Total de visualizações de página

Páginas

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Lição 3 - A Natureza dos Demônios – Agentes da Maldade no Mundo Espiritual

 Aula Presencial dia 20 de Janeiro de 2019 


Estimado professor,   acredito que já tenha percebido que nosso SLIDE semanal traz uma abordagem DETALHADA de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino,  tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se ao conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado.  Baixe o Slide no formato desejado, Tenha liberdade de cortar, alterar e adicionar conteúdo para uso na sua EBD. 


OBJETIVOS GERAL
Conscientizar de que os demônios são anjos decaídos que se rebelaram contra Deus e o maioral deles é Satanás.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1- Apresentar a origem dos demônios conforme as Escrituras;
2- Expor a respeito da batalha no céu;
3- Destacar o maioral dos demônios;
4- Mostrar o pode de Jesus sobre os demônios.

 TEXTO ÁUREO 
E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele” (Ap 12.9).               

 VERDADE PRÁTICA 
Os Demônios são os anjos que se rebelaram contra Deus  seguindo o seu maioral, Satanás.

HINOS SUGERIDOS DA HARPA CRISTÃ

212 - Os Guerreiros se Preparam

258 - Na Rocha Eterna Firmado

305 - Campeões da Luz









                                                                 Apocalipse 12.7-10                                                                        
7 - E houve batalha no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão; e batalhavam o dragão e os seus anjos,
8 - mas não prevaleceram; nem mais o seu lugar se achou nos céus.
9 -  E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.
10 - E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora chegada está a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.
                                                                                                                                                                           





                                                   



INTRODUÇÃO
A demonologia é uma parte da Angelologia, a doutrina dos anjos, porque tanto demônios quanto anjos são criaturas espirituais e invisíveis.
A presente lição pretende mostrar a origem, a natureza e os objetivos dos demônios e do seu maioral.
A Bíblia tem um farto ensino acerca da existência e ministério dos anjos, como podemos negligenciar tal ensinamento ? Infelizmente a Angelologia tem sido negligenciada pela Igrejas e até teólogos. Fala-se pouco sobre o assunto.
De fato é uma das matérias mais difícil na Teologia Bíblica, todavia precisamos conhecê-la para não aderir a falsos ensinamentos como culto aos anjos e práticas esotéricas e místicas.
Como não estudar Demonologia nos dias atuais ? Nunca ficou tão evidente a possessão demoníaca (assunto da próxima lição 4) e adoração e demônios, coloquei no slide uma observação sobre a existência das Igrejas de Satanás, esta adoração aos demônios e ídolos vem aumentado a cada dia (Ap 9.20-21), juntamente com o espiritismo e religiões africanas. Hoje em dia, as pessoa falam abertamente que são satanistas e que adoram demônios, zombando de tudo o que é sagrado.
Eis aqui a oportunidade de conhecer nosso adversário, a quem travamos uma grande Batalha Espiritual.



I – ORIGEM DOS DEMÔNIOS

1. Os Anjos caídos e os Demônios.
Ele são os restantes dos anjos que seguiram Satanás após a sua rebelião contra Deus (Ap 12.9).
A tradição judaica antiga descreve essa queda na literatura apocalíptica do período interbíblico como os Oráculos Sibilinos e o Livro de Enoque.

Na criação original dos anjos, não houve essa classificação entre bons e maus. A Bíblia declara que os anjos foram criados no mesmo nível de justiça, bondade e santidade (2Pe 2.4; Jd 6). O que define entre bons e maus é o fato de que foram criados como seres morais com livre-arbítrio, e daí, a liberdade de escolha consciente entre o bem e o mal. A queda de Lúcifer deve-se a esta condição moral dos anjos (Is 14.12-16; Ez 28.12-19).
(Apostila Angelologia - Universidade da Bíblia - Pág.14).

