Total de visualizações de página

Páginas

domingo, 27 de outubro de 2019

Lição 5 - A Instituição da Monarquia em Israel



                                                                                                                                                 

Aula Presencial dia 03 de Novembro de 2019

                                                                                                                                                 










                                                                                                                                                 

Hinos Sugeridos da Harpa Cristã
78 - Meu Forte Redentor

207 - Jerusalém Divina

342 - As Cordas do Coração





                                                                                                                                                 



1 Samuel 8:4-7
4- Então, todos os anciãos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ramá,
5- e disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora, um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o têm todas as nações.
6- Porém essa palavra pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos julgue. E Samuel orou ao SENHOR.

7- E disse o SENHOR a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te disser, pois não te tem rejeitado a ti; antes, a mim me tem rejeitado, para eu não reinar sobre ele.
1 Samuel 10:1-7
1- Então, tomou Samuel um vaso de azeite, e lho derramou sobre a cabeça, e o beijou, e disse: Porventura, te não tem ungido o SENHOR por capitão sobre a sua herdade?
2- Partindo-te hoje de mim, acharás dois homens junto ao sepulcro de Raquel, no termo de Benjamim, em Zelza, os quais te dirão: Acharam-se as jumentas que foste buscar, e eis que já o teu pai deixou o negócio das jumentas e anda aflito por causa de vós, dizendo: Que farei eu por meu filho?
3- E, quando dali passares mais adiante e chegares ao carvalho de Tabor, ali te encontrarão três homens, que vão subindo a Deus a Betel: um levando três cabritos, o outro, três bolos de pão, e o outro, um odre de vinho.
4- E te perguntarão como estás e te darão dois pães, que tomarás da sua mão.
5- Então, virás ao outeiro de Deus, onde está a guarnição dos filisteus; e há de ser que, entrando ali na cidade, encontrarás um rancho de profetas que descem do alto e trazem diante de si saltérios, e tambores, e flautas, e harpas; e profetizará
6- E o Espírito do SENHOR se apode-rará de ti, e profetizarás com eles e te mudarás em outro homem.

7- E há de ser que, quando estes sinais te vierem, faze o que achar a tua mão, porque Deus é contigo.

                                                                                                                                                 







                                                   


Texto Áureo
"Então, todos os anciãos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ramá, e disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora, um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o têm todas as nações." (1 Sm 8.4,5)


Verdade Prática
Antes de tomar uma decisão, o crente precisa buscar a orientação de Deus, para que não venha a sofrer dolorosas consequências.



Objetivo Geral
Mostrar que para tomar decisões, o crente deve pedir orientação a Deus.


Objetivos Específicos
I - Conceituar monarquia;
II - Explicitar a escolha de Saul como rei;
III - Especificar o rei que o povo escolheu.


Introdução
Ao tratar da instituição da monarquia em Israel, não podemos ignorar a soberania de Deus ao estabelecer essa forma de governo. Embora a monarquia fosse um desejo nacional, Deus interveio e, segundo a sua vontade, estabeleceu essa forma de governo. Outrora, Ele levantava juízes em diversas regiões, mas agora Ele levantaria uma monarquia em Israel. Nesse sentido, estudaremos a razão da monarquia, a escolha do rei Saul, o primeiro rei de Israel e o mérito dessa escolha.

Olá professor, enfatize para o aluno que nesta lição, vamos deixar o longo período dos Juízes (Jz 2.16-19), período estimado entre 350 a 400 anos, que se estendeu desde a morte de Josué até Saul ser ungido rei de israel. Estaremos fazendo a transição da forma de governo da TEOCRACIA em Israel para a instituição da MONARQUIA. observemos o quadro cronológico abaixo :



Relembre seu aluno, algumas anotações importantes :
1 - A Geração de Josué morreu e não deixou legado para a geração seguinte, não deixou uma herança espiritual.
2 - Com a morte de Josué, a nação de Israel ficou sem liderança nacional, a nação que era dividida em tribos, mostravam-se independentes e cada indivíduo agia como lhe parecia melhor.
3 - Sem liderança e sem legado, Israel entrou em uma profunda apostasia, foi onde Deus permitiu que Cusã-Risataim, rei da Mesopotâmia, subjulgasse o povo de Israel durante oitos anos (Jz 2.7-11; 3.7,8).
4 - Após este tempo, Deus levantou Otniel como Juiz, ele era sobrinho de Calebe, com a finalidade de libertar o povo. Aqui tivemos o início do  período dos Juízes. (Ano 1400 a.C)
5 - Os Juízes de Israel foram pessoas escolhidas por Deus e especialmente capacitadas pelo Espírito Santo de Deus para julgar e liderar o povo de Israel (Jz 2.16-23; 3:9,10; 1 Sm 12:9-11; 2 Sm 7:11)
6 - Conforme relação abaixo podemos notar que Samuel foi o último juiz de Israel, vejamos  quadro abaixo :



I - Por que a Monarquia ?

