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segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Lição 8 - Encontrando o Nosso Próximo

 Aula Presencial dia 25 de Novembro de 2018 


Estimado professor,   acredito que já tenha percebido que nosso SLIDE semanal traz uma abordagem DETALHADA de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino,  tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se ao conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado.  Faça bom uso !  Baixe o Slide no formato desejado, Tenha liberdade de cortar, alterar e adicionar conteúdo. Não deixe de Divulgar e Compartilhar nas Redes Sociais !






OBJETIVOS GERAL
Sublinhar a importância do perdão, tendo como referência o fato de termos sido perdoados por Deus.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1 - Interpretar a parábola do bom samaritano;
2 - Reafirmar que a compaixão e a caridade são intrínsecas à fé salvadora;
3 - Conscientizar de que o nosso próximo é qualquer pessoa necessitada;

 TEXTO ÁUREO 
"E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças e amar o próximo como a si mesmo é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios."  (Mc 12.33)

 VERDADE PRÁTICA 
Traduzir os ensinamentos apreendidos nesta aula em prática na realidade.

HINOS SUGERIDOS DA HARPA CRISTÃ

4 - Deus Velará por Ti

8 - Cristo, o Fiel Amigo

151 - Fala, Jesus Querido




                                                                       Lucas 10:25-37                                                                        
25- E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
26- E ele lhe disse: Que está escrito na Lei? Como lês?
27- E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento e ao teu próximo como a ti mesmo.
28- E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso e viverás.
29- Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?
30- E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jerico, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram e, espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
31- E, ocasionalmente, descia pelo
mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.
32- E, de igual modo, também um le- vita, chegando àquele lugar e vendo-o, passou de largo.
33- Mas um samaritano que ia de viagem chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão.
34- E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, aplicando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele;
35- E, partindo ao outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele, e tudo o que de mais gastares eu to pagarei, quando voltar.
36- Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?
37- E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai e faze da mesma maneira.
                                                                                                                                                                           



IMPORTANTE
Apresento neste BLOG os comentários como 
professor de EBD em cima dos tópicos da Revista do ALUNO 
NÃO APRESENTAREI O CONTEÚDO COMPLETO DA REVISTA
TENHA SUA REVISTA EM MÃOS E FAÇA UM BOM ESTUDO !



                                                   

INTRODUÇÃO
Em diversos momentos, Cristo aplicou-se a fazer com que as pessoas compreendessem que seu Reino não era deste mundo (Jo 18.36), ou seja, que as lógicas, o modo de pensar e de agir deste mundo não se coadunam com o Reino celestial. A conhecida parábola do "bom samaritano", sem sombra de dúvidas, é um destes momentos preciosos, no qual o Mestre serviu-se deste método didático para trazer aos seus discípulos, e a todos quanto o ouviam e, por extensão, a nós, um novo conceito sobre "quem" é o nosso próximo e como devemos proceder em relação a ele.

I – INTERPRETAÇÃO DA PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO

1. Uma parábola com diversas interpretações.
A parábola do bom samaritano, ao longo da história, tem sido alvo das mais diversas interpretações. Muitas e conhecidas são as exposições sobre esta parábola, inclusive algumas famosas e realizadas por grandes vultos da história cristã, que procuravam ver, por exemplo, nesta narrativa uma representação da caminhada humana ao sair do Éden (Jerusalém), e tomar o caminho do mundo (Jerico). Muitas destas interpretações servem-se do método alegórico para atribuir ao texto alguns objetivos que ele não tem.

2. Pondo Jesus à prova ou "tentando-o".
O Mestre conta essa parábola porque um doutor da Lei, bem-sucedido, procura-o para "pô-lo à prova" (ARA) ou "tentá-lo" (ARC), conforme consta no versículo 25.0 termo grego utilizado oferece a ideia de colocar à prova o "caráter" de Cristo. Isso mostra que aquele homem, de maneira ardilosa, busca colocar o Mestre dos mestres em situação difícil e, quem sabe imaginando receber algum elogio, o interroga dizendo: "Mestre, que farei para herdar a vida eterna?" (v.25).

