Total de visualizações de página

Páginas

sábado, 28 de setembro de 2019

Lição 1 - Conhecendo os Dois Livros de Samuel



                                                                                                                                                 

Aula Presencial dia 6 de Outubro de 2019

                                                                                                                                                 










                                                                                                                                                 

Hinos Sugeridos da Harpa Cristã
36 - O Exilado

44 - Oh! Que Glória

51 - Adoração Reconhecida



                                                                                                                                                 



1 Samuel 1:1-8

1 - Houve um homem de Ramataim-Zo-fim, da montanha de Efraim, cujo nome era Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho deZufe, efrateu.
2 - E este tinha duas mulheres: o nome de uma era Ana, e o nome da outra, Penina; Penina tinha filhos, porém Ana não tinha filhos.
3 - Subia, pois, este homem da sua cidade de ano em ano a adorar e a sacrificar ao SENHOR dos Exércitos, em Siló; e estavam ali os sacerdotes em Siló; e estavam ali os sacerdotes do SENHOR, Hofni e Fineias, os dois filhos de Eli.
4 - E sucedeu que, no dia em que Elcana sacrificava, dava ele porções do sacrifício a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos, e a todas as suas filhas
5 - Porém a Ana dava uma parte excelente, porquanto ele amava Ana; porém o SENHOR lhe tinha cerrado a madre.
6 - E a sua competidora excessivamente a irritava para a embravecer, porquanto o SENHOR lhe tinha cerrado a madre.
7 - E assim o fazia ele de ano em ano; quando ela subia à Casa do SENHOR, assim a outra a irritava; pelo que chorava e não comia.
8 - Então, Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos?

                                                                                                                                                 







                                                   


Texto Áureo
"E disse ela: Ache a tua serva graça em teus olhos. Assim, a mulher se foi seu caminho e comeu, e o seu semblante já não era triste." (1Sm 1.18) Anteriormente, Ana estava desencorajada a ponto de ficar fisicamente doente e ser incapaz de comer. Neste ponto, ela voltou para casa bem e feliz. A mudança em sua atitude pode ser atribuída a três fatores:
1 - Ela orou honestamente a Deus (1 Sm 1.11)
2 - Ela foi encorajada por Eli (1 Sm 1.17)
3 - Ela resolveu entregar o problema a Deus (1 Sm 1.18)
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.429)


Verdade Prática
Nos livros de Samuel, aprendemos a servir, a adorar e a amar a Deus de todo o coração, apesar das circunstâncias adversas.



Objetivo Geral
Expor a introdução aos livros de Samuel.



Objetivos Específicos
I - Apresentar o contexto histórico de 1 e 2 Samuel;
II - Pontuar a autoria e data de 1 e 2 Samuel;
III - Explicar a teologia dos livros de Samuel;
IV - Apontar Samuel como o divisor de águas em Israel.


Introdução
Neste Trimestre, estudaremos os livros históricos de 1 e 2 Samuel.
Veremos que eles mostram como Deus escolhia homens para reinar sobre Israel.
A partir de seus personagens principais: Samuel, Saul e Davi, percebemos que os líderes do passado não eram infalíveis.


I - Contexto Histórico de 1 e 2 Samuel

1 - A Originalidade de Samuel
Originalmente, os livros de 1 e 2 Samuel formavam uma só obra ... 
Os tradutores da Septuaginta os separaram e desde então temos mantido esse separação (gotquestions.org).
Vale lembrar que a septuaginta é a antiga tradução do Antigo Testamento escrito em hebraico para o grego que foi realizado por cerca de "setenta" sábios judeus, daí o nome "septuaginta".
Os livros de 1 e 2 Samuel formam uma narrativa que trata da história de Israel, a partir de sua entrada em Canaã (XII a.C.) até ao cativeiro na Babilônia (587-586 a.C.). Eles não são apenas registros de fatos e de pessoas do passado, mas são a Palavra de Deus indispensável ao nosso ensino, edificação e consolação (2 Tm 3.16).

