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domingo, 19 de agosto de 2018

Lição 9 - Jesus, o Holocausto Perfeito

 Aula Presencial dia 26 de agosto de 2018 


Estimado professor,   acredito que já tenha percebido que nosso SLIDE semanal traz uma abordagem DETALHADA de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino,  tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se ao conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado.  Faça bom uso !  Baixe o Slide no formato desejado, Tenha liberdade de cortar, alterar e adicionar conteúdo. Não deixe de Divulgar e Compartilhar nas Redes Sociais !








OBJETIVOS GERAL
Conscientizar de que os holocaustos da Antiga Aliança eram transitórios e imperfeitos, mas o sacrifício de Jesus Cristo é perfeito e eterno.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1 - Mostrar que o holocausto é o sacrifício mais antigo;
2 - Discutir a respeito do holocausto na história de Israel;
3 - Compreender que Jesus Cristo é o holocausto perfeito.

 TEXTO ÁUREO 
“Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez.” (Hb 10.10)

 VERDADE PRÁTICA 
Os holocaustos da Antiga Aliança eram transitórios e imperfeitos, mas o sacrifício de Jesus Cristo é perfeito e eterno, porque Ele morreu e ressuscitou eficazmente por toda a humanidade.

HINOS SUGERIDOS DA HARPA CRISTÃ

29 - O Precioso Sangue

192 - Pelo Sangue

236 - Já nos Lavou




                                                                      Levítico 1.1-9                                                                             
1 - E chamou o SENHOR a Moisés e falou com ele da tenda da congregação, dizendo:
2 - Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando algum de vós oferecer oferta ao SENHOR, oferecereis as vossas ofertas de gado, de vacas e de ovelhas.
3 - Se a sua oferta for holocausto de gado, oferecerá macho sem mancha; ŕ porta da tenda da congregação a oferecerá, de sua própria vontade, perante o SENHOR.
4 - E porá a sua mão sobre a cabeça do holocausto, para que seja aceito por ele, para a sua expiação.
5 - Depois, degolará o bezerro perante o SENHOR; e os filhos de Arão, os sacerdotes, oferecerão o sangue e espargirão o sangue ŕ roda sobre o altar que está diante da porta da tenda da congregação.
6 - Então, esfolará o holocausto e o partirá nos seus pedaços.
7 - E os filhos de Arão, os sacerdotes, porão fogo sobre o altar, pondo em ordem a lenha sobre o fogo.
8 - Também os filhos de Arão, os sacerdotes, porão em ordem os pedaços, a cabeça e o redenho, sobre a lenha que está no fogo em cima do altar.
9 - Porém a sua fressura e as suas pernas lavar-se-ão com água; e o sacerdote tudo isto queimará sobre o altar; holocausto é, oferta queimada, de cheiro suave ao SENHOR.
                                                                                                                                                                            



IMPORTANTE
Apresento neste BLOG os comentários como 
professor de EBD em cima dos tópicos da Revista do ALUNO 
NÃO APRESENTAREI O CONTEÚDO COMPLETO DA REVISTA
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INTRODUÇÃO
Apesar da glória e da simbologia do holocausto, os profetas não demoraram a revelar a transitoriedade desse ritual levítico. Eles sabiam que, embora a oferenda fosse eficiente como tipo de um sacrifício melhor e definitivo, não era eficaz, em si mesma, para redimir o pecador. Por isso, o holocausto tinha de ser oferecido, pela fé, com os olhos postos no Calvário.
Conforme veremos nesta lição, o Senhor Jesus Cristo, ao encarnar-se, tornou-se o holocausto perfeito, para resgatar-nos de nossos pecados, tornando-nos propícios ao Pai. Ele é o Holocausto dos holocaustos.

I – O HOLOCAUSTO, O SACRIFÍCIO MAIS ANTIGO
O holocausto não foi estabelecido por Moisés, nem surgiu durante a peregrinação de Israel, no Sinai. Praticado desde a queda de Adão, foi observado até a destruição do segundo Templo em 70 d.C.

