Aula Presencial dia 20 de Agosto de 2017
Estimado professor, acredito que já tenha percebido que nosso slide semanal traz uma abordagem completa de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino, tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se ao conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado. Faça bom uso ! Baixe o Slide, Tenha liberdade de alterá-lo se desejar, Divulgue e Compartilhe
Aula Presencial dia 20 de Agosto de 2017
Estimado professor, acredito que já tenha percebido que nosso slide semanal traz uma abordagem completa de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino, tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se ao conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado. Faça bom uso ! Baixe o Slide, Tenha liberdade de alterá-lo se desejar, Divulgue e Compartilhe
OBJETIVOS GERAL
Mostrar a Igreja
como corpo de Cristo e os elementos que a identificam.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1 - Apresentar o significado da palavra
"igreja" e os seus desdobramentos;
2 - Explicar Explicar os elementos que
identificam a Igreja;
3 - Conscientizar os crentes de que
eles são membros do corpo de Cristo.
TEXTO ÁUREO
"Porque onde estiverem dois ou três
reunidos em meu
nome, aí estou eu no meio deles." (Mt 18.20)
VERDADE PRÁTICA
Cremos na Igreja,
que é o corpo de Cristo, una, santa e universal
assembleia dos féis remidos de
todas as eras e todos os lugares.
PONTO CENTRAL
A Igreja é o Corpo de Cristo
HINOS SUGERIDOS DA HARPA CRISTÃ
375 - Igreja Universal
470 - Batismo
482 - Comunhão
1 Coríntios 12.12-20,25-27
12 Porque, assim
como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são
um só corpo, assim é Cristo também.
13 Pois todos nós
fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos,
quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.
14 Porque também o
corpo não é um só membro, mas muitos.
15 Se o pé disser:
Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo?
16 E se a orelha
disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo?
17 Se todo o corpo
fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato?
18 Mas agora Deus
colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.
19 E, se todos
fossem um só membro, onde estaria o corpo?
20 Assim, pois, há
muitos membros, mas um corpo.
25 Para que não haja
divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros.
26 De maneira que,
se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é
honrado, todos os membros se regozijam com ele.
27 Ora, vós sois o
corpo de Cristo, e seus membros em particular.1 E HAVIA entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
Segunda-Feira – Mateus 16:18
Jesus Cristo é o fundador
da Igreja
16 : 18 Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
Terça-Feira – Hebreus 12:23
A Igreja é a comunidade dos
remidos
12 : 23 Á universal assembléia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados.
Quarta-Feira – Efésios 1:22,23
O Senhor Jesus
Cristo é a cabeça do Corpo da Igreja
1 : 22 E sujeitou todos as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja,
1 : 23 Que é o seu corpo, plenitude daquele que cumpre tudo em todos.
Quinta-Feira – 1 Timóteo 3:15
A Igreja é a Casa de Deus
3 :15 Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.
Sexta-Feira – Efésios 5:25-28
O relacionamento do casal é
comparado ao de Cristo com a sua Igreja
5 : 25 Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,
5 : 26 Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,
5 : 27 Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.
5 : 28 Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo..
Sábado – Apocalipse 22:17
A Igreja no convite
do pecador para Cristo
22 : 17 E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
A descida do
Espírito Santo no dia de Pentecostes marcou o início da jornada da Igreja, e
vemos o seu final glorioso no epílogo da história humana, em Apocalipse. Todos
nós fazemos parte dessa história. O presente estudo pretende descrever a Igreja
como corpo de Cristo, o que isso significa e quais são os elementos que
identificam uma igreja.
I - A COMUNIDADE DEOS FIÉIS
1. Etimologia.
O termo grego para
"igreja" é ekklesía. literalmente, "chamado para
fora", do verbo grego ekkaleo,
"chamar, convocar", que não aparece no Novo Testamento grego e só
ocorre duas vezes na Septuaginta: "e chamaram Ló" (Gn 19.5) e
"chamarás pacificamente" (Dt 20.10, LXX).
O substantivo ekklesía aparece 115
vezes no Novo Testamento, das quais em apenas cinco não é traduzido por
"igreja": em Atos 19.32,39 e 41, a ideia é de "ajuntamento"
ou "assembleia", como aparece na ARA; e nas outras duas ocorrências o
termo se refere à congregação de Israel (At 7.38; Hb 2.12).
