Aula Presencial dia 20 de maio de 2018
Estimado professor, acredito que já tenha percebido que nosso SLIDE semanal traz uma abordagem DETALHADA de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino, tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se ao conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado. Faça bom uso ! Baixe o Slide no formato desejado, Tenha liberdade de cortar, alterar e adicionar conteúdo. Não deixe de Divulgar e Compartilhar nas Redes Sociais !
Aula Presencial dia 20 de maio de 2018
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OBJETIVOS GERAL
Mostrar que a sexualidade é uma dádiva divina que deve ser usufruída
dentro dos parâmetros instituídos pelo Criador.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1 - Apresentar o conceito de
sexualidade segundo uma concepção bíblica;
2 - Discutir os propósitos do
sexo segundo as Escrituras Sagradas;
3 - Conscientizar a respeito do
casamento como limite ético para o sexo.
TEXTO ÁUREO
“Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito
sem mácula; porém aos
que se dão à prostituição e
aos adúlteros Deus os julgará.” (Hebreus 13.4)
VERDADE PRÁTICA
A sexualidade é uma dádiva divina que deve ser usufruída
dentro dos
parâmetros instituídos pelo Criador.
PONTO CENTRAL
A sexualidade é uma dádiva divina.
HINOS SUGERIDOS DA HARPA CRISTÃ
25 - Meu Jesus tu és Bom
196 - Uma Flor Gloriosa
201 - A decisão
1 Coríntios 7.1-16
1 - Ora, quanto às coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não
tocasse em mulher;
2 - mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher,
e cada uma tenha o seu próprio marido.
3 - O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a
mulher, ao marido.
4 - A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o
marido; e também, da mesma maneira, o marido não tem poder sobre o seu próprio
corpo, mas tem-no a mulher.
5 - Não vos defraudeis um ao outro, senão por consentimento mútuo, por
algum tempo, para vos aplicardes à oração; e, depois, ajuntai-vos outra vez,
para que Satanás vos não tente pela vossa incontinência.
6 - Digo, porém, isso como que por permissão e não por mandamento.
7 - Porque quereria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada
um tem de Deus o seu próprio dom, um de uma maneira, e outro de outra.
8 - Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem
como eu.
9 - Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que
abrasar-se.
10 - Todavia, aos casados, mando, não eu, mas o Senhor, que a mulher se
não aparte do marido.
11 - Se, porém, se apartar, que fique sem casar ou que se reconcilie com
o marido; e que o marido não deixe a mulher.
12 - Mas, aos outros, digo eu, não o Senhor: se algum irmão tem mulher
descrente, e ela consente em habitar com ele, não a deixe.
13 - E se alguma mulher tem marido descrente, e ele consente em habitar
com ela, não o deixe.
14 - Porque o marido descrente é santificado pela mulher, e a mulher
descrente é santificada pelo marido. Doutra sorte, os vossos filhos seriam
imundos; mas, agora, são santos.
15 - Mas, se o descrente se apartar, aparte-se; porque neste caso o
irmão, ou irmã, não está sujeito à servidão; mas Deus chamou-nos para a paz.
16 - Porque, donde sabes, ó mulher, se salvarás teu marido? Ou, donde
sabes, ó marido, se salvarás tua mulher?
Segunda-Feira – Gênesis 1:27
Deus criou o homem e a mulher com sexos diferentes
1 : 27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Terça-Feira – Gênesis 1:31
Tudo o que Deus fez é bom
1 : 31 E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.
Quarta-Feira – Gênesis 1:28; 9:1
Um dos propósitos do sexo é a multiplicação da raça humana
1 : 28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
9 : 1 E abençoou Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos e enche a terra.
Quinta-Feira – Provérbios 5:18,19
Entre o casal, o sexo também deve ser prazeroso e satisfatório
5 : 18 Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade.
5 : 19 Como cerva amorosa, e gazela graciosa, os seus seios te saciem todo o tempo; e pelo amor sejas atraído perpetuamente.
Sexta-Feira – Levitico 18:6-24
A Bíblia proíbe e condena as práticas sexuais ilícitas
18 : 6 Nenhum homem se chegará a qualquer parenta da sua carne, para descobrir a sua nudez. Eu sou o Senhor.
18 : 7 Não descobrirás a nudez de teu pai e de tua mãe: ela é tua mãe; não descobrirás a sua nudez.
18 : 8 Não descobrirás a nudez da mulher de teu pai; é nudez do teu pai.
18 : 9 A nudez da tua irmã, filha de teu pai, ou filha de tua mãe, nascida em casa, ou fora de casa, a sua nudez não descobrirás.
18 : 10 A nudez da filha do teu filho, ou da filha de tua filha, a sua nudez não descobrirás; porque é tua nudez;
18 : 11 A nudez da filha da mulher de teu pai, gerada de teu pai (ela é tua irmã), a sua nudez não descobrirás.
18 : 12 A nudez da irmã de teu pai não descobrirás; ela é parenta de teu pai.
18 : 13 A nudez da irmã de tua mãe não descobrirás; pois ela é parenta de tua mãe.
18 : 14 A nudez do irmão de teu pai não descobrirás; não te chegarás à sua mulher; ela é tua tia.
18 : 15 A nudez de tua nora não descobrirás: ela é mulher de teu filho; não descobrirás a sua nudez.
18 : 16 A nudez da mulher de teu irmão não descobrirás; é a nudez de teu irmão.
18 : 17 A nudez de uma mulher e de sua filha não descobrirás; não tomarás a filha de seu filho, nem a filha de sua filha, para descobrir a sua nudez; parenta são; maldade é.
18 : 18 E não tomarás uma mulher juntamente com sua irmã, para fazê-la sua rival, descobrindo a sua nudez diante dela em sua vida.
18 : 19 E não chegarás à mulher durante a separação da sua imundícia, para descobrir a sua nudez.
18 : 20 Nem te deitarás com a mulher de teu próximo para cópula, para te contaminares com ela.
18 : 21 E da tua descendência não darás nenhum para fazer passar pelo fogo perante Moloque; e não profanarás o nome de teu Deus. Eu sou o Senhor.
18 : 22 Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é;
18 : 23 Nem te deitarás com um animal, para te contaminares com ele; nem a mulher se porá perante o animal, para ajuntar-se com ele; confusão é.
18 : 24 Com nenhuma destas coisas vos contamineis; porque com todas estas coisas se contaminaram as nações que eu expulso de diante de vós.
Sábado – 1 Coríntios 7:2-9
O casamento é o antídoto contra as práticas sexuais ilícitas
7 : 2 Mas, por causa da fornicação, cada um tenha a sua própria mulher, e cada um tenha o seu próprio marido.
7 : 3 O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido
7 : 4 A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher.
7 : 5 Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.
7 : 6 Digo, porém, isto com que por permissão e não por mandamento.
7 : 7 Porque quereria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um de uma maneira e outro de outra.
7 : 8 Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu.
7 : 9 Mas, se bão podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se.
INTRODUÇÃO
Se por um lado a sexualidade tem sido desvirtuada na sociedade pós-moderna,
por outro lado alguns cristãos insistem em tratar o assunto como tabu. Embora o
tema possa trazer desconforto para alguns, a sexualidade humana não pode ser
subestimada. Por isso, estudaremos o conceito da sexualidade, o propósito do
sexo segundo as Escrituras e o casamento como o parâmetro para o sexo.
