Aula Presencial dia 6 de Agosto de 2017
Estimado professor, acredito que já tenha percebido que nosso slide semanal traz uma abordagem completa de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino, tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se ao conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado. Faça bom uso ! Baixe o Slide, Tenha liberdade de alterá-lo se desejar, Divulgue e Compartilhe
Aula Presencial dia 6 de Agosto de 2017
Estimado professor, acredito que já tenha percebido que nosso slide semanal traz uma abordagem completa de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino, tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se ao conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado. Faça bom uso ! Baixe o Slide, Tenha liberdade de alterá-lo se desejar, Divulgue e Compartilhe
TEXTO ÁUREO
"Porque todos pecaram e destituídos
estão da glória de Deus." (Rm 3:23)
VERDADE PRÁTICA
Reconhecemos a
pecaminosidade de todos os seres humanos,
que os destituiu da glória de Deus, e
que somente o arrependimento
e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus
Cristo podem restaurá-los a Deus.
PONTO CENTRAL
Reconhecemos a
pecaminosidade de todos os seres humanos.
HINOS SUGERIDOS DA HARPA CRISTÃ
8 - Cristo o Fiel Amigo
198 - Jesus, O bom Amigo
536 - Amigo sem Igual
Romanos 5:12-21
12
Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte,
assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
13 Porque até à lei estava o pecado no mundo,
mas o pecado não é imputado, não havendo lei.
14 No entanto, a morte reinou desde Adão até
Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de
Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir.
15 Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa.
Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o
dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.
16 E não foi assim o dom como a ofensa, por
um só que pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para
condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação.
17 Porque, se pela ofensa de um só, a morte
reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da
justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.
18 Pois assim como por uma só ofensa veio o
juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de
justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.
19 Porque, como pela desobediência de um só
homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão
feitos justos.
20 Veio, porém, a lei para que a ofensa
abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;
21 Para que, assim como o pecado reinou na
morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus
Cristo nosso Senhor.
Segunda-Feira – Salmos 51:5
Todos os humanos são pecadores
51 : 5 Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.
Terça-Feira – Eclesiastes 7:20
O pecado está presente em
todos
7 : 20 Na verdade que não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque.
Quarta-Feira – Isaías 59:2
O pecado nos separa de Deus
59 : 2 Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.
Quinta-Feira – Rm 3:10-12
Não há na terra um justo
sequer
3 : 10 Como está escrito:Não há um justo, nem um sequer.
3 : 11 Não há ninguém que entenda;Não há ninguém que busque a Deus.
3 : 12 Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis.Não há quem faça o bem, não há nem um só.
Sexta-Feira – Atos 3:19
Somente a fé em Jesus e o arrependimento restaura o pecador
3 : 19 Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor,
Sábado – Romanos 6:23
A salvação é um dom de Deus
6 : 23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.
A doutrina do
pecado é conhecida nos tratados de teologia como Hamartiologia, da palavra
grega hamartia. O estudo se
reveste de suma importância porque se trata do problema básico de todos os
seres humanos. Todos os conflitos no mundo e as confusões existentes na
humanidade são manifestações do pecado. Ninguém pode se livrar dele, mas o
Senhor Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores da condenação eterna. O
enfoque da presente lição é definir e explicar o pecado, bem como apresentar o
meio divino para a solução humana.
I - DEFININDO OS TERMOS
1. Pecado.
Há uma lista
extensa de palavras na Bíblia para designar o pecado: erro, iniquidade,
transgressão, maldade, impiedade, engano, sedução, rebelião, violência,
perversão, orgulho, malícia, concupiscência, prostituição, injustiça etc., além
dos verbos e adjetivos cognatos. Muitos desses termos, e outros similares,
estão na sombria lista apresentada pelo apóstolo Paulo (Rm 1.29-32;
Cl 5.19-21). Mas há um termo genérico para designar o pecado com todos os
seus detalhes, chattath, e
seu equivalente verbal chattá (pronuncia-se hatá, com "h" aspirado), que literalmente significa "errar o
alvo" (Jz 20.16).
O substantivo
derivado desse termo aparece pela primeira vez no relato do assassinato de Abel
por seu irmão Caim: "E, senão fizeres bem, o pecado jaz à porta" (Gn
4.7). O seu equivalente grego na Septuaginta e no Novo Testamento é hamartia. Essa palavra na Septuaginta
traduz 24 termos hebraicos no Antigo Testamento referentes ao pecado.