2. A Expulsão do Querubim Ungido.
No princípio, Deus criou o querubim ungido, perfeito em sabedoria e formosura, conforme o texto abaixo :

Ezequiel 28:12-15
“... Você era o modelo de perfeição, cheio de sabedoria e de perfeita beleza... Você estava no Éden, no jardim de Deus; todas as pedras preciosas o enfeitavam... tudo foi preparado no dia em que você foi criado. Você foi ungido como um querubim guardião, pois para isso eu o determinei. Você estava no monte santo de Deus e caminhava entre as pedras fulgurantes. Você era inculpável em seus caminhos desde o dia em que foi criado até que se achou maldade em você."
Muitos teólogos apontam o texto acima se referindo a Satanás, sendo assim, o mais elevado dos anjos "querubim ungido", encabelou a rebelião. Não há dúvida que Lúcifer tenha sido o chefe da apostasia. Is 14.12 se refere a ele como sendo a Estrela da Manhã e Filho da Alva, e lamenta a sua queda. Ez 28.15-17 semelhantemente descreve sua queda. Não pode haver dúvidas, portanto, de que houve realmente uma queda para alguns dos anjos.(Apostila Angelologia - Universidade da Bíblia - Pág.46).

Qual é a causa da Queda de Lúcifer ?
Apoiada em bases bíblicas, é de que a queda do “querubim ungido” resultou de sua própria escolha. Deus estabeleceu a sua soberana vontade para ser obedecida e apreciada por seus anjos. Entretanto, a vontade divina não seria obedecida por força, mas livremente. É por esse princípio bíblico que podemos entender a causa da queda. (Apostila Angelologia - Universidade da Bíblia - Pág.47).

A Bíblia diz que Satanás é o maioral dos demônios, vejamos : 

Mateus 12:24
“Mas os fariseus, ouvindo isto, diziam: Este não expulsa os demônios senão por Belzebu, príncipe dos demônios.”

Mateus 25:41
"Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;"


Ele se rebelou contra Deus e foi expulso do céu, vejamos :

Isaías 14:12-15
12 - Como caíste desde o céu, ó Lúcifer, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!
13 - E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.
14 - Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.
15 - E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo.


A Escritura de Isaías 14 é tipológica. A profecia fala do rei Nabucodonosor, um rei ilustrado à semelhança de Thobal, rei de Tiro. O que precedeu a queda do “querubim” foi a sua ilusão e engano acerca do seu próprio poder nas hostes angelicais. Imaginando-se superior a todos os demais anjos criados, pretendeu tomar o lugar do Criador.
Ambição desmedida e o desejo de ser mais que Deus foi uma das causas para a queda de Lúcifer. Neste texto, o rei da Babilônia é acusado de ter essa ambição, e ele também simboliza Satanás (Is 14.13,14). A queda de Lúcifer foi inevitável e conseqüente. Sua avidez irrefreada de querer ser igual a Deus, aguçou o interesse de grande número de anjos que resolveu acompanhá-lo. Por esse ato pecaminoso contra o seu Criador, Lúcifer foi destituído de suas funções celestiais e condenado a execração eterna. Mas ele continua como o instigador do pecado no mundo (Rm 7.14)
(Apostila Angelologia - Universidade da Bíblia - Pág.47).


