Aula Presencial dia 18 de fevereiro de 2018
Estimado professor, acredito que já tenha percebido que nosso SLIDE semanal traz uma abordagem DETALHADA de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino, tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se ao conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado. Faça bom uso ! Baixe o Slide no formato desejado, Tenha liberdade de alterá-lo, Divulgue e Compartilhe !
Aula Presencial dia 18 de fevereiro de 2018
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OBJETIVOS GERAL
Apresentar a
tipologia do sacerdócio de Melquisedeque com relação a Jesus Cristo,
expressando a verdade de que nosso Senhor possui um sacerdócio imutável,
perfeito e eterno.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1 - Explicar o aspecto
tipológico de Melquisedeque;
2 - Destacar a natureza do
sacerdócio de Cristo;
3 - Expor os atributos do
sacerdócio de Cristo.
TEXTO ÁUREO
"Porque nos convinha
tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, efeito
mais sublime do que os céus." (Hb 7.26)
VERDADE PRÁTICA
Como Sumo Sacerdote
de outra ordem, a de Melquisedeque,
Jesus possui um sacerdócio imutável,
perfeito e eterno.
PONTO CENTRAL
O sacerdócio de Cristo é imutável, perfeito e eterno.
HINOS SUGERIDOS DA HARPA CRISTÃ
137 - Liberto da Escravidão
236 - Já nos Lavou
555 - O Redentor
Hebreus 7:1-19
1 PORQUE este
Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao
encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou;
2 A quem também
Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de
justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz;
3 Sem pai, sem mãe,
sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito
semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre.
4 Considerai, pois,
quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu os dízimos dos
despojos.
5 E os que dentre os
filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo
do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão.
6 Mas aquele, cuja
genealogia não é contada entre eles, tomou dízimos de Abraão, e abençoou o que
tinha as promessas.
7 Ora, sem
contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior.
8 E aqui certamente
tomam dízimos homens que morrem; ali, porém, aquele de quem se testifica que
vive.
9 E, por assim dizer,
por meio de Abraão, até Levi, que recebe dízimos, pagou dízimos.
10 Porque ainda ele
estava nos lombos de seu pai quando Melquisedeque lhe saiu ao encontro.
11 De sorte que, se a
perfeição fosse pelo sacerdócio levítico ( porque sob ele o povo recebeu a lei
), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a
ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão?
12 Porque, mudando-se
o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.
13 Porque aquele de
quem estas coisas se dizem pertence a outra tribo, da qual ninguém serviu ao
altar,
14 Visto ser
manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, e concernente a essa tribo nunca
Moisés falou de sacerdócio.
15 E muito mais
manifesto é ainda, se à semelhança de Melquisedeque se levantar outro
sacerdote,
16 Que não foi feito
segundo a lei do mandamento carnal, mas segundo a virtude da vida
incorruptível.
17 Porque dele assim
se testifica: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque.
18 Porque o
precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade
19 (Pois a lei
nenhuma coisa aperfeiçoou ) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança,
pela qual chegamos a Deus.
Segunda-Feira – Salmos 110:4
Jesus, um sacerdócio com
realeza
110 : 4 Jurou o Senhor, e não se arrependerá: tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque.
Terça-Feira – Hebreus 7:11
Jesus, um sacerdócio
perfeito
7 : 11 De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão?
Quarta-Feira – Hebreus 7:12
Jesus, um sacerdócio
imutável
7 : 12 Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.
Quinta-Feira – Hebreus 7:17
Jesus, um sacerdócio eterno
7 : 17 Porque ele assim testifica: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque.
Sexta-Feira – Hebreus 7:26
Jesus, um sacerdócio santo
7 : 26 Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus;
Sábado – Hebreus 7:26; 2Co 5:21
Jesus, um sacerdócio
inculpável e imaculado
Hb 7 :26 Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus;
2Co 5 :21 Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.
INTRODUÇÃO
O capítulo sete
de Hebreus apresenta o sacerdócio de Jesus numa nova perspectiva — Ele é sumo
sacerdote segundo a Ordem de Melquisedeque (SI 110.4. cf. Hb 7-17). O autor
mostra que a profecia do salmista, na qual revela um sacerdócio de outra ordem,
superior à de Arão e à levítica, teve seu fiel cumprimento em Jesus (Hb 7.13).
Mas mesmo pertencendo à mesma ordem sacerdotal, o autor sublinha a proeminência
de Jesus sobre Melquisedeque quando afirma que este "foi feito semelhante
ao Filho de Deus" (Hb 7.3) e não o contrário. O pensamento do autor é mais
bem compreendido se observarmos o sacerdócio de Jesus quanto aos aspectos de
sua tipologia, de sua natureza e de seus atributos. Há muitas especulações
sobre a pessoa de Melquisedeque, mas à luz do contexto bíblico é melhor vê-lo
como uma pessoa histórica de natureza tipológica. Melquisedeque, portanto, deve
ser visto como um tipo que aponta para Jesus Cristo. Nesse aspecto, o escrito
sagrado mostra o sacerdócio de Jesus como de natureza eterna, imutável e
perfeita
Estimado Professor, para saber mais sobre Melquisedeque consulte nosso material de apoio abaixo, tem um Slide e uma lição maravilhosa da CPAD - 2 Trimestre - 2017, imperdível, com vídeos e com todos os detalhes sobre esta temática.
A história de Melquisedeque é narrada em Gênesis 14:17-20.
Melquisedeque também é mencionado em Salmos 110:4 e Hebreus 5 ao 7.
Nas lições passadas onde estudamos Hebreus do capítulo 1 ao 6, o autor de Hebreus menciona que Jesus Cristo é superior aos anjos, a Moisés, a Josué, a Arão e à ordem Levítica, lampejando e dando indícios de que Jesus é Sumo Sacerdote.
Agora no capítulo 7 ele vai fechar com chave de ouro sua argumentação baseada em Gênesis 14:17-20 de forma profunda e objetiva de que Jesus Cristo é Sumo Sacerdote de uma Ordem Superior.
Quem foi Melquisedeque ?
Obviamente, foi um homem temente a Deus, pois seu nome quer dizer "rei da justiça", e rei de Salém quer dizer "rei da paz". Ele foi um "sacerdote do Deus Altíssimo" (Hb 7:1-2), e reconhecia Deus como criador do céu e da terra.
O que mais se sabe a seu respeito ?
Quatro principais teorias foram sugeridas :
(1) Melquisedeque era um respeitado rei daquela região. Abrão estava simplesmente prestando-lhe o respeito que ele merecia.
