Aula Presencial dia 16 de Julho de 2017
Estimado professor, acredito que já tenha percebido que nosso slide semanal traz uma abordagem completa de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino, tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se ao conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado. Faça bom uso ! Baixe o Slide, Tenha liberdade de alterá-lo se desejar, Divulgue e Compartilhe
Aula Presencial dia 16 de Julho de 2017
Estimado professor, acredito que já tenha percebido que nosso slide semanal traz uma abordagem completa de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino, tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se ao conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado. Faça bom uso ! Baixe o Slide, Tenha liberdade de alterá-lo se desejar, Divulgue e Compartilhe
OBJETIVOS GERAL
Saber que cremos em um só
Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o
Espírito Santo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1 - Explicar as
construções bíblicas trinitárias;
2 - Mostrar que Deus é
trino e único;
3 - Conhecer algumas
crenças inadequadas a respeito da Trindade;
4 - Apresentar algumas
respostas às objeções acerca da Trindade.
TEXTO ÁUREO
"Portanto,
ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do
Pai, e do Filho, e do
Espírito Santo." (Mt 28.19)
VERDADE PRÁTICA
HINOS SUGERIDOS DA HARPA CRISTÃ
10 - Eu te Louvo
185 - Invocação e Louvor
507 - Celebrando a Comunhão
1 Coríntios 12:4-6
4 Ora, há
diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
5 E há diversidade de
ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
6 E há diversidade
de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
2 Coríntios 13:13
A graça do Senhor
Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos
vós. Amém.
Segunda-Feira – Gênesis 1:1
O nome hebraico Elohim, "Deus", é plural, e isso vislumbra a Trindade
1 : 1 No princípio criou Deus os céus e terra.
Terça-Feira – Gênesis 1:26
A doutrina da Trindade está implícita no Antigo Testamento desde o princípio
1 :26 Então disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastam sobre a terra.
Quarta-Feira – Filipenses 2:11
A Bíblia ensina que o Pai é Deus
2 : 11 e toda língua confesse que Cristo Jesus é o Senhor, para glória de Deus Pai.
Quinta-Feira – João 1:1
As Escrituras afirmam que o Filho é Deus
1 :1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Sexta-Feira – Atos 5:3,4
A palavra de Deus mostra a deidade do Espírito Santo
5 : 3 Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, retendo parte do preço da propriedade?
5 : 4 Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.
Sábado – Deuteronômio 6:4
O nome "Deus" ou "Senhor" se aplica ao Deus Trino e Uno
6 : 4 Ouve, ó Israel: O Senhor nosso Deus é o único Senhor.
INTRODUÇÃO
A doutrina da
Trindade é a verdade mais crucial do pensamento cristão, mas como conciliar o
monoteísmo revelado no Antigo Testamento com a divindade de cada pessoa da
Trindade? Esse é o enfoque da presente lição.
Olá, estimado professor, este assunto é bastante rico de informações, tal sua importância. Segue abaixo a definição de Trindade que achei interessante e quero compartilhar contigo:
Antes de tudo é preciso
definir o que é a doutrina da Trindade, pois até mesmo muitos cristãos se
perdem nesse quesito. Por "Trindade" não queremos dizer que
acreditamos em três deuses, pois para nós há somente um Deus (Isaías 43:10). Ao
invés disso, queremos dizer que na Divindade há três pessoas: o Pai, o Filho e
o Espírito Santo. Pode parecer um paradoxo, mas Deus é três e um
simultaneamente. Precisamos fazer distinção entre o termo "pessoa" e
"natureza". As pessoas em Deus são três, mas uma só é a natureza, que
consiste na onipotência, onisciência, onipresença etc.
Vários exemplos foram
apresentados para exemplificar esse caso; porém, o triângulo equilátero é o que
mais se aproxima desse conceito. Acompanhe:
O triângulo é
indivisível, assim como Deus (simbolizado por toda a figura). Todavia, cada
lado é distinto do outro e, contudo, formam a mesma figura, que só existe com
os três lados iguais; assim, tomando a analogia, o Pai não é o Filho, o Filho
não é o Espírito Santo e vice e versa; porém, eles constituem o mesmo Deus. A
individualidade pessoal é mantida, bem como a unidade. Assim, Deus não é
somente o Pai, nem somente o Filho, e nem tampouco somente o Espírito Santo.
Deus é o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
(Apostila Trindade - Universidade da Bíblia - Página 3)
E ai gostou desta definição sobre a Trindade? ela é mais precisa do que o exemplo do ovo e das "formas" da água que mencionei no Slide. Coloquei também o triangulo na introdução no Slide para facilitar a explicação do termo Trindade aos seus alunos.
I - CONSTRUÇÕES BÍBLICAS TRINITARIAS
1. A unidade na Trindade (1Co 12.4-6).
Uma leitura
superficial dessa passagem pode levar alguém a argumentar que o texto não diz
que cada uma dessas pessoas é Deus, como costumam fazer determinados grupos
tidos como cristãos. O apóstolo Paulo se refere à Trindade usando outra
linguagem. Ele afirma a unidade de Deus, uma só essência e substância, em
diversidade de manifestações de cada Pessoa distinta. E declara que o Espírito
é o mesmo, o Senhor é o mesmo e o Deus Pai é o mesmo. É a unidade na
diversidade.
A Bíblia nos ensina que
enquanto há um só Deus (Deuteronômio 6:4), há três personalidades na divindade
(Mateus 28:19; I João 5:7). Neste estudo da divindade do Espírito Santo seria
ajudador se relembrássemos do relacionamento entre as Pessoas do Deus Trino.
A. Deus, o Espírito
Santo - Teologicamente falamos do Espírito Santo como a Terceira Pessoa da
Trindade e é Ele quem Procede do Pai e do Filho (João 15:26; Salmos 104:30;
Gálatas 4:6; Filipenses 1:19). "Processão Eterna" esta frase é usada
para descrever o relacionamento do Espírito Santo com o Pai e o Filho.
B. Deus, o Filho - Jesus
Cristo é o Filho unigênito do Pai. Cristo tem sido sempre o Filho do pai
(Gálatas 4:4; João 3:16; Isaías 9:6). "Geração Eterna" esta frase é
usada para descrever o relacionamento do Filho entre o pai. Teologicamente
falamos de Cristo como a Segunda Pessoa da Trindade.
