Total de visualizações de página

Páginas

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Lição 7 – Tentação – A Batalha por nossas Escolhas e Atitudes

 Aula Presencial dia 17 de Fevereiro de 2019 


Estimado professor,   acredito que já tenha percebido que nosso SLIDE semanal traz uma abordagem DETALHADA de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino,  tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se ao conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado.  Baixe o Slide no formato desejado, Tenha liberdade de cortar, alterar e adicionar conteúdo para uso na sua EBD. 


HINOS SUGERIDOS DA HARPA CRISTÃ

75 - Em Jesus tens a Palma da Vitória

76 - Vem, Ó Pródigo

77 - Guarda o Contato







                                                                       Mateus 4.1-11                                                                           
1- Então, foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
2- E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;
3- E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
4- Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
5- Então o diabo o transportou à Cidade Santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,
6- e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra.
7- Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus.
8- Novamente, o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-Ihe todos os reinos do mundo e a glória deles.
9- E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
10- Então, disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás.
11- Então, o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos e o serviram.
                                                                                                                                                                           



IMPORTANTE
Apresento neste BLOG os comentários como 
professor de EBD em cima dos tópicos da Revista do ALUNO 
NÃO APRESENTAREI O CONTEÚDO COMPLETO DA REVISTA
NOSSA PROPOSTA NÃO É REPETIR O QUE ESTÁ ESCRITO NA REVISTA
MAS COMENTAR OS PONTOS MAIS IMPORTANTES
TENHA SUA REVISTA EM MÃOS E FAÇA UM BOM ESTUDO !



                                                   



TEXTO ÁUREO
"Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo." (1 Jo 2.16)

Algumas pessoas pensam que o materialismo se limita ao comportamento externo; as pessoas com quem nos relacionamos, os lugares a que vamos ou que frequentamos, as atividades que desfrutamos. 
O materialismo também é interno, porque começa no coração, e é caracterizado por três atitudes:
(1) desejo de prazer físico, a preocupação com a gratificação dos desejos físicos.
(2) desejo de tudo o que vemos, cobiçar e acumular coisas curvando-nos ao deus do materialismo.
(3) orgulho de nossas realizações e posses, a obsessão com nosso próprio status ou importância.
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - ARC - Pág.1813).

Estimado professor, ainda sobre o Texto Áureo quero deixar abaixo o comentário do Pr. Jorge Linhares (Revista Lições da Bíblia - Nro.5 - Ano 2 - Editora Central Gospel), 
segue abaixo : 

ENTENDENDO O PROCESSO DA TENTAÇÃO
Fazendo alguma observação sobre a tentação, conclui-se que o homem é tentado por intermédio dos seus próprios desejos. Pode-se tomar como exemplo os três aspectos básicos revelados por ocasião da tentação que Eva enfrentou.

1. A Concupiscência da Carne
Entende-se por concupiscência o desejo intenso de bens ou gozo materiais. Traduz-se como um desejo muito forte. "E vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer" (Gn 3.6a), desejou fortemente experimentar do seu fruto.
É claro que não é pecado gostar de algo. O homem é um ser dotado de instintos, desejos e apetites. O comer não é apenas uma necessidade. É também um prazer.
No caso de Eva, certamente, o pecado não consistia em sentir vontade de comer o fruto. Mas sim em satisfazer um desejo pessoal contrário à vontade de Deus.
Deus já havia proibido ao casal comer do fruto daquela árvore. Talvez para testar a prática do livre-arbítrio concedido ao homem. Eva não resistiu à tentação.

