Total de visualizações de página

Páginas

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Lição 5 - Um Inimigo que Precisa ser Resistido

 Aula Presencial dia 03 de Fevereiro de 2019 


Estimado professor,   acredito que já tenha percebido que nosso SLIDE semanal traz uma abordagem DETALHADA de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino,  tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se ao conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado.  Baixe o Slide no formato desejado, Tenha liberdade de cortar, alterar e adicionar conteúdo para uso na sua EBD. 




HINOS SUGERIDOS DA HARPA CRISTÃ

157 - Cristo, em Breve, Vem !

323 - Levantai os Vossos Olhos

491 - Há Poder no Sangue de Jesus







                                                                        Tiago 4.1-10                                                                            
1- Donde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura, não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?
2- Cobiçais e nada tendes; sois invejosos e cobiçosos e não podeis alcançar; combateis e guerreais e nada tendes, porque não pedis.
3- Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.
4- Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
5- Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: 0 Espírito que em nós habita tem ciúmes?
6- Antes, dá maior graça. Portanto, diz: Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes.
7- Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
8- Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai o coração.
9- Senti as vossas misérias, e lamentai, e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo, em tristeza.
10- Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.
                                                                                                                                                                           



IMPORTANTE
Apresento neste BLOG os comentários como 
professor de EBD em cima dos tópicos da Revista do ALUNO 
NÃO APRESENTAREI O CONTEÚDO COMPLETO DA REVISTA
NOSSA PROPOSTA NÃO É REPETIR O QUE ESTÁ ESCRITO NA REVISTA
MAS COMENTAR OS PONTOS MAIS IMPORTANTES
TENHA SUA REVISTA EM MÃOS E FAÇA UM BOM ESTUDO !



                                                   



TEXTO ÁUREO
Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. (Tg 4.7)

Embora Deus e o diabo estejam em guerra, não temos que esperar até o final para ver quem vencerá. Deus já derrotou Satanás (Ap. 12.10-12); e quando Cristo voltar, o diabo, e tudo o que ele representa será eliminado para sempre (Ap 20.10-15). Satanás esta aqui, agora, e está tentando nos fazer aderir à sua causa maligna. Com o poder do Espírito Santo, podemos resistir ao diabo, e ele fugirá de nós.
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - ARC - Pág.1564).



VERDADE PRÁTICA
O Senhor Jesus provou na tentação do deserto que o Diabo não é invencível.

As tentações do diabo se concentraram em três áreas cruciais:
(1) necessidades e desejos físicos,
(2) posses e poder,
(3) soberba
Mas Jesus não cedeu Hb 4.15 diz que Jesus, "como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecdo". Ele sabe, de primeira mão, o que estamos vivenciando, e está disposto a nos ajudar, e pode fazê-lo, em nossas dificuldades. Quando você se sentir tentado, busque Nele a força.

Jesus conseguiu resistir a todas as tentações do diabo, porque Ele não apenas conhecia as Escrituras, como também obedecia a elas. O conhecimento dos versículos da Bíblia é um passo importante para nos ajudar a resistir aos ataques do diabo, mas devemos também obedecer à Bíblia. Perceba que Satanás havia memorizado as Escrituras, mas não obedecia a elas. O conhecimento da Bíblia e a obediência a ela nos ajuda a obedecer à vontade de Deus, e não à vontade do diabo.
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - ARC - Pág.1295).

                                                                                                            

INTRODUÇÃO
A Epístola de Tiago é um chamado à Santidade. 
Tiago mostra que resistir ao Diabo já era um bom começo.
Esta lição esclarece por que devemos resistir às paixões e mostra que a amizade com o mundo é inimizade contra Deus.

Conforme sugestão da Revista do professor, acrescentamos no nosso Slide o quadro abaixo, tendo como finalidade ajudar o professor na tarefa de  fazer uma exposição geral a respeito da epístola neste tópico.
































I – A EPÍSTOLA DE TIAGO 

1. Destinatários. 
A Epístola de Tiago é um livro prático importantíssimo para a conduta do cristão.
A Epístola de Tiago é um livro muito próximo do Sermão do Monte proferido por Jesus em Mateus 5 a 7. Vejamos para quem Tiago escreveu esta epístola :


O autor desta carta, um líder da igreja de Jerusalém (veja At 12.17; 15.13), era Tiago, o meio-irmão de Jesus, e não Tiago, o apóstolo. A epístola de Tiago foi uma das cartas mais antigas, escrita, provavelmente, antes de 50 d.C. Depois que Estevão foi martirizado (At 7.55 até 8.3), a perseguição se intensificou, e os cristãos de Jerusalém se dispersaram por todo o mundo romano. Havia prósperas comunidades de cristãos judeus em Roma, Alexandria, Chipre, e cidades na Grécia e na Ásia Menor. Como os primeiros crentes não tinham o apoio de igrejas cristãs estabelecidas, Tiago lhes escreveu, como um líder preocupado, para incentivá-los em sua fé, durante períodos difíceis. (Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.1560).

