Aula Presencial dia 27 de Agosto de 2017
Estimado professor, acredito que já tenha percebido que nosso slide semanal traz uma abordagem completa de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino, tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se ao conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado. Faça bom uso ! Baixe o Slide, Tenha liberdade de alterá-lo se desejar, Divulgue e Compartilhe
Aula Presencial dia 27 de Agosto de 2017
Estimado professor, acredito que já tenha percebido que nosso slide semanal traz uma abordagem completa de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino, tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se ao conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado. Faça bom uso ! Baixe o Slide, Tenha liberdade de alterá-lo se desejar, Divulgue e Compartilhe
OBJETIVOS GERAL
Conscientizar
os crentes a respeito da necessidade e da possibilidade de termos uma vida
santa diante de Deus e da sociedade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1 - Conceituar santidade;
2 - Mostrar a necessidade de termos uma vida santa;
3 - Apontar para a possibilidade de termos uma
vida santa.
TEXTO ÁUREO
"Mas, como é santo aquele que
vos chamou, sede vós também
santos em toda a vossa maneira de viver." (1
Pe 1.15)
VERDADE PRÁTICA
Cremos
na necessidade e na possibilidade de termos uma vida santa e
irrepreensível por
obra do Espírito Santo, que nos capacita
a viver como fiéis testemunhas de
Jesus Cristo.
PONTO CENTRAL
É necessário e, principalmente, possível vivermos uma vida santa.
HINOS SUGERIDOS DA HARPA CRISTÃ
75 - Em Jesus tens a palma da vitória
91 - Nívea a Luz
282 - Que Sangue Precioso
1 Pedro 1:13-22
13
Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai
inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo;
14 Como
filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia
em vossa ignorância;
15 Mas,
como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa
maneira de viver;
16
Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.
17 E,
se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de
cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação,
18
Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes
resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos
pais,
19 Mas
com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,
20 O
qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do
mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós;
21 E
por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu glória,
para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus;
22
Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor
fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração
puro;
Segunda-Feira – Levitico 10:10
O
profano é aquele que lida com as coisas sagradas como se fossem banais
10 : 10 E para fazer diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo,
Terça-Feira – Êxodo 26:33
Santo é
a separação daquilo que é de uso comum
26 : 33 Pendurarás o véu debaixo dos colchetes, e porás a arca do testemunho ali dentro do véu; e este véu vos fará separação entre o santuário e o lugar santíssimo,
Quarta-Feira – Levitico 19:2
Deus
é santo
19 : 2 Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo.
Quinta-Feira – Hebreus 9:14
O
sangue de Cristo nos santifica
9 :14 Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?
Sexta-Feira – 1 Pedro 1:16
Deus
nos chamou para a santificação
1 : 16 Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.
Sábado – Hebreus 12:14
Sem
a santificação ninguém verá o Senhor
12 : 14 Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;
Quando
o pecador se arrepende e aceita Jesus como seu Salvador pessoal, ele é
justificado, regenerado, santificado e adotado na família de Deus. A
santificação é especialidade do Espírito Santo; é instantânea, mas ao mesmo
tempo progressiva, pois esse processo continua na vida do crente. O presente
estudo pretende explicar a necessidade e a possibilidade de uma vida santa.
I - DEFININDO OS TERMOS
1. A santidade de Deus.
Essa
santidade é absoluta, pois Deus é santo em seu caráter e essência, conforme
disse o profeta Amos, em duas ocasiões: "Jurou o Senhor Jeová, pela sua
santidade" e "Jurou o Senhor Jeová pela sua alma" (Am 4.2; 6.8).
A santidade é característica fundamental de Deus (Is 6.3; Ap 4.8). Ele é
singular por causa de sua majestade infinita e também em virtude de se tratar
de um Ser totalmente distinto e separado, em pureza, de suas criaturas (SI
99.1-5). Essa santidade é a plenitude gloriosa da excelência moral de Deus, que
existe nEle e que nEle se originou, não tendo sido derivada de ninguém:
"Não há santo como é o SENHOR [...]" (1 Sm 2.2).