1. Definição de holocausto.
O termo holocausto provém do vocábulo hebraico olah, que, entre outras coisas, significa: ascender ou ir para cima. É uma referência tanto à fumaça da oferta queimada que subia, como a essência dessa mesma oferta que se elevava às narinas do Senhor como cheiro agradável (Lv 1.9).
O holocausto era o primeiro e mais importante sacrifício do culto divino no Antigo Testamento (Lv 1.1-3). Consistindo no oferecimento de aves e de animais, a oferenda implicava a queima total da vítima, como sacrifício incondicional ao Senhor (Lv 1.9). Era a oferta que abria as solenidades diárias, sabáticas, mensais e anuais do calendário levítico. A cerimônia era conhecida também como oferta queimada.
Simbolicamente, Paulo considerou a atitude dos irmãos filipenses, em favor da obra missionária, como holocausto de aroma suave (Fp 4.18).

2. Objetivos do holocausto.
Dois eram os principais objetivos do holocausto: tornar o homem propício a Deus, e aprofundar a comunhão de Israel com o Senhor (Lv. 1.9).
O holocausto não era oferecido apenas pela culpa do pecado; era ofertado também como ação de graças a Deus por uma vitória alcançada (Lv 1.4; cf. 1 Sm 6.14). O sacrifício representava, ainda, uma oração dramática que o adorador, através do sacerdote, endereçava ao Senhor (Sl 116.17). Todavia, o ritual, para ter validade, tinha de ser oferecido com fé e confiança na intervenção divina.

Pode vir na mente uma confusão com as palavras : sacrifício, holocausto e ofertas seria tudo a mesma coisa ? Nosso comentarista já mencionou que holocausto também era uma cerimônia conhecida como "oferta queimada", e também , nosso comentarista já colocou que holocausto é o mais importante "sacrifício", então podemos afirmar que sacrifício, holocausto e ofertas são palavras iguais, são palavras permutadas (trocadas costumeiramente mantendo o mesmo significado),
vejamos outras abordagens sobre esta questão:

Havia alguma diferença entre um sacrifício e uma oferta ? Em Levítico, as palavras são permutadas. Normalmente, um sacrifício específico é chamado de oferta (oferta queimada, oferta de manjares, oferta pacífica). Ofertas em geral são chamadas de sacrifícios. O ponto é que, ao sacrificar no altar, cada pessoa fazia uma oferta a Deus. No Antigo Testamento, o sacrifício era a única maneira de se aproximar de Deus e ter o relacionamento com Ele restaurado. Havia mais de um tipo de oferta ou sacrifício. A variedade de sacrifícios os tornava ainda mais significativos porque cada um estava relacionado a uma situação específica da vida. Sacrifícios eram feitos em louvor, adoração e ação de graças, bem como para buscar o perdão e a comunhão. Os sete primeiros capítulos de Levítico descrevem a variedade de ofertas e como elas deveriam ser feitas.
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.203)

3. A tipologia do holocausto.
Os profetas sabiam que os sacrifícios do Antigo Testamento eram transitórios, e que uma aliança superior e definitiva já havia sido providenciada por Deus (Jr.31.31-33). Davi, por exemplo, estava ciente de que o holocausto apontava para um sacrifício melhor (Sl 40.6; Hb 10.8). Mais adiante, voltaremos ao assunto.

O sacrifício valioso da vida de um animal mostrava ao pecador a seriedade do pecado de um indivíduo diante de Deus. Pelo fato de Jesus ter derramado seu sangue por nós, seu sacrifício é infinitamente maior do que qualquer oferta do Antigo Testamento. Considerando a dádiva de valor incomensurável que Ele nos concedeu, devemos responder oferecendo-lhe nossa devoção e nosso serviço.
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.1799).

II – O HOLOCAUSTO NA HISTORIA DE ISRAEL
A oferenda de holocaustos pode ser encontrada nos três principais períodos da história de Israel no Antigo Testamento: patriarcal, mosaico e nacional.

1. No período patriarcal.
O sacrifício dos patriarcas Noé e Abraão (Gn 8.20; 22.13) foi apresentado de acordo com a oferenda, ou seja, um holocausto, que Abel ofereceu ao Senhor. Por isso a oferenda pode ser considerada a mais antiga da história sagrada (Gn 4.4).

2. No período mosaico.
Após a saída dos filhos de Israel do Egito, o Senhor instruiu Moisés a sistematizar o culto divino, a fim de evitar impurezas e práticas pagãs. Quanto ao holocausto, por exemplo, apesar de já ser uma tradição na comunidade hebreia, teria de ser oferecido, a seguir, segundo critérios e normas bem definidos. Seria exigido, por exemplo, um altar apropriado para as ofertas queimadas (Êx 31.9). Como pode ser visto nas especificações da cerimônia nos capítulos de 1 a 6 de Levítico.
Portanto, tudo seria executado de conformidade com as regras estabelecidas por Deus. Caso contrário, os israelitas corriam o risco de se enveredar pelas idolatrias egípcias e cananeias.