(2) O nome Melquisedeque pode ter sido um título para todos os reis de Salém
(3) Melquisedeque foi um "tipo" de Cristo (Hb 7.3). Um tipo é um evento ou ensinamento do Antigo Testamento, que se assemelha tanto ao que Cristo fez que exemplifica uma lição a respeito de Cristo.
(4) Melquisedeque foi uma aparição na terra do Cristo pré-encarnado, em uma forma física temporária
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.34)
Sobre a teoria (2) não acredito que o nome Melquisedeque seja de um Título.
Sobre a teoria (4) acho pouco provável que Melquisedeque seja o Cristo pré-encarnado. Melquisedeque foi um ser humano, não foi um anjo ou uma Teofânia (Aparição de Deus se materializando em forma humana, Aparição de Jesus Cristo em forma humana no Velho Testamento).
Particularmente, fico com a teoria (1) e (3).
- Melquisedeque foi sacerdote e rei
- Melquisedeque não tinha pai, mãe e genealogia no seguinte sentido : para ser sacerdote era necessário ser da linhagem da tribo de Levi e Melquisedeque não era, ele não tinha pai e mãe da linhagem levítica, não tinha genealogia da tribo de Levi, todavia ele era sacerdote do Deus Altíssimo.
- Melquisedeque realmente existiu, viveu entre nós.
E você o que acha ?
Fique livre para deixar seus comentários no final da lição clicando na palavra "comentários"
Melquisedeque era um sacerdote do Deus Altíssimo. A Bíblia se refere a ele como o sacerdote cuja ordem permanece para sempre (Sl 110:4), porque seu sacerdócio não tem registro de início ou fim. Ele era um sacerdote de Deus em Salém (Jerusalém) muito antes do inicio da nação de Israel e do sacerdócio regular.
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - pág.1794).
I - QUANTO AO ASPECTO DE SUA TIPOLOGIA
1. Um sacerdócio com realeza.
O autor sacro destaca
que Melquisedeque era um sacerdote-rei. Como sacerdote, recebeu dízimos de
Abraão e como rei governava sobre Salém (Hb 7.2). Embora os reis tivessem
alguma participação no culto da Antiga Aliança (2 Sm 6.12-14; 1Rs 3.4,15;
9.25), todavia, a função sacerdotal levítica, de oferecer sacrifícios e
representar o povo diante de Deus, cabia somente aos sacerdotes (1Sm 13.9,13; 2
Cr 26.16-18). Eles não eram reis. A ordem do sacerdócio levítico não previa a
existência de um sacerdote-rei. A existência de um sacerdote-rei, portanto, no
contexto bíblico só poderia acontecer se este fosse de outra ordem. Jesus, que
era da tribo de Judá, é levantado por Deus como sumo sacerdote segundo essa
nova ordem, da qual Melquisedeque é o tipo (SI 110.4).
2. Um sacerdócio firmado na justiça.
Mostrando a tipologia
sobre o sacerdócio de Melquisedeque, o autor destaca que este fora "rei de
justiça e depois também rei de Salém, que é rei de paz" (Hb 7.2). A figura
histórica de Melquisedeque como rei de Salém aparece em Gênesis 14.18-20 no
contexto da guerra de cinco reis contra quatro no vale do Rei. O nome
Melquisedeque, cujo significado original era "Sedeque é rei", é
interpretado pelo autor de Hebreus como "rei de justiça" (Hb 7.2). É
fora de qualquer dúvida que Melquisedeque é um tipo de Jesus, que reinaria com
justiça e cujo reinado não teria fim (Is 32.l;Jr 23.5; Lc 1.33).
O escritor usa essa história de Gn 14:18-20 para mostrar que Cristo é ainda maior que Abraão (o pai da nação judaica) e Levi (descendente de abraão). Portanto o sacerdócio judeu (composto de descendentes de Levi) era inferior ao sacerdócio de Melquisedeque (um tipo de sacerdócio de Cristo).
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - pág.1793).
3. Um sacerdócio com legitimidade divina.
O versículo três de
Hebreus sete — "sem pai, sem mãe, sem genealogia" —, deve ser visto
como um contraste entre o sacerdócio levítico e o de Melquisedeque. O
sacerdócio levítico dependia da genealogia para se legitimar. Quem não fosse da
tribo de Levi não podia oficiar como sacerdote. É exatamente isso o que o autor
quer mostrar, pois assim como o sacerdócio de Melquisedeque não dependia de
genealogia para mostrar sua legitimidade sacerdotal, da mesma forma o
sacerdócio de Cristo era também legítimo por pertencer a uma ordem superior, a
ordem de Melquisedeque.
Como mencionei acima, Melquisedeque não tinha pai, mãe e genealogia no sentido de não ser da linhagem da tribo de Levi, ele não tinha pai e mãe da linhagem levítica, não tinha genealogia da tribo de Levi.
O fato de Melquisedeque aparecer e sair dos relatos bíblicos misteriosamente, não pode ser argumento plausível para afirmar que Melquisedeque tenha sido um anjo ou Jesus Cristo pre-encarnado no Velho Testamento.
II - QUANTO AO ASPECTO DE SUA NATUREZA
1. Um sacerdócio perfeito.
A palavra teleiôsis (perfeição)
usada pelo autor em Hebreus 7.11, quer dizer também um "alvo a ser
atingido". Nesse contexto ela é usada para se referir ao relacionamento
com Deus. Nem a Lei nem o sistema sacerdotal do Antigo Testamento puderam
resolver o problema da culpa e produzir o perdão que a santidade de Deus
exigia. O autor sacro destaca que o problema do relacionamento do homem com
Deus só pode ser resolvido por um sacrifício perfeito, algo que o sistema
levítico não tinha possibilidade de realizar.
2. Um sacerdócio imutável.
O capítulo sete ainda
destaca que "mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também
mudança da lei" (Hb 7.12). O Espírito Santo havia falado por boca de Davi
que seria levantado um sumo sacerdote de outra ordem, a ordem de Melquisedeque
(SI 110.4). Se uma nova ordem se instauraria, consequentemente a antiga
passaria. Essa profecia quando cumprida, necessariamente, tornava obsoleta a
lei mosaica e o sacerdócio levítico, demonstrando dessa forma o seu caráter
transitório. Somente o sacerdócio de Jesus seria imutável e de caráter não
transitório.
