Total de visualizações de página

Páginas

terça-feira, 3 de julho de 2018

Lição 2 - A Beleza e a Glória do Culto Levítico

 Aula Presencial dia 8 de julho de 2018 


Estimado professor,   acredito que já tenha percebido que nosso SLIDE semanal traz uma abordagem DETALHADA de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino,  tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se ao conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado.  Faça bom uso !  Baixe o Slide no formato desejado, Tenha liberdade de cortar, alterar e adicionar conteúdo. Não deixe de Divulgar e Compartilhar nas Redes Sociais !








OBJETIVOS GERAL
Conscientizar de que o verdadeiro culto divino não se impõe pelo ritualismo, mas pelo quebrantamento de coração e pela integridade de espírito.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1 - Mostrar como era o culto no Antigo Testamento;
2 - Elencar os elementos do culto levítico;
3 - Explicar as finalidades do culto levítico.

  TEXTO ÁUREO 
"Então, entraram Moisés e Arão na tenda da congregação; 
depois, saíram e abençoaram o povo; e a glória do 
SENHOR apareceu a todo o povo." (Lv. 9.23)

VERDADE PRÁTICA 
O verdadeiro culto divino não se impõe pelo ritualismo nem 
por sua pompa, mas pelo quebrantamento de coração e pela 
integridade de espírito. A glória de Deus não pode faltar.

 PONTO CENTRAL 
Deus não se agrada de um culto
que se impõe pelo ritualismo.

HINOS SUGERIDOS DA HARPA CRISTÃ

10 - Eu Te Louvo

29 - O Precioso Sangue

292 - Qual o Preço do Perdão





Levítico 9:15-24
15 Depois fez chegar a oferta do povo, e tomou o bode da expiação do pecado, que era pelo povo, e o degolou, e o preparou por expiação do pecado, como o primeiro.
16 Fez também chegar o holocausto, e ofereceu-o segundo o rito.
17 E fez chegar a oferta de alimentos, e a sua mão encheu dela, e queimou-a sobre o altar, além do holocausto da manhã.
18 Depois degolou o boi e o carneiro em sacrifício pacífico, que era pelo povo; e os filhos de Arão entregaram-lhe o sangue, que espargiu sobre o altar em redor.
19 Como também a gordura do boi e do carneiro, a cauda, e o que cobre a fressura, e os rins, e o redenho do fígado.
20 E puseram a gordura sobre os peitos, e queimou a gordura sobre o altar;
21 Mas os peitos e a espádua direita Arão ofereceu por oferta movida perante o SENHOR, como Moisés tinha ordenado.
22 Depois Arão levantou as suas mãos ao povo e o abençoou; e desceu, havendo feito a expiação do pecado, e o holocausto, e a oferta pacífica.
23 Então entraram Moisés e Arão na tenda da congregação; depois saíram, e abençoaram ao povo; e a glória do SENHOR apareceu a todo o povo.

24 Porque o fogo saiu de diante do SENHOR, e consumiu o holocausto e a gordura, sobre o altar; o que vendo todo o povo, jubilaram e caíram sobre as suas faces.


Segunda-Feira –  Gênesis 4:4 
Abel inicia o culto divino     
4 : 4  E Abel também trouxe dos primogênitos das sua ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta.


Terça-Feira –  Gênesis 12:1-3 
Abraão é chamado a cultuar
12 : 1  Ora, o SENHOR disse a Abraão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. 
12 : 2  E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma benção.
12 : 3  E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
  
Quarta-Feira –  Êxodo 4:31 
A fé conduz ao culto
4 : 31  E o povo creu; e quando ouviram que o Senhor visitava os filhos de Israel, e que via a sua aflição, inclinaram-se, e adoraram.


Quinta-Feira –   Êxodo 12:27 
A explicação do culto
12 : 27  E direis: Este é o sacrifício da páscoa ao Senhor, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu aos egípcios, e livrou as nossas casas, Então o povo inclinou-se, e adorou.

Sexta-Feira –  Êxodo 10:9 
A reinvindicação do culto
10 : 9 E Moisés disse: Havemos de ir com os nossos jovens, e com os nosso velhos; com os nossos filhos, e com as nossas filhas, com as nossas ovelhas, e com os nossos bois havemos de ir; porque temos de celebrar uma festa ao Senhor.