3. "Como lês?"
Jesus, como é de costume, "responde" com outra pergunta: 
"E ele lhe disse: Que está escrito na Lei? Como lês?" (Lc 10.26)
Ao perguntar sobre o conteúdo do mandamento, Jesus não questiona aquele doutor para ver se ele o conhecia, isto é, sua pergunta demonstra interesse na forma particular de interpretação do mandamento por parte daquele homem. Jesus quer saber como o doutor lê, como o interpreta e de que forma olha para o mandamento. O homem não compreendendo limita-se a responder recitando o mandamento tal como está escrito em (Lc 10.27) : "E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento e ao teu próximo como a ti mesmo."
Percebendo Jesus que o homem conhecia muito bem o texto a ponto de recitá-lo, o Mestre então o chama à prática: "E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso e viverás." (Lc 10.28).
Para Jesus não bastava que aquele doutor soubesse o conteúdo do mandamento, antes, ao Mestre importava que o homem soubesse interpretar corretamente e, muito mais importante, colocar o mandamento em ação em sua vida. Por isso, o Senhor Jesus diz: "faze isso e viverás" (v.28).

Estimado Professor, enfatize para seus alunos que o Doutor da Lei entendia da Lei, visto que no Versículo Lucas 10. ele cita Dt 6.5 e Lv 19.18, vejamos :
"Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de toda a tua força" (Dt 6.5)
"Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo, mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor" (Lv 19.18)
O Doutor da Lei entendia muito bem a Lei, todavia, não basta só entender, é necessário praticar na vida. Não adianta pregar, ministrar, ensinar a Palavra de Deus e não vivê-la e não praticá-la.

4. Questão principal.
Não satisfeito, o doutor da Lei quer saber de Jesus "quem" seria o seu próximo: 
"E quem é o meu próximo?" (Lc 10.29). 
Pode ser que ele até tenha imaginado que Jesus revelaria o nome de um ente querido ou um amigo muito amado. Quem sabe imaginou que Jesus diria que o próximo é apenas quem nos faz bem. É neste contexto então que a Parábola é contada pelo Senhor. Jesus, ao contar a parábola, deixa claro que as tradições e a religiosidade não podem ensinar-nos acerca de quem é o nosso próximo. O homem que desceu de Jerusalém para Jerico estava caído e ferido (v.30), porém, o sacerdote não o viu como seu próximo e o levita também não (vv.31,32), mas o samaritano, surpreendentemente, assim o enxergou (v.33). Surpreendentemente porque jamais um judeu praticante da Lei, como aquele doutor, enxergaria nos "impuros" e "mestiços" samaritanos, alguém próximo seu. Jesus, no entanto, assim o vê e quer que aquele doutor da Lei veja também.

II – COMPAIXÃO E CARIDADE SÃO INTRÍNSECAS A FÉ SALVADORA

1. Compaixão.
A parábola, como um todo, é marcante, mas um momento indispensável em qualquer reflexão sobre ela está no versículo 33, quando o Mestre diz que o samaritano "chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão". A "compaixão" aqui se refere a um sentimento intenso que causa tanto incômodo a ponto de alterar não apenas a consciência, ou o pensamento, mas também o aspecto físico, pois o texto diz que o samaritano "moveu-se".

2. Cuidado.
O versículo 34 diz que o samaritano "aproximando-se, atou-lhe as feridas, aplicando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou- -o para uma estalagem e cuidou dele". Essa ação toca no aspecto da prática do amor, isto é, o cuidado, contida no mandamento, pois este ordena: "Amarás ao Senhor, teu Deus [...] e ao teu próximo como a ti mesmo" (v.27 cf. Lv 19.18). 0 amor de que trata o mandamento, não é retórico e muito menos platônico, isto é, existindo apenas no mundo das ideias. Deus nos mostra e exemplifica o amor verdadeiro no texto de João 3.16 quando diz que "amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna".
A expressão grega para dizer que Deus amou, neste texto, foi agapao, que se refere ao amor prático, um amor que se comove, um amor que se enche de íntima compaixão. Ensina-nos que não basta dizermos que amamos, e nem mesmo apenas amarmos, há que se avançar para o segundo estágio que é a prática do cuidado (1Jo 3.16-18). Não há demonstração de cuidado sem prática, assim como não há amor sem compaixão.


