Aula Presencial dia 24 de dezembro de 2017
Estimado professor, acredito que já tenha percebido que nosso SLIDE semanal traz uma abordagem DETALHADA de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino, tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se ao conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado. Faça bom uso ! Baixe o Slide no formato desejado, Tenha liberdade de alterá-lo, Divulgue e Compartilhe !
Aula Presencial dia 24 de dezembro de 2017
Estimado professor, acredito que já tenha percebido que nosso SLIDE semanal traz uma abordagem DETALHADA de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino, tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se ao conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado. Faça bom uso ! Baixe o Slide no formato desejado, Tenha liberdade de alterá-lo, Divulgue e Compartilhe !
TEXTO ÁUREO
"Mas a nossa
cidade está nos céus, donde também esperamos
o Salvador, o Senhor Jesus
Cristo." (Fp 3.20)
VERDADE PRÁTICA
A plena
glorificação dos salvos se dará na segunda vinda gloriosa de Cristo.
PONTO CENTRAL
O evento futuro e final da obra salvadora de Cristo
será a glorificação
dos salvos em Jesus Cristo.
HINOS SUGERIDOS DA HARPA CRISTÃ
310 - Avante eu Vou
411 - Nós Somos Teus
597 - Graças Dou
1 Coríntios 15:13-23
13 E, se não há
ressurreição de mortos, também Cristo não ressuscitou.
14 E, se Cristo não
ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.
15 E assim somos
também considerados como falsas testemunhas de Deus, pois testificamos de Deus,
que ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou, se, na verdade, os
mortos não ressuscitam.
16 Porque, se os
mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou.
17 E, se Cristo não
ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.
18 E também os que
dormiram em Cristo estão perdidos.
19 Se esperamos em
Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.
20 Mas de fato
Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem.
21 Porque assim
como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um
homem.
22 Porque, assim
como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.
23 Mas cada um por
sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.
Segunda-Feira – 1 Coríntios 15:42-44
A transformação do corpo
natural em corpo glorificado
15 : 42 Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção.
15 : 43 Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor.
15 : 44 Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.
Terça-Feira – Romanos 8:22,23
A esperança na plena
glorificação do nosso corpo
8 : 22 Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.
8 : 23 E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.
Quarta-Feira – 2 Coríntios 5:4
O que é mortal será
absorvido pela vida
5 : 4 Porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos carregados; não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida.
Quinta-Feira – Judas vv.24,25
Conservados para se apresentar diante de Deus
24 Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória,
25 Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém.
Sexta-Feira – 1 Pedro 5:10,11
Convidados a participar da
eterna glória de Deus
5 : 10 E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus nos chamou à sua eterna glória, depois de havemos padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoe, confirme, fortifique e estabeleça.
5 : 11 A ele seja a glória e o poderio para todo o sempre. Amém.
Sábado – Colossenses 3:4
A manifestação em glória de
Cristo, juntamente com a sua Noiva
3 : 4 Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória.
INTRODUÇÃO
A glorificação dos
salvos é o evento futuro e final da obra salvadora de Cristo. Será um momento
de extraordinária grandeza e felicidade, que se dará na segunda vinda de
Cristo. Nesse evento, os salvos experimentarão a glorificação completa da
natureza humana, pois seremos todos revestidos da glória de Deus.
Os salvos que estiverem vivos na volta de Jesus serão arrebatados e transformados (1 Ts 4:17). A transformação dos vivos é um mistério: "Eis aqui vos digo um mistério [...] nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revista da imortalidade" (1 Co 15:51-53). Pela transformação, o corpo se tornará espiritual e glorificado.
Diz a Bíblia "que carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem corrupção herdar a incorrupção" (1 Co 15:50). Com corpos glorificados, semelhantes ao de Jesus (Fp 3:21), os salvos poderão ir "ao encontro do Senhor nos ares".
(Pr.Elinaldo Renovato - Revista Lições Bíblicas - 1T 2016 - Lição 5)
I - A GLORIOSA ESPERANÇA DA RESSURREIÇÃO DOS SANTOS
1. A ressurreição dos santos.
Há uma esperança
celestial para os salvos em Cristo quando da gloriosa ressurreição dos mortos,
onde estaremos para sempre com o Senhor (1Ts 4.14; Is 26.19). Essa é uma
esperança do crente que tem como seu fundamento a ressurreição de Cristo, pois
do mesmo modo que Ele ressuscitou, nós ressuscitaremos: "que transformará
o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu
eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas" (Fp 3.21). Hoje, o
nosso corpo está sujeito às enfermidades e demais fragilidades, mas na
ressurreição ele será revestido de incorruptibilidade; nunca mais morreremos,
pois a ressurreição dos santos será a vitória final sobre a morte e o inferno
(1Co 15.54,55).
Primeira Ressurreição
O primeiro a dar início à primeira ressurreição foi Jesus. Ninguém reviveu, vencendo a morte física, definitivamente ou para sempre, antes dEle. Cristo é "as primícias dos que dormem", conforme disse Paulo (1 Co 15:20).