2. Os termos hebraicos awon e peshá.
Há na Bíblia um
repertório amplo que revela o pecado nos seus vários aspectos, mas este espaço
não nos permite uma apresentação exaustiva. O termo hebraico avon, "iniquidade,
perversão", vem de uma raiz que significa "entortar, torcer",
daí a ideia de perverter a lei de Deus. Essa palavra aparece traduzida em
nossas versões como "injustiça" (Gn 15.16), "maldade" (Êx
20.5) e "iniquidade" (Lv 26.40). Já o verbo avah, de mesma raiz, descreve a
natureza do coração da pessoa não regenerada (Jó 15.5). Isso revela a
"vida torta" do pecador. O outro termo de importância na
Hamartiologia do Antigo Testamento é o verbo pashá "transgredir" ou o
substantivo peshá, "transgressão, delito" (Gn 31.36; 50.17). O ser
humano forçou e foi além dos limites que Deus estabeleceu, e isso faz toda a
humanidade, homens e mulheres, errar o alvo da vida.
3. O que é pecado?
Sabemos que a
Bíblia não é um livro de definição, mas de descrição. Ela "revela a
verdade em forma popular de vida e fato", como bem afirmou um historiador
da Igreja Philip Schaff. As
Escrituras declaram que "o pecado é a transgressão da lei" (l Jo 3.4;
ARA) e que "toda iniquidade é pecado" (1 Jo 5.17). Essa declaração é
geralmente conhecida como pecado de comissão, isto é, quando praticamos aquilo
que não deveríamos fazer (Mt 15-3; Rm 5.14). Mas a Palavra de Deus nos ensina
ainda que "aquele, pois, que sabe fazer o bem e o não faz comete
pecado" (Tg 4.17). Esse pecado é chamado de omissão, pois consiste em
nossa falta de ação naquilo que deveríamos fazer (Jo 9.41).
II - ORIGEM DO PECADO
1. O pecado no céu.
Foi lá que tudo
começou. O pecado já havia sido introduzido no universo quando Adão e Eva foram
criados. Antes de acontecer na Terra, o pecado se originou no céu pelo mau uso
do livre-arbítrio. Jesus disse que o Diabo peca desde o princípio (Jo 8.44).
O querubim ungido
foi criado perfeito em sabedoria e formosura, tinha o selo da perfeição (Ez
28.12-15), mas se rebelou contra Deus (Is 14.12-14). Foi o orgulho e a soberba
que fizeram esse querubim se transformar em Satanás (1Tm 3.6). Ele foi expulso
do céu com os anjos que o acompanharam em sua rebelião (2 Pe 2.4; Jd 6; Ap
12.7-9).
2. O pecado no Éden.
Adão tinha a
permissão de Deus para comer de todas as árvores do jardim, exceto da árvore da
ciência do bem e do mal: "De toda árvore do jardim comerás livremente, mas
da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que
dela comeres, certamente morrerás" (Gn 2.16b,17). A advertência foi clara.
Quando o casal comeu do fruto proibido, eles perceberam que estavam nus e
procuraram se esconder da presença de Deus (Gn 3.7,8). Era a ruptura imediata
da comunhão com Deus, a morte espiritual. O próprio Deus anunciou a vinda do
Redentor (Gn 3.15) e em seguida pronunciou a sentença ao casal (Gn 3.16-19) e à
sua posteridade. Foi por causa dessa desobediência que o pecado entrou no mundo
e, com ele, a morte (Rm 5.12). Esse desastre é conhecido como a "Queda da
humanidade".
3. A universalidade do pecado.
A Bíblia é clara ao
ensinar que herdamos a natureza pecaminosa de Adão (1Co 15.49). Isso passou a
ser conhecido como "pecado original". A Bíblia não mostra como essa
transmissão do pecado de Adão passou a todos os humanos, mas afirma que se
trata de um fato incontestável (Rm 5.12,19). Assim, as Escrituras mostram como
todos nós, homens e mulheres, estamos diante de Deus: "todos pecaram e
destituídos estão da glória de Deus" (Rm 3.23). O quadro apresentado é
como segue: todos se extraviaram, não há quem faça o bem (SI 14.1-5; Rm
3.10-12), por isso não há no mundo quem não peque (1Rs 8.46; Ec 7.20). A prova
incontestável da universalidade do pecado é a morte (Rm 5.12). Nem mesmo os
salvos em Cristo estão isentos dessa lei (1 Jo 1.8).0 pecado é um princípio
real e presente na vida de todas as pessoas, desde o ventre materno (SI 51.5;
58.3). A Queda no Éden corrompeu toda a humanidade em todo o seu ser: corpo,
alma e espírito, intelecto, emoção e vontade (Is 1.5, 6; 2 Co 7.1).