2. A assembleia dos cidadãos.
A Septuaginta
emprega o mesmo termo ekklesía para traduzir o hebraico qahal, "assembleia, multidão
humana reunida", em referência à congregação de Israel (Dt 23.2; 31.30; 2
Cr 6.3), e para verter mais quatro palavras menos frequentes no Antigo
Testamento. Esse era o mesmo vocábulo para a assembleia dos cidadãos em Atenas.
Mas o termo aparece no Novo Testamento com um significado glorioso: "Assim
que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos Santos e da
família de Deus" (Ef 2.19) e "universal assembleia e igreja dos
primogênitos" (Hb 12.23). Essas palavras expressam um tom de uma
celebração jubilosa, de uma reunião festiva com todos os remidos como cidadãos
da comunidade celestial (Ap 5.11-13).
3. O significado da expressão "Santa Igreja Católica".
Essas palavras
aparecem nos principais credos da antiguidade cristã. O termokatholikós,
"universal, geral", significa literalmente "de acordo com o
todo", pois é substantivo composto por katá e de holos.
A preposição grega katá
significa "de cima para baixo, contra, ao longo de, conforme, de acordo,
segundo", e a palavra holos quer dizer "todo, inteiro,
completo". Foi Inácio, bispo de Antioquia (70-110), que empregou o termo
para designar a igreja com o sentido de "geral, universal". Mas o
significado exato do termo se perdeu com o tempo.
II - ELEMENTOS QUE IDENTIFICAM UMA IGREJA
1. Afinal, o que é Igreja?
É toda congregação
ou assembleia que se reúne em torno do nome de Jesus Cristo como Senhor e
Salvador, professando sua fé nEle publicamente e de forma diversificada, aberta
a todas as pessoas, a qual inclui o batismo e a Ceia do Senhor (nas reuniões
específicas). Trata-se da igreja no sentido completo da palavra. Como Jesus
mesmo prometeu. Ele está presente na igreja por meio do Espírito Santo até a
consumação dos séculos (Mt 18.20; 28.20).
2. As ordenanças.
São duas as
ordenanças da Igreja dadas por ordem específica do Senhor Jesus. A primeira é o
batismo em águas: "Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em
nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo" (Mt 28.19). A segunda é a
Ceia do Senhor: "fazei isso em memória de mim" (Lc 22.19). O batismo
em águas é o rito que simboliza a nossa união com Cristo e é a nossa confissão
pública de fé em Jesus (Rm 6.A). Como se nasce apenas uma vez, da mesma forma o
batismo acontece uma só vez (Ef 4.5). Já a Ceia do Senhor é o rito da comunhão
e significa a continuação da vida espiritual (l Co 10.16). O crente em Jesus
precisa estar em comunhão com a Igreja para participar da Ceia do Senhor. Isso
por si mostra a impossibilidade de alguém querer ser crente sem se tornar
membro da Igreja.
3. A adoração.
Os crentes em Jesus
se reúnem para a adoração pública e coletiva. Os dois principais verbos gregos
para "adorar", no Novo Testamento, são proskyneo, que significa
"adorar, render homenagem", no sentido de prostrar-se (Ap 19.10), e
latreuo, que significa "servir" a Deus (Ap 22.3). À luz da Bíblia,
podemos definir adoração como serviço sagrado, culto ou reverência a Deus por
suas obras (SI 92.1-5) e por aquilo que Deus é (SI 100.1-4). Não há diferença
entre "servir" e "adorar" nem entre "prostrar-se"
e "adorar". Os principais elementos de um culto são: oração, louvor,
leitura bíblica, pregação ou testemunho, oferta e manifestação dos dons do
Espírito Santo (1Co 14.26).
4. A família de Deus.
Não devemos
confundir igreja com templo; a casa de Deus é outra coisa. Há passagens no Novo
Testamento em que o termo "casa" parece se referir à igreja:
"para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus
vivo" (1Tm 3.15); "vós também, como pedras vivas, sois edificados casa
espiritual e sacerdócio santo" (1 Pe 2.5); "já é tempo que comece o
julgamento pela casa de Deus" (1Pe 4.17). O termo "casa" também
é utilizado na Bíblia metaforicamente para designar "família" (Js
24.15; At 16.31). A Igreja é citada como a família de Deus (Ef 2.19) e o templo
espiritual de Deus (1Co 3.16; Ef 2.22). É por isso que chamamos de irmãos
aqueles que se convertem ao Senhor Jesus.