Estimado professor, se entregue um pouco mais nesta lição, esteja pronto para responder todas as perguntas sobre sexualidade à luz da palavra de Deus sem tabu.
É através de uma lição como essa que Deus poderá te usar para salvar casamentos, tirar alguém do laço da prática do sexo ilícito, livrar alguém da prática do adultério e da fornicação. Muitas vezes, a pessoa aceita Jesus como Salvador e possui muitas duvidas sobre como deve ser a vida sexual de um Cristão. Nem todos tiveram a oportunidade de nascer em um lar cristão, e adentra a porta da igreja com uma bagagem mui pesada no campo da sexualidade, necessitando de uma bússola que venha trazer uma orientação nesta área.
Eis a oportunidade !
Planeje sua aula utilizando nosso SLIDE (faça modificações se necessário), a visualização das figuras ajuda o entendimento e a memorização. Isso é comprovado !
Nosso SLIDE é um resumo fiel da nossa revista, Tenha um bom estudo !
Quando Deus formou o primeiro casal, dotou-o de estrutura físico-emocional e instinto sexual que o capacitam para a reprodução e preservação da espécie humana. O propósito de Deus é que os filhos procedam do casamento e não de outra maneira. A quebra dessa lei resulta em frutos amargos para a família. Deus assim dotou o homem para propósitos específicos, puros e elevados. Portanto, a sexualidade é parte natural e integrante do ser humano. No casamento, a sexualidade exerce papel fundamental e indispensável para o bom relacionamento entre os cônjuges e, como já foi dito, para a perpetuação do gênero humano, circunscrita ao plano de Deus para o matrimônio. Vamos refletir um pouco nesta lição sobre esse importante assunto.
(Pr,Elinaldo Renovato - Revista Lições Bíblicas - 3T 2002 - CPAD)
I – SEXUALIDADE: CONCEITOS E
PERSPECTIVAS BÍBLICAS
Sexo e sexualidade possuem conceitos próprios, pois ambos constituem-se
atos da criação divina.
1.
Conceito de Sexo e Sexualidade.
A biologia
define “sexo” como um conjunto de características orgânicas que diferenciam o
macho da fêmea. O sexo de um organismo é definido pelos gametas que produzem.
Gametas são células sexuais que permitem a reprodução dos seres vivos. O sexo
masculino produz gametas conhecidos como “espermatozoides” e o sexo feminino
produz gametas chamados “óvulos”. A expressão “sexo” ainda pode ser usada como
referência aos órgãos sexuais ou a prática de atividades sexuais. Já o termo
“sexualidade” representa o conjunto de comportamentos, ações e práticas dos
seres humanos que estão relacionados com a busca da satisfação do apetite
sexual, seja pela necessidade do prazer ou da procriação da espécie.
2.
O sexo foi criado por Deus.
No ato da
criação Deus fez o homem e a mulher sexualmente diferentes: “macho e fêmea os
criou” (Gn 1.27). Portanto, o sexo faz parte da constituição anatômica e
fisiológica dos seres humanos. Homens e mulheres, por exemplo, possuem órgãos
sexuais distintos que os diferenciam sexualmente. Sendo criação divina, o sexo
não pode ser tratado como algo imoral ou indecente. As Escrituras ensinam que
ao término da criação “viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito
bom” (Gn 1.31). Desse modo, o sexo não deve ser visto como algo pecaminoso,
sujo ou proibido. Tudo o que Deus fez é bom. O pecado não está no sexo, mas na
perversão de seu propósito.
O sexo foi feito por Deus.
Deus fez o homem, incluindo o sexo e "viu que tudo era bom" (Gn 1.31). As mãos que fizeram os olhos, o cérebro, também fizeram os órgaõs sexuais. Aquele que criou a mente, criou também o instinto sexual. No princípio, ao ser criado, o sexo era puro e sem pecado. Mas, com a transgressão de Adão no Éden, todas as faculdades do homem foram afetadas pelo pecado, inclusive o sexo.
O que tem arruinado o sexo e o tornado repulsivo por muitos é o seu uso ilícito, antibíblico, antinatural, anticristão, anti-social e subhumano. Demônios podem atual no ser humano na área do sexo (Os 4.12; 5.4).
(Pr.Elinaldo Renovato - Revista Lições Bíblicas - 3T 2002 - CPAD)
3.
A sexualidade é criação divina.
Ao criar o
homem e a mulher, Deus também criou a sexualidade: “E Deus os abençoou e Deus
lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra...” (Gn 1.28). O
relacionamento sexual foi uma dádiva divina concedida ao primeiro casal, bem
como às gerações futuras: “deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á
à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gn 2.24). Sempre fez parte da criação
original de Deus a união sexual entre o homem e a sua mulher, formando assim,
ambos uma só carne. O livro poético de Cantares exalta a sexualidade e o amor
entre o marido e a sua esposa (Ct 4.10-12). Portanto, não é correto “demonizar”
o desejo e a satisfação sexual. Assim como o sexo, a sexualidade também não é
má e nem pecaminosa. O pecado está na depravação sexual que contraria os
princípios estabelecidos nas Escrituras Sagradas.
Sabemos que ao nascer, o ser humano foi dotado, por Deus, de instintos específicos sem os quais sua sobrevivência seria impossível.
Quem ensinou o bebê a sugar o leite materno ? (Instinto de sobrevivência).
Por que as pessoas sentem medo ? (Instinto de preservação da vida).
Por que são agressivas ? (Instinto de defesa de seu território)
O que faz com que elas construam amizades ? (Instinto gregário, o homem vive em grupos).
Neste conjunto está inserido o impulso sexual que caracteriza o instinto de preservação da espécie.
O homem pecador deturpou este impulso, gerando as muitas aberrações que sabemos existir hoje, mas isso não invalida a intenção de Deus de perpetuar a espécie humana através da sexualidade sadia.
(Pr,Elinaldo Renovato - Revista Lições Bíblicas - 3T 2002 - CPAD).
II – O PROPÓSITO DO SEXO SEGUNDO AS
ESCRITURAS
1.
Multiplicação da espécie humana.
A finalidade
primordial do ato sexual refere-se à procriação. Deus abençoou o primeiro casal
e disse-lhes: “Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra” (Gn 1.28). Tal
como o Criador ordenara a procriação dos animais (Gn 1.22), também ordenou a
reprodução do gênero humano. Neste ato, Deus concedeu ao ser humano os meios
para se multiplicar, assegurando-lhe a dádiva da fertilidade. Depois da queda
no Éden (Gn 3.11,23), e a consequente corrupção geral (Gn 6.12,13), o Altíssimo
enviou o dilúvio como juízo para eliminar o gênero humano (Gn 6.17), exceto Noé
e sua família (Gn 7.1). Passado o dilúvio, Noé recebeu a mesma ordem recebida
por Adão: “E abençoou Deus a Noé e a seus filhos e disse-lhes: frutificai, e
multiplicai-vos, e enchei a terra” (Gn 9.1). A terra, que outrora fora
despovoada, agora deveria ser repovoada por Noé a fim de dar continuidade aos desígnios
divinos (Gn 3.15, cf. Rm 16.20).
A procriação é o ato criador do Eterno através do homem. Ele dotou o homem de capacidade reprodutiva, instituiu o matrimônio e a família, visando a legitimação desse maravilhoso e sublime processo que a mente dos mortais jamais poderá explicar. "Frutificai e multiplicai-vos", foi a ordem do Criador (Gn 1.27,28).
