Total de visualizações de página

Páginas

sábado, 22 de setembro de 2018

Lição 13 - As Orações dos Santos no Altar de Ouro

 Aula Presencial dia 23 de setembro de 2018 


Estimado professor,   acredito que já tenha percebido que nosso SLIDE semanal traz uma abordagem DETALHADA de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino,  tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se ao conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado.  Faça bom uso !  Baixe o Slide no formato desejado, Tenha liberdade de cortar, alterar e adicionar conteúdo. Não deixe de Divulgar e Compartilhar nas Redes Sociais !






OBJETIVOS GERAL
Conscientizar de que a nossa oração é a maior oferenda que podemos apresentar ao Pai Celeste.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1 - Mostrar que somente o sumo sacerdote poderia entrar no lugar santíssimo;
2 - Reconhecer que as orações dos santos são qual incenso precioso.

 TEXTO ÁUREO 
"Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, afim de sermos ajudados em tempo oportuno." (Hb 4.16)

 VERDADE PRÁTICA 
A oração, qual incenso precioso, é a maior oferenda que podemos apresentar ao Pai Celeste, através do Senhor Jesus, com a ajuda do Espírito Santo.

HINOS SUGERIDOS DA HARPA CRISTÃ

71 - Santo és Tu, Senhor

88 - Revela a Nós Senhor

108 - Pelejar por Jesus






                                                                      Levítico 16.12-13                                                                         
12 - Tomará também o incensário cheio de brasas de fogo do altar, de diante do SENHOR, e os seus punhos cheios de incenso aromático moído e o meterá dentro do véu.
13 - E porá o incenso sobre o fogo, perante o SENHOR, e a nuvem do incenso cobrirá o propiciatório, que está sobre o Testemunho, para que não morra.
                                                                    Apocalipse 5.6-10                                                                         
6 - E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete pontas e sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados a toda a terra.
7 - E veio e tomou o livro da destra do que estava assentado no trono.
8 - E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as oraões dos santos.
9 - E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir os seus selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo, e nação;
10 - e para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.
                                                                                                                                                                            



IMPORTANTE
Apresento neste BLOG os comentários como 
professor de EBD em cima dos tópicos da Revista do ALUNO 
NÃO APRESENTAREI O CONTEÚDO COMPLETO DA REVISTA
TENHA SUA REVISTA EM MÃOS E FAÇA UM BOM ESTUDO !



                                                   
INTRODUÇÃO
No Antigo Testamento, o incenso era a oferenda mais preciosa e excelente que se podia oferecer ao Senhor. Ali, no limiar do lugar Santíssimo, o sacerdote entrava, com temor e tremor, para adorar a Deus com um incenso preparado exclusivamente àquela ocasião.

Hoje, o sacrifício mais sublime que devemos oferecer ao Senhor são as orações, súplicas e ação de graças. Por esse motivo, o Senhor Jesus recomenda-nos a entrar em nosso quarto, fechar a porta, e, no segredo de nossos aposentos, oferecer clamores e ação de graças ao Pai Celeste (Mt 6.6-13).

I – O LUGAR SANTÍSSIMO
Para se oferecer o incenso ao Senhor, três coisas eram necessárias: o lugar, o altar e a cerimônia. Apenas o sumo sacerdote estava autorizado a conduzir esse ato de adoração.
Estimado professor, enfatiza para seu aluno que somente o sumo sacerdote podia entrar no "Lugar Santíssimo" ou também conhecido "Santo dos Santos" um dia por ano para expiar os pecados da nação.
"Mas, depois do segundo véu, estava o tabernáculo que chama o Santo dos Santos" (Hb 9.3). O "Lugar Santíssimo" era uma sala que ficava depois do segundo véu, continha a "arca do concerto" ou também conhecida como "arca da aliança", (esta arca era coberta de ouro e continha as tábuas dos dez mandamentos, um vaso de maná, e a vara de Arão, a parte superior da arca servia como propiciatório ou altar onde o sangue seria aspergido pelo sumo sacerdote, no Dia da Expiação.
O Dia da Expiação servia como um lembrete de que os sacrifícios diários, semanais e mensais podiam expiar os pecados apenas temporariamente. Ele apontava para Jesus Cristo, a expiação perfeita, que removeria os pecados para sempre.(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág. 182)


1. O Lugar Santo.
No Lugar Santo, ficavam três mobílias: o candelabro, à esquerda de quem entrava; a mesa dos pães da proposição, à direita; e, no limiar, entre o Lugar Santo e o Santíssimo, bem em frente ao véu que os separava, estava o altar do incenso (Êx 26.35). Há algo muito importante que devemos considerar. Embora o altar de incenso estivesse no Lugar Santo, era considerado também parte da mobília do Santo dos Santos juntamente com a arca da aliança (Hb 9.1-10).