III - O CORPO DE CRISTO
1. O corpo e seus membros.
A Igreja é o corpo
místico de Cristo (Ef 1.22,23). O apóstolo Paulo chama a atenção para um
detalhe importante: "o corpo é um e tem muitos membros, e todos os
membros, sendo muitos, são um só corpo" (1Co 12.12). Mas ele não relaciona
o tema unidade e diversidade do corpo e seus membros com a Igreja, o que era de
se esperar, mas diz o seguinte: "assim é Cristo também". Longe de
confundir Cristo com a Igreja, pois Jesus é transcendente (Cl 1.16,17), o que
Paulo nos ensina é que pertencemos a Cristo e por Ele somos membros do seu
corpo (1 Co 12.27).
2. A morada de Deus.
Quando Saulo de
Tarso se encontrou com Jesus no caminho de Damasco, ele ouviu a voz que dizia:
"Saulo, Saulo, por que me persegues?" (At 9.4). Saulo perseguia os
discípulos de Jesus, mas o Senhor se identificou com eles. Ao apóstolo foi
revelado que a Igreja é o corpo espiritual de Cristo, sendo o Senhor mesmo a
cabeça (Ef 1.22,23; Cl 1.18), e seus membros são o templo de Deus, a habitação
do Espírito Santo (1Co 3.16); em outras palavras, a morada de Deus no Espírito
(Ef 2.22). O tabernáculo e o Templo de Jerusalém representavam a presença de
Deus (Êx 40.34; 2 Cr 7.2,16). O salmista diz: "SENHOR, eu tenho amado a
habitação da tua casa e o lugar onde permanece a tua glória" (SI 26.8).
Não existe mais o Templo de Jerusalém, mas Deus habita no cristão individual
(Jo 14.23; 1Co 6.19).
3. Os membros do corpo.
A tradução
"por um só Espírito" (1Co 12.13), como aparece na Almeida Século 21,
e expressões correlatas na NTLH, e na NVI (que tem esta nota: "Ou com; ou
ainda por"), não significa o mesmo que "em um só Espírito". As
duas versões são gramaticalmente legítimas (Lc 2.27; 1 Co 12.3; Ef 3.5). Ser
batizado "por um só Espírito" quer dizer que é o Espírito quem
batiza; isso indica a iniciação dos crentes no corpo de Cristo e não se refere
ao batismo do dia de Pentecostes. Essa posição é defendida também por Stanley M.
Horton. Não há distinção de pessoas, raça ou staíus social na Igreja. O
apóstolo explica: "formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer
servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito" (1Co 12.13b). A
ilustração do corpo humano com a Igreja nos versículos seguintes, além de
mostrar a unidade na diversidade, ensina também que precisamos uns dos outros
(1 Co 12.21) e que, igualmente, diferimos entre si (1Co 12.18) e que precisamos
cuidar uns dos outros (1Co 12.25). Isso é Igreja.
CONCLUSÃO
Diante do exposto,
concluímos que Deus estabeleceu a sua morada, primeiramente no tabernáculo e
depois no Templo, ambos consagrados a Ele, e que da mesma forma o Espírito
Santo também estabeleceu a sua habitação no corpo do cristão individual. Entre
gentios e judeus, o Senhor Jesus formou um novo povo (1Co 10.32), de modo que o
gentio deixa de ser gentio quando se converte ao evangelho de Jesus Cristo (1Co
12.2; Ef 2.11). A missão principal da igreja é adorar a Deus e propagar o
evangelho a todas as nações da terra (Mt 28.19,20).
PARA REFLETIR
A respeito da Igreja de Cristo,
responda:
• O que significa
literalmente a palavra grega ekklesía, "igreja"?
O termo grego para
"igreja" é ekklesía, literalmente, "chamado para fora", do
verbo grego ekkaleo "chamar, convocar".
• Qual o tom da
"universal assembleia e igreja dos primogénitos"?
Essas palavras
expressam um tom de uma celebração jubilosa, de uma reunião festiva com todos
os remidos como cidadãos da comunidade celestial (Ap 5.11-13).
• Quais as
ordenanças da Igreja?
As ordenanças da Igreja
são duas, a primeira é o batismo em águas e a segunda é a Ceia do Senhor.
• O que significa
"casa de Deus" em relação à Igreja?
Há passagens no Novo
Testamento em que o termo "casa" parece se referir à igreja. O termo
"casa" também é utilizado na Bíblia metaforicamente para designar
"família" (Js 24.15; At 16.31). A Igreja é citada como a família de
Deus (Ef 2.19) e o templo espiritual de Deus (1 Co 3.16; Ef 2.22). É por isso
que chamamos de irmãos aqueles que se convertem ao Senhor Jesus.
