Total de visualizações de página

Páginas

domingo, 13 de outubro de 2019

Lição 3 - A Chamada Profética de Samuel



                                                                                                                                                 

Aula Presencial dia 20 de Outubro de 2019

                                                                                                                                                 










                                                                                                                                                 

Hinos Sugeridos da Harpa Cristã
75 - Em Jesus Tens a Palma

122 - Fogo Divino

127 - Fala Deus






                                                                                                                                                 



1 Samuel 3:1-10

1 - E o jovem Samuel servia ao SENHOR perante Eli. E a palavra do SENHOR era de muita valia naqueles dias; não havia visão manifesta.
2 - E sucedeu, naquele dia, que, estando Eli deitado no seu lugar (e os seus olhos se começavam já a escurecer, que não podia ver)
3 - e estando também Samuel já dei- tado, antes que a lâmpada de Deus se apagasse no templo do SENHOR, em que estava a arca de Deus,
4 - o SENHOR chamou a Samuel, e disse ele: Eis-me aqui.
5 - E correu a Eli e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei eu, torna a deitar-te. E foi e se deitou.
6 - E o SENHOR tornou a chamar outra vez a Samuel. Samuel se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei eu, filho meu, torna a deitar-te.
7 - Porém Samuel ainda não conhecia o SENHOR, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do SENHOR.
8 - O SENHOR, pois, tornou a chamar a Samuel, terceira vez, e ele se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Então, entendeu Eli que o SENHOR chamava o jovem.
9 - Pelo que Eli disse a Samuel: Vai-te deitar, e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, SENHOR, porque o teu servo ouve. Então, Samuel foi e se deitou no seu lugar.
10 - Então, veio o SENHOR, e ali esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.

                                                                                                                                                 







                                                   


Texto Áureo
"Então, veio o SENHOR, e ali esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve." (1 Sm 3.10)

Verdade Prática
A verdadeira chamada divina capacita o crente fiel a ser um porta-voz autêntico da Palavra de Deus.


Objetivo Geral
Conscientizar que Deus levanta profetas para a sua Igreja.


Objetivos Específicos
I - Definir o Profetismo em Israel;
II - Explicar o desenvolvimento do Ministério de Samuel;
III - Analisar o ministério profético na Atualidade.


Introdução
Nesta lição, veremos que o ministério profético do Antigo Testamento não se caracterizava pela adivinhação nem pela mera predição do futuro, mas tinha como principal objetivo levar a todos a ter um firme compromisso com Deus [...]


I - Definindo o "Profeta" em Israel

1 - A Menção de "Profeta" no Livro
A primeira menção feita a um “profeta” no livro está registrada em 1 Samuel 2.27-36. Aqui, vemos que o profeta era caracterizado como homem de Deus, título que lhe trazia grande responsabilidade. O profeta não é um adivinhador, mas o porta-voz de Deus. Ali, Samuel se dirigiu à casa de Eli, dizendo que este seria substituído por um sacerdote fiel − Zadoque. Esse acontecimento antecipava como seria o ministério de Samuel, o profeta do Senhor por excelência.

2 - Definição de Profeta
De modo geral, a palavra do hebraico para profeta é nabî. Etimologicamente, a definição é incerta, porém, diversos significados lhe são atribuídos, entre os quais, “chamado por Deus” e “orador”. Entretanto, a maioria dos estudiosos trata a palavra “profeta” com o sentido de porta-voz divino. Nesse aspecto, o profeta seria mensageiro de Deus, cuja missão era levar o povo a obedecer à vontade do Todo-Poderoso. Quem ouvisse esse porta-voz teria sucesso; pois o profeta comunica o que Deus lhe diz, fala o que o Senhor lhe falou. Esse é o fundamento do movimento profético do Antigo Testamento (Dt 18.18; 2 Cr 20.20).

3 - Samuel e os demais Profetas
Com Samuel deu-se o início à prática de os profetas ungirem reis. Segundo o texto bíblico, o próprio Samuel comunicou as palavras de Deus a Saul, de que este seria rei.
Segundo os estudiosos, foi com Samuel que teve início o movimento profético formal em Israel. E com Elias, ele se desenvolveria ainda mais. A partir do ministério de Samuel, surgiram os profetas da corte – os que atuavam junto aos reis. Alguns desses profetas não apenas aconselhavam os soberanos, mas também eram seus escrivães. Por exemplo, Samuel, Natã e Gade fizeram alguns registros reais.




