Total de visualizações de página

Páginas

terça-feira, 26 de junho de 2018

Lição 1 - Levítico, Adoração e Serviço ao Senhor

 Aula Presencial dia 1 de julho de 2018 


Estimado professor,   acredito que já tenha percebido que nosso SLIDE semanal traz uma abordagem DETALHADA de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino,  tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se ao conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado.  Faça bom uso !  Baixe o Slide no formato desejado, Tenha liberdade de cortar, alterar e adicionar conteúdo. Não deixe de Divulgar e Compartilhar nas Redes Sociais !








OBJETIVOS GERAL
Mostrar que a verdadeira adoração a Deus compreende o nosso serviço voluntário, santo e amoroso ao seu Reino.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1 - Apontar a canonicidade, o género Literário, autoria e data do livro de Levítico;
2 - Explicar a razão do Livro de Levítico;
3 - Compreender que o livro de Levítico era o manual do sacerdote.

  TEXTO ÁUREO 
"E porei o meu tabernáculo no meio de vós, e a minha 
alma de vós não se enfadará." (Lv 26.11).

VERDADE PRÁTICA 
A verdadeira adoração a Deus compreende, 
necessariamente, o nosso serviço voluntário, 
santo e amoroso ao seu Reino.

 PONTO CENTRAL 
A verdadeira adoração a Deus é evidenciada mediante o 
serviço voluntário, santo e amoroso ao Reino.

HINOS SUGERIDOS DA HARPA CRISTÃ

104 - Jesus Procura a Ovelha

177 - Salvo Estou

221 - Opera em Mim




Levítico 27:28-34
28 Todavia, nenhuma coisa consagrada, que alguém consagrar ao SENHOR de tudo o que tem, de homem, ou de animal, ou do campo da sua possessão, se venderá nem resgatará; toda a coisa consagrada será santíssima ao SENHOR.
29 Toda a coisa consagrada que for consagrada do homem, não será resgatada; certamente morrerá.
30 Também todas as dízimas do campo, da semente do campo, do fruto das árvores, são do SENHOR; santas são ao SENHOR.
31 Porém, se alguém das suas dízimas resgatar alguma coisa, acrescentará a sua quinta parte sobre ela.
32 No tocante a todas as dízimas do gado e do rebanho, tudo o que passar debaixo da vara, o dízimo será santo ao SENHOR.
33 Não se investigará entre o bom e o mau, nem o trocará; mas, se de alguma maneira o trocar, tanto um como o outro será santo; não serão resgatados.
34 Estes são os mandamentos que o SENHOR ordenou a Moisés, para os filhos de Israel, no monte Sinai.


Segunda-Feira –  Êxodo 15:11 
Deus é majestoso em santidade     
15 : 11  Ó Senhor, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu glorificado em santidade, admirável em louvores, realizando maravilhas?

Terça-Feira –  Levítico 8:9 
A santidade dos sacerdotes
8 : 9  E pôs a mitra sobre a sua cabeça; e sobre esta, na parte dianteira, pôs a lâmina de ouro, a coroa da santidade, como o Senhor ordenara a Moisés.
  
Quarta-Feira –  1 Crônicas 16:29 
Adoração em santidade
16 : 29  Tributai ao Senhor a glória de seu nome; trazei presentes, e vinde perante ele; adorai ao Senhor na beleza da sua santidade.

Quinta-Feira –   Salmos 93:5 
A santidade convém à Casa de Deus
93 : 5  Mui fiéis são os teus testemunhos; a santidade convém à tua casa, Senhor, para sempre.

Sexta-Feira –  Efésios 4:24 
Santidade, o revestimento do crente
4 : 24  E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.

Sábado –  1 Tessalonicenses 3:13 
Santidade irrepreensível       
3 : 13  Para confirmar os vossos corações, para que sejais irrepreensível em santidade diante de Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo com todos os seus santos.




IMPORTANTE
Apresento neste BLOG os comentários como 
professor de EBD em cima dos tópicos da Revista do ALUNO 
NÃO APRESENTAREI O CONTEÚDO COMPLETO DA REVISTA
TENHA SUA REVISTA EM MÃOS E FAÇA UM BOM ESTUDO !



                                                   
INTRODUÇÃO
Estudaremos, a partir de agora, o livro de Levítico, cujo tema pode ser resumido nesta simples, mas atual ordenança divina:"... portanto vós vos santificareis, e sereis santos, porque eu sou santo" (Lv 11.44). À primeira vista, esse livro da Bíblia Sagrada parece enfadonho e até desnecessário. Todavia, ele é imprescindível para compreendermos a essência do culto divino no Antigo Testamento. Nas Lições por virem, constataremos que ainda temos muito a aprender com a congregação israelita no deserto do Sinai.

Estudemos, pois, com diligência e cuidado. Oremos e empenhemo-nos por aplicar cada lição ao nosso viver. Finalmente, não nos esqueçamos de que o Senhor continua a exigir de seus filhos uma vida santa, pura e consagrada ao seu Reino.