3. No período nacional.
Após a conquista de Israel, os holocaustos continuaram a ser oferecidos ao Senhor por vários motivos. Josué celebrou uma importante vitória sobre os cananeus com ofertas queimadas e pacíficas (Js 8.31). Gideão, ao ser comissionado pelo Senhor para libertar Israel, adorou-o com igual oferenda (Jz 6.26). Quanto a Samuel, ofereceu ao Senhor o mesmo sacrifício, antecipando uma grande vitória sobre os filisteus (1 Sm 13.9,10). A reforma de Ezequias também foi marcada por holocaustos (2 Cr 29.7-35).
Após o retorno do exílio, os judeus, agradecidos a Deus pela restauração de seu culto, também apresentaram-lhe ofertas queimadas (Ed 8.35).
Ao aproximar-se do Senhor com uma oferta queimada, o crente hebreu mostrava, através desse rito, a sua disposição de entregar, não somente a vítima ao Senhor, como também a si mesmo. O Salmo 51 revela tal voluntariedade no Rei Davi.
Todos esses holocaustos prefiguravam a vinda de Jesus Cristo, o sacrifício vicário perfeito.

III – JESUS CRISTO, O HOLOCAUSTO PERFEITO
A fim de que o Filho de Deus se tornasse o nosso holocausto perfeito, três coisas foram-lhe necessárias: a encarnação, o sofrimento e, finalmente, a morte e ressurreição.

1. A encarnação de Cristo.
A encarnação de Cristo foi o cumprimento cabal e perfeito da profecia de Davi: “Sacrifício e oferta não quiseste; os meus ouvidos abriste; holocausto e expiação pelo pecado não reclamaste” (Sl 40.6).
O Messias reconhece, através do Salmista, que os holocaustos são ineficazes, em si mesmos, para redimir o pecador. Eis por que Ele, o Filho de Deus, apresentou-se como a oferta e o ofertante, para resgatar eficazmente a humanidade (Hb 10.1-10). Nessa condição, Jesus Cristo foi provado em todas as coisas, exceto no pecado, a fim de mostrar a eficácia de seu maravilhoso, eterno e definitivo sacrifício (Hb 9.26).

2. O sofrimento de Cristo.
Assim como a vítima do holocausto era, antes de ser queimada, repartida em pedaços, o Senhor Jesus foi submetido a todos os sofrimentos, angústias e dores (Is 53). Diz o profeta que o Ungido de Deus sabia o que era padecer. O autor da Epístola aos Hebreus afirma, por sua vez, que o Senhor Jesus, durante o seu ministério terreno, apresentou ao Pai, constantes clamores e lágrimas (Hb 5.7).
Jesus Cristo foi duramente provado em todas as coisas. Mas, vencendo-as, apresentou um testemunho fiel e poderoso na Terra, nos Céus e no próprio Inferno (Fp 2.9-11).
Na condição de Cordeiro de Deus, o Holocausto dos holocaustos, Ele reunia, em si, o cumprimento de todas as ofertas, oferendas e sacrifícios do livro de Levítico (Jo 1.29). No Apocalipse, o Leão da tribo de Judá ainda é glorificado como o Cordeiro que foi morto em nosso lugar (Ap 5.6).

3. A morte e ressurreição de Cristo.
O auge do sofrimento de Jesus Cristo, como o nosso perfeitíssimo holocausto, foi a sua morte no Calvário. Ele foi morto e sepultado (Mt 27.59-66). Mas, no terceiro dia, eis que ressurge dos mortos como Rei dos reis e Senhor dos senhores (Mt 28.1-10). Com a sua ressurreição, Jesus plenifica o sacrifício perfeito, como ofertante e oferta (Hb 9.27,28). Ele é o Holocausto dos holocaustos. Aleluia!