Apesar dos anjos terem a liberdade de escolher entre pecar ou não, eles não eram forçados a obedecer a Deus e a conservar sua primitiva posição. A escolha deles, portanto, foi inteiramente voluntária. Infelizmente, não dispomos dos detalhes sobre os acontecimento que circundaram a tragédia, quando uma parcela da companhia angelical caiu no pecado (ASSISTA O FILME - A BATALHA FINAL na seção material de apoio no final desta página). Não obstante, Paulo, por divina inspiração, deu a entender que o fracasso do diabo ocorreu em resultado de sua soberba (1Tm 3.6).
Diversas porções bíblicas, que se referem primariamente a monarcas terrenos, também parecem simbolizar Satanás. Por exemplo, Ezequiel 28.12-19, onde lemos que o rei de Tiro caiu por haver-se orgulhado demasiadamente de seu resplendor. Esse orgulho destruiu totalmente a capacidade de conduzir-se de maneira correta ou de exercer um juízo são.
O rei da Babilônia também foi condenado por motivo de excessivo orgulho e de sua ambição, de acordo com o trecho de Isaías 14.12-15. Sem importar se esses exemplos bíblicos referem-se simbolicamente ou não à queda de Satanás, sabemos que alguns dentre a hoste dos anjos, por vontade própria, preferiram abandonar suas posições de autoridade espiritual e o seu próprio domicílio (ver Judas 6).
Parece que essa atitude que causou a queda do Diabo no pecado, também infestou um grande número de anjos. A despeito de qualquer coisa, sabemos que Satanás é um grande mestre no engodo, no ludíbrio (João 8.33). Para Satanás e os outro anjos que se rebelaram, o que lhes importava era a sua própria escolha e auto-interesse, e não a preferência do Senhor e os Seus interesses. O resultado disso, porém, foi desastroso, e seguiu-se o julgamento divino: "...Deus não perdoou aos anjos que pecaram..." (2 Pedro 2.4). (Fundamentos da Verdade - Editora ICI - Página 139).

Na queda, saíram com ele os anjos que aderiram à rebelião, e uma parte deles continua em prisão :

2 Pedro 2:4
"Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo;"

Judas 6
"E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia;"

3. Os Demônios na Cultura Pagã.
Os termos gregos traduzidos por "demônio" no Novo Testamento : 






II – A BATALHA NO CÉU 

1. O Arcanjo Miguel e o Dragão (Ap 12.7,9).
1 - O Arcanjo Miguel lidera uma guarnição angelical (Dn 10.13,21), ele é mais poderoso do que o dragão.
2 - O Dragão é identificado com o próprio Diabo e Satanás.

Existem duas perguntas a serem respondidas quando se lê Apocalipse 12 , ao qual não podemos fazer confusão :
1) Quando ocorreu a queda dos anjos rebeldes ? (veja filme no material de apoio)
A Escritura silencia quanto a este ponto; mas deixa claro que a queda dos anjos se deu antes da queda do homem, já que Satanás entrou no Jardim sob a forma de serpente e induziu Eva a pecar. (Apostila Angeolologia - Universidade da Bíblia - Pág.46)
2) Esta Batalha entre o Arcanjo Miguel e o Dragão já aconteceu ?
Já tivemos um batalha referente a queda, fico com os teólogos que apoiam que esta batalha relatada em Apocalipse 12 ainda vai ocorrer.
João vê o conflito entre Deus e Satanás. Ele vê a fonte de todo o pecado, de todo o mal, de toda a perseguição e de todo o sofrimento presentes na terra, e entende por que a grande batalha entre as forças de Deus e as de Satanás deve acontecer em breve. Nestes capítulos, a natureza do mal é exposta, e Satanás é visto em toda a sua maldade.(Bíblia de estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.1842).
Li uma interpretação textual do Prof. de Teologia José Roberto A. Barbosa ao qual quero enfatizar, é de sua importância : "Ao estudarmos o assunto da batalha espiritual, precisamos ter cuidado para não dar ideia que existem poderes iguais, como se fossem forças antagônicas em condições semelhantes, disputando território e poder. (Blog : subsídioebd.blogspot.com).

2. A Expulsão de Satanás (Ap 12.8).
Esta passagem é muito disputada pelos expositores bíblicos e há diversas interpretações:
1 - Há os que acreditam que se trata da queda original de Satanás, outros afirmam que não.
2 - Alguns interpretam que Satanás teria acesso ao céu antes da ascensão de Jesus.
De uma forma ou de outra, a derrota do inimigo já está decretada, conforme revelou o próprio Senhor : "Eu vi Satanás, como raio, cair do céu" (Lc 10.18).
Esta passagem de Apocalipse 12 se trata da queda original de Satanás ? conforme escrevi acima acredito que seja uma outra batalha que será travada futuramente.
No vídeo do programa "Vejam Só" (vide material de apoio) o convidado para debater o assunto Pr. Dr. Carlos Augusto Vailatti diz que esta batalha pode se referir a uma batalha que ocorreu no âmbito do século I ( de onde ele tirou isso ?, veja no minuto 44 em diante) ou uma batalha que ainda vai ocorrer. Creio que a primeira opção mencionada serviu para confundir ainda mais os telespectadores.

