Aula Presencial dia 13 de Agosto de 2017
Estimado professor, acredito que já tenha percebido que nosso slide semanal traz uma abordagem completa de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino, tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se ao conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado. Faça bom uso ! Baixe o Slide, Tenha liberdade de alterá-lo se desejar, Divulgue e Compartilhe
Aula Presencial dia 13 de Agosto de 2017
Estimado professor, acredito que já tenha percebido que nosso slide semanal traz uma abordagem completa de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino, tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se ao conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado. Faça bom uso ! Baixe o Slide, Tenha liberdade de alterá-lo se desejar, Divulgue e Compartilhe
TEXTO ÁUREO
"Não te maravilhes de ter dito:
Necessário vos é nascer de novo." (João 3:7)
VERDADE PRÁTICA
Cremos na necessidade absoluta do novo nascimento pela
graça de Deus, mediante a fé em Jesus Cristo.
PONTO CENTRAL
Cremos na necessidade do novo nascimento.
HINOS SUGERIDOS DA HARPA CRISTÃ
5 - Ó Desce Fogo Santo
266 - Resgatados Fomos
440 - Em Viver em Cristo
João 3:1-12
1 E HAVIA entre os fariseus um homem, chamado
Nicodemos, príncipe dos judeus.
2 Este foi ter de noite com Jesus, e
disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode
fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
3 Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade,
na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de
Deus.
4 Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem
nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e
nascer?
5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te
digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino
de Deus.
6 O que é nascido da carne é carne, e o que é
nascido do Espírito é espírito.
7 Não te maravilhes de te ter dito:
Necessário vos é nascer de novo.
8 O vento assopra onde quer, e ouves a sua
voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é
nascido do Espírito.
9 Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode
ser isso?
10 Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre
de Israel, e não sabes isto?
11 Na verdade, na verdade te digo que nós
dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso
testemunho.
12 Se vos falei de coisas terrestres, e não
crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?
Segunda-Feira – João 3:3-8
O novo nascimento é nascer
do Espírito
3 : 3 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
3 : 4 Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
3 : 5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
3 : 6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
3 : 7 Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
3 : 8 O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim étodo aquele que é nascido do Espírito.
Terça-Feira – 2 Coríntios 5:17
A fé salvífica faz do
pecador uma nova criatura em Cristo Jesus
5 : 17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
Quarta-Feira – Atos 10:43
O perdão dos pecados está
disponível a todos
10 : 43 A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome.
Quinta-Feira – Tito 3:5
O novo nascimento significa
regeneração
3 :5 Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,
Sexta-Feira – 2 Coríntios 5:18,19
Fomos reconciliados com
Deus pela morte de Jesus
5 : 18 E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;
5 : 19 Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.
Sábado – João 1:12
Fomos adotados como filhos
de Deus pela fé em Jesus
1 : 12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
O tema da presente lição é de suma importância porque muitas pessoas
estão equivocadas nas coisas concernentes à salvação, assim como Nicodemos
também estava. As boas ações, um padrão de vida exemplar e até mesmo a prática
de uma religiosidade sincera não conduzem ninguém à vida eterna. O diálogo de
Jesus com Nicodemos, um líder religioso honesto e sincero, revela a necessidade
do novo nascimento para entrar no Reino dos Céus.
I - UM LÍDER RELIGIOSO BEM-INTENCIONADO
1. Quem era Nicodemos?
Muito pouco se sabe a respeito dele. Seu nome é grego e significa
"vencedor do povo". Era fariseu, um príncipe do povo (Jo 3.1) e
membro do sinédrio (Jo 7.50). Nicodemos viu em Jesus algo que não existe em
nenhum dos seres humanos, mas ainda assim parece que não queria serviste pelo
povo conversando com o Mestre. Talvez isso justifique o fato de ter ido à noite
se encontrar com o Senhor (v.2). Nicodemos nunca mais foi o mesmo depois desse
encontro com Jesus (Jo 7.51; 19.39). Esse diálogo impressiona as pessoas ainda
hoje, pois nele está o que consideramos ser o texto áureo da Bíblia (Jo 3.16).
2. Os fariseus.
Representavam o povo e, apesar de serem minoria na sociedade pré-cristã,
exerciam forte influência na comunidade judaica. Eram membros do sinédrio e
tornaram-se inimigos implacáveis de Jesus. Esse grupo formava uma seita (At
15.5). O apóstolo Paulo declara que o grupo dos fariseus, ao qual Nicodemos
pertencia antes de sua conversão, era a mais severa seita do judaísmo (At 26.5;
Gl 1.14; Fp 3.5). Os Evangelhos estão repletos de provas do comportamento
negativo dos fariseus e de suas hipocrisias. Tanto que a palavra
"fariseu" tornou-se sinônimo de hipócrita e fingido, até os dias de
hoje. Felizmente, Nicodemos era diferente deles (Jo 7.50,51).
