Total de visualizações de página

Páginas

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Lição 2 - O Nascimento de um Líder Profético em Israel



                                                                                                                                                 

Aula Presencial dia 13 de Outubro de 2019

                                                                                                                                                 










                                                                                                                                                 

Hinos Sugeridos da Harpa Cristã
60 - A Exultação do Crente

79 - Sua Graça me Basta

96 - Deixa Penetrar a Luz




                                                                                                                                                 



1 Samuel 1:20-28

20 - E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e teve um filho, e chamou o seu nome Samuel, porque, dizia ela, o tenho pedido ao SENHOR.
21 - E subiu aquele homem Elcana, com toda a sua casa, a sacrificar ao SENHOR o sacrifício anual e a cumprir o seu voto.
22 - Porém Ana não subiu, mas disse a seu marido: Quando o menino for desmamado, então, o levarei, para que apareça perante o SENHOR e lá fique para sempre.
23 - E Elcana, seu marido, lhe disse: Faze o que bem te parecer a teus olhos; fica até que o desmames; tão-somente confirme o SENHOR a sua palavra. Assim, ficou a mulher e deu leite a seu filho, até que o desmamou.
24 - E, havendo-o desmamado, o levou consigo, com três bezerros e um efa de farinha e um odre de vinho, e o trouxe à Casa do SENHOR, a Siló. E era o menino ainda muito criança.
25 - E degolaram um bezerro e assim trouxeram o menino a Eli.
26 - E disse ela: Ah! Meu senhor, viva a tua alma, meu senhor; eu sou aquela mulher que aqui esteve contigo, para orar ao SENHOR.
27 - Por este menino orava eu; e o SENHOR me concedeu a minha petição que eu lhe tinha pedido.
28 - Pelo que também ao SENHOR eu o entreguei, por todos os dias que viver; pois ao SENHOR foi pedido. E ele adorou ali ao SENHOR.

                                                                                                                                                 







                                                   


Texto Áureo
"“E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e teve um filho, e chamou o seu nome Samuel, porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor.” (1 Sm 1.20)


Verdade Prática
O surgimento de pessoas vocacionadas, como Samuel, pode ser o resultado da oração, consagração e ensino dos pais no lar.



Objetivo Geral
Exortar que a família pode ser o ambiente propício para que Deus levante pessoas para sua obra.



Objetivos Específicos
I - Elucidar o ambiente familiar de Samuel;
II - Esclarecer que Samuel foi fruto de oração;
III - Expor a dedicação de Samuel.


Introdução
Antes de aparecer no cenário de Israel, Samuel já era consagrado diretamente ao Senhor (1 Sm 1.11). Nesta lição, veremos que esse homem tinha tudo a seu favor para ser o que foi. Primeiramente, ele foi fruto de oração de sua mãe. Em seguida, passou toda a sua juventude sob a mentoria do sacerdote Eli, morando no Santuário Central [...]  
Vale a pena criar os filhos no temor do Senhor; que eles não se afastem da Casa de Deus!


I - O Ambiente Familiar de Samuel

1 - Onde Samuel Nasceu ?
Foi em Ramá que Samuel nasceu, viveu e morreu (1 Sm 1.19; 7.17; 25.1). Assim como seu pai Elcana, Samuel também era levita e vivia no território da Tribo de Efraim (1 Sm 1.1).

2 - Bigamia Presente
O autor do livro de Samuel pontua que Elcana tinha duas mulheres, uma prática que feria o princípio bíblico, posto que esse nunca foi o ideal de Deus para a família (Gn 2.24; Mt 19.5,6); embora fosse tolerado pela lei (Dt 21.15-17) – alguns homens na Bíblia foram polígamos, mas tiveram consequências gravíssimas: Abraão, Jacó, Gideão, Davi, Salomão.
A prática comprometedora de Elcana trouxe problema para si e para a sua mulher, Ana, a quem amava, pois Penina provocava sua rival, visto que ela tinha filhos, mas Ana, não. Crê-se que o casamento de Elcana com Penina se dera por causa da esterilidade de Ana.
É imperioso que o esposo e a esposa saibam proceder com verdade e sinceridade, relacionando-se um com outro em amor (Ef 4.2) e pedindo sabedoria do alto para a solução de conflitos (Tg 1.5).
Lendo vários estudos sobre Elcana e suas duas mulheres, é perceptível que Elcana amava Ana e que teve sua segunda mulher de nome Penina devido ao problema da esterilidade de Ana, Elcana partiu para a mesma prática que Abraão teve com sua escrava Hagar devido Sara não gerar filhos. Quantos problemas a Bigamia trouxe para Elcana e para Abraão.
No caso de Abraão, seu casamento com Sara e sua escrava Hagar nos traz problemas até nos dias de hoje, de Sara surgiu a nação de Israel, de Hagar surgiu os árabes.
A relação atual entre árabes e judeus é de rivalidade, não só no plano físico (terra), mas também, e sobre tudo, no plano espiritual (religioso). Com a ascensão islâmica liderada por Maomé a partir do século VII d.C e a rejeição dos judeus de Medina ao pretenso ministério profético de Maomé, a sentença de inimizade entre muçulmanos e judeus foi proclamada. (gospelprime.com.br)
Voltando... Elcana parecia alheio aos problemas de sua casa, pois ele dedicava-se mais a Ana do que a Penina, isso fazia com que Penina tratasse Ana com desdém, talvez se usasse de sabedoria, e dedicasse um pouco mais de atenção a Penina pudesse acalmar as emoções e ânimos na sua casa. Por vezes estamos criando problemas para nós mesmos por falta de sabedoria para lidar com as situações do dia-a-dia