2 - Os Personagens Principais do Livro
Há vários personagens importantes nesses livros, mas dentre eles, três se destacam: Samuel, o profeta; Saul, o primeiro rei de Israel; e Davi, o homem segundo o coração de Deus.
A partir desses homens, os livros de Samuel, como os demais da Bíblia, evidenciam o cuidado especial de Deus, bem como suas disciplinas, justiça e misericórdia, a fim de polir a vida dos reis e do povo hebreu, conforme seus propósitos (Tt 2.14; Hb 12.10).

3 - O Propósito de 1 e 2 Samuel
O propósito de 1 e 2 Samuel é relatar a história do reinado de Israel, partindo do estado de anarquia para a monarquia teocrática (Jz 21.25; cf. 1 Sm 10.1).
No Tópico IV postei duas tabelas, onde mostra que Samuel foi o último Juiz de Israel do "estado de anarquia" e Saul foi o primeiro rei da "monarquia teocrática", depois confira lá.
É bom enfatizar para os alunos a diferença do período que o povo estava sendo liderado no "estado de anarquia" (pelos juízes sob a liderança de Deus) e na "monarquia teocrática" (liderada pelo reis sob a liderança de Deus), lembrando que nem todos os reis de Israel e Judá governaram de forma teocrática (sob a liderança e orientação de Deus), quando isso ocorria a imoralidade, idolatria e apostasia entrava na nação e ela padecia pelos seus erros e quando o rei era temente a Deus, havia prosperidade, vitória frente aos adversários e avivamentos.

1 Samuel
Propósito: Registrar a vida de Samuel, o último juiz de Israel; o reinado e o declínio de Saul, o primeiro rei de Israel; e a escolha e preparação de Davi,o maior rei de Israel.
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.442)

2 Samuel
Propósito: Registrar a história do reinado de Davi, mostrando como deve ser a liderança eficaz sob o governo de Deus.
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.442)


II- Autoria e Data

1 - Título e Autor
O nome de Samuel significa "nome de Deus" [...]
As duas obras (1 e 2 Samuel) são anônimas [...]
Entretanto, de acordo com os capítulos 1 ao 24 de 1 Samuel, o filho de Ana (Samuel) pode ser apontado como autor, e os demais capítulos, atribuídos aos profetas Natã e Gade.
Vamos ler os versículos para melhor entendimento :
"Os atos, pois,  do rei Davi, assim os primeiros como os últimos, eis que estão escritos nas crônicas de Samuel, o vidente, e nas crônicas do profeta Natã, e nas crônicas de Gade, o vidente," (1 Cr 29.29)
É certo que Samuel escreveu um livro, vejamos : 
"E declarou Samuel ao povo o direito do reino, e escreveu-o num livro, e pô-lo perante o Senhor..." (1 Sm 10.25).
Conforme mencionado pelo comentarista, é possível que Samuel tenha escrito parte do Livro de 1 Samuel. 

2 - A Data dos Livros
Os estudiosos apresentam as datas entre 1.100 e 970 a.C. (aproximadamente 130 anos). Essa data marca os acontecimentos históricos desde o nascimento de Samuel ao término do reinado de Davi. Assim, crê-se que Samuel nasceu em aproximadamente 1.100 a.C., e começou a exercer a função de líder provavelmente no ano 1.070, depois de cinco anos que o sacerdote Eli havia morrido. 

3 - A Situação Espiritual
Samuel cresceu em Siló ... A idolatria e a imoralidade eram os pecados dominantes na nação (1 Sm 7.3). Em Israel, o sacerdote do povo era Eli, mas ele se deixou levar pelos filhos, honrando-os mais que ao Senhor Deus. Ele não lhes aplicou a disciplina necessária, mesmo sabendo de todos os atos pecaminosos de seus filhos (1 Sm 2.29). Esse quadro desolador gerou consequências espirituais irreparáveis ao povo de Israel: religiosidade aparente, espiritualidade superficial e um sacerdócio descomprometido com Deus (1 Sm 2.22,23).
Israel havia sido governado por juízes que Deus levantou em momentos cruciais da história da nação; no entanto, a nação havia se degenerado moralmente e politicamente. Havia estado sob a investida violenta e desalmada dos filisteus. O templo de Siló fora profanado e o sacerdócio se mostra corrupto e imoral. Em meio a esta confusão política e religiosa surge Samuel, o milagroso filho de Ana. De forma notável, a renovação e a alegria que esse nascimento trouxe à sua mãe prefiguram o mesmo para a nação. (Apostila Livros Históricos - Universidade da Bíblia - Pág.34).