2. A Concupiscência dos Olhos.
Ao notar que o fruto era lindo, um verdadeiro deleite para os olhos (Gn 3.6b), e quem sabe também para o paladar, Eva não resistiu,
Da mesma forma, o erro não está em desejar coisas agradáveis aos olhos, coisas bonitas, porque a beleza atrai.
Mas, Eva errou por desejar obter algo que Deus já havia proibido de antemão.
Admirada com a beleza do fruto, ela cedeu à tentação.
O mesmo caso aconteceu com Acã, quando Deus determinou que os israelitas tomassem a cidade de Jericó, mas não se apossassem de nada dali.
Acã desobedeceu. Depois de cobiçar, apossou-se de objetos proibidos (Js 7.1,20-25) e por essa razão foi castigado.
Deus exige obediência completa e o reconhecimento da Sua autoridade.
Aquilo que os olhos cobiçam pode ser uma intensa sedução para se cair na tentação. O diabo está constantemente procurando oportunidade para oferecer aos crentes "suas mercadorias", de modo bem atraente a fim de despertar a cobiça dos olhos e fazê-lo cair na armadilha da tentação.

3. A Soberba da Vida
O terceiro desejo surgiu quando Eva entendeu que o fruto desejado era próprio para dar entendimento. Aquele desejo de realizar e alcançar prestígio encheu o coração de Eva, e ela não se conteve.
O desejo de grandes realizações, de tornar os sonhos em realidade é próprio e faz bem ao ser humano. O erro está em querer mais do que aquilo que lhe convém.
O inimigo está sempre tentando o crente para ir além dos limites determinados por Deus. O apóstolo João adverte sobre o assunto (1 Jo 2.15-17).
Eva pecou porque deu crédito às insinuações de Satanás e ficou fascinada com a ideia de grandeza, isto é, de ser igual a Deus.



VERDADE PRÁTICA
A tentação no sentido religioso é a atração ou sedução para praticar o mal tendo por recompensa prazeres ou lucros ilícitos.

Estimado Professor é preciso deixar bem claro para nossos alunos
1) Tentação e Provação são questões distintas e possuem propósitos distintos
     (comentário sobre esta questão no Tópico 1 Subtópico 3).
2) A Tentação tem origem : Humana, somos atraídos pela nossa própria
    concupiscência (veja comentário abaixo).
3) Deus não tenta o crente, Deus prova o crente (veja comentário abaixo).

A Origem das Tentações.
"Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, sendo consumado, gera a morte." (Tg 1;13-15)
1. A tentação é humana.
O ser humano é atraído por aquilo que deseja. A história de Adão e Eva nos mostra o primeiro casal sendo tentado por aquilo que lhe atraía (Gn 3.2-6). Mesmo sabendo que não poderiam tocar na árvore no centro do Jardim do Éden, depois de atraídos pelo desejo, Adão e Eva entregaram-se ao pecado (Gn 3.6-9). A Epístola de Tiago aplica o termo "gera", utilizado no texto acima, à ideia de que ninguém peca sem desejar o pecado. Assim, antes de ser efetivamente consumada, a transgressão passa por um processo de gestação interior no ser humano. Portanto, a origem da tentação está nos desejos humanos e jamais no Altíssimo.
2. Atração pela própria concupiscência.
O texto bíblico acima é claro ao dizer que "cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. A tentação exterioriza o vício, os desejos, a malignidade da natureza humana, isto é, a concupiscência.  Ser tentado é sentir-se aliciado pela própria malícia ou os sentimentos mais reclusos de nossa natureza má. Você tem ouvido o ressoar das suas malícias? Elas te atraem? Ouça a Epístola de Tiago! Não dê vazão às pulsões interiores, antes procure imitar Jesus afastando-se do pecado. Assim, não darás luz ao pecado e viverás.
3. Deus nos fortalece na tentação.
Embora a tentação seja fruto da fragilidade humana, quando ouvimos o Espírito Santo, Deus nos dá o escape em tempo oportuno: "Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar" (1 Co 10.13). O Santo Espírito nos fará lembrar a Palavra de Deus para não pecarmos contra o nosso Senhor Altíssimo (Is 30.21; Jo 14.26).
(Revista Lições Bíblicas - CPAD - Pr. Eliezer de Lira e Silva - Pág.10-11)
                                 
                                                                                                      

INTRODUÇÃO



O que influência nossas Escolhas e Atitudes ?
Qual processo está envolvido ao tomarmos as nossas decisões ?
Enfatize para seus alunos que quando Deus criou o homem, deu-lhe a capacidade de escolher: entre pecar ou o não pecar. Acabamos de ler que Deus colocou no jardim do Éden e declarou sob quais condições o homem poderia continuar em comunhão com Deus: "E ordenou o Senhor Deus ao homem dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás" (Gn 2.16,17).

