Aula Presencial dia 3 de Setembro de 2017
Estimado professor, acredito que já tenha percebido que nosso slide semanal traz uma abordagem completa de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino, tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se ao conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado. Faça bom uso ! Baixe o Slide, Tenha liberdade de alterá-lo se desejar, Divulgue e Compartilhe
Aula Presencial dia 3 de Setembro de 2017
Estimado professor, acredito que já tenha percebido que nosso slide semanal traz uma abordagem completa de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino, tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se ao conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado. Faça bom uso ! Baixe o Slide, Tenha liberdade de alterá-lo se desejar, Divulgue e Compartilhe
OBJETIVOS GERAL
Mostrar que o batismo no Espírito Santo e os dons
espirituais estão disponíveis a todo crente.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1 - Apontar as implicações doutrinárias da descida do
Espírito Santo;
2 - Explicar a natureza das línguas.
3 - Mostrar o significado e o propósito do batismo no
Espírito Santo;
4 - Afirmar a atualidade dos dons espirituais
TEXTO ÁUREO
"Porque a promessa vos diz respeito a vós, a
vossos filhos
e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus,
nosso
Senhor, chamar." (At 2.39)
VERDADE PRÁTICA
Cremos na atualidade do batismo no Espírito Santo e
dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua
edificação.
PONTO CENTRAL
As manifestações do Espírito Santo são atuais.
HINOS SUGERIDOS DA HARPA CRISTÃ
85 - Deixai Entrar o Espírito de Deus
122 - Fogo Divino
290 - Teu Espírito Vem Derrama
Atos 2.1-6
1 - Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam
todos reunidos no mesmo lugar;
2 - e, de repente, veio do céu um som, como de um
vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
3 - E foram vistas por eles línguas repartidas,
como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
4 - E todos foram cheios do Espírito Santo e
começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia
que falassem.
5 - E em Jerusalém estavam habitando judeus, varões
religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.
6 - E, correndo aquela voz, ajuntou-se uma multidão
e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.
1 Coríntios 12.1-7
1 - Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos,
que sejais ignorantes.
2 - Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos
ídolos mudos, conforme éreis guiados.
3 - Portanto, vos quero fazer compreender que
ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema! E ninguém pode
dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo.
4 - Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o
mesmo.
5 - E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é
o mesmo.
6 - E há diversidade de operações, mas é o mesmo
Deus que opera tudo em todos.
7 - Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um
para o que for útil.
Segunda-Feira – Atos 2:1-4
A descida do Espírito no
dia de Pentecostes
2 : 1 E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;
2 : 2 E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
2 : 3 E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
2 : 4 E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
Terça-Feira – Atos 2:33
O batismo no Espírito Santo é resultado da obra de
Cristo
2 : 33 De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis.
Quarta-Feira – Atos 10:44-46
A glossolalia
10 : 44 E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.
10 : 45 E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios.
10 : 46 Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus.
Quinta-Feira – 1 Coríntios 12:1
Não devemos ser ignorantes
acerca dos dons espirituais
12 :1 Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.
Sexta-Feira – 1 Coríntios 12:7
Os dons espirituais
12 : 7 Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
Sábado – 1 Coríntios 12:4
São muitos os dons
espirituais
12 : 4 Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
As manifestações do Espírito de Deus, tais como
veremos, dizem respeito, primeiramente ao batismo no Espírito Santo e aos dons
espirituais. São dois temas da teologia pentecostal que nunca se esgotam e são
importantes porque se tratam de evidências bíblicas de que a comunicação divina
com o seu povo, e com cada crente individual, nunca cessou. Não somente a
Bíblia, mas também o testemunho da história, e da experiência cristã, corrobora
essa verdade. É sobre isso que trata o nosso estudo.
Enfatize para seu aluno que a lição desta semana é abordada dentro da Teologia Sistemática na disciplina pneumatologia.
No Slide faço um esclarecimento sobre a disciplina pneumatologia e paracletologia, muitos falam que é a mesma disciplina, mas na verdade não é, se puder esclarecer rapidamente para seu aluno, será de grande valia.
I - A DESCIDA DO ESPÍRITO SANTO
1. A experiência do Pentecostes. Não é
difícil descobrir na Bíblia o que é o batismo no Espírito Santo. João Batista
disse: "E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas
aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; não sou digno de levar as
suas sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo" (Mt
3.11). Há inúmeras interpretações dessa passagem. No entanto, o próprio Senhor
Jesus se referiu a esse batismo como a promessa do Pai (At 1.4) e acrescentou:
"Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o
Espírito Santo, não muito depois destes dias" (At 1.5). Essa declaração
vincula Mateus 3.11 com a experiência do dia de Pentecostes relatada em Atos
2.2-4. A prova disso é que o apóstolo Pedro identificou a experiência de
Cornélio (At 10.44-46) com a promessa anunciada por João Batista e reiterada
pelo Senhor Jesus (At 11.15-17).
2. Batismo "no" Espírito Santo ou
"com o" Espírito Santo? As duas traduções são legítimas à luz da gramática
grega e aceitáveis de acordo com o contexto. A ideia de batismo no Novo
Testamento é de imersão, submersão (Rm 6.3,4; Cl 2.12). A Almeida Revista e
Atualizada tem uma nota em Mateus 3.11 e Atos 1.5 informando "com; ou
em" e a Nova Versão Internacional também traz uma nota similar. A Versão
Almeida Revisada da Imprensa Bíblica Brasileira emprega "batizar em
água" e "batizar no Espírito Santo" nas referidas passagens,
respectivamente. Nós adotamos "em água" e "no Espírito
Santo", pois "com", pode parecer aspersão, o que contradiz a
ideia de imersão.