Sábado –  Romanos 12:1-3 
Um culto perfeito       
12 : 1  Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
12 : 2  E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
12 : 3  Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.




IMPORTANTE
Apresento neste BLOG os comentários como 
professor de EBD em cima dos tópicos da Revista do ALUNO 
NÃO APRESENTAREI O CONTEÚDO COMPLETO DA REVISTA
TENHA SUA REVISTA EM MÃOS E FAÇA UM BOM ESTUDO !



                                                   
INTRODUÇÃO
O que é o culto divino? Não é fácil responder a essa pergunta, pois, no ato da adoração ao Deus Único e Verdadeiro, temos de evitar dois extremos: a informalidade profana e indecente, e o ritualismo que mata o genuíno culto bíblico. Por esse motivo, o Senhor deixou à congregação israelita, nos Livros de Êxodo e de Levítico, ordenanças e instruções quanto à essência de seu culto.
Tendo como exemplo a consagração do Santo Templo, em Jerusalém, mostraremos, nesta lição, a beleza e a glória do culto levítico. Que a nossa adoração a Deus conte, igualmente, com a presença do Espírito Santo em todos os atos. Sem a glória de Deus, nenhum culto tem validade.

I – O CULTO NO ANTIGO TESTAMENTO
Vejamos o que é o culto divino e o seu desenvolvimento na era patriarcal, no período de Moisés, no tempo de Davi e de Salomão, e após o Cativeiro babilónico.

1. Definição.
O culto divino é o serviço amoroso, voluntário e exclusivo que Deus requer de cada uma de suas criaturas morais (anjos e homens), mui particularmente de Israel, no Antigo Testamento, e, agora, da Igreja, para que todos, em todos os lugares e tempos, glorifiquem-no como o Criador, Senhor e Mantenedor de todas as coisas (SI 100.1; Ap 14. 7).

2. Na era patriarcal.
O primeiro grande patriarca a prestar culto a Deus foi Noé (Gn 8.20). Abraão, Isaque e Jacó também construíram altares para adorar ao Senhor, que os chamara a constituir a nação profética, sacerdotal e real por excelência (Gn 12.7; 26.25; 35.1-7).

Gênesis 12.7
Abrão edificou um altar ao Senhor. Muitas religiões usavam altares, mas, para o povo de Deus, os altares eram mais que lugares de sacrifícios; eles simbolizavam a comunhão com Deus e comemoravam notáveis encontros com Ele.Edificados com pedras brutas e terra, os altares frequentemente permaneciam, durante anos, como lembretes contínuos da proteção e das promessas de Deus.
Abrão edificava regularmente altares para Deus, por dois motivos:
(1) para oração e adoração
(2) como lembretes da promessa de Deus de abençoá-lo.
Abrão não poderia sobreviver espiritualmente sem renovar, regularmente, seu amor e sua lealdade a Deus. Construir altares era algo que ajudava Abrão a se lembrar de que Deus era o centro da sua vida. A adoração regular nos ajuda a lembrar do que Deus deseja, e nos motiva a obedecer a Ele.
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.30-31).

3. No período de Moisés.
Deus, através de Moisés, entregou ao seu povo leis e instruções para que o seu culto passasse da informalidade a uma etapa mais teológica, litúrgica e congregacional (Êx 12.21-26). A partir daí, estabeleceram-se as festividades sagradas como a Páscoa e o Dia da Expiação (Êx 12.14,20; Lv 23.27,28). Agora, não somente as famílias, mas todo o povo é intimado a cultuar ao Senhor.

4. No tempo de Davi e Salomão.
Até a ascensão de Davi, como rei de Israel, a música não era utilizada no culto divino. O cântico de Miriã e o de Débora constituíam manifestações espontâneas que precederam a inserção da música na liturgia do Santo Templo (Êx 15.20,21; Jz cap. 5). Mas, com o rei Davi, que também era profeta, salmista e músico, a celebração oficial ao Senhor foi enriquecida com a formação de coros e instrumentos musicais (l Cr 15.16). Buscando sempre a excelência do culto divino, o rei Davi inventou e fabricou diversos instrumentos musicais (l Cr 23.5; 2 Cr 7.6).
Salomão dedicou-se igualmente ao enriquecimento litúrgico e musical na adoração divina (2 Cr 5.1-14). No auge do Santo Templo, a Liturgia hebreia impressionava por sua beleza e arte (2 Cr 5.13). Ezequias também destaca-se pelo zelo ao culto do Senhor (2 Cr 29.26-28).