2. Significado.
O verbo
hebraico qadash,"ser
santo", e seus derivados "santo, santificar, dedicar,
consagrar", no Antigo Testamento, significam "separar". Quando
aplicado à religião de Israel, tem a ideia de "separar para Deus, retirar
do uso comum", tal como pode ser visto em Levítico 10.10. Isso vale para
lugares (Êx 3.5), casas e campos (Lv 17.14,16), utensílios e animais (Lv
8.10,11; 10.12,13,17), o ouro do Templo (Mt 23.17,19), pessoas (Êx 28.41) e
muitas outras coisas, como dias santos, festas, etc. Assim, o sentido de
santidade é de afastar-se de tudo o que é pecaminoso, de tudo o que contamina.
A
Septuaginta traduz qadosh,"santo",
pelo termo grego hagíos,
"santo", palavra adotada pelos escritores do Novo Testamento. Há
outro termo menos comum, mas igualmente importante, taher, "purificar", e seu
cognato katharizo, no grego, usado na Septuaginta e no Novo Testamento nos
sentidos cerimonial e moral.
3. Exclusividade.
Dizer
que qualquer coisa, objeto ou pessoa é consagrada, separada ou dedicada a Deus
significa dizer que isso pertence a Ele (Êx 13.2) ou serve a Ele com
exclusividade (Êx 30.30; Lv 20.26). O que é sagrado não pode ter uso comum; o
azeite da unção e o incenso do santuário não podiam ter outro uso (Êx
30.33,38). O sagrado deve ser tratado como tal. Os antigos hebreus levavam a
santidade a sério. Todos esses rituais de consagração são representações
visuais de verdades espirituais reveladas no Novo Testamento (Cl 2.17; Hb 8.5;
9.9).
II - A NECESSIDADE DE TERMOS UMA VIDA SANTA
1. Israel.
O apelo
à santidade diz respeito à pureza da nação de Israel para manter o povo
distante da idolatria, da prostituição e de outras práticas pecaminosas. Deus
escolheu Israel para ser sua propriedade particular dentre todos os povos,
reino sacerdotal e povo santo: "[...] então, sereis a minha propriedade
peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha. E vós me sereis
reino sacerdotal e povo santo [...]" (Êx 19.5,6). O estilo de vida dos
israelitas devia estar de acordo com a santidade do seu Deus: "Santos
sereis, porque eu, o SENHOR, vosso Deus, sou santo" (Lv 19.2). Essa
santidade exigida era mais do que natural, porque Deus é santo (Lv 11.44), e os
israelitas foram "separados", ou seja, "retirados" dentre
os povos para Deus.
2. A Igreja.
Os três
propósitos de Deus com Israel são os mesmos para a Igreja: "Mas vós sois a
geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que
anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa
luz" (1Pe 2.9). Assim como os israelitas, fomos chamados por Deus e
separados para o seu serviço; agora somos sacerdócio real, nação santa e povo '
adquirido.
Desde
os tempos do Antigo Testamento, a idolatria e a prostituição sempre caminharam
juntas (Jz 8.33; Os A.13,14). Esses são os mesmos desafios da igreja hoje:
"Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais
da prostituição" (1Ts 4.3). Devemos fugir da prostituição e também da
idolatria (1Co 6.18; 10.14).
3. Uma exigência natural.
Essa
exigência é mais do que natural porque Deus é Santo: "mas, como é santo
aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver,
porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo" (l Pé 1.15,16)
assim como o é seu Filho Jesus Cristo (Lc 1.35; Jo 6.69). Da mesma maneira como
Deus escolheu e santificou o povo de Israel para viver em santidade, assim
também o Senhor Jesus nos chamou para vivermos uma vida santa. Israel precisava
viver longe
das
práticas imorais dos cananeus, nós, da mesma forma devemos nos abster da
prostituição.
III - A POSSIBILIDADE DE TERMOS UMA VIDA SANTA
1. A santificação posicional.
É o
primeiro aspecto da santificação, também chamado de santificação passada ou
instantânea. É posicional porque acontece uma mudança no ser humano, de pecador
para santificado em Cristo (At 26.18; 1Co 1.2).
É a
santificação que ocorre quando o pecador recebe, pela fé, a Jesus como Senhor e
Salvador pessoal (1 Co 1.30). Essa santificação é instantânea, mas é também o
começo de uma vida progressiva de santificação. Todos nós, salvos em Jesus,
somos santos, e é assim que somos reconhecidos no Novo Testamento (At
9.13,32,41) e é dessa maneira que o apóstolo Paulo se dirige aos crentes nas
suas epístolas (Rm 1.7). A base dessa santificação é o sacrifício de Jesus (Hb
10.10,14), mas ela é obra do Deus trino e uno por ocasião da conversão do
pecador a Cristo (Jo 17.17; 1 Co 6.11; 1Pe 1.2).