Enfatize que as duas formas de falar "Batismo com o Espírito Santo" e "Batismo no Espírito Santo" são legítimas e aceitáveis, todavia, nós Assembleianos adotamos a forma "Batismo no Espírito Santo" para dar a ideia de imersão, conforme comentado pelo Pr. Esequias Soares. Não deixe seu aluno sair com esta duvida.
3. Os sinais sobrenaturais. Há três
sinais que mostram a ação sobrenatural do Espírito Santo por ocasião de sua
descida no dia de Pentecostes: o som como de um vento (At 2.2), a visão das
línguas repartidas como que de fogo (2.3) e o falar em línguas (2.4). Os dois
primeiros sinais jamais se repetirão, pois foram manifestações exclusivas que
tiveram como objetivo anunciar a chegada do Espírito Santo. Alguém tão
importante quanto o Filho, cuja encarnação e nascimento em Belém, ainda que
extraordinários, porque o Verbo se fez carne (Lc 2.9-11; Jo 1.4), não tiveram
sinais semelhantes. Além de marcar a chegada do Espírito Santo, no dia de
Pentecostes, as manifestações sobrenaturais também inauguraram a Igreja. Assim,
o som soava como vento, mas não era vento, e da mesma forma a visão não era
fogo, mas lembrava o fogo de Deus (Êx 3.2; 1 Rs18.38). Foi um acontecimento
singular, algo que ocorreu uma única vez.
II - A NATUREZA DAS LÍNGUAS
1. Fonte. As línguas do Pentecostes eram sobrenaturais, pois
foram caracterizadas como "outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes
concedia que falassem" (At 2.4). O termo grego para "outras"
aqui é héterais, de héteros, "outro de tipo diferente". Há quem
questione esse conceito, mas a fonte delas é o próprio Espírito Santo, o que
torna a evidência visível e contundente. A outra evidência está presente na
audição, e não simplesmente na fala, pois "cada um os ouvia falar em sua
própria língua" (2.6). Lucas repete essa informação por mais duas vezes (vv.8,11).
E, no versículo 11, ele acrescenta: [...] "Todos os temos ouvido em nossas
próprias línguas falar das grandezas de Deus".
2. A glossolalia. É a
manifestação das línguas estranhas no batismo no Espírito Santo bem como das
línguas como um dos dons espirituais. Trata-se um termo técnico de origem grega
glossa, "língua, idioma", e de lalía, "modo de falar" (Mt
26.73), conjugado à "linguagem" (Jo 8.43), substantivo derivado do
verbo grego lalein, "falar". A expressão lalein glossais, "falar
línguas" (1 Co 14.5), é usada no Novo Testamento para indicar "outras
línguas". É importante saber que as línguas manifestas no dia de
Pentecostes são as mesmas que aparecem na lista dos dons espirituais (1 Co
12.10,28; 14.2). Ambas são de origem divina e sobrenatural, mas são diferentes
apenas quanto à função.
Estimado professor, no Slide faço questão de deixar bem claro o que é glossolalia e o que é Xenolalia, deixe bem claro para o aluno a diferença destes termos. É importantíssimo o esclarecimento.
3. Sua continuação. O falar em
"outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que
falassem" (At 2.4), é a evidência inicial do batismo no Espírito Santo.
Essa experiência se repete na história da Igreja. Isso aconteceu na casa do
centurião Cornélio: "E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos
tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se
derramasse também sobre os gentios. Porque os ouviam falar em línguas e
magnificar a Deus" (At 10.45,46), exatamente como aconteceu no dia de
Pentecostes. Outra vez, o mesmo fenômeno acontece com a chegada de Paulo em
Éfeso, em sua terceira viagem missionária (At 19.6). As línguas, as profecias e
a ciência são válidas para os nossos dias, mas vão cessar por ocasião da vinda
de Jesus (1 Co 13.8-10).
Neste sub-tópico você terá oportunidade unica de mostrar para seu aluno que o Batismo no Espírito Santo e os dons espirituais são para os dias atuais. Explore as passagens mencionadas pelo Pr.Esequias Soares de uma forma muito oportuna, não deixe de comentar o ocorrido na casa do centurião Cornélio e o derramamento de poder ocorrido na chegada de Paulo em Éfeso.
No Slide, aproveito este sub-tópico para esclarecer o que é a visão cristã dos cessacionistas, ou seja, daqueles que não acreditam no Batismo no Espírito Santo, nos dons espirituais, no falar em línguas estranhas nos nossos dias.
III - SIGNIFICADO E PROPÓSITO
1. O batismo no Espírito Santo não é sinônimo de
salvação. Trata-se de bênçãos diferentes. Todos os crentes em
Jesus já têm o Espírito Santo. Na regeneração, o Espírito promove o novo
nascimento, que é um ato direto do Espírito Santo (Jo 3.6-8). O pecador recebe
o Espírito no exato momento em que aceita, de verdade, a Jesus (Gl 3.2; Ef
1.13). Os discípulos de Jesus já tinham seu nome escrito no céu (Lc 10.20) e
igualmente tinham o Espírito Santo mesmo antes do Pentecostes (Jo 20.22).
O batismo no Espírito Santo não salva, mas é uma pena que os irmãos cessacionistas não acreditam, não é mesmo meus amados ? por não acreditarem, estão deixando de desfrutar de uma grande bençãos de Deus.
2. Definição e propósitos. O batismo no
Espírito Santo é o recebimento de poder espiritual para realizar a obra da
expansão do Evangelho em todo o mundo (Lc 24.46-49). O seu propósito é
capacitar o crente a viver uma vida cristã vitoriosa e, sobretudo, para
testemunhar com ousadia sobre a sua fé em Cristo (At 1.8). É um revestimento de
poder para viver a vida regenerada, um poder espiritual que contribui para a
edificação interior da vida cristã do crente e que o ajuda quando a mente não
pode fazê-lo.