(Pr,Elinaldo Renovato - Revista Lições Bíblicas - 3T 2002 - CPAD).
2.
Satisfação e prazer conjugal.
Por muito
tempo ensinou-se que a procriação era o único propósito da relação sexual. O
Concílio de Trento (1545-1563) disciplinou a pratica sexual com fins exclusivos
de reprodução e proibiu o sexo aos domingos, nos dias santos e no jejum
quaresmal. Não obstante, a Bíblia também se refere ao sexo como algo prazeroso
e satisfatório entre o marido e a sua esposa: “Seja bendito o teu manancial, e
alegra-te com a mulher da tua mocidade...” (Pv 5.18,19); e ainda: “Goza a vida
com a mulher que amas” (Ec 9.9). Assim, na união conjugal, como também ensina o
Novo Testamento, o homem e a sua mulher devem buscar a satisfação sexual (1 Co
7.5).
A satisfação amorosa do casal.
Existem seitas ou religiões e, até evangélicos, que proíbem o prazer do sexo alegando que a finalidade deste é somente a procriação. Isso não tem base na Bíblia. Vários textos nos mostram que Deus reconhece o direito de o casal usufruir desse prazer. Em Provérbios 5.18-23, o sábio recomenda aos cônjuges que desfrutem do sexo, sem referir-se, neste caso, ao ato procriativo. Nesta passagem, porém, o homem é advertido quanto à "mulher estranha", a adúltera; e é incentivado a valorizar a união conjugal honesta e santa, exaltando a monogamia, a fidelidade (ver Ec 9.9; Ct 4.1-12; 7.1-9). No Antigo Testamento, a "lua-de-mel" durava um ano! (Dt 24.5). (Pr,Elinaldo Renovato - Revista Lições Bíblicas - 3T 2002 - CPAD).
O Ajustamento do casal
Em 1 Coríntios 7.1-7, vemos uma orientação bíblica muito importante do apóstolo Paulo no que diz respeito à intimidade conjugal. O apóstolo, nesta passagem, considera os seguintes princípios:
PREVENÇÃO (1 Coríntios 7.2)
"Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher e cada uma tenha o seu próprio marido". Com isso, evita-se o adultério e a prostituição.
MÙTUO DEVER (1 Coríntios 7.3)
"O marido pague à mulher a devida benevolência e, da mesma sorte, a mulher ao marido". É o dever do amor conjugal, no que tange ao atendimento das necessidades sexuais, a que tem direito cada cônjuge.
AUTORIDADE MÚTUA (1 Coríntios 7.4)
"A mulher não tem poder sobre seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também, da mesma maneira, o marido não tem poder sobre seu próprio corpo, mas tem-no a mulher". Não se trata aqui, da autoridade por imposição, pela força, mas sim pelo amor conjugal. Diga-se também que o marido não pode abusar da esposa, praticando atos ilícitos, carnais, abusivos e subhumanos, ou vice-versa.
ABSTINÊNCIA CONSENTIDA (1 Coríntios 7.5)
Isto é importante no relacionamento do casal. Os cônjuges podem abster-se, por algum tempo, da prática, sexual, mediante o consentimento mútuo. Não pode haver imposição de um sobre o outro. Caso decidam separar-se no leito conjugal, devem fazê-lo sob as seguintes condições: que haja concordância entre ambos, e que haja sabedoria quanto ao tempo determinado para dedicarem-se à oração e à disciplina da vontade (de ambos).
(Pr,Elinaldo Renovato - Revista Lições Bíblicas - 3T 2002 - CPAD).
3.
O correto uso do corpo.
No ato sexual
ocorre a fusão de corpos: “Assim não são mais dois, mas uma só carne” (Mt
19.6). O sexo estabelece um vínculo tão forte entre os corpos que os torna uma
só pessoa. Como os nossos corpos são membros de Cristo (1 Co 6.15), e templo do
Espírito Santo (1 Co 3.16), as Escrituras proíbem o uso do corpo para práticas
sexuais ilícitas (1 Co 6.16). São condenadas, dentre outras, as relações
incestuosas (Lv 18.6-18), o coito com animal (Lv 18.23), o adultério (Êx 20.14)
e a homossexualidade (Rm 1.26-27). O corpo não pode servir a promiscuidade (1
Co 6.13), mas deve glorificar a Deus, o nosso Pai (1 Co 6.20).
A cada dia que passa, o
mundo está distanciando do propósito de Deus.
A
sexualidade desenfreada, a tão mencionada nas Escrituras concupiscência da
carne, é a grande responsável pelos desvios de conduta que levam o homem e a
mulher de hoje a pecarem.
O sexo não
deve ser concebido como algo imoral, feio e vulgar. Também não deve ser
concebido como instrumento de prazeres egoísticos e de desventura infligida ao
próximo. Deve, antes ser compreendido à luz da Bíblia como algo criado por Deus
no ser humano para sua satisfação pessoal e preservação da espécie acompanhadas
de vidas santas e virtuosas.
(Pr,Elinaldo Renovato -
Revista Lições Bíblicas - 3T 2002 - CPAD)
III – O CASAMENTO COMO LIMITE ÉTICO
PARA O SEXO
O casamento é o legítimo limite ético dos impulsos sexuais que podem ser
satisfeitos sem que se incorra em atos pecaminosos.
1.
Prevenção contra a fornicação.
A fornicação
está relacionada ao contato sexual entre pessoas solteiras, ou seja, não
casadas. Para prevenir este pecado, o apóstolo Paulo orienta os cristãos a se
casarem: “por causa da prostituição [ou fornicação], cada um tenha a sua
própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido.” (1 Co 7.2). Os ensinos
de Paulo ratificam o propósito divino do casamento, ou seja, “um homem para
cada mulher” (Gn 2.24). Este princípio também foi defendido por Jesus: “deixará
o homem pai e mãe, e se unirá à sua mulher” (Mt 19.5). Deste modo, a
legitimidade cristã para a satisfação dos apetites sexuais entre um homem e uma
mulher restringe-se ao casamento monogâmico heterossexual (1 Co 7.9). Toda
prática sexual realizada fora destes moldes constitui-se em sexo ilícito.
Significado de algumas palavras relacionadas a prática do sexo
Fornicação é a Prática do sexo entre solteiros ou entre casado e solteiro. O fornicário não entra no céu (Ap 21.8; Gl 5.19 e 1Co 6.18).
Adultério é a relação sexual de casados com pessoas que não são seus cônjuges (Mt 5.27; Mc 10.9 e Rm 13.9). É grave e desastroso pecado (Pv 5.1-5).
Prostituição em sentido geral, envolve todas as práticas sexuais pecaminosas. Em sentido estrito, é a intimidade sexual com prostitutas e a infidelidade conjugal. Deus a proíbe com veemência (Dt.23.17); é grave pecado (Co 6.16); é insanidade, loucura, estupidez e torpeza (Pv 7.4-10; 1Co 6.15-18).
Homossexualismo é a prática sexual entre pessoas do mesmo sexo. Contrariando a opinião de muitos, a Bíblia condena, pois é abominação ao Senhor (Lv 20.13; 18.22; Dt 23.17,18), perversão sexual de Sodoma - sodomia (Gn 19.5). Deus destruiu cidades por causa disso (Dt 23.17). Não entram no Reino de Deus os que praticam tais atos (1 Co 6.9,10).