1 Samuel 2.29
Por que dais coices contra o sacrifício e contra a minha oferta de manjares, que ordenei na minha morada, e honras a teus filhos mais do que a mim, para vos engordardes da principal de todas as ofertas do meu povo de Israel?
Eli teve um período difícil na criação dos filhos. Aparentemente, ele não adotou nenhuma medida disciplinar rígida com eles quando soube de seus erros. Mas Eli não era apenas um pai tentando lidar com seus filhos rebeldes; ele era o sumo-sacerdote ignorando os pecados de sacerdotes que estavam sob sua jurisdição. Como resultado, o Senhor realizou a ação disciplinar necessária que Eli não realizou.
Eli foi culpado de honrar seus filhos acima de Deus, permitindo que continuassem em seus caminhos pecaminosos. Existe alguma situação em sua vida, família ou trabalho que você permite que continue mesmo sabendo que está errada?  Se assim for, você pode se tornar tão culpado quanto os envolvidos no ato errado.
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.435).


III- A Teologia nos Livros de Samuel

1 - Profecias Cumpridas
Eruditos concordam que há ensinos robustos na estrutura textual dos livros de 1 e 2 Samuel. Por exemplo, profecias cumpridas na história e mudanças que ocorreram na estrutura social da nação estão patentes em 1 Samuel 7 e 12, e 2 Samuel 17.
Olha a promessa que Deus fez à Davi ( Primeira Profecia Messiânica) 
"Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será firme para sempre" (2 Sm 7.16)
Este versículo revela pela primeira vez que o Messias viria da descendência de Davi. A partir dessa profecia, o conceito do Messias ser descendente de Davi se expandiu nos salmos e nos profetas (Sl 132.11; Is 11.1; Jr 23.5,6) e cumpriu-se no Novo Testamento (Rm 1.3).
(Revista Lições Bíblicas 2T2003 - Pr. Esequias Soares - CPAD - Pág.53-54)
"Acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne" (Rm 1.3).
Paulo chama Jesus de descendente do rei Davi, para enfatizar que Jesus, verdadeiramente, havia cumprido as Escrituras do Antigo Testamento, que prediziam que o Messias viria da linhagem familiar de Davi.(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - pág.1662)

2 - Em Busca de um rei
Samuel era um líder preocupado com o crescimento espiritual da nação. Por isso ele está presente no momento em que o povo israelita pede para si um rei. Como homem de Deus, Samuel declara sua sinceridade, transparência e retidão no exercício sacerdotal (1 Sm 12.1-5). Assim, ele pediu que o povo considerasse o que o Altíssimo havia feito por eles, mesmo diante do ato de rebelião contra Deus (1 Sm 12.24).

Rei
O povo de Israel queria um rei. Eles ter uma organização como a das nações vizinhas. Embora isso fosse contrário ao propósito original de Deus para eles, o Senhor escolheu um rei para seu povo. Mas estabelecer uma monarquia não solucionou os problemas de Israel. O que Deus deseja é a devoção genuína, da mente e do coração de todos a Ele. Nenhum governo ou conjunto de leis pode substituir o governo de Deus no seu coração e na sua vida. 
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - pág.443)

Liderança
Deus guiava seu povo, usando diferentes tipos de liderança: juízes, sacerdotes, profetas e reis. Havia muitos estilos diferentes de liderança entre os Líderes de Israel, mas seu sucesso dependia da sua devoção a Deus, e não de fatores externos como idade, sabedoria e força. Quando Saul, Davi e Salomão desobedeceram a Deus, enfrentaram trágicas consequências. O pecado afetou o que eles haviam realizado para Deus. Ser um líder verdadeiro significa permitir que Deus guie todos os aspectos de suas atividades, valores, e objetivos.
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - pág.443)

