Total de visualizações de página

Páginas

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Lição 4 - Possessão Demoníaca e a Autoridade do Nome de Jesus

 Aula Presencial dia 27 de Janeiro de 2019 


Estimado professor,   acredito que já tenha percebido que nosso SLIDE semanal traz uma abordagem DETALHADA de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino,  tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se ao conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado.  Baixe o Slide no formato desejado, Tenha liberdade de cortar, alterar e adicionar conteúdo para uso na sua EBD. 


OBJETIVOS GERAL
Conscientizar a respeito da autoridade de Jesus Cristo sobre os demônios. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1- Destacar a possessão demoníaca e sua harmonização na narrativa bíblica;
2- Conceituar legião demoníaca;
3- Expor o poder de Jesus sobre os demônios;
4- Analisar o comportamento porqueiros e do povo.

 TEXTO ÁUREO 
"E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam." (Lc 10.17)


Os discípulos tinham visto tremendos resultados quando ministraram em nome de Jesus e com sua autoridade. Eles estavam exultantes pelas vitórias que haviam testemunhado, e Jesus compartilhou de seu entusiasmo. No entanto,  Ele os ajudou a definir corretamente suas prioridades, lembrado-os de sua vitória mais importante, o fato de que seus nomes estavam registrados no céu. Essa honra era muito mais importante que qualquer de suas realizações. Ao vermos os prodígios de Deus em ação, em nós e por nosso intermédio, não devemos perder de vista o maior prodígio de todos, nossa cidadania celestial. (Página 1401).

        

 VERDADE PRÁTICA 
O relato do endemoninhado gadareno mostra a soberania absoluta de Jesus Cristo sobre o Diabo e seus demônios.

HINOS SUGERIDOS DA HARPA CRISTÃ

91 - Nívea Luz

112 - O Nome Soberano

569 - Morri na Cruz por Ti






                                                                     Marcos 5:2-13                                                                           
2 - E, saindo ele do barco, lhe saiu logo ao seu encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo;
3 - O qual tinha a sua morada nos sepulcros, e nem ainda com cadeias o podia alguém prender;
4 - Porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram por ele feitas em pedaços, e os grilhões em migalhas, e ninguém o podia amansar.
5 - E andava sempre, de dia e de noite, clamando pelos montes, e pelos sepulcros, e ferindo-se com pedras.
6 - E, quando viu Jesus ao longe, correu e adorou-o.
7 - E, clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? conjuro-te por Deus que não me atormentes.
8 - ( Porque lhe dizia: Sai deste homem, espírito imundo. )
9 - E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? E lhe respondeu, dizendo: Legião é o meu nome, porque somos muitos.
10 - E rogava-lhe muito que os não enviasse para fora daquela província.
11 - E andava ali pastando no monte uma grande manada de porcos.
12 - E todos aqueles demônios lhe rogaram, dizendo: Manda-nos para aqueles porcos, para que entremos neles.
13 - E Jesus logo lho permitiu. E, saindo aqueles espíritos imundos, entraram nos porcos; e a manada se precipitou por um despenhadeiro no mar ( eram quase dois mil ), e afogaram-se no mar.
                                                                                                                                                                           





                                                   



INTRODUÇÃO
O relato do endemoninhado gadareno encontra-se também em Mateus, Marcos e Lucas, com algumas variações. O fato revela informações sobre a possessão demoníaca e o poder absoluto de Jesus sobre todo o reino das trevas.
Precisamos evidenciar para nosso alunos da seguinte forma : Se você não vive mais sobre o domínio de seus pecados e já experimentou o perdão de Jesus em sua vida, não tem que ter medo do diabo e seus demônios. Não porque você agora virou um super-crente, dotado de poderes especiais, etc e tal, mas porque agora passou a ser templo do Espírito Santo, e está capacitado e autorizado a repreender os demônios no nome nome de Jesus. 