III - A SOLUÇÃO PARA O PECADO
1. Nem tudo está perdido.
A Bíblia narra a
situação humana descrevendo-a como "mortos em ofensas e pecados" (Ef
2.1) e que "o salário do pecado é a morte" (Rm 6.23). Morte significa
"separação". Isso começou com a Queda de Adão e continuou com a sua posteridade
(Is 59.2). Mas Deus, em sua infinita bondade e misericórdia, declara agora que
nos "vivificou" (Ef 2.1a) e que o seu "o dom gratuito [...] é a
vida eterna" (Rm 6.23b). A graça está disponível para toda a raça humana
(Tt 2.11) e a salvação em Jesus pode ser encontrada em todos os lugares (At
17.30).
2. A provisão de Deus.
O pecado entrou no
mundo por um homem. Adão; assim também a redenção veio por um homem: "a
graça de Deus, o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou
sobre muitos" (Rm 5.15). A morte de Jesus foi expiatória, um sacrifício
pelos nossos pecados que "Deus propôs para propiciação pela fé no seu
sangue" (Rm 3.25). Expiação diz respeito ao sacrifício para purificação e
ao perdão dos pecados por meio dos sacrifícios (Lv 4.35; 17.11). A propiciação
é o ato que apazigua a ira divina contra o pecado, satisfazendo a santidade e a
justiça de Deus. A expiação realizada pelo "Cordeiro de Deus, que tira o
pecado do mundo" (Jo 1.29) é um ato da graça de Deus em favor de todos os
seres humanos (l Jo 2.2). Assim, o Senhor Jesus é a provisão de Deus para o
pecador.
CONCLUSÃO
A única esperança é
o Senhor Jesus, o único que pode nos restaurar a Deus. Restaurar é restituir, e
isso se aplica tanto a possessões e bens (Êx 22.14; Is 58.12; Lc 19.8) como
também a pessoas (Jr 30.17). O plano de Deus é restaurar todas as coisas (At
3.21), mas Ele começou com os seres humanos. Nós estávamos perdidos, como o
filho pródigo, e fomos restaurados a Deus pelo arrependimento (At 3.19; 2 Co
7.10) e pela fé em Jesus (Rm 5.1).
PARA REFLETIR
A respeito da pecaminosidade humana e
a sua restauração a Deus, responda:
• Qual o termo
genérico para designar o pecado e qual o seu significado?
O termo genérico para
designar o pecado com todos os seus detalhes, chat-tath, e seu equivalente
verbal chattá (pronuncia-se hatá, com "h" aspirado), que literalmente
significa "errar o alvo" (Jz 20.16).
• O que é pecado
nas palavras de 1João 3.4?
É a transgressão da lei
(1 Jo 3.4; ARA).
• Onde se originou
o pecado e por quem tudo começou?
O pecado se originou no
céu e tudo começou pelo mau uso do livre-arbítrio.
• Qual a prova
incontestável da universalidade do pecado?
A prova incontestável
da universalidade do pecado é a morte (Rm 5.12).
• Quem é a provisão
de Deus para o pecador?
Jesus Cristo,
"Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo".
BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, A Razão da Nossa Fé - Assim cremos, assim viveremos, Comentarista Esequias Soares, 3 Trimestre 2017.
TEXTO ÁUREO
"Porque todos pecaram e destituídos
estão da glória de Deus." (Rm 3:23)
estão da glória de Deus." (Rm 3:23)
VERDADE PRÁTICA
Reconhecemos a
pecaminosidade de todos os seres humanos,
que os destituiu da glória de Deus, e que somente o arrependimento
e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo podem restaurá-los a Deus.
que os destituiu da glória de Deus, e que somente o arrependimento
e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo podem restaurá-los a Deus.
PONTO CENTRAL
Reconhecemos a
pecaminosidade de todos os seres humanos.
HINOS SUGERIDOS DA HARPA CRISTÃ
8 - Cristo o Fiel Amigo
198 - Jesus, O bom Amigo
536 - Amigo sem Igual
Romanos 5:12-21
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12
Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte,
assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
13 Porque até à lei estava o pecado no mundo,
mas o pecado não é imputado, não havendo lei.
14 No entanto, a morte reinou desde Adão até
Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de
Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir.
15 Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa.
Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o
dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.
16 E não foi assim o dom como a ofensa, por
um só que pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para
condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação.
17 Porque, se pela ofensa de um só, a morte
reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da
justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.