Como vimos o batismo no Espírito Santo é um revestimento de poder na vida do crente, enfatize ao seu aluno sua importância.
No Slide, coloquei um quadro do IBGE mostrando atravpes uma pesquisa 2000-2010, que os pentecostais crescem muito mais que os cessacionistas.
Enquanto os pentecostais estão crescendo, os cessacionistas estão crescendo menos ou até diminuindo o número de membros. (Observe o Slide)
Pergunte para seu aluno: Porque os pentecostais crescem muito mais que os cessacionistas ? A Igreja Batista e presbiteriana chegaram no Brasil muito anos antes da fundação das Assembléias de Deus, no entanto as Assembléias de Deus se tornou a maior igreja evangélica do Brasil e do mundo. Porque ?
É fácil, o motivo é que acreditamos no Batismo no Espírito Santo e nos dons espirituais para os dias atuais.
Faça uma reflexão com seus alunos, se não tiver slide, copie o quadro e imprima para eles perceberem a diferença dos pentecostais e dos cessacionistas.
IV - OS DONS ESPIRITUAIS
1. Os dons espirituais. São
manifestações do poder de Deus que nos capacitam a continuar a missão de Cristo
no mundo e as demonstrações desse poder na vida da Igreja (At 1.8). A Igreja
não se sustenta sozinha, por isso o Senhor Jesus enviou o Espírito Santo (Jo
14.16-18). Há pelo menos três listas desses dons (Rm 12.6-8; 1 Co
12.8-10,28-30), embora não ousamos dizer que sejam apenas esses, pois não
existe uma lista exaustiva deles no Novo Testamento.
No Slide, coloquei as listas de dons detalhadamente, mostre rapidamente para seu aluno, o objetivo é mencionar os dons, sem entrar em detalhes.
2. Os dons são dados aos crentes
individualmente. A manifestação dos dons ocorre por meio das três
Pessoas da Trindade: pelo Espírito, na "diversidade de dons" (1 Co
12.4); pelo Senhor, na "diversidade de ministérios" (v.5); e pelo
Deus Pai, na "diversidade de operações (v.6). Mas a fonte dos dons é o
Espírito Santo e, por isso, essa manifestação é dada por Ele "a cada um
para o que for útil" (1 Co 12.7) e não para exibição ou ostentação do
crente, porque o mérito é do Senhor Jesus (At 3.12). Outra vez o apóstolo
enfatiza a origem dos dons, o Espírito Santo, pois reconhece que é este mesmo
quem "opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como
quer" (1 Co 12.11).
Estimado professor, reserve alguns minutos da sua aula para falar sobre o "Pentecostalismo Clássico", assunto sério que está detalhado no SLIDE, nós das Assembleias de Deus não podemos abandonar o "Pentecostalismo Clássico" e dar abertura para o tal de RETETÉ, esclareça para seu aluno as três ondas do pentecostalismo e as heresias e modismos que tem penetrado na igreja como: Cair no Espírito, unção do riso, unção do cavalinho, unção do leão, unção do cachorro, transferência de unção ... todas são praticas neopentecostais... que aos poucos estão entando nas Assembleias de Deus.
Mencione que o Pentecostalismo Clássico, também não aceita o "Cristianismo Judaizante" e o modelo heterodoxo do G12, M12, MDA, igrejas em células.
Enfatize isso para seu aluno. É importante, somos pentecostais, mas não podemos ser pentecostais que anda com meninices, exagerando no emocionalismo dentro de nossas igrejas. Reflita sobre isso com seus alunos.
Muitas igrejas pentecostais estão se perdendo em práticas anti-bíblicas neopentecostais, não deixe de acessar o link abaixo :
Clique Aqui, Heresias Modernas
CONCLUSÃO
A descida do Espírito Santo é acompanhada dos dons
espirituais. Eles são atuais na vida da Igreja e são dados a cada um para o que
for útil, sempre para o bem da igreja local. Trata-se de ferramentas
importantes e indispensáveis para os crentes, razão pela qual devemos lhes dar
a devida atenção.
PARA REFLETIR
A respeito das manifestações do Espírito Santo,
responda:
Qual sinal sobrenatural ocorrido no dia de
Pentecostes que se repete na história da Igreja?
A glossolalia.
O que é a glossolalia?
É a manifestação das línguas estranhas no batismo
no Espírito Santo bem como das línguas como um dos dons espirituais.
Qual é a evidência inicial do batismo no Espírito
Santo?
O falar em "outras línguas, conforme o
Espírito Santo lhes concedia que falassem" (At 2.4), é a evidência inicial
do batismo no Espírito Santo.
Qual o propósito do batismo no Espírito Santo?
O seu propósito é capacitar o crente a viver uma
vida cristã vitoriosa e, sobretudo, para testemunhar com ousadia sobre a sua fé
em Cristo (At 1.8).
Que são dons espirituais?
São manifestações do poder de Deus que nos
capacitam a continuar a missão de Cristo no mundo e as demonstrações desse
poder na vida da Igreja (At 1.8).
BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, A Razão da Nossa Fé - Assim cremos, assim viveremos, Comentarista Esequias Soares, 3 Trimestre 2017.
OBJETIVOS GERAL
Mostrar que o batismo no Espírito Santo e os dons
espirituais estão disponíveis a todo crente.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1 - Apontar as implicações doutrinárias da descida do
Espírito Santo;
2 - Explicar a natureza das línguas.