Como foi que Adão correspondeu a essa instrução decretada pelo Senhor ? O processo de tomada de decisão provavelmente seguiu o seguinte padrão:
1. O intelecto de Adão aceitou o padrão de Deus. Ele compreendeu o que Deus lhe estava dizendo.
2. As emoções de Adão assentiram diante da retidão das palavras de Deus. Como seu Criador e Soberano Senhor, Deus tinha o direito de estabelecer esse padrão.
3. A vontade de Adão preparou-se para decidir entre a aceitação ou a rejeição da tentação que lhe foi apresentada pela serpente (ver Gênesis 3.4-6).
4. Nesses momentos cruciais, a consciência de Adão pesou as consequências, se ele agisse de modo contrário ao padrão determinado por Deus.
5. Adão acabou cedendo diante da tentação, por um ato de sua livre vontade.
(Fundamentos da Verdade - Editora ICI - Floyd C. W - David D.Duncan - Pág.174-175).
Eis a questão maior no ponto 5, temos a livre vontade para fazer nossas Escolhas e Atitudes.



I – A TENTAÇÃO 
Os termos "tentação" e "tentar" na Bíblia aplicam-se tanto no campo secular como no campo religioso. Vamos analisar o assunto partindo dos significados e sentidos dessas palavras, levando em consideração o contexto das várias passagens bíblicas.
Neste tópico é importante deixar bem claro para o aluno que o substantivo "tentação" pode ter vários significados, é preciso analisar este substantivo considerando o vocábulo no hebraico e no grego e principalmente o contexto das várias passagens bíblicas para ter o significado e sentido correto.
É preciso muita atenção nesta questão.

1. A Provocação de Refidim. 
O comentarista da revista, coloca esta passagem bíblica para entendermos qual é o sentido do vocábulo "tentaram","tentais" neste contexto, vejamos :
1 - Depois, toda a congregação dos filhos de Israel partiu do deserto de Sim pelas suas jornadas, segundo o mandamento do Senhor, e acamparam em Refidim; e não havia ali água para o povo beber.
2 - Então, contendeu o povo com Moisés e disse: Dá-nos água para beber. E Moisés lhes disse: Por que contendeis comigo? Por que tentais ao Senhor?
3 - Tendo, pois, ali o povo sede de água, o povo murmurou contra Moisés e disse: Por que nos fizeste subir do Egito para nos matardes de sede, a nós, e aos nosso filhos, e ao nosso gado?
4 - E clamou Moisés ao Senhor, dizendo: Que farei a este povo? Daqui a pouco me apedrejarão.
5 - Então, disse o Senhor a Moisés: Passa diante do povo e toma contigo alguns dos anciãos de Israel; e torna na tua mão a tua vara, com que feriste o rio, e vai.
6 - Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás a rocha, e dela sairão águas, e o povo beberá. E Moisés assim o fez, diante dos olhos dos anciãos de Israel.
7 - E chamou o nome daquele lugar Massá e Meribá, por causa da contenda dos filhos de Israel, e porque tentaram ao Senhor, dizendo: Está o Senhor no meio de nós, ou não?