3. Os sinais efetuados por Jesus.
Pouco tempo depois das bodas de Cana da Galileia, Jesus retornou à
Judeia, subindo a Jerusalém (Jo 2.13). Era a sua primeira aparição pública na
capital quando Nicodemos lhe procurou. Nessa ocasião, Jesus operou muitos
milagres e, "estando ele em Jerusalém pela Páscoa, durante a festa,
muitos, vendo os sinais que fazia, creram no seu nome" (Jo 2.23). Esses
milagres atraíram Nicodemos. Talvez ele tenha se referido a esses feitos
milagrosos quando se dirigiu a Jesus, pois disse que "ninguém pode fazer
estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele" (v.2).
II - O NOVO NASCIMENTO
1. É necessário nascer de novo (v.7).
Talvez Nicodemos esperasse uma resposta elogiosa como retribuição das
boas e sinceras palavras ditas a Jesus. Mas ele se surpreendeu com a declaração
do Mestre: "aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de
Deus" (v.3).
O que essas palavras significam?
Nascer de novo é nascer da água e do Espírito (v.5), e isso significa
regeneração. É o início de uma nova vida, quando o pecador se torna nova
criatura (2 Co 5.17) criada em Cristo Jesus (Ef 2.10). Trata-se de uma
experiência profunda com Jesus, e não de mera mudança de religião.
2. Regeneração.
O termo significa literalmente "gerar novamente" e só aparece
duas vezes no Novo Testamento: a primeira no sentido escatológico (Mt 19.28),
ao se referir à restauração de todas as coisas; e a outra como sinônimo de novo
nascimento, cujo sentido é de salvação em Cristo (Tt 3.5). Isso significa ser
gerado da semente incorruptível (1 Pe 1.23).
Os reencarnacionistas costumam usar essa passagem para fundamentar a
doutrina da reencarnação. Mas essa não é a questão aqui. Jesus deixou claro ao
príncipe dos judeus: "O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido
do Espírito é espírito" (v.6). Jesus não está falando em renascimento nem
em reencarnação; essas coisas nunca fizeram parte da tradição judaica.
3. A perplexidade de Nicodemos.
Muita gente pensa que Deus está preocupado com religião. Mas essas
pessoas estão enganadas, pois a vontade de Deus é a comunhão com as suas
criaturas inteligentes. O problema é que existe uma barreira que se chama
pecado (Is 59.2).
Foi de Deus a iniciativa de comunicação com Adão logo após a Queda (Gn
3.8-10). Quando Deus mandou Moisés levantar o tabernáculo, manifestou o desejo
de habitar no meio do seu povo (Êx 25.8). Por fim, Deus assumiu a forma
humana," e o Verbo se fez carne e habitou entre nós" (Jo 1.14). O
novo nascimento é a restauração da comunhão com Deus, e não significa seguir um
conjunto de regras religiosas ou éticas. Isso estava muito longe da forma de
pensar de Nicodemos e de muitos religiosos ainda hoje.
III - UMA NECESSIDADE
1. O estado humano.
A Bíblia ensina, e a experiência humana confirma, que todos os seres
humanos estão mortos "em ofensas e pecados" (Ef 2.1). O ensino
paulino sobre a universalidade do pecado veio diretamente do Senhor Jesus (Cl
1.11,12), e sua base está em muitas passagens do Antigo Testamento (Rm 3.10-12;
SI 51.5; 58.3). Nicodemos, como "mestre em Israel" (v.10), deveria
estar inteirado sobre o assunto. Além disso, Jesus usou a linguagem bíblica ao
lhe comunicar a necessidade do novo nascimento (Ez 11.19; 18.31; 36.26).
Trata-se de uma necessidade imperiosa porque todas as pessoas estão mortas e
precisam reviver, receber vida espiritual (vv.6,7). Precisamos de uma
experiência nova com Cristo.