• O que significa
"batizado pelo Espírito" (1Co 12.13)?
Ser batizado "por
um só Espírito" quer dizer que é o Espírito quem batiza; isso indica a iniciação
dos crentes no corpo de Cristo e não se refere ao batismo do dia de
Pentecostes.
BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, A Razão da Nossa Fé - Assim cremos, assim viveremos, Comentarista Esequias Soares, 3 Trimestre 2017.
OBJETIVOS GERAL
Mostrar a Igreja
como corpo de Cristo e os elementos que a identificam.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1 - Apresentar o significado da palavra
"igreja" e os seus desdobramentos;
2 - Explicar Explicar os elementos que
identificam a Igreja;
3 - Conscientizar os crentes de que
eles são membros do corpo de Cristo.
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TEXTO ÁUREO
"Porque onde estiverem dois ou três
reunidos em meu
nome, aí estou eu no meio deles." (Mt 18.20)
VERDADE PRÁTICA
Cremos na Igreja,
que é o corpo de Cristo, una, santa e universal
assembleia dos féis remidos de
todas as eras e todos os lugares.
PONTO CENTRAL
A Igreja é o Corpo de Cristo
HINOS SUGERIDOS DA HARPA CRISTÃ
375 - Igreja Universal
470 - Batismo
482 - Comunhão
1 Coríntios 12.12-20,25-27
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12 Porque, assim
como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são
um só corpo, assim é Cristo também.
13 Pois todos nós
fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos,
quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.
14 Porque também o
corpo não é um só membro, mas muitos.
15 Se o pé disser:
Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo?
16 E se a orelha
disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo?
17 Se todo o corpo
fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato?
18 Mas agora Deus
colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.
19 E, se todos
fossem um só membro, onde estaria o corpo?
20 Assim, pois, há
muitos membros, mas um corpo.
25 Para que não haja
divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros.
26 De maneira que,
se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é
honrado, todos os membros se regozijam com ele.
27 Ora, vós sois o
corpo de Cristo, e seus membros em particular.1 E HAVIA entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. |
Segunda-Feira – Mateus 16:18
Jesus Cristo é o fundador
da Igreja
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16 : 18 Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
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Terça-Feira – Hebreus 12:23
A Igreja é a comunidade dos
remidos
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12 : 23 Á universal assembléia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados.
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Quarta-Feira – Efésios 1:22,23
O Senhor Jesus
Cristo é a cabeça do Corpo da Igreja
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1 : 22 E sujeitou todos as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja,
1 : 23 Que é o seu corpo, plenitude daquele que cumpre tudo em todos. |
Quinta-Feira – 1 Timóteo 3:15
A Igreja é a Casa de Deus
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3 :15 Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.
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Sexta-Feira – Efésios 5:25-28
O relacionamento do casal é
comparado ao de Cristo com a sua Igreja
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5 : 25 Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,
5 : 26 Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, 5 : 27 Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. 5 : 28 Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.. |
Sábado – Apocalipse 22:17
A Igreja no convite
do pecador para Cristo
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22 : 17 E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
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A descida do
Espírito Santo no dia de Pentecostes marcou o início da jornada da Igreja, e
vemos o seu final glorioso no epílogo da história humana, em Apocalipse. Todos
nós fazemos parte dessa história. O presente estudo pretende descrever a Igreja
como corpo de Cristo, o que isso significa e quais são os elementos que
identificam uma igreja.
I - A COMUNIDADE DEOS FIÉIS
1. Etimologia.
O termo grego para
"igreja" é ekklesía. literalmente, "chamado para
fora", do verbo grego ekkaleo,
"chamar, convocar", que não aparece no Novo Testamento grego e só
ocorre duas vezes na Septuaginta: "e chamaram Ló" (Gn 19.5) e
"chamarás pacificamente" (Dt 20.10, LXX).
O substantivo ekklesía aparece 115
vezes no Novo Testamento, das quais em apenas cinco não é traduzido por
"igreja": em Atos 19.32,39 e 41, a ideia é de "ajuntamento"
ou "assembleia", como aparece na ARA; e nas outras duas ocorrências o
termo se refere à congregação de Israel (At 7.38; Hb 2.12).
2. A assembleia dos cidadãos.
A Septuaginta
emprega o mesmo termo ekklesía para traduzir o hebraico qahal, "assembleia, multidão
humana reunida", em referência à congregação de Israel (Dt 23.2; 31.30; 2
Cr 6.3), e para verter mais quatro palavras menos frequentes no Antigo
Testamento. Esse era o mesmo vocábulo para a assembleia dos cidadãos em Atenas.