2. O altar do incenso.
Feito de madeira de acácia, o altar de incenso era revestido de ouro, sendo estas as suas medidas: um côvado de comprimento, um de largura e dois de altura (Êx 30.1-10; 37.25-28). Os seus ornatos compunham-se de quatro chifres, bordas, quatro argolas e dois varais; tudo revestido de fino ouro.


3. A composição do incenso.
O incenso destinado ao altar de ouro não podia ser usado indistintamente; era de uso exclusivo do Senhor (Êx 30.38). Esta era a sua composição: estoraque,ônica e gálbano (Êx 30.34-36). A receita do perfume não constituía nenhum segredo. Todavia, se alguém o reproduzisse para uso profano seria punido severamente.



4. A cerimônia.
O incenso só podia ser queimado com as brasas do altar de bronze (Lv 16.12). E, já de posse destas, o sacerdote aproximava-se do altar de ouro para queimar o incenso no altar de ouro. Dessa forma, a nuvem do incenso cobria o propiciatório, mostrando à Casa de Israel o favor divino (Lv 16.13).
Observemos que, antes de achegar-se ao altar de ouro, o sacerdote tinha de passar, necessariamente, pelo altar de bronze. Isso significa que, sem o sangue de Cristo, jamais teremos acesso ao trono da graça (Hb 9.12).
Um incensário era um prato ou uma tigela rasa que era pendurada por uma corrente ou carregada com pinças. Colocava-se incenso (uma combinação de especiarias de cheiro adocicado) e brasas do altar, dentro do incensário. No Dia da Expiação, o sumo sacerdote entrava no Lugar Santíssimo (ou Santo dos Santos) carregando um incensário. A fumaça o protegia da arca do concerto e da presença de Deus - do contrário ele morreria. O incenso também pode ter tido um propósito muito prático. O cheiro adocicado chamava a atenção das pessoas para os sacrifícios realizados pela manhã e à noite,e ajudava a cobrir o mau cheiro que o acompanhava às vezes poderia ter. (Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág. 225).

II – AS ORAÇÕES DOS SANTOS
As orações dos santos, qual incenso precioso, são inimitáveis em seus efeitos. Eis por que não podemos relaxar quanto à nossa comunhão com Deus.

1. A receita para uma oração perfeita: nosso incenso.
O Senhor Jesus, no Sermão da Montanha, entregou a seus discípulos o modelo de uma oração perfeita (Mt 6.9-13). Ele exorta-nos também a não imitarmos os gentios e hipócritas, pois estes imaginam que, pelo seu muito falar, serão ouvidos (Mt 6.7).
Portanto, fechemo-nos em nosso quarto, e, ali, no lugar santíssimo, falemos com o Pai Celeste (Mt 6.5,6). E, dessa forma, entraremos com ousadia e confiança no trono da graça (Hb 4.16). Pode haver incenso mais excelente do que a oração dos santos? Além do mais, todas as nossas súplicas chegarão aos céus por intermédio do Espírito Santo, que intercede por nós com gemidos inexprimíveis (Rm 8.26).

2. A oração como sacrifício ao Senhor.
O salmista, conhecendo perfeitamente a simbologia do incenso sagrado, assim orou ao Senhor: “Suba a minha oração perante a tua face como incenso, e seja o levantar das minhas mãos como o sacrifício da tarde” (Sl 141.2). Quando nos dedicamos integralmente ao Senhor, toda a nossa vida torna-se uma oferenda a Deus (Ef 5.2; Fp 2.17; 2 Tm 4.6). Estimado professor em Fp 2.17 podemos observar que Paulo considerava sua vida como um sacrifício: "E, ainda que seja oferecido por libação sobre o sacrifício e serviço da vossa fé, folgo e me regozijo com todos vós".
A libação era uma parte importante do sistema sacrificial dos judeus (Nm 28.7) que diz: "E a sua libação será a quarta parte de um him para um cordeiro; no santuário, oferecerás a libação de bebida forte ao Senhor".

3. A oração dos santos na Grande Tribulação.
No período da Grande Tribulação, logo após o Arrebatamento da Igreja, haverá um grande número de mártires (Ap 9.9-17). Todos estes, apesar da perseguição do Anticristo, atuarão como fiéis testemunhas de Jesus Cristo. As orações desses santos serão recebidas nos céus como incenso de grande valor (Ap 5.8; 8.3).
Ninguém pode deter o poder de um santo que, no oculto de seu quarto, roga a intervenção do Santo dos Santos (Tg 5.16). Irmãos, “Orai sem cessar” (1 Ts 5.17).

