Total de visualizações de página

Páginas

domingo, 24 de março de 2019

Lição 1 – Um Mundo Imenso numa Cultura, Materialista

 Aula Presencial dia 7 de Abril de 2019 


Estimado professor,   acredito que já tenha percebido que nosso SLIDE semanal traz uma abordagem DETALHADA de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino,  tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se ao conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado.  Baixe o Slide no formato desejado, Tenha liberdade de cortar, alterar e adicionar conteúdo para uso na sua EBD.



Olá, estimado professor, segue abaixo material de apoio que o mesmo possa adicionar mais conteúdo para a sua aula.

TEXTO BÍBLICO
        1 João 2.15-17         
15 - Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
16 - Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne,  a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
17 - E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.



Professor vamos ler o comentário da 

Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal da CPAD ? 



Algumas pessoas pensam que o materialismo se limita ao comportamento externo - as pessoas com quem nos relacionamos, os lugares a que vamos ou que frequentamos, as atividades que desfrutamos.
O materialismo também é interno, porque começa no coração, e é caracterizado por três atitudes:
(1) desejo de prazer físico - a preocupação com a gratificação dos desejos físicos;
(2) desejo de tudo o que vemos - cobiçar e acumular coisas, curvando-nos ao deus do materialismo;
(3) orgulho de nossas realizações e posses - a obsessão com nosso próprio status ou importância.
Quando a serpente tentou Eva (Gn 3.6), a tentou nessas áreas. Além disso, quando o diabo tentou Jesus, no deserto, essas foram suas três áreas de ataque (veja Mt 4.1-11). Por outro lado, Deus valoriza o autocontrole, um espírito generoso e um comprometimento com o serviço humilde.
É possível dar a impressão de evitar prazeres mundanos, abrigando, ao mesmo tempo, atitudes materialistas no coração. Também é possível, como Jesus, amar pecadores e passar tempo com eles, e, ao mesmo tempo, manter um compromisso com os valores do reino de Deus.
Quais valores são mais importantes para você ? 
Seus atos refletem os valores do mundo, ou os de Deus ?
Quando o desejo de posses e prazeres pecaminosos parece muito intenso, provavelmente duvidamos que esses objetos de desejo desaparecerão, um dia.
Pode ser ainda mais difícil crer que a pessoa que faz a vontade de Deus viverá para sempre. Mas esta era a convicção de João, com base nos fatos da vida, morte, ressurreição e promessas de Jesus.
O fato de saber que esse mundo perverso terá um fim pode lhe dar a coragem para negar a si mesmo alguns prazeres temporários neste mundo, para desfrutar aquilo que Deus prometeu por toda a eternidade.
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Página 1813).


Abaixo vou deixar o comentário do Pr. Samuel Lima Malafaia feito na Revista Lições da Palavra de Deus Jovens e Adultos - Nro.17 - Ano 5 - Editora Central Gospe - Páginas 76-77).

O SISTEMA DO MUNDO
Abordaremos agora os desejos e atitudes ilícitas que geram o pecado (Tg 1.15) e que estão agrupadas em três categorias principais em 1 João 2.16.
Concupiscência vem da palavra grega "ephitumia", que indica desejo intenso por prazeres ou por bens materiais de qualquer espécie.
Vale acentuar que Jesus declarou em Marcos 7.21-23 que a influência para a prática dos desejos da carne nasce no próprio coração do ser humano. Por isso devemos ter zelo com nossos sentimentos e emoções (Sl 119.11).