C. Deus, o Pai - O pai
nem "procede" e nem é "gerado" por ninguém e assim falamos
dEle como a Primeira Pessoa da Trindade. Devemos lembrar-nos que estes termos
nunca podem implicar inferioridade às Pessoas Divinas. Mesmo que estes
relacionamentos a nos não sejam compreendidos mentalmente, eles devem ser
aceitos ou logo nos afastaremos da doutrina do Trinitarianismo para o
Unitarianismo (que vermos no tópico III - monarquianistas modalistas)
(Apostila Pneumatologia - Universidade da Bíblia - Página 6).
2. A bênção apostólica (2 Co 13.13).
Há aqui certo
paralelismo com a bênção final não é comum nas epístolas paulinas. Não parece
haver aqui intenção de explicar a doutrina da Trindade. Trata-se do
pronunciamento habitual do ministro de culto ao despedir os fiéis no fim das
reuniões nas primeiras décadas da história da Igreja. Se isso puder ser
confirmado, significa que os cristãos já estavam conscientes dessa realidade
divina desde muito cedo na vida da Igreja. A fonte da graça do Senhor Jesus é o
amor de Deus no Espírito Santo. É uma saudação trinitária.
3. O Deus trino e uno revelado (Ef 4.4-6).
Temos aqui a
diversidade de operações e funções na unidade de Deus. É Deus quem nos chama
por meio do Espírito Santo. Jesus é o nosso Senhor, a fonte de nossa fé e esperança.
O Pai, o Filho e o Espírito Santo são iguais em poder, glória e majestade, que
subsistem desde a eternidade em uma só substância indivisível, mas manifestos
na história salvífica em formas pessoais e funções distintas (1Pe 1.2).
II - O DEUS TRINO E UNO
1. Uma questão crucial.
A Bíblia mostra com
clareza meridiana a divindade do Filho: "e o Verbo era Deus" (Jo
1.1). Trata-se de uma divindade plena e absoluta: "porque nele habita
corporalmente toda a plenitude da divindade" (Cl 2.9).
As Escrituras
afirmam também que o Espírito Santo é Deus: "Não sabeis vós que sois o
templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?" (1Co 3.16); e é
também Senhor: "Ora, o SENHOR é o Espírito" (2 Co 3.17, ARA). Como
conciliar essa verdade com o monoteísmo ratificado pelo próprio Senhor Jesus?
(Mc 12.29,30). Tal não se trata de triteísmo, isto é, "três deuses",
pois existe um só Deus e Deus é um só (1Co 8.6; Gl 3.20). A única explicação é
a Trindade.
2. A Trindade.
A Trindade está
presente na Bíblia desde o Antigo Testamento (Gn 1.26; 3.22; Is 6.8). O Senhor
Jesus apresenta o Pai e o Espírito Santo num tipo de relacionamento "eu,
tu ele" (Jo 16.7-16). Antes de sua ascensão ao céu, Jesus mandou que os
discípulos batizassem "em nome do Pai, e do Filho e do Espírito
Santo" (Mt 28.19). Essa é a passagem bíblica mais contundente em favor da
Trindade. Temos aqui um conceito trinitário muito claro e vívido. Trata-se de
um resumo da realidade divina ensinada durante seu ministério acerca de si
mesmo e do Pai (Mt 11.27) e do Espírito Santo (Mt 12.28).
A Igreja, desde a
antiguidade, resume essas passagens bíblicas na fé em um só Deus que subsiste
eternamente em três pessoas distintas.
Gênesis 1:26
Por que Deus usa a forma plural: "Façamos o homem à nossa imagem"? Uma teoria diz que isto é uma referência à Trindade: Deus Pai, Jesus Cristo, seu Filho, e o Espírito Santo, todos Eles, Deus.
Outra teoria é a de que a forma plural é usada para indicar majestade; reis, tradicionalmente, usavam a forma plural, para se referir a si mesmos.
A gramática não decide a questão, mas, de qualquer maneira, foi Deus quem criou os humanos à sua imagem, e se revelou a nós como uma Trindade, claramente, por todo o conjunto das Escrituras.
Atos 1:4-5
A Trindade é uma descrição do relacionamento exclusivo entre Deus Pai, o Filho e o Espírito Santo. Se Jesus tivesse ficado na terra, sua presença física teria limitado a transmissão das boas-novas, porque, fisicamente, Ele poderia estar em um único lugar por vez. Depois que Cristo retornou ao céu, Ele estaria presente, espiritualmente, em todos os lugares, por intermédio do Espírito Santo. O Espírito Santo foi enviado para que Deus, estivesse com seus seguidores, e dentro deles, depois que Cristo tivesse retornado ao céu. O Espírito os consolaria, os guiaria ao conhecimento da sua verdade, lhes daria as palavras certas a dizer, e os encheria de poder.
Romanos 5:5-6
Todos os três membros da Trindade estão envolvidos na salvação. O Pai nos amou tanto, que enviou seu Filho, para preencher o abismo entre nós (Jo 3:16). O Pai e o Filho enviam o Espírito Santo para encher nossas vidas de amor, e para nos capacitar a vivermos pelo seu poder (At 1:8). Com todo esse cuidado e amor, como podemos fazer menos que servi-lo completamente?
III - AS CRENÇAS INADEQUADAS
1. Os monarquianistas dinâmicos.
Trata-se de um
movimento que surgiu após a metade do segundo século em torno do monoteísmo
cristão. Tertuliano, um dos líderes cristãos daquela geração, polemizou com
eles, chamando-os de monarquianistas (do grego,monarchia, "governo
exercido por um único soberano"). Eles ensinavam que Jesus recebeu a dynamis, "poder", em grego,
por ocasião do seu batismo no rio Jordão; outros afirmavam que Jesus se tornou
divino por ocasião de sua ressurreição. Todas as ideias do movimento negavam a
deidade absoluta de Jesus e contrariavam a crença desde a Era Apostólica, que
considerava Jesus "o verdadeiro Deus e a vida eterna" (l Jo 5.20).
Eles são os ancestrais do arianismo.