(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - ARC - Pág.1566)

2. Conteúdo. 
O conteúdo da epístola parece afirmar essa antiguidade, isso pelos aspectos cristológicos praticamente ausentes.
O nome JESUS só aparece duas vezes nos seus cinco capítulos (Tg. 1.1 e Tg. 2.1).
Há pouco ensino doutrinário, pois a assembleia dos discípulos era ainda tida como sinagoga : "Porque, se entrar na sinagoga de vocês um homem" (Tg 2.2).
Isso mostra que esta epístola vem de uma época em que os discípulos eram chamados de "o movimento de Jesus".

3. Tema.
Ao separar a fé de obras, a epístola enfatiza o cristianismo prático e nos dá munição para resistir ao inimigo e ao pecado.
"Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai o coração." (Tiago 4.7-8).
Em Tiago 3, o tema é sobre a "amarga inveja em sentimento faccioso em vosso coração" (Tg 3.14), próprio de uma sabedoria "terrena, animal e diabólica" (Tg 3.15).
Este problema na vida daqueles primeiros cristãos, vem atravessando séculos, hoje não é diferente. A Natureza Humana permanece a mesma. 
O ensino da Epístola de Tiago está tratando do caráter cristão que precisa ser afinado com o sentimento de Cristo.

Algumas pessoas insistem em dizer que existe um conflito doutrinário aparente entre Paulo e Tiago, visto que a Epístola de Tiago tem como tema principal a religião prática, manifestada na boas obras e a carta de Paulo ao Romanos dá grande ênfase à justificação pela fé sem as observâncias cerimoniais. Qualquer suposto conflito doutrinário entre a Epístola de Tiago e a de Romanos é puramente imaginário. Quando Paulo escreve a Tito, o tema principal de sua carta foi: a importância das boas obras, mostrando deste modo uma perfeita harmonia com os ensinos de Tiago. (Bíblia de Referência - Thompson - Editora Vida - Pág.1420)




II – OS DELEITES DA VIDA  

1. Guerra e Pelejas.
"Donde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura, não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?" (Tg 4.1).
"Cobiçais e nada tendes; sois invejosos e cobiçosos e não podeis alcançar, combateis e guerreais e nada tendes, porque não pedis" (Tg 4.2).
Havia uma disputa entre os crentes por causa dos deleites, ou seja, os maus desejos interiores (Tg 4.2). 

As dissenções e as contendas entre os crentes são sempre prejudiciais. Tiago explica que esses conflitos são os resultados de maus desejos que estão em combate dentro de nós. Queremos ter mais posses, mais dinheiro, uma condição social melhor, mais reconhecimento. Quando não conseguimos o que queremos, lutamos para conseguir. Em vez de agarrar, agressivamente, o que queremos, devemos nos submeter a Deus, pedir que Ele nos ajude a nos livrar de nossos desejos egoístas, e a confiar que Ele nos dará o que realmente necessitamos.
(Bíblia de Estudo cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - ARC - Pág.1565)

2. Os Deleites.
O termo "deleites" no grego é hedonê que aparece cinco vezes no Novo Testamento e descreve prazeres ilícitos. No Hedonismo o prazer está no centro da vida.

O hedonismo é uma corrente filosófica que defende que o prazer é o caminho certo para atingir a felicidade. (estudopratico.com.br)

Ter amizade com o mundo envolve buscar prazer, à custa dos outros, ou à custa da obediência a Deus. O prazer que nos impede de agradar a Deus é pecaminoso.
(Bíblia de Estudo Cronológica de Aplicação Pessoal - CPAD - ARC - Pág.1565).

Enfatize para seus alunos que embora o hedonismo tenha surgido por volta do ano 435 a.C (antes de Cristo), ele é uma das correntes de pensamentos da nossa época, a pós-modernidade. O que é viver na pós-modernidade ? é viver em tempos de inquietações, pouca solidariedade, mudança de valores, viver em um mundo com o desencadeamento do egoísmo nas pessoas. As pessoas fazem de tudo para chegar ao seu objetivo, fazem de tudo para satisfazer seus desejos e obter o máximo de prazer que este mundo possa oferecer, sem importar se vai passar por cima dos valores morais e éticos. As pessoas já não se preocupam com seu caráter, não tem mais sentimento de culpa, o importante é chegar onde querem, viver o melhor desta terra, parece que não se dão conta que a vida é finita por aqui, e haverá o dia da prestação de contas.