2. A santificação real.
É
conhecida como a santificação presente. Ela é progressiva (Pv 4.18). A cada dia
avançamos em santidade: "Mas todos nós, com cara descoberta, refletindo,
como um espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória,
na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor" (2 Co 3.18). Observe que
havia crentes carnais na Igreja de Corinto (1Co 3.3) e, mesmo assim, eles são
considerados "santos", por isso precisavam de crescimento espiritual
(2 Pé 3.18). De igual modo, o apóstolo Pedro exorta à santificação (1 Pe
1.15,16) os mesmos que ele antes chama "santos" 1 Pe 1.2). Isso é
possível porque somos nascidos de Deus (1 Jo 4.7; 5.1) e o Espírito Santo está
em nós e habita em nós (Jo 14.17; 2 Tm 1.14).
3. A santificação futura.
É o
terceiro aspecto da santificação, conhecido também como
"glorificação" (Fp 3.11). Na ressurreição, seremos completos, e isso
é extensivo à santificação, quando o Senhor Jesus declara "que
transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo
glorioso" (Fp 3.21). É nessa ocasião que veremos a Deus como Ele é (1Jo
3.2). Essa é a nossa esperança.
4. É possível ser santo?
Sim! É
possível. E deve ser o desejo de todo cristão se parecer com Jesus e ter uma
vida santa, assim como o Mestre teve. Pela sua infinita graça, Deus concede
vida santa a todos os pecadores, desde que eles se arrependam e confessem o
nome de Jesus (Rm 10.9,10). Assim, Deus disponibilizou três meios para a
santificação: o sangue de Jesus: "E, por isso, também Jesus, para
santificar o povo pelo seu próprio sangue, padeceu fora da porta" (Hb
13.12); o Espírito Santo (2 Ts 2.13); e a própria Palavra de Deus (Jo 17.17; Ef
5.26). O Senhor nos forneceu todos os recursos necessários para uma vida santa
e separada do mundanismo (Rm 12.1,2).
CONCLUSÃO
O nosso
dever não consiste apenas em nos afastar do pecado e de toda a forma de
paganismo, mas também de combatê-los com a pregação do evangelho e com nossa
maneira de viver, assim como fizeram os primeiros cristãos. O cristianismo é a
única religião do planeta que tem o Espírito Santo (Jo 14.16,17). É Ele quem
nos capacita a viver em santidade e a vencer as tentações. Somos privilegiados
porque temos Jesus e o Espírito Santo.
PARA REFLETIR
A
respeito da necessidade e da possibilidade de ter uma vida santa, responda:
• Qual o significado de qadash e qual o sentido de santificação?
O verbo hebraico “qadash” ser santo", e seus derivados
"santo, santificar, dedicar, consagrar", no Antigo Testamento,
significam "separar".
• O que é santificação posicional?
É o primeiro aspecto da santificação, também chamado de santificação
passada ou instantânea.
• O que é santificação real?
É conhecida como a santificação presente.
• O que é santificação futura?
É o terceiro aspecto da santificação, conhecido também como
"glorificação" (Fp 3.11).
• Quais os três meios que Deus disponibilizou para a
santificação?
Deus disponibilizou três meios para a santificação: o sangue de Jesus;
o Espírito Santo (2 Ts 2.13) e a própria Palavra de Deus (Jo 17.17; Ef 5.26).
BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, A Razão da Nossa Fé - Assim cremos, assim viveremos, Comentarista Esequias Soares, 3 Trimestre 2017.
OBJETIVOS GERAL
Conscientizar
os crentes a respeito da necessidade e da possibilidade de termos uma vida
santa diante de Deus e da sociedade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1 - Conceituar santidade;
2 - Mostrar a necessidade de termos uma vida santa;
3 - Apontar para a possibilidade de termos uma
vida santa.
|
TEXTO ÁUREO
"Mas, como é santo aquele que
vos chamou, sede vós também
santos em toda a vossa maneira de viver." (1
Pe 1.15)
VERDADE PRÁTICA
Cremos
na necessidade e na possibilidade de termos uma vida santa e
irrepreensível por
obra do Espírito Santo, que nos capacita
a viver como fiéis testemunhas de
Jesus Cristo.