Marcos 1:10-11
O Espírito desceu sobre Jesus como uma pomba, e a voz dos céus proclamou a aprovação do Pai a Jesus, como seu Filho divino. Aqui, vemos juntos todos os três membros da trindade - Deus Pai, Deus Filho, e Deus Espírito Santo (Veja Mt 28:19, Lc 1:35; Jo 15:16; Ef 2:18; 1Ts 1:2-5; 1Pe 1:2). A pomba e a voz dos céus foram sinais de que Jesus era o Messias. Muitas pessoas querem algo tangível, visível e "real" antes que possam crer.
2. Os monarquianistas modalistas.
Esses são assim
identificados porque ensinavam que Deus aparece de modos diferentes. Para eles,
Deus aparece com a máscara de Pai na obra criadora, com a máscara de Filho no
seu nascimento e na ascensão, e a partir daí aparece com a máscara de Espírito
Santo. Pai, Filho e Espírito Santo não são três pessoas, mas três faces,
semblantes ou máscaras. É a doutrina unicista que nega a Trindade, Trata-se de
um erro teológico crasso, pois a Bíblia é clara na distinção dessas pessoas (Mt
3.16,17; Jo 8.17,18; 2 Jo 3). O bispo Sabélio foi o principal expoente dessa
doutrina, por isso ela é conhecida como sabelianismo. Seus herdeiros
espirituais ainda estão por aí. O resumo teológico deles é o seguinte: Deus é
Jesus; no entanto, a Bíblia ensina que Jesus é Deus.
Estimado Professor, coloquei no Slide: a Igreja Voz da Verdade, a Igreja Tabernáculo da Fé seguem a doutrina unicista, e ai surge a pergunta que não quer se calar: Precisamos crer na doutrina da Trindade para ser salvo ? no final da vídeo aula que disponibilizei abaixo do Pr. Esequias Soares, nosso pastor afirma da seguinte forma no minuto (20:00 em diante) que "a heresia unicista e unitarista levam a condenação".
Amados, com todo respeito a colocação do Pr. Esequias Soares, não penso da mesma forma, acredito que para responder essa pergunta, é necessário fazer uma outra pergunta: Eles não creem na doutrina da Trindade, mas a doutrina que eles defendem ou ensinam afeta a divindade de Jesus Cristo e a crença que Jesus é o único Salvador ? Se não afeta não vejo que comprometa a salvação deles por não acreditar na doutrina da Trindade, veja bem:
Unicistas: Acreditam em Jesus Cristo como Deus e Salvador
Monarquistas dinâmicos: Negam a divindade de Jesus Cristo
No caso, não vejo problemas com os Unicistas e vejo problemas com os Monarquistas dinâmicos e unitaristas (ex.Testemunha de Jeová).
Se desejar deixe sua opinião no comentário desta lição logo abaixo.
3. O arianismo.
É o nome da
doutrina formulada por Ário e do movimento que ele fundou em Alexandria, Egito,
no ano 318. Sua doutrina contrariava a crença ortodoxa seguida pelas igrejas
desde o período apostólico. Ário ensinava que o Senhor Jesus não era da mesma
substância do Pai; era criatura, criado do nada, uma classe divina de natureza
inferior, nem divina nem humana, uma terceira classe entre a deidade e a
humanidade. A palavra de ordem de seus seguidores era: "Houve tempo em que
o Verbo não existia". Mas o ensino bíblico sustentado pelas igrejas desde
o princípio afirma que o Filho é eterno (Is 9.6), pois transcende a criação:
"E ele é antes
de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele" (Cl 1.17).
IV - RESPOSTA AS OBJEÇÕES ACERCA DA TRINDADE
1. Esclarecimento.
Os unicistas
modernos pregam que a doutrina da Trindade é uma invenção do Concílio de
Niceia, por ordem de um imperador romano pagão. Mas esses movimentos estão
equivocados, pois mais de cem anos antes Tertuliano já havia formulado a
doutrina da Trindade. Além disso, o tema do referido Concílio, o Filho,
reafirma a deidade de Jesus e a sua consubstancialidade com o Pai. O Credo não
traz informação alguma sobre o Espírito Santo. O documento aprovado em Niceia
tornou-se ponto de partida, ao invés de ponto de chegada. A controvérsia
prosseguiu por duas razões principais: a volta do arianismo e a indefinição
sobre o Espírito Santo.
2. A definição de Tertuliano.
Ele foi o
neologista da Igreja que criou o termo "Trindade", na seguinte
declaração: "Todos são um, por unidade de substância, embora ainda esteja
oculto o mistério da dispensação que distribui a unidade numa Trindade,
colocando em sua ordem os três. Pai, Filho e Espírito Santo; três contudo, não
em essência, mas em grau; não em substância, mas em forma; não em poder, mas em
aparência; pois eles são de uma só substância e de uma só essência e de um
poder só, já que é de um só Deus que esses graus e formas e aspectos são
reconhecidos com o nome de Pai, Filho e Espírito Santo (Contra Práxeas, II). Um
só Deus, portanto, a essência, a substância e o poder são um só; mas a
diferença está no grau, na forma e na aparência que chamamos de
"pessoas" (Mt 28.19).
3. Formulação definitiva da Trindade.
Isso só aconteceu
no Concílio de Constantinopla em 381, com base nos trabalhos de Atanásio que
combateram os arianistas e também os grupos contrários à doutrina do Espírito
Santo, como os pneumatomacianos e os tropicianos; e com base nas obras dos
chamados pais capadócios: Basílio de Cesareia, Gregório de Nissa e Gregório de
Nazianzo. O Credo Niceno-Constantinopolitano reafirma o Credo de Niceia e
define a divindade do Espírito Santo, estabelecendo de uma vez por todas a
doutrina da Santíssima Trindade.
CONCLUSÃO
Diante do exposto,
está claro que a doutrina da Trindade é bíblica e está presente desde o Gênesis
até o Apocalipse.