3 - Os Alicerces da Dinastia Davídica
No capítulo 7 de 2 Samuel há o estabelecimento profético da dinastia de Davi. Ela surge pela ordem do Senhor. A Bíblia mostra que não obedecer a vontade de Deus levou muitos reis a tornarem-se escravos deportados e, depois, assassinados, como aconteceu com Joaquim e Zedequias (2 Rs 24.12; Jr 39.7). Assim, a quebra da aliança no período monárquico trouxe graves consequências para o povo de Deus: o templo foi destruído, assim como as muralhas da cidade, e os israelitas foram humilhados em terras estranhas.


IV- Samuel: O Divisor de Àguas

1 - Um Momento de Crise Espiritual
Samuel aparece no cenário bíblico veterotestamentário num momento de uma grande crise espiritual. O trabalho desse servo do Senhor não seria fácil, pois ele desempenharia um papel fundamental na transição do período dos juízes para a monarquia.
Assim, ele orientou o povo para promover a construção de uma unidade nacional e espiritual. O profeta, juiz e sacerdote Samuel foi o homem a quem Deus escolheu para falar, julgar e representar a nação de Israel, o povo escolhido por Deus (Lv 20.24,26). 
O livro de 1 Samuel começa nos dias em que os juízes ainda governavam Israel. Samuel foi o último juiz de Israel e o primeiro sacerdote e profeta que serviu durante o governo de um rei. Ele era o melhor exemplo daquilo que um bom juiz deve ser - Samuel governava o povo através da Palavra de Deus e não por seus próprios impulsos. Samuel foi o homem que ungiu Saul como o primeiro rei de Israel.
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - pág.427)

Para facilitar o entendimento cronológico da atividade de Samuel segue abaixo duas tabelas (Juízes e Reis/Sacerdotes e Profetas)
Fonte: http://jnescrevinhando.blogspot.com  
(acrescentamos a importante coluna "Duração" na tabela de Juízes)


               Tabela de Juízes de Israel
















2 - O Líder Samuel
Samuel fechou o ciclo dos juízes. Ele contribuiu grandemente para a nação de Israel ao estabelecer os alicerces do ofício profético, preservar o sacerdócio e estruturar a base espiritual do sistema monárquico (1 Sm 3.15-21; 2.18; 8.10-22). Posteriormente, profetas mais novos herdariam o modelo espiritual deixado por Samuel, bem como todo um conjunto de conselhos para a casa real de Israel.
Com Samuel, aprendemos que a chave para alcançar estabilidade e prosperidade no ministério é confiar em Deus e depender de seu favor.

3 - Os Alicerces da Dinastia Davídica
No capítulo 7 de 2 Samuel há o estabelecimento profético da dinastia de Davi. Ela surge pela ordem do Senhor. A Bíblia mostra que não obedecer a vontade de Deus levou muitos reis a tornarem-se escravos deportados e, depois, assassinados, como aconteceu com Joaquim e Zedequias (2 Rs 24.12; Jr 39.7). Assim, a quebra da aliança no período monárquico trouxe graves consequências para o povo de Deus: o templo foi destruído, assim como as muralhas da cidade, e os israelitas foram humilhados em terras estranhas.


Conclusão
Os livros de 1 e 2 Samuel apresentam a narrativa histórica da transição do período dos juízes para a monarquia dinástica. As muitas histórias apresentadas nesses livros revelam os erros e os acertos de líderes humanos, mas, ao mesmo tempo, revela o quanto Deus trabalha pelo seu povo.


Para Refletir
A respeito da Lição "Conhecendo os dois Livros de Samuel",responda:

1) Quando aconteceu a divisão entre os livros de 1 e 2 Samuel?
A divisão desses dois livros aconteceu quando da tradução do hebraico para o grego, conhecida por Septuaginta.

2) Quais são os personagens principais do livro?
Há vários personagens importantes nesses livros, mas dentre eles, três se destacam: Samuel, o profeta; Saul, o primeiro rei de Israel; Davi, o homem segundo o coração de Deus.