2. A Experiência de Massá e Meribá. 
Como vimos no tópico anterior, esta passagem mostra que o povo estava tentando e contendendo à Deus. O povo estava instigando à Deus, ou seja, querendo colocar Deus para fazer algo, estavam intimando, testando e tentando à Deus. Misericórdia !
Ninguém deve testar a Javé, o Deus de Israel, pois o nosso dever é obedecê-lo, vejamos : "Não tentareis o Senhor, vosso Deus, como o tentastes em Massá" (Dt 6.16). O que aconteceu nessa contenda teve a reprovação divina.
Testar Deus é questionar sua fidelidade no pacto e duvidar de sua autoridade (Sl 78.41,56). Entendemos que tentar o Criador reflete a nossa descrença nEle e a Bíblia é contra essa prática (Is 7.12; At 15.10).

3. Como um Teste.
Aqui como veremos abaixo, o sentido de "tentou" nos chega como "provou", "experimentou". A Finalidade de Deus aqui é revelar ou desenvolver o nosso caráter.
"E disse Moisés ao povo: Não temais, que Deus veio para provar-vos e para que o seu temor esteja diante de vós, para que não pequeis" (Êx 20.20).
"Mas dizia isso para o experimentar; porque ele bem sabia o que havia de fazer" (Jo 6.6). 
Quando estudamos o substantivo "tentação" dentro do contexto bíblico, descobrimos que DEUS NÃO TENTA, Deus nos Prova, nos testa, nos experimenta.
Foi isso que Deus fez com Abraão e com os apóstolos, veja os textos abaixo e o significado da palavra no seu original, observe que aqui a palavra no original não é MASSÁ (tentação, instigação, sedução), aqui o original é NISSÁ, vejamos :



"Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, sendo consumado, gera a morte." (Tg 1;13-15)
A tentação vem dos maus desejos  que se abrigam dentro de nós, e não de Deus. Ela começa com um mau pensamento, e se torna pecado quando nos concentrarmos no pensamento e permitimos  que ele se torne uma ação. 
Como uma bola de neve, descendo morro abaixo, quanto mais você der terreno ao pecado, mais destrutivo ele se tornará. O melhor momento para interromper uma tentação é antes que ela se torne forte demais, ou se mova depressa demais para ser controlada (Veja Mt 4.1-11; 1Co 10.13; 2Tm 2.22).
As pessoas que vivem para Deus frequentemente perguntam a si mesmas por que ainda enfrentam tentações. É Deus que as tenta? Deus prova as pessoas, mas não as tenta como se quisesse seduzi-las ao pecado. Deus permite que Satanás tente as pessoas, para refinar a fé delas, e para ajudá-las a crescer em sua dependência de Cristo. Podemos resistir à tentação de pecar, recorrendo a Deus em busca de forças, e decidindo obedecer à sua Palavra.
É fácil culpar os outros e apresentar desculpas para maus pensamentos e atos errados. Nós usamos desculpas como estas:
(1) A culpa é da outra pessoa;
(2) Eu não consegui evitar
(3) Todo mundo está fazendo isso
(4) Foi apenas um engano
(5) Ninguém é perfeito
(6) O diabo me fez fazer isso
(7) Eu fui pressionado a fazer isso
(8) Eu não sabia que era errado
(9) Deus está me tentando.
Uma pessoa que apresenta desculpa está tentando transferir a culpa para outra coisa ou para outra pessoa (Adão transferiu a culpa para Eva, Eva transferiu a culpa para a serpente). Como cristão, aceite a responsabilidade pelo seus erros, confesse-os, e peça o perdão de Deus.
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág. 1561).

Tentação e Provação são distintas
Rev. Hernandes Dia Lopes (IPB)



II – A TENTAÇÃO DE JESUS  
Era de se esperar que aquele que veio "para desfazer os obras do diabo" (1 Jo 3.8) enfrentasse a reação de Satanás. Jesus foi tentado no deserto.

1. Levado ao Deserto (Mt 4.1).
O deserto é um lugar onde os seres humanos percebem a grandeza de Deus e a fragilidade humana; É um lugar de profundo silêncio para meditação e oração, onde há vastidão de espaço para ouvir a voz de Deus.
Foi no deserto que grandes homens de Deus foram preparados para o serviço sagrado, como Moisés e Elias. Jesus suportou os quarenta dias de jejum e tentações no deserto.