O inimigo já está derrotado e condenado, para ele não há mais chance de arrependimento, todo poder absoluto reina com Jesus que venceu na cruz e sempre vencerá. Olha o que a Bíblia Sagrada diz sobre isso : "Maior é o que está em vós do que o que está no mundo' (1 João 4:4).
Quando aplicamos em nós essa verdade, podemos dizer confiantes: Aquele que está em mim (Jesus Cristo) é maior do que aquele que está no mundo (Diabo).
Deus e o diabo não se acham em planos iguais tentando disputar pela força o domínio sobre uma alma, o poder de diabo é uma faísca diante do poder de nosso Deus, não podemos subestimar nosso adversário, todavia, pare de dar ao diabo muito mais crédito do que lhe é devido. O Poder do Inimigo é Limitado, enquanto o poder de Deus é onipotente, ou seja, Ilimitado, Ele pode tudo.



I – A POSSESSÃO MALIGNA

1. Harmonização nas narrativas.
A Narrativa sobre o endemoninhado gadareno é registrado por Mateus, Marcos e Lucas, que são considerados os evangelhos sinóticos, ou seja, possuem a mesma visão, têm os mesmos elementos em comum. Cada evangelho sinótico relata a história de Jesus da mesma maneira, possuem várias histórias repetidas. O Evangelho de João não é considerado um evangelho sinótico visto que é diferente dos outros três. Seria Bom enfatizar esta questão com o Aluno.
No caso do relato do endemoninhado gadareno, conforme foi mencionado na introdução, existe uma variação da versão contada por Mateus com o relato de Marcos e Lucas, conforme quadro abaixo, todavia não existem contradições, a ênfase ou a concentração é que faz a diferença do relato, vejamos :


2. Opressão.
Não entendi porque este subtópico foi intitulado "Opressão" vejamos :

Opressão
Opressão significa ser oprimido, afligido por alguém que tem intenção de tratar mal. Qualquer pessoa pode ser oprimida por um demônio, seja cristã ou não. O diabo está sempre à procura de formas de nos atacar (1 Pedro 5.8) e pode usar a opressão demoníaca para causar danos. A opressão demoníaca é a influência maligna de um demônio na vida de uma pessoa. 
(Fonte: https://www.respostas.com.br/diferenca-possessao-opressao/)

Possessão
Possessão significa ser possuído, pertencer a alguém que controla ou domina. Possessão demoníaca pode acontecer quando uma pessoa não cristã é dominada por um ou mais demônios. A Bíblia diz que todos que não creem em Jesus pertencem ao diabo. Quem não é salvo vive nas trevas e a vida de pecado abre as portas para a ação de demônios.
(Fonte: https://www.respostas.com.br/diferenca-possessao-opressao/)

Os comentários abaixo da revista são casos de Possessão e não Opressão como foi intitulado neste subtópico. 

Os demônios aparecem como agentes de Satanás causadores de males, dando às suas vitimas características típicas, como:



Eles atacam suas vítimas e, ao possuí-las, dominam suas faculdades Mentais :



3. Um Quadro Estarrecedor.
O endemoninhado gadareno vivia nos sepulcros, desnudo, e era tão violento que nem mesmo os grilhões e as cadeias podiam detê-lo.
Corria pelos montes e desertos e se feria com pedras.
O comportamento violento e sobrenatural do gadareno, causava sua própria destruição, e perturbação de seus vizinhos, revela a natureza destruidora de Satanás.

Embora não possamos ter certeza dos motivos pelos quais acontece a possessão demoníaca, sabemos que os espíritos malignos podem usar o corpo humano para distorcer e destruir o relacionamento de uma pessoa com Deus e sua semelhança com Ele. Ainda hoje, os demônios são perigosos, poderosos e destrutivos. Embora seja importante reconhecer sua atividade perversa e maligna, devemos evitar qualquer curiosidade a respeito das forças demoníacas ou ocultas, bem como o envolvimento com elas (Dt 18.10-12). Se resistirmos ao diabo e suas inflluências, ele se afastará de nós (Tg 4.7). (Página 1354)




II – A LEGIÃO DEMONÍACA 

1. Uma Legião.
Jesus perguntou como o espírito imundo se chamava, ao que ele respondeu: "legião é o meu nome, porque somos muitos" (Mt 5.9).
Eles são numerosos e poderosos, organizados e batalham sob uma mesma bandeira, a de Satanás.
Uma legião romana era constituída por 6 mil soldados. Ainda que o número de demônios não seja exato, ou que legião seja uma identidade, ele eram muitos.
O espírito maligno disse que seu nome era legião. Uma legião era a maior unidade do exército romano, e consistia de três mil a seis mil soldados. Este homem estava possuído por muitos demônios.
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Página 1354).