PONTO CENTRAL
É necessário e, principalmente, possível vivermos uma vida santa.
HINOS SUGERIDOS DA HARPA CRISTÃ
75 - Em Jesus tens a palma da vitória
91 - Nívea a Luz
282 - Que Sangue Precioso
1 Pedro 1:13-22
|
13
Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai
inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo;
14 Como
filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia
em vossa ignorância;
15 Mas,
como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa
maneira de viver;
16
Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.
17 E,
se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de
cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação,
18
Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes
resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos
pais,
19 Mas
com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,
20 O
qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do
mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós;
21 E
por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu glória,
para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus;
22
Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor
fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração
puro; |
Segunda-Feira – Levitico 10:10
O
profano é aquele que lida com as coisas sagradas como se fossem banais
|
10 : 10 E para fazer diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo,
|
Terça-Feira – Êxodo 26:33
Santo é
a separação daquilo que é de uso comum
|
26 : 33 Pendurarás o véu debaixo dos colchetes, e porás a arca do testemunho ali dentro do véu; e este véu vos fará separação entre o santuário e o lugar santíssimo,
|
Quarta-Feira – Levitico 19:2
Deus
é santo
|
19 : 2 Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo.
|
Quinta-Feira – Hebreus 9:14
O
sangue de Cristo nos santifica
|
9 :14 Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?
|
Sexta-Feira – 1 Pedro 1:16
Deus
nos chamou para a santificação
|
1 : 16 Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.
|
Sábado – Hebreus 12:14
Sem
a santificação ninguém verá o Senhor
|
12 : 14 Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;
|
Quando
o pecador se arrepende e aceita Jesus como seu Salvador pessoal, ele é
justificado, regenerado, santificado e adotado na família de Deus. A
santificação é especialidade do Espírito Santo; é instantânea, mas ao mesmo
tempo progressiva, pois esse processo continua na vida do crente. O presente
estudo pretende explicar a necessidade e a possibilidade de uma vida santa.
I - DEFININDO OS TERMOS
1. A santidade de Deus.
Essa
santidade é absoluta, pois Deus é santo em seu caráter e essência, conforme
disse o profeta Amos, em duas ocasiões: "Jurou o Senhor Jeová, pela sua
santidade" e "Jurou o Senhor Jeová pela sua alma" (Am 4.2; 6.8).
A santidade é característica fundamental de Deus (Is 6.3; Ap 4.8). Ele é
singular por causa de sua majestade infinita e também em virtude de se tratar
de um Ser totalmente distinto e separado, em pureza, de suas criaturas (SI
99.1-5). Essa santidade é a plenitude gloriosa da excelência moral de Deus, que
existe nEle e que nEle se originou, não tendo sido derivada de ninguém:
"Não há santo como é o SENHOR [...]" (1 Sm 2.2).
2. Significado.
O verbo
hebraico qadash,"ser
santo", e seus derivados "santo, santificar, dedicar,
consagrar", no Antigo Testamento, significam "separar". Quando
aplicado à religião de Israel, tem a ideia de "separar para Deus, retirar
do uso comum", tal como pode ser visto em Levítico 10.10. Isso vale para
lugares (Êx 3.5), casas e campos (Lv 17.14,16), utensílios e animais (Lv
8.10,11; 10.12,13,17), o ouro do Templo (Mt 23.17,19), pessoas (Êx 28.41) e
muitas outras coisas, como dias santos, festas, etc. Assim, o sentido de
santidade é de afastar-se de tudo o que é pecaminoso, de tudo o que contamina.
A
Septuaginta traduz qadosh,"santo",
pelo termo grego hagíos,
"santo", palavra adotada pelos escritores do Novo Testamento. Há
outro termo menos comum, mas igualmente importante, taher, "purificar", e seu
cognato katharizo, no grego, usado na Septuaginta e no Novo Testamento nos
sentidos cerimonial e moral.
3. Exclusividade.
Dizer
que qualquer coisa, objeto ou pessoa é consagrada, separada ou dedicada a Deus
significa dizer que isso pertence a Ele (Êx 13.2) ou serve a Ele com
exclusividade (Êx 30.30; Lv 20.26). O que é sagrado não pode ter uso comum; o
azeite da unção e o incenso do santuário não podiam ter outro uso (Êx
30.33,38). O sagrado deve ser tratado como tal. Os antigos hebreus levavam a
santidade a sério. Todos esses rituais de consagração são representações
visuais de verdades espirituais reveladas no Novo Testamento (Cl 2.17; Hb 8.5;
9.9).