Talvez fosse bom
concluirmos esta parte do estudo com uma citação da velha Confissão da Fé
Batista da Filadélfia:
"Neste
Ser divino e infinito há três Pessoas, o Pai, a Palavra (Filho), e o Espírito
Santo, de uma só substância, poder e eternidade, cada uma tendo toda a essência
divina, sem dividir a tal: O pai não é gerado nem procedido de; o Filho é
gerado eternamente pelo Pai; o Espírito Santo procede do Pai e do Filho;
completamente infinito, sem começo, portanto, só um Deus, Que não é dividido em
natureza nem ser, mas distingüido por propriedades peculiares e relativas, e
por relações pessoais; qual doutrina senão a da Trindade é o alicerce de toda e
qualquer comunhão com Deus, e dependência confortável nEle."
(Apostila Pneumatologia - Universidade da Bíblia - Página 6).
PARA REFLETIR
A respeito da Santíssima Trindade: Um só Deus em três pessoas, responda:
Qual a passagem bíblica mais contundente em favor da Trindade?
Mateus 28:19
O que significa ser "unicista"?
Significa crer na doutrina que nega a doutrina da trindade.
O que é arianismo?
É a doutrina formulada por Ário e o movimento que ele fundou em Alexandria, Egito. Ário ensinava que o Senhor Jesus não era da mesma substância do Pai.
Quem criou o termo Trindade no mundo Ocidental?
Tertuliano
Quando e onde a formulação trinitária se definiu?
A formulação trinitária só aconteceu no Concílio de Constantinopla em 381.
BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, A Razão da Nossa Fé - Assim cremos, assim viveremos, Comentarista Esequias Soares, 3 Trimestre 2017.
OBJETIVOS GERAL
Saber que cremos em um só
Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o
Espírito Santo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1 - Explicar as
construções bíblicas trinitárias;
2 - Mostrar que Deus é
trino e único;
3 - Conhecer algumas
crenças inadequadas a respeito da Trindade;
4 - Apresentar algumas
respostas às objeções acerca da Trindade. |
TEXTO ÁUREO
"Portanto,
ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do
Pai, e do Filho, e do
Espírito Santo." (Mt 28.19)
VERDADE PRÁTICA
HINOS SUGERIDOS DA HARPA CRISTÃ
10 - Eu te Louvo
185 - Invocação e Louvor
507 - Celebrando a Comunhão
1 Coríntios 12:4-6
|
4 Ora, há
diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
5 E há diversidade de
ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
6 E há diversidade
de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. |
2 Coríntios 13:13
|
A graça do Senhor
Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos
vós. Amém.
|
Segunda-Feira – Gênesis 1:1
O nome hebraico Elohim, "Deus", é plural, e isso vislumbra a Trindade
|
1 : 1 No princípio criou Deus os céus e terra.
|
Terça-Feira – Gênesis 1:26
A doutrina da Trindade está implícita no Antigo Testamento desde o princípio
|
1 :26 Então disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastam sobre a terra.
|
Quarta-Feira – Filipenses 2:11
A Bíblia ensina que o Pai é Deus
|
2 : 11 e toda língua confesse que Cristo Jesus é o Senhor, para glória de Deus Pai.
|
Quinta-Feira – João 1:1
As Escrituras afirmam que o Filho é Deus
|
1 :1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
|
Sexta-Feira – Atos 5:3,4
A palavra de Deus mostra a deidade do Espírito Santo
|
5 : 3 Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, retendo parte do preço da propriedade?
5 : 4 Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. |
Sábado – Deuteronômio 6:4
O nome "Deus" ou "Senhor" se aplica ao Deus Trino e Uno
|
6 : 4 Ouve, ó Israel: O Senhor nosso Deus é o único Senhor.
|
INTRODUÇÃO
A doutrina da
Trindade é a verdade mais crucial do pensamento cristão, mas como conciliar o
monoteísmo revelado no Antigo Testamento com a divindade de cada pessoa da
Trindade? Esse é o enfoque da presente lição.
Olá, estimado professor, este assunto é bastante rico de informações, tal sua importância. Segue abaixo a definição de Trindade que achei interessante e quero compartilhar contigo:
Antes de tudo é preciso
definir o que é a doutrina da Trindade, pois até mesmo muitos cristãos se
perdem nesse quesito. Por "Trindade" não queremos dizer que
acreditamos em três deuses, pois para nós há somente um Deus (Isaías 43:10). Ao
invés disso, queremos dizer que na Divindade há três pessoas: o Pai, o Filho e
o Espírito Santo. Pode parecer um paradoxo, mas Deus é três e um
simultaneamente. Precisamos fazer distinção entre o termo "pessoa" e
"natureza". As pessoas em Deus são três, mas uma só é a natureza, que
consiste na onipotência, onisciência, onipresença etc.
Vários exemplos foram
apresentados para exemplificar esse caso; porém, o triângulo equilátero é o que
mais se aproxima desse conceito. Acompanhe:
O triângulo é
indivisível, assim como Deus (simbolizado por toda a figura). Todavia, cada
lado é distinto do outro e, contudo, formam a mesma figura, que só existe com
os três lados iguais; assim, tomando a analogia, o Pai não é o Filho, o Filho
não é o Espírito Santo e vice e versa; porém, eles constituem o mesmo Deus. A
individualidade pessoal é mantida, bem como a unidade. Assim, Deus não é
somente o Pai, nem somente o Filho, e nem tampouco somente o Espírito Santo.
Deus é o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
(Apostila Trindade - Universidade da Bíblia - Página 3)
I - CONSTRUÇÕES BÍBLICAS TRINITARIAS
1. A unidade na Trindade (1Co 12.4-6).
Uma leitura
superficial dessa passagem pode levar alguém a argumentar que o texto não diz
que cada uma dessas pessoas é Deus, como costumam fazer determinados grupos
tidos como cristãos. O apóstolo Paulo se refere à Trindade usando outra
linguagem. Ele afirma a unidade de Deus, uma só essência e substância, em
diversidade de manifestações de cada Pessoa distinta. E declara que o Espírito
é o mesmo, o Senhor é o mesmo e o Deus Pai é o mesmo. É a unidade na
diversidade.
A Bíblia nos ensina que
enquanto há um só Deus (Deuteronômio 6:4), há três personalidades na divindade
(Mateus 28:19; I João 5:7). Neste estudo da divindade do Espírito Santo seria
ajudador se relembrássemos do relacionamento entre as Pessoas do Deus Trino.