3) Qual o propósito de 1 e 2 Samuel?
O propósito de 1 e 2 Samuel é relatar a história do reinado de Israel, partindo do estado de anarquia para a monarquia teocrática (Jz 21.25; cf. 1 Sm 10.1).

4) Quem é o autor de 1 e 2 Samuel?
Segundo os estudiosos do Antigo Testamento, e do aspecto externo dos livros, as duas obras são anônimas, assim como os outros livros históricos. Entretanto, de acordo com os capítulos 1 ao 24 de 1 Samuel, o filho de Ana pode ser apontado como autor, e os demais capítulos, atribuídos aos profetas Natã e Gade.

5) O que há em 2 Samuel 7, ordenado pelo Senhor?
No capítulo 7 de 2 Samuel há o estabelecimento profético da dinastia de Davi. Ela surge pela ordem do Senhor.


Fonte
Revista CPAD - Lições Bíblicas Adultos. Tema: O Governo Divino em Mãos Humanas, Comentarista Pr. Osiel Gomes, 4 Trimestre 2019.

                                                            Vídeos Pré-Aula                                                       













                                                                                                                                                 


Estimado professor, segue abaixo alguns links como material de apoio desta lição;

Clique Aqui - Estudo - A historia do profeta Samuel


                                                                                                                                                 

19 comentários:

  1. Oh glória, irmão abençoado, adorei ver o início do 4º trimestre. Nem tenho palavras para agradecer este trabalho que tanto nos ajuda na ministração. Só na Eternidade mesmo para vermos o resultado desta ajuda. Deus te recompense em benção para todas as áreas da sua vida e de todas as família envolvidas. Gratidão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vilma, Dei uma melhorada no tamanho das letras e layout da página para facilitar a leitura e o acesso a todo o material de apoio. Tenha Bom Estudo, Deus abençoe pelas palavras de incentivo a este trabalho.

      Excluir
  2. Apaz do senhor Jesus,eu já iniciei lendo antes de chegar às Revistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ev. Raimundo, Deus abençoe pela visita ao BLOG, pela confiança no nosso trabalho !

      Excluir
  3. Muito bom este trabalho principalmente para nos que estamos no estrangeiro pois aqui é mais difícil Deus lhe abençoe sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Ozias, Amém, Que Deus continue abençoando ricamente vosso ministério no estrangeiro, que consiga te ajudar nesta nobre missão do ensina da Palavra de Deus.

      Excluir
  4. Deus abençoe Vc e te dê Santidade Parabéns

    ResponderExcluir
  5. O tamanho das letras ficaram ótimas. Facilitou muito minha leitura. Parabéns e obrigada professor Éder Deus continue lhe dando sabedoria e graça para continuar fazendo essa obra de grande valor para nós que servimos na área do ensino. A paz do Senhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus abençoe pelo retorno, foi sugestão de alguns irmãos ! A Paz do Senhor !

      Excluir
  6. Este Site é uma riqueza em conteúdo e didática. Que Deus abençoe os responsáveis ainda mais. Paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gennyson, a paz do Senhor, Amém, a Equipe Agradece ! Favor divulgar esse BLOG !

      Excluir
  7. A paz do Senhor Jesus Cristo! Amei a lição e como foi comentada que estão de parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor, Este trimestre vai ser uma benção. Deus abençoe pela participação !

      Excluir
  8. A Paz do.Senhor.Jesus.
    Parabéns lição maravilhosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor , logo mais estarei postando a Lição 2

      Excluir
  9. não consigo imprimir p/ passar p/ os alunos poxa quero grátis, o evangelho receste rátis e grátis tem que ser dado não cobrado, amém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão qual é a dificuldade, não estou entendendo, neste blog nada é cobrado, qual é o problema que o irmão está tendo envie para eder.tome68@gmail.com quero ajudá-lo.

      Excluir
  10. Obrigado pelo empenho e belo trabalho, meu irmão; Deus o abençoe ainda mais... Grande abraço.

    ResponderExcluir