Masturbação é a estimulação manual dos órgãos sexuais que leva ao orgasmo. Há ensinadores que não consideram pecado de forma alguma. Outros dizem que é totalmente errado. Outros, ainda, dizem que, se não for por vício, mas por necessidade, torna-se moralmente justificável. De qualquer forma, é pecado, por contrariar o plano de Deus, pois o sexo não deve ser egoísta, mas partilhado com outra pessoa, no âmbito do casamento. A masturbação está sempre associada a fantasias sexuais.
(Pr,Elinaldo Renovato - Revista Lições Bíblicas - 3T 2002 - CPAD)
2.
O casamento e o leito sem mácula.
As Escrituras ensinam que o casamento é digno de honra (Hb 13.4) e
que a união conjugal deve ser respeitada por todos (Mt 19.6). O leito conjugal
não pode ser maculado por ninguém. Quem o desonrar não escapará do juízo divino
(Hb 13.4b). Aqui a desonra refere-se ao uso do corpo para práticas sexuais
ilícitas com ênfase nos casos de relações extraconjugais (1 Co 6.10). Inclui
também as relações conjugais resultante de divórcios e de segundo casamentos
antibíblicos (Mt 19.9). Embora, muitas vezes, os imorais escapem da reprovação
humana, não poderão fugir da ira divina (Na 1.3). A práxis da sociedade e a
condescendência de muitas igrejas não invalidam a Palavra de Deus.
CONCLUSÃO
O sexo e a sexualidade são atos da criação divina e não podem ser
tratados como algo pecaminoso e nem como mero elemento de procriação ou fonte
de prazer. Cabe ao cristão cumprir o propósito estabelecido por Deus para a
sexualidade (Gn 2.24). O desvirtuamento desse padrão implicará punição aos que
praticam a imoralidade (Hb 13.4). Portanto, vivamos para a glória de Deus!
PARA REFLETIR
A respeito do tema “Ética Cristã e Sexualidade”, responda:
Qual a diferença entre “sexo” e “sexualidade”?
A biologia define “sexo” como um conjunto de características orgânicas
que diferenciam o macho da fêmea. Já o termo “sexualidade” representa o
conjunto de comportamentos, ações e práticas dos seres humanos que estão
relacionados com a busca da satisfação do apetite sexual, seja pela necessidade
do prazer ou da procriação da espécie.
Por que o sexo não pode ser tratado como algo imoral ou indecente?
Sendo criação divina, o sexo não pode ser tratado como algo imoral ou
indecente.
Qual a finalidade primordial do sexo?
A finalidade primordial do ato sexual refere-se à procriação.
A finalidade do sexo, segundo a Bíblia, é só para procriar?
Não, a satisfação e o prazer conjugal também são finalidades do sexo.
O que é fornicação?
A fornicação é o contato sexual entre pessoas solteiras, ou seja, não
casadas.A respeito do tema “Ética Cristã e Doação de Órgãos”, responda:
O que é transplante de órgãos e de tecidos humanos?
O transplante é um procedimento cirúrgico que consiste na remoção de um órgão enferm no subsídio do tópico II.
Segundo a lição, o que significa doar órgãos?
Um ato de amor.
BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, Valores Cristãos - Enfrentando as questões morais de nosso tempo, Comentarista Pr. Douglas Baptista, 2 Trimestre 2018.
OBJETIVOS GERAL
Mostrar que a sexualidade é uma dádiva divina que deve ser usufruída
dentro dos parâmetros instituídos pelo Criador.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1 - Apresentar o conceito de
sexualidade segundo uma concepção bíblica;
2 - Discutir os propósitos do
sexo segundo as Escrituras Sagradas;
3 - Conscientizar a respeito do
casamento como limite ético para o sexo.
TEXTO ÁUREO
“Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito
sem mácula; porém aos que se dão à prostituição e
aos adúlteros Deus os julgará.” (Hebreus 13.4)
sem mácula; porém aos que se dão à prostituição e
aos adúlteros Deus os julgará.” (Hebreus 13.4)
A sexualidade é uma dádiva divina que deve ser usufruída
dentro dos
parâmetros instituídos pelo Criador.
PONTO CENTRAL
A sexualidade é uma dádiva divina.
HINOS SUGERIDOS DA HARPA CRISTÃ
25 - Meu Jesus tu és Bom
196 - Uma Flor Gloriosa
201 - A decisão
1 Coríntios 7.1-16
1 - Ora, quanto às coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não
tocasse em mulher;
2 - mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher,
e cada uma tenha o seu próprio marido.
3 - O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a
mulher, ao marido.
4 - A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o
marido; e também, da mesma maneira, o marido não tem poder sobre o seu próprio
corpo, mas tem-no a mulher.
5 - Não vos defraudeis um ao outro, senão por consentimento mútuo, por
algum tempo, para vos aplicardes à oração; e, depois, ajuntai-vos outra vez,
para que Satanás vos não tente pela vossa incontinência.
6 - Digo, porém, isso como que por permissão e não por mandamento.
7 - Porque quereria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada
um tem de Deus o seu próprio dom, um de uma maneira, e outro de outra.
8 - Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem
como eu.
9 - Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que
abrasar-se.
10 - Todavia, aos casados, mando, não eu, mas o Senhor, que a mulher se
não aparte do marido.
11 - Se, porém, se apartar, que fique sem casar ou que se reconcilie com
o marido; e que o marido não deixe a mulher.
12 - Mas, aos outros, digo eu, não o Senhor: se algum irmão tem mulher
descrente, e ela consente em habitar com ele, não a deixe.
13 - E se alguma mulher tem marido descrente, e ele consente em habitar
com ela, não o deixe.
14 - Porque o marido descrente é santificado pela mulher, e a mulher
descrente é santificada pelo marido. Doutra sorte, os vossos filhos seriam
imundos; mas, agora, são santos.
15 - Mas, se o descrente se apartar, aparte-se; porque neste caso o
irmão, ou irmã, não está sujeito à servidão; mas Deus chamou-nos para a paz.
16 - Porque, donde sabes, ó mulher, se salvarás teu marido? Ou, donde
sabes, ó marido, se salvarás tua mulher?
Segunda-Feira – Gênesis 1:27
Deus criou o homem e a mulher com sexos diferentes
1 : 27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Terça-Feira – Gênesis 1:31
Tudo o que Deus fez é bom
1 : 31 E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.
Quarta-Feira – Gênesis 1:28; 9:1
1 : 28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
9 : 1 E abençoou Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos e enche a terra.
Quinta-Feira – Provérbios 5:18,19
Entre o casal, o sexo também deve ser prazeroso e satisfatório
5 : 18 Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade.
5 : 19 Como cerva amorosa, e gazela graciosa, os seus seios te saciem todo o tempo; e pelo amor sejas atraído perpetuamente.
5 : 19 Como cerva amorosa, e gazela graciosa, os seus seios te saciem todo o tempo; e pelo amor sejas atraído perpetuamente.
Sexta-Feira – Levitico 18:6-24
A Bíblia proíbe e condena as práticas sexuais ilícitas
18 : 6 Nenhum homem se chegará a qualquer parenta da sua carne, para descobrir a sua nudez. Eu sou o Senhor.
18 : 7 Não descobrirás a nudez de teu pai e de tua mãe: ela é tua mãe; não descobrirás a sua nudez.
18 : 8 Não descobrirás a nudez da mulher de teu pai; é nudez do teu pai.