3 - Mostrar o significado e o propósito do batismo no
Espírito Santo;
4 - Afirmar a atualidade dos dons espirituais |
TEXTO ÁUREO
"Porque a promessa vos diz respeito a vós, a
vossos filhos
e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus,
nosso
Senhor, chamar." (At 2.39)
VERDADE PRÁTICA
Cremos na atualidade do batismo no Espírito Santo e
dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua
edificação.
PONTO CENTRAL
As manifestações do Espírito Santo são atuais.
HINOS SUGERIDOS DA HARPA CRISTÃ
85 - Deixai Entrar o Espírito de Deus
122 - Fogo Divino
290 - Teu Espírito Vem Derrama
Atos 2.1-6
|
1 - Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam
todos reunidos no mesmo lugar;
2 - e, de repente, veio do céu um som, como de um
vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
3 - E foram vistas por eles línguas repartidas,
como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
4 - E todos foram cheios do Espírito Santo e
começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia
que falassem.
5 - E em Jerusalém estavam habitando judeus, varões
religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.
6 - E, correndo aquela voz, ajuntou-se uma multidão
e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.
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1 Coríntios 12.1-7
|
1 - Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos,
que sejais ignorantes.
2 - Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos
ídolos mudos, conforme éreis guiados.
3 - Portanto, vos quero fazer compreender que
ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema! E ninguém pode
dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo.
4 - Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o
mesmo.
5 - E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é
o mesmo.
6 - E há diversidade de operações, mas é o mesmo
Deus que opera tudo em todos.
7 - Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um
para o que for útil.
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Segunda-Feira – Atos 2:1-4
A descida do Espírito no
dia de Pentecostes
|
2 : 1 E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;
2 : 2 E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. 2 : 3 E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. 2 : 4 E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. |
Terça-Feira – Atos 2:33
O batismo no Espírito Santo é resultado da obra de
Cristo
|
2 : 33 De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis.
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Quarta-Feira – Atos 10:44-46
A glossolalia
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10 : 44 E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.
10 : 45 E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios. 10 : 46 Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus. |
Quinta-Feira – 1 Coríntios 12:1
Não devemos ser ignorantes
acerca dos dons espirituais
|
12 :1 Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.
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Sexta-Feira – 1 Coríntios 12:7
Os dons espirituais
|
12 : 7 Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
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Sábado – 1 Coríntios 12:4
São muitos os dons
espirituais
|
12 : 4 Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
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As manifestações do Espírito de Deus, tais como
veremos, dizem respeito, primeiramente ao batismo no Espírito Santo e aos dons
espirituais. São dois temas da teologia pentecostal que nunca se esgotam e são
importantes porque se tratam de evidências bíblicas de que a comunicação divina
com o seu povo, e com cada crente individual, nunca cessou. Não somente a
Bíblia, mas também o testemunho da história, e da experiência cristã, corrobora
essa verdade. É sobre isso que trata o nosso estudo.
No Slide faço um esclarecimento sobre a disciplina pneumatologia e paracletologia, muitos falam que é a mesma disciplina, mas na verdade não é, se puder esclarecer rapidamente para seu aluno, será de grande valia.
I - A DESCIDA DO ESPÍRITO SANTO
1. A experiência do Pentecostes. Não é
difícil descobrir na Bíblia o que é o batismo no Espírito Santo. João Batista
disse: "E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas
aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; não sou digno de levar as
suas sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo" (Mt
3.11). Há inúmeras interpretações dessa passagem. No entanto, o próprio Senhor
Jesus se referiu a esse batismo como a promessa do Pai (At 1.4) e acrescentou:
"Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o
Espírito Santo, não muito depois destes dias" (At 1.5). Essa declaração
vincula Mateus 3.11 com a experiência do dia de Pentecostes relatada em Atos
2.2-4. A prova disso é que o apóstolo Pedro identificou a experiência de
Cornélio (At 10.44-46) com a promessa anunciada por João Batista e reiterada
pelo Senhor Jesus (At 11.15-17).
2. Batismo "no" Espírito Santo ou
"com o" Espírito Santo? As duas traduções são legítimas à luz da gramática
grega e aceitáveis de acordo com o contexto. A ideia de batismo no Novo
Testamento é de imersão, submersão (Rm 6.3,4; Cl 2.12). A Almeida Revista e
Atualizada tem uma nota em Mateus 3.11 e Atos 1.5 informando "com; ou
em" e a Nova Versão Internacional também traz uma nota similar. A Versão
Almeida Revisada da Imprensa Bíblica Brasileira emprega "batizar em
água" e "batizar no Espírito Santo" nas referidas passagens,
respectivamente. Nós adotamos "em água" e "no Espírito
Santo", pois "com", pode parecer aspersão, o que contradiz a
ideia de imersão.
Enfatize que as duas formas de falar "Batismo com o Espírito Santo" e "Batismo no Espírito Santo" são legítimas e aceitáveis, todavia, nós Assembleianos adotamos a forma "Batismo no Espírito Santo" para dar a ideia de imersão, conforme comentado pelo Pr. Esequias Soares. Não deixe seu aluno sair com esta duvida.
Enfatize que as duas formas de falar "Batismo com o Espírito Santo" e "Batismo no Espírito Santo" são legítimas e aceitáveis, todavia, nós Assembleianos adotamos a forma "Batismo no Espírito Santo" para dar a ideia de imersão, conforme comentado pelo Pr. Esequias Soares. Não deixe seu aluno sair com esta duvida.
