Total de visualizações de página

Páginas

segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Lição 13 - A humildade e o Amor Desinteressado

 Aula Presencial dia 30 de Dezembro de 2018 


Estimado professor,   acredito que já tenha percebido que nosso SLIDE semanal traz uma abordagem DETALHADA de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino,  tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se ao conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado.  Baixe o Slide no formato desejado, Tenha liberdade de cortar, alterar e adicionar conteúdo para uso na sua EBD. 








OBJETIVOS GERAL
Expressar o valor da humildade e do amor desinteressado.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1 - Interpretar a parábola dos primeiros lugares e dos convidados;
2 - Sublimar as grandes lições da parábola e a inversão da lógica humana;
3 - Distinguir a recompensa da humildade e do altruísmo.


 TEXTO ÁUREO 
"Porquanto, qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado." (Lc 14.11)

Como podemos nos humilhar ? Algumas pessoas tentam transmitir a aparência de humildade para manipular os outros. Outras pensam que humildade significa denegrir a si mesmas. As pessoas verdadeiramente humildes se comparam apenas a Cristo, percebem sua iniquidade, e entendem sua limitações. Por outro lado, elas também reconhecem seus dons e suas qualidades, e estão dispostas a usá-los de maneira como Cristo ordenar. Humildade não é a degradação própria; é uma autoavaliação realista, e um compromisso de servir.
(página 1415)




 VERDADE PRÁTICA 
Jesus apresenta, a partir de seu próprio exemplo, o caminho da humildade e do amor altruísta como indispensável aos que querem servi-lo.

HINOS SUGERIDOS DA HARPA CRISTÃ

35 - O Grande Amor

541 - Calvário, Revelação e Amor

355 - Fala do Amor de Cristo




                                                                      LUCAS 14.7-14                                                                         
7- E disse aos convidados uma parábola, reparando como escolhiam os primeiros assentos, dizendo-lhes:
8- Quando por alguém fores convidado às bodas, não te assentes no primeiro lugar, para que não aconteça que esteja convidado outro mais digno do que tu,
9- e, vindo o que te convidou a ti e a ele, te diga: Dá o lugar a este; e então, com vergonha, tenhas de tomar o derradeiro lugar.
10- Mas, quando fores convidado, vai e assenta-te no derradeiro lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, assenta-te mais para cima. Então, terás honra diante dos que estiverem contigo à mesa.
11- Porquanto, qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.
12- E dizia também ao que o tinha convidado: Quando deres um jantar ou uma ceia, não chames os teus amigos, nem os teus irmãos, nem os teus parentes, nem vizinhos ricos, para que não suceda que também eles te tornem a convidar, e te seja isso recompensado.
13- Mas, quando fizeres convite, chama os pobres, aleijados, mancos e cegos
14- e serás bem-aventurado; porque eles não têm com que to recompensar; mas recompensado serás na ressurreição dos justos.
                                                                                                                                                                           





                                                   

INTRODUÇÃO
Jesus contou "parábola dos primeiros lugares e dos convidados", ao participar de uma refeição na casa de um fariseu. Nesta parábola Jesus falou:
1) Acerca da humildade
2) Sobre o Perfil das pessoas que devem ser convidadas para ocasiões especiais.


Lucas (14.7-14) - Leitura Bíblica em Classe
Aqui, Jesus ensinou duas lições. 
Em primeiro lugar, Ele falou aos convidados, dizendo-lhes que não buscassem lugares de honra. No Reino de Deus, o serviço é mais importante do que a posição social. 
Em segundo lugar, Ele disse ao anfitrião que não fosse exclusivo a respeito de quem convidava. Deus abre seu reino a todas as pessoas (Página 1415).




I – INTERPRETAÇÃO DA PARÁBOLA DOS PRIMEIROS LUGARES E DOS CONVIDADOS

1. O Dia, a Ocasião e o Local.
O Dia, a Ocasião e o Local onde essa parábola foi contada são três pontos importantes para se entender sua importância . Era um sábado, Jesus foi comer na casa de um fariseu. Era de costume um convidado ser honrado pelo dono da festa. Todos desejavam os primeiros lugares, na ansiedade de buscar tal honraria, muitos se excediam, demonstrando ausência de humildade e desejo por reconhecimento humano.


Na Casa de um Fariseu.
Anteriormente, Jesus havia sido convidado à casa de um fariseu para participar de conversas e de uma refeição (Lc 7.36). Desta vez, um importante fariseu convidou Jesus à sua casa, com o objetivo específico de atraí-lo a uma cilada, tentando fazê-lo dizer ou fazer algo pelo que Ele poderia ser preso. Pode ser surpreendente ver Jesus no território dos fariseus, depois de tê-los denunciado tantas vezes. Mas Ele não teve medo de encará-los, embora soubesse que seu propósito era fazê-lo infringir suas leis. (Página 1415).