O papel sumo-sacerdotal de Jesus é superior ao de qualquer sacerdote levítico, porque o Messias é sacerdote de uma ordem superior (Sl 110.4). Se os sacerdotes judeus e suas leis fossem capazes de salvar as pessoas, por que Deus precisaria enviar Cristo como um sacerdote que não vinha da tribo de Levi (a tribo sacerdotal), mas da tribo de Judá? Os sacrifícios de animais tinham de ser repetidos, e ofereciam apenas o perdão temporário; mas o sacrifício de Cristo foi oferecido uma só vez, e oferece o perdão total e permanente. Sob a nova aliança, o sacerdócio levítico foi cancelado em prol do papel de Cristo como Sumo Sacerdote. Pelo fato de Cristo ser nosso Sumo Sacerdote, precisamos colocar nossa atenção Nele. Nenhum ministro, líder ou amigo cristão pode substituir a obra de Cristo e seu papel na nossa salvação.
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - pág.1794)
3. Um sacerdócio eterno.
Assim, o sacerdócio
de Cristo "não foi feito segundo a lei do mandamento carnal, mas segundo a
virtude da vida incorruptível" (Hb 7.16). A expressão "vida
incorruptível" é uma referência a ressurreição de Jesus e seu triunfo
sobre a morte, demonstrando assim o caráter eterno do seu sacerdócio. Cristo
não era sacerdote por uma imposição humana ou mandamento carnal, mas por
atribuição divina. Como diz o versículo 17: "Porque dele assim se
testifica: Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedeque"
(Hb 7.17).
III - QUANTO AO ASPECTO DE SEUS ATRIBUTOS
1. Um sacerdócio santo.
Santidade é um dos
atributos de Deus (Is 6.3). Em outro ponto da carta aos Hebreus, o autor
sagrado afirma que sem "a santificação, [...] ninguém verá o Senhor"
(Hb 12.14). Esta era uma das exigências da lei mosaica: que o sumo sacerdote
não apresentasse nenhum defeito, inclusive físico (Lv 21.16-23). Assim, devido
à condição humana, não apenas os sacerdotes não eram perfeitos, mas todo
sistema sacerdotal levítico era imperfeito. Somente Cristo podia atender as
exigências de um sacerdócio inteiramente santo e perfeito (Hb 7.26).
2. Um sacerdócio inculpável.
Vimos que Jesus
cumpriu todas as exigências de uma vida santa requerida para o sumo sacerdote.
Mas além desse atributo, Ele deveria ser também "inocente" (Hb 7.26).
A palavra akakos, traduzida aqui como "inocente", significa também
"sem maldade" e é descrita pelos lexicógrafos como ausência de tudo o
que é ruim e errado. O apóstolo Pedro afirmou sobre Jesus que Este "não
cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano" (1 Pe 2.22). Não havia
culpa nem imperfeição no sacerdócio de Cristo Jesus.
3. Um sacerdócio imaculado.
O autor sacro usa o
termo amiantos (Hb 7.26), para dizer que Jesus é um sacerdote sem
"mácula". Essa palavra, que também tem o sentido de "sem
manchas", era usada no contexto bíblico para se referir tanto a pureza
ritual como ética. Foi a essa vida santa, no seu sentido ético, e não apenas
ritual, que o autor alude para retratar o Senhor como "separado dos
pecadores". O Filho de Deus assumiu a condição humana e se fez pecado
pelos homens (2 Co 5.21), mas sem pecar. Cristo é o sacerdote imaculado e sem
manchas.
CONCLUSÃO
A Carta aos Hebreus é o
único texto do Novo Testamento que apresenta uma doutrina sistematizada do
sacerdócio de Cristo. A carta mostra aos leitores que Jesus é o Sumo
Sacerdote-Rei predito nas Escrituras e que, como tal, superior ao sistema levítico.
Melquisedeque, rei de Salem, a quem Abraão entregou o dízimo, tornou-se um tipo
desse sacerdócio eterno. E não só isso, mas todo o sistema levítico tornara-se
obsoleto visto que a nova ordem sacerdotal havia suplantado a antiga.
PARA REFLETIR
A respeito de Jesus — Sumo Sacerdote de
uma Ordem Superior, responda:
Qual era a função do
sacerdote levítico?
Oferecer sacrifícios
e representar o povo diante de Deus.
"Sem pai, sem
mãe, sem genealogia." O que o autor de Hebreus quer mostrar com esse texto?
O versículo três de
Hebreus sete — "sem pai, sem mãe, sem genealogia" —, deve" ser
visto como um contraste entre o sacerdócio levítico e o de Melquisedeque.
Qual o único
sacerdócio podia ser imutável e de caráter não transitório?
Somente o sacerdócio
de Jesus seria imutável e de caráter não transitório.
Além do atributo de
"santidade", qual outro atributo o Senhor Jesus apresentou?
Além desse atributo,
Ele deveria ser também "inocente" (Hb 7.26).
Segundo a Carta aos
Hebreus, quais os significados da palavra "inocente"?
Significa também
"sem maldade" e é descrita pelos lexicógrafos como ausência de tudo o
que é ruim e errado.
BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, A Supremacia de Cristo - Fé, esperança e ânimo na Carta aos Hebreus, Comentarista Pr. José Gonçalves, 1 Trimestre 2018.
OBJETIVOS GERAL
Apresentar a
tipologia do sacerdócio de Melquisedeque com relação a Jesus Cristo,
expressando a verdade de que nosso Senhor possui um sacerdócio imutável,
perfeito e eterno.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1 - Explicar o aspecto
tipológico de Melquisedeque;
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TEXTO ÁUREO
"Porque nos convinha
tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, efeito
mais sublime do que os céus." (Hb 7.26)
VERDADE PRÁTICA
Como Sumo Sacerdote
de outra ordem, a de Melquisedeque,
Jesus possui um sacerdócio imutável,
perfeito e eterno.
PONTO CENTRAL
O sacerdócio de Cristo é imutável, perfeito e eterno.
HINOS SUGERIDOS DA HARPA CRISTÃ
137 - Liberto da Escravidão
236 - Já nos Lavou
555 - O Redentor
Hebreus 7:1-19
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1 PORQUE este
Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao
encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou;
2 A quem também
Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de
justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz;
3 Sem pai, sem mãe,
sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito
semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre.
4 Considerai, pois,
quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu os dízimos dos
despojos.
5 E os que dentre os
filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo
do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão.
6 Mas aquele, cuja
genealogia não é contada entre eles, tomou dízimos de Abraão, e abençoou o que
tinha as promessas.
7 Ora, sem
contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior.
8 E aqui certamente
tomam dízimos homens que morrem; ali, porém, aquele de quem se testifica que
vive.