2. Expulsar e não dialogar.
Só porque Jesus perguntou ao espírito imundo qual era o seu nome, não é motivo para estabelecermos um diálogo com os demônios.
"Expulsai os demônios" (Mt 10.8). Esta é a ordem que recebemos do Senhor.

3. A Vitória final sobre Satanás. 
O poder e a presença de Jesus incomodam o reino das trevas. O espírito imundo perguntou: "Viste aqui atormentar-nos antes do tempo ?" (Mt 8.29).
A Bíblia nos diz que, no fim do mundo, o diabo e seus anjos serão lançados no lago de fogo e enxofre (Ap 20.10). Quando os demônios perguntaram se Jesus havia vindo para torturá-los "antes do tempo", mostraram que conheciam seu destino final.
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Página 1353).
A presença de Jesus é um tormento para os demônios. O encontro de Jesus com o endemoninhado serviu como prenúncio da condenação final do diabo e seus anjos (Mt 25.41).



III – O PODER DE JESUS

1. Os demônios sabem quem é Jesus.
"Que temos contigo, Jesus Nazareno ? Vieste destruir-nos ? bem sei quem és: o Santo de Deus" (Mc 1.24). Sobre os demônios e Jesus :
1 - Os demônios têm medo e estremecem diante de Jesus (Tg 2.19)
2 - Jesus veio para desfazer as obras do Diabo (1 Jo 3.8)
Os demônios sabem que há um tempo determinado para o juízo divino sobre as hostes infernais e temem por isso.

2. A soberania de Jesus.
Nesta passagem de Mateus 5, vemos que aqueles demônios, ou pelo menos o porta-voz deles, suplicando, pediu três coisas :
1 - que Jesus não os mandasse para outra região (Mt 5.10)
2 - que não os mandasse para o abismo antes do tempo (Mt 8.29)
3 - que lhes permitisse entrar na manada de porcos que passava pelo local na 
     ocasião (Mt 5.11,12)
"E todos aqueles demônios lhe rogaram, dizendo : Manda-nos para aqueles porcos, para que entremos neles". (Mt 5.11).
O inimigo de nossa alma não pode faze o que quer (Jó 1.12; Jó 2.4-5).

3.  A Libertação do Oprimido.
A extraordinária libertação do gadareno logo chamou a atenção do povo. Algo espantoso. Encontraram o homem em perfeito juízo, vestido e junto com Jesus ( Lc 8.34-36. Jesus nos delegou essa tarefa : "Curai os enfermo, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai." (Mt 10.8).


IV – OS PORQUEIROS 

1. O Local do Acontecimento.
Segundo Mateus, o fato aconteceu na "província dos gadarenos" (Mt 8.28); Marcos e Lucas falam da "província dos gerasenos" (Mc 5.1; Lc 8.26).
Tanto Gadara como Gerasa faziam parte da região de Decápolis, a leste da Galiléia (Mc 5.20).

2.  Sobre a Manada de Porcos.
A população de Decápolis era mista, composta por judeus e gentios. A criação de porcos não era permitida aos judeus; por isso, é provável que o porqueiro fosse gentio.  Os porcos se precipitaram por um despenhadeiro, afogando-se no lago, afogando-se no lago (Lc 8.33). O prejuízo foi grande já que eram dois mil porcos (Mt 5.13).


3.  O Estranho pedido do Povo.
Jesus foi convidado a se retirar da terra dos gadarenos por causa do prejuízo dos porqueiros (Mc 5.16,17). Os porcos valiam mais que a vida humana, na concepção daquela gente.