5. Após o cativeiro babilônico.
Em 586 a.C., os judeus foram levados em cativeiro à Babilónia, onde permaneceram 70 anos (Jr 25.11,12). Nesse período, pelo que inferimos do Salmo 137, a adoração divina foi praticamente esquecida. Mas, com o retorno a Jerusalém, os repatriados, incentivados por Esdras e Neemias, reavivaram o culto levítico (Ne 12.22-30).

II – OS ELEMENTOS DO CULTO LEVÍTICO
A fim de mostrarmos a beleza e a glória do culto divino no Antigo Testamento, tomemos como exemplo a consagração do Santo Templo, pelo rei Salomão, em Jerusalém.
O templo que o rei Salomão edificou para Deus ocorreu 480 anos depois da saída de Israel do Egito. A construção do templo demorou 7 anos.
Como as cerimônias de consagração eram realizadas no início do outono, elas devem ter ocorrido um mês antes ou onze meses após a conclusão das obras de edificação do templo.
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.630).

1 Rs 8.15-21
Deus não pediu ao seu povo que lhe construísse um templo. Em vez disso, Ele enfatizou a importância da sua presença entre eles, e a necessidade que eles tinham de lideres espirituais. 
É fácil pensar em um edifício como o foco da presença e do poder de Deus, mas Deus escolhe e usa pessoas para fazer sua obra. Pode ser necessário construir ou ampliar nosso lugar de adoração, mas isso nunca deve ter prioridade acima do desenvolvimento de líderes espirituais.
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.631-632).

1 Rs 8.27
Em sua oração de consagração, Salomão declarou que nem mesmo o mais sublime dos céus pode conter a Deus.
Não é supreendente que, embora os céus não possam conter a Deus, Ele esteja disposto a viver nos corações daqueles que o amam?
O Deus do universo assume residência no seu povo.
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.631-632).

 NÃO DEIXE DE LER O ESTUDO ABAIXO 

1. Sacrifícios.
 O culto inaugural do Santo Templo, que teve início com a chegada da Arca Sagrada, foi marcado por uma grande quantidade de sacrifícios de animais (1Rs 8.5) - Cf. Levítico cap. 1. De forma sem igual, o rei Salomão e todo o Israel demonstraram sua ação de graças ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó.

2. Cânticos.
Em seguida, os cantores e músicos puseram-se a louvar ao Senhor, entoando provavelmente os cânticos que Davi e outros salmistas haviam composto (2 Cr 5.12,13).
O primeiro culto no Templo começava com a honra a Deus e o reconhecimento da sua presença e bondade. Da mesma maneira, nossa adoração deve começar, reconhecendo o amor de Deus. Louve a Deus em primeiro lugar; então, você estará preparado para apresentar a Ele suas necessidades. A lembrança do amor e da misericórdia de Deus lhe inspirará e lhe ajudará a adorá-lo diariamente. Salmo 107 é um exemplo de como Davi se lembrou do amor permanente de Deus.
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.631).

3. Exposição da Palavra.
Logo após. Salomão dirigiu-se ao povo, fazendo uma síntese da História Sagrada até aquele instante. Ele mostra a clara intervenção de Deus em cada etapa da existência de Israel (2 Cr 6.1-13).
Infelizmente o menosprezo pela exposição da Palavra de Deus tem se tornado cada vez mais comum. As igreja evangélicas modernas por vezes abre mão deste momento na liturgia dos cultos. Como é triste você ir ao culto e voltar para casa sem ouvir a exposição da Bíblia, nada pode substituir este momento.
A saúde espiritual da igreja depende do ensino e da pregação fiel das Escrituras.
"Deus jamais aceitará um culto sem o conteúdo de sua palavra. Isso nos dá o dever de repensar o valor da pregação, pois quando esta é descartada ou quando seu conteúdo não tem compromisso com a Palavra de Deus, toda a adoração torna-se vulnerável a conteúdos corrompidos por falsos ensinos" (Eudoxiana Canto melo - Autora IAP)