3. Os sinais sobrenaturais. Há três
sinais que mostram a ação sobrenatural do Espírito Santo por ocasião de sua
descida no dia de Pentecostes: o som como de um vento (At 2.2), a visão das
línguas repartidas como que de fogo (2.3) e o falar em línguas (2.4). Os dois
primeiros sinais jamais se repetirão, pois foram manifestações exclusivas que
tiveram como objetivo anunciar a chegada do Espírito Santo. Alguém tão
importante quanto o Filho, cuja encarnação e nascimento em Belém, ainda que
extraordinários, porque o Verbo se fez carne (Lc 2.9-11; Jo 1.4), não tiveram
sinais semelhantes. Além de marcar a chegada do Espírito Santo, no dia de
Pentecostes, as manifestações sobrenaturais também inauguraram a Igreja. Assim,
o som soava como vento, mas não era vento, e da mesma forma a visão não era
fogo, mas lembrava o fogo de Deus (Êx 3.2; 1 Rs18.38). Foi um acontecimento
singular, algo que ocorreu uma única vez.
II - A NATUREZA DAS LÍNGUAS
1. Fonte. As línguas do Pentecostes eram sobrenaturais, pois
foram caracterizadas como "outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes
concedia que falassem" (At 2.4). O termo grego para "outras"
aqui é héterais, de héteros, "outro de tipo diferente". Há quem
questione esse conceito, mas a fonte delas é o próprio Espírito Santo, o que
torna a evidência visível e contundente. A outra evidência está presente na
audição, e não simplesmente na fala, pois "cada um os ouvia falar em sua
própria língua" (2.6). Lucas repete essa informação por mais duas vezes (vv.8,11).
E, no versículo 11, ele acrescenta: [...] "Todos os temos ouvido em nossas
próprias línguas falar das grandezas de Deus".
2. A glossolalia. É a
manifestação das línguas estranhas no batismo no Espírito Santo bem como das
línguas como um dos dons espirituais. Trata-se um termo técnico de origem grega
glossa, "língua, idioma", e de lalía, "modo de falar" (Mt
26.73), conjugado à "linguagem" (Jo 8.43), substantivo derivado do
verbo grego lalein, "falar". A expressão lalein glossais, "falar
línguas" (1 Co 14.5), é usada no Novo Testamento para indicar "outras
línguas". É importante saber que as línguas manifestas no dia de
Pentecostes são as mesmas que aparecem na lista dos dons espirituais (1 Co
12.10,28; 14.2). Ambas são de origem divina e sobrenatural, mas são diferentes
apenas quanto à função.
Estimado professor, no Slide faço questão de deixar bem claro o que é glossolalia e o que é Xenolalia, deixe bem claro para o aluno a diferença destes termos. É importantíssimo o esclarecimento.
Estimado professor, no Slide faço questão de deixar bem claro o que é glossolalia e o que é Xenolalia, deixe bem claro para o aluno a diferença destes termos. É importantíssimo o esclarecimento.
3. Sua continuação. O falar em
"outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que
falassem" (At 2.4), é a evidência inicial do batismo no Espírito Santo.
Essa experiência se repete na história da Igreja. Isso aconteceu na casa do
centurião Cornélio: "E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos
tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se
derramasse também sobre os gentios. Porque os ouviam falar em línguas e
magnificar a Deus" (At 10.45,46), exatamente como aconteceu no dia de
Pentecostes. Outra vez, o mesmo fenômeno acontece com a chegada de Paulo em
Éfeso, em sua terceira viagem missionária (At 19.6). As línguas, as profecias e
a ciência são válidas para os nossos dias, mas vão cessar por ocasião da vinda
de Jesus (1 Co 13.8-10).
Neste sub-tópico você terá oportunidade unica de mostrar para seu aluno que o Batismo no Espírito Santo e os dons espirituais são para os dias atuais. Explore as passagens mencionadas pelo Pr.Esequias Soares de uma forma muito oportuna, não deixe de comentar o ocorrido na casa do centurião Cornélio e o derramamento de poder ocorrido na chegada de Paulo em Éfeso.
No Slide, aproveito este sub-tópico para esclarecer o que é a visão cristã dos cessacionistas, ou seja, daqueles que não acreditam no Batismo no Espírito Santo, nos dons espirituais, no falar em línguas estranhas nos nossos dias.
Neste sub-tópico você terá oportunidade unica de mostrar para seu aluno que o Batismo no Espírito Santo e os dons espirituais são para os dias atuais. Explore as passagens mencionadas pelo Pr.Esequias Soares de uma forma muito oportuna, não deixe de comentar o ocorrido na casa do centurião Cornélio e o derramamento de poder ocorrido na chegada de Paulo em Éfeso.
No Slide, aproveito este sub-tópico para esclarecer o que é a visão cristã dos cessacionistas, ou seja, daqueles que não acreditam no Batismo no Espírito Santo, nos dons espirituais, no falar em línguas estranhas nos nossos dias.
III - SIGNIFICADO E PROPÓSITO
1. O batismo no Espírito Santo não é sinônimo de
salvação. Trata-se de bênçãos diferentes. Todos os crentes em
Jesus já têm o Espírito Santo. Na regeneração, o Espírito promove o novo
nascimento, que é um ato direto do Espírito Santo (Jo 3.6-8). O pecador recebe
o Espírito no exato momento em que aceita, de verdade, a Jesus (Gl 3.2; Ef
1.13). Os discípulos de Jesus já tinham seu nome escrito no céu (Lc 10.20) e
igualmente tinham o Espírito Santo mesmo antes do Pentecostes (Jo 20.22).
O batismo no Espírito Santo não salva, mas é uma pena que os irmãos cessacionistas não acreditam, não é mesmo meus amados ? por não acreditarem, estão deixando de desfrutar de uma grande bençãos de Deus.