Contudo, na primeira ressurreição, farão também parte desse evento glorioso:
1 - Todos os "crentes salvos que morreram" e aguardam a volta de Jesus,
2 - As "duas testemunhas" (Ap 11:1-12),
3- O grupo de "mártires" ou seja aqueles que aceitarão Jesus Cristo na grande tribulação e serão mortos por não negarem a Jesus Cristo (Ap 7:9-17).
Segunda Ressurreição
Será para os ímpios, após o milênio (Ap 20:5,6)
Professor, ressalte para seu aluno que neste tópico estamos tratando da primeira ressurreição.
Ao fazermos uma leitura atenta das primeiras Epístolas aos Tessalonicenses e Coríntios, vemos que os crentes tinham muitas dúvidas acerca dos mortos em Cristo (1 Co 15:12-23, 35-54). Erroneamente, acreditavam que na volta de Jesus, os que já haviam morrido não tinham mais esperança de ressuscitar. Atualmente, muitos também têm duvidas quando o assunto é acerca dos que já dormem. Porém, a palavra de Deus assegura-nos que os mortos hão de ressuscitar: "Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também os que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele" (1 Ts 4:14). Em outra ocasião, tratando desse mesmo assunto, Paulo ainda afirma: "Mas, agora, Cristo ressuscitou dos mortos e foi feito as primícias dos que dormem. Porque, assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. Mas cada um por sua ordem: Cristo, as primícias; depois os que são de Cristo, na sua vinda (1 Co 15:20-23). Não precisamos nos preocupar com aqueles que já dormem com o Senhor, pois quando chegarmos aos céus os encontraremos.
(Pr.Elinaldo Renovato - Revista Lições Bíblicas - 1T 2016 - Lição 5)
2. O destino eterno dos salvos.
Os que foram
alcançados pela obra salvífica de Jesus Cristo entrarão no Reino Celestial,
onde haverá um eterno tempo de alegria, felicidade e bem-estar diante do nosso
Senhor e Salvador Jesus Cristo. Sua presença encherá a Terra com sua glória e
majestade, conforme a visão do apóstolo João: "E a cidade não necessita de
sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem
alumiado, e o Cordeiro é a sua lâmpada" (Ap 21.23).
Estimado Professor, enfatize para seu Aluno que: "Os que estiverem vivos na segunda vinda de Cristo serão arrebatados e os que morreram em Cristo ressuscitarão para a vida eterna", estando vivo ou morto, os crentes salvos terão seus corpos transformados em um corpo glorificado. Aleluia !
II - A PLENA SALVAÇÃO NOS CÉUS
1. Ausência de pecados e dores.
A salvação plena
foi garantida pela obra de Cristo na cruz e confirmada pelo Espírito Santo que
nos foi dado (2 Co 5.5), tornando Ele assim, o selo dessa herança eterna que
está nos céus (Ef 1.13-14). No lugar celestial não experimentaremos mais a dor
dos pecados cometidos, bem como os males e dores que outros podem nos provocar.
As enfermidades, moléstias, catástrofes, decepções ou qualquer tristeza humana
desaparecerão para sempre (Ap 21.4). No céu experimentaremos a eterna alegria,
paz, fé, esperança e amor (Ap 22.1-5; 1Co 13.13).
2. A plenitude nos céus.
Nesta vida vivemos
a tensão entre as possibilidades precárias da Terra e a alegre esperança da
vida eterna nos Céus, onde estaremos para sempre com Deus (Mt 25.34). Ora, a
tribulação e as dificuldades deste tempo não podem se comparar com o melhor da
glória reservado para nós (Rm 8.18). A vida plena nos céus é um direito
adquirido quando fomos adotados pelo Pai como filhos. Logo, a herança divina
não se limita a bênçãos materiais ou espirituais do tempo presente, mas,
sobretudo, a bênçãos eternas do porvir, onde viveremos numa dimensão celestial
gloriosa (Rm 8.23,30).
CONCLUSÃO
A salvação em
Cristo é um evento passado, presente e futuro. É uma obra completa, perfeita e
universal. Por isso, o autor bíblico a denomina de "tão grande
salvação" (Hb 2.3). Alguns aspectos dessa gloriosa doutrina são
imensuráveis e inexplicáveis, por melhor que se tente explicar (1Co 13.12). São
aspectos que transcendem a compreensão humana e que serão revelados em sua
totalidade somente no Reino vindouro. Glória a Deus!
PARA REFLETIR
A respeito de glorificados em Cristo,
responda:
• Qual a esperança celestial dos salvos em Cristo?
Há uma esperança
celestial para os salvos em Cristo quando da gloriosa ressurreição dos mortos,
onde estaremos para sempre com o Senhor (l Ts 4.14; Is 26.19). Essa é uma
esperança do crente que tem como seu fundamento a ressurreição de Cristo, pois
do mesmo modo que Ele ressuscitou, nós ressuscitaremos.
• Quem entrará no Reino Celestial?
Os que foram
alcançados pela obra salvífica de Jesus Cristo.
• O que garante a nossa salvação?
A salvação plena
foi garantida pela obra de Cristo na cruz e confirmada pelo Espírito Santo que
nos foi dado, tornando Ele assim, o selo dessa herança eterna que está nos
céus.
• O que experimentaremos no Céu?
No céu experimentaremos
a eterna alegria, paz, fé, esperança e amor.