Mas o termo aparece no Novo Testamento com um significado glorioso: "Assim
que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos Santos e da
família de Deus" (Ef 2.19) e "universal assembleia e igreja dos
primogênitos" (Hb 12.23). Essas palavras expressam um tom de uma
celebração jubilosa, de uma reunião festiva com todos os remidos como cidadãos
da comunidade celestial (Ap 5.11-13).
3. O significado da expressão "Santa Igreja Católica".
Essas palavras
aparecem nos principais credos da antiguidade cristã. O termokatholikós,
"universal, geral", significa literalmente "de acordo com o
todo", pois é substantivo composto por katá e de holos.
A preposição grega katá
significa "de cima para baixo, contra, ao longo de, conforme, de acordo,
segundo", e a palavra holos quer dizer "todo, inteiro,
completo". Foi Inácio, bispo de Antioquia (70-110), que empregou o termo
para designar a igreja com o sentido de "geral, universal". Mas o
significado exato do termo se perdeu com o tempo.
II - ELEMENTOS QUE IDENTIFICAM UMA IGREJA
1. Afinal, o que é Igreja?
É toda congregação
ou assembleia que se reúne em torno do nome de Jesus Cristo como Senhor e
Salvador, professando sua fé nEle publicamente e de forma diversificada, aberta
a todas as pessoas, a qual inclui o batismo e a Ceia do Senhor (nas reuniões
específicas). Trata-se da igreja no sentido completo da palavra. Como Jesus
mesmo prometeu. Ele está presente na igreja por meio do Espírito Santo até a
consumação dos séculos (Mt 18.20; 28.20).
2. As ordenanças.
São duas as
ordenanças da Igreja dadas por ordem específica do Senhor Jesus. A primeira é o
batismo em águas: "Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em
nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo" (Mt 28.19). A segunda é a
Ceia do Senhor: "fazei isso em memória de mim" (Lc 22.19). O batismo
em águas é o rito que simboliza a nossa união com Cristo e é a nossa confissão
pública de fé em Jesus (Rm 6.A). Como se nasce apenas uma vez, da mesma forma o
batismo acontece uma só vez (Ef 4.5). Já a Ceia do Senhor é o rito da comunhão
e significa a continuação da vida espiritual (l Co 10.16). O crente em Jesus
precisa estar em comunhão com a Igreja para participar da Ceia do Senhor. Isso
por si mostra a impossibilidade de alguém querer ser crente sem se tornar
membro da Igreja.
3. A adoração.
Os crentes em Jesus
se reúnem para a adoração pública e coletiva. Os dois principais verbos gregos
para "adorar", no Novo Testamento, são proskyneo, que significa
"adorar, render homenagem", no sentido de prostrar-se (Ap 19.10), e
latreuo, que significa "servir" a Deus (Ap 22.3). À luz da Bíblia,
podemos definir adoração como serviço sagrado, culto ou reverência a Deus por
suas obras (SI 92.1-5) e por aquilo que Deus é (SI 100.1-4). Não há diferença
entre "servir" e "adorar" nem entre "prostrar-se"
e "adorar". Os principais elementos de um culto são: oração, louvor,
leitura bíblica, pregação ou testemunho, oferta e manifestação dos dons do
Espírito Santo (1Co 14.26).
4. A família de Deus.
Não devemos
confundir igreja com templo; a casa de Deus é outra coisa. Há passagens no Novo
Testamento em que o termo "casa" parece se referir à igreja:
"para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus
vivo" (1Tm 3.15); "vós também, como pedras vivas, sois edificados casa
espiritual e sacerdócio santo" (1 Pe 2.5); "já é tempo que comece o
julgamento pela casa de Deus" (1Pe 4.17). O termo "casa" também
é utilizado na Bíblia metaforicamente para designar "família" (Js
24.15; At 16.31). A Igreja é citada como a família de Deus (Ef 2.19) e o templo
espiritual de Deus (1Co 3.16; Ef 2.22). É por isso que chamamos de irmãos
aqueles que se convertem ao Senhor Jesus.
III - O CORPO DE CRISTO
1. O corpo e seus membros.
A Igreja é o corpo
místico de Cristo (Ef 1.22,23). O apóstolo Paulo chama a atenção para um
detalhe importante: "o corpo é um e tem muitos membros, e todos os
membros, sendo muitos, são um só corpo" (1Co 12.12). Mas ele não relaciona
o tema unidade e diversidade do corpo e seus membros com a Igreja, o que era de
se esperar, mas diz o seguinte: "assim é Cristo também". Longe de
confundir Cristo com a Igreja, pois Jesus é transcendente (Cl 1.16,17), o que
Paulo nos ensina é que pertencemos a Cristo e por Ele somos membros do seu
corpo (1 Co 12.27).