18 Pois assim como por uma só ofensa veio o
juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de
justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.
19 Porque, como pela desobediência de um só
homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão
feitos justos.
20 Veio, porém, a lei para que a ofensa
abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;
21 Para que, assim como o pecado reinou na
morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus
Cristo nosso Senhor. |
Segunda-Feira – Salmos 51:5
Todos os humanos são pecadores
|
51 : 5 Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.
|
Terça-Feira – Eclesiastes 7:20
O pecado está presente em
todos
|
7 : 20 Na verdade que não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque.
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Quarta-Feira – Isaías 59:2
O pecado nos separa de Deus
|
59 : 2 Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.
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Quinta-Feira – Rm 3:10-12
Não há na terra um justo
sequer
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3 : 10 Como está escrito:Não há um justo, nem um sequer.
3 : 11 Não há ninguém que entenda;Não há ninguém que busque a Deus. 3 : 12 Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis.Não há quem faça o bem, não há nem um só. |
Sexta-Feira – Atos 3:19
Somente a fé em Jesus e o arrependimento restaura o pecador
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3 : 19 Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor,
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Sábado – Romanos 6:23
A salvação é um dom de Deus
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6 : 23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.
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A doutrina do
pecado é conhecida nos tratados de teologia como Hamartiologia, da palavra
grega hamartia. O estudo se
reveste de suma importância porque se trata do problema básico de todos os
seres humanos. Todos os conflitos no mundo e as confusões existentes na
humanidade são manifestações do pecado. Ninguém pode se livrar dele, mas o
Senhor Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores da condenação eterna. O
enfoque da presente lição é definir e explicar o pecado, bem como apresentar o
meio divino para a solução humana.
I - DEFININDO OS TERMOS
1. Pecado.
Há uma lista
extensa de palavras na Bíblia para designar o pecado: erro, iniquidade,
transgressão, maldade, impiedade, engano, sedução, rebelião, violência,
perversão, orgulho, malícia, concupiscência, prostituição, injustiça etc., além
dos verbos e adjetivos cognatos. Muitos desses termos, e outros similares,
estão na sombria lista apresentada pelo apóstolo Paulo (Rm 1.29-32;
Cl 5.19-21). Mas há um termo genérico para designar o pecado com todos os
seus detalhes, chattath, e
seu equivalente verbal chattá (pronuncia-se hatá, com "h" aspirado), que literalmente significa "errar o
alvo" (Jz 20.16).
O substantivo
derivado desse termo aparece pela primeira vez no relato do assassinato de Abel
por seu irmão Caim: "E, senão fizeres bem, o pecado jaz à porta" (Gn
4.7). O seu equivalente grego na Septuaginta e no Novo Testamento é hamartia. Essa palavra na Septuaginta
traduz 24 termos hebraicos no Antigo Testamento referentes ao pecado.
2. Os termos hebraicos awon e peshá.
Há na Bíblia um
repertório amplo que revela o pecado nos seus vários aspectos, mas este espaço
não nos permite uma apresentação exaustiva. O termo hebraico avon, "iniquidade,
perversão", vem de uma raiz que significa "entortar, torcer",
daí a ideia de perverter a lei de Deus. Essa palavra aparece traduzida em
nossas versões como "injustiça" (Gn 15.16), "maldade" (Êx
20.5) e "iniquidade" (Lv 26.40). Já o verbo avah, de mesma raiz, descreve a
natureza do coração da pessoa não regenerada (Jó 15.5). Isso revela a
"vida torta" do pecador. O outro termo de importância na
Hamartiologia do Antigo Testamento é o verbo pashá "transgredir" ou o
substantivo peshá, "transgressão, delito" (Gn 31.36; 50.17). O ser
humano forçou e foi além dos limites que Deus estabeleceu, e isso faz toda a
humanidade, homens e mulheres, errar o alvo da vida.
3. O que é pecado?
Sabemos que a
Bíblia não é um livro de definição, mas de descrição. Ela "revela a
verdade em forma popular de vida e fato", como bem afirmou um historiador
da Igreja Philip Schaff. As
Escrituras declaram que "o pecado é a transgressão da lei" (l Jo 3.4;
ARA) e que "toda iniquidade é pecado" (1 Jo 5.17). Essa declaração é
geralmente conhecida como pecado de comissão, isto é, quando praticamos aquilo
que não deveríamos fazer (Mt 15-3; Rm 5.14). Mas a Palavra de Deus nos ensina
ainda que "aquele, pois, que sabe fazer o bem e o não faz comete
pecado" (Tg 4.17). Esse pecado é chamado de omissão, pois consiste em
nossa falta de ação naquilo que deveríamos fazer (Jo 9.41).