O Doutor da Lei diz para Jesus que devemos amar a Deus e ao nosso próximo, vamos meditar um pouco sobre a palavra AMOR.
A Bíblia é o livro do amor, porque Deus é amor (1 Jo 4.8) e Sua essência está impregnada na Sua Palavra. Assim, ela retrata esse maior sentimento que o ser humano pode sentir e expressar. No grego, esse sentimento é caracterizado por quatro palavras diferentes, (ou quatro tipos de amor) a saber:
1) Eros : Atração física, sexual
2) STORGE : Sentimento familiar
3) PHILLOS : Amizade
4) ÁGAPE (amor incondicional, perfeito, supremo)
(Revista Palavra de Deus - Central Gospel - 17 - Ano 5 - Pr.Samuel Malafaia)
Com qual tipo de amor devemos amar a Deus e ao nosso próximo ?
Jesus contou a parábola do Bom Samaritano (Lc 10:30-35) que encontrou um homem estava caído, sem os seus bens e machucado, aquele homem não tinha nada a oferecer, nem existia nenhuma amizade entre eles (AMOR PHILLOS), mas o Bom Samaritano reconheceu nele o seu semelhante, e decidiu ajudá-lo incondicionalmente (AMOR ÁGAPE).
Estimado professor, enfatize com seu aluno este ponto: Devemos amar a Deus e ao nosso próximo com o AMOR ÁGAPE (Incondicional, perfeito, supremo).
A diferença  entre o PHILLOS e o ÁGAPE pode ser verificada ao se analisar a aplicação dos verbos utilizados na língua original do Novo Testamento, como, por exemplo, no último diálogo entre Jesus e Pedro, relatado abaixo:
"E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.
Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.
Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas." (João 21.15-17).
Quando Jesus faz a pergunta para Pedro Ele usou o verbo "AGAPAO" que direciona para o AMOR ÁGAPE: "Simão, filho de Jonas, AMAS-ME?" [com amor incondicional].
Pedro responde: "tu sabes que te amo", neste caso Pedro responde não utilizando o amor ÁGAPE mas usando o amor PHILLOS [amor de amizade], como se estivesse respondendo da seguinte maneira:
"Sim, Senhor, tu sabes que gosto de ti, que sou teu amigo", daí o fato de Jesus fazer a pergunta pela segunda e pela terceira vez, só que neste caso Jesus utilizou o verbo "PHILLEO" o mesmo que Pedro utilizou nas suas respostas.
Isso fez com que Pedro se entristecesse profundamente porque, finalmente, pôde compreender a profundidade do questionamente de Jesus e sua resposta inadequada. (Revista Palavra de Deus - Central Gospel - 17 - Ano 5 - Pr.Samuel Malafaia).

3. Caridade.
O samaritano da parábola não apenas aproxima-se do homem que está ferido à beira do caminho e nem somente se compadece dele, mas decide curá-lo, dar-lhe atendimento de emergência e conduzi-lo a uma estalagem (v.34). Já na estalagem, o samaritano recomenda ao hospedeiro que cuide do homem, pois ele prosseguiria sua viagem e, quando voltasse, pagaria qualquer despesa que tivesse sido gerada (v.35). Tais atitudes são uma clara demonstração de amor, ou seja, o amor do samaritano ao próximo foi expresso em atitudes e ações, ao ponto de se comprometer até mesmo com os gastos que seriam gerados com a hospedagem do homem ferido. Para Cristo, só existe realmente caridade se houver demonstração de amor, pois no texto de João 3.16 não diz apenas que Deus "amou", mas também que Ele "deu" o seu Filho. A evidência de que Deus ama é demonstrada pela sua compaixão pelo mundo perdido. Deus se compadece e mostra isso na prática (Rm 9.16).

III – O NOSSO PRÓXIMO É QUALQUER PESSOA NECESSITADA

1.O "próximo".
Na Parábola, quem se fez "próximo" do homem ferido foi uma pessoa que o doutor da Lei teria como completamente indigna de receber sua atenção e cuidados, visto que judeus e samaritanos nutriam recíproco sentimento de desprezo e quase ódio. Não havia para aquele doutor exemplo mais doloroso para Cristo utilizar-se. Isso fica demonstrado quando, ao final da narrativa, Jesus pergunta ao doutor da Lei qual dos três havia sido o "próximo" do homem que foi espancado pelos salteadores (v.36) e este se limita a responder: "O que usou de misericórdia para com ele" (v.37). Ou seja, ele sequer diz que foi o "samaritano". Mesmo assim, a palavra de Jesus, visando responder a pergunta inicial (v.25), foi que o doutor da Lei fizesse o mesmo. Da mesma forma devemos colocar em prática o amor que afirmamos ter a Deus sobre todas as coisas, e ao nosso próximo, pois só assim fazendo estaremos aptos à vida eterna. Infelizmente, nos tempos de Jesus a hipocrisia humana, que faz com que homens conhecedores não sejam praticantes do próprio conhecimento, já estava bem presente na sociedade judaica. Por isso, Jesus teve diversos embates com os doutores da Lei (Mt 23.1-36).