2. Saulo de Tarso.
Ninguém no mundo nasce cristão; todos os seres humanos nascem pecadores
(Rm 3.23; 5.12). A salvação é individual e pessoal. Por isso, até mesmo aquele
que nasceu num lar cristão, apesar do privilégio de ter sido criado num
ambiente cristão e de ter recebido uma valiosa herança espiritual dos pais,
precisa receber a Jesus como Salvador pessoal para se tornar filho de Deus (Jo
1.12). Ninguém é salvo simplesmente por pertencer a uma religião ou seguir a
tradição de seus antepassados. Saulo de Tarso é um bom exemplo, pois ele mesmo
declara ser extremamente religioso; e não um religioso qualquer, mas um
praticante inveterado do judaísmo (At 26.5; Gl 1.14; Fp 3.5). Depois de sua
experiência com Jesus, ele se considerou o principal entre os pecadores (1Tm
1.15) e descreveu o seu estado de miséria diante de Deus igualando-se aos demais
pecadores: "insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias
concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos
uns aos outros" (Tt 3.3).
3. O centurião Cornélio.
Não existe salvação sem Jesus (Jo IA.6). Nicodemos e Paulo eram
israelitas e professavam a religião dos seus antepassados, Abraão, Isaque,
Jacó, Samuel, Davi e outros patriarcas, reis e profetas do Antigo Testamento.
Mas Cornélio era romano e, mesmo assim, talvez por influência da religião
judaica, era "piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia
muitas esmolas ao povo e, de contínuo, orava a Deus" (At 10.2). Observe
que essas atitudes de Cornélio tinham a aprovação divina (At 10.4). Mas ninguém
é salvo pelas obras (Gl 2.16). Por isso o apóstolo Pedro foi enviado para falar
a Cornélio sobre a salvação em Cristo.
A descrição bíblica da conduta de Cornélio se repete ao longo da
história humana nas mais diversas culturas e civilizações. A conversão envolve
fé, arrependimento e regeneração. A salvação é um dom de Deus mediante a fé em
Jesus (Ef 2.8,9).
CONCLUSÃO
Há ainda hoje muitas pessoas religiosas e sinceras como Cornélio e
pessoas bem-intencionadas como Nicodemos, mas elas precisam nascer de novo, da
água e do Espírito para herdarem o Reino de Deus. É nossa tarefa como cristãos
e comunicadores do evangelho falar sobre a necessidade do novo nascimento não
somente ao pecador contumaz, mas também aos muitos "Nicodemos" e
"Cornélios" que estão à nossa volta.
PARA REFLETIR
A respeito da
necessidade do novo nascimento, responda:
• Por que o diálogo de Nicodemos com Jesus ainda impressiona as pessoas
até hoje?
Esse
diálogo impressiona as pessoas ainda hoje, pois nele está o que consideramos
ser o texto áureo da Bíblia (Jo 3.16).
• O que atraiu Nicodemos a Jesus?
Os
milagres que Jesus havia realizado.
• O que significa nascer de novo, da água e do Espírito?
Nascer
de novo é nascer da água e do Espírito, e isso significa regeneração. É o
início de uma nova vida, quando o pecador se torna nova criatura (2 Co 5.17)
criada em Cristo Jesus (Ef 2.10). Trata-se de uma experiência profunda com
Jesus, e não de mera mudança de religião.
• Qual a vontade de Deus em relação às suas criaturas?
Que
creiam em Jesus Cristo para perdão dos pecados e experimentem o novo
nascimento.
• Como o apóstolo Paulo passou a se ver depois de sua experiência com
Cristo?
Depois
de sua experiência com Jesus, ele se considerou o principal entre os pecadores
(1 Tm 1.15) e descreveu o seu estado de miséria diante de Deus igualando-se aos
demais pecadores (Tt 3.3).
BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, A Razão da Nossa Fé - Assim cremos, assim viveremos, Comentarista Esequias Soares, 3 Trimestre 2017.
TEXTO ÁUREO
"Não te maravilhes de ter dito:
Necessário vos é nascer de novo." (João 3:7)
Necessário vos é nascer de novo." (João 3:7)
VERDADE PRÁTICA
Cremos na necessidade absoluta do novo nascimento pela
graça de Deus, mediante a fé em Jesus Cristo.
PONTO CENTRAL
Cremos na necessidade do novo nascimento.
HINOS SUGERIDOS DA HARPA CRISTÃ
5 - Ó Desce Fogo Santo
266 - Resgatados Fomos
440 - Em Viver em Cristo
João 3:1-12
|
1 E HAVIA entre os fariseus um homem, chamado
Nicodemos, príncipe dos judeus.
2 Este foi ter de noite com Jesus, e
disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode
fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
3 Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade,
na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de
Deus.
4 Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem
nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e
nascer?
5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te
digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino
de Deus.