3. A Vitória final sobre Satanás. 
A derrota final de Satanás, na verdade, teve início com a morte, ressurreição e ascensão de Jesus.
A partir daí, as acusações do Diabo contra nós caíram por terra, porque quem nos justifica diante de Deus é o próprio Cristo (Rm 5.1; 8.33).







III – O MAIORAL DOS DEMÔNIOS

1. A Serpente.
O termo "dragão" e drakon em grego e seu sentido é diversificado como "monstros, animais do deserto, serpentes".



No Novo Testamento, só aparece em Apocalipse : "o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e Satanás, que engana todo o mundo" (Ap 12.9).
Satanás (a serpente) é perito em enganar como fez com Eva e ainda hoje, enganar é uma de suas especialidades (2 Coríntios 2.11; 11.3).


2. Satanás.
Não é possível descrever todos os nomes do inimigo de Deus e do seu povo. O nome mais conhecido vem do hebraico satan, "Satanás, adversário". É no prólogo do livro de Jó que Satanás aparece pela primeira vez como ser espiritual que acusa os justos diante de Deus. As Escrituras o revelam primeiramente com nome pessoal quando induz o rei Davi a fazer o recenseamento: "Então, Satanás se levantou contra Israel e incitou Davi a numerar a Israel" (1 Cr 21.1).

3.  Diabo.
O termo grego diábolos, “caluniador", é usado com frequência na Septuaginta para traduzir a palavra hebraica satan, "adversário". O termo vem do verbo diabállo, "acusar, difamar, enganar, provocar um desacordo". A especialidade dele é enganar e acusar (v.10). Jesus disse que a essência da natureza dele é a mentira. Sua habitação ainda não é o inferno.

João 8.44
"Vós tendes por pai ao diabo e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira" 

Mateus 25.41
"o fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos".



IV – O PODER DE JESUS SOBRE OS DEMÔNIOS 

1. O Contexto Bíblico.

Há relativamente pouco registro sobre os demônios no Antigo Testamento. 
A tradição judaica considera os demônios como anjos caídos que se uniram a Satanás na sua rebelião contra Deus. 
Os demônios são identificados no Novo Testamento como os espíritos imundos (Lc 4.33; 8.29; Ap 18.2) e os espíritos malignos (Lc 8.2). Eles são malévolos, podem entrar nas pessoas (Lc 11.24-26) e causam todo o tipo de doença (Lc 9.39-42), embora nem todas enfermidades sejam de origem demoníaca (Lc 13.32).

2.  O Triunfo de Cristo.
A vitória preliminar de Jesus sobre Satanás começa na tentação do deserto (Mt 4.11). O Diabo já está derrotado preliminarmente (Jo 12.31) e está julgado (Jo 16.11).
Mesmo assim, ele continua se opondo à obra de Deus.
Em breve, Deus "esmagará" Satanás debaixo de nossos pés" (Rm 16.20).



CONCLUSÃO
Os demônios são reais, são espíritos maus e imundos, o oposto dos anjos. Jesus é a única garantia de que eles nada podem contra nós; antes, Jesus disse: "Eis que vos dou poder para pisar serpentes, e escorpiões, e toda a força do Inimigo, e nada vos fará dano algum" (Lc 10.19).



PARA REFLETIR
A respeito de "A Natureza dos Demônios",responda: 

• Quais os significados dos termos gregos daimonion e daimon?
Daimonion, "demônio, um deus, uma divindade", para designar os deuses pagãos (Dt 32.17); e daimon, "um espírito mal, demônio".

• Quando teve início a derrota final de Satanás?
A derrota final de Satanás, na verdade, teve início com a morte, ressurreição e ascensão de Jesus.

• Quais os significados nos nomes "Satanás e Diabo"?
Satanás significa "adversário"; Diabo, "caluniador".