CONCLUSÃO
A possessão demoníaca é um fenômeno estarrecedor que só pode ser contido pelo poder de Jesus.
Os demônios estremecem diante dEle. O poder de Satanás é muito limitado diante do poder de Jesus.
Todos nós precisamos de Jesus, da comunhão com Ele, para dEle receber poder e assim expulsar aos demônios, pois Ele nos deu essa autoridade (Lc 10.19,20).



PARA REFLETIR
A respeito de "Possessão Demoníaca e a Autoridade do Nome de Jesus", responda: 

• Qual a ênfase dada por Mateus no relato do endemoninhado gadareno ?
A ênfase de Mateus é a autoridade de Jesus sobre os espíritos malignos.

• Qual a ordem que recebemos de Jesus sobre os demônios ?
"Expulsai os demônios" (Mt 10.8).

• O que Marcos parece mostrar sobre Satanás e os demônios diante do Senhor Jesus ?
Marcos parece mostrar Satanás e seus demônios como inconvenientes, e não como seres todo-poderosos diante de Jesus (Mc 1.23-26,34; 3.11);

• Como os judeus consideravam os porcos e os demônios ?
Os judeus consideravam os demônios e os porcos como pertencentes à mesma ordem, e os porcos eram considerados o lar dos espíritos imundos.

• O que a população de Gadara fez depois que Jesus libertou o gadareno ?
Jesus foi convidado a se retirar da terra dos gadarenos por causa do prejuízo dos porqueiros (Mc 5.16,17).



BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Fundamentos da Verdade (Cornerstones of Truth) - ICI - 1986
Apostila - Angelologia - Universidade da Bíblia
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, Batalha Espiritual, O povo de Deus e a Guerra contra as Potestades do Mal, Comentarista Pr. Esequias Soares, 1 Trimestre 2019.

                              AGORA VAMOS A VÍDEO AULA SOBRE ESTA LIÇÃO.  TENHA BOM ESTUDO !                             









                                                                                                                                                                            
[     

Olá, estimado professor, segue abaixo material de apoio que o mesmo possa adicionar mais conteúdo para a sua aula.




                                                                                                                                                                            

Quando você tem em sua vida o poder de Deus, quando Jesus está governando e reinando no trono do seu coração, então aquele que está em você é maior do que aquele que está no mundo. 
Há, na realidade, pelo menos sete coisas que o diabo não pode fazer :
1 - O diabo não pode invadir o sangue de Jesus.
2 - O diabo não pode causar-lhe dano se você vestir toda a armadura de Deus diariamente, e reivindicar a autoridade que você tem em Jesus cristo.
3 - O diabo não pode ler a sua mente.
4 - O diabo não irá embora, a menos que você o expulse.
5 - Satanás não pode impedir que a montanha de sua dificuldades se mova, se você semear a semente da fé e falar a essa montanha
6 - O Diabo não pode impedir que se cumpram na terra os propósitos supremos de Deus.
7 - O Diabo não pode confessar que Jesus Cristo veio em carne ou que Jesus Cristo é Senhor.

Achei edificante o trecho abaixo ao qual quero compartilhar, lembrando que este livro pode ser baixar em PDF no link abaixo :

Clique Aqui - Baixar o Livro As Armas da sua Guerra (Retenha o que for bom)