4. Oração.
O rei dirige-se, agora, a Deus em oração, agradecendo-o por aquele momento, e intercede não só por Israel, mas pêlos gentios que, ouvindo acerca da intervenção divina na vida de seu povo, para ali acorreriam (2 Cr 6.32,33). 
Quando Salomão liderou o povo em oração, pediu que Deus ouvisse suas orações a respeito de várias situações:
(1) crime (2Cr 6:22-23);
(2) ataques inimigos (2Cr 6:24-25);
(3) a seca (2Cr 6.26-27);
(4) a escassez de alimentos (2Cr 6.28-31);
(5) a chegada de estrangeiros (2Cr 6:32,33);
(6) a guerra (2Cr 6.34-35);
(7) o pecado (2Cr 6.36-39).
Deus se interessa por tudo o que enfrentamos, até mesmo pelas difíceis consequências que provocamos a nós mesmos. Ele quer que recorramos a Ele, em oração. Quando você orar, lembre-se de que Deus ouve você. Não permita a situação extrema em que você se encontra faça com que você duvide do seu cuidado por você. (Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.634).

5. Leitura da Palavra.
Após o cativeiro babilónico, já no tempo de Esdras e Neemias, a Palavra de Deus começou a ser lida publicamente como parte da liturgia do culto (Ne 5.1-8). Nesse período, os sacerdotes puseram-se também a explicar a Lei ao povo de Deus. Antes disso, a leitura das Escrituras limitava-se aos montes Gerizim e Ebal (Dt 29).
Enfatize para sua Aluno que a base fundamental para abertura de qualquer trabalho na igreja deve ser a leitura da Palavra de Deus. O culto de oração deve ser iniciado lendo a Bíblia, O culto de Louvor também, a visita ao doente tem que ter a leitura a palavra de Deus e assim vai ... nada pode substituir a Leitura da Palavra. O autor de Hebreus escreveu : "Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração" (Hebreus 4:12).

6. Bênção.
O culto levítico era encerrado com a bênção araônica (Nm 6.22-26). Ao serem assim abençoados, os filhos de Israel conscientizavam-se de que eram propriedade particular do Senhor (Êx 19.5).
Nm 6.24-26
A bênção era uma forma de pedir que o favor divino de Deus alcançasse outras pessoas. A bênção antiga destes versículos nos ajuda a compreender como a bênção era entendida. As pessoas entendiam que Deus, através da bênção, iria
(1) abençoá-la e protegê-la;
(2) sorrir para elas (agradar-se delas)
(3) ser gracioso (misericordioso e compassivo)
(4) mostrar-lhes seu favor (aprová-las)
(5) dar-lhes a paz.
Quando você pede que Deus abençoe outras pessoas ou a si mesmo, está pedindo que Ele faça estas cinco coisas.
A bênção que você oferece não irá apenas ajudar aquele que a recebe, mas também demonstrará amor, encorajará os outros, e fornecerá um modelo de cuidado pelos outros.
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.249).

III – FINALIDADE DO CULTO LEVÍTICO
O culto levítico, no Antigo Testamento, tinha quatro finalidades básicas: adorar a Deus, reafirmar as alianças divinas, professar o credo mosaico e aguardar o Messias. Era uma celebração teológica e messiânica.

1. Adorar ao Único e Verdadeiro Deus.
Ao reunir-se para adorar a Deus, a comunidade de Israel demonstrava duas coisas: a aceitação do Único e Verdadeiro Deus e a rejeição dos deuses pagãos (Lv 19-4; SI 86.10; 97.9). Enfim, o culto afastava os israelitas da idolatria e aprofundava sua comunhão com o Senhor (5196.5). Esse era o teor dos cânticos congregacionais do Santo Templo.

2. Reafirmar as alianças antigas.
No culto Levítico, os filhos de Israel professavam as alianças que o Senhor firmara com Abraão, Isaque, Jacó e Davi (Lv 26.9,45). Já em seus cânticos, reafirmavam a fé na presença de Deus em sua vida familiar e comunal (SI 47.9), como mostra o Salmo 105.