II - ORIGEM DO PECADO
1. O pecado no céu.
Foi lá que tudo
começou. O pecado já havia sido introduzido no universo quando Adão e Eva foram
criados. Antes de acontecer na Terra, o pecado se originou no céu pelo mau uso
do livre-arbítrio. Jesus disse que o Diabo peca desde o princípio (Jo 8.44).
O querubim ungido
foi criado perfeito em sabedoria e formosura, tinha o selo da perfeição (Ez
28.12-15), mas se rebelou contra Deus (Is 14.12-14). Foi o orgulho e a soberba
que fizeram esse querubim se transformar em Satanás (1Tm 3.6). Ele foi expulso
do céu com os anjos que o acompanharam em sua rebelião (2 Pe 2.4; Jd 6; Ap
12.7-9).
2. O pecado no Éden.
Adão tinha a
permissão de Deus para comer de todas as árvores do jardim, exceto da árvore da
ciência do bem e do mal: "De toda árvore do jardim comerás livremente, mas
da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que
dela comeres, certamente morrerás" (Gn 2.16b,17). A advertência foi clara.
Quando o casal comeu do fruto proibido, eles perceberam que estavam nus e
procuraram se esconder da presença de Deus (Gn 3.7,8). Era a ruptura imediata
da comunhão com Deus, a morte espiritual. O próprio Deus anunciou a vinda do
Redentor (Gn 3.15) e em seguida pronunciou a sentença ao casal (Gn 3.16-19) e à
sua posteridade. Foi por causa dessa desobediência que o pecado entrou no mundo
e, com ele, a morte (Rm 5.12). Esse desastre é conhecido como a "Queda da
humanidade".
3. A universalidade do pecado.
A Bíblia é clara ao
ensinar que herdamos a natureza pecaminosa de Adão (1Co 15.49). Isso passou a
ser conhecido como "pecado original". A Bíblia não mostra como essa
transmissão do pecado de Adão passou a todos os humanos, mas afirma que se
trata de um fato incontestável (Rm 5.12,19). Assim, as Escrituras mostram como
todos nós, homens e mulheres, estamos diante de Deus: "todos pecaram e
destituídos estão da glória de Deus" (Rm 3.23). O quadro apresentado é
como segue: todos se extraviaram, não há quem faça o bem (SI 14.1-5; Rm
3.10-12), por isso não há no mundo quem não peque (1Rs 8.46; Ec 7.20). A prova
incontestável da universalidade do pecado é a morte (Rm 5.12). Nem mesmo os
salvos em Cristo estão isentos dessa lei (1 Jo 1.8).0 pecado é um princípio
real e presente na vida de todas as pessoas, desde o ventre materno (SI 51.5;
58.3). A Queda no Éden corrompeu toda a humanidade em todo o seu ser: corpo,
alma e espírito, intelecto, emoção e vontade (Is 1.5, 6; 2 Co 7.1).
III - A SOLUÇÃO PARA O PECADO
1. Nem tudo está perdido.
A Bíblia narra a
situação humana descrevendo-a como "mortos em ofensas e pecados" (Ef
2.1) e que "o salário do pecado é a morte" (Rm 6.23). Morte significa
"separação". Isso começou com a Queda de Adão e continuou com a sua posteridade
(Is 59.2). Mas Deus, em sua infinita bondade e misericórdia, declara agora que
nos "vivificou" (Ef 2.1a) e que o seu "o dom gratuito [...] é a
vida eterna" (Rm 6.23b). A graça está disponível para toda a raça humana
(Tt 2.11) e a salvação em Jesus pode ser encontrada em todos os lugares (At
17.30).
2. A provisão de Deus.
O pecado entrou no
mundo por um homem. Adão; assim também a redenção veio por um homem: "a
graça de Deus, o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou
sobre muitos" (Rm 5.15). A morte de Jesus foi expiatória, um sacrifício
pelos nossos pecados que "Deus propôs para propiciação pela fé no seu
sangue" (Rm 3.25). Expiação diz respeito ao sacrifício para purificação e
ao perdão dos pecados por meio dos sacrifícios (Lv 4.35; 17.11). A propiciação
é o ato que apazigua a ira divina contra o pecado, satisfazendo a santidade e a
justiça de Deus. A expiação realizada pelo "Cordeiro de Deus, que tira o
pecado do mundo" (Jo 1.29) é um ato da graça de Deus em favor de todos os
seres humanos (l Jo 2.2). Assim, o Senhor Jesus é a provisão de Deus para o
pecador.