9 E, por assim dizer,
por meio de Abraão, até Levi, que recebe dízimos, pagou dízimos.
10 Porque ainda ele
estava nos lombos de seu pai quando Melquisedeque lhe saiu ao encontro.
11 De sorte que, se a
perfeição fosse pelo sacerdócio levítico ( porque sob ele o povo recebeu a lei
), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a
ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão?
12 Porque, mudando-se
o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.
13 Porque aquele de
quem estas coisas se dizem pertence a outra tribo, da qual ninguém serviu ao
altar,
14 Visto ser
manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, e concernente a essa tribo nunca
Moisés falou de sacerdócio.
15 E muito mais
manifesto é ainda, se à semelhança de Melquisedeque se levantar outro
sacerdote,
16 Que não foi feito
segundo a lei do mandamento carnal, mas segundo a virtude da vida
incorruptível.
17 Porque dele assim
se testifica: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque.
18 Porque o
precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade
19 (Pois a lei
nenhuma coisa aperfeiçoou ) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança,
pela qual chegamos a Deus. |
Segunda-Feira – Salmos 110:4
Jesus, um sacerdócio com
realeza
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110 : 4 Jurou o Senhor, e não se arrependerá: tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque.
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Terça-Feira – Hebreus 7:11
Jesus, um sacerdócio
perfeito
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7 : 11 De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão?
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Quarta-Feira – Hebreus 7:12
Jesus, um sacerdócio
imutável
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7 : 12 Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.
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Quinta-Feira – Hebreus 7:17
Jesus, um sacerdócio eterno
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7 : 17 Porque ele assim testifica: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque.
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Sexta-Feira – Hebreus 7:26
Jesus, um sacerdócio santo
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7 : 26 Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus;
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Sábado – Hebreus 7:26; 2Co 5:21
Jesus, um sacerdócio
inculpável e imaculado
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Hb 7 :26 Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus;
2Co 5 :21 Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. |
INTRODUÇÃO
O capítulo sete
de Hebreus apresenta o sacerdócio de Jesus numa nova perspectiva — Ele é sumo
sacerdote segundo a Ordem de Melquisedeque (SI 110.4. cf. Hb 7-17). O autor
mostra que a profecia do salmista, na qual revela um sacerdócio de outra ordem,
superior à de Arão e à levítica, teve seu fiel cumprimento em Jesus (Hb 7.13).
Mas mesmo pertencendo à mesma ordem sacerdotal, o autor sublinha a proeminência
de Jesus sobre Melquisedeque quando afirma que este "foi feito semelhante
ao Filho de Deus" (Hb 7.3) e não o contrário. O pensamento do autor é mais
bem compreendido se observarmos o sacerdócio de Jesus quanto aos aspectos de
sua tipologia, de sua natureza e de seus atributos. Há muitas especulações
sobre a pessoa de Melquisedeque, mas à luz do contexto bíblico é melhor vê-lo
como uma pessoa histórica de natureza tipológica. Melquisedeque, portanto, deve
ser visto como um tipo que aponta para Jesus Cristo. Nesse aspecto, o escrito
sagrado mostra o sacerdócio de Jesus como de natureza eterna, imutável e
perfeita
Estimado Professor, para saber mais sobre Melquisedeque consulte nosso material de apoio abaixo, tem um Slide e uma lição maravilhosa da CPAD - 2 Trimestre - 2017, imperdível, com vídeos e com todos os detalhes sobre esta temática.
A história de Melquisedeque é narrada em Gênesis 14:17-20.
Melquisedeque também é mencionado em Salmos 110:4 e Hebreus 5 ao 7.
Nas lições passadas onde estudamos Hebreus do capítulo 1 ao 6, o autor de Hebreus menciona que Jesus Cristo é superior aos anjos, a Moisés, a Josué, a Arão e à ordem Levítica, lampejando e dando indícios de que Jesus é Sumo Sacerdote.
Agora no capítulo 7 ele vai fechar com chave de ouro sua argumentação baseada em Gênesis 14:17-20 de forma profunda e objetiva de que Jesus Cristo é Sumo Sacerdote de uma Ordem Superior.
Quem foi Melquisedeque ?
Obviamente, foi um homem temente a Deus, pois seu nome quer dizer "rei da justiça", e rei de Salém quer dizer "rei da paz". Ele foi um "sacerdote do Deus Altíssimo" (Hb 7:1-2), e reconhecia Deus como criador do céu e da terra.
O que mais se sabe a seu respeito ?
Quatro principais teorias foram sugeridas :
(1) Melquisedeque era um respeitado rei daquela região. Abrão estava simplesmente prestando-lhe o respeito que ele merecia.
(2) O nome Melquisedeque pode ter sido um título para todos os reis de Salém
(3) Melquisedeque foi um "tipo" de Cristo (Hb 7.3). Um tipo é um evento ou ensinamento do Antigo Testamento, que se assemelha tanto ao que Cristo fez que exemplifica uma lição a respeito de Cristo.
(4) Melquisedeque foi uma aparição na terra do Cristo pré-encarnado, em uma forma física temporária
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.34)
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.34)
Sobre a teoria (2) não acredito que o nome Melquisedeque seja de um Título.
Sobre a teoria (4) acho pouco provável que Melquisedeque seja o Cristo pré-encarnado. Melquisedeque foi um ser humano, não foi um anjo ou uma Teofânia (Aparição de Deus se materializando em forma humana, Aparição de Jesus Cristo em forma humana no Velho Testamento).
Particularmente, fico com a teoria (1) e (3).
- Melquisedeque foi sacerdote e rei
- Melquisedeque não tinha pai, mãe e genealogia no seguinte sentido : para ser sacerdote era necessário ser da linhagem da tribo de Levi e Melquisedeque não era, ele não tinha pai e mãe da linhagem levítica, não tinha genealogia da tribo de Levi, todavia ele era sacerdote do Deus Altíssimo.
- Melquisedeque realmente existiu, viveu entre nós.
E você o que acha ?
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Melquisedeque era um sacerdote do Deus Altíssimo. A Bíblia se refere a ele como o sacerdote cuja ordem permanece para sempre (Sl 110:4), porque seu sacerdócio não tem registro de início ou fim. Ele era um sacerdote de Deus em Salém (Jerusalém) muito antes do inicio da nação de Israel e do sacerdócio regular.
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - pág.1794).
- Melquisedeque foi sacerdote e rei
- Melquisedeque não tinha pai, mãe e genealogia no seguinte sentido : para ser sacerdote era necessário ser da linhagem da tribo de Levi e Melquisedeque não era, ele não tinha pai e mãe da linhagem levítica, não tinha genealogia da tribo de Levi, todavia ele era sacerdote do Deus Altíssimo.