1 - Um Sentimento de Orgulho Nacional.
Por meio do orgulho nacional, os israelitas foram levados a pedir um rei antes da hora. Nesse caso, adotar o regime monárquico, segundo o modelo pagão, significava rejeitar a liderança divina representada por Samuel.
Deus chamou Israel para ser Líder espiritual do mundo.
"Quem há como o teu povo Israel, gente única na terra, a quem Deus foi remir para seu povo, fazendo-se nome com coisas grandes e tremendas, lançando as nações de diante do teu povo, que remiste do Egito?" (1 Cr 17.21)
"Vós os samaritanos, adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vendo dos judeus" (Jo 4.22)
Ao adotar o regime monárquico os israelitas escolheram uma política meramente humana, fugindo da sua real vocação sacerdotal e profética.
Há perigo quando o povo de Deus deixa a sua verdadeira vocação para imitar as instituições terrenas.
Embora seja bíblico cumprir nossas obrigações políticas e sociais, a vocação da igreja é espiritual como afirmou Jesus.
"Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo. Se fosse, os meus súditos combateriam para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas agora o meu reino não é daqui." (Jo 18.36).

2 - O Fracasso dos Filhos de Samuel.
Este era o contexto dos israelitas :
1 - A Arca da Aliança não estava mais com o povo;
2 - Havia ameaças constantes dos filisteus;
3 - Os filhos de Samuel não andavam em caminhos retos.
Samuel era um líder fiel, sincero, verdadeiro e embora fosse duro ouvir, ele sabia que os anciãos falavam a verdade.
Seus filhos não tinham condições morais nem espirituais para substituí-lo.

Biblicamente, não há problema em um filho de pastor vir a substituir o pai no ministério.
Entretanto, isso não pode se dar por causa do amor paterno, mas pela vocação dada por Deus e confirmada pela Igreja de Cristo.
"Fiel é esta palavra: Se alguém aspira ao episcopado, excelente obra deseja. É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não espancador, mas moderado, inimigo de contendas, não ganancioso; que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos sob disciplina, com todo o respeito (pois se alguém não sabe governar a sua própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); não neófito, para que não se soberbeça e caia na condenação do diabo.
Também é necessário que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em opróbrio, e no laço do diabo." (1 Tm 3.1-7)

3 - Rejeitando os Planos de Deus
Escolher a monarquia[...] Foi algo deliberado do povo contra o plano estabelecido por Deus desde quando Israel ocupou a Terra de Canaã.
Assim, no tempo certo, o próprio Deus daria um rei com as qualidades necessárias.
É preciso seguir essa diretriz no processo de sucessão de líderes.
Não podemos perder a perspectiva de que é Deus que dá seus líderes à Igreja (Mt 9.38; Lc 10.2).


II- A Escolha de Saul como Rei

1 - Por que Saul ?
Se Saul foi o primeiro rei de Israel, por que o foco da narrativa não recaiu sobre ele ?
Saul reinou indiferente aos mandamentos divinos; era um rei falho, egoísta e ciumento.
Quando lemos o livro de 1 Samuel, logo percebemos que o foco do autor sagrado é Davi...
O Propósito do autor sagrado é contrastar Saul com Davi, um homem segundo o coração de Deus.

2 - A Unção de Saul por Samuel
Na unção de Saul, alguns detalhes deve ser destacados:
1 - Samuel o beijou em sinal de afeição e admiração pessoal.
2 - A unção era feita com azeite de oliva.
3 - A cerimônia simbolizava a investidura divina para o exercício do cargo.

Os que são separados, por Deus, para a sua Obra, têm a unção do Espírito Santo. A capacidade que vem do alto para o exercício do santo ministério : "E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores.
querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente." (Ef 4.11-14).

Hoje, não necessitamos do azeite para a separação de obreiros para o ministério da Palavra; basta a imposição de mãos do presbitério.
"Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério." (1 Tm 4.14)
"Por cujo motivo te lembro que despertes o dom de Deus que existe em ti pela imposição das minhas mãos." (2 Tm 1.6)

3 - Os Sinais de Confirmação da Unção
Três são os sinais que confirmaram a unção de Saul como o rei de Israel:
1 - Saul encontra as jumentas perdidas de seu pai 
     (representava o trabalho que o rei teria)
2 - Ele encontra três homens no Monte Tabor, um levando três cabritos, 
     outro, três bolos de pão, e o outro, um odre de vinho;
     (Apontava para o sustento divino para a tarefa de Saul)
3 - A capacidade de profetizar pelo Espírito de Deus
     (O rei reinaria sob o Espírito de Deus)