• Segundo a lição, o que não haverá no Céu?
As enfermidades,
moléstias, catástrofes, decepções ou qualquer tristeza humana.
BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, A Obra da Salvação - Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida, Comentarista Pr. Claiton Pommerening, 4 Trimestre 2017.
TEXTO ÁUREO
"Mas a nossa
cidade está nos céus, donde também esperamos
o Salvador, o Senhor Jesus
Cristo." (Fp 3.20)
VERDADE PRÁTICA
A plena
glorificação dos salvos se dará na segunda vinda gloriosa de Cristo.
PONTO CENTRAL
O evento futuro e final da obra salvadora de Cristo
será a glorificação
dos salvos em Jesus Cristo.
HINOS SUGERIDOS DA HARPA CRISTÃ
310 - Avante eu Vou
411 - Nós Somos Teus
597 - Graças Dou
1 Coríntios 15:13-23
|
13 E, se não há
ressurreição de mortos, também Cristo não ressuscitou.
14 E, se Cristo não
ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.
15 E assim somos
também considerados como falsas testemunhas de Deus, pois testificamos de Deus,
que ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou, se, na verdade, os
mortos não ressuscitam.
16 Porque, se os
mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou.
17 E, se Cristo não
ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.
18 E também os que
dormiram em Cristo estão perdidos.
19 Se esperamos em
Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.
20 Mas de fato
Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem.
21 Porque assim
como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um
homem.
22 Porque, assim
como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.
23 Mas cada um por
sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda. |
Segunda-Feira – 1 Coríntios 15:42-44
A transformação do corpo
natural em corpo glorificado
|
15 : 42 Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção.
15 : 43 Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor. 15 : 44 Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual. |
Terça-Feira – Romanos 8:22,23
A esperança na plena
glorificação do nosso corpo
|
8 : 22 Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.
8 : 23 E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. |
Quarta-Feira – 2 Coríntios 5:4
O que é mortal será
absorvido pela vida
|
5 : 4 Porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos carregados; não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida.
|
Quinta-Feira – Judas vv.24,25
Conservados para se apresentar diante de Deus
|
24 Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória,
25 Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém. |
Sexta-Feira – 1 Pedro 5:10,11
Convidados a participar da
eterna glória de Deus
|
5 : 10 E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus nos chamou à sua eterna glória, depois de havemos padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoe, confirme, fortifique e estabeleça.
5 : 11 A ele seja a glória e o poderio para todo o sempre. Amém. |
Sábado – Colossenses 3:4
A manifestação em glória de
Cristo, juntamente com a sua Noiva
|
3 : 4 Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória.
|
INTRODUÇÃO
A glorificação dos
salvos é o evento futuro e final da obra salvadora de Cristo. Será um momento
de extraordinária grandeza e felicidade, que se dará na segunda vinda de
Cristo. Nesse evento, os salvos experimentarão a glorificação completa da
natureza humana, pois seremos todos revestidos da glória de Deus.
Diz a Bíblia "que carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem corrupção herdar a incorrupção" (1 Co 15:50). Com corpos glorificados, semelhantes ao de Jesus (Fp 3:21), os salvos poderão ir "ao encontro do Senhor nos ares".
(Pr.Elinaldo Renovato - Revista Lições Bíblicas - 1T 2016 - Lição 5)
I - A GLORIOSA ESPERANÇA DA RESSURREIÇÃO DOS SANTOS
1. A ressurreição dos santos.
Há uma esperança
celestial para os salvos em Cristo quando da gloriosa ressurreição dos mortos,
onde estaremos para sempre com o Senhor (1Ts 4.14; Is 26.19). Essa é uma
esperança do crente que tem como seu fundamento a ressurreição de Cristo, pois
do mesmo modo que Ele ressuscitou, nós ressuscitaremos: "que transformará
o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu
eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas" (Fp 3.21). Hoje, o
nosso corpo está sujeito às enfermidades e demais fragilidades, mas na
ressurreição ele será revestido de incorruptibilidade; nunca mais morreremos,
pois a ressurreição dos santos será a vitória final sobre a morte e o inferno
(1Co 15.54,55).
Primeira Ressurreição
O primeiro a dar início à primeira ressurreição foi Jesus. Ninguém reviveu, vencendo a morte física, definitivamente ou para sempre, antes dEle. Cristo é "as primícias dos que dormem", conforme disse Paulo (1 Co 15:20).
Contudo, na primeira ressurreição, farão também parte desse evento glorioso:
1 - Todos os "crentes salvos que morreram" e aguardam a volta de Jesus,
2 - As "duas testemunhas" (Ap 11:1-12),
3- O grupo de "mártires" ou seja aqueles que aceitarão Jesus Cristo na grande tribulação e serão mortos por não negarem a Jesus Cristo (Ap 7:9-17).
Segunda Ressurreição
Será para os ímpios, após o milênio (Ap 20:5,6)
Professor, ressalte para seu aluno que neste tópico estamos tratando da primeira ressurreição.