6 O que é nascido da carne é carne, e o que é
nascido do Espírito é espírito.
7 Não te maravilhes de te ter dito:
Necessário vos é nascer de novo.
8 O vento assopra onde quer, e ouves a sua
voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é
nascido do Espírito.
9 Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode
ser isso?
10 Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre
de Israel, e não sabes isto?
11 Na verdade, na verdade te digo que nós
dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso
testemunho.
12 Se vos falei de coisas terrestres, e não
crestes, como crereis, se vos falar das celestiais? |
Segunda-Feira – João 3:3-8
O novo nascimento é nascer
do Espírito
|
3 : 3 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
3 : 4 Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? 3 : 5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. 3 : 6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. 3 : 7 Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
3 : 8 O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim étodo aquele que é nascido do Espírito.
|
Terça-Feira – 2 Coríntios 5:17
A fé salvífica faz do
pecador uma nova criatura em Cristo Jesus
|
5 : 17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
|
Quarta-Feira – Atos 10:43
O perdão dos pecados está
disponível a todos
|
10 : 43 A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome.
|
Quinta-Feira – Tito 3:5
O novo nascimento significa
regeneração
|
3 :5 Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,
|
Sexta-Feira – 2 Coríntios 5:18,19
Fomos reconciliados com
Deus pela morte de Jesus
|
5 : 18 E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;
5 : 19 Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. |
Sábado – João 1:12
Fomos adotados como filhos
de Deus pela fé em Jesus
|
1 : 12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
|
O tema da presente lição é de suma importância porque muitas pessoas
estão equivocadas nas coisas concernentes à salvação, assim como Nicodemos
também estava. As boas ações, um padrão de vida exemplar e até mesmo a prática
de uma religiosidade sincera não conduzem ninguém à vida eterna. O diálogo de
Jesus com Nicodemos, um líder religioso honesto e sincero, revela a necessidade
do novo nascimento para entrar no Reino dos Céus.
I - UM LÍDER RELIGIOSO BEM-INTENCIONADO
1. Quem era Nicodemos?
Muito pouco se sabe a respeito dele. Seu nome é grego e significa
"vencedor do povo". Era fariseu, um príncipe do povo (Jo 3.1) e
membro do sinédrio (Jo 7.50). Nicodemos viu em Jesus algo que não existe em
nenhum dos seres humanos, mas ainda assim parece que não queria serviste pelo
povo conversando com o Mestre. Talvez isso justifique o fato de ter ido à noite
se encontrar com o Senhor (v.2). Nicodemos nunca mais foi o mesmo depois desse
encontro com Jesus (Jo 7.51; 19.39). Esse diálogo impressiona as pessoas ainda
hoje, pois nele está o que consideramos ser o texto áureo da Bíblia (Jo 3.16).
2. Os fariseus.
Representavam o povo e, apesar de serem minoria na sociedade pré-cristã,
exerciam forte influência na comunidade judaica. Eram membros do sinédrio e
tornaram-se inimigos implacáveis de Jesus. Esse grupo formava uma seita (At
15.5). O apóstolo Paulo declara que o grupo dos fariseus, ao qual Nicodemos
pertencia antes de sua conversão, era a mais severa seita do judaísmo (At 26.5;
Gl 1.14; Fp 3.5). Os Evangelhos estão repletos de provas do comportamento
negativo dos fariseus e de suas hipocrisias. Tanto que a palavra
"fariseu" tornou-se sinônimo de hipócrita e fingido, até os dias de
hoje. Felizmente, Nicodemos era diferente deles (Jo 7.50,51).
3. Os sinais efetuados por Jesus.
Pouco tempo depois das bodas de Cana da Galileia, Jesus retornou à
Judeia, subindo a Jerusalém (Jo 2.13). Era a sua primeira aparição pública na
capital quando Nicodemos lhe procurou. Nessa ocasião, Jesus operou muitos
milagres e, "estando ele em Jerusalém pela Páscoa, durante a festa,
muitos, vendo os sinais que fazia, creram no seu nome" (Jo 2.23). Esses
milagres atraíram Nicodemos. Talvez ele tenha se referido a esses feitos
milagrosos quando se dirigiu a Jesus, pois disse que "ninguém pode fazer
estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele" (v.2).
II - O NOVO NASCIMENTO
1. É necessário nascer de novo (v.7).
Talvez Nicodemos esperasse uma resposta elogiosa como retribuição das
boas e sinceras palavras ditas a Jesus. Mas ele se surpreendeu com a declaração
do Mestre: "aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de
Deus" (v.3).
O que essas palavras significam?