CONCLUSÃO
Zacarias, pai de João Batista, ao ser escolhido para queimar o incenso sagrado na Casa de Deus, teve uma experiência que retrata ricamente por que o incenso, na Bíblia, simboliza a oração dos santos. Foi ali, no lugar Santíssimo, se levarmos em consideração Hebreus 9.2, que teve a sua oração respondida (Lc 1.5-23). Sua experiência com o Senhor foi completa. Ele viu o anjo, ouviu deste o anúncio profético sobre a vinda do Messias, e, finalmente, sua velhice foi consolada com a promessa de um filho, que seria o precursor do Filho de Deus.

PARA REFLETIR
A respeito de “As Orações dos Santos no Altar de Ouro", responda:

1) O que era o altar do incenso?
Feito de madeira de acácia, o altar de incenso era revestido de ouro, sendo estas as suas medidas: um côvado de comprimento, um de largura e dois de altura.

2) Onde, segundo Hebreus 9.3,4, ficava o altar do incenso?
Ficava depois do segundo véu, no Santo dos Santos.

3) Por que a fórmula do incenso não podia ser reproduzida para fins profanos?
Porque era de uso exclusivo do Senhor e se alguém o reproduzisse para uso profano seria punido severamente.

4) O que representa o incenso?
Simboliza a oração dos santos.

5) Descreva a experiência de Zacarias.
Sua experiência com o Senhor foi completa. Ele viu o anjo, ouviu deste o anúncio profético sobre a vinda do Messias, e, finalmente, sua velhice foi consolada com a promessa de um filho, que seria o precursor do Filho de Deus.

BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, Adoração, Santidade e Serviço, Os princípios de Deus para sua Igreja em Levítico, Comentarista Pr. Claudionor de Andrade, 3 Trimestre 2018.

                              AGORA VAMOS A VÍDEO AULA SOBRE ESTA LIÇÃO.  TENHA BOM ESTUDO !                             








                                                                                                                                                                            
[     

Olá, estimado professor, segue abaixo material de apoio que o mesmo possa adicionar mais conteúdo para a sua aula.


O Propósito do Tabernáculo.

Representava a presença de Deus no meio do povo. Deus mandou Moisés construir o tabernáculo, porque almejava habitar no meio dos filhos de Israel: “E me farão um santuário, e habitarei no meio deles” (Êx 25.8). No tabernáculo (Êxodo caps. 25-40) está a figura de Cristo: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1.14). Não somente isso, mas cada peça e utensílio do tabernáculo apontam igualmente para Cristo e sua obra salvífica (Hb 9.8-10).(Lições CPAD Jovens e Adultos » 2010 » 3º Trim)
    1. Altar do holocausto
    2. Bacia de bronze
    3. Mesa dos pães da proposição
    4. Candeeiro de ouro
    5. Altar do incenso ou Altar de ouro
    6. Arca da aliança
    7. Propiciatório

                                                                                                                                                                            

13 comentários:

  1. Simplesmente fantástico,inspirado por Deus !tem me ajudado muito em minhas aulas da EBD e que Deus continue sempre abençoando e inspirando os irmãos e que nunca deixem de postar os comentários e os auxílios em nome de Jesus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudio, quarta-feira a noite estarei liberando o SLIDE (tivemos uma atraso) e também vamos postar no máximo na quinta-feira os comentarios e material de apoio. A paz do Senhor Jesus !

      Excluir
  2. A paz de Cristo meu irmão.Seus slides tem ajudado muito nas minhas lições.Que Deus te conceda mais sabedoria para cada vez mais possamos usufruir destes estudos que nos enriquece espiritualmente.e que as bênçãos do Senhor Jesus estejam sobre sua vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Robson, obrigado pelas palavras, o Slide desta semana será liberado quarta-feira a noite ! Tivemos uma atraso ! Grato, que Deus continue abençoando vosso ministério !

      Excluir
  3. A PAZ DO SENHOR MEU IRMÃO. MUITO BOM SEUS SLIDES E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO. DEUS ABENÇOE!

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado por compartilhar conosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Lição 14 já está disponivel, já temos videos de pre-aula e naterial de apoio !

      Excluir
  5. Ótimo, que Deus continue abençoando sua vida pois tem sido referencial pra muitos. Tem me ajudado muito esses resumos tão claros da lição, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Benção ! Estou muito feliz em estar conseguindo ajuda na obra de Deus de alguma forma ! A paz do Senhor !

      Excluir
  6. Gloria a Deus muito bom seu trabalho tem iriquecido muito minhas aulas Deus lhe abençoe

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada.
    Muito bom ,e útil essas aulas.

    ResponderExcluir