1. A Concupiscência da carne
Nesse grupo predominam as obras produzidas pela carne, que estão listadas em Gálatas 5.19-21, a saber:
Prostituição - do grego "moicheia", significa imoralidade sexual e também adultério, caracterizando o relacionamento ilegal entre homem e mulher solteiros ou casados.
Impureza - do grego "akatharse". Apesar de parecer apenas ser o contrário do que é puro, limpo, a palavra original também se refere à prática do sodomismo, homossesualismo, lesbianismo, pederastia, bestialidade (sexo com animais) e todas as formas de perversão sexual (Cl 3.5; 1Ts 4.7);
Lascívia - do grego "aselgeia" ou falta de castidade, libertinagem, sensualidade, obscenidade. Lascívia é a promoção de emoções obscenas, e qualquer motivação que promova desejo para a prática de pecado sexual (2Pe 2.18).
Idolatria - do grego "eidololatreia" - adoração de imagens ou o afeto apaixonante dados a qualquer coisa ou pessoa, tornando-as o centro da sua atenção e de uma estravagante e prioritária admiração (1Co 10.14; 1Pe 4.3).
Feitiçaria - do grego "pharmakeia" - prática de bruxaria ou trato com espíritos malignos; encantamentos, mágicas, feitiços, trabalhos de macumba, uso de amuletos,  drogas ou poções mágicas (Ap 18.23; 21.8; 22.15).
Inimizades - do grego "echthra" - ódio, amarga antipatia, aborrecimentos, rancor, aversão a alguém, tendência de guardar rancor ou ter raiva de alguém.
Porfias - grego "eris" - discórdia, desacordos, debates acalorados e disputas.
Emulações - grego "zeloi" - zelo excessivo, ciúme, luta para sobressair através do sacrifício através do sacrifício ou dano de outros, procura para superar a qualquer custo e ter vantagem sobre os demais, incontrolável espírito de competição na igreja, negócio, sociedade e outros campos.
Iras - grego "thumus" - cólera, indignação, fúria profunda e duradoura (2Co 12.20; Ef 4.31; Cl 3.8).
Pelejas - grego "eritheia" - facções, conflitos, disputas, brigas com palavras, competição para obter superioridade, vantagem verbal ou física.
Dissensões - grego "dichostasia" - divisões, partidos, desordem, provocação de conflitos na igreja, em casa, no governo ou em qualquer outro lugar (Rm 16.17; 1Co 3.3).
Heresias - grego "hairesis" - refere-se a todo o desvio da verdade ou à rejeição de uma doutrina sã e sua substituição por uma falácia ou um ensinamento espúrio (1Co 11.19; 2Pe 2.1). 
Invejas - grego "phthonoi" - ciúmes e vontade de obter bens, bênçãos, propriedades ou dons alheios (1Tm 6.3,4; Tt 3.3).
Homicídios - grego "phonoi" - assassinatos, matanças (1Jo 3.15).
Bebedices - grego "methai" - embriaguez, viver intoxicada com álcool, ser escravo de drinques e pelejas por bebidas.
Glutonarias - grego "komoi" - orgias, festas luxuriosas e ruidosas com músicas obscenas e outras atividades pecaminosas, prazeres, farra (Rm 13.13; Lc 21.34).

2. A Concupiscência dos olhos
A concupiscência dos olhos refere-se aos desejos pecaminosos para uma grande variedade de satisfações carnais, alimentados através da visão.
A primeira mulher, Eva, ao observar o fruto proibido, achou a árvore "agradável aos olhos" (Gn 3.6) e não conseguiu conter seu desejo.
A Bíblia também se refere àqueles que andam segundo a carne, com os olhos "cheios de adultério e não cessando de pecar (2Pe 2.10,14,15), para os quais está reservado o juízo da escuridão  das trevas eternas.
O Salmo 10.8 fala dos olhares daqueles que miram os pobres e armam ciladas para roubar-lhes. São os olhos cheios de maldade e de avareza.

3. A Soberba da Vida
Soberba é a pretensão, arrogância, jactância, o orgulho do próprio "eu" para satisfação e glorificação pessoal, esquecendo-se completamente de Deus e desprezando o próximo.
Nesse grupamento estão todas as tentações que apelam para o orgulho do homem e seu desejo de aplauso ou grandeza, glorificando a si mesmo. Essa vontade de domínio e glória levou Satanás à queda e à humilhação (Mt 23.12).
Jesus ensinou que nada vale ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma (Mc 8.36).

Professor, também encontrei uma Lição muito boa, comentada pelo Pr. Eliezer de Lira e Silva, não deixe de ler, é uma leitura obrigatória, segue Link abaixo :



Professor, também encontrei uma lição muito boa, comentada pelo Pr. Wagner dos Santos Gaby, vale a pena dar uma conferida :



Professor, no trimestre passado tivemos uma lição maravilhosa na Revista Lições Bíblicas Adulto da CPAD, cujo texto Áureo ou Texto do Dia era "Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo" (1 João 2.16).
Segue abaixo o Link desta Lição, está completa, com todos os comentários, Slides, vídeos de pré-aula, vale a pena se aprofundar, vamos lá ?

                                                                                                                                                                            

     VÍDEO AULA   




                                                                                                                                                                            
[     


Um comentário:

  1. A paz do Senhor, estimado Professor Eder Tome.
    Que conteudo explendido e de muito proveito.
    Deus continue te agraciando com este trabalho.

    ResponderExcluir