- Melquisedeque realmente existiu, viveu entre nós.
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Melquisedeque era um sacerdote do Deus Altíssimo. A Bíblia se refere a ele como o sacerdote cuja ordem permanece para sempre (Sl 110:4), porque seu sacerdócio não tem registro de início ou fim. Ele era um sacerdote de Deus em Salém (Jerusalém) muito antes do inicio da nação de Israel e do sacerdócio regular.
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - pág.1794).
I - QUANTO AO ASPECTO DE SUA TIPOLOGIA
1. Um sacerdócio com realeza.
O autor sacro destaca
que Melquisedeque era um sacerdote-rei. Como sacerdote, recebeu dízimos de
Abraão e como rei governava sobre Salém (Hb 7.2). Embora os reis tivessem
alguma participação no culto da Antiga Aliança (2 Sm 6.12-14; 1Rs 3.4,15;
9.25), todavia, a função sacerdotal levítica, de oferecer sacrifícios e
representar o povo diante de Deus, cabia somente aos sacerdotes (1Sm 13.9,13; 2
Cr 26.16-18). Eles não eram reis. A ordem do sacerdócio levítico não previa a
existência de um sacerdote-rei. A existência de um sacerdote-rei, portanto, no
contexto bíblico só poderia acontecer se este fosse de outra ordem. Jesus, que
era da tribo de Judá, é levantado por Deus como sumo sacerdote segundo essa
nova ordem, da qual Melquisedeque é o tipo (SI 110.4).
2. Um sacerdócio firmado na justiça.
Mostrando a tipologia
sobre o sacerdócio de Melquisedeque, o autor destaca que este fora "rei de
justiça e depois também rei de Salém, que é rei de paz" (Hb 7.2). A figura
histórica de Melquisedeque como rei de Salém aparece em Gênesis 14.18-20 no
contexto da guerra de cinco reis contra quatro no vale do Rei. O nome
Melquisedeque, cujo significado original era "Sedeque é rei", é
interpretado pelo autor de Hebreus como "rei de justiça" (Hb 7.2). É
fora de qualquer dúvida que Melquisedeque é um tipo de Jesus, que reinaria com
justiça e cujo reinado não teria fim (Is 32.l;Jr 23.5; Lc 1.33).
O escritor usa essa história de Gn 14:18-20 para mostrar que Cristo é ainda maior que Abraão (o pai da nação judaica) e Levi (descendente de abraão). Portanto o sacerdócio judeu (composto de descendentes de Levi) era inferior ao sacerdócio de Melquisedeque (um tipo de sacerdócio de Cristo).
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - pág.1793).
O escritor usa essa história de Gn 14:18-20 para mostrar que Cristo é ainda maior que Abraão (o pai da nação judaica) e Levi (descendente de abraão). Portanto o sacerdócio judeu (composto de descendentes de Levi) era inferior ao sacerdócio de Melquisedeque (um tipo de sacerdócio de Cristo).
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - pág.1793).
3. Um sacerdócio com legitimidade divina.
O versículo três de
Hebreus sete — "sem pai, sem mãe, sem genealogia" —, deve ser visto
como um contraste entre o sacerdócio levítico e o de Melquisedeque. O
sacerdócio levítico dependia da genealogia para se legitimar. Quem não fosse da
tribo de Levi não podia oficiar como sacerdote. É exatamente isso o que o autor
quer mostrar, pois assim como o sacerdócio de Melquisedeque não dependia de
genealogia para mostrar sua legitimidade sacerdotal, da mesma forma o
sacerdócio de Cristo era também legítimo por pertencer a uma ordem superior, a
ordem de Melquisedeque.Como mencionei acima, Melquisedeque não tinha pai, mãe e genealogia no sentido de não ser da linhagem da tribo de Levi, ele não tinha pai e mãe da linhagem levítica, não tinha genealogia da tribo de Levi.
O fato de Melquisedeque aparecer e sair dos relatos bíblicos misteriosamente, não pode ser argumento plausível para afirmar que Melquisedeque tenha sido um anjo ou Jesus Cristo pre-encarnado no Velho Testamento.
II - QUANTO AO ASPECTO DE SUA NATUREZA
1. Um sacerdócio perfeito.
A palavra teleiôsis (perfeição)
usada pelo autor em Hebreus 7.11, quer dizer também um "alvo a ser
atingido". Nesse contexto ela é usada para se referir ao relacionamento
com Deus. Nem a Lei nem o sistema sacerdotal do Antigo Testamento puderam
resolver o problema da culpa e produzir o perdão que a santidade de Deus
exigia. O autor sacro destaca que o problema do relacionamento do homem com
Deus só pode ser resolvido por um sacrifício perfeito, algo que o sistema
levítico não tinha possibilidade de realizar.
2. Um sacerdócio imutável.
O capítulo sete ainda
destaca que "mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também
mudança da lei" (Hb 7.12). O Espírito Santo havia falado por boca de Davi
que seria levantado um sumo sacerdote de outra ordem, a ordem de Melquisedeque
(SI 110.4). Se uma nova ordem se instauraria, consequentemente a antiga
passaria. Essa profecia quando cumprida, necessariamente, tornava obsoleta a
lei mosaica e o sacerdócio levítico, demonstrando dessa forma o seu caráter
transitório. Somente o sacerdócio de Jesus seria imutável e de caráter não
transitório.
O papel sumo-sacerdotal de Jesus é superior ao de qualquer sacerdote levítico, porque o Messias é sacerdote de uma ordem superior (Sl 110.4). Se os sacerdotes judeus e suas leis fossem capazes de salvar as pessoas, por que Deus precisaria enviar Cristo como um sacerdote que não vinha da tribo de Levi (a tribo sacerdotal), mas da tribo de Judá? Os sacrifícios de animais tinham de ser repetidos, e ofereciam apenas o perdão temporário; mas o sacrifício de Cristo foi oferecido uma só vez, e oferece o perdão total e permanente. Sob a nova aliança, o sacerdócio levítico foi cancelado em prol do papel de Cristo como Sumo Sacerdote. Pelo fato de Cristo ser nosso Sumo Sacerdote, precisamos colocar nossa atenção Nele. Nenhum ministro, líder ou amigo cristão pode substituir a obra de Cristo e seu papel na nossa salvação.