2. Sobre o Jejum de Jesus (Mt 4.1).
Jesus jejuou "quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome". O verbo grego, nesteu ou, "jejuar", significa literalmente "abster-se de alimento".
Moisés e Elias também jejuaram por 40 dias, mas isso aconteceu em situações específicas... Esse tipo de jejum de 40 dias e 40 noites não é doutrina da Igreja.

3. Como a Tentação Aconteceu (Mt 4.3a).  
Está claro que Satanás se apresentou a Jesus de forma visível, mas os detalhes são desconhecidos. Essa tentação foi literal. Rejeitamos, pois, a ideia de uma tentação subjetiva, simbólica ou visionária.
                 


III – A TRÍPLICE TENTAÇÃO
Mateus e Lucas registraram as três últimas investidas de Satanás contra Jesus, e elas foram o ápice dessas tentações.


Estimado professor, neste tópico antes de entrarmos nos subtópicos quero deixar abaixo o comentário do Pr. Jorge Linhares (Revista Lições da Bíblia - Nro.5 - Ano 2 - Editora Central Gospel) :

Os aspectos da tentação de Jesus.
Assim como Eva, Jesus foi tentado através dos três desejos básicos :

1. A Concupiscência da Carne.
No instante em que Jesus se encontrava fisicamente abatido e por isso vulnerável, o diabo ofereceu-lhe algo para satisfazer aquela necessidade (Mt 4.1-3).
Ele estava desafiando o Mestre Jesus a colocar seus desejos pessoais, como homem, acima da vontade do Pai.
O inimigo continua usando a mesma tática com o cristão. Num momento de provação, ele nos desafia a usar a nossa própria força.

2. A Concupiscência dos Olhos
Satanás ofereceu a Jesus todos os reinos da terra (Lc 5.4,6). Se Jesus aceitasse, teria tudo sem precisar passar pelo sofrimento e pela Morte. Mas estaria dominado pelo inimigo. Isso era um insulto à autoridade e ao poderio de Jesus.

3. A Soberba da Vida
O intuito de tal tentação foi testar Jesus a ceder pela fama e prestígio (Lc 4.9,10). Certamente, a fama de Jesus se espalharia, e Ele seria admirado pelos judeus que estavam à espera de um Messias famoso e conhecido por todos.
Mas Jesus se sobrepôs a todas as táticas satânicas e foi vitorioso (Hb 4.15).

Jesus foi o exemplo perfeito de firmeza e submissão ao Pai. Jesus se recusou a aceitar os meios espetaculares e as facilidades oferecidas pelo diabo. Ele preferiu a cruz porque era a vontade de Deus, para que o homem pudesse alcançar a vida eterna.

1. A Primeira das Três Últimas Tentação. 


2. A Submissão a Deus. 



3. A Terceira Tentação.




4. Respostas de Jesus.





CONCLUSÃO

Como já foi dito, ser tentado não é pecado. O pecado está em ceder à tentação.
É fato que, com suas próprias forças, o crente não tem condições de resistir à tentação. Mas o apelo do apóstolo Paulo é para que o cristão se revista da armadura de Deus. Assim como o poder é de Deus, as armas de defesa e de ataque também o são. A armadura completa compõe-se da verdade, da retidão, da fé, do poder da salvação, da operação do Espírito Santo e da posse da Palavra de Deus.
Estando firme, isto é, oferecendo resistência ao inimigo, certamente a vitória não será tardia. (Revista Lições da Bíblia - Nro.5 - Ano 2 - Pr. Jorge Linhares - Editora Central Gospel - Pág.18).



PARA REFLETIR
A respeito de "Tentação por nossas Escolhas e Atitudes",responda: 

• Qual o sentido da palavra "tentação" em Massá e Meribá?
O vocábulo hebraico massá significa “tentação", e meribá quer dizer "contenda".