•Qual a essência da natureza do Diabo?
Jesus disse que a essência da natureza dele é a mentira.

• Onde começou a derrota de Satanás com a vinda de Jesus?
A vitória preliminar de Jesus sobre Satanás começa na tentação do deserto (Mt 4.11).



BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Fundamentos da Verdade (Cornerstones of Truth) - ICI - 1986
Apostila - Angelologia - Universidade da Bíblia
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, Batalha Espiritual, O povo de Deus e a Guerra contra as Potestades do Mal, Comentarista Pr. Esequias Soares, 1 Trimestre 2019.

                              AGORA VAMOS A VÍDEO AULA SOBRE ESTA LIÇÃO.  TENHA BOM ESTUDO !                             










                                                                                                                                                                            
[     

Olá, estimado professor, segue abaixo material de apoio que o mesmo possa adicionar mais conteúdo para a sua aula.

Programa Vejam Só
Debate - Tema : Demonologia 
Deus quer que conheçamos esse assunto ? Por quê ?

Trecho que quero evidenciar do Vídeo - Fala do Pr. Dr. Carlos Augustus Vailatti :
"Quando estudamos Batalha Espiritual, o problema são os extremos, eu vejo problema quando não queremos estudar e viver uma vida alienada como se os demônios não existissem ou desdenhando deles como se fosse mero fruto da imaginação humana e vejo problema no outro extremo quando nós atribuímos tudo aos demônios... como alguns livros do movimento da batalha espiritual. O Tema batalha espiritual é um tema bíblico, agora o movimento teológico da batalha espiritual é outra estória. Então é esse pessoal, sem generalizações, aderentes ao movimento da batalha espiritual que surgiu no contexto norte-americano e veio ao Brasil nas últimas décadas que vai entender que existe por exemplo: Espírito de solteirisse, Espírito de sono (Minuto 54 em diante).



Filme : A Batalha - Antes da criação do Mundo

                                                                                                                                                                            

33 comentários:

  1. Gloria a Deus muito bom esse trabalho de slides gosto muito de da aula usado ele Deus abencoi vocês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jairzinho, fico feliz de contribuir de alguma forma na sua EBD, A paz do Senhor !

      Excluir
  2. Graça e paz
    Parabéns pelo ótimo trabalho realizado neste site, é de muita valia o que você nos proporciona, Deus abençoe sempre a sua vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e Paz, obrigado irão Jorge, nosso site é atualizado diariamente sempre trazendo algo mais para a lição que esta sendo estudada. Favor divulgar este trabalho !

      Excluir
  3. Sou aluna da EBD, mas mesmo assim gosto muito de sempre estudar as lições com antecedência e utilizo este blog como instrumento de estudo. Deus continue abençoando sua vida, meu irmão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tuânia, que benção que encontrou nosso Blog e que esteja fazendo dele um instrumento de Estudo. Estou Feliz por isso, obrigado pela confiança, procuramos trazer um material de apoio de qualidade ! A Paz do Senhor !

      Excluir
  4. Paz do Senhor Jesus! Amados, gostaria de agradecer grandemente à cada um dos irmãos que estão envolvidos neste trabalho. É de grande proveito para nós professores e aprendizes da palavra do Senhor. Que o nosso Deus vos recompense pelo vosso esforço e dedicação ao ensino da palavra da verdade. Continuemos firmes, aprendendo mais para servir melhor. Fiquem na paz do Senhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Ozéas, a paz do Senhor Jesus, Deus abençoe pelas palavras de incentivo, vamos continuar firmes neste propósito, melhorando a cada dia. Forte Abraço !

      Excluir
  5. Ótimo trabalho irmão Eder. Que o nosso Deus, continue a te inspirar nessa nobre tarefa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas visitas irmão Marcelo e se tiver um tempinho assista o filme (30 minutos) sobra a Batalha - queda de Lúcifer na seção "Material de apoio"

      Excluir
  6. Obrigado pelas visitas irmão Marcelo e se tiver um tempinho assista o filme (30 minutos) sobra a Batalha - queda de Lúcifer na seção "Material de apoio".