I – SOBRE O LIVRO DE LEVÍTICO
Para compreendermos o Livro de Levítico, temos de considerar, inicialmente, quatro coisas muito importantes: sua canonicidade, gênero literário, autoria e data.

1. Canonicidade.
O Levítico, bem como os demais livros do Pentateuco, foi reconhecido, desde o princípio, como a Palavra de Deus, e posto "perante o Senhor", junto à Arca da Aliança, no Tabernáculo (Dt 31.26). Em várias passagens, ele é chamado, juntamente com outros livros do Pentateuco, de "Livro do Senhor", ou "Livro da Lei" (Is 34.16; 2 Rs 22.8). Portanto, o Levítico tem de ser considerado, à semelhança dos demais Livros da Bíblia Sagrada, como a Palavra inspirada, inerrante e completa de Deus.

2. Gênero literário.
Em virtude de seu género literário, o livro de Levítico pode ser considerado o manual do culto divino do Antigo Testamento (Lv 23). Ele pode ser visto também como o estatuto da purificação nacional, social e pessoal do povo hebreu (Lv 17.1-7).

3. Autoria.
Moisés é o autor humano de Levítico e dos demais livros que compõem o Pentateuco - os cinco primeiros livros da Bíblia. Por toda a obra, observamos a interação entre os autores divino e humano: Deus e Moisés (Lv 1.1; 5.14; 8.1; 15.1; 21.1; 27.1).

4. Data.
De acordo com a cronologia bíblica, a saída de Israel do Egito ocorreu no ano 1445 a.C. Um ano mais tarde, Moisés levantou o Tabernáculo no deserto (ÊX 40.17). Foi exatamente nesse ponto que o profeta e legislador, inspirado pelo Espírito Santo, passou a registrarás normas do culto hebreu (Lv 1.1).

II – A RAZÃO DO LIVRO
O livro de Levítico foi escrito tendo em vista estes objetivos: purificar Israel das abominações do Egito, preservá-lo das iniquidades de Canaã e transformá-lo num povo santo, obreiro e adorador.

1. Purificar Israel das abominações do Egito.
Além de arrancar Israel do Egito, a Moisés coube também uma missão ainda mais difícil: arrancar o Egito de Israel. Embora já livres da servidão de Faraó, os israelitas não se livraram de imediato das abominações egípcias, haja vista o Lamentável episódio do bezerro de ouro (Êx 32.1-10).
Para arrancar Israel do Egito bastou um dia; para arrancar o Egito de Israel, quarenta anos não foram suficientes (Nm 14.33,34). Por esse motivo, o livro de Levítico fez-se necessário e urgente. O Senhor, detalhada e didaticamente, ensinou aos israelitas a diferençar o puro do impuro (Lv 10.10; 15.31; 20.25). Sem esse recurso didático, os hebreus jamais seriam reconhecidos como nação sacerdotal, profética e real (Êx 19.6).

2. Preservar Israel das iniquidades de Canaã.
Ao deixarem o Egito, um país notoriamente idólatra, os filhos de Israel peregrinaram durante quarenta anos pelo deserto, para receber, por herança, uma terra habitada por nações ainda mais idólatras e abomináveis (Lv 18.3). Por esse motivo, as recomendações divinas eram tão enérgicas (Dt 18.9).
Sem os estatutos, leis e regras do livro de Levítico, os israelitas corriam o risco de perder as suas características como povo exclusivo de Deus.

3. Transformar Israel num povo santo, adorador e obreiro.
A Moisés cabia também educar os filhos de Israel, a fim de transformá-los num povo santo, adorador e obreiro (Lv 11.45). Sem a educação minuciosa e eficiente proporcionada pelo Livro de Levítico, os israelitas jamais teriam cumprido a missão que o Senhor lhes designara por intermédio de Abraão: ser uma bênção a todas as famílias da Terra (Gn 12.1-3; Dt 14.2). Afinal, Israel teria de portar-se como nação messiânica, pois tinha como missão principal, embora inconsciente, revelar Jesus Cristo ao mundo (Jo 4.22).

III – O MANUAL DO SACERDOTE
O livro de Levítico foi entregue mui particularmente aos filhos de Levi, objetivando orientá-los quanto às atividades cultuais, santificadoras e intercessoras.

1. Atividades cultuais.
Os levitas tinham como atribuição exclusiva zelar pela santidade, perfeição e beleza do culto do Deus de Israel (Nm 3.12). E, para que todas as coisas saíssem de acordo com as recomendações divinas, obrigavam-se eles a observar rigorosamente as ordenações do Levítico. Seu ofício deveria refletir a glória de Deus (Lv 9.1-6). Por esse motivo, tudo neles tinha de estar de acordo com as prescrições do Senhor: ordenação, pureza moral, espiritual e física (Lv 8.1-36; 10.8-11).

2. Atividades santificadoras.
A reivindicação mais urgente e importante do Livro de Levi é a santificação de Israel como herança particular do Senhor: "Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o Senhor, vosso Deus" (Lv 20.7). Os sacerdotes, por conseguinte, deveriam, em primeiro lugar, cuidar de sua própria santificação para terem condições de zelar pela santidade de todo o povo (Lv 16.1-11). Recomendação semelhante faz o apóstolo Paulo aos obreiros de Cristo (1Tm 4.16).