A. Deus, o Espírito
Santo - Teologicamente falamos do Espírito Santo como a Terceira Pessoa da
Trindade e é Ele quem Procede do Pai e do Filho (João 15:26; Salmos 104:30;
Gálatas 4:6; Filipenses 1:19). "Processão Eterna" esta frase é usada
para descrever o relacionamento do Espírito Santo com o Pai e o Filho.
B. Deus, o Filho - Jesus
Cristo é o Filho unigênito do Pai. Cristo tem sido sempre o Filho do pai
(Gálatas 4:4; João 3:16; Isaías 9:6). "Geração Eterna" esta frase é
usada para descrever o relacionamento do Filho entre o pai. Teologicamente
falamos de Cristo como a Segunda Pessoa da Trindade.
C. Deus, o Pai - O pai
nem "procede" e nem é "gerado" por ninguém e assim falamos
dEle como a Primeira Pessoa da Trindade. Devemos lembrar-nos que estes termos
nunca podem implicar inferioridade às Pessoas Divinas. Mesmo que estes
relacionamentos a nos não sejam compreendidos mentalmente, eles devem ser
aceitos ou logo nos afastaremos da doutrina do Trinitarianismo para o
Unitarianismo (que vermos no tópico III - monarquianistas modalistas)
(Apostila Pneumatologia - Universidade da Bíblia - Página 6).
2. A bênção apostólica (2 Co 13.13).
Há aqui certo
paralelismo com a bênção final não é comum nas epístolas paulinas. Não parece
haver aqui intenção de explicar a doutrina da Trindade. Trata-se do
pronunciamento habitual do ministro de culto ao despedir os fiéis no fim das
reuniões nas primeiras décadas da história da Igreja. Se isso puder ser
confirmado, significa que os cristãos já estavam conscientes dessa realidade
divina desde muito cedo na vida da Igreja. A fonte da graça do Senhor Jesus é o
amor de Deus no Espírito Santo. É uma saudação trinitária.
3. O Deus trino e uno revelado (Ef 4.4-6).
Temos aqui a
diversidade de operações e funções na unidade de Deus. É Deus quem nos chama
por meio do Espírito Santo. Jesus é o nosso Senhor, a fonte de nossa fé e esperança.
O Pai, o Filho e o Espírito Santo são iguais em poder, glória e majestade, que
subsistem desde a eternidade em uma só substância indivisível, mas manifestos
na história salvífica em formas pessoais e funções distintas (1Pe 1.2).
II - O DEUS TRINO E UNO
1. Uma questão crucial.
A Bíblia mostra com
clareza meridiana a divindade do Filho: "e o Verbo era Deus" (Jo
1.1). Trata-se de uma divindade plena e absoluta: "porque nele habita
corporalmente toda a plenitude da divindade" (Cl 2.9).
As Escrituras
afirmam também que o Espírito Santo é Deus: "Não sabeis vós que sois o
templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?" (1Co 3.16); e é
também Senhor: "Ora, o SENHOR é o Espírito" (2 Co 3.17, ARA). Como
conciliar essa verdade com o monoteísmo ratificado pelo próprio Senhor Jesus?
(Mc 12.29,30). Tal não se trata de triteísmo, isto é, "três deuses",
pois existe um só Deus e Deus é um só (1Co 8.6; Gl 3.20). A única explicação é
a Trindade.
2. A Trindade.
A Trindade está
presente na Bíblia desde o Antigo Testamento (Gn 1.26; 3.22; Is 6.8). O Senhor
Jesus apresenta o Pai e o Espírito Santo num tipo de relacionamento "eu,
tu ele" (Jo 16.7-16). Antes de sua ascensão ao céu, Jesus mandou que os
discípulos batizassem "em nome do Pai, e do Filho e do Espírito
Santo" (Mt 28.19). Essa é a passagem bíblica mais contundente em favor da
Trindade. Temos aqui um conceito trinitário muito claro e vívido. Trata-se de
um resumo da realidade divina ensinada durante seu ministério acerca de si
mesmo e do Pai (Mt 11.27) e do Espírito Santo (Mt 12.28).
A Igreja, desde a
antiguidade, resume essas passagens bíblicas na fé em um só Deus que subsiste
eternamente em três pessoas distintas.
Gênesis 1:26
Por que Deus usa a forma plural: "Façamos o homem à nossa imagem"? Uma teoria diz que isto é uma referência à Trindade: Deus Pai, Jesus Cristo, seu Filho, e o Espírito Santo, todos Eles, Deus.Outra teoria é a de que a forma plural é usada para indicar majestade; reis, tradicionalmente, usavam a forma plural, para se referir a si mesmos.
A gramática não decide a questão, mas, de qualquer maneira, foi Deus quem criou os humanos à sua imagem, e se revelou a nós como uma Trindade, claramente, por todo o conjunto das Escrituras.
Atos 1:4-5
A Trindade é uma descrição do relacionamento exclusivo entre Deus Pai, o Filho e o Espírito Santo. Se Jesus tivesse ficado na terra, sua presença física teria limitado a transmissão das boas-novas, porque, fisicamente, Ele poderia estar em um único lugar por vez. Depois que Cristo retornou ao céu, Ele estaria presente, espiritualmente, em todos os lugares, por intermédio do Espírito Santo. O Espírito Santo foi enviado para que Deus, estivesse com seus seguidores, e dentro deles, depois que Cristo tivesse retornado ao céu. O Espírito os consolaria, os guiaria ao conhecimento da sua verdade, lhes daria as palavras certas a dizer, e os encheria de poder.
Romanos 5:5-6
Todos os três membros da Trindade estão envolvidos na salvação. O Pai nos amou tanto, que enviou seu Filho, para preencher o abismo entre nós (Jo 3:16). O Pai e o Filho enviam o Espírito Santo para encher nossas vidas de amor, e para nos capacitar a vivermos pelo seu poder (At 1:8). Com todo esse cuidado e amor, como podemos fazer menos que servi-lo completamente?