II - A NECESSIDADE DE TERMOS UMA VIDA SANTA
1. Israel.
O apelo
à santidade diz respeito à pureza da nação de Israel para manter o povo
distante da idolatria, da prostituição e de outras práticas pecaminosas. Deus
escolheu Israel para ser sua propriedade particular dentre todos os povos,
reino sacerdotal e povo santo: "[...] então, sereis a minha propriedade
peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha. E vós me sereis
reino sacerdotal e povo santo [...]" (Êx 19.5,6). O estilo de vida dos
israelitas devia estar de acordo com a santidade do seu Deus: "Santos
sereis, porque eu, o SENHOR, vosso Deus, sou santo" (Lv 19.2). Essa
santidade exigida era mais do que natural, porque Deus é santo (Lv 11.44), e os
israelitas foram "separados", ou seja, "retirados" dentre
os povos para Deus.
2. A Igreja.
Os três
propósitos de Deus com Israel são os mesmos para a Igreja: "Mas vós sois a
geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que
anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa
luz" (1Pe 2.9). Assim como os israelitas, fomos chamados por Deus e
separados para o seu serviço; agora somos sacerdócio real, nação santa e povo '
adquirido.
Desde
os tempos do Antigo Testamento, a idolatria e a prostituição sempre caminharam
juntas (Jz 8.33; Os A.13,14). Esses são os mesmos desafios da igreja hoje:
"Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais
da prostituição" (1Ts 4.3). Devemos fugir da prostituição e também da
idolatria (1Co 6.18; 10.14).
3. Uma exigência natural.
Essa
exigência é mais do que natural porque Deus é Santo: "mas, como é santo
aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver,
porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo" (l Pé 1.15,16)
assim como o é seu Filho Jesus Cristo (Lc 1.35; Jo 6.69). Da mesma maneira como
Deus escolheu e santificou o povo de Israel para viver em santidade, assim
também o Senhor Jesus nos chamou para vivermos uma vida santa. Israel precisava
viver longe
das
práticas imorais dos cananeus, nós, da mesma forma devemos nos abster da
prostituição.
III - A POSSIBILIDADE DE TERMOS UMA VIDA SANTA
1. A santificação posicional.
É o
primeiro aspecto da santificação, também chamado de santificação passada ou
instantânea. É posicional porque acontece uma mudança no ser humano, de pecador
para santificado em Cristo (At 26.18; 1Co 1.2).
É a
santificação que ocorre quando o pecador recebe, pela fé, a Jesus como Senhor e
Salvador pessoal (1 Co 1.30). Essa santificação é instantânea, mas é também o
começo de uma vida progressiva de santificação. Todos nós, salvos em Jesus,
somos santos, e é assim que somos reconhecidos no Novo Testamento (At
9.13,32,41) e é dessa maneira que o apóstolo Paulo se dirige aos crentes nas
suas epístolas (Rm 1.7). A base dessa santificação é o sacrifício de Jesus (Hb
10.10,14), mas ela é obra do Deus trino e uno por ocasião da conversão do
pecador a Cristo (Jo 17.17; 1 Co 6.11; 1Pe 1.2).
2. A santificação real.
É
conhecida como a santificação presente. Ela é progressiva (Pv 4.18). A cada dia
avançamos em santidade: "Mas todos nós, com cara descoberta, refletindo,
como um espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória,
na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor" (2 Co 3.18). Observe que
havia crentes carnais na Igreja de Corinto (1Co 3.3) e, mesmo assim, eles são
considerados "santos", por isso precisavam de crescimento espiritual
(2 Pé 3.18). De igual modo, o apóstolo Pedro exorta à santificação (1 Pe
1.15,16) os mesmos que ele antes chama "santos" 1 Pe 1.2). Isso é
possível porque somos nascidos de Deus (1 Jo 4.7; 5.1) e o Espírito Santo está
em nós e habita em nós (Jo 14.17; 2 Tm 1.14).