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - pág.1794)
O papel sumo-sacerdotal de Jesus é superior ao de qualquer sacerdote levítico, porque o Messias é sacerdote de uma ordem superior (Sl 110.4). Se os sacerdotes judeus e suas leis fossem capazes de salvar as pessoas, por que Deus precisaria enviar Cristo como um sacerdote que não vinha da tribo de Levi (a tribo sacerdotal), mas da tribo de Judá? Os sacrifícios de animais tinham de ser repetidos, e ofereciam apenas o perdão temporário; mas o sacrifício de Cristo foi oferecido uma só vez, e oferece o perdão total e permanente. Sob a nova aliança, o sacerdócio levítico foi cancelado em prol do papel de Cristo como Sumo Sacerdote. Pelo fato de Cristo ser nosso Sumo Sacerdote, precisamos colocar nossa atenção Nele. Nenhum ministro, líder ou amigo cristão pode substituir a obra de Cristo e seu papel na nossa salvação.
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - pág.1794)
3. Um sacerdócio eterno.
Assim, o sacerdócio
de Cristo "não foi feito segundo a lei do mandamento carnal, mas segundo a
virtude da vida incorruptível" (Hb 7.16). A expressão "vida
incorruptível" é uma referência a ressurreição de Jesus e seu triunfo
sobre a morte, demonstrando assim o caráter eterno do seu sacerdócio. Cristo
não era sacerdote por uma imposição humana ou mandamento carnal, mas por
atribuição divina. Como diz o versículo 17: "Porque dele assim se
testifica: Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedeque"
(Hb 7.17).
III - QUANTO AO ASPECTO DE SEUS ATRIBUTOS
1. Um sacerdócio santo.
Santidade é um dos
atributos de Deus (Is 6.3). Em outro ponto da carta aos Hebreus, o autor
sagrado afirma que sem "a santificação, [...] ninguém verá o Senhor"
(Hb 12.14). Esta era uma das exigências da lei mosaica: que o sumo sacerdote
não apresentasse nenhum defeito, inclusive físico (Lv 21.16-23). Assim, devido
à condição humana, não apenas os sacerdotes não eram perfeitos, mas todo
sistema sacerdotal levítico era imperfeito. Somente Cristo podia atender as
exigências de um sacerdócio inteiramente santo e perfeito (Hb 7.26).
2. Um sacerdócio inculpável.
Vimos que Jesus
cumpriu todas as exigências de uma vida santa requerida para o sumo sacerdote.
Mas além desse atributo, Ele deveria ser também "inocente" (Hb 7.26).
A palavra akakos, traduzida aqui como "inocente", significa também
"sem maldade" e é descrita pelos lexicógrafos como ausência de tudo o
que é ruim e errado. O apóstolo Pedro afirmou sobre Jesus que Este "não
cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano" (1 Pe 2.22). Não havia
culpa nem imperfeição no sacerdócio de Cristo Jesus.
3. Um sacerdócio imaculado.
O autor sacro usa o
termo amiantos (Hb 7.26), para dizer que Jesus é um sacerdote sem
"mácula". Essa palavra, que também tem o sentido de "sem
manchas", era usada no contexto bíblico para se referir tanto a pureza
ritual como ética. Foi a essa vida santa, no seu sentido ético, e não apenas
ritual, que o autor alude para retratar o Senhor como "separado dos
pecadores". O Filho de Deus assumiu a condição humana e se fez pecado
pelos homens (2 Co 5.21), mas sem pecar. Cristo é o sacerdote imaculado e sem
manchas.
CONCLUSÃO
A Carta aos Hebreus é o
único texto do Novo Testamento que apresenta uma doutrina sistematizada do
sacerdócio de Cristo. A carta mostra aos leitores que Jesus é o Sumo
Sacerdote-Rei predito nas Escrituras e que, como tal, superior ao sistema levítico.
Melquisedeque, rei de Salem, a quem Abraão entregou o dízimo, tornou-se um tipo
desse sacerdócio eterno. E não só isso, mas todo o sistema levítico tornara-se
obsoleto visto que a nova ordem sacerdotal havia suplantado a antiga.
PARA REFLETIR
A respeito de Jesus — Sumo Sacerdote de
uma Ordem Superior, responda:
Qual era a função do
sacerdote levítico?
Oferecer sacrifícios
e representar o povo diante de Deus.
"Sem pai, sem
mãe, sem genealogia." O que o autor de Hebreus quer mostrar com esse texto?
O versículo três de
Hebreus sete — "sem pai, sem mãe, sem genealogia" —, deve" ser
visto como um contraste entre o sacerdócio levítico e o de Melquisedeque.
Qual o único
sacerdócio podia ser imutável e de caráter não transitório?
Somente o sacerdócio
de Jesus seria imutável e de caráter não transitório.
Além do atributo de
"santidade", qual outro atributo o Senhor Jesus apresentou?
Além desse atributo,
Ele deveria ser também "inocente" (Hb 7.26).
Segundo a Carta aos
Hebreus, quais os significados da palavra "inocente"?
Significa também
"sem maldade" e é descrita pelos lexicógrafos como ausência de tudo o
que é ruim e errado.
BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, A Supremacia de Cristo - Fé, esperança e ânimo na Carta aos Hebreus, Comentarista Pr. José Gonçalves, 1 Trimestre 2018.
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, A Supremacia de Cristo - Fé, esperança e ânimo na Carta aos Hebreus, Comentarista Pr. José Gonçalves, 1 Trimestre 2018.
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Olá, estimado professor, segue abaixo material de apoio que o mesmo possa adicionar mais conteúdo para a sua aula.
Clique Aqui - Lição 3 - Melquisedeque, o Rei de Justiça (2 Trimestre de 2017)
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INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Caro (a) professor
(a), a Lição desta semana trata de um assunto muito especial: o sacerdócio
perfeito e eterno de Jesus. Isso significa que estudaremos como todo o sistema
de sacrifício levítico, apresentado no Antigo Testamento, deu lugar ao
sacrifício completo de Jesus no Calvário. Sim, veremos que Jesus Cristo, e só
Ele, tinha todas as prerrogativas para mudar o sacerdócio e a Lei. E foi isso
que o nosso Senhor fez! Por isso, dedique-se para compreender o melhor que
puder o capítulo 7 de Hebreus. Boa aula!
SUBSÍDIO DIDÁTICO
Neste tópico é importante que você explique quem foi
a pessoa histórica de Melquesedeque. Comece o tópico abordando que
"Melquisedeque, contemporâneo de Abraão, foi rei de Salém e sacerdote de
Deus (Gn 14.18). Abraão lhe pagou dízimos e foi por ele abençoado (vv.2-7).