III - AS CRENÇAS INADEQUADAS
1. Os monarquianistas dinâmicos.
Trata-se de um
movimento que surgiu após a metade do segundo século em torno do monoteísmo
cristão. Tertuliano, um dos líderes cristãos daquela geração, polemizou com
eles, chamando-os de monarquianistas (do grego,monarchia, "governo
exercido por um único soberano"). Eles ensinavam que Jesus recebeu a dynamis, "poder", em grego,
por ocasião do seu batismo no rio Jordão; outros afirmavam que Jesus se tornou
divino por ocasião de sua ressurreição. Todas as ideias do movimento negavam a
deidade absoluta de Jesus e contrariavam a crença desde a Era Apostólica, que
considerava Jesus "o verdadeiro Deus e a vida eterna" (l Jo 5.20).
Eles são os ancestrais do arianismo.
Marcos 1:10-11
O Espírito desceu sobre Jesus como uma pomba, e a voz dos céus proclamou a aprovação do Pai a Jesus, como seu Filho divino. Aqui, vemos juntos todos os três membros da trindade - Deus Pai, Deus Filho, e Deus Espírito Santo (Veja Mt 28:19, Lc 1:35; Jo 15:16; Ef 2:18; 1Ts 1:2-5; 1Pe 1:2). A pomba e a voz dos céus foram sinais de que Jesus era o Messias. Muitas pessoas querem algo tangível, visível e "real" antes que possam crer.
2. Os monarquianistas modalistas.
Esses são assim
identificados porque ensinavam que Deus aparece de modos diferentes. Para eles,
Deus aparece com a máscara de Pai na obra criadora, com a máscara de Filho no
seu nascimento e na ascensão, e a partir daí aparece com a máscara de Espírito
Santo. Pai, Filho e Espírito Santo não são três pessoas, mas três faces,
semblantes ou máscaras. É a doutrina unicista que nega a Trindade, Trata-se de
um erro teológico crasso, pois a Bíblia é clara na distinção dessas pessoas (Mt
3.16,17; Jo 8.17,18; 2 Jo 3). O bispo Sabélio foi o principal expoente dessa
doutrina, por isso ela é conhecida como sabelianismo. Seus herdeiros
espirituais ainda estão por aí. O resumo teológico deles é o seguinte: Deus é
Jesus; no entanto, a Bíblia ensina que Jesus é Deus.
Estimado Professor, coloquei no Slide: a Igreja Voz da Verdade, a Igreja Tabernáculo da Fé seguem a doutrina unicista, e ai surge a pergunta que não quer se calar: Precisamos crer na doutrina da Trindade para ser salvo ? no final da vídeo aula que disponibilizei abaixo do Pr. Esequias Soares, nosso pastor afirma da seguinte forma no minuto (20:00 em diante) que "a heresia unicista e unitarista levam a condenação".
Amados, com todo respeito a colocação do Pr. Esequias Soares, não penso da mesma forma, acredito que para responder essa pergunta, é necessário fazer uma outra pergunta: Eles não creem na doutrina da Trindade, mas a doutrina que eles defendem ou ensinam afeta a divindade de Jesus Cristo e a crença que Jesus é o único Salvador ? Se não afeta não vejo que comprometa a salvação deles por não acreditar na doutrina da Trindade, veja bem:Unicistas: Acreditam em Jesus Cristo como Deus e Salvador
Monarquistas dinâmicos: Negam a divindade de Jesus Cristo
No caso, não vejo problemas com os Unicistas e vejo problemas com os Monarquistas dinâmicos e unitaristas (ex.Testemunha de Jeová).
Se desejar deixe sua opinião no comentário desta lição logo abaixo.
3. O arianismo.
É o nome da
doutrina formulada por Ário e do movimento que ele fundou em Alexandria, Egito,
no ano 318. Sua doutrina contrariava a crença ortodoxa seguida pelas igrejas
desde o período apostólico. Ário ensinava que o Senhor Jesus não era da mesma
substância do Pai; era criatura, criado do nada, uma classe divina de natureza
inferior, nem divina nem humana, uma terceira classe entre a deidade e a
humanidade. A palavra de ordem de seus seguidores era: "Houve tempo em que
o Verbo não existia". Mas o ensino bíblico sustentado pelas igrejas desde
o princípio afirma que o Filho é eterno (Is 9.6), pois transcende a criação:
"E ele é antes
de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele" (Cl 1.17).
IV - RESPOSTA AS OBJEÇÕES ACERCA DA TRINDADE
1. Esclarecimento.
Os unicistas
modernos pregam que a doutrina da Trindade é uma invenção do Concílio de
Niceia, por ordem de um imperador romano pagão. Mas esses movimentos estão
equivocados, pois mais de cem anos antes Tertuliano já havia formulado a
doutrina da Trindade. Além disso, o tema do referido Concílio, o Filho,
reafirma a deidade de Jesus e a sua consubstancialidade com o Pai. O Credo não
traz informação alguma sobre o Espírito Santo. O documento aprovado em Niceia
tornou-se ponto de partida, ao invés de ponto de chegada. A controvérsia
prosseguiu por duas razões principais: a volta do arianismo e a indefinição
sobre o Espírito Santo.
2. A definição de Tertuliano.
Ele foi o
neologista da Igreja que criou o termo "Trindade", na seguinte
declaração: "Todos são um, por unidade de substância, embora ainda esteja
oculto o mistério da dispensação que distribui a unidade numa Trindade,
colocando em sua ordem os três. Pai, Filho e Espírito Santo; três contudo, não
em essência, mas em grau; não em substância, mas em forma; não em poder, mas em
aparência; pois eles são de uma só substância e de uma só essência e de um
poder só, já que é de um só Deus que esses graus e formas e aspectos são
reconhecidos com o nome de Pai, Filho e Espírito Santo (Contra Práxeas, II). Um
só Deus, portanto, a essência, a substância e o poder são um só; mas a
diferença está no grau, na forma e na aparência que chamamos de
"pessoas" (Mt 28.19).
3. Formulação definitiva da Trindade.
Isso só aconteceu
no Concílio de Constantinopla em 381, com base nos trabalhos de Atanásio que
combateram os arianistas e também os grupos contrários à doutrina do Espírito
Santo, como os pneumatomacianos e os tropicianos; e com base nas obras dos
chamados pais capadócios: Basílio de Cesareia, Gregório de Nissa e Gregório de
Nazianzo. O Credo Niceno-Constantinopolitano reafirma o Credo de Niceia e
define a divindade do Espírito Santo, estabelecendo de uma vez por todas a
doutrina da Santíssima Trindade.