    ResponderExcluir
  7. Muito bom parabéns, Deus continue usando você sempre...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estamos estudando a Lição 4 em breve postagem Aqui do nosso Material de apoio - Não perca ! A Paz do Senhor irmão Joabe, Deus abençoe pelas palavras de incentivo.

      Excluir
  8. Graça e paz Éder, passando para parabenizar você e sua equipe pelo trabalho de qualidade e sério centrado em Cristo que você realiza. Uso seus slides e demais materiais e são perfeitos. No app SlideShare os primeiros slides da atual lição não estão aparecendo.
    Deus lhe recompense por todo esforço e dedicação e compartilhamento desse seu trabalho exemplar. Joaquim Martins.(Igreja Evangélica Missão Fonte de Vida) em Salvador. Instagram:igfontedevida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Joaquim, Deus abençoe pelo retorno, vou verificar o que esta ocorrendo com o app Slideshare, a nossa hospedagem é gratuíta, esta ferramenta e boa mas as vezes dá alguns problemas, quando relatamos problemas para o suporte da Slideshare as vezes demora a solução, mas elas chegam satisfatoriamente. Em Tempo, forte abraço !

      Excluir
    2. Joaquim, por enquanto sugiro via smartphone entrar no blog bereanos-na-ebd.blogspot.com , entre na lição desejada e clique BAIXAR SLIDE na opção PDF (Adobe Reader) que vai entrar direto no SLIDESHARE sem problema algum. A Paz do Senhor !

      Excluir
  9. Situação do app SlideShare já resolvida. Era minha lenta conexão. Deus continue lhe abençoando.

    ResponderExcluir
  10. Aprendo muito estudando pelos slides. É um trabalho.muito bem.feito. e detalhado. Parabéns Deus seja glorificado em vossas vidas

    ResponderExcluir
  11. Respostas
    1. Mari já estamos preparando a Lição 4 , A Paz do Senhor !

      Excluir
  12. A PAZ do SENHOR PR.EDER.Preciso muito dos sldes da lição 7 em diante (batalha Espirituais)pois começamos a lição antes de vcs.Eu dou aulas e gosto muito dos seus sldes ,eu tenho aprendido muito..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Helio, ainda não temos, futuramente vou adiantar os slides, por enquanto ainda não esta sendo possível.

      Excluir
  13. Parabéns.
    O estudo foi de excelente proveito e bem explicado .
    O filme batalha final e perfeito .
    Parabéns.
    Deus abençoe vcs cada dia .
    E lhes de muita graça e entendimento .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiane, o filme é perfeito, a gente passa a entender melhor esta questão de "Batalha Espiritual" , uma frase do apresentador ficou na minha cabeça : "O livre-arbítrio é bom, mas é perigoso", visto que assim como Lúcifer e parte dos anjos fizeram a escolha errada, quantas pessoas estão fazendo as escolhas erradas. Deus abençoe pelo retorno !

      Excluir
  14. Olá professor.
    Nosso Deus criou seus anjos e toda sua criação com livre arbítrio,os anjos que não se rebelaram escolheu ser obediente ao nosso Deus, então porque que o criador não aniquilou logo aquele mal satanás e seus demonios para que a humanidade desfrutasse de gozo no paraíso e poupasse eva de ser tenta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Deus quer que more no céu somente as pessoas que foram provadas, testadas, e que diante do livre-árbitrio escolheu segui-lo. Deixou o homem conhecer os dois lados e fazer a sua escolha, simples assim. Deus não quer pessoas como rôbos, que foram programadas para fazer determinada coisa ... Deus que que o sigamos de livre e espontânea vontade. Espero ter esclarecido !

      Excluir
  15. Sou aluno da Ebd e gosto muito de estudar as lições com antecedência e acompanho pelo blog, agradeço a Deus pela sua vida meu irmão que Deus continue te abençoando em nome de Jesus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Wellington, a paz do Senhor ! Amém, obrigado por dar este retorno para nós e pela confiança no nosso trabalho.

      Excluir