3. Atividades intercessoras.
A principal atividade do sacerdote era, sem dúvida, fazer a intermediação entre o pecador arrependido e o Deus Santo, Único e Verdadeiro (Lv 9.7), haja vista o gesto de Arão quando da apostasia de Core e seu bando. Naquele momento, o povo de Israel esteve prestes a ser destruído, mas o gesto do sumo sacerdote tornou a nação propícia a Deus (Nm 16.46). Hoje, em virtude do sacrifício de Cristo, não mais necessitamos de intermediários humanos para nos achegarmos a Deus (1 Jo 4.10). Jesus é o nosso sublime e perfeito Sumo Sacerdote (Hb 7.26,27). Todavia, a santidade continua a ser exigida daqueles que oram e intercedem; que o façam "levantando mãos santas" (1 Tm 2.1,8).

CONCLUSÃO
A principal lição que extraímos do livro de Levítico é que o Deus santo requer duas coisas básicas de cada um de seus filhos: que nos separemos do mundo e que nos dediquemos, em pureza e santidade, ao seu serviço. Este é o nosso culto racional (Rm 12.1-3).

PARA REFLETIR
A respeito de "Levítico, Adoração e Serviço ao Senhor", responda:

Como podemos resumir o tema do livro de Levítico?
O tema pode ser resumido nesta simples, mas enérgica ordenança divina: "... portanto vós vos santificareis, e sereis santos, porque eu sou santo" (Lv 11.44).

Quem é o seu autor e quando foi escrito?
Moisés. Moisés teria escrito Levítico, aproximadamente, entre 1446 a.C. (uma possível data do êxodo) e 1406 a.C. (ano da morte de Moisés).

Por que o Levítico foi escrito?
O livro de Levítico foi escrito, tendo em vista estes objetivos: purificar Israel das abominações do Egito, preservá-lo das iniquidades de Canaã e transformá-lo num povo santo, obreiro e adorador.

Quais as atividades do sacerdote?
Atividades culturais, santificadoras e intercessoras. Mas, a principal atividade do sacerdote era, sem dúvida, fazer a intermediação entre o pecador arrependido e o Deus Santo, Único e Verdadeiro (Lv 9.7).

Hoje, quem é o nosso Sumo Sacerdote?
Jesus é o nosso sublime e perfeito sumo sacerdote (Hb 7.26,27).

BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, Adoração, Santidade e Serviço, Os princípios de Deus para sua Igreja em Levítico, Comentarista Pr. Claudionor de Andrade, 3 Trimestre 2018.

                              AGORA VAMOS A VÍDEO AULA SOBRE ESTA LIÇÃO.  TENHA BOM ESTUDO !                             
Antes de Assistir os vídeos, se a radio do site estiver tocando, suba a página até a radio e 
toque no vídeo da musica que estiver tocando para interromper o som.







[ Aguardando Postagem ]

                                                                                                                                                                            
[     

Olá, estimado professor, segue abaixo material de apoio que o mesmo possa adicionar mais conteúdo para a sua aula.

Clique Aqui - Lição Levítico da Editora BETEL - Completíssima
Clique Aqui - Estudo - Panorama do Livro de Levítico

                                                                                                                                                                            

10 comentários:

  1. A paz do SENHOR JESUS meu irmão.
    Material muito bom e proveitoso para nosso apredizado.principalmente para qem as vzs ñ consegue adquirir as lições. QE o Espírito Santo lhe transborde com mais virtude e valor.
    Amém...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deixe de ler o material de apoio "Lição Levítico" da Editora Betel está completissima com SLIDE, vale a pena conferir ! A paz do Senhor !

      Excluir
  2. Respostas
    1. Wellygton, Vou comentar algo sim e vou postar, todavia, indico o material de apoio : Lição 1 - Levítico da Editora Betel, vale a pena dar uma lida e visualizar o Slide. Deus abençoe por participar e nos visitar !

      Excluir
    2. Wellygton, semana complicada, sabado dia do meu aniversario, o povo não me deixou um só momento.... semana que vem "cá" estamos nós comentando nossas lições !

      Excluir
  3. parabens por este brlhante trabalho; me sinto feliz por ter me deparado com esse trabalho com o material bem completo e acssado com muita facilidade fico muito feliz graças a Deus,pois sou professor iniciante da escola biblica dominical e buscava mesmo por um trabalho assim, estarei orando por vós prezado solicito tambem vossas orações!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prof. Fernando, estou feliz por ter gostado de nosso BLOG, Deus vai continuar abençoando e vai dar recursos para melhorias neste canal ! Que Deus continue abençoando vosso ministério !

      Excluir
  4. Gratidão por compartilhar da palavra de Deus!

    ResponderExcluir
  5. Neilla, obrigado pelas palavras e pela visita ao nosso Blog !

    ResponderExcluir
  6. Quando ficar disponível os slides?

    ResponderExcluir