Ao fazermos uma leitura atenta das primeiras Epístolas aos Tessalonicenses e Coríntios, vemos que os crentes tinham muitas dúvidas acerca dos mortos em Cristo (1 Co 15:12-23, 35-54). Erroneamente, acreditavam que na volta de Jesus, os que já haviam morrido não tinham mais esperança de ressuscitar. Atualmente, muitos também têm duvidas quando o assunto é acerca dos que já dormem. Porém, a palavra de Deus assegura-nos que os mortos hão de ressuscitar: "Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também os que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele" (1 Ts 4:14). Em outra ocasião, tratando desse mesmo assunto, Paulo ainda afirma: "Mas, agora, Cristo ressuscitou dos mortos e foi feito as primícias dos que dormem. Porque, assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. Mas cada um por sua ordem: Cristo, as primícias; depois os que são de Cristo, na sua vinda (1 Co 15:20-23). Não precisamos nos preocupar com aqueles que já dormem com o Senhor, pois quando chegarmos aos céus os encontraremos.
(Pr.Elinaldo Renovato - Revista Lições Bíblicas - 1T 2016 - Lição 5)
Primeira Ressurreição
O primeiro a dar início à primeira ressurreição foi Jesus. Ninguém reviveu, vencendo a morte física, definitivamente ou para sempre, antes dEle. Cristo é "as primícias dos que dormem", conforme disse Paulo (1 Co 15:20).
Contudo, na primeira ressurreição, farão também parte desse evento glorioso:
1 - Todos os "crentes salvos que morreram" e aguardam a volta de Jesus,
2 - As "duas testemunhas" (Ap 11:1-12),
3- O grupo de "mártires" ou seja aqueles que aceitarão Jesus Cristo na grande tribulação e serão mortos por não negarem a Jesus Cristo (Ap 7:9-17).
Segunda Ressurreição
Será para os ímpios, após o milênio (Ap 20:5,6)
Professor, ressalte para seu aluno que neste tópico estamos tratando da primeira ressurreição.
Ao fazermos uma leitura atenta das primeiras Epístolas aos Tessalonicenses e Coríntios, vemos que os crentes tinham muitas dúvidas acerca dos mortos em Cristo (1 Co 15:12-23, 35-54). Erroneamente, acreditavam que na volta de Jesus, os que já haviam morrido não tinham mais esperança de ressuscitar. Atualmente, muitos também têm duvidas quando o assunto é acerca dos que já dormem. Porém, a palavra de Deus assegura-nos que os mortos hão de ressuscitar: "Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também os que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele" (1 Ts 4:14). Em outra ocasião, tratando desse mesmo assunto, Paulo ainda afirma: "Mas, agora, Cristo ressuscitou dos mortos e foi feito as primícias dos que dormem. Porque, assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. Mas cada um por sua ordem: Cristo, as primícias; depois os que são de Cristo, na sua vinda (1 Co 15:20-23). Não precisamos nos preocupar com aqueles que já dormem com o Senhor, pois quando chegarmos aos céus os encontraremos.
(Pr.Elinaldo Renovato - Revista Lições Bíblicas - 1T 2016 - Lição 5)
2. O destino eterno dos salvos.
Os que foram
alcançados pela obra salvífica de Jesus Cristo entrarão no Reino Celestial,
onde haverá um eterno tempo de alegria, felicidade e bem-estar diante do nosso
Senhor e Salvador Jesus Cristo. Sua presença encherá a Terra com sua glória e
majestade, conforme a visão do apóstolo João: "E a cidade não necessita de
sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem
alumiado, e o Cordeiro é a sua lâmpada" (Ap 21.23).Estimado Professor, enfatize para seu Aluno que: "Os que estiverem vivos na segunda vinda de Cristo serão arrebatados e os que morreram em Cristo ressuscitarão para a vida eterna", estando vivo ou morto, os crentes salvos terão seus corpos transformados em um corpo glorificado. Aleluia !
II - A PLENA SALVAÇÃO NOS CÉUS
1. Ausência de pecados e dores.
A salvação plena
foi garantida pela obra de Cristo na cruz e confirmada pelo Espírito Santo que
nos foi dado (2 Co 5.5), tornando Ele assim, o selo dessa herança eterna que
está nos céus (Ef 1.13-14). No lugar celestial não experimentaremos mais a dor
dos pecados cometidos, bem como os males e dores que outros podem nos provocar.
As enfermidades, moléstias, catástrofes, decepções ou qualquer tristeza humana
desaparecerão para sempre (Ap 21.4). No céu experimentaremos a eterna alegria,
paz, fé, esperança e amor (Ap 22.1-5; 1Co 13.13).
2. A plenitude nos céus.
Nesta vida vivemos
a tensão entre as possibilidades precárias da Terra e a alegre esperança da
vida eterna nos Céus, onde estaremos para sempre com Deus (Mt 25.34). Ora, a
tribulação e as dificuldades deste tempo não podem se comparar com o melhor da
glória reservado para nós (Rm 8.18). A vida plena nos céus é um direito
adquirido quando fomos adotados pelo Pai como filhos. Logo, a herança divina
não se limita a bênçãos materiais ou espirituais do tempo presente, mas,
sobretudo, a bênçãos eternas do porvir, onde viveremos numa dimensão celestial
gloriosa (Rm 8.23,30).