Nascer de novo é nascer da água e do Espírito (v.5), e isso significa
regeneração. É o início de uma nova vida, quando o pecador se torna nova
criatura (2 Co 5.17) criada em Cristo Jesus (Ef 2.10). Trata-se de uma
experiência profunda com Jesus, e não de mera mudança de religião.
2. Regeneração.
O termo significa literalmente "gerar novamente" e só aparece
duas vezes no Novo Testamento: a primeira no sentido escatológico (Mt 19.28),
ao se referir à restauração de todas as coisas; e a outra como sinônimo de novo
nascimento, cujo sentido é de salvação em Cristo (Tt 3.5). Isso significa ser
gerado da semente incorruptível (1 Pe 1.23).
Os reencarnacionistas costumam usar essa passagem para fundamentar a
doutrina da reencarnação. Mas essa não é a questão aqui. Jesus deixou claro ao
príncipe dos judeus: "O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido
do Espírito é espírito" (v.6). Jesus não está falando em renascimento nem
em reencarnação; essas coisas nunca fizeram parte da tradição judaica.
3. A perplexidade de Nicodemos.
Muita gente pensa que Deus está preocupado com religião. Mas essas
pessoas estão enganadas, pois a vontade de Deus é a comunhão com as suas
criaturas inteligentes. O problema é que existe uma barreira que se chama
pecado (Is 59.2).
Foi de Deus a iniciativa de comunicação com Adão logo após a Queda (Gn
3.8-10). Quando Deus mandou Moisés levantar o tabernáculo, manifestou o desejo
de habitar no meio do seu povo (Êx 25.8). Por fim, Deus assumiu a forma
humana," e o Verbo se fez carne e habitou entre nós" (Jo 1.14). O
novo nascimento é a restauração da comunhão com Deus, e não significa seguir um
conjunto de regras religiosas ou éticas. Isso estava muito longe da forma de
pensar de Nicodemos e de muitos religiosos ainda hoje.
III - UMA NECESSIDADE
1. O estado humano.
A Bíblia ensina, e a experiência humana confirma, que todos os seres
humanos estão mortos "em ofensas e pecados" (Ef 2.1). O ensino
paulino sobre a universalidade do pecado veio diretamente do Senhor Jesus (Cl
1.11,12), e sua base está em muitas passagens do Antigo Testamento (Rm 3.10-12;
SI 51.5; 58.3). Nicodemos, como "mestre em Israel" (v.10), deveria
estar inteirado sobre o assunto. Além disso, Jesus usou a linguagem bíblica ao
lhe comunicar a necessidade do novo nascimento (Ez 11.19; 18.31; 36.26).
Trata-se de uma necessidade imperiosa porque todas as pessoas estão mortas e
precisam reviver, receber vida espiritual (vv.6,7). Precisamos de uma
experiência nova com Cristo.
2. Saulo de Tarso.
Ninguém no mundo nasce cristão; todos os seres humanos nascem pecadores
(Rm 3.23; 5.12). A salvação é individual e pessoal. Por isso, até mesmo aquele
que nasceu num lar cristão, apesar do privilégio de ter sido criado num
ambiente cristão e de ter recebido uma valiosa herança espiritual dos pais,
precisa receber a Jesus como Salvador pessoal para se tornar filho de Deus (Jo
1.12). Ninguém é salvo simplesmente por pertencer a uma religião ou seguir a
tradição de seus antepassados. Saulo de Tarso é um bom exemplo, pois ele mesmo
declara ser extremamente religioso; e não um religioso qualquer, mas um
praticante inveterado do judaísmo (At 26.5; Gl 1.14; Fp 3.5). Depois de sua
experiência com Jesus, ele se considerou o principal entre os pecadores (1Tm
1.15) e descreveu o seu estado de miséria diante de Deus igualando-se aos demais
pecadores: "insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias
concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos
uns aos outros" (Tt 3.3).
3. O centurião Cornélio.
Não existe salvação sem Jesus (Jo IA.6). Nicodemos e Paulo eram
israelitas e professavam a religião dos seus antepassados, Abraão, Isaque,
Jacó, Samuel, Davi e outros patriarcas, reis e profetas do Antigo Testamento.
Mas Cornélio era romano e, mesmo assim, talvez por influência da religião
judaica, era "piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia
muitas esmolas ao povo e, de contínuo, orava a Deus" (At 10.2). Observe
que essas atitudes de Cornélio tinham a aprovação divina (At 10.4). Mas ninguém
é salvo pelas obras (Gl 2.16). Por isso o apóstolo Pedro foi enviado para falar
a Cornélio sobre a salvação em Cristo.