1 - O diabo não pode invadir o sangue de Jesus.
Há alguns anos recebi um telefonema de alguém pedindo ajuda para outra pessoa. Um homem se havia trancado no quarto dum hotel e depois mandou dizer que se mataria, a não ser que Larry Lea fosse lá conversar com ele pessoalmente. Concordei, pois, em ir vê-lo, e o pastor Sonny Conatser foi comigo.
Ao nos aproximarmos do quarto onde supúnhamos que o homem devia estar, batemos na porta. Não houve resposta. Finalmente verificarmos a fechadura da porta: ela estava aberta, de modo que entramos com toda cautela. Não havia ninguém no quarto.
Fui ao banheiro, ainda como todo o cuidado, e nesse momento toda sorte de imagens me passou pela mente. Que iria eu encontrar atrás daquela porta ?
Ao entrar no banheiro, verifiquei que a cortina do chuveiro estava fechada sobre a banheira. Quando me aproximei para abri-la, ouvi a porta atrás de mim, bater ruidosamente.
Virei-me e dei de cara com um homem [...] estava em pé a uma distância de apenas 60 centímetros, naquele pequeno banheiro; media aproximadamente 1,90 m de altura [...] Podia ver-se pela aparência de seus olhos que ele estava "alto" com algo mais do que álcool. Imediatamente o homem abriu a camisa e sacou um revólver magnum 357, e passou a apontá-lo em minha direção. Lançou-me um olhar furioso e disse:
- Hoje nenhum de nós vai deixar vivo este quarto.
E continuou a repetir esta ameaça, como se fosse um ideia fixa.
É desnecessário dizer que naquele tipo de situação a gente descobre rapidamente qual o tipo de fé que se tem. instintivamente comecei a apelar para o sangue de Jesus, a reivindicar o poder do sangue de Jesus naquela situação, e a apropriar-me do sangue de Jesus sobre minha vida, sobre a de Sonny e sobre a deste homem.
Mesmo enquanto o homem vociferava e delirava incoerentemente, declarando-me que eu não sairia vivo dali, comecei a falar à meia-voz: "O sangue de Jesus tem poder e está sobre mim. O sangue de Jesus quebrou o poder do diabo. O sangue de Jesus me protege. O sangue de Jesus cobre Sonny."
Por que usei essas palavras ? Porque a coisa número 1 que o diabo não pode fazer é invadir o sangue de Jesus Cristo. O sangue de Jesus já rompeu o poder do diabo, e esse sangue é um força, um poder que está disponível neste universo a todo filho de Deus que pede livramento e salvação de toda situação, circunstância ou pecado.
Este homem ignorava o que eu estava fazendo ou dizendo. Ele não tinha a mínima ideia do que estava ocorrendo. Mas, de repente, parou de falar e fixou os olhos em mim, ainda me apontando a arma, como se esperasse minha reação.
Pensei: ó Deus, como seria bom se a tua Palavra estivesse em minha boca neste preciso momento, Eu não tinha ideia do que deveria dizer. Porém acreditava que o Espírito Santo estava em mim e falaria por meu intermédio.
Eu disse algo que até hoje não sei o que foi. Minha boca parecia proferir palavras sem o envolvimento de minha mente. Fosse o que fosse que eu havia dito, o que vi de imediato foi o homem abaixar o revólver e perguntar-me:
- Bem, que é que você quer que eu faça ?
Olhei para ele e disse :
- A primeira coisa que eu quero que você faça é deitar-se naquela cama. 
Não tinha a mínima ideia de por quê eu disse tal coisa. E repeti:
- Deite-se na cama!
Ele saiu do banheiro, encaminhou-se para a cama e deitou-se ainda segurando a arma [...] então comecei a orar :
- Em nome de Jesus [...] o homem soltou a arma [...] Depois guiei esse homem na oração do pecador, e naquela mesma hora ele aceitou a Jesus Cristo como seu Salvador e Senhor pessoal. Aquilo que teve início como uma hora de morte tornou-se uma hora de vida. Aquilo que começou como um momento em que os demônios gargalhavam, passou a ser uma hora de regozijo entre os anjos.
Como foi que isto aconteceu ? Estou firmemente convencido de que aconteceu porque o sangue de Jesus foi aplicado naquele momento. (Página 22-24).

Os demônios não deixam pacificamente uma fortaleza. Eles Têm de ser expulsos. Assim, compete aos homens e às mulheres  que se dizem filhos de Deus assumir autoridade sobre eles [...] e essa tarefa inclui ambos, você e eu. (Página 29).

                                                                                                                                                                            


                                                                                                                                                                            

25 comentários:

  1. Respostas
    1. Estou preparando o material de apoio, comentários desta lição, aguardo vossa visita mais tarde !

      Excluir
  2. Obrigado
    Pela a dedicção de transferir par outras pessoas o seu anos de conhecimentos e estudos da palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom santo ! Que DEUS continue lhe protegendo e abençoado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Severino, Amém, nosso Blog é atualizado diariamente, visite-nos sempre !