3. Professar o credo divino.
Em seus cultos, os israelitas, guiados pelo ministério levítico, professavam o seu credo: "Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor" (Dt 6.4). Nesta sentença resume-se toda a teologia do Antigo Testamento. Que a Igreja de Cristo recite a doutrina divina.
Até hoje os Israelitas professa "Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus é o único Senhor" escrito em Dt 6.4, os judeus ensinam para seus filhos quando estes estão para balbuciar suas primeiras palavras, esta recitação de Dt 6.4 é conhecida como Shemá.
O shemá é composto de três trechos da Torá (Dt 6.4-9; 11:13-21 e Nm 15:37-41) que devem ser lidos cuidadosamente e sem interrupção, seja por palavras, seja por gestos. (chabad.org).

Dt 6.4-9
O monoteísmo - a crença em um único Deus era uma característica distinta da religião hebraica. Muitas religiões antigas criam em muitos deuses. Mas o Deus de Abraão, Isaque e Jacó é o Deus de toda a terra, o único Deus verdadeiro. Esta era uma noção importante para a nação de Israel, porque eles estavam prestes a entrar em uma terra cheia de pessoas que criam em muitos deuses. Hoje, como naquela época, há pessoas que preferem depositar sua confiança em muitos valores diferentes, sistemas de crenças, e "deuses". Mas está chegando o dia em que Deus será reconhecido como o único Deus. Ele será rei sobre toda a terra (Zc 14.9).
Esta passagem apresenta o tema central de Deuteronômio. Ela define um padrão que nos ajuda a relacionar a Palavra de Deus à nossa vida diária. Nós devemos amar a Deus, pensar constantemente sobre seus mandamentos, ensinar seus mandamentos a nossos filhos, e viver cada dia segundo as diretrizes da sua Palavra. Deus enfatizou a importância de que os pais ensinem a Bíblia a seus filhos. A igreja e as escolas cristãs não podem ser usadas como desculpa para que os pais escapem desta responsabilidade. A Bíblia proporciona tantas oportunidades para lições objetivas e ensinamentos práticos que seria uma vergonha estudá-la apenas um dia por semana. As verdades eternas são aprendidas de maneira mais eficaz no ambiente de amor de um lar temente a Deus.
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.301).

4. Aguardar o Messias.
No livro de Salmos, há uma elevada cristologia, que descreve a paixão, a morte, a ressurreição e a glorificação do Senhor Jesus Cristo como Rei dos reis (SI 22.1-19; 16.10; 110.1-4; 2.1-8). Um israelita crente, e predisposto a servir a Deus, jamais seria surpreendido com a chegada do Messias, pois o culto Levítico era essencial e tipo-logicamente cristológico (Lc 2.25-35).

CONCLUSÃO
Os filhos de Israel não souberam cultuar a Deus como Ele o requer de cada um de nós. Por isso, deixaram-se contaminar pelo formalismo. Apesar de sua rica e significativa liturgia, adoravam a Deus apenas com os lábios, pois o seu coração achava-se distante do Deus de Abraão (Is 29.13). Então, adoremos a Deus em espírito e em verdade (Jo 4.24). Apresentemos ao Senhor o nosso culto racional (Rm 12.1-3).
Quando cultuamos verdadeiramente a Deus, sua glória jamais nos faltará (Lv 9.23,24).

PARA REFLETIR
A respeito de "A Beleza e a Glória do Culto Levítico", responda:

O que é o culto divino?
O culto divino é o serviço amoroso, voluntário e exclusivo que Deus requer de cada uma de suas criaturas morais (anjos e homens), mui particularmente de Israel, no Antigo Testamento, e, agora, da Igreja, para que todos, em todos os lugares e tempos, glorifiquem-no como o Criador, Senhor e Mantenedor de todas as coisas.

Como era o culto no período de Moisés?
Deus, através de Moisés, entregou ao seu povo leis e instruções para que o seu culto passasse da informalidade a uma etapa mais teológica, litúrgica e congregacional. A partir daí, estabeleceram-se as festividades sagradas como a Páscoa e o Dia da Expiação. Agora, não somente as famílias, mas todo o povo é intimado a cultuar o Senhor.

Qual a contribuição de Davi ao culto divino?
Até a ascensão de Davi, como rei de Israel, a música não era utilizada no culto divino. O cântico de Miriã e o de Débora constituíam manifestações espontâneas que precederam a inserção da música na Liturgia do Santo Templo. Mas, com o rei Davi, que também era profeta, salmista e músico, a celebração oficial ao Senhor foi enriquecida com a formação de coros e instrumentos musicais. Buscando sempre a excelência do culto divino, o rei Davi inventou e fabricou diversos instrumentos musicais.