18 : 9 A nudez da tua irmã, filha de teu pai, ou filha de tua mãe, nascida em casa, ou fora de casa, a sua nudez não descobrirás.
18 : 10 A nudez da filha do teu filho, ou da filha de tua filha, a sua nudez não descobrirás; porque é tua nudez;
18 : 11 A nudez da filha da mulher de teu pai, gerada de teu pai (ela é tua irmã), a sua nudez não descobrirás.
18 : 12 A nudez da irmã de teu pai não descobrirás; ela é parenta de teu pai.
18 : 13 A nudez da irmã de tua mãe não descobrirás; pois ela é parenta de tua mãe.
18 : 14 A nudez do irmão de teu pai não descobrirás; não te chegarás à sua mulher; ela é tua tia.
18 : 15 A nudez de tua nora não descobrirás: ela é mulher de teu filho; não descobrirás a sua nudez.
18 : 16 A nudez da mulher de teu irmão não descobrirás; é a nudez de teu irmão.
18 : 17 A nudez de uma mulher e de sua filha não descobrirás; não tomarás a filha de seu filho, nem a filha de sua filha, para descobrir a sua nudez; parenta são; maldade é.
18 : 18 E não tomarás uma mulher juntamente com sua irmã, para fazê-la sua rival, descobrindo a sua nudez diante dela em sua vida.
18 : 19 E não chegarás à mulher durante a separação da sua imundícia, para descobrir a sua nudez.
18 : 20 Nem te deitarás com a mulher de teu próximo para cópula, para te contaminares com ela.
18 : 21 E da tua descendência não darás nenhum para fazer passar pelo fogo perante Moloque; e não profanarás o nome de teu Deus. Eu sou o Senhor.
18 : 22 Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é;
18 : 23 Nem te deitarás com um animal, para te contaminares com ele; nem a mulher se porá perante o animal, para ajuntar-se com ele; confusão é.
18 : 24 Com nenhuma destas coisas vos contamineis; porque com todas estas coisas se contaminaram as nações que eu expulso de diante de vós.
18 : 7 Não descobrirás a nudez de teu pai e de tua mãe: ela é tua mãe; não descobrirás a sua nudez.
18 : 8 Não descobrirás a nudez da mulher de teu pai; é nudez do teu pai.
18 : 9 A nudez da tua irmã, filha de teu pai, ou filha de tua mãe, nascida em casa, ou fora de casa, a sua nudez não descobrirás.
18 : 10 A nudez da filha do teu filho, ou da filha de tua filha, a sua nudez não descobrirás; porque é tua nudez;
18 : 11 A nudez da filha da mulher de teu pai, gerada de teu pai (ela é tua irmã), a sua nudez não descobrirás.
18 : 12 A nudez da irmã de teu pai não descobrirás; ela é parenta de teu pai.
18 : 13 A nudez da irmã de tua mãe não descobrirás; pois ela é parenta de tua mãe.
18 : 14 A nudez do irmão de teu pai não descobrirás; não te chegarás à sua mulher; ela é tua tia.
18 : 15 A nudez de tua nora não descobrirás: ela é mulher de teu filho; não descobrirás a sua nudez.
18 : 16 A nudez da mulher de teu irmão não descobrirás; é a nudez de teu irmão.
18 : 17 A nudez de uma mulher e de sua filha não descobrirás; não tomarás a filha de seu filho, nem a filha de sua filha, para descobrir a sua nudez; parenta são; maldade é.
18 : 18 E não tomarás uma mulher juntamente com sua irmã, para fazê-la sua rival, descobrindo a sua nudez diante dela em sua vida.
18 : 19 E não chegarás à mulher durante a separação da sua imundícia, para descobrir a sua nudez.
18 : 20 Nem te deitarás com a mulher de teu próximo para cópula, para te contaminares com ela.
18 : 21 E da tua descendência não darás nenhum para fazer passar pelo fogo perante Moloque; e não profanarás o nome de teu Deus. Eu sou o Senhor.
18 : 22 Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é;
18 : 23 Nem te deitarás com um animal, para te contaminares com ele; nem a mulher se porá perante o animal, para ajuntar-se com ele; confusão é.
18 : 24 Com nenhuma destas coisas vos contamineis; porque com todas estas coisas se contaminaram as nações que eu expulso de diante de vós.
Sábado – 1 Coríntios 7:2-9
O casamento é o antídoto contra as práticas sexuais ilícitas
7 : 2 Mas, por causa da fornicação, cada um tenha a sua própria mulher, e cada um tenha o seu próprio marido.
7 : 3 O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido
7 : 4 A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher.
7 : 5 Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.
7 : 6 Digo, porém, isto com que por permissão e não por mandamento.
7 : 7 Porque quereria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um de uma maneira e outro de outra.
7 : 8 Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu.
7 : 9 Mas, se bão podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se.
INTRODUÇÃO
Se por um lado a sexualidade tem sido desvirtuada na sociedade pós-moderna,
por outro lado alguns cristãos insistem em tratar o assunto como tabu. Embora o
tema possa trazer desconforto para alguns, a sexualidade humana não pode ser
subestimada. Por isso, estudaremos o conceito da sexualidade, o propósito do
sexo segundo as Escrituras e o casamento como o parâmetro para o sexo.
Estimado professor, se entregue um pouco mais nesta lição, esteja pronto para responder todas as perguntas sobre sexualidade à luz da palavra de Deus sem tabu.
É através de uma lição como essa que Deus poderá te usar para salvar casamentos, tirar alguém do laço da prática do sexo ilícito, livrar alguém da prática do adultério e da fornicação. Muitas vezes, a pessoa aceita Jesus como Salvador e possui muitas duvidas sobre como deve ser a vida sexual de um Cristão. Nem todos tiveram a oportunidade de nascer em um lar cristão, e adentra a porta da igreja com uma bagagem mui pesada no campo da sexualidade, necessitando de uma bússola que venha trazer uma orientação nesta área.
Eis a oportunidade !
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Nosso SLIDE é um resumo fiel da nossa revista, Tenha um bom estudo !
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Quando Deus formou o primeiro casal, dotou-o de estrutura físico-emocional e instinto sexual que o capacitam para a reprodução e preservação da espécie humana. O propósito de Deus é que os filhos procedam do casamento e não de outra maneira. A quebra dessa lei resulta em frutos amargos para a família. Deus assim dotou o homem para propósitos específicos, puros e elevados. Portanto, a sexualidade é parte natural e integrante do ser humano. No casamento, a sexualidade exerce papel fundamental e indispensável para o bom relacionamento entre os cônjuges e, como já foi dito, para a perpetuação do gênero humano, circunscrita ao plano de Deus para o matrimônio. Vamos refletir um pouco nesta lição sobre esse importante assunto.
(Pr,Elinaldo Renovato - Revista Lições Bíblicas - 3T 2002 - CPAD)
(Pr,Elinaldo Renovato - Revista Lições Bíblicas - 3T 2002 - CPAD)
I – SEXUALIDADE: CONCEITOS E
PERSPECTIVAS BÍBLICAS
Sexo e sexualidade possuem conceitos próprios, pois ambos constituem-se
atos da criação divina.
1.
Conceito de Sexo e Sexualidade.
A biologia
define “sexo” como um conjunto de características orgânicas que diferenciam o
macho da fêmea. O sexo de um organismo é definido pelos gametas que produzem.