CONCLUSÃO
A salvação em
Cristo é um evento passado, presente e futuro. É uma obra completa, perfeita e
universal. Por isso, o autor bíblico a denomina de "tão grande
salvação" (Hb 2.3). Alguns aspectos dessa gloriosa doutrina são
imensuráveis e inexplicáveis, por melhor que se tente explicar (1Co 13.12). São
aspectos que transcendem a compreensão humana e que serão revelados em sua
totalidade somente no Reino vindouro. Glória a Deus!
PARA REFLETIR
A respeito de glorificados em Cristo,
responda:
• Qual a esperança celestial dos salvos em Cristo?
Há uma esperança
celestial para os salvos em Cristo quando da gloriosa ressurreição dos mortos,
onde estaremos para sempre com o Senhor (l Ts 4.14; Is 26.19). Essa é uma
esperança do crente que tem como seu fundamento a ressurreição de Cristo, pois
do mesmo modo que Ele ressuscitou, nós ressuscitaremos.
• Quem entrará no Reino Celestial?
Os que foram
alcançados pela obra salvífica de Jesus Cristo.
• O que garante a nossa salvação?
A salvação plena
foi garantida pela obra de Cristo na cruz e confirmada pelo Espírito Santo que
nos foi dado, tornando Ele assim, o selo dessa herança eterna que está nos
céus.
• O que experimentaremos no Céu?
No céu experimentaremos
a eterna alegria, paz, fé, esperança e amor.
• Segundo a lição, o que não haverá no Céu?
As enfermidades,
moléstias, catástrofes, decepções ou qualquer tristeza humana.
BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, A Obra da Salvação - Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida, Comentarista Pr. Claiton Pommerening, 4 Trimestre 2017.
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, A Obra da Salvação - Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida, Comentarista Pr. Claiton Pommerening, 4 Trimestre 2017.
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Olá, estimado professor, segue abaixo material de apoio que o mesmo possa adicionar mais conteúdo para a sua aula.
Os mortos em Cristo
Naquele dia, os mortos e os vivos em Cristo ouvirão a voz de chamamento da trombeta do Senhor pelo arcanjo, e "num abrir e fechar de olhos" (1 Co 15:51,52), estarão na presença do Senhor nos ares, com corpos glorificados.
A palavra "mortos" diz respeito aos santos que ressuscitarão com corpos transformados em corpo espiritual (soma pneumatikon), enquanto que, os corpos dos ímpios permanecerão em suas sepulturas até o dia do Juízo Final (Ap 20:12). Assim como Cristo ressuscitou corporalmente, também, os crentes salvos ressuscitarão corporalmente (Lc 24:39; Atos 7:55,56). Na lição referente à ressurreição tratamos sobre a natureza dos corpos ressurretos.
Os vivos preparados
O mesmo poder transformador operado nos corpos dos que morreram no Senhor atuará nos corpos dos crentes vivos naquele dia. Aos tessalonicenses, Paulo declarou: "depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados" (1 Ts 4:17); e aos coríntios, também, disse: "nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados" (1 Co 15:51). Quase que simultaneamente à ressurreição dos mortos em Cristo naquele momento, os vivos em Cristo também ouvirão a voz do arcanjo, e num tempo incontável, serão transformados e arrebatados ao encontro do Senhor nos ares. Os corpos mortais serão revestidos de imortalidade, porque nada terreno ou mortal poderá entrar na presença de Deus. Será o poder do espírito sobre a matéria, do incorruptível sobre o corruptível (1 Co 15:53.54). O arrebatamento dos vivos implica livrá-los do período terrível da Grande Tribulação.
(Pr. Antonio Gilberto - Revista Lições Bíblicas - CPAD - 3T 1998 - Lição 7)
A
RESSURREIÇÃO DO CORPO
“Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão?” 1 Coríntios 15.35
A ressurreição do corpo é uma doutrina
fundamental das Escrituras. Refere-se ao ato de Deus, de ressuscitar dentre os
mortos o corpo do salvo e reuni-lo à sua alma e espírito, dos quais esse corpo
esteve separado entre a morte e a ressurreição.
(1) A Bíblia revela pelo menos três
razões por que a ressurreição do corpo é necessária. (a) O corpo é parte
essencial da total personalidade do homem; o ser humano é incompleto sem o
corpo. Por conseguinte, a redenção que Cristo oferece abrange a pessoa total, inclusive
o corpo (Rm 8.18-25). (b) O corpo é o templo do Espírito Santo (6.19); na
ressurreição, ele voltará a ser templo do Espírito. (c) Para desfazer o
resultado do pecado em todas as áreas, o derradeiro inimigo do homem (a morte
do corpo) deve ser aniquilado pela ressurreição (15.26).
(2) Tanto as Escrituras do AT (cf. Hb
11.17-19 com Gn 22.1-4; Sl 16.10 com At 2.24ss; Jó 19.25-27; Is 26.19; Dn 12.2;
Os 13.14), como as Escrituras do NT (Lc 14.13,14; 20.35,36; Jo 5.21,28,29;
6.39,40,44,54; Co 15.22,23; Fp 3.11; 1Ts 4.14-16; Ap 20.4-6,13) ensinam a
ressurreição futura do corpo.