O ódio entre judeus e Samaritanso, mostra a falta de amor 
Existia um ódio profundo entre os judeus e os samaritanos. Os judeus se consideravam os descendentes puros de Abraão, ao passo que os samaritanos eram um raça mestiça, produzida quando judeus do reino do norte celebraram casamentos inter-raciais com outros povos, após o exílio de Israel (veja nota abaixo sobre a origem dos samaritanos). Para este especialista legal, a pessoa que menos probabilidade teria de agir corretamente seria o samaritano. Na verdade, ele nem mesmo usou a palavra samaritano para responder à pergunta de Jesus. A atitude desde especialista revelava que nele faltava aquela mesma coisa que, anteriormente, ele havia dito que a lei exigia, faltava o AMOR.
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - pp.1402)

Origem dos samaritanos
Depois que a Assíria invadiu Israel, o reino do norte,  e o repovoou com seu próprio povo (2Rs 17.24-41), a descendência mista que se originou veio a ser conhecida como samaritanos. Os judeus de "puro sangue" odiavam esses "mestiços", e os samaritanos, por sua vez, odiavam os judeus. Por isso, surgiam muitas tensões entre os dois povos, e os judeus que viajavam entre a Galileia e o sul da Judeia frequentemente davam a volta ao território samaritano, em vez de atravessá-lo, embora isso, estendesse a duração de sua viagem consideravelmente. Jesus não teve tais preconceitos, e enviou mensageiros à frente, para preparar as coisas, em uma aldeia samaritana. Mas a aldeia se recusou a receber esses viajantes judeus que seguiam para Jerusalém.(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - pp.1393).

2. Ajudar ao próximo não salva, mas é algo que deve ser feito por quem é salvo.
Nesta parábola, Jesus não quer afirmar que o samaritano pudesse alcançar a salvação por causa de sua beneficência e de sua atitude amorosa. Jesus apenas está respondendo à pergunta formulada pelo professor da Lei. É importante salientarmos que fazer obras de caridade não leva ninguém à salvação (Ef 2.8,9). Contudo, os verdadeiros filhos de Deus são "feitos" para as boas obras, isto é, as realizam naturalmente (Ef 2.10; Tg 2.14,17). Assim, Cristo mostra ao mestre da Lei que uma pessoa sincera soluciona facilmente essa questão que, aos olhos daquele homem, parecia tão complexa.

3. A medida do amor para com o necessitado.
A medida do amor para com o próximo não deve ser estabelecida com base nas diferenças de nacionalidade, de confissão religiosa ou do grupo social, mas unicamente com base na necessidade do outro. 0 próximo que se encontra em uma situação de emergência e precisa que algo seja realizado por ele naquele momento, não pode esperar qualquer análise ou palavra "motivacional" (Tg 2.14-16). Por isso, estamos falando em ações concretas, ajudas materiais, assim como na parábola contada por Jesus.

4. Sendo o próximo.
O doutor da Lei havia perguntado quem era o próximo dele (v.29). Na resposta de Jesus, a pergunta é inversa, ou seja, de quem eu posso, ou devo, ser o próximo? (v.36). A questão colocada pelo doutor da Lei não continha nenhum interesse ou compromisso em ajudar de verdade. Já a indagação de Jesus forçava-o a pensar acerca dessa obrigação. De acordo com o ensinamento de Jesus, o que fica claro é que o "próximo" trata-se de qualquer pessoa que se aproxima de outras com amor verdadeiro e generoso sem Levar em conta as diferenças religiosas, culturais e sociais. Jesus retoma a pergunta inicial e conclui dando uma resposta inesperada, pois o caminho proposto por Ele é pautado no amor, com demonstrações práticas, para com todos os homens (Lc 10.37). O coração cheio de amor fala e age de acordo com a consideração do Mestre, perguntando sempre de quem eu posso ser o próximo, ou seja, a quem devo socorrer.