2. Definição e propósitos. O batismo no
Espírito Santo é o recebimento de poder espiritual para realizar a obra da
expansão do Evangelho em todo o mundo (Lc 24.46-49). O seu propósito é
capacitar o crente a viver uma vida cristã vitoriosa e, sobretudo, para
testemunhar com ousadia sobre a sua fé em Cristo (At 1.8). É um revestimento de
poder para viver a vida regenerada, um poder espiritual que contribui para a
edificação interior da vida cristã do crente e que o ajuda quando a mente não
pode fazê-lo.
Como vimos o batismo no Espírito Santo é um revestimento de poder na vida do crente, enfatize ao seu aluno sua importância.
No Slide, coloquei um quadro do IBGE mostrando atravpes uma pesquisa 2000-2010, que os pentecostais crescem muito mais que os cessacionistas.
Enquanto os pentecostais estão crescendo, os cessacionistas estão crescendo menos ou até diminuindo o número de membros. (Observe o Slide)Pergunte para seu aluno: Porque os pentecostais crescem muito mais que os cessacionistas ? A Igreja Batista e presbiteriana chegaram no Brasil muito anos antes da fundação das Assembléias de Deus, no entanto as Assembléias de Deus se tornou a maior igreja evangélica do Brasil e do mundo. Porque ?
É fácil, o motivo é que acreditamos no Batismo no Espírito Santo e nos dons espirituais para os dias atuais.
Faça uma reflexão com seus alunos, se não tiver slide, copie o quadro e imprima para eles perceberem a diferença dos pentecostais e dos cessacionistas.
IV - OS DONS ESPIRITUAIS
1. Os dons espirituais. São
manifestações do poder de Deus que nos capacitam a continuar a missão de Cristo
no mundo e as demonstrações desse poder na vida da Igreja (At 1.8). A Igreja
não se sustenta sozinha, por isso o Senhor Jesus enviou o Espírito Santo (Jo
14.16-18). Há pelo menos três listas desses dons (Rm 12.6-8; 1 Co
12.8-10,28-30), embora não ousamos dizer que sejam apenas esses, pois não
existe uma lista exaustiva deles no Novo Testamento.
No Slide, coloquei as listas de dons detalhadamente, mostre rapidamente para seu aluno, o objetivo é mencionar os dons, sem entrar em detalhes.
No Slide, coloquei as listas de dons detalhadamente, mostre rapidamente para seu aluno, o objetivo é mencionar os dons, sem entrar em detalhes.
2. Os dons são dados aos crentes
individualmente. A manifestação dos dons ocorre por meio das três
Pessoas da Trindade: pelo Espírito, na "diversidade de dons" (1 Co
12.4); pelo Senhor, na "diversidade de ministérios" (v.5); e pelo
Deus Pai, na "diversidade de operações (v.6). Mas a fonte dos dons é o
Espírito Santo e, por isso, essa manifestação é dada por Ele "a cada um
para o que for útil" (1 Co 12.7) e não para exibição ou ostentação do
crente, porque o mérito é do Senhor Jesus (At 3.12). Outra vez o apóstolo
enfatiza a origem dos dons, o Espírito Santo, pois reconhece que é este mesmo
quem "opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como
quer" (1 Co 12.11).
Estimado professor, reserve alguns minutos da sua aula para falar sobre o "Pentecostalismo Clássico", assunto sério que está detalhado no SLIDE, nós das Assembleias de Deus não podemos abandonar o "Pentecostalismo Clássico" e dar abertura para o tal de RETETÉ, esclareça para seu aluno as três ondas do pentecostalismo e as heresias e modismos que tem penetrado na igreja como: Cair no Espírito, unção do riso, unção do cavalinho, unção do leão, unção do cachorro, transferência de unção ... todas são praticas neopentecostais... que aos poucos estão entando nas Assembleias de Deus.
Mencione que o Pentecostalismo Clássico, também não aceita o "Cristianismo Judaizante" e o modelo heterodoxo do G12, M12, MDA, igrejas em células.
Enfatize isso para seu aluno. É importante, somos pentecostais, mas não podemos ser pentecostais que anda com meninices, exagerando no emocionalismo dentro de nossas igrejas. Reflita sobre isso com seus alunos.
Muitas igrejas pentecostais estão se perdendo em práticas anti-bíblicas neopentecostais, não deixe de acessar o link abaixo :
Clique Aqui, Heresias Modernas
CONCLUSÃO
A descida do Espírito Santo é acompanhada dos dons
espirituais. Eles são atuais na vida da Igreja e são dados a cada um para o que
for útil, sempre para o bem da igreja local. Trata-se de ferramentas
importantes e indispensáveis para os crentes, razão pela qual devemos lhes dar
a devida atenção.
PARA REFLETIR
A respeito das manifestações do Espírito Santo,
responda:
Qual sinal sobrenatural ocorrido no dia de
Pentecostes que se repete na história da Igreja?
A glossolalia.
O que é a glossolalia?
É a manifestação das línguas estranhas no batismo
no Espírito Santo bem como das línguas como um dos dons espirituais.
Qual é a evidência inicial do batismo no Espírito
Santo?
O falar em "outras línguas, conforme o
Espírito Santo lhes concedia que falassem" (At 2.4), é a evidência inicial
do batismo no Espírito Santo.
Qual o propósito do batismo no Espírito Santo?
O seu propósito é capacitar o crente a viver uma
vida cristã vitoriosa e, sobretudo, para testemunhar com ousadia sobre a sua fé
em Cristo (At 1.8).
Que são dons espirituais?
São manifestações do poder de Deus que nos
capacitam a continuar a missão de Cristo no mundo e as demonstrações desse
poder na vida da Igreja (At 1.8).
BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, A Razão da Nossa Fé - Assim cremos, assim viveremos, Comentarista Esequias Soares, 3 Trimestre 2017.
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, A Razão da Nossa Fé - Assim cremos, assim viveremos, Comentarista Esequias Soares, 3 Trimestre 2017.
[
Olá, estimado professor, segue abaixo material de apoio que o mesmo possa adicionar mais conteúdo para a sua aula. Bom Estudo!
Somos pentecostais clássicos, não podemos aderir ao tal de RETETÉ.
Muitas igrejas pentecostais estão se perdendo em práticas anti-bíblicas neopentecostais,
não deixe de acessar o link abaixo :
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Prezado professor, prezada professora, esta lição é
uma exposição sobre um dos mais importantes temas da teologia pentecostal:
batismo no Espírito Santo. Essa doutrina trata de uma experiência bíblica,
histórica e atual que ao longo da história do Movimento Pentecostal tem sido
amplamente reafirmada.
SUBSÍDIO DIDÁTICO
Para auxiliar na preparação da sua aula, há alguns
termos importantes que você deve conhecer bem a fim de ter êxito no assunto em
foco. Por isso, reproduzimos esses três termos a fim de enriquecer a explicação
deste tópico. Observe o quadro abaixo.
PNEUMATOLOGIA
[De pneuma, espírito + logia, estudo] Estudo
sistemático da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade [...]. Onde a análise da
pessoa, obra e ministério do Espírito Santo é contemplada.
PARACLETO
Advogado. Defensor. Um dos títulos do Espírito
Santo
GLOSSOLALIA
A glossolalia, conhecida também como dom de
línguas, línguas estranhas ou variedades de línguas, é um dom espiritual que, à
semelhança dos demais [...], continua atual e atuante na vida da Igreja. O
objetivo da glossolalia é anunciar sobrenatural e extraordinariamente o
Evangelho de Cristo, como aconteceu no Dia de Pentecoste (At 2).
Texto adaptado do Dicionário Teológico, editado
pela CPAD.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"[...] A xenolalia é, ao mesmo tempo, a mais
difícil variação da glossolalia para documentar e a mais amplamente registrada.
Por exemplo, Emílio Conde relatou, na obra História das Assembleias de Deus no
Brasil, p.67, que no primeiro batismo nas águas na cidade de Macapá (AP), em 25
de dezembro 1917, a nova convertida Raimunda Paula de Araújo, ao sair das águas
foi batizada com o Espírito Santo. Ela falou em línguas estranhas com tanto
poder que os assistentes encheram-se de temor de Deus. Os judeus negociantes da
cidade haviam comparecido ao batismo. Um deles, Leão Zagury, ficou tão
emocionado e maravilhado com a mensagem que ouvira que não se conteve e clamou
em alta voz no meio da multidão: 'Eis que vejo a glória do Deus de Israel, pois
esta mulher está falando a minha língua'. O judeu não era crente. Porém, Deus,
através da crente Raimunda, falou-lhe em hebraico" (ARAÚJO, Isael. Dicionário
do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, p.332).
CONHEÇA MAIS
*Glossolalia
"[Do gr. glosso, língua + lalia, falar em língua] Dom sobrenatural concedido pelo Espírito Santo, que capacita o crente a fazer enunciados proféticos e de enaltecimentos a Deus em línguas que lhe são desconhecidas. [...] A glossolária, conhecida também como dom de línguas, línguas estranhas ou variedade de línguas, é um dom espiritual que, à semelhança dos demais, não ficou circunscrito aos dias dos apóstolos: continua atual e atuante na vida da Igreja". Para conhecer mais, leia Dicionário Teológico, CPAD, pp.201-02.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"[...] Os pentecostais acreditam que a
experiência distintiva do batismo no Espírito Santo, tal como Lucas a descreve,
é crucial para a Igreja contemporânea. Stronstad diz que as implicações da
teologia de Lucas são claras: 'Já que o dom do Espírito era carismático ou
vocacional para Jesus e a Igreja Primitiva, assim também deve ter uma dimensão
vocacional na experiência do povo de Deus hoje'. Por quê? Porque a Igreja hoje,
da mesma forma que a Igreja em Atos dos Apóstolos, precisa de poder dinâmico do
Espírito para evangelizar o mundo de modo eficaz e edificar o corpo de Cristo.
O Espírito veio no dia de Pentecostes porque os seguidores de Jesus 'precisavam
de um batismo no Espírito que revestisse de poder o seu testemunho, de tal
maneira que outros pudessem também entrar na vida e na salvação'. E, por ter
vindo no dia de Pentecostes, o Espírito volta repetidas vezes, visando o mesmo
propósito" (HORTON, Stanley (Ed.). Teologia Sistemática: Uma Perspectiva
Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p.456).
SUBSÍDIO TEOLÓGICO IV
"Dons Espirituais. Recursos extraordinários
que o Senhor Jesus Cristo, mediante o Espírito, colocou à disposição da Igreja,
visando: 1) o aperfeiçoamento dos santos; 2) a ampliação do conhecimento, do
poder e da proclamação do povo de Deus; e: 3) chamar a atenção dos incrédulos à
realidade divina. Os dons espirituais dividem-se em três grupos:
I - Dons de Revelação. Palavra da sabedoria,
palavra do conhecimento e discernimento de espíritos. Através dos quais a
Igreja é capacitada a conhecer de maneira sobrenatural.
II - Dons de Poder. Fé, Maravilhas e Cura. Por
intermédio dos quais a Igreja pode agir de forma extraordinária.