A jornada ministerial é pesada; por isso, é preciso estar centrado em Deus em todo o exercício ministerial. Quem é chamado precisa:
1 - Aplicar-se ao trabalho
     "Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho 
     também." (Jo 5.17)
2 - Sustentar-se pelo alimento sagrado, a Palavra de Deus
    "E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que 
     tu não conheceste, nem teus pais o conheceram, para te dar a 
     entender que o homem não viverá só de pão, mas que de tudo o que 
     sai da boca do Senhor viverá o homem." (Dt 8.3)
     "Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá 
     o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus." (Mt 4.4)
3 - Esta cheio do Espírito Santo 
     "E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-
     vos do Espírito," (Ef 5.18)


III- O Rei que o Povo Escolheu

1 - Uma Escolha Pautada na Aparência
Para o povo, Saul era um candidato que enchia os olhos.
Fisicamente, era um homem notável, "Este tinha um filho, cujo nome era Saul, jovem e tão belo, que entre os filhos de Israel não havia outro homem mais belo do que ele; desce os ombros para cima, sobressaía a todo o povo." (1 Sm 9:2).
O povo não via nada além que a aparência humana;
Mesmo não sendo o rei ideal do ponto de vista divino, Deus o designou e o nomeou.

2 - Os Direitos do Novo Rei
O profeta Samuel esclareceu que o rei teria os seguintes privilégios: todos estariam sob o poder do novo rei e prontos para servi-lo ...
No Novo Testamento, há recomendações evangélica de como o cristão deve se postar na forma de governo político-temporal vigente.
"Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestades que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus..." (Rm 13.1-7).
"Sujeitai-vos, pois, a toda a ordenação humana por amor do Senhor, que ao rei, como superior; quer governador..." (1 Pe 2.13-17).

3 - O Novo Sistema Político e o Aspecto Teológico
Deus sempre cuidou de Israel; deu-lhe mandamentos, escolheu lideranças para representá-lo em momentos ímpares.
Fez com que o povo se arrependesse e se votasse para Ele muitas vezes. Agora, não seria diferente.
Neste novo modelo, a liderança seria centralizada na pessoa do rei e os sacerdotes e profetas representariam o conselho de Deus para o governo monárquico.

Conclusão



Para Refletir
A respeito de “A Instituição da Monarquia em Israel”, responda:

1) Onde teve origem o desvio de Israel?
O desvio de Israel teve origem em sua desobediência a Deus.

2) Qual era o contexto dos israelitas quando pediram um novo rei?
Este era o contexto dos israelitas: a Arca da Aliança não estava mais com o povo, havia ameaças constantes dos filisteus, os filhos de Samuel não andavam em caminhos retos.

3) Qual o propósito do autor sagrado ao enfatizar o rei Davi e não o rei Saul?
O propósito do autor sagrado é contrastá-lo as atitudes do rei Davi, que mostram um comportamento completamente diferente do de Saul.

4) Cite os três sinais que confirmaram o reinado de Saul.
Três são os sinais que o texto menciona para confirmar a unção de Saul como o rei de Israel: (1) Saul encontraria as jumentas perdidas de seu pai; (2) ele encontraria três homens no Monte Tabor, um levando três cabritos, outro, três bolos de pão, e o outro, um odre de vinho; (3) a capacidade de profetizar pelo Espírito de Deus.

5) Cite, ao menos, três privilégios do rei de Israel.
Todos estariam sob o poder do novo rei e prontos para servi-lhe na guerra, no trabalho forçado na terra, no trabalho da cozinha real, na apropriação de terras para que fossem dadas aos ministros do rei.


Fonte
Revista CPAD - Lições Bíblicas Adultos. Tema: O Governo Divino em Mãos Humanas, Comentarista Pr. Osiel Gomes, 4 Trimestre 2019.

                                                            Vídeos Pré-Aula                                                       













                                                                                                                                                 


Estimado professor, segue abaixo alguns links como material de apoio desta lição:

                                                                                                                                                 

6 comentários:

  1. DESCULPE-ME POR ATE AGORA NÃO TE AGRADECER ,PELO EXCELENTE TRABALHO QUE TENHO USUFRUÍDO TODO DOMINGO ...OBRIGADO IRMÃO....JESUS RECOMPENSE....

    ResponderExcluir
  2. Amém pastores adorei adorei o senhor Jesus da Gloria amém

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha. Deus lje abençoe grandemente a

    ResponderExcluir
  4. Que maravilha meus irmãos , Esta lição é muito interessante aprendir coisas novas e muito importante ... Obg que Deus abençoe grandemente! E que nos mantenha sempre assim aprendendo e compartilhando nossos aprendizados .

    ResponderExcluir