3. A santificação futura.
É o
terceiro aspecto da santificação, conhecido também como
"glorificação" (Fp 3.11). Na ressurreição, seremos completos, e isso
é extensivo à santificação, quando o Senhor Jesus declara "que
transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo
glorioso" (Fp 3.21). É nessa ocasião que veremos a Deus como Ele é (1Jo
3.2). Essa é a nossa esperança.
4. É possível ser santo?
Sim! É
possível. E deve ser o desejo de todo cristão se parecer com Jesus e ter uma
vida santa, assim como o Mestre teve. Pela sua infinita graça, Deus concede
vida santa a todos os pecadores, desde que eles se arrependam e confessem o
nome de Jesus (Rm 10.9,10). Assim, Deus disponibilizou três meios para a
santificação: o sangue de Jesus: "E, por isso, também Jesus, para
santificar o povo pelo seu próprio sangue, padeceu fora da porta" (Hb
13.12); o Espírito Santo (2 Ts 2.13); e a própria Palavra de Deus (Jo 17.17; Ef
5.26). O Senhor nos forneceu todos os recursos necessários para uma vida santa
e separada do mundanismo (Rm 12.1,2).
CONCLUSÃO
O nosso
dever não consiste apenas em nos afastar do pecado e de toda a forma de
paganismo, mas também de combatê-los com a pregação do evangelho e com nossa
maneira de viver, assim como fizeram os primeiros cristãos. O cristianismo é a
única religião do planeta que tem o Espírito Santo (Jo 14.16,17). É Ele quem
nos capacita a viver em santidade e a vencer as tentações. Somos privilegiados
porque temos Jesus e o Espírito Santo.
PARA REFLETIR
A
respeito da necessidade e da possibilidade de ter uma vida santa, responda:
• Qual o significado de qadash e qual o sentido de santificação?
O verbo hebraico “qadash” ser santo", e seus derivados
"santo, santificar, dedicar, consagrar", no Antigo Testamento,
significam "separar".
• O que é santificação posicional?
É o primeiro aspecto da santificação, também chamado de santificação
passada ou instantânea.
• O que é santificação real?
É conhecida como a santificação presente.
• O que é santificação futura?
É o terceiro aspecto da santificação, conhecido também como
"glorificação" (Fp 3.11).
• Quais os três meios que Deus disponibilizou para a
santificação?
Deus disponibilizou três meios para a santificação: o sangue de Jesus;
o Espírito Santo (2 Ts 2.13) e a própria Palavra de Deus (Jo 17.17; Ef 5.26).
BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, A Razão da Nossa Fé - Assim cremos, assim viveremos, Comentarista Esequias Soares, 3 Trimestre 2017.
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, A Razão da Nossa Fé - Assim cremos, assim viveremos, Comentarista Esequias Soares, 3 Trimestre 2017.
[
Olá, estimado professor, segue abaixo material de apoio que o mesmo possa adicionar mais conteúdo para a sua aula. Bom Estudo!
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Justificação, regeneração e santificação são obras que o Senhor
Jesus realiza na vida do pecador que se arrepende. Nesse aspecto, a
santificação, o tema desta lição, tem duas perspectivas em sua natureza.
A primeira é instantânea, pois no exato momento
em que o pecador se arrepende de seus pecados, Cristo Jesus o justifica e
regenera, tornando-o santo, isto é, essa pessoa passa a pertencer
exclusivamente a Cristo.
A segunda perspectiva é progressiva, pois
enquanto vivemos neste mundo, o nosso corpo mortal não foi redimido, transformado
e glorificado e, por isso, precisamos dia após dia estar diante de Jesus,
buscando a Deus e consagrando a nossa vida para o Espírito Santo sobrepujar a
natureza má da nossa "carne". A Palavra de Deus nos mostra que fomos
chamados para sermos santos em toda a esfera da vida (1Pe 1.15,16).
SUBSÍDIO DIDÁTICO
Este tópico
tem uma característica conceituai, por esse motivo sugerimos que o prezado
professor, a prezada professora, estude bem os termos tanto do Antigo quanto do
Novo Testamento para o termo "santo". Nesta oportunidade,
disponibilizamos o conceito exegético desse termo:
"Santo [Antigo Testamento]. qõdesh: 'santidade, coisa santa, santuário'. Este substantivo
ocorre 469 vezes com os significados de: 'santidade' (Êx 15.11), 'coisas
santas' (Nm 4.15, ARA) e 'santuário' (Êx 36.4).