CONCLUSÃO
A única esperança é
o Senhor Jesus, o único que pode nos restaurar a Deus. Restaurar é restituir, e
isso se aplica tanto a possessões e bens (Êx 22.14; Is 58.12; Lc 19.8) como
também a pessoas (Jr 30.17). O plano de Deus é restaurar todas as coisas (At
3.21), mas Ele começou com os seres humanos. Nós estávamos perdidos, como o
filho pródigo, e fomos restaurados a Deus pelo arrependimento (At 3.19; 2 Co
7.10) e pela fé em Jesus (Rm 5.1).
PARA REFLETIR
A respeito da pecaminosidade humana e a sua restauração a Deus, responda:
A respeito da pecaminosidade humana e a sua restauração a Deus, responda:
• Qual o termo
genérico para designar o pecado e qual o seu significado?
O termo genérico para
designar o pecado com todos os seus detalhes, chat-tath, e seu equivalente
verbal chattá (pronuncia-se hatá, com "h" aspirado), que literalmente
significa "errar o alvo" (Jz 20.16).
• O que é pecado
nas palavras de 1João 3.4?
É a transgressão da lei
(1 Jo 3.4; ARA).
• Onde se originou
o pecado e por quem tudo começou?
O pecado se originou no
céu e tudo começou pelo mau uso do livre-arbítrio.
• Qual a prova
incontestável da universalidade do pecado?
A prova incontestável
da universalidade do pecado é a morte (Rm 5.12).
• Quem é a provisão
de Deus para o pecador?
Jesus Cristo,
"Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo".
BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, A Razão da Nossa Fé - Assim cremos, assim viveremos, Comentarista Esequias Soares, 3 Trimestre 2017.
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, A Razão da Nossa Fé - Assim cremos, assim viveremos, Comentarista Esequias Soares, 3 Trimestre 2017.
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Olá, estimado professor, segue abaixo material de apoio que o mesmo possa adicionar mais conteúdo para a sua aula. Bom Estudo!
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
No livro de Gênesis
encontramos um dos relatos mais tristes da história da humanidade, a Queda.
Mas, Deus não foi pego de surpresa com o pecado de Adão e Eva, pois as
Escrituras Sagradas afirmam que desde a fundação do mundo a morte redentora de
Jesus, pela salvação da humanidade, já havia sido determinada (Ap 13.8). O
homem pecou de modo deliberado contra Deus, mas o Criador não o deixou entregue
a sua própria sorte. O Senhor providenciou a sua redenção.
Vivemos em uma
sociedade relativista, onde muitos não acreditam mais que haja certo e errado.
O erro, o pecado, segundo os relativistas, vai depender do ponto de vista de
cada um. Mas, cremos na Verdade absoluta e que a única solução para o pecado
está na fé no sacrifício de Jesus Cristo.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"A harmatologia, é uma palavra usada no
campo teológico para designar "a doutrina do pecado', incluindo seus
aspectos sombrios e sua natureza destruidora, tanto aplicada no campo físico
como no campo espiritual, mostrando em cada detalhe suas disposições hostis
contra Deus, os seres e qualquer entidade no mundo da existência. Em sentido
etimológico — a palavra 'pecado' conforme se encontra em nossas versões, vem da
palavra hebraica 'hatta'th',do
qual origina-se a raiz hebraica 'hata'
traduzido na Septuaginta da palavra'hamartia'.
Existem algumas palavras que relatam significados semelhantes à palavra
hebraica hatta'th', como também a palavra grega 'hamartia'. Estes termos são aplicados no tempo e no espaço para
descrever e dar sentido a tudo aquilo que o pecado é e suas formas de
expressão.
Os eruditos
teológicos usam várias palavras deste gênero para descrever a natureza sombria
do pecado, mostrando seus aspectos e suas disposições torcidas, maléficas em
sua natureza daninha e perniciosa (PEDRO, Severino, A Doutrina do Pecado,1.ed.
Rio de Janeiro: CPAD, 2012, pp. 13,14).
CONHEÇA MAIS
"Do hebraico hattah; do grego hamartios; do latim peccatum.