II- O Desenvolvimento do Ministério de Samuel

1 - O Crescimento Profético de Samuel
Se os filhos do sacerdote Eli praticavam pecados abomináveis, o jovem Samuel crescia com integridade diante de Deus e do povo. Sempre houve em Ana, sua mãe, um cuidado especial para que seu filho estivesse envolvido com a obra de Deus. Ela orou por ele e o entregou aos cuidados de Eli. Este, observando a dedicação de Ana e seu comprometimento, orou por ela, rogando a Deus a bênção para a sua casa (1 Sm 2.20,21). É maravilhoso dedicarmos a Deus o que temos de mais precioso, pois suas recompensas são certas.
Pois é, como já lemos nas lições anteriores (e vamos estudar na Lição 4) , Eli não adotou nenhum medida disciplinar rígida com seus filhos, então, Deus realizou a ação disciplinar necessária que Eli não realizou. Como Crentes, não podemos deixar existir situações erradas na nossa vida, na família, no trabalho que em pleno conhecimento fica dentro do nosso consentimento. Não podemos ficar omissos, alheio ao pecado, coniventes com as coisas erradas ao nosso redor, correndo o risco de se tornar tão culpado quanto os envolvidos.
No que tange a Samuel, este crescia temendo a Deus, diferente dos filhos de Eli, dedicando aos ensinamentos de seu mestre Eli, respeitando tanto a Deus como tudo o que era sagrado, sempre atento e receptivo a autoridade daquele sacerdote. Quando alguém se prontifica a viver uma vida de entrega à Deus, Deus usa este alguém de forma poderosa, não foi diferente com Samuel.

2 - A Formação Profética de Samuel
Samuel aprendeu com Eli. Ele foi formado pelo velho sacerdote, assim como Paulo aprendeu aos pés de Gamaliel (At 22.3) e Timóteo com Paulo (2 Tm 3.10). Deus chamou Samuel quando ele tinha cerca de 12 anos (1 Sm 3.1-4), ou seja, a mesma faixa-etária de Jesus quando foi levado a Jerusalém por seus pais (Lc 2.42). Assim, sob os cuidados de Eli, Samuel era forjado por Deus para o ministério profético.
Muitos hoje não querem mais aprender com os mais experientes, pois julgam-se importantes e desprezam o aprendizado aos “pés de alguém”. Paulo e Timóteo, por exemplo, orgulhavam-se de ter aprendido com seus mestres. 

3 - A Disciplina de Samuel
Ainda jovem, Samuel  já se mostrava disciplinado. Ao ouvir uma voz que o chamava pelo nome, pensando que fosse a de Eli, por três vezes dirigiu-se a ele com todo respeito e temor (1 Sm 3.4,5). Essa postura apontava que ele era o homem certo para ouvir a Palavra do Senhor. Por não ter uma experiência pessoal com Deus, ainda não sabia como responder ao chamado divino; por isso, Eli o orientou. Desde então Samuel passou a receber visões de Deus e orientações sobre sua Palavra [...]
Em frente ao Santo dos Santos (onde era guardada a arca de Deus) estava o lugar Santo, uma pequena sala onde o outro mobiliário sagrado do Tabernáculo era guardado (o altar de incenso, os pães da proposição, o castiçal). Na parte externa do Lugar Santo havia um pátio com pequenos quartos onde os sacerdotes ficavam. É provável que Samuel dormisse neste local com os outros sacerdotes, a poucos metros de distância da arca. 
Embora Deus tenha falado diretamente e de forma audível como Moisés e Josué, sua palavra se tornou rara durante os três séculos do governo de Juízes. Na época de Eli não havia profetas que transmitissem as mensagens de Deus para Israel. Por quê ? Olhe para a atitude dos filhos de Eli. Eles se recusaram a ouvir a Deus ou permitiram que a ganância bloqueasse qualquer comunicação com Ele.
Ouvir e responder é uma atitude vital em um relacionamento com Deus. Embora nem sempre use o som de uma voz humana, Ele sempre fala claramente através de Sua Palavra. Para receber suas mensagens, devemos estar prontos para ouvir e agir de acordo com  o que Ele nos diz. Assim como Samuel, esteja pronto para dizer "eis-me aqui" quando Deus chamá-lo para a ação. (Bíblica de Estudo Cronológica - CPAD - Pág.433).
Vale lembrar aqui, que muitos profetas na Bíblia responderam ao chamado de Deus da mesma forma que Samuel, é o caso de Isaías, veja: "Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei e quem há de ir por nós ? Então disse eu: Eis me aqui, envia-me a mim" (Is 6.8).