Gametas são células sexuais que permitem a reprodução dos seres vivos. O sexo
masculino produz gametas conhecidos como “espermatozoides” e o sexo feminino
produz gametas chamados “óvulos”. A expressão “sexo” ainda pode ser usada como
referência aos órgãos sexuais ou a prática de atividades sexuais. Já o termo
“sexualidade” representa o conjunto de comportamentos, ações e práticas dos
seres humanos que estão relacionados com a busca da satisfação do apetite
sexual, seja pela necessidade do prazer ou da procriação da espécie.
2.
O sexo foi criado por Deus.
No ato da
criação Deus fez o homem e a mulher sexualmente diferentes: “macho e fêmea os
criou” (Gn 1.27). Portanto, o sexo faz parte da constituição anatômica e
fisiológica dos seres humanos. Homens e mulheres, por exemplo, possuem órgãos
sexuais distintos que os diferenciam sexualmente. Sendo criação divina, o sexo
não pode ser tratado como algo imoral ou indecente. As Escrituras ensinam que
ao término da criação “viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito
bom” (Gn 1.31). Desse modo, o sexo não deve ser visto como algo pecaminoso,
sujo ou proibido. Tudo o que Deus fez é bom. O pecado não está no sexo, mas na
perversão de seu propósito.
O sexo foi feito por Deus.
Deus fez o homem, incluindo o sexo e "viu que tudo era bom" (Gn 1.31). As mãos que fizeram os olhos, o cérebro, também fizeram os órgaõs sexuais. Aquele que criou a mente, criou também o instinto sexual. No princípio, ao ser criado, o sexo era puro e sem pecado. Mas, com a transgressão de Adão no Éden, todas as faculdades do homem foram afetadas pelo pecado, inclusive o sexo.
O que tem arruinado o sexo e o tornado repulsivo por muitos é o seu uso ilícito, antibíblico, antinatural, anticristão, anti-social e subhumano. Demônios podem atual no ser humano na área do sexo (Os 4.12; 5.4).
(Pr.Elinaldo Renovato - Revista Lições Bíblicas - 3T 2002 - CPAD)
O sexo foi feito por Deus.
Deus fez o homem, incluindo o sexo e "viu que tudo era bom" (Gn 1.31). As mãos que fizeram os olhos, o cérebro, também fizeram os órgaõs sexuais. Aquele que criou a mente, criou também o instinto sexual. No princípio, ao ser criado, o sexo era puro e sem pecado. Mas, com a transgressão de Adão no Éden, todas as faculdades do homem foram afetadas pelo pecado, inclusive o sexo.
O que tem arruinado o sexo e o tornado repulsivo por muitos é o seu uso ilícito, antibíblico, antinatural, anticristão, anti-social e subhumano. Demônios podem atual no ser humano na área do sexo (Os 4.12; 5.4).
(Pr.Elinaldo Renovato - Revista Lições Bíblicas - 3T 2002 - CPAD)
3.
A sexualidade é criação divina.
Ao criar o
homem e a mulher, Deus também criou a sexualidade: “E Deus os abençoou e Deus
lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra...” (Gn 1.28). O
relacionamento sexual foi uma dádiva divina concedida ao primeiro casal, bem
como às gerações futuras: “deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á
à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gn 2.24). Sempre fez parte da criação
original de Deus a união sexual entre o homem e a sua mulher, formando assim,
ambos uma só carne. O livro poético de Cantares exalta a sexualidade e o amor
entre o marido e a sua esposa (Ct 4.10-12). Portanto, não é correto “demonizar”
o desejo e a satisfação sexual. Assim como o sexo, a sexualidade também não é
má e nem pecaminosa. O pecado está na depravação sexual que contraria os
princípios estabelecidos nas Escrituras Sagradas.
Sabemos que ao nascer, o ser humano foi dotado, por Deus, de instintos específicos sem os quais sua sobrevivência seria impossível.
Quem ensinou o bebê a sugar o leite materno ? (Instinto de sobrevivência).
Por que as pessoas sentem medo ? (Instinto de preservação da vida).
Por que são agressivas ? (Instinto de defesa de seu território)
O que faz com que elas construam amizades ? (Instinto gregário, o homem vive em grupos).
Neste conjunto está inserido o impulso sexual que caracteriza o instinto de preservação da espécie.
O homem pecador deturpou este impulso, gerando as muitas aberrações que sabemos existir hoje, mas isso não invalida a intenção de Deus de perpetuar a espécie humana através da sexualidade sadia.
(Pr,Elinaldo Renovato - Revista Lições Bíblicas - 3T 2002 - CPAD).
Sabemos que ao nascer, o ser humano foi dotado, por Deus, de instintos específicos sem os quais sua sobrevivência seria impossível.
Quem ensinou o bebê a sugar o leite materno ? (Instinto de sobrevivência).
Por que as pessoas sentem medo ? (Instinto de preservação da vida).
Por que são agressivas ? (Instinto de defesa de seu território)
O que faz com que elas construam amizades ? (Instinto gregário, o homem vive em grupos).
Neste conjunto está inserido o impulso sexual que caracteriza o instinto de preservação da espécie.
O homem pecador deturpou este impulso, gerando as muitas aberrações que sabemos existir hoje, mas isso não invalida a intenção de Deus de perpetuar a espécie humana através da sexualidade sadia.
(Pr,Elinaldo Renovato - Revista Lições Bíblicas - 3T 2002 - CPAD).
II – O PROPÓSITO DO SEXO SEGUNDO AS
ESCRITURAS
1.
Multiplicação da espécie humana.
A finalidade
primordial do ato sexual refere-se à procriação. Deus abençoou o primeiro casal
e disse-lhes: “Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra” (Gn 1.28). Tal
como o Criador ordenara a procriação dos animais (Gn 1.22), também ordenou a
reprodução do gênero humano. Neste ato, Deus concedeu ao ser humano os meios
para se multiplicar, assegurando-lhe a dádiva da fertilidade. Depois da queda
no Éden (Gn 3.11,23), e a consequente corrupção geral (Gn 6.12,13), o Altíssimo
enviou o dilúvio como juízo para eliminar o gênero humano (Gn 6.17), exceto Noé
e sua família (Gn 7.1). Passado o dilúvio, Noé recebeu a mesma ordem recebida
por Adão: “E abençoou Deus a Noé e a seus filhos e disse-lhes: frutificai, e
multiplicai-vos, e enchei a terra” (Gn 9.1). A terra, que outrora fora
despovoada, agora deveria ser repovoada por Noé a fim de dar continuidade aos desígnios
divinos (Gn 3.15, cf. Rm 16.20).
(Pr,Elinaldo Renovato - Revista Lições Bíblicas - 3T 2002 - CPAD).
2.
Satisfação e prazer conjugal.
Por muito
tempo ensinou-se que a procriação era o único propósito da relação sexual. O
Concílio de Trento (1545-1563) disciplinou a pratica sexual com fins exclusivos
de reprodução e proibiu o sexo aos domingos, nos dias santos e no jejum
quaresmal. Não obstante, a Bíblia também se refere ao sexo como algo prazeroso
e satisfatório entre o marido e a sua esposa: “Seja bendito o teu manancial, e
alegra-te com a mulher da tua mocidade...” (Pv 5.18,19); e ainda: “Goza a vida
com a mulher que amas” (Ec 9.9). Assim, na união conjugal, como também ensina o
Novo Testamento, o homem e a sua mulher devem buscar a satisfação sexual (1 Co
7.5).