2. A morada de Deus.
Quando Saulo de
Tarso se encontrou com Jesus no caminho de Damasco, ele ouviu a voz que dizia:
"Saulo, Saulo, por que me persegues?" (At 9.4). Saulo perseguia os
discípulos de Jesus, mas o Senhor se identificou com eles. Ao apóstolo foi
revelado que a Igreja é o corpo espiritual de Cristo, sendo o Senhor mesmo a
cabeça (Ef 1.22,23; Cl 1.18), e seus membros são o templo de Deus, a habitação
do Espírito Santo (1Co 3.16); em outras palavras, a morada de Deus no Espírito
(Ef 2.22). O tabernáculo e o Templo de Jerusalém representavam a presença de
Deus (Êx 40.34; 2 Cr 7.2,16). O salmista diz: "SENHOR, eu tenho amado a
habitação da tua casa e o lugar onde permanece a tua glória" (SI 26.8).
Não existe mais o Templo de Jerusalém, mas Deus habita no cristão individual
(Jo 14.23; 1Co 6.19).
3. Os membros do corpo.
A tradução
"por um só Espírito" (1Co 12.13), como aparece na Almeida Século 21,
e expressões correlatas na NTLH, e na NVI (que tem esta nota: "Ou com; ou
ainda por"), não significa o mesmo que "em um só Espírito". As
duas versões são gramaticalmente legítimas (Lc 2.27; 1 Co 12.3; Ef 3.5). Ser
batizado "por um só Espírito" quer dizer que é o Espírito quem
batiza; isso indica a iniciação dos crentes no corpo de Cristo e não se refere
ao batismo do dia de Pentecostes. Essa posição é defendida também por Stanley M.
Horton. Não há distinção de pessoas, raça ou staíus social na Igreja. O
apóstolo explica: "formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer
servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito" (1Co 12.13b). A
ilustração do corpo humano com a Igreja nos versículos seguintes, além de
mostrar a unidade na diversidade, ensina também que precisamos uns dos outros
(1 Co 12.21) e que, igualmente, diferimos entre si (1Co 12.18) e que precisamos
cuidar uns dos outros (1Co 12.25). Isso é Igreja.
CONCLUSÃO
Diante do exposto,
concluímos que Deus estabeleceu a sua morada, primeiramente no tabernáculo e
depois no Templo, ambos consagrados a Ele, e que da mesma forma o Espírito
Santo também estabeleceu a sua habitação no corpo do cristão individual. Entre
gentios e judeus, o Senhor Jesus formou um novo povo (1Co 10.32), de modo que o
gentio deixa de ser gentio quando se converte ao evangelho de Jesus Cristo (1Co
12.2; Ef 2.11). A missão principal da igreja é adorar a Deus e propagar o
evangelho a todas as nações da terra (Mt 28.19,20).
PARA REFLETIR
A respeito da Igreja de Cristo,
responda:
• O que significa
literalmente a palavra grega ekklesía, "igreja"?
O termo grego para
"igreja" é ekklesía, literalmente, "chamado para fora", do
verbo grego ekkaleo "chamar, convocar".
• Qual o tom da
"universal assembleia e igreja dos primogénitos"?
Essas palavras
expressam um tom de uma celebração jubilosa, de uma reunião festiva com todos
os remidos como cidadãos da comunidade celestial (Ap 5.11-13).
• Quais as
ordenanças da Igreja?
As ordenanças da Igreja
são duas, a primeira é o batismo em águas e a segunda é a Ceia do Senhor.
• O que significa
"casa de Deus" em relação à Igreja?
Há passagens no Novo
Testamento em que o termo "casa" parece se referir à igreja. O termo
"casa" também é utilizado na Bíblia metaforicamente para designar
"família" (Js 24.15; At 16.31). A Igreja é citada como a família de
Deus (Ef 2.19) e o templo espiritual de Deus (1 Co 3.16; Ef 2.22). É por isso
que chamamos de irmãos aqueles que se convertem ao Senhor Jesus.
• O que significa
"batizado pelo Espírito" (1Co 12.13)?