2. A Parábola.
Havia dois objetivos por parte do Senhor:
Primeiro, Jesus procurava ensinar aos convidados e, ao mesmo tempo, os seus discípulos e a todos os que o aceitam, acerca de não se buscar lugares de honra, pois no Reino de Deus servir é mais importante do que ocupar uma posição.
Segundo, Jesus ao curar o hidrópico, instruía que não devemos ser seletivos quanto aos convidados para uma ocasião especial, pois assim como Deus aceita a todos, devemos ser prestativos e servir a todos.



A Busca pelo Lugar de Honra.
Jesus aconselhou as pessoas, para que não corressem para os melhores lugares, em banquete. Hoje, as pessoas são igualmente ansiosas por "subir" socialmente, seja convivendo com as pessoas certas, vestindo-se como alguém bem-sucedido, ou dirigindo o carro correto. A quem você está tentando impressionar ? Em vez de procurar prestígio, procure um lugar onde você possa servir. Se Deus quiser que você sirva em uma escala maior, Ele lhe convidará a ocupar uma posição superior (Página 1415)


3. Os Grandes Ensinamentos da Parábola.
Os ensinamentos de Jesus não são uma série de bons conselhos sobre etiqueta social, mas lições com significado prático-especial. Devemos conscientizar-nos de nossa postura enquanto discípulos de Cristo.

Romanos 12.2
E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimentais qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Paulo advertiu os cristãos: "Não vos conformeis com este mundo". Os cristãos sábios decidem que muitos dos comportamentos do mundo são proibidos para eles, porque, normalmente, são egoístas e frequentemente trazem corrupção. Nossa recusa em nos conformarmos com os valores deste mundo deve ir além do comportamento e dos costumes; ela deve estar firmemente plantada em nossa mente: "Transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimentais qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus". É possível evitar muitos dos costumes mundanos e ainda ser orgulhoso, cobiçoso, egoísta, teimoso, rebelde e arrogante. Somente quando o Espírito Santo renova, reeduca, e reorienta nossas mentes somos verdadeiramente transformados. (Página 1684).

Mateus 20.20,21,26-28
20 - Então, se aproximou dele a mãe dos filhos de Zebedeu com seus filhos, adorando-o e fazendo-lhe um pedido.
21 - E ele diz-lhe: Que queres ? Ela respondeu: Dize que estes meus dois filhos se assentem um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu Reino.
26 - Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser, entre vós, fazer-se grande, que seja vosso serviçal;
27 - e qualquer que, entre vós, quiser ser o primeiro, que seja vosso servo,
28 - bem como o filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e para dar a sua vida em resgate de muitos.

É interessante este texto, a mãe dos filhos de Zebedeu, nesta passagem, era a mãe de Tiago e João. Ela chegou adorando a Jesus com o objetivo de pedir algo para ele.
Você já adorou a Jesus esperando algo em troca ? Tenho uma péssima notícia para te dar: Isso não é a verdadeira adoração, visto que a verdadeira adoração é quando louvamos e adoramos a Jesus não pelo que ele pode fazer na nossa vida, mas, pelo que ele já fez. Adore a Jesus pelo que Ele é.

Se não bastasse esta tentativa de barganhar com Deus através da "adoração", a mãe de Tiago e João fez um pedido diferenciado, queria que Jesus colocasse seus dois filhos em posições especiais no Seu Reino. Muitos fazem qualquer tentativa para estar nos holofotes, em uma posição de destaque, em Mateus 18.1 deparamos com os discípulos numa discussão "santa" tentando chegar a uma conclusão sobre qual deles seria o maior no Reino de Deus.  (vou continuar esta reflexão abaixo)


II – As Grande Lições da Parábola e a Inversão da Lógica Humana

1.  A Primeira Grande Lição da Parábola.
Esta parábola ensina, acima de tudo, a humildade como marca de um verdadeiro seguidor de Cristo. Observemos :


Mateus 18.1-4
1 - Naquela mesma hora, chegaram os discípulos ao pé de Jesus, dizendo: Quem é o maior no Reino dos céus ?
2 - E Jesus, chamando uma criança, a pôs no meio deles
3 - e disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no Reino dos céus
4 - Portanto, aquele que se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no Reino dos céus.