3. Cobiçosos e Invejosos.  
A Cobiça é o desejo excessivo de possuir o que pertence ao outro.
A soberba nos deixa egocêntricos,  e nos leva a concluir que merecemos tudo o que vemos, tocamos ou imaginamos. Ela cria desejos avarentos de muito mais do que necessitamos. Podemos nos libertar de nossos desejos egocêntricos, humilhando-nos diante de Deus, percebendo que tudo o que realmente necessitamos é sua aprovação. Quando o Espírito Santo nos enche, vemos que as atrações sedutoras deste mundo são apenas substitutos baratos para o que Deus tem a oferecer.
(Bíblia de Estudo Cronológica de Aplicação Pessoal - CPAD - ARC - Pág.1565).

A Inveja é um sentimento de tristeza e pesar pela alegria, felicidade e sucesso de outra pessoa.
O cristão deve se contentar com o que tem (Lc 3.14; Fp 4.12; Hb 13.5).
Não é pecado desejar e buscar, de maneira lícita, tudo o que é útil à vida...
Esse ensino não é uma apologia à pobreza  à miséria...
Tiago 4.4-6 resume os ensinamentos de Rm 6.6-8; Gl 5.17-21 para mais informações sobre a tendência humana à inveja e ao descontentamento.
(Bíblia de Estudo Cronológica de Aplicação Pessoal - CPAD - ARC - Pág.1565).


1 João 3.15
"Qualquer que aborrece a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem permanente nele a vida eterna"
João repete o ensinamento de que qualquer pessoa que odeie outra é um assassino, no coração (Mt 5.21-22). O cristianismo é uma religião do coração; a obediência externa, apenas, não é suficiente. A amargura com relação a alguém que lhe fez alguma injustiça é um câncer maligno dentro da pessoa que odeia, o que acabará destruindo-a. Não permita que "nenhuma raiz de amargura" (Hb 12.15) cresça em você ou na igreja em que você serve ao Senhor.
(Bíblia de Estudo cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - ARC - Pág.1565).

Mateus 5.21,22
"Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo. Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão será réu de juízo, e qualquer que chamar a seu irmão de raca será réu do Sinédrio; e qualquer que lhe chamar de louco será réu do fogo do inferno"
Matar é um pecado terrível, mas a ira e a cólera também são grandes pecados porque violam o mandamento de Deus sobre o amor ao próximo. Neste caso, a cólera se refere a uma amargura fervilhante e inquietante contra alguém... o indivíduo corre o risco de perder o controle, conduzindo-o à violência, ao sofrimento emocional, ao aumento de estresse mental e a danos espirituais. A ira nos impede de desenvolver um espírito agradável a Deus.
Você já ficou orgulhoso por se controlar e não dizer o que realmente estava em sua mente ? O autocontrole é bom, mas Cristo quer que nós também pratiquemos o controle dos nossos pensamentos, Jesus disse que seremos responsabilizados até mesmo pelos nossos pensamentos e intentos.

4. Adúlteros e Adúlteras.  





III – RESISTINDO AO INIMIGO

1. Tiago apresenta a receita para Resistir ao Inimigo. 
Na verdade, o cristianismo é a única religião do planeta que tem o Espírito Santo (Jo 14.16,17). Tiago mostra que o Espírito Santo está em nós, esta vantagem nos permite viver uma Vida Santa e resistir ao inimigo.
"Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?" (Tg 4.5) 

2. A Submissão a Deus. 
Essa submissão e humildade a Deus é descrita de várias maneiras, como "resistir ao diabo" (Tg 4.7) e ter duplo ânimo (Tg 4.8).



3.  Os Lamentos e os Resultados.




CONCLUSÃO
Tiago relaciona uma série de exortações que, se praticadas em conjunto, resultarão na completa resistência ao inimigo de nossa alma.
Devemos resistir ao diabo, purificar as mãos e Limpar o coração.
Sujeitemos-nos à vontade de Deus e cheguemos-nos a Ele.



PARA REFLETIR
A respeito de "Um Inimigo que Precisa ser Resistido",responda: 

• O que mostra a palavra "sinagoga" em Tiago 2.2?
O emprego da palavra "sinagoga" como alternativa mostra que Tiago vem de uma época em que os discípulos eram chamados de "o movimento de Jesus".

• A que se refere a expressão "guerras e pelejas"?
A expressão "guerras e pelejas" se refere às discussões acirradas sobre "o meu e o teu".

