministério, caminhava muito bem.

Em Fp 4.3 : "E peço-te também a ti, meu verdadeiro companheiro, que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os outros cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida". Este versículo demonstra algo muito precioso para o cristão: a alegria de ter o nome escrito no livro da vida. Paulo menciona tal certeza, objetivando reafirmar a felicidade e a glória de se pertencer exclusivamente ao Reino de Deus. Nossa verdadeira cidadania vem do céu, e o "mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus" (Rm 8.16).

Em Fp 4.4,5 : "Regozijai-vos, sempre no Senhor; outra vez digo: regozijai-vos. Seja a vossa equidade (moderação) notória a todos os homens. Perto está o Senhor".
O que é regozijar-se ? É alegrar-se plenamente.
A declaração paulina afirma que a fonte da alegria cristã é o Senhor Jesus, que promoveu a nossa reconciliação com Deus (Rm 5.1,11). É por isso que, mesmo em meio as adversidades sofridas em Filipos, o apóstolo teve grandes experiências de alegrias espirituais (At 16; conforme 1 Tessalonicenses 2.2). Isso só foi possível pelo fato de ele conhecer pessoalmente Jesus de Nazaré. (Revista Lições Bíblicas - CPAD - 3T 2013 - Pr.Elienai Cabral - Pág.67-68).


Equidade ou Moderação, o que é ?
Na versão ARA, o termo "equidade" é traduzido como "moderação". Ambas as palavras são sinônimas porque dizem respeito à amabilidade, benignidade e brandura. Levando em conta o contexto de Filipenses, os termos referem-se à pessoa que nunca usa de retaliação quando é provada ou ameaçada por causa de sua fé. O Apóstolo Paulo espera dos filipenses autocontrole e não um comportamento explosivo, próprio de pessoas destemperadas ou sem domínio próprio. Ele assim o faz, por saber que, aquele que tem a alegria do Senhor no coração, possui uma disposição amável e honesta para com outras pessoas, particularmente em relação àquelas inamistosas e más. William Barcklay escreve que "o homem que tem moderação é aquele que sabe quando não deve aplicar a letra estrita da lei, quando deve deixar a justiça e introduzir a misericórdia".

2. A Submissão a Deus. 
Os filipenses viviam num clima de perseguição religiosa. Paulo estava na prisão. Mas nada disso era problema suficiente para roubar a alegria dos crentes: "a alegria do SENHOR é a vossa força" (Ne 8.10). Mesmo nas dificuldades, quem tem uma mente guiada por Cristo não se desespera; antes, as suas petições são levadas à presença de Deus "pela oração e súplicas, com ação de graças" (v.6).

Além de gerar equidade (moderação), a alegria do Senhor desfaz a ansiedade, pois esta contraria a confiança que afirmamos ter em Deus. Nada pode tirar a nossa paz, perturbando-nos a mente e o coração. As nossas petições deve ser feitas humildemente, com ações de graças em reconhecimento à misericórdia do Senhor (Fp 4.6), ao mesmo tempo em que confiamos na providência do Pai Celeste.
(Revista Lições Bíblicas - CPAD - 3T 2013 - Pr.Elienai Cabral - Pág.69).

3. A Paz de Deus.
O termo noema, "pensamento, mente", diz respeito à faculdade geral de julgamento para tomar decisões, no sentido de bem ou mal, certo ou errado. A ideia dessa palavra é de entendimento da vontade divina concernente à salvação (2 Co 10.5). Esse noemapode se corromper (2 Co 11.3) e se tornar endurecido (2 Co 3.14), a ponto de impedir a iluminação do evangelho de Cristo (2 Co 4.4). Mas a paz de Deus na vida cristã está acima de todos os bens que uma pessoa pode adquirir e sobrepuja a todo entendimento, pois vai além da razão humana. Ela excede "os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus" (v.7).

Em Fp 4.7 diz :  "E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus".
O Apóstolo Paulo fala acerca da "paz de Deus, que excede todo o entendimento". Ficando claro que a alegria e a paz são recíprocas entre si. Não há alegria sem paz interior. Esta é decorrência daquela. Essa paz vem do próprio Jesus: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá" (Jo 14.27).
Em síntese, a paz de Deus transcende qualquer compreensão humana, pois não há como discuti-la filosófica ou psicologicamente. Há casos em que somente a paz de Deus acalma os corações perturbados. É a paz divina que excede, ultrapassa ou transcende a todo o entendimento, pois não depende das circunstâncias. A paz de Deus é uma espécie de muro em torno de uma casa, objetivando protegê-la dos perigos externos. Ela torna-se um guarda fiel para o crente. (Revista Lições Bíblicas - CPAD - 3T 2013 - Pr.Elienai Cabral - Pág.70).



CONCLUSÃO
O nosso comportamento na vida diária, no lar, na Igreja, no trabalho e na sociedade reflete o que há em nosso coração, e isso mostra por si só quem domina a nossa mente. Há pontos na fé cristã que são inegociáveis, e quem é dominado pelo Espírito não abre mão de sua fé nem cede um milímetro sequer de sua fidelidade a Deus. É esse espírito que domina a mente dos crentes fiéis em Cristo Jesus.