CONCLUSÃO
Diante do exposto,
está claro que a doutrina da Trindade é bíblica e está presente desde o Gênesis
até o Apocalipse.
Talvez fosse bom
concluirmos esta parte do estudo com uma citação da velha Confissão da Fé
Batista da Filadélfia:
"Neste
Ser divino e infinito há três Pessoas, o Pai, a Palavra (Filho), e o Espírito
Santo, de uma só substância, poder e eternidade, cada uma tendo toda a essência
divina, sem dividir a tal: O pai não é gerado nem procedido de; o Filho é
gerado eternamente pelo Pai; o Espírito Santo procede do Pai e do Filho;
completamente infinito, sem começo, portanto, só um Deus, Que não é dividido em
natureza nem ser, mas distingüido por propriedades peculiares e relativas, e
por relações pessoais; qual doutrina senão a da Trindade é o alicerce de toda e
qualquer comunhão com Deus, e dependência confortável nEle."
(Apostila Pneumatologia - Universidade da Bíblia - Página 6).
PARA REFLETIR
A respeito da Santíssima Trindade: Um só Deus em três pessoas, responda:
Qual a passagem bíblica mais contundente em favor da Trindade?
Mateus 28:19
O que significa ser "unicista"?
Significa crer na doutrina que nega a doutrina da trindade.
O que é arianismo?
É a doutrina formulada por Ário e o movimento que ele fundou em Alexandria, Egito. Ário ensinava que o Senhor Jesus não era da mesma substância do Pai.
Quem criou o termo Trindade no mundo Ocidental?
Tertuliano
Quando e onde a formulação trinitária se definiu?
A formulação trinitária só aconteceu no Concílio de Constantinopla em 381.
BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, A Razão da Nossa Fé - Assim cremos, assim viveremos, Comentarista Esequias Soares, 3 Trimestre 2017.
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, A Razão da Nossa Fé - Assim cremos, assim viveremos, Comentarista Esequias Soares, 3 Trimestre 2017.
[
Olá, estimado professor, segue abaixo material de apoio que o mesmo possa adicionar mais conteúdo para a sua aula. Bom Estudo!
E ai gostou dos comentário que adicionei acima ? são todos da nova Bíblia da CPAD da foto abaixo :
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Na lição de hoje
estudaremos a respeito de uma das mais importantes e cruciais doutrinas do
pensamento cristão, a Trindade. Não cremos na existência de três deuses, mas em
um só que subsistente em três pessoas distintas, eternas e que criaram todas as
coisas. É importante que você procure, no decorrer da lição, enfatizar que
embora não conste na Bíblia a palavra Trindade, vamos encontrar tanto no Antigo
Testamento quanto no Novo, evidências desta relevante doutrina. Veremos na
lição como o conceito de Trindade foi formulado. Segundo Stanley Horton,
"historicamente, a Igreja formulou a doutrina da Trindade em razão do
grande debate a respeito do relacionamento entre Jesus de Nazaré e o Pai".
Que o Deus Trino e
Uno abençoe sua aula e seus alunos de modo que eles possam compreender e
confessar ao mundo a fé em um só Deus, existente em si mesmo como Pai, Filho e
Espírito Santo.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
O conceito do Deus
Trino e Uno acha-se somente na tradição judaico-cristã. Esse conceito não
surgiu mediante a especulação dos sábios deste mundo, mas através da revelação
outorgada passo a passo na Palavra de Deus. Em todos os escritos dos apóstolos,
a Trindade é implícita e tornada como certa (Ef 1,1-14; 1Pe 1.2). Fica claro
que o Pai, o Filho e o Espírito Santo, existem eternamente como três Pessoas
distintas, mas as Escrituras também revelam a unidade dos três membros da
Deidade.
As Pessoas da
Trindade têm vontades separadas, porém nunca conflitantes (Lc 22.42; 1Co 12.11). O Pai fala ao Filho, empregando o pronome da
segunda pessoa do singular: Tu és meu Filho amado; em ti me tenho comprazido'
(Hb 9.14). Declara que veio 'não para fazer a minha vontade, mas a vontade
daquele que me enviou' (Jo 6.38)" (HORTON, Stanley. Teologia Sistemática:
Uma perspectiva pentecostal. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, pp. 162-3).
CONHEÇA MAIS
*Trindade
"[Do gr. trios, três; do lat. trinitaten, grupo de três pessoas] Doutrina bíblica segundo a qual a divindade, embora uma em sua essência, subsiste nas Pessoas do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Para conhecer mais, leia Dicionário Teológico,CPAD,p.349.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
Trindade
[Do grego irias; do
latim trinitatem, grupo de três pessoas] Doutrina segundo a qual a Divindade,
embora uma em sua essência, subsiste nas Pessoas do Pai, do Filho e do Espírito
Santo. As Três Pessoas são iguais nas substâncias e nos atributos absolutos,
metafísicos e morais.
Apesar de o termo
não se encontrar nas Sagradas Escrituras, as evidências que atestam a doutrina
são, tanto no Antigo, como no Novo Testamento, incontestáveis.
A palavra Trindade
foi usada pela primeira vez, em sua forma grega, por Teófilo; e, em sua forma
latina, por Tertuliano.
O Credo Atanasiano assim se
expressa acerca da doutrina da Santíssima Trindade: 'Adoramos um Deus em
trindade, e a trindade em unidade, sem confundir as pessoas, sem separar a
substância" (ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Dicionário Teológico. 8.ed.
Rio de Janeiro: CPAD, 1999, p, 279).
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
Arianismo
Heresia fermentada por
um presbítero do 4° século chamado Ário. Negando a divindade de Cristo,
ensinava ele ser Jesus o mais elevado dos seres criados, Todavia, não era Deus.
Por este motivo, seria impropriedade referir-se a Cristo como se fora um ente divino.
Para fundamentar seus
devaneios doutrinários, buscava desautorizar o Evangelho de João por ser o
propósito desta Escritura, justamente, mostrar que Jesus Cristo era, de fato, o
Filho de Deus. Os ensinos de Ário foram condenados no Concílio de Níceia em 325
(ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Dicionário Teológico, 8.ed. Rio de Janeiro:
CPAD, 1999, p. 52).