      Excluir
  4. Glória a Deus pelo seu trabalho, o slide mim ajudá muito mais aulas

    ResponderExcluir
  5. Que Deus continue abençoando em tudo! seus servos e seus familiares!

    ResponderExcluir
  6. Uma verdadeira bênção! Graças a Deus por sua dedicação e boa vontade em compartilhar seus estudos. Que o Senhor continue vos enriquecendo na graça, sabedoria e no amor de Deus até a vinda do Senhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, amém, que Deus continue abençoando vosso ministério, obrigado por confiar no nosso trabalho. Tentamos fazer o melhor e vamos melhorar a cada dia !

      Excluir
  7. ola blog Berianos tem muito me ajudado!! mais estou com problema em questão ao slide do dia 25 em diante não estou conseguindo abrir e nem baixa os slide de neste site peço por favor que de um olhada para ver o esta acontecendo obrigado!!! posso faço minha aula com este conteudo que e excelente amem!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estranho, só o irmão está com este problema ! Vamos fazer o seguinte envie uma solicitação de recebimento do Slide automaticamente toda a semana, estarei enviando para o seu email ok , também vou enviar um manual de como baixar os Slides. Fico no Aguardo do vosso email. A Paz do Senhor !

      Excluir
    2. ok Ola Pastor bom dia!! primeiramente muito obrigado pela atenção Pastor Éder Tome da Silva, fico feliz de ser atendido pelo o senhor e toda equipe deste blog, este problema que relatei só foi com este slide com a lição 04, acompanho o blog desde a revista passada,com titulo as parábolas de Jesus neles nunca ti problema nem de abrir e baixa certo!! estes blog tem me ajudado muito mesmo na preparação dos estudos para a EBD da minha igreja uso o estudo e subsidio e o slide para obra do Senhor Jesus sou professor!! e preciso muito da sua colaboração então por favor esteja enviando para o meu email é g.jose@zipmail.com.br ok!!!, também o manual de como baixar os Slides.
      fico aguardando seu retorno do aluno Jose waldyr de almeida gomes

      Excluir
    3. meu e-mail confinando g.jose@zipmail.com.br obrigado do aluno José Waldyr de Almeida Gomes obrigado Pastor Eder Tome da Silva!! amem

      Excluir
  8. continuação princialmente esta Lição 4 - Possessão Demoníaca e a Autoridade do Nome de Jesus não abre Prof Eder Tome da Silva amem!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José, muito Estranho, só o irmão relatou este problema ! Vamos fazer o seguinte envie uma solicitação de recebimento do Slide automaticamente toda a semana, estarei enviando para o seu email ok , também vou enviar um manual de como baixar os Slides. Fico no Aguardo do vosso email. A Paz do Senhor !

      Excluir
    2. Olá, boa noite! Também estou tendo o mesmo problema. Poderia me auxiliar?

      Excluir
  9. Parabéns pelo apoio.Excelente experiência com o Sangue de Jesus!! Q Deus continue levantando mais pessoas que crê no seu NOME

    ResponderExcluir
  10. Que Deus abençoe esse trabalho maravilhoso. Um conteúdo abençoando no qual podemos perceber o amor pela obra de Deus.

    ResponderExcluir
  11. Olá. Muito interessante e esclarecedor este seu estudo sobre possessão demoníaca. Parabéns.

    qual a sua opinião sobre as duas postagens no site BUSK BÍBLIA:

    "103- SATANÁS TEM UM LUGAR ONDE HABITA? COMO ELE VAI SER JOGADO NA TERRA?"

    "DE QUAL FORMA VOCÊ CRÊ O MILÊNIO ACONTECENDO?"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão vou ler vosso material já peguei os links abaixo e dou retorno,
      gosto demais desses assuntos, obrigado pela dica e pela visita ao nosso Blog.
      http://buskbiblia.blogspot.com/2018/12/de-qual-forma-voce-cre-o-milenio.html
      http://buskbiblia.blogspot.com/2018/04/102-satanas-tem-um-lugar-onde-habita.html

      Excluir