Existem seitas ou religiões e, até evangélicos, que proíbem o prazer do sexo alegando que a finalidade deste é somente a procriação. Isso não tem base na Bíblia. Vários textos nos mostram que Deus reconhece o direito de o casal usufruir desse prazer. Em Provérbios 5.18-23, o sábio recomenda aos cônjuges que desfrutem do sexo, sem referir-se, neste caso, ao ato procriativo. Nesta passagem, porém, o homem é advertido quanto à "mulher estranha", a adúltera; e é incentivado a valorizar a união conjugal honesta e santa, exaltando a monogamia, a fidelidade (ver Ec 9.9; Ct 4.1-12; 7.1-9). No Antigo Testamento, a "lua-de-mel" durava um ano! (Dt 24.5). (Pr,Elinaldo Renovato - Revista Lições Bíblicas - 3T 2002 - CPAD).
Em 1 Coríntios 7.1-7, vemos uma orientação bíblica muito importante do apóstolo Paulo no que diz respeito à intimidade conjugal. O apóstolo, nesta passagem, considera os seguintes princípios:
PREVENÇÃO (1 Coríntios 7.2)
"Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher e cada uma tenha o seu próprio marido". Com isso, evita-se o adultério e a prostituição.
MÙTUO DEVER (1 Coríntios 7.3)
"O marido pague à mulher a devida benevolência e, da mesma sorte, a mulher ao marido". É o dever do amor conjugal, no que tange ao atendimento das necessidades sexuais, a que tem direito cada cônjuge.
AUTORIDADE MÚTUA (1 Coríntios 7.4)
"A mulher não tem poder sobre seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também, da mesma maneira, o marido não tem poder sobre seu próprio corpo, mas tem-no a mulher". Não se trata aqui, da autoridade por imposição, pela força, mas sim pelo amor conjugal. Diga-se também que o marido não pode abusar da esposa, praticando atos ilícitos, carnais, abusivos e subhumanos, ou vice-versa.
ABSTINÊNCIA CONSENTIDA (1 Coríntios 7.5)
Isto é importante no relacionamento do casal. Os cônjuges podem abster-se, por algum tempo, da prática, sexual, mediante o consentimento mútuo. Não pode haver imposição de um sobre o outro. Caso decidam separar-se no leito conjugal, devem fazê-lo sob as seguintes condições: que haja concordância entre ambos, e que haja sabedoria quanto ao tempo determinado para dedicarem-se à oração e à disciplina da vontade (de ambos).
(Pr,Elinaldo Renovato - Revista Lições Bíblicas - 3T 2002 - CPAD).
3.
O correto uso do corpo.
No ato sexual
ocorre a fusão de corpos: “Assim não são mais dois, mas uma só carne” (Mt
19.6). O sexo estabelece um vínculo tão forte entre os corpos que os torna uma
só pessoa. Como os nossos corpos são membros de Cristo (1 Co 6.15), e templo do
Espírito Santo (1 Co 3.16), as Escrituras proíbem o uso do corpo para práticas
sexuais ilícitas (1 Co 6.16). São condenadas, dentre outras, as relações
incestuosas (Lv 18.6-18), o coito com animal (Lv 18.23), o adultério (Êx 20.14)
e a homossexualidade (Rm 1.26-27). O corpo não pode servir a promiscuidade (1
Co 6.13), mas deve glorificar a Deus, o nosso Pai (1 Co 6.20).
A cada dia que passa, o
mundo está distanciando do propósito de Deus.
A
sexualidade desenfreada, a tão mencionada nas Escrituras concupiscência da
carne, é a grande responsável pelos desvios de conduta que levam o homem e a
mulher de hoje a pecarem.
O sexo não
deve ser concebido como algo imoral, feio e vulgar. Também não deve ser
concebido como instrumento de prazeres egoísticos e de desventura infligida ao
próximo. Deve, antes ser compreendido à luz da Bíblia como algo criado por Deus
no ser humano para sua satisfação pessoal e preservação da espécie acompanhadas
de vidas santas e virtuosas.
(Pr,Elinaldo Renovato -
Revista Lições Bíblicas - 3T 2002 - CPAD)
III – O CASAMENTO COMO LIMITE ÉTICO
PARA O SEXO
O casamento é o legítimo limite ético dos impulsos sexuais que podem ser
satisfeitos sem que se incorra em atos pecaminosos.
1.
Prevenção contra a fornicação.
A fornicação
está relacionada ao contato sexual entre pessoas solteiras, ou seja, não
casadas. Para prevenir este pecado, o apóstolo Paulo orienta os cristãos a se
casarem: “por causa da prostituição [ou fornicação], cada um tenha a sua
própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido.” (1 Co 7.2). Os ensinos
de Paulo ratificam o propósito divino do casamento, ou seja, “um homem para
cada mulher” (Gn 2.24). Este princípio também foi defendido por Jesus: “deixará
o homem pai e mãe, e se unirá à sua mulher” (Mt 19.5). Deste modo, a
legitimidade cristã para a satisfação dos apetites sexuais entre um homem e uma
mulher restringe-se ao casamento monogâmico heterossexual (1 Co 7.9). Toda
prática sexual realizada fora destes moldes constitui-se em sexo ilícito.
Significado de algumas palavras relacionadas a prática do sexo
Fornicação é a Prática do sexo entre solteiros ou entre casado e solteiro. O fornicário não entra no céu (Ap 21.8; Gl 5.19 e 1Co 6.18).
Adultério é a relação sexual de casados com pessoas que não são seus cônjuges (Mt 5.27; Mc 10.9 e Rm 13.9). É grave e desastroso pecado (Pv 5.1-5).
Prostituição em sentido geral, envolve todas as práticas sexuais pecaminosas. Em sentido estrito, é a intimidade sexual com prostitutas e a infidelidade conjugal. Deus a proíbe com veemência (Dt.23.17); é grave pecado (Co 6.16); é insanidade, loucura, estupidez e torpeza (Pv 7.4-10; 1Co 6.15-18).
Homossexualismo é a prática sexual entre pessoas do mesmo sexo. Contrariando a opinião de muitos, a Bíblia condena, pois é abominação ao Senhor (Lv 20.13; 18.22; Dt 23.17,18), perversão sexual de Sodoma - sodomia (Gn 19.5). Deus destruiu cidades por causa disso (Dt 23.17). Não entram no Reino de Deus os que praticam tais atos (1 Co 6.9,10).
Masturbação é a estimulação manual dos órgãos sexuais que leva ao orgasmo. Há ensinadores que não consideram pecado de forma alguma. Outros dizem que é totalmente errado. Outros, ainda, dizem que, se não for por vício, mas por necessidade, torna-se moralmente justificável. De qualquer forma, é pecado, por contrariar o plano de Deus, pois o sexo não deve ser egoísta, mas partilhado com outra pessoa, no âmbito do casamento. A masturbação está sempre associada a fantasias sexuais.
(Pr,Elinaldo Renovato - Revista Lições Bíblicas - 3T 2002 - CPAD)
Significado de algumas palavras relacionadas a prática do sexo
Fornicação é a Prática do sexo entre solteiros ou entre casado e solteiro. O fornicário não entra no céu (Ap 21.8; Gl 5.19 e 1Co 6.18).
Adultério é a relação sexual de casados com pessoas que não são seus cônjuges (Mt 5.27; Mc 10.9 e Rm 13.9). É grave e desastroso pecado (Pv 5.1-5).