A descrição bíblica da conduta de Cornélio se repete ao longo da
história humana nas mais diversas culturas e civilizações. A conversão envolve
fé, arrependimento e regeneração. A salvação é um dom de Deus mediante a fé em
Jesus (Ef 2.8,9).
CONCLUSÃO
Há ainda hoje muitas pessoas religiosas e sinceras como Cornélio e
pessoas bem-intencionadas como Nicodemos, mas elas precisam nascer de novo, da
água e do Espírito para herdarem o Reino de Deus. É nossa tarefa como cristãos
e comunicadores do evangelho falar sobre a necessidade do novo nascimento não
somente ao pecador contumaz, mas também aos muitos "Nicodemos" e
"Cornélios" que estão à nossa volta.
PARA REFLETIR
A respeito da necessidade do novo nascimento, responda:
A respeito da necessidade do novo nascimento, responda:
• Por que o diálogo de Nicodemos com Jesus ainda impressiona as pessoas
até hoje?
Esse
diálogo impressiona as pessoas ainda hoje, pois nele está o que consideramos
ser o texto áureo da Bíblia (Jo 3.16).
• O que atraiu Nicodemos a Jesus?
Os
milagres que Jesus havia realizado.
• O que significa nascer de novo, da água e do Espírito?
Nascer
de novo é nascer da água e do Espírito, e isso significa regeneração. É o
início de uma nova vida, quando o pecador se torna nova criatura (2 Co 5.17)
criada em Cristo Jesus (Ef 2.10). Trata-se de uma experiência profunda com
Jesus, e não de mera mudança de religião.
• Qual a vontade de Deus em relação às suas criaturas?
Que
creiam em Jesus Cristo para perdão dos pecados e experimentem o novo
nascimento.
• Como o apóstolo Paulo passou a se ver depois de sua experiência com
Cristo?
Depois
de sua experiência com Jesus, ele se considerou o principal entre os pecadores
(1 Tm 1.15) e descreveu o seu estado de miséria diante de Deus igualando-se aos
demais pecadores (Tt 3.3).
BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, A Razão da Nossa Fé - Assim cremos, assim viveremos, Comentarista Esequias Soares, 3 Trimestre 2017.
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, A Razão da Nossa Fé - Assim cremos, assim viveremos, Comentarista Esequias Soares, 3 Trimestre 2017.
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Olá, estimado professor, segue abaixo material de apoio que o mesmo possa adicionar mais conteúdo para a sua aula. Bom Estudo!
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Professor, na lição de hoje estudaremos a respeito do novo nascimento
(Jo 33). Procure, no decorrer da lição, enfatizar o fato de que o novo
nascimento é uma das principais doutrinas da fé cristã e que ninguém pode fazer
parte do Reino de Deus se não nascer de novo (Jo 3.3). Mediante a fé em Jesus
experimentamos uma profunda transformação de vida. Essa mudança radical não é
apenas exterior, mas interior. Contudo, temos visto que atualmente muitos, como
Nicodemos, não conseguem compreendera necessidade e a importância do nascer
novamente. O Senhor Jesus mostrou a Nicodemos, e a nós, que religião alguma tem
condição de transformar o homem. Somente Ele pode nos conceder uma nova
natureza mediante a fé.
SUBSÍDIO DIDÁTICO
Professor,
explique aos alunos que Nicodemos era um fariseu e membro do Sinédrio. Para
mostrar as principais características desse grupo religioso, reproduza o quadro
abaixo.
Fariseus
Era
um dos principais grupos de liderança religiosa em Israel no período de Jesus.
Os fariseus eram mais interessados na religião, ao passo que os saduceus se
interessavam mais pela política.
CARACTERÍSTICAS
POSITIVAS
- Estavam
interessados em obedecer à lei de Deus.
- Eram admirados
por sua piedade.
- Acreditavam em
uma ressurreição física e na vida eterna.
- Acreditavam em
anjos e demônios.
CARACTERÍSTICAS
NEGATIVAS
- Comportavam-se
como se suas próprias regras religiosas fossem tão importantes quanto à lei
de Deus.
- Sua piedade
frequentemente era hipócrita e eles admoestavam os outros para que vivessem
segundo os padrões que eles mesmos não conseguiam cumprir.
- Estavam mais
preocupados em parecer ser bons que em obedecer a Deus.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
O novo nascimento
no Evangelho de João
Encontramos a única menção explícita ao novo nascimento na conversa de
Jesus com Nicodemos (3.1-21). Jesus fala a Nicodemos: 'Na verdade, na verdade
te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus' (v. 3).