CONCLUSÃO
A parábola estudada na lição de hoje foi uma "história-exemplo", pois se trata de um mandamento de amar e exercitar a misericórdia para com o próximo. Aqui aprendemos que o amor não aceita limites na definição de quem é o próximo. Enquanto todas as sociedades e seus segmentos sociais acabam levantando barreiras para separá-las das demais pessoas, os discípulos de Cristo devem olhar para os seres humanos com igualdade, pois o próprio Deus não faz acepção de pessoas (At 10.34).

PARA REFLETIR
A respeito de "Encontrando o Nosso Próximo", responda:

• Por que Jesus conta a Parábola do Bom Samaritano?
O Mestre conta essa parábola porque um doutor da Lei, bem-sucedido, procura-o para "pô-lo à prova" (ARA) ou "tentá-lo" (ARC), conforme consta no versículo 25.

• Qual era o interesse de Jesus em perguntar ao homem como estava escrito ou como se lia?
Ao perguntar sobre o conteúdo do mandamento, Jesus não questiona aquele doutor para ver se ele o conhecia, isto é, sua pergunta demonstra interesse na forma particular de interpretação do mandamento por parte daquele homem. Jesus quer saber como o doutor lê, como o interpreta e de que forma olha para o mandamento.

• Para Jesus, qual é a prova de que realmente a pessoa está praticando a caridade?
Para Cristo, só existe realmente caridade se houver demonstração de amor, pois no texto de João 3.16 não diz apenas que Deus "amou", mas também que Ele "deu" o seu Filho.

• Se as boas obras não salvam, por que devemos praticá-las?
Os verdadeiros filhos de Deus, são "feitos" para as boas obras, isto é, as realizam naturalmente (Ef 2.10; Tg 2.14,17).

• De acordo com o ensinamento de Jesus, quem é o "próximo"?
De acordo com o ensinamento de Jesus, o que fica claro, é que o "próximo" trata-se de qualquer pessoa que se aproxima de outras com amor verdadeiro e generoso sem levar em conta as diferenças religiosas, culturais e sociais.

BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, As Parábolas de Jesus, As verdades e princípios divinos para uma vida abundante, Comentarista Pr. Wagner Tadeu dos Santos Gaby, 4 Trimestre 2018.

                              AGORA VAMOS A VÍDEO AULA SOBRE ESTA LIÇÃO.  TENHA BOM ESTUDO !                             









                                                                                                                                                                            
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Olá, estimado professor, segue abaixo material de apoio que o mesmo possa adicionar mais conteúdo para a sua aula.

Lucas 10.27-37
O doutor da lei considerou o homem ferido como um tópico para discussão. Para os salteadores, ele era um objeto a explorar; para o sacerdote, um problema a evitar. Para o levita, assistente no Templo, ele era um objeto de curiosidade. Somente o samaritano o tratou como uma pessoa que ele deveria amar. Com esse exemplo aprendemos três princípios sobre o amor ao próximo:
(1) É sempre fácil justificar a falta de amor, embora ela nunca seja correta;
(2) Nosso próximo é qualquer pessoa, de qualquer raça, credo ou nível social, que esteja em necessidade;
(3) Amar quer dizer agir para atender a necessidade da pessoa.
Onde quer que você viva, há pessoas necessitadas por perto. Não há nenhuma boa razão, para se recusar a ajudar.

Fonte: Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - pp.1402

                                                                                                                                                                            

7 comentários:

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    1. George, nosso BLOG é atualizado diariamente, acabei de postar o SLIDE e logo mais estarei postando os comentários ! Obrigado pela visita !

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  2. Meu irmão, muito obrigado pelo apoio, sempre tenho usado o seu trabalho com fonte de inspiração, claro que tenho adaptado a realidade da minha classe. Deus abençoe em tudo.

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    1. Mirian, o objetivo é esse mesmo, que cada professor prepare sua aula, nosso Blog é um auxílio ! Esta semana estou atrasado ainda vou postar os comentários deste Lição ! Em Tempo, Deus abençoe por visitar esse canal !

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  3. Nós Professores da EBD, em Maceió-AL, estamos muito grato a Deus por usar os amados servos de Deus com este recurso riquíssimo para nos abençoar.
    Que Deus em Cristo Jesus os recompense poderosamente !!!!

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    1. Olá povo de Deus de Maceió-AL, já passei minhas férias neste lugar maravilhoso, estamos felizes por conseguir ajudar nossos irmãos nesta nobre missão de ensinar na EBD, Deus abençoe por confiar neste canal como fonte segura para vossos estudos complementares ! A paz do Senhor Jesus !

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