Transgressão deliberada e consciente das leis estabelecidas por Deus. Errar o
alvo estabelecido pelo Criador ao homem: O pecado mortal é a deliberação
consciente e intencional de se resistir a vontade de Deus. Não se trata de um
simples pecado ou de uma transgressão ordinária; é uma rebeldia movida pelo orgulho
e pelo não reconhecimento da soberania divina." Para conhecer mais, leia
Dicionário Teológico, CPAD, pp. 235,236.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
O pecado no Éden, Satanás e a raça
humana
Duas arvores do
jardim do jardim do Éden tinham importância especial,
(1) A 'árvore da
vida' provavelmente tinha por fim impedir a morte física. É relacionada com a
vida perpétua, em 3.22. O povo de Deus terá acesso à árvore da vida no novo céu
e na nova terra (Ap 2.7; 22.2).
(2) A árvore da
ciência do bem e do mal' tinha a finalidade de testar a fé de Adão e sua
obediência à sua palavra. Deus criou o ser humano como ente moral capaz de
optar livremente por amar e obedecer ao seu Criador, ou desobedecer-lhe e
rebelar-se contra a sua vontade.
A raça humana
está ligada a Deus mediante a fé na sua palavra como a verdade absoluta.
Satanás, porque sabia disso, procurou destruir a fé que Eva tinha no que Deus
dissera, causando dúvidas contra a palavra divina. Satanás insinuou que Deus
não estava falando sério no que dissera ao casal. Noutras palavras, a primeira
mentira proposta por Satanás foi uma forma de antinominianismo, negando o
castigo da morte pelo pecado e apostasia. Um dos pecados capitais da humanidade
é a falta de fé na Palavra de Deus. É admitir que, de certo modo, Deus não fala
sério sobre o que Ele diz da salvação, da justiça, do pecado, do julgamento e
da morte. A mentira mais persistente de Satanás é que o pecado proposital e a
rebelião contra Deus, sem arrependimento, não causarão, em absoluto, a
separação de Deus e a condenação eterna.
Satanás, desde o
principio da raça humana, tenta os seres humanos a crer que podem ser
semelhantes a Deus, inclusive decidindo por contra própria o que é bom e o que
é mau. Os seres humanos, na sua tentativa de serem "como Deus', abandonam
o Deus onipotente e daí surge os falsos deuses. O ser humano procura, hoje,
obter conhecimento moral e discernimento ético partindo de sua própria mente e
desejos, e não da Palavra de Deus. Porém, só Deus tem o direito de determinar
aquilo que é bom ou mau" (Bíblia de Estudo Pentecostal Rio de Janeiro:
CPAD, 1995, pp. 34-36).
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
Lendo o Antigo
Testamento e considerando séria e literalmente a sua mensagem, facilmente
concluiremos que a salvação é um dos temas dominantes, e Deus, o protagonista.
O tema da salvação já aparece em Gênesis 3.15, na promessa de que o Descendente
— ou 'semente' — da mulher esmagará a cabeça da serpente. 'Este é o
protoevangelium, o primeiro vislumbre da salvação que virá através daquEle que
restaurará o homem à vida'. Javé salvava o seu povo através de juízes (Jz
2,16,18) e outros líderes, como Samuel (1 Sm 7.8) e Davi (1 Sm 19.5). Javé
livrou até mesmo a Síria, inimiga de Israel, por meio de Naamã (2 Rs 5,1). Não
há salvador à parte do Senhor (Is 43.11) (HORTON, Stanley M. Teologia
Sistemática: Uma perspectiva pentecostal 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p.
97).
[
Olá, estimado professor, segue abaixo material de apoio que o mesmo possa adicionar mais conteúdo para a sua aula. Bom Estudo!
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
No livro de Gênesis
encontramos um dos relatos mais tristes da história da humanidade, a Queda.
Mas, Deus não foi pego de surpresa com o pecado de Adão e Eva, pois as
Escrituras Sagradas afirmam que desde a fundação do mundo a morte redentora de
Jesus, pela salvação da humanidade, já havia sido determinada (Ap 13.8). O
homem pecou de modo deliberado contra Deus, mas o Criador não o deixou entregue
a sua própria sorte. O Senhor providenciou a sua redenção.
Vivemos em uma
sociedade relativista, onde muitos não acreditam mais que haja certo e errado.
O erro, o pecado, segundo os relativistas, vai depender do ponto de vista de
cada um. Mas, cremos na Verdade absoluta e que a única solução para o pecado
está na fé no sacrifício de Jesus Cristo.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"A harmatologia, é uma palavra usada no
campo teológico para designar "a doutrina do pecado', incluindo seus
aspectos sombrios e sua natureza destruidora, tanto aplicada no campo físico
como no campo espiritual, mostrando em cada detalhe suas disposições hostis
contra Deus, os seres e qualquer entidade no mundo da existência. Em sentido
etimológico — a palavra 'pecado' conforme se encontra em nossas versões, vem da
palavra hebraica 'hatta'th',do
qual origina-se a raiz hebraica 'hata'
traduzido na Septuaginta da palavra'hamartia'.