Santo (Novo Testamento): hagiasmos, é traduzido em Rm 6.19,22; 1Ts 4.7; 1Tm 2.15; Hb 12.14
por 'santificação'.
Significa:
(a)
separação para Deus (1 Co 1.30; 2 Ts 2.13; 1 Pe 1.2);
(b) o
estado resultante, a conduta que convém àqueles que são separados (1Ts 4.3,4,7;
e os quatro primeiros textos citados acima). A 'santificação' é, pois, o estado
predeterminado por Deus para os crentes, no qual Ele pela graça os chama, e no
qual eles começam o curso cristão e assim o buscam.
Por
conseguinte, eles são chamados 'santos' (hagioi)" (VINE, W. E.;
UNGER, Merril F. (et ali). Dicionário Vine: O Significado Exegética e
Expositivos das Palavras do Antigo e do Novo Testamento, 1.ed. Rio de Janeiro:
CPAD, 2002, pp.281,970).
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"Quem
subirá ao monte do Senhor Quem estará no seu lugar santo? 'Aquele que é limpo
de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura
enganosamente. Este receberá a bênção do Senhor e justiça do Deus da sua
salvação' ([SI 24]vv.3,4).
Estou
profundamente convencido de que oração pelo reavivamento é uma ofensa diante de
Deus se não tivermos um coração puro. É quase uma blasfêmia ousar entrar na
presença do Deus santo e pedir que nos abençoe se os nossos corações não
estiverem puros diante dEle. A oração pelo reavivamento tem um pré-requisito.
Quem subirá ao monte do Senhor? Quem estará no seu lugar santo? Quem estará em
sua presença? Quem estará na sala do trono - o santo dos santos-conforme
descreve Hebreus 10?" (BLACKABY, Henry. Santidade: O piano de Deus para
uma vida abundante, 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2015, pp.77-78).
CONHEÇA MAIS
"A
Santificação precisa ser distinguida da justificação. Na justificação, Deus
atribui ao crente, no momento em que recebe a Cristo, a própria justiça de
Cristo, e a partir de então vê esta pessoa como se ela tivesse morrido, sido
sepultada e ressuscitada em novidade de vida em Cristo (Rm 6.4-10). É uma mudança
que ocorre 'de uma vez por todas' na condição legal ou judicial da pessoa
diante de Deus. A santificação, em contraste, é um processo progressivo que
ocorre na vida do pecador regenerado, momento a momento." Para conhecer
mais, leia Dicionário Bíblico Wycliffe, CPAD, p.1762.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
No mundo, os crentes são
forasteiros peregrinos (Hb 11.13; 1 Pe 2.11).
(a) Não
devem pertencer ao mundo (Jo 15.9), não ' conformar com o mundo (ver Rm 12.2),
não amar para o mundo (2.15), vencer o mundo (5.4), odiar a iniquidade do mundo
(ver Hb 1.9), morrer para o mundo e ao Pai ao mesmo tempo (Mt 6.24; Lc 16.13;
ver Tg 4.4). Amar o mundo
significa estar em estreita comunhão com ele e dedicar-se aos seus valores,
interesses, caminhos e prazeres. Significa ter prazer e satisfação
naquilo que ofende a Deus e que se opõe a Ele (Lc 23.35). Note, é claro, que os
termos 'mundo' e 'terra' não são sinônimos; Deus não proíbe o amor à terra
criada, i.e.,
à
natureza, às montanhas, às florestas, etc" (ARRINGTON, French L; SRONSTAD,
Roger. Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD,
pp.1957-58).
[
Olá, estimado professor, segue abaixo material de apoio que o mesmo possa adicionar mais conteúdo para a sua aula. Bom Estudo!
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Justificação, regeneração e santificação são obras que o Senhor
Jesus realiza na vida do pecador que se arrepende. Nesse aspecto, a
santificação, o tema desta lição, tem duas perspectivas em sua natureza.
A primeira é instantânea, pois no exato momento
em que o pecador se arrepende de seus pecados, Cristo Jesus o justifica e
regenera, tornando-o santo, isto é, essa pessoa passa a pertencer
exclusivamente a Cristo.
A segunda perspectiva é progressiva, pois
enquanto vivemos neste mundo, o nosso corpo mortal não foi redimido, transformado
e glorificado e, por isso, precisamos dia após dia estar diante de Jesus,
buscando a Deus e consagrando a nossa vida para o Espírito Santo sobrepujar a
natureza má da nossa "carne". A Palavra de Deus nos mostra que fomos
chamados para sermos santos em toda a esfera da vida (1Pe 1.15,16).