A réplica de Nicodemos: 'Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura,
pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer?' (v, 4), indica que ele
entendeu o comentário de Jesus na esfera humana, física.
A interpretação errônea de Nicodemos fornece a Jesus a oportunidade de esclarecer
o que queria dizer. Ele fala da necessidade de um novo nascimento espiritual,
não de um segundo nascimento físico (vv, 6-8). A interpretação errônea e o
esclarecimento resultante dela são refletidos em um jogo de palavras no
versículo 3 (repetidas no v, 7).
A palavra grega aõthen,
traduzida por ‘novo’, na NVI,
pode querer dizer 'de novo' ou de cima'. Contudo, o fato de Nicodemos
entendê-la com o sentido de 'de novo' leva-o a concluir que Jesus fala de um
segundo nascimento físico, mas a resposta de Jesus, registrada nos versículos
6-8, mostra que Ele se refere à necessidade de um nascimento espiritual, um
nascimento 'de cima'. Esse novo nascimento não é resultado de nenhum ato humano
(v, 6), é obra do Espírito Santo (v. 8). É necessária a atividade sobrenatural
do Espírito de Deus para realizar esse novo nascimento espiritual no indivíduo.
Ele não consiste apenas em percepção ou compreensão mais excelente, mas na
completa transformação do indivíduo ( 2 Co 5.17) (ZUCK, Roy B, Teologia do Novo
Testamento, 1.ed, Rio de Janeiro, CPAD, 2008, pp, 245-6).
CONHEÇA MAIS
[Do
hb. sub, voltar atrás; do gr. metanoeo,
voltar; e, do lat. conversionem, transformação] Mudança que Deus
opera na vida do que aceita Cristo como o seu Salvador pessoal, modificando-lhe
radicalmente a maneira de ser, pensar e agir.
A
conversão é o lado objetivo e externo do novo nascimento. Por intermédio dela,
o pecador arrependido mostra ao mundo a obra que Cristo operou em seu interior:
a regeneração. Em suma: o novo nascimento tem dois lados: um subjetivo e outro
objetivo. Para conhecer mais, leia Dicionário Teológico, CPAD, p.115.
SUBSÍDIO DIDÁTICO
Professor,
copie o esquema abaixo no quadro. Utilize-o para explicar aos alunos o fato de
que Paulo era um homem extremamente religioso, conhecedor da Lei, porém sedento
espiritualmente. A religiosidade não implica em relacionamento com Deus.
Todavia, Paulo teve um encontro com Cristo, confessou seus pecados, entregou-se
inteiramente a Jesus e passou a ter uma nova vida, que implica num
relacionamento íntimo e pessoal com Jesus. Mais tarde Paulo aprendeu o que é
padecer pelo Senhor. Por intermédio desse "vaso escolhido" a igreja
tornou-se basicamente gentia.
RESUMO DA VIDA DE PAULO
Nascido em Tarso
— Capital da Cilicia (At 22.3)
Fariseu —(At
23.6)
Cidadão romano —
(At 22.25-28)
Fazedor de tendas
— (At 18.3)
Aluno de Gamaliel
— (At 22.3)
Guardava a Lei —
(At 26.5)
Um encontro com
Jesus mudou sua vida — (At 9)
Foi batizado —
(At 9.18)
Suas últimas
palavras — (2 Tm 4.6-8)
[
Olá, estimado professor, segue abaixo material de apoio que o mesmo possa adicionar mais conteúdo para a sua aula. Bom Estudo!
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Professor, na lição de hoje estudaremos a respeito do novo nascimento
(Jo 33). Procure, no decorrer da lição, enfatizar o fato de que o novo
nascimento é uma das principais doutrinas da fé cristã e que ninguém pode fazer
parte do Reino de Deus se não nascer de novo (Jo 3.3). Mediante a fé em Jesus
experimentamos uma profunda transformação de vida. Essa mudança radical não é
apenas exterior, mas interior. Contudo, temos visto que atualmente muitos, como
Nicodemos, não conseguem compreendera necessidade e a importância do nascer
novamente. O Senhor Jesus mostrou a Nicodemos, e a nós, que religião alguma tem
condição de transformar o homem. Somente Ele pode nos conceder uma nova
natureza mediante a fé.
SUBSÍDIO DIDÁTICO
Professor,
explique aos alunos que Nicodemos era um fariseu e membro do Sinédrio. Para
mostrar as principais características desse grupo religioso, reproduza o quadro
abaixo.