Cite os elementos do culto levítico.
Os elementos são: sacrifícios, os cânticos, a exposição da Palavra e a bênção.

Quais os objetivos do culto levítico?
Adorar a Deus, reafirmar as alianças divinas, professar o credo mosaico e aguardar o Messias.

BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, Adoração, Santidade e Serviço, Os princípios de Deus para sua Igreja em Levítico, Comentarista Pr. Claudionor de Andrade, 3 Trimestre 2018.

                              AGORA VAMOS A VÍDEO AULA SOBRE ESTA LIÇÃO.  TENHA BOM ESTUDO !                             
Antes de Assistir os vídeos, se a radio do site estiver tocando, suba a página até a radio e 
toque no vídeo da musica que estiver tocando para interromper o som.








                                                                                                                                                                            
[     

Olá, estimado professor, segue abaixo material de apoio que o mesmo possa adicionar mais conteúdo para a sua aula.

Clique Aqui - Estudo - Liturgia e culto: reflexões à luz das Escrituras e da história cristã

                                                                                                                                                                            

22 comentários:

  1. Sou grato a Deus por essa ferramenta que Ele através da vidas dos idealizadores tem nos dado a oprtunidade de estudarmos as lições com mais afinco e dedicação,que Deus vos abençoe em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, e vamos melhorar ainda mais em nome de Jesus, e tudo continuará sendo Gratuito e sem anúncios de propagandas !

      Excluir
  2. muito bom este slide para ministrar no datachow

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo retorno ! Peça para seu Aluno estudar a revista em casa, na aula todo mundo deve estar focado no datashow, o slide faz uma abordagem completa e fiel do revista ! Este Slide também esta liberado para sofrer alterações conforma a necessidade do professor. Bom Estudo, Boa Aula !

      Excluir
  3. Foi uma benção do cec, ter encontrado essa ferramenta, meu irmão que o senhor continue abençoando vc,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Benção nos ter encontrado ! Favor divulgar nosso trabalho ! A paz do Senhor Jesus !

      Excluir
  4. A Paz do Senhor Jesus!
    Parabéns pelo excelente trabalho!
    Deus continue abençoando para que possa sempre ter essa disponibilidade de confeccionar esse instrumento tão precioso para enriquecer a aula.
    Até um tempo atrás, eu tinha que confeccionar os slides e as vezes tinha dificuldade por falta de tempo e não conseguia colocar tantas ilustrações quanto agora depois que encontrei o blog.
    Sempre cito que retirei desse blog, além de estar nos slides o nome do blog.

    Despeço-me deixando a Paz de Cristo para todos.
    Abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado irmão ou irmã pelas palavras que Deus também continue abençoando vosso ministério ! A paz de Cristo !

      Excluir
  5. Que blog fantástico,tem me ajudado muito em minhas aulas da EBD .
    Que Deus continue abençoando à todos do blog bereanos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Cláudio, estamos felizes por ajudar, continue com a gente, toda semana estamos postando nossas lições, nossos Slides, nosso material de apoio de forma gratuita. Nosso Blog é atualizado diariamente, sempre tem algo para acrescentar ... Abraço, a Paz do Senhor Jesus !

      Excluir
  6. Parabéns meu irmai pelo trabalho maravilhoso, eses nos ajudando mto com essa ferramenta. Que Deus abençoe sua vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, vossas palavras nos impulsiona a prosseguir !

      Excluir
  7. Gostei.Linguagem simples e objetiva. E os slides ficaram excelentes. Parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai Simplicidade e objetividade, tudo o que queria ler ! Obrigado por dar este retorno !

      Excluir
  8. Excelente lição! DEUS continue usando e abençoando vcs!

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de saber de quanto em quanto tempo acontecia o culto coletivo Levítico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava lendo um artigo da Revista "Adoração, o serviço sacerdotal da Igreja", e lá menciona que os cultos coletivos Levíticos são "Santas Convocações" , em Levítico 23 temos o esclarecimento, Sábado era o dia do culto coletivo Levítico, adiciona-se a estes dias, os dias de festas. Alguém pode adicionar ou refutar esta resposta ? Em tempo, também quero aprender !

      Excluir