Existem algumas palavras que relatam significados semelhantes à palavra
hebraica hatta'th', como também a palavra grega 'hamartia'. Estes termos são aplicados no tempo e no espaço para
descrever e dar sentido a tudo aquilo que o pecado é e suas formas de
expressão.
Os eruditos
teológicos usam várias palavras deste gênero para descrever a natureza sombria
do pecado, mostrando seus aspectos e suas disposições torcidas, maléficas em
sua natureza daninha e perniciosa (PEDRO, Severino, A Doutrina do Pecado,1.ed.
Rio de Janeiro: CPAD, 2012, pp. 13,14).
CONHEÇA MAIS
"Do hebraico hattah; do grego hamartios; do latim peccatum.
Transgressão deliberada e consciente das leis estabelecidas por Deus. Errar o
alvo estabelecido pelo Criador ao homem: O pecado mortal é a deliberação
consciente e intencional de se resistir a vontade de Deus. Não se trata de um
simples pecado ou de uma transgressão ordinária; é uma rebeldia movida pelo orgulho
e pelo não reconhecimento da soberania divina." Para conhecer mais, leia
Dicionário Teológico, CPAD, pp. 235,236.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
O pecado no Éden, Satanás e a raça
humana
Duas arvores do
jardim do jardim do Éden tinham importância especial,
(1) A 'árvore da
vida' provavelmente tinha por fim impedir a morte física. É relacionada com a
vida perpétua, em 3.22. O povo de Deus terá acesso à árvore da vida no novo céu
e na nova terra (Ap 2.7; 22.2).
(2) A árvore da
ciência do bem e do mal' tinha a finalidade de testar a fé de Adão e sua
obediência à sua palavra. Deus criou o ser humano como ente moral capaz de
optar livremente por amar e obedecer ao seu Criador, ou desobedecer-lhe e
rebelar-se contra a sua vontade.
A raça humana
está ligada a Deus mediante a fé na sua palavra como a verdade absoluta.
Satanás, porque sabia disso, procurou destruir a fé que Eva tinha no que Deus
dissera, causando dúvidas contra a palavra divina. Satanás insinuou que Deus
não estava falando sério no que dissera ao casal. Noutras palavras, a primeira
mentira proposta por Satanás foi uma forma de antinominianismo, negando o
castigo da morte pelo pecado e apostasia. Um dos pecados capitais da humanidade
é a falta de fé na Palavra de Deus. É admitir que, de certo modo, Deus não fala
sério sobre o que Ele diz da salvação, da justiça, do pecado, do julgamento e
da morte. A mentira mais persistente de Satanás é que o pecado proposital e a
rebelião contra Deus, sem arrependimento, não causarão, em absoluto, a
separação de Deus e a condenação eterna.
Satanás, desde o
principio da raça humana, tenta os seres humanos a crer que podem ser
semelhantes a Deus, inclusive decidindo por contra própria o que é bom e o que
é mau. Os seres humanos, na sua tentativa de serem "como Deus', abandonam
o Deus onipotente e daí surge os falsos deuses. O ser humano procura, hoje,
obter conhecimento moral e discernimento ético partindo de sua própria mente e
desejos, e não da Palavra de Deus. Porém, só Deus tem o direito de determinar
aquilo que é bom ou mau" (Bíblia de Estudo Pentecostal Rio de Janeiro:
CPAD, 1995, pp. 34-36).
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
Lendo o Antigo
Testamento e considerando séria e literalmente a sua mensagem, facilmente
concluiremos que a salvação é um dos temas dominantes, e Deus, o protagonista.
O tema da salvação já aparece em Gênesis 3.15, na promessa de que o Descendente
— ou 'semente' — da mulher esmagará a cabeça da serpente. 'Este é o
protoevangelium, o primeiro vislumbre da salvação que virá através daquEle que
restaurará o homem à vida'. Javé salvava o seu povo através de juízes (Jz
2,16,18) e outros líderes, como Samuel (1 Sm 7.8) e Davi (1 Sm 19.5). Javé
livrou até mesmo a Síria, inimiga de Israel, por meio de Naamã (2 Rs 5,1). Não
há salvador à parte do Senhor (Is 43.11) (HORTON, Stanley M. Teologia
Sistemática: Uma perspectiva pentecostal 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p.
97).
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