Jesus usou uma criança para ajudar seus discípulos egocêntricos a compreender. Não devemos ser infantis (como os discípulos, discutindo sobre questões mesquinhas), mas ser como as crianças, tendo corações humildes e sinceros. Em que áreas da sua vida você tende a lutar com a infantilidade ? De que maneira você está progredindo através da prática de ser como as crianças ?
Os discípulos ficaram tão preocupados com a organização do reino terreno de Jesus que perderam de vista o propósito divino deste reino. Em vez de procurar uma posição de serviço, eles procuraram posições privilegiadas. É fácil perdermos nossa perspectiva eterna e lutarmos por promoções ou posições de prestígio na igreja. É difícil, porém saudável, nos identificarmos com "crianças" - indivíduos fracos e dependentes, sem posições de prestígio e influência. (Página 1388).

2.  A Segunda Grande Lição da Parábola.
Cristo ensina nesta parábola que se formos dar um jantar devemos convidar e acolher os menos favorecidos (Lc 14.13). Cristo mostra que as ações devem ser praticadas sem esperar reciprocidade alguma, vejamos as citações abaixo : 

Lucas 14.12-13

E dizia também ao que o tinha convidado: Quando deres um jantar ou uma ceia, não chames os teus amigos, nem os teus irmãos, nem os teus parentes, nem vizinho ricos, para que não suceda que também ele te tornem a convidar, e te seja isso recompensado.

Mateus 20.28
bem como Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e para dar a sua vida em resgate de muitos.

João 10.17-18
Por isso, o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la.
Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar e poder para tornar a tomá-la. Esse mandamento recebi de meu Pai.

João 15.13
Ninguém tem maior amor do que este; de  dar alguém a sua vida pelos seus amigos.

Mateus 25.34-40
34 - Então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
35 - porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber, era estrangeiro, e hospedastes-me;
36 - estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.
37 - Então, os justos lhes responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer ? ou com sede e te demos de beber ?
38 - E, quando te vimos estrangeiro e te hospedamos ? Ou nu e te vestimos ?
39 - E, quando te vimos enfermo ou na prisão e fomos ver-te ?
40 - E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.

3. A Lógica do Reino é diferente da Humana. 
A primeira e segunda lição que vimos anteriormente, desafiam a lógica humana. Na lógica humana tudo é diferente (Mt 20.25-28). Devemos convidar 'os pobres, aleijados, mancos e cegos (Lc 14.13), pois estes não têm como nos "recompensar", Nossa hospitalidade não deve ser motivada por desejo de recompensa, visto que a verdadeira hospitalidade e generosidade ocorrem quando não há possibilidade de retribuição.





III – A RECOMPENSA DA HUMILDADE E ALTRUÍSMO

1. Humildade e Altruísmo.
Esta parábola ensina o cultivo da humildade e do desprendimento também conhecido como amor desinteressado ou altruísmo, como características indispensáveis ao verdadeiro cristão. Devemos servir e não sermos servidos (Mt 10.42), exultando o serviço ao próximo não por vangloria, mas por dedicação pessoal e altruísmo (Pv 18.12; Rm 12.9,10; Fp 2.3-11).

Mateus 10.42
E, qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão.
Dar um copo de água é um modelo de serviço altruísta, Deus observa as boas obras.

Provérbios 18.12
O coração do homem se exalta antes de ser abatido e diante da honra vai a humildade.

Romanos 12.9,10
O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns ao outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
Muitos aprenderam como fingir amar os outros. Como falar gentilmente evitando ferir seus sentimentos, e parecer que nos interessamos por eles. Podemos até mesmo ser habilidosos em fingir compaixão, quando ouvimos falar das necessidades dos outros, ou fingir indignação quando ouvimos falar de injustiças. Mas Deus quer que tenhamos o amor verdadeiro e genuíno, que vai muito além da hipocrisia e da polidez. O amor genuíno requer concentração e esforço. Ele consiste em ajudar os outros a se tornarem pessoas melhores. Ele exige nosso tempo, dinheiro, e envolvimento pessoal. Nenhuma pessoa tem a capacidade de expressar amor a uma comunidade toda; mas o corpo de Cristo, em sua cidade, pode fazê-lo. Procure pessoas que precisam do seu amor, e procure maneiras para que você e os demais crentes possam amar sua comunidade, em Cristo. (página 1685).

Filipenses 2.3-11
3 - Não façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.
4 - Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.
5 - De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 
6 - que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus.
7 - Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
8 - e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz.
9 - Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome,
10 - para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra.
11 - e, toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.
Muitas vezes as pessoas dão desculpas para tentar justificar o egoísmo, o orgulho ou o mal, alegando ter o direito de agir de determinada maneira. Elas pensam: "Eu posso 'colar' na prova; afinal de contas, mereço ser aprovado nesta matéria", ou "posso gastar todo este dinheiro comigo - trabalhei arduamente por ele", ou "posso fazer um aborto; eu tenho o direito de governar o meu próprio corpo". Mas, como crentes, nós devemos ter uma atitude diferente, uma atitude que nos permita deixar  de lado nossos direitos a fim de servirmos aos outros. Se dissermos que seguimos a Cristo, também devemo dizer que queremos viver como Ele viveu. À medida que servirmos, deveremos desenvolver a atitude de humildade de Cristo, mesmo quando for provável que nossos esforços não obtenham um reconhecimento humano. Você se agarra aos seus direitos de forma egoísta ou está disposto a servir ? (Página 1741).