Aqui, a Bíblia o tem corno uma prefiguração de Jesus Cristo, que é tanto
sacerdote como rei (v.3). O sacerdócio de Cristo é "segundo a ordem de
Melquisedeque' (6.20), o que significa que Cristo é anterior a Abraão, a Levi e
aos sacerdotes levíticos e maior que todos eles'. As Escrituras mencionam
também que o rei de Salem não tinha pai nem mãe, o que não 'significa que
Melquisedeque, literalmente, não tivesse pais nem parentes, nem que era anjo.
Significa tão-somente que as Escrituras não registram a sua genealogia e que
nada diz a respeito do seu começo e fim. Por isso serve como tipo de Cristo
eterno, cujo sacerdócio nunca terminará" (Bíblia de Estudo Pentecostal.
Rio de Janeiro: CPAD, 1995, pp.1907,08).
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se
faz também mudança da lei (7.12), Este é um dos versículos mais significativos
desta seção da carta aos Hebreus. Ele lembra os leitores de que a fora/i é uma
só. A revelação mosaica retrata um sistema interligado no qual o relacionamento
de Deus com Israel é definido, um sistema de concerto que define as exigências
de Deus e que equilibra os pecados do homem com sacrifícios oferecidos pelos
sacerdotes Arônicos.
O que o autor destaca
é que uma mudança no sacerdócio destrói o equilíbrio do sistema do Antigo Testamento,
e claramente implica numa mudança em todos os demais aspectos também - uma
mudança na Lei e uma mudança no sacrifício.
À medida que saímos do
capítulo 7, vemos que o autor desenvolve este mesmo tema: houve uma mudança
dramática na Lei (capítulo 8) e também uma mudança no sacrifício (capítulos
9-10) (RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento.
Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p.501).
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"[7.26-28] O
autor continua a descrever a principal realização de Jesus como Sumo Sacerdote
Perfeito, isto é, seu sacrifício único e suficiente pelo pecado (27): não
necessita 'oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente, por seus próprios
pecados e, depois, pêlos do povo', como fizeram 'os suínos sacerdotes'. Isto é
verdade por duas razões:
(1) porque Ele
próprio era sem pecado, e
(2) porque sua
inigualável oferta de si mesmo pelo pecado pôs fim a todo o sistema de
sacrifícios levíticos (tanto aos sacrifícios diários como ao Dia da Expiação, a
cada ano). Como Sacerdote espiritualmente e moralmente perfeito (v.26), Jesus
podia oferecer o sacrifício perfeito e definitivo (v.27), e isto Ele fez.
Quando a Bíblia nos diz que seu sacrifício pelos pecados foi feito 'uma vez por
todas' ou 'uma vez' (ephapax), significa que Ele foi tanto completo
quanto permanentemente válido, sem necessidade de repetição. O caráter decisivo
da obra de Cristo é urna legitimidade de Hebreus [...]" [ARRINGTON, Frendi
L; STRONSTAD, Roger (Ed.).Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Rio
de Janeiro: CPAD, 2004, p.1583).
SUBSÍDIO DIDÁTICO
Fonte: Revista Ensinador Cristão - CPAD - nro.72
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. Introdução
• Texto Bíblico:
Hebreus 7.1-19
2. l. Quanto ao Aspecto de sua Tipologia
• 1. Um
sacerdócio com realeza.
• 2. Um
sacerdócio firmado na justiça.
• 3. Um
sacerdócio com legitimidade.
3. II. Quanto ao Aspecto de sua Natureza
• 1. Um
sacerdócio perfeito.
• 2. Um
sacerdócio imutável.
• 3. Um
sacerdócio eterno.
4. III. Quanto ao Aspecto de seus Atributos
• 1. Um
sacerdócio santo.
• 2. Um
sacerdócio inculpável.
• 3. Um
sacerdócio imaculado.
5. Conclusão
Destaque alguns pontos do capítulo sete de Hebreus, o texto bíblico base
da lição desta semana:
1. Na seção 7.1-10 é feita uma exposição sobre Melquisedeque,
em que o autor de Hebreus usa o relato de Génesis 14.18-20 para priorizar a
peculiaridade desse sacerdote das terras de Salem.
2. No relato de Gênesis 14, cruzando com o de Hebreus sete, podemos
constatar:
(a) Antes da Lei de Deus ser promulgada no Sinai, já havia um
sacerdote que servia ao Deus Altíssimo e recebera dízimos de Abraão, o
patriarca, antes da Lei;
(b) a ausência de uma genealogia de Melquisedeque aponta para uma
ausência de um sucessor ou predecessor humano.
3. Nas seções dos vv.11-25 e vv.26-28, o autor de Hebreus mostra que o
sacerdócio de Cristo Jesus está na mesma ordem do de Melquisedeque,
portanto, trata-se de um sacerdócio legítimo e superior ao de Arão.
Sugestão Pedagógica
Professor, professora, sugerimos que leia com atenção os três subsídios
propostos na revista do professor (subsídios 1, 2 e 3) e, com base neles, exponha
e explique a classe o seguinte esquema, que tem como objetivo detalhar o
capítulo sete de Hebreus:
CAPÍTULO SETE DE HEBREUS
SEÇÕES DO CAPÍTULO
ÊNFASES DAS
SEÇÕES
vv. 1-10
A
partir da semelhança de Cristo com Meiquisedeque, o autor destaca a
superioridade do Filho de Deus quanto a Arão e àOrdem Levítica.
vv. 11 -25
A
partir do sacerdócio perpétuo de Melquisedeque, pois ele era "sem pai,
sem mão, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida", o
autor destaca a permanência perpétua do Filho de Deus em relação a Arão
e à Ordern Levítica.
vv.26-28
Enquanto
o sacerdócio de Arão e a Ordem Levítica eram imperfeitos, a superioridade do
sacerdócio de Cristo se revela na sua perfeição como Filho de Deus.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Caro (a) professor
(a), a Lição desta semana trata de um assunto muito especial: o sacerdócio
perfeito e eterno de Jesus. Isso significa que estudaremos como todo o sistema
de sacrifício levítico, apresentado no Antigo Testamento, deu lugar ao
sacrifício completo de Jesus no Calvário. Sim, veremos que Jesus Cristo, e só
Ele, tinha todas as prerrogativas para mudar o sacerdócio e a Lei. E foi isso
que o nosso Senhor fez! Por isso, dedique-se para compreender o melhor que
puder o capítulo 7 de Hebreus. Boa aula!