Prostituição em sentido geral, envolve todas as práticas sexuais pecaminosas. Em sentido estrito, é a intimidade sexual com prostitutas e a infidelidade conjugal. Deus a proíbe com veemência (Dt.23.17); é grave pecado (Co 6.16); é insanidade, loucura, estupidez e torpeza (Pv 7.4-10; 1Co 6.15-18).
Homossexualismo é a prática sexual entre pessoas do mesmo sexo. Contrariando a opinião de muitos, a Bíblia condena, pois é abominação ao Senhor (Lv 20.13; 18.22; Dt 23.17,18), perversão sexual de Sodoma - sodomia (Gn 19.5). Deus destruiu cidades por causa disso (Dt 23.17). Não entram no Reino de Deus os que praticam tais atos (1 Co 6.9,10).
Masturbação é a estimulação manual dos órgãos sexuais que leva ao orgasmo. Há ensinadores que não consideram pecado de forma alguma. Outros dizem que é totalmente errado. Outros, ainda, dizem que, se não for por vício, mas por necessidade, torna-se moralmente justificável. De qualquer forma, é pecado, por contrariar o plano de Deus, pois o sexo não deve ser egoísta, mas partilhado com outra pessoa, no âmbito do casamento. A masturbação está sempre associada a fantasias sexuais.
(Pr,Elinaldo Renovato - Revista Lições Bíblicas - 3T 2002 - CPAD)
2.
O casamento e o leito sem mácula.
As Escrituras ensinam que o casamento é digno de honra (Hb 13.4) e
que a união conjugal deve ser respeitada por todos (Mt 19.6). O leito conjugal
não pode ser maculado por ninguém. Quem o desonrar não escapará do juízo divino
(Hb 13.4b). Aqui a desonra refere-se ao uso do corpo para práticas sexuais
ilícitas com ênfase nos casos de relações extraconjugais (1 Co 6.10). Inclui
também as relações conjugais resultante de divórcios e de segundo casamentos
antibíblicos (Mt 19.9). Embora, muitas vezes, os imorais escapem da reprovação
humana, não poderão fugir da ira divina (Na 1.3). A práxis da sociedade e a
condescendência de muitas igrejas não invalidam a Palavra de Deus.
CONCLUSÃO
O sexo e a sexualidade são atos da criação divina e não podem ser
tratados como algo pecaminoso e nem como mero elemento de procriação ou fonte
de prazer. Cabe ao cristão cumprir o propósito estabelecido por Deus para a
sexualidade (Gn 2.24). O desvirtuamento desse padrão implicará punição aos que
praticam a imoralidade (Hb 13.4). Portanto, vivamos para a glória de Deus!
PARA REFLETIR
A respeito do tema “Ética Cristã e Sexualidade”, responda:
Qual a diferença entre “sexo” e “sexualidade”?
A biologia define “sexo” como um conjunto de características orgânicas
que diferenciam o macho da fêmea. Já o termo “sexualidade” representa o
conjunto de comportamentos, ações e práticas dos seres humanos que estão
relacionados com a busca da satisfação do apetite sexual, seja pela necessidade
do prazer ou da procriação da espécie.
Por que o sexo não pode ser tratado como algo imoral ou indecente?
Sendo criação divina, o sexo não pode ser tratado como algo imoral ou
indecente.
Qual a finalidade primordial do sexo?
A finalidade primordial do ato sexual refere-se à procriação.
A finalidade do sexo, segundo a Bíblia, é só para procriar?
Não, a satisfação e o prazer conjugal também são finalidades do sexo.
O que é fornicação?
A fornicação é o contato sexual entre pessoas solteiras, ou seja, não
casadas.A respeito do tema “Ética Cristã e Doação de Órgãos”, responda:
O que é transplante de órgãos e de tecidos humanos?
O transplante é um procedimento cirúrgico que consiste na remoção de um órgão enferm no subsídio do tópico II.
Segundo a lição, o que significa doar órgãos?
Um ato de amor.
BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, Valores Cristãos - Enfrentando as questões morais de nosso tempo, Comentarista Pr. Douglas Baptista, 2 Trimestre 2018.
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, Valores Cristãos - Enfrentando as questões morais de nosso tempo, Comentarista Pr. Douglas Baptista, 2 Trimestre 2018.
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Olá, estimado professor, segue abaixo material de apoio que o mesmo possa adicionar mais conteúdo para a sua aula
Video : O que a Bíblia fala sobre o Sexo
Rev. Hernandes Dias Lopes (IPB)
Palestra muito Boa - 18 Minutos
Outras opiniões
As relações sexuais anal e oral são antinaturais e subhumanas, portanto, reprováveis e sujeitas a juízo (Hb 13.4).
(Pr.Elinaldo Renovato - Revista Lições Bíblicas - 3T 2002 - CPAD)
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Olá, estimado professor, segue abaixo material de apoio que o mesmo possa adicionar mais conteúdo para a sua aula
Video : O que a Bíblia fala sobre o Sexo
Rev. Hernandes Dias Lopes (IPB)
Palestra muito Boa - 18 Minutos
Outras opiniões
As relações sexuais anal e oral são antinaturais e subhumanas, portanto, reprováveis e sujeitas a juízo (Hb 13.4).
(Pr.Elinaldo Renovato - Revista Lições Bíblicas - 3T 2002 - CPAD)
Gostaria de saber porque não esta mas comentando como antes em vermelho e verde
ResponderExcluirWelligton, de acordo com o tema e a necessidade dos comentários, e as vezes o tempo corrido não nos permite, mas vamos trabalhar para melhorar esta questão. Deus abençoe pelo retorno, é bom saber que os irmãos curtem nossos comentários além de baixar os SLiDES !
Excluirobrigada por proporcionar àqueles que ministram na EBD um material de alto nível! obg por fazer deste ministério algo tão sério e excelente. tenho certeza que o galardão de vocês está bem reservado !
ResponderExcluirem gratidão, Lívia
Lívia, Deus abençoe pelo retorno, pelas palavras incentivadoras, nosso Blog é atualizado diariamente conforme vamos estudando o tema no decorrer da semana. A paz do Senhor !
ExcluirAmém Muito bom A aula excelente... Deus vos abençoe meu professor... Eder Tome.
ResponderExcluirJoabe, a paz do Senhor, Deus abençoe pelo retorno, contamos com sua visita de sempre aqui no nosso BLOG !
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirExcelente estudo semanalmente!aprecio muito.
ResponderExcluirMuito bem recomendado o video do Rev.Hernandes Dias Lopes!
O Presbiteriano Rev. Hernandes é uma benção. Gosto muito da Igreja Presbiteriana !
Excluirgostei muito aprendi muito foi bem compreesivel
ResponderExcluirIrmão Carlos, Deus abençoe pela participação e visita ao BLOG
ExcluirPastor Alberto Alves, as carícias e o chamado sexo oral entre casados pode? Se o casal concordar em fazê-lo pode?
ResponderExcluirPastor Alberto Alves possivelmente não irá responder esta questão por aqui, teria que ser postado esta pergunta no youtube para ele visualizar.
ExcluirSobre a pergunta formulado nosso Blog por falta de espaço , pede para ler a resposta copiando e colando o link abaixo no seu navegador : https://www.respostas.com.br/fazer-sexo-oral-no-casamento-e-pecado/
https://www.respostas.com.br/fazer-sexo-oral-no-casamento-e-pecado/
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