A Carta aos Filipenses, em sua completude, destaca a alegria do Senhor como uma virtude de sustentação da vida cristã. Não se trata de alegria passageira ou meramente emocional. a alegria do Senhor alimenta a nossa alma e produz paz e segurança, porque essa "paz é como uma sentinela celestial" que nos guarda do mal. Ora, a alegrai também é "fruto do Espírito" (Gl 5.22), pois a presença dela em nós produz uma vida interior que supera todas as nossas vicissitudes.
(Revista Lições Bíblicas - CPAD - 3T 2013 - Pr.Elienai Cabral - Pág.70).



PARA REFLETIR
A respeito de "Quem Domina a Sua Mente",responda: 

• Qual o apelo paulino aos filipenses?
O apelo paulino é para que haja entre os filipenses "o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus" (Fp 2.5).

• O que significa ter a "mente de Cristo"?
Ter "a mente de Cristo" (1 Co 2.16) significa pensar como Ele.

• O que dá um sentido novo à saudação grega usada por Paulo (Fp 4.4)?
O Senhor Jesus é a fonte inesgotável de gozo e alegria, e isso dá à saudação um sentido complemente novo.

• Qual deve ser a atitude de quem tem a mente de Cristo em relação às pessoas à sua volta?
Moderação.

• O que excede o nosso coração e os nossos sentimentos em Cristo Jesus?
A paz de Deus.



BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Fundamentos da Verdade (Cornerstones of Truth) - ICI - 1986
Apostila - Angelologia - Universidade da Bíblia
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, Batalha Espiritual, O povo de Deus e a Guerra contra as Potestades do Mal, Comentarista Pr. Esequias Soares, 1 Trimestre 2019.

                              AGORA VAMOS A VÍDEO AULA SOBRE ESTA LIÇÃO.  TENHA BOM ESTUDO !                             









                                                                                                                                                                            
[     

Olá, estimado professor, segue abaixo material de apoio que o mesmo possa adicionar mais conteúdo para a sua aula.


PRÉ-AULA - LIÇÃO 6
EV. CARAMURO - IEAD BELENZINHO-SP


.

                                                                                                                                                                            

20 comentários:

  1. Que material fantástico!
    Tem me ajudado muitíssimo em minhas aulas de EBD ,rendendo muitos elogios!
    Meus sinceros agradecimentos aos idealizadores!
    Que Deus continue abençoando e iluminando a mente e em todos os aspectos de suas vidas!
    Dc Cláudio Muller Júnior
    Ass de Deus ministério valentes da última hora
    Pr presidente carCar Eduardo Guimarães
    Bairro Ypu
    Nova Friburgo RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Dc. Cláudio, Deus abençoe pelas palavras de incentivo, vamos melhorar sempre este projeto visando ajudar um pouquinho a todos que amam o ministério de ensino. Que Deus continue abençoando a AD ministério da última hora sobre a liderança do Pr. Presidente Carlos Eduardo ai em Nova Friburgo-RJ. A Paz do Senhor !

      Excluir
  2. Este. Material. Foi uma bênção. Para mim abril muito mais meu conhecimento. A inda mais que estou começado a dar aula este material. Veio do céu gloria. A Deus e que o senhor. Jesus continue usando Sempre vcs para nos esclarecer. Sempre. Mais. Com a palavra de Deus que o senhor. Vos abençoe sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, que Deus continue te usando nesta nobre missão de ensinar na EBD.

      Excluir
  3. Muito bom mesmo, aprendi bastante e vou repassar com sabedoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Deus abençoe pela visita a este Blog, lembrando que nosso Blog é atualizado diariamente, sempre tem alguma novidade sobre a lição semanal, sempre estamos adicionando algum conteúdo ! A paz do Senhor !

      Excluir
  4. Glória a Deus. Ótimos estudos. Que Deus abençoe ricamente os irmãos. Paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém e Na barra lateral já disponibilizamos o SLIDE da LIÇÃO 7, Bom Estudo !

      Excluir
  5. A paz do SenhorJesus Cristo! Deus vos
    continue abençoando grandemente!
    É de muito grande ajuda esse material, estão de parabéns! Até encontro outros,mas dou preferência ao seus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor, que Deus continue abençoando vosso ministério, fico contente por confiar no nosso trabalho e pelo reconhecimento do nosso material de apoio. É tão bom sentir-se útil na obra de Deus, mesmo que seja por pequenas coisas que fazemos. Bom Estudo !

      Excluir
  6. Fantástico seu material, tem me ajudado muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Ferreira, a paz do Senhor, estou feliz por conseguir te ajudar, que Deus continue abençoando a EBD da sua Igreja e vosso ministério.

      Excluir
  7. Não tem como não dar uma boa aula ,depois que estudar todo este conteúdo riquíssimo... parabéns caro professor pela qualidade do canal... Deus abençoe muitas vezes mais...Diac. Cleomir Monteiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dc. Cleomir Monteiro, Amém, que sua aula na EBD da sua Igreja seja uma benção, que Deus multiplique o número de alunos e o nome de Jesus seja Glorificado.

      Excluir
  8. Quero aqui externar a minha alegria ao professor Eder pelo rico material de ajuda ao professor,tem mim ajudado muito no ministério de ensino ,Deus abençoe poderosamente em tudo seja glorificado o nome do Senhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, e juntos vamos crescendo na graça e no conhecimento !

      Excluir
  9. A paz de nosso Senhor Jesus Cristo foi muito útil essa lição que Deus continue abençoando vossas vidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, a paz do Senhor, até a próxima lição ! Favor divulgar este canal de benção !

      Excluir