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
Concílio de Niceia e de
Constantinopla
Primeiro concílio
ecuménico da história. Convocado pelo imperador Constantino, em 325, teve como
objetivo solucionar os problemas que dividiam a cristandade. Problemas esses
causados pelo arianismo. Buscando reafirmar a unidade da Igreja, os
participantes do concílio redigiram uma confissão teológica, confirmando a
ortodoxia doutrinária do Cristianismo.
Em 381, reuniram-se em Constantinopla 150 bispos, a
pedido do imperador Teodócio l, com o objetivo de confirmar a unidade da igreja
no Oriente. Terminado os trabalhos, aquele segmento da cristandade livrava-se
de mais de meio século de domínio ariano" (ANDRADE, Claudionor Corrêa de.
Dicionário Teológico. 8.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1999, pp. 88,89).
[
Olá, estimado professor, segue abaixo material de apoio que o mesmo possa adicionar mais conteúdo para a sua aula. Bom Estudo!
E ai gostou dos comentário que adicionei acima ? são todos da nova Bíblia da CPAD da foto abaixo :
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Na lição de hoje
estudaremos a respeito de uma das mais importantes e cruciais doutrinas do
pensamento cristão, a Trindade. Não cremos na existência de três deuses, mas em
um só que subsistente em três pessoas distintas, eternas e que criaram todas as
coisas. É importante que você procure, no decorrer da lição, enfatizar que
embora não conste na Bíblia a palavra Trindade, vamos encontrar tanto no Antigo
Testamento quanto no Novo, evidências desta relevante doutrina. Veremos na
lição como o conceito de Trindade foi formulado. Segundo Stanley Horton,
"historicamente, a Igreja formulou a doutrina da Trindade em razão do
grande debate a respeito do relacionamento entre Jesus de Nazaré e o Pai".
Que o Deus Trino e
Uno abençoe sua aula e seus alunos de modo que eles possam compreender e
confessar ao mundo a fé em um só Deus, existente em si mesmo como Pai, Filho e
Espírito Santo.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
O conceito do Deus
Trino e Uno acha-se somente na tradição judaico-cristã. Esse conceito não
surgiu mediante a especulação dos sábios deste mundo, mas através da revelação
outorgada passo a passo na Palavra de Deus. Em todos os escritos dos apóstolos,
a Trindade é implícita e tornada como certa (Ef 1,1-14; 1Pe 1.2). Fica claro
que o Pai, o Filho e o Espírito Santo, existem eternamente como três Pessoas
distintas, mas as Escrituras também revelam a unidade dos três membros da
Deidade.
As Pessoas da
Trindade têm vontades separadas, porém nunca conflitantes (Lc 22.42; 1Co 12.11). O Pai fala ao Filho, empregando o pronome da
segunda pessoa do singular: Tu és meu Filho amado; em ti me tenho comprazido'
(Hb 9.14). Declara que veio 'não para fazer a minha vontade, mas a vontade
daquele que me enviou' (Jo 6.38)" (HORTON, Stanley. Teologia Sistemática:
Uma perspectiva pentecostal. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, pp. 162-3).
CONHEÇA MAIS
*Trindade
"[Do gr. trios, três; do lat. trinitaten, grupo de três pessoas] Doutrina bíblica segundo a qual a divindade, embora uma em sua essência, subsiste nas Pessoas do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Para conhecer mais, leia Dicionário Teológico,CPAD,p.349.
"[Do gr. trios, três; do lat. trinitaten, grupo de três pessoas] Doutrina bíblica segundo a qual a divindade, embora uma em sua essência, subsiste nas Pessoas do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Para conhecer mais, leia Dicionário Teológico,CPAD,p.349.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
Trindade
[Do grego irias; do
latim trinitatem, grupo de três pessoas] Doutrina segundo a qual a Divindade,
embora uma em sua essência, subsiste nas Pessoas do Pai, do Filho e do Espírito
Santo. As Três Pessoas são iguais nas substâncias e nos atributos absolutos,
metafísicos e morais.
Apesar de o termo
não se encontrar nas Sagradas Escrituras, as evidências que atestam a doutrina
são, tanto no Antigo, como no Novo Testamento, incontestáveis.
A palavra Trindade
foi usada pela primeira vez, em sua forma grega, por Teófilo; e, em sua forma
latina, por Tertuliano.
O Credo Atanasiano assim se
expressa acerca da doutrina da Santíssima Trindade: 'Adoramos um Deus em
trindade, e a trindade em unidade, sem confundir as pessoas, sem separar a
substância" (ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Dicionário Teológico. 8.ed.
Rio de Janeiro: CPAD, 1999, p, 279).
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
Arianismo
Heresia fermentada por
um presbítero do 4° século chamado Ário. Negando a divindade de Cristo,
ensinava ele ser Jesus o mais elevado dos seres criados, Todavia, não era Deus.
Por este motivo, seria impropriedade referir-se a Cristo como se fora um ente divino.
Para fundamentar seus
devaneios doutrinários, buscava desautorizar o Evangelho de João por ser o
propósito desta Escritura, justamente, mostrar que Jesus Cristo era, de fato, o
Filho de Deus. Os ensinos de Ário foram condenados no Concílio de Níceia em 325
(ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Dicionário Teológico, 8.ed. Rio de Janeiro:
CPAD, 1999, p. 52).
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
Concílio de Niceia e de
Constantinopla
Primeiro concílio
ecuménico da história. Convocado pelo imperador Constantino, em 325, teve como
objetivo solucionar os problemas que dividiam a cristandade. Problemas esses
causados pelo arianismo. Buscando reafirmar a unidade da Igreja, os
participantes do concílio redigiram uma confissão teológica, confirmando a
ortodoxia doutrinária do Cristianismo.
Em 381, reuniram-se em Constantinopla 150 bispos, a
pedido do imperador Teodócio l, com o objetivo de confirmar a unidade da igreja
no Oriente. Terminado os trabalhos, aquele segmento da cristandade livrava-se
de mais de meio século de domínio ariano" (ANDRADE, Claudionor Corrêa de.
Dicionário Teológico. 8.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1999, pp. 88,89).
Nenhum comentário:
Postar um comentário