III- O Ministério Profético na Atualidade

1 - O Dom da Profecia
O dom de profecia, disponível a todos os crentes, manifesta-se de forma sobrenatural e momentânea; encoraja, exorta e consola a Igreja; edifica de forma coletiva e individual o povo de Deus (1 Co 12.7-11; 1 Tm 4.14).
O dom de profecia é uma dádiva de Deus à sua Igreja. É maravilhoso saber que o Pai ainda fala diretamente com o seu povo.

2 - O Ministério de Profeta no Novo Testamento
O emprego do termo “profeta”, no Novo Testamento, refere-se a determinados indivíduos chamados por Deus, a fim de entregar revelações específicas à Igreja; suas mensagens eram proclamadas com autoridade sobrenatural e reconhecidamente divina. Veja-se, por exemplo, o caso de Ágabo (At 11.28; 21.10).
Segundo Atos 13.1 e 15.32, os profetas eram impulsionados extraordinariamente pelo Espírito Santo, para o exercício desse ministério. Não podemos confundir o ministério profético com o dom de profecia.

3 - Onde estão os Profetas ?
Hoje, o Senhor continua a falar à sua Igreja por meio do ministério profético. Ainda temos homens que, à semelhança de Àgabo, transmitem enunciados proféticos de maneira sobrenatural e extraordinária.
Todavia, eles não possuem autoridade canônica da Bíblia Sagrada – a única regra infalível de fé e prática reconhecida pela Igreja de Cristo. Toda locução profética é passível de julgamento à luz da Bíblia Sagrada (1 Co 14.29).
A profecia é uma necessidade premente nos dias de hoje (1 Co 14.5).


Conclusão



Para Refletir
A respeito de "A Chamada Profética de Samuel", responda:

1. Onde está registrada a primeira menção de “profeta” nos livros de Samuel?
A primeira menção que é feita sobre “profeta” no livro está registrada em 1 Samuel 2.27-36.

2. Segundo a lição, o que o profeta seria?
O profeta seria o porta-voz de Deus para que o povo obedecesse à vontade do Todo-Poderoso.

3. Como Samuel se dirigiu a Eli após ouvir uma voz?
Ao ouvir uma voz que o chamava pelo nome, pensando que fosse a de Eli, por três vezes se dirigiu a ele com todo respeito e temor (1 Sm 3.4,5).

4. Como o dom de profecia se manifesta?
O dom de profecia se manifesta de forma sobrenatural e momentaneamente.

5. Segundo Atos 13.1 e 15.2, a que os profetas eram impulsionados?
Segundo Atos 13.1 e 15.32, os profetas eram impulsionados pela inspiração profética a entregar a mensagem de Deus.


Fonte
Revista CPAD - Lições Bíblicas Adultos. Tema: O Governo Divino em Mãos Humanas, Comentarista Pr. Osiel Gomes, 4 Trimestre 2019.

                                                            Vídeos Pré-Aula                                                       














                                                                                                                                                 


Estimado professor, segue abaixo alguns links como material de apoio desta lição:

Clique Aqui - Estudo Samuel - O Chamado


                                                                                                                                                 

4 comentários:

  1. PARABÉNS PROFESSOR ÉDER TOMÉ, SEU MATERIAL ESTA MUITO BOM, MARAVILHA QUE O NOSSO BOM DEUS CONTINUE TE USANDO E TE ABENÇOANDO SEMPRE A CADA DIA MAIS E MAIS, PARABENS PELO BOM TRABALHO E DEDICAÇÃO NA OBRA DE DEUS

    ResponderExcluir
  2. Quem se dirigiu a casa de Eli dizendo que ele seria substituído por um sacerdote fiel _zadoque , não foi um homem de Deus que é anônimo no capítulo 2 versículo 27 ?a revista diz no primeiro ponto do primeiro topico que foi Samuel

    ResponderExcluir
  3. Estudo maravilhoso q Deus abençoe sempre sua vida

    ResponderExcluir
  4. Muito objetivo o estudo Deus abençoe grandemente!!

    ResponderExcluir