Fariseus
Era
um dos principais grupos de liderança religiosa em Israel no período de Jesus.
Os fariseus eram mais interessados na religião, ao passo que os saduceus se
interessavam mais pela política.
CARACTERÍSTICAS
POSITIVAS
|
- Estavam
interessados em obedecer à lei de Deus.
|
- Eram admirados
por sua piedade.
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- Acreditavam em
uma ressurreição física e na vida eterna.
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- Acreditavam em
anjos e demônios.
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CARACTERÍSTICAS
NEGATIVAS
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- Comportavam-se
como se suas próprias regras religiosas fossem tão importantes quanto à lei
de Deus.
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- Sua piedade
frequentemente era hipócrita e eles admoestavam os outros para que vivessem
segundo os padrões que eles mesmos não conseguiam cumprir.
|
- Estavam mais
preocupados em parecer ser bons que em obedecer a Deus.
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SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
O novo nascimento
no Evangelho de João
Encontramos a única menção explícita ao novo nascimento na conversa de
Jesus com Nicodemos (3.1-21). Jesus fala a Nicodemos: 'Na verdade, na verdade
te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus' (v. 3).
A réplica de Nicodemos: 'Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura,
pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer?' (v, 4), indica que ele
entendeu o comentário de Jesus na esfera humana, física.
A interpretação errônea de Nicodemos fornece a Jesus a oportunidade de esclarecer
o que queria dizer. Ele fala da necessidade de um novo nascimento espiritual,
não de um segundo nascimento físico (vv, 6-8). A interpretação errônea e o
esclarecimento resultante dela são refletidos em um jogo de palavras no
versículo 3 (repetidas no v, 7).
A palavra grega aõthen,
traduzida por ‘novo’, na NVI,
pode querer dizer 'de novo' ou de cima'. Contudo, o fato de Nicodemos
entendê-la com o sentido de 'de novo' leva-o a concluir que Jesus fala de um
segundo nascimento físico, mas a resposta de Jesus, registrada nos versículos
6-8, mostra que Ele se refere à necessidade de um nascimento espiritual, um
nascimento 'de cima'. Esse novo nascimento não é resultado de nenhum ato humano
(v, 6), é obra do Espírito Santo (v. 8). É necessária a atividade sobrenatural
do Espírito de Deus para realizar esse novo nascimento espiritual no indivíduo.
Ele não consiste apenas em percepção ou compreensão mais excelente, mas na
completa transformação do indivíduo ( 2 Co 5.17) (ZUCK, Roy B, Teologia do Novo
Testamento, 1.ed, Rio de Janeiro, CPAD, 2008, pp, 245-6).
CONHEÇA MAIS
[Do
hb. sub, voltar atrás; do gr. metanoeo,
voltar; e, do lat. conversionem, transformação] Mudança que Deus
opera na vida do que aceita Cristo como o seu Salvador pessoal, modificando-lhe
radicalmente a maneira de ser, pensar e agir.
A
conversão é o lado objetivo e externo do novo nascimento. Por intermédio dela,
o pecador arrependido mostra ao mundo a obra que Cristo operou em seu interior:
a regeneração. Em suma: o novo nascimento tem dois lados: um subjetivo e outro
objetivo. Para conhecer mais, leia Dicionário Teológico, CPAD, p.115.
SUBSÍDIO DIDÁTICO
Professor,
copie o esquema abaixo no quadro. Utilize-o para explicar aos alunos o fato de
que Paulo era um homem extremamente religioso, conhecedor da Lei, porém sedento
espiritualmente. A religiosidade não implica em relacionamento com Deus.
Todavia, Paulo teve um encontro com Cristo, confessou seus pecados, entregou-se
inteiramente a Jesus e passou a ter uma nova vida, que implica num
relacionamento íntimo e pessoal com Jesus. Mais tarde Paulo aprendeu o que é
padecer pelo Senhor. Por intermédio desse "vaso escolhido" a igreja
tornou-se basicamente gentia.
RESUMO DA VIDA DE PAULO
Nascido em Tarso
— Capital da Cilicia (At 22.3)
|
Fariseu —(At
23.6)
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Cidadão romano —
(At 22.25-28)
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Fazedor de tendas
— (At 18.3)
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Aluno de Gamaliel
— (At 22.3)
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Guardava a Lei —
(At 26.5)
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Um encontro com
Jesus mudou sua vida — (At 9)
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Foi batizado —
(At 9.18)
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Suas últimas
palavras — (2 Tm 4.6-8)
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