2. Amor, a Palavra-Chave do Altruísmo.
Atualmente a palavra amor está desgastada, pois muitos "amam" apenas de lábios, mas não de verdade (1 Jo 3.18). O texto bíblico, porém, é bastante enfático: "O amor não seja fingido" (Rm 12.9a). O Amor só pode ser revelado na prática (Tg 2.15-17; 1Jo 3.17).


1 João 3.17-18
Quem, pois, tiver bens do mundo e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar o coração, como estará nele o amor de Deus ?
Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.
Estes versículos nos dão um exemplo de como dar nossa vidas pelos outros, ajudar os necessitados. Isso é notavelmente igual ao ensinamento de Tiago 2.15-17. Quão claramente seus atos dizem que você ama, verdadeiramente, seu próximo? Você é tão generoso como deveria ser, com seu dinheiro, seus bens e seu tempo? (Página 1816).

Tiago 2.15-17
E, se o irmão ou a irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano,
e algum de vós lhe disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartais; e lhes não derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?
Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.


3. Recompensa.
Retribuir uns aos outros não é altruísmo, mas ajudar aos que estão necessitados certamente o é, pois isso trará grande recompensa na ressurreição dos justos (Lc 14.12b,14; Mt 10.40-42). Ninguém que ajude e estenda a mão aos necessitados ficará sem retribuição da parte do Senhor (Mt 25.34-40). 

CONCLUSÃO
Jesus aconselhou as pessoas a não se apressarem a ocupar os melhores lugares em um banquete. Entretanto, hoje muitos estão ansiosos por elevar a sua posição social. A quem você procura impressionar? Em vez de buscar prestígio, procure um lugar onde você possa servir. Se Deus quiser que você o sirva em uma escala maior, Ele mesmo o convidará a ocupar uma posição elevada.

PARA REFLETIR
A respeito de "Esperando, mas Trabalhando no Reino de Deus", responda:

• Cite os três pontos importantes para se entender essa parábola.
O dia, a ocasião e o local onde essa parábola foi contada são três pontos importantes para se entender sua importância.

• Quais eram os dois objetivos do Senhor ao contar essa parábola?
Primeiro, Ele procurava ensinar aos convidados e, ao mesmo tempo, os seus discípulos e a todos os que o aceitam, acerca de não se buscar lugares de honra, pois no Reino de Deus servir é mais importante do que ocupar uma posição. Segundo, ao curar o hidrópico, Jesus instruía ao anfitrião, e a todos nós, que não devemos ser seletivos quanto aos convidados para uma ocasião especial, pois assim como Deus aceita a todos, devemos ser prestativos e servir a todos, pois se atendermos pessoas abastadas, elas vão querer nos retribuir, e isso será a nossa recompensa.

• Segundo a parábola, a quem devemos convidar quando formos realizar algum evento?
Cristo ensina nesta parábola que se formos dar um jantar devemos convidar e acolher os menos favorecidos.

• Quais são as características indispensáveis ao verdadeiro cristão e que são ensinadas nesta parábola?
Nesta parábola Cristo nos ensina o cultivo da humildade e do desprendimento também conhecido como amor desinteressado ou altruísmo, como características indispensáveis ao verdadeiro cristão.

• Diante do que aprendemos hoje, você acredita que tem sido humilde e altruísta?
Resposta pessoal.

BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, As Parábolas de Jesus, As verdades e princípios divinos para uma vida abundante, Comentarista Pr. Wagner Tadeu dos Santos Gaby, 4 Trimestre 2018.


                              AGORA VAMOS A VÍDEO AULA SOBRE ESTA LIÇÃO.  TENHA BOM ESTUDO !                             







                                                                                                                                                                            
[     

Olá, estimado professor, segue abaixo material de apoio que o mesmo possa adicionar mais conteúdo para a sua aula.

                                                                                                                                                                            

2 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho e empenho de vocês meus irmãos. Este trabalho é muito rico e de grande valia ,tenho utilizado bastante em minhas aulas. Que Deus vos abençoe. Em 2019 estamos aí .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estimado irmão ou irmã, estou feliz por conseguir ajudar nesta nobre missão, Feliz 2019, que Deus abençoe todas as Escolas Bíblicas, precisamos crescer na graça e também no conhecimento. Obrigado, Deus abençoe pelas palavras de incentivo !

      Excluir