(3) Nossa ressurreição
corporal está garantida pela ressurreição de Cristo (ver Mt 28.6 nota; At
17.31; 1Co 15.12,20-23).
(4) Em termos gerais, o corpo
ressurreto do crente será semelhante ao corpo ressurreto de Nosso Senhor (Rm
8.29; 1Co 15.20,42-44,49; Fp 3.20,21; 1Jo 3.2). Mais especificamente, o corpo
ressurreto será: (a) um corpo que terá continuidade e identidade com o corpo
atual e que, portanto, será reconhecível (Lc 16.19-31); (b) um corpo
transformado em corpo celestial, apropriado para o novo céu e a nova terra
(15.42-44,47,48; Ap 21.1); (c) um corpo imperecível, não sujeito à deterioração
e à morte (15.42); (d) um corpo glorificado, como o de Cristo (15.43; Fp 3.20,21);
(e) um corpo poderoso, não sujeito às enfermidades, nem à fraqueza (15.43); (f)
um corpo espiritual (i.e., não natural, mas sobrenatural), não limitado pelas
leis da natureza (Lc 24.31; Jo 20.19; 1Co 15.44); (g) um corpo capaz de comer e
beber (Lc 14.15; 22.16-18,30; 24.43; At 10.41).
(5) Quando os crentes receberem seu
novo corpo se revestirão da imortalidade (15.53). As Escrituras indicam pelo
menos três propósitos nisso: (a) para que os crentes venham a ser tudo quanto
Deus pretendeu para o ser humano, quando o criou (cf. 2.9); (b) para que os
crentes venham a conhecer a Deus de modo completo, conforme Ele quer que eles o
conheçam (Jo 17.3); (c) a fim de que Deus expresse o seu amor aos seus filhos,
conforme Ele deseja (Jo 3.16; Ef 2.7; 1Jo 4.8-16).
(6) Os fiéis que estiverem vivos na
volta de Cristo, para buscar os seus, experimentarão a mesma transformação dos
que morrerem em Cristo antes do dia da ressurreição deles (15.51-54). Receberão
novos corpos, idênticos aos dos ressurretos nesse momento da volta de Cristo.
Nunca mais experimentarão a morte física (ver o estudo O ARREBATAMENTO DA
IGREJA).
(7) Jesus fala de uma ressurreição da
vida, para o crente, e de uma ressurreição de juízo, para o ímpio (Jo 5.28,29).
FONTE: Bíblia de
Estudo PENTECOSTAL- CPAD, pág.1766
[
Olá, estimado professor, segue abaixo material de apoio que o mesmo possa adicionar mais conteúdo para a sua aula.
Naquele dia, os mortos e os vivos em Cristo ouvirão a voz de chamamento da trombeta do Senhor pelo arcanjo, e "num abrir e fechar de olhos" (1 Co 15:51,52), estarão na presença do Senhor nos ares, com corpos glorificados.
A palavra "mortos" diz respeito aos santos que ressuscitarão com corpos transformados em corpo espiritual (soma pneumatikon), enquanto que, os corpos dos ímpios permanecerão em suas sepulturas até o dia do Juízo Final (Ap 20:12). Assim como Cristo ressuscitou corporalmente, também, os crentes salvos ressuscitarão corporalmente (Lc 24:39; Atos 7:55,56). Na lição referente à ressurreição tratamos sobre a natureza dos corpos ressurretos.
O mesmo poder transformador operado nos corpos dos que morreram no Senhor atuará nos corpos dos crentes vivos naquele dia. Aos tessalonicenses, Paulo declarou: "depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados" (1 Ts 4:17); e aos coríntios, também, disse: "nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados" (1 Co 15:51). Quase que simultaneamente à ressurreição dos mortos em Cristo naquele momento, os vivos em Cristo também ouvirão a voz do arcanjo, e num tempo incontável, serão transformados e arrebatados ao encontro do Senhor nos ares. Os corpos mortais serão revestidos de imortalidade, porque nada terreno ou mortal poderá entrar na presença de Deus. Será o poder do espírito sobre a matéria, do incorruptível sobre o corruptível (1 Co 15:53.54). O arrebatamento dos vivos implica livrá-los do período terrível da Grande Tribulação.
(Pr. Antonio Gilberto - Revista Lições Bíblicas - CPAD - 3T 1998 - Lição 7)
A
RESSURREIÇÃO DO CORPO
“Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão?” 1 Coríntios 15.35
A ressurreição do corpo é uma doutrina
fundamental das Escrituras. Refere-se ao ato de Deus, de ressuscitar dentre os
mortos o corpo do salvo e reuni-lo à sua alma e espírito, dos quais esse corpo
esteve separado entre a morte e a ressurreição.
(1) A Bíblia revela pelo menos três
razões por que a ressurreição do corpo é necessária. (a) O corpo é parte
essencial da total personalidade do homem; o ser humano é incompleto sem o
corpo. Por conseguinte, a redenção que Cristo oferece abrange a pessoa total, inclusive
o corpo (Rm 8.18-25). (b) O corpo é o templo do Espírito Santo (6.19); na
ressurreição, ele voltará a ser templo do Espírito. (c) Para desfazer o
resultado do pecado em todas as áreas, o derradeiro inimigo do homem (a morte
do corpo) deve ser aniquilado pela ressurreição (15.26).