CONCLUSÃO
Esta lição faz-nos refletir sobre o sacrifício perfeito de Jesus Cristo. Ele morreu eficazmente por mim e por você. Por essa razão, temos de viver uma vida de santidade e pureza. Somente assim, seremos vistos pelo Pai Celeste como fiéis testemunhas do Evangelho. Não podemos ignorar o sacrifício de Cristo. Se o fizermos, sobre nós recairá o justo e esperado juízo de Deus (Hb 10.26,27).

Hebreus 10.26
Quando as pessoas rejeitam, deliberadamente, a oferta de salvação de Cristo, elas rejeitam a mais preciosa dádiva de Deus. Elas ignoram a direção do Espírito Santo, aquele que comunica o amor salvador de Deus a nós. Essa advertência foi dada aos cristãos judeus que estavam sendo tentados a rejeitar a Cristo em prol do judaísmo, mas aplica-se a qualquer pessoa que rejeite a Cristo em prol de outra religião, ou tendo entendido a obra expiatória de Cristo, se afaste deliberadamente dela (veja também Nm 15.30-31 e Mc 3.28-30). O ponto principal é que não há nenhum sacrifício aceitável pelo pecado a não ser a morte de Cristo na cruz. Se alguém rejeitar o sacrifício de Cristo deliberadamente depois de compreender claramente as boas-novas sobre este sacrifício, não haverá nenhuma maneira para que a pessoa seja salva, porque Deus não providenciou qualquer outro meio ao qual as pessoas possam recorrer para que sejam salvas (Veja At.4.12).
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.1800).

Hebreus 10.29
De que forma as pessoas fazem "agravo ao Espírito da graça ?" O sacrifício de Cristo está intimamente ligado ao Espírito Santo; portanto, desprezar o sacrifício de Cristo é insultar e desprezar o Espírito Santo e rejeitá-lo com arrogância. O Espírito Santo é uma pessoa, não apenas uma força ou uma influência. Rejeitá-lo é cortar o meio que Deus designou para sua própria aceitação. Isto é equivalente à blasfêmia contra o Espírito Santo (veja Mt 12.31-32). Insultar o Espírito Santo - que traz a misericórdia de Deus - é uma prática que leva o perpetrador a uma punição eterna.
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.1800).

PARA REFLETIR
A respeito de “Jesus, o Holocausto Perfeito”, responda:

1) O que é o holocausto?
O termo holocausto provém do vocábulo hebraico olah, que, entre outras coisas, significa: ascender ou ir para cima. É uma referência tanto à fumaça da oferta queimada que subia, como a essência dessa mesma oferta que se elevava às narinas do Senhor como cheiro agradável (Lv 1.9).

2) Quando o holocausto começou a ser oferecido?
Praticado desde a queda de Adão.

3) Quais os objetivos do holocausto?
Dois eram os principais objetivos do holocausto: tornar o homem propício a Deus, e aprofundar a comunhão de Israel com o Senhor (Lv. 1.9).

4) Quando o holocausto foi regulamentado em Israel?
Após a saída dos filhos de Israel do Egito, o Senhor instruiu Moisés a sistematizar o culto divino, a fim de evitar impurezas e práticas pagãs.

5) Quem é o nosso perfeito holocausto?
Jesus Cristo.

BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, Adoração, Santidade e Serviço, Os princípios de Deus para sua Igreja em Levítico, Comentarista Pr. Claudionor de Andrade, 3 Trimestre 2018.

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4 comentários:

  1. Quero parabenizar nosso professor pelas orientações e sugestões para melhor desempenhados o nosso papel como professor da EBD. OBRIGADO. Pr. Carlos Castro

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    1. Pr. Carlos, é uma honra receber vossa visita no nosso BLOG, e juntos vamos crescendo na graça e no conhecimento. A cada dia vamos melhorando este CANAL com o único objetivo de ajudar os irmãos que amam a EBD. A paz do Senhor !

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  2. Boa tarde querido amigo,
    graça e paz!
    Só pra motivo de esclarecimento amigo, sobre o tópico das oferendas de caráter nacional. Vale destacar que no contexto da passagem em que o comentarista da revista se utiliza em 1 Sm 13.9,10, na realidade é Saul que oferece o sacrifício e que é repreendido pelo próprio Samuel que considera essa atitude como "nesciamente", conforme 1 Samuel 13.13.
    Obrigado desde já amigo pelo seu ótimo trabalho, Deus continue te abençoando grandemente.

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    1. Irmão Paulo, Deus abençoe por participar, subi vosso esclarecimento para o Tópico mencionado.

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