3 - Uma Família Piedosa
Na família de Samuel, há um destaque especial para o seu lado piedoso: de ano em ano subiam todos à Casa do Senhor para O adorar.
Siló* era o centro religioso da nação ... 




II- Samuel: Fruto de Oração

1 - A Humildade de Ana
Ana é descrita no primeiro capítulo como uma mulher forte, firme, decidida, apesar de toda provocação de Penina, Ana se mostrou humilde.
Ela evita responder aos ataques de outras, mas dirige-se à pessoa certa, derramando o seu coração diante de Deus (1Sm 1.12,13).
Ana fora incapaz de conceber filhos, e nos tempos do Antigo Testamento uma mulher sem filhos era considerada uma fracassada. Sua esterilidade era um constrangimento social para seu marido. Os filhos eram uma parte muito importante da estrutura econômica da sociedade. Eles eram uma fonte de trabalho para a família, e era seu dever cuidar dos pais na velhice. Segundo o costume do Antigo Oriente Médio, uma mulher que não pudesse ter filhos era frequentemente obrigada a dar uma de suas servas ao marido para que esta tivesse filhos por ela. Embora Elcana pudesse ter deixado Ana (o marido estava autorizado a se divorciar de uma esposa estéril), ele permaneceu carinhosamente dedicado a ela, apesar das criticas sociais e dos direitos que tinha sob a lei civil.
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.427).
Quando Ana era ridicularizada por Penina, não retrucava, não procurava tirar satisfação, pois sabia que estaria perdendo o seu tempo precioso.
Como mulher de Deus, sábia, deixou as zombarias de Penina de lado e recorrer ao Deus dos deuses, trocando a autopiedade pela esperança, trilhou o caminho da oração. O fato é que a competitividade  e a zombaria de Penina conduziram Ana à oração.
Quantos irmãos nos momentos de dificuldade se afastam de Deus, deixando o adversário minar sua fé, deveriam agir como Ana, com humildade, se dedicou a oração, pois é ela que abre o caminho para que Deus opere.
Humildade  é uma das difíceis virtudes cristãs... a verdadeira humildade não é a virtude criada por filosofia humana, mas pela ação do Espírito na vida do cristão... (Revista Lições da Palavra de Deus - nro.55 - 3T 2018).
"[...] E cingi-vos todos de humildade uns para com os outros, porque Deus resiste aos soberbos , mas dá graças aos humildes" (1 Pe 5:5 ).
Se nós nos humilharmos sob a poderosa mão de Deus, e entregarmos nossa vontade e honra, ele nos dará a graça que precisamos para viver uma vida cristã, e então ... Deus irá exaltar-nos em devido tempo.

2 - Ana e sua Amargura de Alma
Toda a situação na qual vivia fez com que a alma de Ana tivesse grande amargura. No santuário, Ana orava ao Senhor apenas com os lábios, o que não era comum para os hebreus.
Ao ver Ana mover os lábios em silêncio enquanto orava, Eli, o sumo sacerdote, acusou-a de estar bêbada. Julgando administrar uma repreensão merecida, disse com severidade: "Até quando estarás tu embriagada ? Aparta de ti o teu vinho." (1Sm 1:14). Mas depois que Ana protestou, condoída e surpresa, ela respondeu-lhe que não havia bebido vinho e nem bebida forte, mas apenas derramou a alma perante o Senhor (1Sm 1.15). Eli abençoou-a e pediu a Deus que atendesse ao pedido dela.
(verdadeemfoco.com.br - Estudo: Samuel - Profeta e Juiz em Israel)


Assim, aprendemos que as nossas amarguras e ansiedades devem ser colocadas perante o soberano Senhor. 
Ele sabe como tratar conosco (1 Pe 5.7).
Ana tinha uma boa razão para se sentir desanimada e amargurada. Ela era incapaz de gerar filhos: ela dividia o marido com um mulher que a ridicularizava (1Sm 1.7), seu marido, embora amoroso, não podia resolver seu problema (1Sm 1.8); e até mesmo o sumo sacerdote interpretou mal seus motivos (1Sm 1.14). Mas em vez de retaliar ou perder a esperança, Ana orou. Ela levou seu problema honestamente diante de Deus.
Cada um de nós pode enfrentar tempos de esterilidade nos quais nada "nasce" em nosso trabalho, em nosso serviço a Deus, ou em nossos relacionamentos. É difícil orar com fé quando nos sentimos tão ineficazes. Mas, como Ana descobriu, a oração abre  o caminho para que Deus opera.
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.428).