(2) Tanto as Escrituras do AT (cf. Hb
11.17-19 com Gn 22.1-4; Sl 16.10 com At 2.24ss; Jó 19.25-27; Is 26.19; Dn 12.2;
Os 13.14), como as Escrituras do NT (Lc 14.13,14; 20.35,36; Jo 5.21,28,29;
6.39,40,44,54; Co 15.22,23; Fp 3.11; 1Ts 4.14-16; Ap 20.4-6,13) ensinam a
ressurreição futura do corpo.
(3) Nossa ressurreição
corporal está garantida pela ressurreição de Cristo (ver Mt 28.6 nota; At
17.31; 1Co 15.12,20-23).
(4) Em termos gerais, o corpo
ressurreto do crente será semelhante ao corpo ressurreto de Nosso Senhor (Rm
8.29; 1Co 15.20,42-44,49; Fp 3.20,21; 1Jo 3.2). Mais especificamente, o corpo
ressurreto será: (a) um corpo que terá continuidade e identidade com o corpo
atual e que, portanto, será reconhecível (Lc 16.19-31); (b) um corpo
transformado em corpo celestial, apropriado para o novo céu e a nova terra
(15.42-44,47,48; Ap 21.1); (c) um corpo imperecível, não sujeito à deterioração
e à morte (15.42); (d) um corpo glorificado, como o de Cristo (15.43; Fp 3.20,21);
(e) um corpo poderoso, não sujeito às enfermidades, nem à fraqueza (15.43); (f)
um corpo espiritual (i.e., não natural, mas sobrenatural), não limitado pelas
leis da natureza (Lc 24.31; Jo 20.19; 1Co 15.44); (g) um corpo capaz de comer e
beber (Lc 14.15; 22.16-18,30; 24.43; At 10.41).
(5) Quando os crentes receberem seu
novo corpo se revestirão da imortalidade (15.53). As Escrituras indicam pelo
menos três propósitos nisso: (a) para que os crentes venham a ser tudo quanto
Deus pretendeu para o ser humano, quando o criou (cf. 2.9); (b) para que os
crentes venham a conhecer a Deus de modo completo, conforme Ele quer que eles o
conheçam (Jo 17.3); (c) a fim de que Deus expresse o seu amor aos seus filhos,
conforme Ele deseja (Jo 3.16; Ef 2.7; 1Jo 4.8-16).
(6) Os fiéis que estiverem vivos na
volta de Cristo, para buscar os seus, experimentarão a mesma transformação dos
que morrerem em Cristo antes do dia da ressurreição deles (15.51-54). Receberão
novos corpos, idênticos aos dos ressurretos nesse momento da volta de Cristo.
Nunca mais experimentarão a morte física (ver o estudo O ARREBATAMENTO DA
IGREJA).
(7) Jesus fala de uma ressurreição da
vida, para o crente, e de uma ressurreição de juízo, para o ímpio (Jo 5.28,29).
FONTE: Bíblia de
Estudo PENTECOSTAL- CPAD, pág.1766
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Prezado (a) professor(a), esta lição será ministrada em um domingo muito
especial para os cristãos de todas as nações, véspera do Natal. Não sabemos ao
certo a data em que o Filho de Deus veio ao mundo, mas sabemos que o Verbo se
fez carne e habitou entre nós. O nascimento de Jesus nos faz ver o quanto Deus
é bom e amoroso, pois enviou seu Filho Unigénito para morrer na cruz em nosso
lugar. Não merecíamos tal salvação, mas Ele nos presenteou com tão grande
dádiva. O que poderemos oferecer a Deus pelo benefício da salvação? Não existe
nada que possamos oferecer ou fazer que possa pagar o que Jesus fez por nós.
Podemos somente adorá-lo demonstrando nossa gratidão. Então, louvemos o
Salvador neste Natal e durante todos os dias da nossa vida.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
A nossa salvação
traz-nos a um novo relacionamento que é muito melhor do que aquele que Adão e
Eva desfrutavam antes da Queda. A descrição da Nova Jerusalém demonstra que
Deus tem para nós um lugar melhor do que o Jardim do Éden, com todas as bênçãos
do Éden intensificadas. Deus é tão bom! Ele sempre nos restaura a algo melhor
do aquilo que perdemos. Desfrutamos da comunhão com Ele agora, mas o futuro
reserva-nos a 'comunhão intensificada com o Pai, o Filho e o Espírito Santo e
com todos os santos'. A vida na Nova Jerusalém será emocionante. Nosso Deus
infinito nunca ficará sem novas alegrias e bênçãos para oferecer aos redimidos.
E posto que as portas da cidade sempre estarão abertas (Ap 21.25; cf. Is
60.11), quem sabe o que os novos céus e terra terão para explorarmos?"
(HORTON, Stanley. Teologia Sistemática, 1 .ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p.
645).