SUBSÍDIO DIDÁTICO
Neste tópico é importante que você explique quem foi
a pessoa histórica de Melquesedeque. Comece o tópico abordando que
"Melquisedeque, contemporâneo de Abraão, foi rei de Salém e sacerdote de
Deus (Gn 14.18). Abraão lhe pagou dízimos e foi por ele abençoado (vv.2-7).
Aqui, a Bíblia o tem corno uma prefiguração de Jesus Cristo, que é tanto
sacerdote como rei (v.3). O sacerdócio de Cristo é "segundo a ordem de
Melquisedeque' (6.20), o que significa que Cristo é anterior a Abraão, a Levi e
aos sacerdotes levíticos e maior que todos eles'. As Escrituras mencionam
também que o rei de Salem não tinha pai nem mãe, o que não 'significa que
Melquisedeque, literalmente, não tivesse pais nem parentes, nem que era anjo.
Significa tão-somente que as Escrituras não registram a sua genealogia e que
nada diz a respeito do seu começo e fim. Por isso serve como tipo de Cristo
eterno, cujo sacerdócio nunca terminará" (Bíblia de Estudo Pentecostal.
Rio de Janeiro: CPAD, 1995, pp.1907,08).
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se
faz também mudança da lei (7.12), Este é um dos versículos mais significativos
desta seção da carta aos Hebreus. Ele lembra os leitores de que a fora/i é uma
só. A revelação mosaica retrata um sistema interligado no qual o relacionamento
de Deus com Israel é definido, um sistema de concerto que define as exigências
de Deus e que equilibra os pecados do homem com sacrifícios oferecidos pelos
sacerdotes Arônicos.
O que o autor destaca
é que uma mudança no sacerdócio destrói o equilíbrio do sistema do Antigo Testamento,
e claramente implica numa mudança em todos os demais aspectos também - uma
mudança na Lei e uma mudança no sacrifício.
À medida que saímos do
capítulo 7, vemos que o autor desenvolve este mesmo tema: houve uma mudança
dramática na Lei (capítulo 8) e também uma mudança no sacrifício (capítulos
9-10) (RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento.
Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p.501).
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"[7.26-28] O
autor continua a descrever a principal realização de Jesus como Sumo Sacerdote
Perfeito, isto é, seu sacrifício único e suficiente pelo pecado (27): não
necessita 'oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente, por seus próprios
pecados e, depois, pêlos do povo', como fizeram 'os suínos sacerdotes'. Isto é
verdade por duas razões:
(1) porque Ele
próprio era sem pecado, e
(2) porque sua
inigualável oferta de si mesmo pelo pecado pôs fim a todo o sistema de
sacrifícios levíticos (tanto aos sacrifícios diários como ao Dia da Expiação, a
cada ano). Como Sacerdote espiritualmente e moralmente perfeito (v.26), Jesus
podia oferecer o sacrifício perfeito e definitivo (v.27), e isto Ele fez.
Quando a Bíblia nos diz que seu sacrifício pelos pecados foi feito 'uma vez por
todas' ou 'uma vez' (ephapax), significa que Ele foi tanto completo
quanto permanentemente válido, sem necessidade de repetição. O caráter decisivo
da obra de Cristo é urna legitimidade de Hebreus [...]" [ARRINGTON, Frendi
L; STRONSTAD, Roger (Ed.).Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Rio
de Janeiro: CPAD, 2004, p.1583).
SUBSÍDIO DIDÁTICO
Fonte: Revista Ensinador Cristão - CPAD - nro.72
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. Introdução
• Texto Bíblico:
Hebreus 7.1-19
2. l. Quanto ao Aspecto de sua Tipologia
• 1. Um
sacerdócio com realeza.
• 2. Um
sacerdócio firmado na justiça.
• 3. Um
sacerdócio com legitimidade.
3. II. Quanto ao Aspecto de sua Natureza
• 1. Um
sacerdócio perfeito.
• 2. Um
sacerdócio imutável.
• 3. Um
sacerdócio eterno.
4. III. Quanto ao Aspecto de seus Atributos
• 1. Um
sacerdócio santo.
• 2. Um
sacerdócio inculpável.
• 3. Um
sacerdócio imaculado.
5. Conclusão
Destaque alguns pontos do capítulo sete de Hebreus, o texto bíblico base
da lição desta semana:
1. Na seção 7.1-10 é feita uma exposição sobre Melquisedeque,
em que o autor de Hebreus usa o relato de Génesis 14.18-20 para priorizar a
peculiaridade desse sacerdote das terras de Salem.
2. No relato de Gênesis 14, cruzando com o de Hebreus sete, podemos
constatar:
(a) Antes da Lei de Deus ser promulgada no Sinai, já havia um
sacerdote que servia ao Deus Altíssimo e recebera dízimos de Abraão, o
patriarca, antes da Lei;
(b) a ausência de uma genealogia de Melquisedeque aponta para uma
ausência de um sucessor ou predecessor humano.
3. Nas seções dos vv.11-25 e vv.26-28, o autor de Hebreus mostra que o
sacerdócio de Cristo Jesus está na mesma ordem do de Melquisedeque,
portanto, trata-se de um sacerdócio legítimo e superior ao de Arão.
Sugestão Pedagógica
Professor, professora, sugerimos que leia com atenção os três subsídios
propostos na revista do professor (subsídios 1, 2 e 3) e, com base neles, exponha
e explique a classe o seguinte esquema, que tem como objetivo detalhar o
capítulo sete de Hebreus:
CAPÍTULO SETE DE HEBREUS
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SEÇÕES DO CAPÍTULO
ÊNFASES DAS
SEÇÕES
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vv. 1-10
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A
partir da semelhança de Cristo com Meiquisedeque, o autor destaca a
superioridade do Filho de Deus quanto a Arão e àOrdem Levítica.
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vv. 11 -25
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A
partir do sacerdócio perpétuo de Melquisedeque, pois ele era "sem pai,
sem mão, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida", o
autor destaca a permanência perpétua do Filho de Deus em relação a Arão
e à Ordern Levítica.
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vv.26-28
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Enquanto
o sacerdócio de Arão e a Ordem Levítica eram imperfeitos, a superioridade do
sacerdócio de Cristo se revela na sua perfeição como Filho de Deus.
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seria otimo se tivesem as respostas da licao pos ajudaria tabem se estives alguma duvida
ResponderExcluirIrmão Karlito, a resposta do questionário da lição esta na cor azul. No próximo trimestre estarei colocando um questionário complementar da lição para que o professor possa entregar para o aluno, enfim, vamos melhorar nesta questão. Obrigado pela dica, forte abraço ! A paz do Senhor Jesus !
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