III - Dons de Alocução. Línguas, interpretação e
profecia. Por meio dos quais a Igreja recebe a graça de proclamar os arcanos
divinos de modo milagroso" (ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Dicionário
Teológico. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p.127-28).
[
Olá, estimado professor, segue abaixo material de apoio que o mesmo possa adicionar mais conteúdo para a sua aula. Bom Estudo!
Somos pentecostais clássicos, não podemos aderir ao tal de RETETÉ.
Muitas igrejas pentecostais estão se perdendo em práticas anti-bíblicas neopentecostais,
não deixe de acessar o link abaixo :
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Prezado professor, prezada professora, esta lição é
uma exposição sobre um dos mais importantes temas da teologia pentecostal:
batismo no Espírito Santo. Essa doutrina trata de uma experiência bíblica,
histórica e atual que ao longo da história do Movimento Pentecostal tem sido
amplamente reafirmada.
SUBSÍDIO DIDÁTICO
Para auxiliar na preparação da sua aula, há alguns
termos importantes que você deve conhecer bem a fim de ter êxito no assunto em
foco. Por isso, reproduzimos esses três termos a fim de enriquecer a explicação
deste tópico. Observe o quadro abaixo.
PNEUMATOLOGIA
[De pneuma, espírito + logia, estudo] Estudo
sistemático da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade [...]. Onde a análise da
pessoa, obra e ministério do Espírito Santo é contemplada.
PARACLETO
Advogado. Defensor. Um dos títulos do Espírito
Santo
GLOSSOLALIA
A glossolalia, conhecida também como dom de
línguas, línguas estranhas ou variedades de línguas, é um dom espiritual que, à
semelhança dos demais [...], continua atual e atuante na vida da Igreja. O
objetivo da glossolalia é anunciar sobrenatural e extraordinariamente o
Evangelho de Cristo, como aconteceu no Dia de Pentecoste (At 2).
Texto adaptado do Dicionário Teológico, editado
pela CPAD.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"[...] A xenolalia é, ao mesmo tempo, a mais
difícil variação da glossolalia para documentar e a mais amplamente registrada.
Por exemplo, Emílio Conde relatou, na obra História das Assembleias de Deus no
Brasil, p.67, que no primeiro batismo nas águas na cidade de Macapá (AP), em 25
de dezembro 1917, a nova convertida Raimunda Paula de Araújo, ao sair das águas
foi batizada com o Espírito Santo. Ela falou em línguas estranhas com tanto
poder que os assistentes encheram-se de temor de Deus. Os judeus negociantes da
cidade haviam comparecido ao batismo. Um deles, Leão Zagury, ficou tão
emocionado e maravilhado com a mensagem que ouvira que não se conteve e clamou
em alta voz no meio da multidão: 'Eis que vejo a glória do Deus de Israel, pois
esta mulher está falando a minha língua'. O judeu não era crente. Porém, Deus,
através da crente Raimunda, falou-lhe em hebraico" (ARAÚJO, Isael. Dicionário
do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, p.332).
CONHEÇA MAIS
*Glossolalia
"[Do gr. glosso, língua + lalia, falar em língua] Dom sobrenatural concedido pelo Espírito Santo, que capacita o crente a fazer enunciados proféticos e de enaltecimentos a Deus em línguas que lhe são desconhecidas. [...] A glossolária, conhecida também como dom de línguas, línguas estranhas ou variedade de línguas, é um dom espiritual que, à semelhança dos demais, não ficou circunscrito aos dias dos apóstolos: continua atual e atuante na vida da Igreja". Para conhecer mais, leia Dicionário Teológico, CPAD, pp.201-02.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"[...] Os pentecostais acreditam que a
experiência distintiva do batismo no Espírito Santo, tal como Lucas a descreve,
é crucial para a Igreja contemporânea. Stronstad diz que as implicações da
teologia de Lucas são claras: 'Já que o dom do Espírito era carismático ou
vocacional para Jesus e a Igreja Primitiva, assim também deve ter uma dimensão
vocacional na experiência do povo de Deus hoje'. Por quê? Porque a Igreja hoje,
da mesma forma que a Igreja em Atos dos Apóstolos, precisa de poder dinâmico do
Espírito para evangelizar o mundo de modo eficaz e edificar o corpo de Cristo.
O Espírito veio no dia de Pentecostes porque os seguidores de Jesus 'precisavam
de um batismo no Espírito que revestisse de poder o seu testemunho, de tal
maneira que outros pudessem também entrar na vida e na salvação'. E, por ter
vindo no dia de Pentecostes, o Espírito volta repetidas vezes, visando o mesmo
propósito" (HORTON, Stanley (Ed.). Teologia Sistemática: Uma Perspectiva
Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p.456).
SUBSÍDIO TEOLÓGICO IV
"Dons Espirituais. Recursos extraordinários
que o Senhor Jesus Cristo, mediante o Espírito, colocou à disposição da Igreja,
visando: 1) o aperfeiçoamento dos santos; 2) a ampliação do conhecimento, do
poder e da proclamação do povo de Deus; e: 3) chamar a atenção dos incrédulos à
realidade divina. Os dons espirituais dividem-se em três grupos:
I - Dons de Revelação. Palavra da sabedoria,
palavra do conhecimento e discernimento de espíritos. Através dos quais a
Igreja é capacitada a conhecer de maneira sobrenatural.
II - Dons de Poder. Fé, Maravilhas e Cura. Por
intermédio dos quais a Igreja pode agir de forma extraordinária.
III - Dons de Alocução. Línguas, interpretação e
profecia. Por meio dos quais a Igreja recebe a graça de proclamar os arcanos
divinos de modo milagroso" (ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Dicionário
Teológico. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p.127-28).
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