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
As Escrituras prometem que o céu será um Reino de
perfeita bem-aventurança. Nos novos céus e na nova terra não haverá lugar para
lágrimas, dor, tristeza e pranto. Lá o povo de Deus habitará com Ele por toda a
eternidade, completamente livre de todos os efeitos do pecado e do mal. Deus é
retratado secando pessoalmente as lágrimas dos remidos. No céu, a morte estará
completamente aniquilada (1Co 15. 26). Ali não haverá doença, fome, problemas
ou tragédias. Haverá apenas a alegria completa e bênçãos eternas" (LAHAYE,
Tim. Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica, 1 .ed. Rio de Janeiro: CPAD,
2008, p. 112).
SUBSÍDIO DIDÁTICO
Fonte: Ensinador Cristão – n° 72
Uma das características da soteriologia pentecostal é a devoção à espera
do porvir. Por causa dessa devoção, os pentecostais são acusados injustamente
de escapistas, pessoas despreocupadas com as grandes questões do nosso tempo e
não engajadas em determinadas agendas políticas. É verdade que os pentecostais,
somos "pessimistas" em relação à natureza humana e à sua capacidade
de fazer o caminho ético necessário à vida. Esse pessimismo, em parte, reluz
mediante a doutrina do pecado original, bem como a certeza escatológica de que
só quando Cristo Jesus retornar gloriosamente é que o mundo experimentará uma
paz perfeita Ap 21.4. Para nós, a salvação em Cristo será plenamente realizada
quando estivermos para sempre com Cristo Fp 3.20,21. Ora, como diz a Palavra 1
Co 15.19. Para nós, os pentecostais, essa espera é inegociável; tal esperança
move a nossa fé.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Prezado (a) professor(a), esta lição será ministrada em um domingo muito
especial para os cristãos de todas as nações, véspera do Natal. Não sabemos ao
certo a data em que o Filho de Deus veio ao mundo, mas sabemos que o Verbo se
fez carne e habitou entre nós. O nascimento de Jesus nos faz ver o quanto Deus
é bom e amoroso, pois enviou seu Filho Unigénito para morrer na cruz em nosso
lugar. Não merecíamos tal salvação, mas Ele nos presenteou com tão grande
dádiva. O que poderemos oferecer a Deus pelo benefício da salvação? Não existe
nada que possamos oferecer ou fazer que possa pagar o que Jesus fez por nós.
Podemos somente adorá-lo demonstrando nossa gratidão. Então, louvemos o
Salvador neste Natal e durante todos os dias da nossa vida.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
A nossa salvação
traz-nos a um novo relacionamento que é muito melhor do que aquele que Adão e
Eva desfrutavam antes da Queda. A descrição da Nova Jerusalém demonstra que
Deus tem para nós um lugar melhor do que o Jardim do Éden, com todas as bênçãos
do Éden intensificadas. Deus é tão bom! Ele sempre nos restaura a algo melhor
do aquilo que perdemos. Desfrutamos da comunhão com Ele agora, mas o futuro
reserva-nos a 'comunhão intensificada com o Pai, o Filho e o Espírito Santo e
com todos os santos'. A vida na Nova Jerusalém será emocionante. Nosso Deus
infinito nunca ficará sem novas alegrias e bênçãos para oferecer aos redimidos.
E posto que as portas da cidade sempre estarão abertas (Ap 21.25; cf. Is
60.11), quem sabe o que os novos céus e terra terão para explorarmos?"
(HORTON, Stanley. Teologia Sistemática, 1 .ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p.
645).
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
As Escrituras prometem que o céu será um Reino de
perfeita bem-aventurança. Nos novos céus e na nova terra não haverá lugar para
lágrimas, dor, tristeza e pranto. Lá o povo de Deus habitará com Ele por toda a
eternidade, completamente livre de todos os efeitos do pecado e do mal. Deus é
retratado secando pessoalmente as lágrimas dos remidos. No céu, a morte estará
completamente aniquilada (1Co 15. 26). Ali não haverá doença, fome, problemas
ou tragédias. Haverá apenas a alegria completa e bênçãos eternas" (LAHAYE,
Tim. Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica, 1 .ed. Rio de Janeiro: CPAD,
2008, p. 112).
SUBSÍDIO DIDÁTICO
Fonte: Ensinador Cristão – n° 72
Uma das características da soteriologia pentecostal é a devoção à espera
do porvir. Por causa dessa devoção, os pentecostais são acusados injustamente
de escapistas, pessoas despreocupadas com as grandes questões do nosso tempo e
não engajadas em determinadas agendas políticas. É verdade que os pentecostais,
somos "pessimistas" em relação à natureza humana e à sua capacidade
de fazer o caminho ético necessário à vida. Esse pessimismo, em parte, reluz
mediante a doutrina do pecado original, bem como a certeza escatológica de que
só quando Cristo Jesus retornar gloriosamente é que o mundo experimentará uma
paz perfeita Ap 21.4. Para nós, a salvação em Cristo será plenamente realizada
quando estivermos para sempre com Cristo Fp 3.20,21. Ora, como diz a Palavra 1
Co 15.19. Para nós, os pentecostais, essa espera é inegociável; tal esperança
move a nossa fé.
Fantástico...parabéns por este blog...incrivelmente útil para nós professores da amada EBD!!!
ResponderExcluirHeloize, a paz do Senhor, obrigadoooooo ! Continue visitando semanalmente nosso Blog e por gentileza divulgue nosso Blog !
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