• Qual a finalidade da tentação como teste?
A finalidade é revelar ou desenvolver o nosso caráter (Êx 20.20; Jo 6.6).

• O que evidenciam os detalhes da narrativa da tentação de Jesus no deserto?
A tentação de Jesus no deserto é o primeiro acontecimento registrado de sua história depois do batismo por João Batista no rio Jordão.

• Quais os objetivos de Satanás em cada uma das três últimas tentações?
(1) O objetivo dessa investida diabólica era incitar Jesus a usar seus poderes em benefício próprio;
(2) O objetivo de Satanás é induzir o Senhor Jesus a tentar o Pai e persuadi-lo a um ato de vaidade;
(3) Esse último ataque consistia em induzir Jesus a se apoderar do domínio do mundo por meios ilícitos.

• Como o Senhor Jesus derrotou o Diabo?
Ele foi vencido pelo poder da Palavra de Deus: “está escrito, está escrito e está escrito". Jesus citou três passagens dó Pentateuco (Dt 6.13,16; 8.3).



BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Fundamentos da Verdade (Cornerstones of Truth) - ICI - 1986
Apostila - Angelologia - Universidade da Bíblia
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, Batalha Espiritual, O povo de Deus e a Guerra contra as Potestades do Mal, Comentarista Pr. Esequias Soares, 1 Trimestre 2019.

                              AGORA VAMOS A VÍDEO AULA SOBRE ESTA LIÇÃO.  TENHA BOM ESTUDO !                             










                                                                                                                                                                            
[     

Olá, estimado professor, segue abaixo material de apoio que o mesmo possa adicionar mais conteúdo para a sua aula.

A Tentação de Jesus no deserto implicava
que Ele poderia pecar e arruinar o plano de Salvação ?
Debate - Programa Vejam Só

                                                                                                                                                                            

27 comentários:

  1. Muito bom o apoio através destes conteúdos. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanderlei, esse Blog é atualizado diariamente, sempre faça um visita. Deus abençoe pelo retorno e pela visita ! A paz do Senhor !

      Excluir
  2. Glória a Deus.
    Gostei muito desse site tudo que eu preciso para aprender mais a palavra de Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou feliz por ter gostado de estudar conosco ! Já estamos preparando a Lição 8, a paz do Senhor !

      Excluir
  3. Mais uma vez estou muito satisfeito com todo o conteúdo apresentado por este canal... Deus abençoe muitas vezes mais...Dc.Cleomir Monteiro!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dc. Cleomir, a paz do Senhor, Deus abençoe pela visita a este Blog e pelo retorno !

      Excluir
  4. Respostas
    1. Gostei também desta Lição 7 , aprendi muito com nosso comentarista da CPAD !

      Excluir
  5. Excelente explicação, e impossível as pessoas não entenderem .Deus continue abençoando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus abençoe pelo retorno, tão importante para este projeto, que Deus continue abençoando vosso ministério !

      Excluir
  6. Paz do senhor a leitura em classe está em desacordo com a lição

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadoooooooo, Valeu, correção efetuada ! Deus abençoe vosso ministério !

      Excluir
  7. Respostas
    1. Vania, Texto Errado, onde ? queremos fazer a correção !

      Excluir
    2. Vânia, obrigado por avisar, já localizei o erro !

      Excluir
  8. Maravilhoso , glória a Deus
    Continuem postando
    Agradeço

    ResponderExcluir
  9. Respostas
    1. Ser crente fiel neste mundo tenebroso é muito difícil, tentações virão, somente através do Espírito Santo em nós conseguiremos vencer. Muita Oração e Leitura da Palavra de Deus.

      Excluir
  10. Gostei muito esclareceu muita coisa Deus o abençoe

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de receber as aulas no meu e-mail

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para receber os Slides por Email solicite para eder.tome68@gmail.com mencionando se é o SLIDE CPAD ou BETEL. Aguardo !

      Excluir