Ser batizado "por
um só Espírito" quer dizer que é o Espírito quem batiza; isso indica a iniciação
dos crentes no corpo de Cristo e não se refere ao batismo do dia de
Pentecostes.
BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, A Razão da Nossa Fé - Assim cremos, assim viveremos, Comentarista Esequias Soares, 3 Trimestre 2017.
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, A Razão da Nossa Fé - Assim cremos, assim viveremos, Comentarista Esequias Soares, 3 Trimestre 2017.
[
Olá, estimado professor, segue abaixo material de apoio que o mesmo possa adicionar mais conteúdo para a sua aula. Bom Estudo!
Acesse o Link abaixo para tentar entender o Fenômeno "DESIGREJADOS" por quem
é um "DESIGREJADO", leia, analise e tire suas próprias conclusões sobre este tema.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Caro professor, é de suma importância para o aluno ter uma compreensão
bíblica e teológica a respeito da natureza da Igreja de Cristo. Hoje, há
algumas ideias equivocadas quanto algumas instituições que se chamam
"igrejas". Muitos confundem a Igreja de Cristo com tais instituições.
Um dos objetivos da lição desta semana é exatamente esclarecer essa questão. O
que é a Igreja de Cristo? Qual a diferença entre a sua natureza visível e a sua
natureza invisível? Qual o papel do membro dentro do Corpo de Cristo?
São algumas questões que devem nortear a aula desta semana. O nosso
desejo é que a sua classe compreenda melhor o maravilhoso privilégio de
pertencer ao Corpo de Cristo, a Igreja do Senhor.
SUBSÍDIO DIDÁTICO
O primeiro tópico é
um pouco técnico. Mas é importante conhecer o sentido etimológico do termo
"igreja". O comentarista mostra que ekklesia é uma palavra grega que significa um grupo de
pessoas "chamado para fora" e a interliga com o termo hebraico qahal, "assembleia, multidão
humana reunida", no contexto do Antigo Testamento.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"Precisamos nos
identificar primeiro com o Senhor Jesus Cristo» parecer com Ele no amor, no
trato com as pessoas, nas estratégias de trabalho, no aproveitamento das
oportunidades, no uso de autoridade para libertar os oprimidos e na compaixão
pelas pessoas. Enfim, identificar-se com Cristo é ser parecido com Ele no
projeto de transformar o mundo [...]. Precisamos também de identificação entre
nós mesmos, ou seja, precisamos entender e praticar o que é ser Igreja, Não me
refiro a uma comunidade com estatuto e CGC, endereço e liderança, que faz o que
quer, como quer e quando quer. Uma comunidade burocrática e fria, cheia de
deveres e direitos, sem vida nem poder. Igreja não é um lugar onde uma multidão
ali chega triste e sai vazia, nem tampouco um meio através do qual se possa
ganhar dinheiro, explorando-se a boa fé alheia. Igreja não é uma facção
dividida por um grupo de radicais e outro de liberais, onde só há confronto e
não há vida. Igreja não é lugar de promessas mirabolantes, mas um lugar de vida
onde Jesus se manifesta, onde há sinceridade, onde acontecem maravilhas, onde o
amor tem liberdade de atuar, onde há comunhão e onde há poder" (FERREIRA,
Israel Alves. Igreja Lugar de Soluções: Como recuperar os enfermos espirituais,
1.ed, Rio de Janeiro: CPAD, 2001, pp.12-13).
CONHEÇA MAIS
"No Novo Testamento, a palavra 'igreja' é uma tradução da palavra
grega ekklesia, que nunca se refere a um lugar de adoração, mas tem em vista
uma reunião de pessoas. Na maioria esmagadora dos casos, ekklesia indica uma
associação local de crentes". Para conhecer mais, leia Dicionário Bíblico
Wycliffe, CPAD, p.949.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"A fim de
enfatizar e visualizar a relação viva dos crentes com o Cristo, a Biblia o
apresenta como o 'cabeça' da Igreja, e a Igreja como seu 'corpo' (1Co 12.27; Ef
1,22,23; Cl 1.18). Há várias razões para esta analogia. A igreja é a
manifestação física - visível - de Cristo no mundo, a fazer seu trabalho, tal
como chamar os pecadores ao arrependimento, proclamando a verdade de Deus às
nações e preparando-se para as eras vindouras, A Igreja também é um corpo,
composta de um arranjo complexo de diversas partes, cada qual discreta, cada
qual recebendo do Cabeça, cada qual com seus próprios dons e ministérios,
contudo, todos necessários à obra de Deus por vir (Rm 12.4-8; 1Co 6.15;
10.16,17; 12,12-27; Ef 4.15,16). (MENZIES, Wiltiam W.; HORTON, Stanley M,
Doutrinas Bíblicas: Os Fundamentos da Nossa Fé. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD,
1995, pp.134-35).