SUBSÍDIO DIDÁTICO
Este tópico
tem uma característica conceituai, por esse motivo sugerimos que o prezado
professor, a prezada professora, estude bem os termos tanto do Antigo quanto do
Novo Testamento para o termo "santo". Nesta oportunidade,
disponibilizamos o conceito exegético desse termo:
"Santo [Antigo Testamento]. qõdesh: 'santidade, coisa santa, santuário'. Este substantivo
ocorre 469 vezes com os significados de: 'santidade' (Êx 15.11), 'coisas
santas' (Nm 4.15, ARA) e 'santuário' (Êx 36.4).
Santo (Novo Testamento): hagiasmos, é traduzido em Rm 6.19,22; 1Ts 4.7; 1Tm 2.15; Hb 12.14
por 'santificação'.
Significa:
(a)
separação para Deus (1 Co 1.30; 2 Ts 2.13; 1 Pe 1.2);
(b) o
estado resultante, a conduta que convém àqueles que são separados (1Ts 4.3,4,7;
e os quatro primeiros textos citados acima). A 'santificação' é, pois, o estado
predeterminado por Deus para os crentes, no qual Ele pela graça os chama, e no
qual eles começam o curso cristão e assim o buscam.
Por
conseguinte, eles são chamados 'santos' (hagioi)" (VINE, W. E.;
UNGER, Merril F. (et ali). Dicionário Vine: O Significado Exegética e
Expositivos das Palavras do Antigo e do Novo Testamento, 1.ed. Rio de Janeiro:
CPAD, 2002, pp.281,970).
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"Quem
subirá ao monte do Senhor Quem estará no seu lugar santo? 'Aquele que é limpo
de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura
enganosamente. Este receberá a bênção do Senhor e justiça do Deus da sua
salvação' ([SI 24]vv.3,4).
Estou
profundamente convencido de que oração pelo reavivamento é uma ofensa diante de
Deus se não tivermos um coração puro. É quase uma blasfêmia ousar entrar na
presença do Deus santo e pedir que nos abençoe se os nossos corações não
estiverem puros diante dEle. A oração pelo reavivamento tem um pré-requisito.
Quem subirá ao monte do Senhor? Quem estará no seu lugar santo? Quem estará em
sua presença? Quem estará na sala do trono - o santo dos santos-conforme
descreve Hebreus 10?" (BLACKABY, Henry. Santidade: O piano de Deus para
uma vida abundante, 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2015, pp.77-78).
CONHEÇA MAIS
"A
Santificação precisa ser distinguida da justificação. Na justificação, Deus
atribui ao crente, no momento em que recebe a Cristo, a própria justiça de
Cristo, e a partir de então vê esta pessoa como se ela tivesse morrido, sido
sepultada e ressuscitada em novidade de vida em Cristo (Rm 6.4-10). É uma mudança
que ocorre 'de uma vez por todas' na condição legal ou judicial da pessoa
diante de Deus. A santificação, em contraste, é um processo progressivo que
ocorre na vida do pecador regenerado, momento a momento." Para conhecer
mais, leia Dicionário Bíblico Wycliffe, CPAD, p.1762.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
No mundo, os crentes são
forasteiros peregrinos (Hb 11.13; 1 Pe 2.11).
(a) Não
devem pertencer ao mundo (Jo 15.9), não ' conformar com o mundo (ver Rm 12.2),
não amar para o mundo (2.15), vencer o mundo (5.4), odiar a iniquidade do mundo
(ver Hb 1.9), morrer para o mundo e ao Pai ao mesmo tempo (Mt 6.24; Lc 16.13;
ver Tg 4.4). Amar o mundo
significa estar em estreita comunhão com ele e dedicar-se aos seus valores,
interesses, caminhos e prazeres. Significa ter prazer e satisfação
naquilo que ofende a Deus e que se opõe a Ele (Lc 23.35). Note, é claro, que os
termos 'mundo' e 'terra' não são sinônimos; Deus não proíbe o amor à terra
criada, i.e.,
à
natureza, às montanhas, às florestas, etc" (ARRINGTON, French L; SRONSTAD,
Roger. Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD,
pp.1957-58).
Nenhum comentário:
Postar um comentário