O que só o cristianismo tem e que fez dele a única religião do planeta com tal característica?
Na verdade, o cristianismo é a única religião do planeta que tem o Espírito Santo (Jo 14.16,17).

• O que significa a expressão "duplo ânimo" (Tg 4.8)?
O duplo ânimo diz respeito aos crentes indecisos e divididos em suas de­cisões entre Deus e o mundo (Tg 1.8).

• Quais as bênçãos resultantes das exortações de Tiago?
Essas exortações resultam em bênçãos, entre elas a de que o Diabo fugirá de nós, e o Senhor nos "exaltará" (v.10).



BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Fundamentos da Verdade (Cornerstones of Truth) - ICI - 1986
Apostila - Angelologia - Universidade da Bíblia
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, Batalha Espiritual, O povo de Deus e a Guerra contra as Potestades do Mal, Comentarista Pr. Esequias Soares, 1 Trimestre 2019.

                              AGORA VAMOS A VÍDEO AULA SOBRE ESTA LIÇÃO.  TENHA BOM ESTUDO !                             








                                                                                                                                                                            
[     

Olá, estimado professor, segue abaixo material de apoio que o mesmo possa adicionar mais conteúdo para a sua aula.

                                                                                                                                                                            

21 comentários:

  1. ok Ola Pastor bom dia!! primeiramente muito obrigado pela atenção Pastor Éder Tome da Silva, fico feliz de ser atendido pelo o senhor e toda equipe deste blog, este problema que relatei só foi com este slide com a lição 04, acompanho o blog desde a revista passada,com titulo as parábolas de Jesus neles nunca ti problema nem de abrir e baixa certo!! estes blog tem me ajudado muito mesmo na preparação dos estudos para a EBD da minha igreja uso o estudo e subsidio e o slide para obra do Senhor Jesus sou professor!! e preciso muito da sua colaboração então por favor esteja enviando para o meu email é g.jose@zipmail.com.br ok!!!, também o manual de como baixar os Slides. QUERO REFORÇA QUE DESTA 5 LICAO ATE AGORA NAO CONSEGUIR ABRIR SE ABRE ABRE 4 PAGINA DO SLIDES OK!!
    fico aguardando seu retorno do aluno Jose waldyr de almeida gomes

    ResponderExcluir
  2. bom dia! Pastor Éder Tome da Silva,sempre preparo o slide da lição para apresentar na igreja no domingo cedo escola bíblica dominical com slide deste blog certo!!! que tem abençoado muito mesmo a EBD quando comecei a ministrar com slide teve um aumento de 75% de aluno retornando a escola bíblica dominical,isto não e um abençoa? então Pastor por favor envia o slide pelo meu e-mai e este g.jose@zipmail.com.br ok!! preciso continua fazendo a obra e preciso desta continuação do seu apoio beleza amem a Paz do Senhor Jesus!! aguardo do aluno jose waldyr

    ResponderExcluir
  3. meu email é g.jose@zipmail.com.br obrigado!!!Pastor e Professor Éder Tome da Silva!!! aluno jose waldyr de almeida gomes

    ResponderExcluir
  4. ok obrigado recebi hoje no horário 8:20 Paz do Senhor Jesus!! do aluno Jose waldyr

    ResponderExcluir
  5. muito obrigado!!! parabém pelo atitude, Deus te ABENÇOE RICAMENTE EM sabedoria!!

    ResponderExcluir
  6. Achei esta lição muito boa irmão. Agradeço a Deus por Ele te usar para neste serviço. Deus lhe abençoe e a sua família também! Deus faça prosperar. Amém. Paz do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Abraão, Amém, Deus abençoe por visitar nosso Blog, já estamos preparando a Lição 6, também estou gostando do tema deste trimestre e estou aprendendo muito ! A paz do Senhor !

      Excluir
  7. Irmão Eder A apaz do Senhor! Que Deus seja louvado pela sua vida. Como você tem nos ajudado com es com este blog, que o nosso Deus segundo as suas riquezas suprirá em gloria todas as suas necessidade, Que o Senhor Jesus o abençoe muito e muito mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, como é bom saber que este blog tem sido um canal de bençãos !

      Excluir
  8. Respostas
    1. Glória à Deus por tudo, Deus abençoe por visitar nosso BLOG !

      Excluir
  9. Outra vez não posso deixar de "dar a honra" ao nosso amado irmão. Seus estudos tem sido bênçãos em nossas vidas. Abre mais a nossa mente para os estudos e tem nos ajudado muito. Que as ricas bênçãos do céu caíram sobre a sua vida!
    Deus abençoe irmão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, que Benção ! Que Deus continue abençoando seu ministério.

      Excluir