[
Olá, estimado professor, segue abaixo material de apoio que o mesmo possa adicionar mais conteúdo para a sua aula. Bom Estudo!
é um "DESIGREJADO", leia, analise e tire suas próprias conclusões sobre este tema.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Caro professor, é de suma importância para o aluno ter uma compreensão
bíblica e teológica a respeito da natureza da Igreja de Cristo. Hoje, há
algumas ideias equivocadas quanto algumas instituições que se chamam
"igrejas". Muitos confundem a Igreja de Cristo com tais instituições.
Um dos objetivos da lição desta semana é exatamente esclarecer essa questão. O
que é a Igreja de Cristo? Qual a diferença entre a sua natureza visível e a sua
natureza invisível? Qual o papel do membro dentro do Corpo de Cristo?
São algumas questões que devem nortear a aula desta semana. O nosso
desejo é que a sua classe compreenda melhor o maravilhoso privilégio de
pertencer ao Corpo de Cristo, a Igreja do Senhor.
SUBSÍDIO DIDÁTICO
O primeiro tópico é
um pouco técnico. Mas é importante conhecer o sentido etimológico do termo
"igreja". O comentarista mostra que ekklesia é uma palavra grega que significa um grupo de
pessoas "chamado para fora" e a interliga com o termo hebraico qahal, "assembleia, multidão
humana reunida", no contexto do Antigo Testamento.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"Precisamos nos
identificar primeiro com o Senhor Jesus Cristo» parecer com Ele no amor, no
trato com as pessoas, nas estratégias de trabalho, no aproveitamento das
oportunidades, no uso de autoridade para libertar os oprimidos e na compaixão
pelas pessoas. Enfim, identificar-se com Cristo é ser parecido com Ele no
projeto de transformar o mundo [...]. Precisamos também de identificação entre
nós mesmos, ou seja, precisamos entender e praticar o que é ser Igreja, Não me
refiro a uma comunidade com estatuto e CGC, endereço e liderança, que faz o que
quer, como quer e quando quer. Uma comunidade burocrática e fria, cheia de
deveres e direitos, sem vida nem poder. Igreja não é um lugar onde uma multidão
ali chega triste e sai vazia, nem tampouco um meio através do qual se possa
ganhar dinheiro, explorando-se a boa fé alheia. Igreja não é uma facção
dividida por um grupo de radicais e outro de liberais, onde só há confronto e
não há vida. Igreja não é lugar de promessas mirabolantes, mas um lugar de vida
onde Jesus se manifesta, onde há sinceridade, onde acontecem maravilhas, onde o
amor tem liberdade de atuar, onde há comunhão e onde há poder" (FERREIRA,
Israel Alves. Igreja Lugar de Soluções: Como recuperar os enfermos espirituais,
1.ed, Rio de Janeiro: CPAD, 2001, pp.12-13).
CONHEÇA MAIS
"No Novo Testamento, a palavra 'igreja' é uma tradução da palavra
grega ekklesia, que nunca se refere a um lugar de adoração, mas tem em vista
uma reunião de pessoas. Na maioria esmagadora dos casos, ekklesia indica uma
associação local de crentes". Para conhecer mais, leia Dicionário Bíblico
Wycliffe, CPAD, p.949.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"A fim de
enfatizar e visualizar a relação viva dos crentes com o Cristo, a Biblia o
apresenta como o 'cabeça' da Igreja, e a Igreja como seu 'corpo' (1Co 12.27; Ef
1,22,23; Cl 1.18). Há várias razões para esta analogia. A igreja é a
manifestação física - visível - de Cristo no mundo, a fazer seu trabalho, tal
como chamar os pecadores ao arrependimento, proclamando a verdade de Deus às
nações e preparando-se para as eras vindouras, A Igreja também é um corpo,
composta de um arranjo complexo de diversas partes, cada qual discreta, cada
qual recebendo do Cabeça, cada qual com seus próprios dons e ministérios,
contudo, todos necessários à obra de Deus por vir (Rm 12.4-8; 1Co 6.15;
10.16,17; 12,12-27; Ef 4.15,16). (MENZIES, Wiltiam W.; HORTON, Stanley M,
Doutrinas Bíblicas: Os Fundamentos da Nossa Fé. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD,
1995, pp.134-35).
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