3 - O Pedido de Ana
Ana pediu um filho para Deus.
Nesse pedido ela fez um voto, mencionando duas promessas:
1 - Se o pedido fosse atendido, ela dedicaria o seu filho como levita para sempre (1 Sm 1.22) - note que o ministério de levita durava até 50 anos (Nm 4.3).
2 - ele seria um narizeu de Deus (1 Sm 1.11) - observe que o nazireado tinha um tempo determinado também (Nm 6.2-5).
Esteja atento ao que você promete em suas orações, porque Deus pode vir a aceitar seu pedido. Ana queria tanto um filho que estava disposta a fazer uma barganha com Deus. Deus aceitou seu pedido, e Ana fez sua parte, ainda que isto tenha sido doloroso(1Sm 1.27-28).
Apesar de não estarmos em posição de negociar com Deus, Ele pode optar por responder positivamente a uma oração que tenha uma promessa anexa. Quando você orar, faça a seguinte pergunta a si mesmo: eu vou cumprir todas as promessas que faço a Deus, caso Ele conceda os meus pedidos ? É desonesto e perigoso ignorar uma promessa, especialmente quando esta é feita a Deus. Deus cumpre as promessa dEle, e espera que você cumpra suas.
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.428).



III- Dedicação de Samuel

1 - O Nascimento de Samuel
Ana concebeu, teve um filho,e o nomeou de Samuel, que pode significar:
"ouvido de Deus" (do hebraico Shemu´á-el) ou
"seu nome é poderoso" (do hebraico Shemu´-el)
Samuel cresceu, fortaleceu-se e confiou no Deus Todo-Poderoso, como indica o seu próprio nome.

2 - O Cumprimento do Voto
Elcana, marido de Ana, subiu à casa de Deus para, juntamente com toda a sua casa apresentar sacrifícios anuais e cumprir o seu voto.


É provável que Samuel tivesse três anos de idade - a idade usual do desmame - quando sua mãe o deixou no Tabernáculo.
Ao dizer: "Ao Senhor eu o entreguei" (1Sm 1.28), Ana quis dizer que estava dedicando Samuel ao serviço a Deus por toda a vida dele.
Obviamente, ela não se esqueceu do filho tão desejado.
Ela o visitava regularmente, e a cada ano lhe trazia uma túnica como a de Eli (1Sm 2.19). Nos anos posteriores, Samuel viveu em Ramá (1Sm 7.17), cidade natal de seus pais (1Sm 1.19-20).
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.429).

(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.430).


3 - Dedicação de Samuel
[...] Como é bom quando os pais se dedicam as coisas de Deus e, consequentemente, mostram aos seus filhos, na prática, uma vida de devoção sincera. Ao chegarem ao templo, em reverência, oram a Deus; em casa, fazem o culto doméstico; primam por viver o Evangelho de Jesus Cristo. Os filhos que crescem, vendo tal dedicação sincera, naturalmente, são estimulados a temerem a Deus e a amá-lo de todo o coração. Mostremos, portanto, reverência, humildade e honra ao Senhor nosso Deus!


Conclusão



Para Refletir
A respeito da Lição "O Nascimento de um Líder Profético em Israel",responda:

1. O que de especial podemos destacar na família de Samuel?
Apesar de todas as querelas presentes na família de Samuel, há um destaque especial para o seu lado piedoso: de ano em ano subiam todos à casa do Senhor para O adorar.

2. Como a palavra amargura pode ser entendida no caso de Ana?
No caso de Ana, pode ser entendida como desapontamento, frustração.

3. Qual voto Ana fez a Deus?
Ana fez um voto mencionando duas promessas: primeira, se o pedido fosse atendido, ela dedicaria o seu filho como levita para sempre (1 Sm 1.22; segunda, ele seria um nazireu de Deus (1 Sm 1.11).

4. O que diz o versículo 20 do capítulo um de 1 Samuel?
O versículo 20 diz que, passado algum tempo, Ana concebeu, teve um filho e o nomeou de Samuel.

5. O que Ana lembrou a Eli?

Ana lembrou a Eli que esteve perante a sua presença anos passados, orando ao Senhor para que “se lembrasse dela”.


Fonte
Revista CPAD - Lições Bíblicas Adultos. Tema: O Governo Divino em Mãos Humanas, Comentarista Pr. Osiel Gomes, 4 Trimestre 2019.

                                                            Vídeos Pré-Aula                                                       













                                                                                                                                                 


Estimado professor, segue abaixo alguns links como material de apoio desta lição:

Clique Aqui - Estudo Samuel - Profeta e Juiz de Israel


                                                                                                                                                 

7 comentários:

  1. Tem como disponibilizar a revista completa para download?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não temos este material em PDF e não postamos a revista toda no BLOG, apenas um resumo com os pontos principais a ser comentado por questões de direitos autorais da Editora CPAD.

      Excluir
  2. Tem como disponibilizar o exercício complementar hoje?

    ResponderExcluir
  3. Tem como disponibilizar o exercício complementar hoje?

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir