Aula Presencial dia 21 de janeiro de 2018
Estimado professor, a CPAD publicou uma errata para corrigir erros de editoração desta Lição 3 nas nossas revistas, atentemos para os pontos :
1 - Não se trata de erros doutrinários
2 - Os erros são referentes a repetição de conteúdo já estudado
3 - Os sub-tópicos 2 e 3 do tópico III já tínhamos estudados na Lição 3 do 4 Trimestre de 2017, portanto foram substituídos pelo sub-tópico 2 e 3 do tópico II
5 - Os sub-topicos 2 e 3 do tópico II tiveram nova publicação de conteúdo
Portanto, na nossa lição abaixo, os sub-tópicos e os respectivos locais apontados na ERRATA estão marcados e grifados para o professor fazer a correção com seu aluno.
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IMPORTANTE: SE VOCÊ BAIXOU OS SLIDES ANTES DO DIA 18/01/2018 VAI PRECISAR BAIXAR NOVAMENTE A NOVA VERSÃO COM AS CORREÇÕES.
Estimado professor, acredito que já tenha percebido que nosso SLIDE semanal traz uma abordagem DETALHADA de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino, tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se ao conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado. Faça bom uso ! Baixe o Slide no formato desejado, Tenha liberdade de alterá-lo, Divulgue e Compartilhe !
Aula Presencial dia 21 de janeiro de 2018
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2 - Os erros são referentes a repetição de conteúdo já estudado
3 - Os sub-tópicos 2 e 3 do tópico III já tínhamos estudados na Lição 3 do 4 Trimestre de 2017, portanto foram substituídos pelo sub-tópico 2 e 3 do tópico II
5 - Os sub-topicos 2 e 3 do tópico II tiveram nova publicação de conteúdo
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OBJETIVOS GERAL
Evidenciar
a superioridade de Jesus em relação ao legislador Moisés.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1 - Apresentar a
superioridade da vocação, da missão e da mediação de Jesus em relação a Moisés;
2 - Exprimir a
autoridade maior de Jesus em relação a Moisés;
3 - Esclarecer a superioridade
do discurso de Jesus em relação ao de Moisés.
TEXTO ÁUREO
"Porque
ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés,
quanto maior honra do
que a casa tem aquele que a edificou." (Hb 3.3)
VERDADE PRÁTICA
Cristo
em tudo foi superior a Moisés na Casa de Deus, pois
enquanto o legislador
hebreu foi um mordomo, o Salvador foi o dono.
PONTO CENTRAL
A carta de Hebreus revela a superioridade de Jesus em relação a
Moisés quanto à tarefa, à autoridade e o discurso.
HINOS SUGERIDOS DA HARPA CRISTÃ
295 - Novo Canto de Louvor
396 - Muito Além do Entendimento
620 - Na Jornada para o Céu
Hebreus 3:1-19
1 POR
isso, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus
Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão,
2 Sendo
fiel ao que o constituiu, como também o foi Moisés em toda a sua casa.
3
Porque ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior
honra do que a casa tem aquele que a edificou.
4
Porque toda a casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é
Deus.
5 E, na
verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das
coisas que se haviam de anunciar;
6 Mas
Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão
somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim.
7
Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz,
8 Não
endureçais os vossos corações, Como na provocação, no dia da tentação no
deserto.
9 Onde
vossos pais me tentaram, me provaram, E viram por quarenta anos as minhas obras.
10 Por
isso me indignei contra esta geração, E disse: Estes sempre erram em seu
coração, E não conheceram os meus caminhos.
11
Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso.
12
Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para
se apartar do Deus vivo.
13
Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama
Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado;
14
Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o
princípio da nossa confiança até ao fim.
15
Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos
corações, como na provocação.
16
Porque, havendo-a alguns ouvido, o provocaram; mas não todos os que saíram do
Egito por meio de Moisés.
17 Mas
com quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura com os que pecaram,
cujos corpos caíram no deserto?
18 E a
quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes?
19 E
vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade.
Segunda-Feira – Hebreus 3:1
Uma
vocação superior dada a Cristo por Deus Pai
3 : 1 Por isso, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão,
Terça-Feira – Lucas 19:10
Uma
missão superior que apenas Cristo poderia cumprir
19 : 10 Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.
Quarta-Feira – Hebreus 3:1; 1Tm 2:5
Cristo
- O único Mediador entre os homens e Deus
3 :1 or isso, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão,
2 : 5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
Quinta-Feira – Hebreus 3:2
Cristo,
o edificador da Casa de Deus
3 : 2 Sendo fiel ao que o constituiu, como também o foi Moisés em toda a sua casa.
Sexta-Feira – Hebreus 3:5,6
Cristo,
não apenas servo, mas Filho
3 : 5 E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar;
3 : 6 Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim.
Sábado – Hebreus 3:7,8
Cristo,
superior em palavra à Lei
3 : 7 Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz,
3 : 8 Não endureçais os vossos corações,Como na provocação, no dia da tentação no deserto..
INTRODUÇÃO
O autor
dá início ao capítulo três fazendo um contraste entre Moisés e Cristo. Ele
estava consciente da grande estima que seus compatriotas tinham pela figura do
grande legislador hebreu, Moisés. Em nenhum momento desse contraste o autor
deprecia a pessoa de Moisés, mas sempre o coloca como um homem fiel a Deus na
execução de sua obra. Entretanto, mesmo tendo assumido a grande missão de
conduzir o povo rumo à Terra Prometida, Moisés não poderia se equiparar a
Jesus, o Autor da nossa fé. O contraste entre Moisés e Cristo é bem definido:
Amados, não é só o autor do livro de
Hebreus que faz uma comparação entre Moisés e Cristo, o próprio Moisés
profetiza da seguinte maneira :
"O Senhor teu Deus te suscitará
um profeta como eu, do meio de ti, de teus irmãos. A ele ouvirás" (Dt
18:15).
"Eu lhes suscitarei um
profeta do meio de seus irmãos, semelhante a ti; porei as minhas palavras na
sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar" (Dt 18:18).
Como podemos notar
acima, houve uma promessa de um grande profeta para Israel como Moisés que foi
o mediador da Antiga Aliança, esta promessa se cumpriu em Jesus Cristo que foi
o mediador da Nova Aliança.
Moisés foi um dos personagens mais influentes do
Antigo Testamento. Ele é considerado o mais importante de todos os profetas (Dt
34:10). Juntamente com Davi e Abraão, tornou-se um grande referencial para o
povo hebreu.
(Pr. Gesiel Gomes - Revista Central
Gospel - nro.29 - ano 7)
"E nunca mais se levantou em
Israel profeta algum como Moisés, a quem o Senhor conhecera face a face"
(Deuteronômio 34:10)
Moisés foi um dos maiores profetas,
todavia não dá para comparar Jesus Cristo com nenhum profeta, Jesus é tão
grande, sua personalidade é tão singular e seu caráter é inigualável que Ele é
incomparável. No tocante a Moisés, que seus passos sirva de inspiração para
todos nós, Ele não foi perfeito como Cristo, todavia, foi honrado por Deus e
usado poderosamente para revelar Deus para o povo hebreu.
Curiosidade: Relacionamos Dez Semelhanças
de Moisés e Jesus Cristo
1) Tanto Moisés como
Jesus escaparam da matança de bebês do sexo masculino (Ex 1:22; 2-10; Mt
2:13-18)
2) Tanto Moisés como
Jesus manifestaram um espírito brando, ou manso (Nm 12:3; Mt 11:29; 14:14)
3) Pela causa do serviço
de Deus, tanto Moisés como Jesus deixaram para trás posições de destaque e
grandes riquezas (Hb 11:24-26; 2Co 8:9)
4) Tanto Moisés como
Jesus tornaram-se ungidos de Deus (Hb 11:26; Ex 3:1; 4:4)
5) Tanto Moisés como
Jesus jejuaram 40 dias (Ex 34:28; Mt 4:1-11)
6) Pelo poder divino,
tanto Moisés e Jesus realizaram milagres que glorificaram a Deus (Ex 5:1;
12:36; Mc 4:35-41; Lc 7:18-23)
7) Tanto Moisés como
Jesus tiveram algo que ver com uma provisão milagrosa de alimento (Ex 16:11-36;
Mt 14:14-21; 15:32-38)
8) Tanto Moisés como
Jesus conduziram pessoas da servidão para liberdade (Ex 12:37-42; 1Co 15:24-26;
Cl 1:13; 1Jo 5:19)
9) Tanto Moisés como
Jesus mediaram pactos, alianças (Ex 19:3-9; Lc 22:20)
10) Confiou-se tanto a
Moisés como a Jesus o encargo de julgar (Ex 18:13; Jo 5:22,23)
Agora nos próximo tópicos vamos ver porque Jesus é superior a Moisés.
Bom Estudo !
I - UMA TAREFA SUPERIOR
1. Uma vocação superior.
O autor
introduz a seção vv.1-6 tomando como ponto de partida o que havia dito
anteriormente — Jesus era o autor e mediador da nossa salvação (Hb 2.14-18).
Tomando por base esse conhecimento, seus leitores, a quem ele chama
afetuosamente de irmãos santos, deveriam ficar atentos ao que seria dito agora
(Hb 3.1). Eles não eram apenas um povo nómade pelo deserto escaldante à procura
da Terra Prometida, mas herdeiros de uma vocação celestial. Eles deveriam se
lembrar de quem os fez aptos e idóneos dessa vocação. Nesse aspecto, os
leitores de Hebreus não deveriam ter dúvida alguma de que Jesus, como Aquele
que os conduzia ao destino eterno, era em tudo superior a Moisés, a quem coube
a missão de conduzir o povo à Canaã terrena.
Moisés foi um grande herói para o povo judeu; Ele conduziu seus antepassados israelitas da escravidão egípcia para a fronteira da Terra Prometida. Ele também escreveu os cinco primeiros livros do Antigo Testamento, e foi o profeta a quem Deus entregou a lei; portanto, Moisés foi o maior profeta das Escrituras. Mas Jesus é digno de maior honra porque é a figura central da fé, enquanto Moisés foi apenas um servo humano; Jesus é mais do que humano; Ele é o próprio Deus (Hb 1:3). Cristo nos liberta da escravidão do pecado da mesma forma que Moisés conduziu o povo de Israel à libertação da escravidão no Egito. Por que se contentar com Moisés, pergunta o autor de Hebreus, quando você pode ter Jesus Cristo, aquele que designou Moisés ?
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - ARC - CPAD - pág.1788)
2. Uma missão superior.
O autor
pela primeira vez usa a palavra apóstolo em relação a Jesus (Hb 3.1). A palavra
apóstolo se refere a alguém que é comissionado como um representante
autorizado. Não havia dúvida de que Moisés havia sido um enviado de Deus em uma
missão, todavia, ele não foi o "apóstolo da grande salvação". A
missão de Moisés foi tirar o povo de dentro do Egito e conduzi-lo à Terra
Prometida, mas a missão de Jesus é a de conduzir a Igreja à Canaã celestial. A
missão mosaica era daqui, a Canaã terrena; a missão de Jesus possuía uma
vocação celestial. Cristo não foi apenas um enviado em uma missão, mas acima de
tudo, o apóstolo da nossa confissão, alguém com autoridade na missão de nos
conduzir ao destino eterno.
Lembrando aqui irmãos, Todos os crentes do Antigo Testamento, incluindo Moisés, serviram para preparar o caminho para o Messias (Jesus), enfatize aos alunos que quanto mais estudarmos o Antigo Testamento mais ficará claro o Novo Testamento.
3. Uma mediação superior.
Depois
de afirmar que Jesus era "o apóstolo", o autor também diz que Ele é o
"sumo sacerdote da nossa confissão". Jesus era superior a Moisés, não
apenas em relação à missão, mas também em relação à função que exercia. O autor
fará um contraste mais detalhado entre o sacerdócio de Cristo e o araônico mais
adiante, mas aqui os crentes deveriam ter em mente que a mediação de Jesus era
em tudo superior ao sistema mosaico e levítico. Cristo era o mediador da nossa
confissão. A palavra "confissão" traduz o termo original homoiogia,
que tem o sentido primeiro de "concordância". Quando confessamos
Jesus como Salvador, concordamos que Ele em tudo tem a primazia. Ele é o
Senhor. Ele é maior do que tudo e do que todos; Ele, e somente Ele, é a razão
do nosso viver.
II - UMA AUTORIDADE SUPERIOR
1. Construtor, não apenas administrador.
O autor
destaca que tanto Moisés como Jesus foram fiéis na "casa de Deus" (Hb
3.2). Eles foram fiéis na missão que lhes foram confiada. Isso mostra o apreço
que o autor possuía pelo legislador hebreu. Todavia, ao se referir a Jesus, o
autor usa a palavra grega aksioô, traduzida como "digno",
"valor", "mérito". Duas coisas precisam ser destacadas no
uso desse vocábulo pelo autor. Primeiramente ele quer mostrar que o mérito de
Jesus era maior do que o de Moisés. Nosso Senhor era o construtor do edifício,
da casa de Deus, e não apenas o mordomo, como fora Moisés. Os crentes
precisavam enxergar isso e, assim, valorizarem mais a sua salvação. Por outro
lado, ao usar o pretérito perfeito (tempo verbal grego), ele demonstra que a
glória de Moisés era desvanecente, enquanto a de Jesus era permanente.
2. Filho, não apenas servo. [TEXTO CORRIGIDO POR ERRATA DA CPAD]
O autor sabe da grande
estima que Moisés possuía dentro da comunidade judaico-cristã e por isso é
extremamente cuidadoso no uso das palavras. “E, na verdade, Moisés foi fiel em
toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de
anunciar; mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos
nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até
ao fim” (Hb 3.5,6). Em vez de usar o termo doulos(servo), vocábulo
usado para se referir a um escravo ou serviçal, ele usa outro vocábulo, therápôn.
Essa palavra só aparece aqui no Novo Testamento e é traduzida como servo ou
ministro. A ideia expressa é de um serviço que é prestado de forma voluntária
entre duas pessoas que se relacionam bem. Assim era Moisés com o seu Deus. Mas
o autor deixa claro que esse relacionamento de Moisés com Deus não podia se
equiparar ao de Deus com o seu Filho, Jesus.
3. Uma igreja, não apenas tabernáculo. [TEXTO CORRIGIDO POR ERRATA DA CPAD]
Alguns autores
entendem que a expressão “casa de Deus” usada em relação a Moisés pode se
referir ao tabernáculo como centro do culto mosaico no deserto, enquanto outros
veem como uma referência à antiga congregação do povo de Deus do êxodo. Em todo
caso, a ideia gira em torno do povo de Deus que adora na Antiga Aliança. Moisés
foi um ministro de Deus no culto da congregação do deserto. Mas Jesus, como
Filho é o ministro da Igreja, o povo de Deus na Nova Aliança, “a qual casa
somos nós” (Hb 3.6).
III - UM DISCURSO SUPERIOR
1. O perigo de ouvir, mas não atender.
Seguindo
a redação da Septuaginta (tradução grega da Bíblia Hebraica),
o autor cita o Salmo 95.7-11 para trazer uma série de advertências. Se o povo
de Deus no Antigo Pacto precisou ser exortado, maior exortação precisava os que
tinham maiores promessas. Primeiramente havia o perigo de ouvir e não atender
(Hb 3.7,8). No passado, o povo de Deus tinha ouvido a mensagem divina;
entendido, mas não atendido! O mesmo erro estava se repetindo. O Espírito
Santo, falando profeticamente pela boca do salmista, advertia os o leitores
para que seus corações não se endurecessem. É um apelo atual, porque o povo de
Deus muitas vezes demonstra ser tardio para ouvir.
2. O perigo de ver, mas não crer. “[...] [TEXTO CORRIGIDO POR ERRATA DA CPAD]
E viram, por quarenta
anos, as minhas obras” (Hb 3.9). Erra quem pensa que só acredita quem vê.
Parece que quem muito vê, menos acredita. Acaba ficando acostumado com o
sobrenatural. O sobrenatural se naturaliza. É exatamente isso o que aconteceu
no deserto e era exatamente isso o que estava acontecendo com a comunidade do
autor de Hebreus. Tanto Moisés, como Jesus, foram poderosos em obras, mas isso
não estava sendo suficiente para segurar os
crentes. É preocupante quando o cristão se acostuma com o sobrenatural e nada
mais parece impactá-lo.
3. O perigo de começar, mas não terminar [TEXTO CORRIGIDO POR ERRATA DA CPAD]
“Estes sempre
erram em seu coração e não conheceram os meus caminhos” (Hb 3.10b). Com estas
palavras o autor mostra o perigo de começar, mas não chegar. De andar, mas se
desviar. Alguns do antigo povo de Deus haviam começado bem, mas terminaram mal.
Muitos caíram pelo caminho, desistiram da estrada. O mesmo risco estava
ocorrendo com os cristãos neotestamentários — haviam começado bem, mas estavam
correndo o risco de caírem e perderem a fé. O alerta é para nós também.
CONCLUSÃO
Ao
mostrar a superioridade de Jesus sobre Moisés, o autor da Carta aos Hebreus não
tencionava exaltar o primeiro e desprezar o segundo, mas pôr em relevo a obra
do Calvário, bem como esclarecer como os crentes devem valorizá-la. Ora, se
Moisés que não era divino, que não se deu sacrificalmente em lugar de ninguém,
merecia ser ouvido, então por que Jesus, o Filho do Deus bendito, Senhor da
Igreja e superior aos anjos, não merecia reconhecimento ainda maior?
PARA REFLETIR
A respeito da Superioridade de
Jesus em relação a Moisés, responda:
Qual o
ponto de partida para o autor aos Hebreus introduzir o assunto sobre a vocação
superior de Jesus?
Que
Jesus era o autor e mediador da nossa salvação (Hb 2.14-18).
Em que
concordamos quando confessamos Jesus como Salvador?
Quando
confessamos Jesus como Salvador, concordamos que Ele em tudo tem a primazia.
Ele é o Senhor. Ele é maior do que tudo e do que todos; Ele e somente Ele é a
razão do nosso viver.
O que
devemos destacar quando o autor usa aksioô, isto é, "digno",
"valor" e "mérito"?
Diferente
de Moisés, o mérito de Jesus era maior e sua glória era permanente.
Se Moisés
foi um ministro de Deus no culto da congregação do deserto, o que foi Jesus?
O
ministro da Igreja, o povo de Deus na Nova Aliança, "a qual casa
somos nós"(Hb 3.6).
Qual
risco corria os cristãos neotestamentários?
O
perigo de ouvir, mas não atender, o perigo de ver, mas não crer e o perigo de
começar, mas não terminar.
BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, A Supremacia de Cristo - Fé, esperança e ânimo na Carta aos Hebreus, Comentarista Pr. José Gonçalves, 1 Trimestre 2018.
OBJETIVOS GERAL
Evidenciar
a superioridade de Jesus em relação ao legislador Moisés.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1 - Apresentar a
superioridade da vocação, da missão e da mediação de Jesus em relação a Moisés;
2 - Exprimir a autoridade maior de Jesus em relação a Moisés; |
TEXTO ÁUREO
"Porque
ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés,
quanto maior honra do
que a casa tem aquele que a edificou." (Hb 3.3)
VERDADE PRÁTICA
Cristo
em tudo foi superior a Moisés na Casa de Deus, pois
enquanto o legislador
hebreu foi um mordomo, o Salvador foi o dono.
PONTO CENTRAL
A carta de Hebreus revela a superioridade de Jesus em relação a
Moisés quanto à tarefa, à autoridade e o discurso.
HINOS SUGERIDOS DA HARPA CRISTÃ
295 - Novo Canto de Louvor
396 - Muito Além do Entendimento
620 - Na Jornada para o Céu
Hebreus 3:1-19
|
1 POR
isso, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus
Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão,
2 Sendo
fiel ao que o constituiu, como também o foi Moisés em toda a sua casa.
3
Porque ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior
honra do que a casa tem aquele que a edificou.
4
Porque toda a casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é
Deus.
5 E, na
verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das
coisas que se haviam de anunciar;
6 Mas
Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão
somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim.
7
Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz,
8 Não
endureçais os vossos corações, Como na provocação, no dia da tentação no
deserto.
9 Onde
vossos pais me tentaram, me provaram, E viram por quarenta anos as minhas obras.
10 Por
isso me indignei contra esta geração, E disse: Estes sempre erram em seu
coração, E não conheceram os meus caminhos.
11
Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso.
12
Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para
se apartar do Deus vivo.
13
Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama
Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado;
14
Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o
princípio da nossa confiança até ao fim.
15
Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos
corações, como na provocação.
16
Porque, havendo-a alguns ouvido, o provocaram; mas não todos os que saíram do
Egito por meio de Moisés.
17 Mas
com quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura com os que pecaram,
cujos corpos caíram no deserto?
18 E a
quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes?
19 E
vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade. |
Segunda-Feira – Hebreus 3:1
Uma
vocação superior dada a Cristo por Deus Pai
|
3 : 1 Por isso, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão,
|
Terça-Feira – Lucas 19:10
Uma
missão superior que apenas Cristo poderia cumprir
|
19 : 10 Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.
|
Quarta-Feira – Hebreus 3:1; 1Tm 2:5
Cristo
- O único Mediador entre os homens e Deus
|
3 :1 or isso, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão,
2 : 5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
|
Quinta-Feira – Hebreus 3:2
Cristo,
o edificador da Casa de Deus
|
3 : 2 Sendo fiel ao que o constituiu, como também o foi Moisés em toda a sua casa.
|
Sexta-Feira – Hebreus 3:5,6
Cristo,
não apenas servo, mas Filho
|
3 : 5 E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar;
3 : 6 Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim. |
Sábado – Hebreus 3:7,8
Cristo,
superior em palavra à Lei
|
3 : 7 Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz,
3 : 8 Não endureçais os vossos corações,Como na provocação, no dia da tentação no deserto.. |
INTRODUÇÃO
O autor
dá início ao capítulo três fazendo um contraste entre Moisés e Cristo. Ele
estava consciente da grande estima que seus compatriotas tinham pela figura do
grande legislador hebreu, Moisés. Em nenhum momento desse contraste o autor
deprecia a pessoa de Moisés, mas sempre o coloca como um homem fiel a Deus na
execução de sua obra. Entretanto, mesmo tendo assumido a grande missão de
conduzir o povo rumo à Terra Prometida, Moisés não poderia se equiparar a
Jesus, o Autor da nossa fé. O contraste entre Moisés e Cristo é bem definido:
Amados, não é só o autor do livro de
Hebreus que faz uma comparação entre Moisés e Cristo, o próprio Moisés
profetiza da seguinte maneira :
"O Senhor teu Deus te suscitará
um profeta como eu, do meio de ti, de teus irmãos. A ele ouvirás" (Dt
18:15).
"Eu lhes suscitarei um
profeta do meio de seus irmãos, semelhante a ti; porei as minhas palavras na
sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar" (Dt 18:18).
Como podemos notar
acima, houve uma promessa de um grande profeta para Israel como Moisés que foi
o mediador da Antiga Aliança, esta promessa se cumpriu em Jesus Cristo que foi
o mediador da Nova Aliança.
Moisés foi um dos personagens mais influentes do Antigo Testamento. Ele é considerado o mais importante de todos os profetas (Dt 34:10). Juntamente com Davi e Abraão, tornou-se um grande referencial para o povo hebreu.
Moisés foi um dos personagens mais influentes do Antigo Testamento. Ele é considerado o mais importante de todos os profetas (Dt 34:10). Juntamente com Davi e Abraão, tornou-se um grande referencial para o povo hebreu.
(Pr. Gesiel Gomes - Revista Central
Gospel - nro.29 - ano 7)
"E nunca mais se levantou em
Israel profeta algum como Moisés, a quem o Senhor conhecera face a face"
(Deuteronômio 34:10)
Moisés foi um dos maiores profetas,
todavia não dá para comparar Jesus Cristo com nenhum profeta, Jesus é tão
grande, sua personalidade é tão singular e seu caráter é inigualável que Ele é
incomparável. No tocante a Moisés, que seus passos sirva de inspiração para
todos nós, Ele não foi perfeito como Cristo, todavia, foi honrado por Deus e
usado poderosamente para revelar Deus para o povo hebreu.
Curiosidade: Relacionamos Dez Semelhanças
de Moisés e Jesus Cristo
1) Tanto Moisés como
Jesus escaparam da matança de bebês do sexo masculino (Ex 1:22; 2-10; Mt
2:13-18)
2) Tanto Moisés como Jesus manifestaram um espírito brando, ou manso (Nm 12:3; Mt 11:29; 14:14)
3) Pela causa do serviço de Deus, tanto Moisés como Jesus deixaram para trás posições de destaque e grandes riquezas (Hb 11:24-26; 2Co 8:9)
4) Tanto Moisés como Jesus tornaram-se ungidos de Deus (Hb 11:26; Ex 3:1; 4:4)
5) Tanto Moisés como Jesus jejuaram 40 dias (Ex 34:28; Mt 4:1-11)
6) Pelo poder divino, tanto Moisés e Jesus realizaram milagres que glorificaram a Deus (Ex 5:1; 12:36; Mc 4:35-41; Lc 7:18-23)
7) Tanto Moisés como Jesus tiveram algo que ver com uma provisão milagrosa de alimento (Ex 16:11-36; Mt 14:14-21; 15:32-38)
8) Tanto Moisés como Jesus conduziram pessoas da servidão para liberdade (Ex 12:37-42; 1Co 15:24-26; Cl 1:13; 1Jo 5:19)
9) Tanto Moisés como Jesus mediaram pactos, alianças (Ex 19:3-9; Lc 22:20)
10) Confiou-se tanto a Moisés como a Jesus o encargo de julgar (Ex 18:13; Jo 5:22,23)
Agora nos próximo tópicos vamos ver porque Jesus é superior a Moisés.
Bom Estudo !
2) Tanto Moisés como Jesus manifestaram um espírito brando, ou manso (Nm 12:3; Mt 11:29; 14:14)
3) Pela causa do serviço de Deus, tanto Moisés como Jesus deixaram para trás posições de destaque e grandes riquezas (Hb 11:24-26; 2Co 8:9)
4) Tanto Moisés como Jesus tornaram-se ungidos de Deus (Hb 11:26; Ex 3:1; 4:4)
5) Tanto Moisés como Jesus jejuaram 40 dias (Ex 34:28; Mt 4:1-11)
6) Pelo poder divino, tanto Moisés e Jesus realizaram milagres que glorificaram a Deus (Ex 5:1; 12:36; Mc 4:35-41; Lc 7:18-23)
7) Tanto Moisés como Jesus tiveram algo que ver com uma provisão milagrosa de alimento (Ex 16:11-36; Mt 14:14-21; 15:32-38)
8) Tanto Moisés como Jesus conduziram pessoas da servidão para liberdade (Ex 12:37-42; 1Co 15:24-26; Cl 1:13; 1Jo 5:19)
9) Tanto Moisés como Jesus mediaram pactos, alianças (Ex 19:3-9; Lc 22:20)
10) Confiou-se tanto a Moisés como a Jesus o encargo de julgar (Ex 18:13; Jo 5:22,23)
Agora nos próximo tópicos vamos ver porque Jesus é superior a Moisés.
Bom Estudo !
I - UMA TAREFA SUPERIOR
1. Uma vocação superior.
O autor
introduz a seção vv.1-6 tomando como ponto de partida o que havia dito
anteriormente — Jesus era o autor e mediador da nossa salvação (Hb 2.14-18).
Tomando por base esse conhecimento, seus leitores, a quem ele chama
afetuosamente de irmãos santos, deveriam ficar atentos ao que seria dito agora
(Hb 3.1). Eles não eram apenas um povo nómade pelo deserto escaldante à procura
da Terra Prometida, mas herdeiros de uma vocação celestial. Eles deveriam se
lembrar de quem os fez aptos e idóneos dessa vocação. Nesse aspecto, os
leitores de Hebreus não deveriam ter dúvida alguma de que Jesus, como Aquele
que os conduzia ao destino eterno, era em tudo superior a Moisés, a quem coube
a missão de conduzir o povo à Canaã terrena.
Moisés foi um grande herói para o povo judeu; Ele conduziu seus antepassados israelitas da escravidão egípcia para a fronteira da Terra Prometida. Ele também escreveu os cinco primeiros livros do Antigo Testamento, e foi o profeta a quem Deus entregou a lei; portanto, Moisés foi o maior profeta das Escrituras. Mas Jesus é digno de maior honra porque é a figura central da fé, enquanto Moisés foi apenas um servo humano; Jesus é mais do que humano; Ele é o próprio Deus (Hb 1:3). Cristo nos liberta da escravidão do pecado da mesma forma que Moisés conduziu o povo de Israel à libertação da escravidão no Egito. Por que se contentar com Moisés, pergunta o autor de Hebreus, quando você pode ter Jesus Cristo, aquele que designou Moisés ?
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - ARC - CPAD - pág.1788)
Moisés foi um grande herói para o povo judeu; Ele conduziu seus antepassados israelitas da escravidão egípcia para a fronteira da Terra Prometida. Ele também escreveu os cinco primeiros livros do Antigo Testamento, e foi o profeta a quem Deus entregou a lei; portanto, Moisés foi o maior profeta das Escrituras. Mas Jesus é digno de maior honra porque é a figura central da fé, enquanto Moisés foi apenas um servo humano; Jesus é mais do que humano; Ele é o próprio Deus (Hb 1:3). Cristo nos liberta da escravidão do pecado da mesma forma que Moisés conduziu o povo de Israel à libertação da escravidão no Egito. Por que se contentar com Moisés, pergunta o autor de Hebreus, quando você pode ter Jesus Cristo, aquele que designou Moisés ?
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - ARC - CPAD - pág.1788)
2. Uma missão superior.
O autor
pela primeira vez usa a palavra apóstolo em relação a Jesus (Hb 3.1). A palavra
apóstolo se refere a alguém que é comissionado como um representante
autorizado. Não havia dúvida de que Moisés havia sido um enviado de Deus em uma
missão, todavia, ele não foi o "apóstolo da grande salvação". A
missão de Moisés foi tirar o povo de dentro do Egito e conduzi-lo à Terra
Prometida, mas a missão de Jesus é a de conduzir a Igreja à Canaã celestial. A
missão mosaica era daqui, a Canaã terrena; a missão de Jesus possuía uma
vocação celestial. Cristo não foi apenas um enviado em uma missão, mas acima de
tudo, o apóstolo da nossa confissão, alguém com autoridade na missão de nos
conduzir ao destino eterno.
Lembrando aqui irmãos, Todos os crentes do Antigo Testamento, incluindo Moisés, serviram para preparar o caminho para o Messias (Jesus), enfatize aos alunos que quanto mais estudarmos o Antigo Testamento mais ficará claro o Novo Testamento.
Lembrando aqui irmãos, Todos os crentes do Antigo Testamento, incluindo Moisés, serviram para preparar o caminho para o Messias (Jesus), enfatize aos alunos que quanto mais estudarmos o Antigo Testamento mais ficará claro o Novo Testamento.
3. Uma mediação superior.
Depois
de afirmar que Jesus era "o apóstolo", o autor também diz que Ele é o
"sumo sacerdote da nossa confissão". Jesus era superior a Moisés, não
apenas em relação à missão, mas também em relação à função que exercia. O autor
fará um contraste mais detalhado entre o sacerdócio de Cristo e o araônico mais
adiante, mas aqui os crentes deveriam ter em mente que a mediação de Jesus era
em tudo superior ao sistema mosaico e levítico. Cristo era o mediador da nossa
confissão. A palavra "confissão" traduz o termo original homoiogia,
que tem o sentido primeiro de "concordância". Quando confessamos
Jesus como Salvador, concordamos que Ele em tudo tem a primazia. Ele é o
Senhor. Ele é maior do que tudo e do que todos; Ele, e somente Ele, é a razão
do nosso viver.
II - UMA AUTORIDADE SUPERIOR
1. Construtor, não apenas administrador.
O autor
destaca que tanto Moisés como Jesus foram fiéis na "casa de Deus" (Hb
3.2). Eles foram fiéis na missão que lhes foram confiada. Isso mostra o apreço
que o autor possuía pelo legislador hebreu. Todavia, ao se referir a Jesus, o
autor usa a palavra grega aksioô, traduzida como "digno",
"valor", "mérito". Duas coisas precisam ser destacadas no
uso desse vocábulo pelo autor. Primeiramente ele quer mostrar que o mérito de
Jesus era maior do que o de Moisés. Nosso Senhor era o construtor do edifício,
da casa de Deus, e não apenas o mordomo, como fora Moisés. Os crentes
precisavam enxergar isso e, assim, valorizarem mais a sua salvação. Por outro
lado, ao usar o pretérito perfeito (tempo verbal grego), ele demonstra que a
glória de Moisés era desvanecente, enquanto a de Jesus era permanente.
2. Filho, não apenas servo. [TEXTO CORRIGIDO POR ERRATA DA CPAD]
O autor sabe da grande
estima que Moisés possuía dentro da comunidade judaico-cristã e por isso é
extremamente cuidadoso no uso das palavras. “E, na verdade, Moisés foi fiel em
toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de
anunciar; mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos
nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até
ao fim” (Hb 3.5,6). Em vez de usar o termo doulos(servo), vocábulo
usado para se referir a um escravo ou serviçal, ele usa outro vocábulo, therápôn.
Essa palavra só aparece aqui no Novo Testamento e é traduzida como servo ou
ministro. A ideia expressa é de um serviço que é prestado de forma voluntária
entre duas pessoas que se relacionam bem. Assim era Moisés com o seu Deus. Mas
o autor deixa claro que esse relacionamento de Moisés com Deus não podia se
equiparar ao de Deus com o seu Filho, Jesus.
3. Uma igreja, não apenas tabernáculo. [TEXTO CORRIGIDO POR ERRATA DA CPAD]
Alguns autores
entendem que a expressão “casa de Deus” usada em relação a Moisés pode se
referir ao tabernáculo como centro do culto mosaico no deserto, enquanto outros
veem como uma referência à antiga congregação do povo de Deus do êxodo. Em todo
caso, a ideia gira em torno do povo de Deus que adora na Antiga Aliança. Moisés
foi um ministro de Deus no culto da congregação do deserto. Mas Jesus, como
Filho é o ministro da Igreja, o povo de Deus na Nova Aliança, “a qual casa
somos nós” (Hb 3.6).
III - UM DISCURSO SUPERIOR
1. O perigo de ouvir, mas não atender.
Seguindo
a redação da Septuaginta (tradução grega da Bíblia Hebraica),
o autor cita o Salmo 95.7-11 para trazer uma série de advertências. Se o povo
de Deus no Antigo Pacto precisou ser exortado, maior exortação precisava os que
tinham maiores promessas. Primeiramente havia o perigo de ouvir e não atender
(Hb 3.7,8). No passado, o povo de Deus tinha ouvido a mensagem divina;
entendido, mas não atendido! O mesmo erro estava se repetindo. O Espírito
Santo, falando profeticamente pela boca do salmista, advertia os o leitores
para que seus corações não se endurecessem. É um apelo atual, porque o povo de
Deus muitas vezes demonstra ser tardio para ouvir.
2. O perigo de ver, mas não crer. “[...] [TEXTO CORRIGIDO POR ERRATA DA CPAD]
E viram, por quarenta
anos, as minhas obras” (Hb 3.9). Erra quem pensa que só acredita quem vê.
Parece que quem muito vê, menos acredita. Acaba ficando acostumado com o
sobrenatural. O sobrenatural se naturaliza. É exatamente isso o que aconteceu
no deserto e era exatamente isso o que estava acontecendo com a comunidade do
autor de Hebreus. Tanto Moisés, como Jesus, foram poderosos em obras, mas isso
não estava sendo suficiente para segurar os
crentes. É preocupante quando o cristão se acostuma com o sobrenatural e nada
mais parece impactá-lo.
3. O perigo de começar, mas não terminar [TEXTO CORRIGIDO POR ERRATA DA CPAD]
“Estes sempre
erram em seu coração e não conheceram os meus caminhos” (Hb 3.10b). Com estas
palavras o autor mostra o perigo de começar, mas não chegar. De andar, mas se
desviar. Alguns do antigo povo de Deus haviam começado bem, mas terminaram mal.
Muitos caíram pelo caminho, desistiram da estrada. O mesmo risco estava
ocorrendo com os cristãos neotestamentários — haviam começado bem, mas estavam
correndo o risco de caírem e perderem a fé. O alerta é para nós também.
CONCLUSÃO
Ao
mostrar a superioridade de Jesus sobre Moisés, o autor da Carta aos Hebreus não
tencionava exaltar o primeiro e desprezar o segundo, mas pôr em relevo a obra
do Calvário, bem como esclarecer como os crentes devem valorizá-la. Ora, se
Moisés que não era divino, que não se deu sacrificalmente em lugar de ninguém,
merecia ser ouvido, então por que Jesus, o Filho do Deus bendito, Senhor da
Igreja e superior aos anjos, não merecia reconhecimento ainda maior?
PARA REFLETIR
A respeito da Superioridade de Jesus em relação a Moisés, responda:
A respeito da Superioridade de Jesus em relação a Moisés, responda:
Qual o
ponto de partida para o autor aos Hebreus introduzir o assunto sobre a vocação
superior de Jesus?
Que
Jesus era o autor e mediador da nossa salvação (Hb 2.14-18).
Em que
concordamos quando confessamos Jesus como Salvador?
Quando
confessamos Jesus como Salvador, concordamos que Ele em tudo tem a primazia.
Ele é o Senhor. Ele é maior do que tudo e do que todos; Ele e somente Ele é a
razão do nosso viver.
O que
devemos destacar quando o autor usa aksioô, isto é, "digno",
"valor" e "mérito"?
Diferente
de Moisés, o mérito de Jesus era maior e sua glória era permanente.
Se Moisés
foi um ministro de Deus no culto da congregação do deserto, o que foi Jesus?
O
ministro da Igreja, o povo de Deus na Nova Aliança, "a qual casa
somos nós"(Hb 3.6).
Qual
risco corria os cristãos neotestamentários?
O
perigo de ouvir, mas não atender, o perigo de ver, mas não crer e o perigo de
começar, mas não terminar.
BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, A Supremacia de Cristo - Fé, esperança e ânimo na Carta aos Hebreus, Comentarista Pr. José Gonçalves, 1 Trimestre 2018.
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, A Supremacia de Cristo - Fé, esperança e ânimo na Carta aos Hebreus, Comentarista Pr. José Gonçalves, 1 Trimestre 2018.
[
Olá, estimado professor, segue abaixo material de apoio que o mesmo possa adicionar mais conteúdo para a sua aula.
Na revista da Editora Betel deste Trimestre o tema é o livro de Levítico, se os irmãos tiverem tempo estudem este tema em paralelo, o Livro de Levítico e Hebreus se completam entre si. abaixo um link para baixar gratuitamente um livro que faz este estudo em conjunto, muito bom, vamos lá ?
Clique Aqui - Livro Estudando o Livro de Levítico e a Epístola aos Hebreus
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INTERAGINDO COM O PROFESSOR
A
Antiga Aliança apresenta Moisés como "apóstolo", isto é, o mensageiro
de Deus da Aliança com o povo de Israel, e o seu irmão Arão, como sumo J
sacerdote do povo de Deus, respectivamente. Essa dispensação deu lugar a uma
nova ordem, a um novo concerto em que Cristo Jesus se apresenta como executor
desses dois ofícios. Agora, Ele é o apóstolo da Nova Aliança e o Sumo.
Sacerdote perfeito. Essa verdade é que permeia toda a lição.
SUBSÍDIO DIDÁTICO
Prezado
(a) professor (a), inicie a aula desta semana fazendo as seguintes perguntas:
a) O
que Moisés representou para o povo de Israel?
b) Qual
foi o papel de Moisés no estabelecimento da Antiga Aliança de Deus com o seu
povo?
c) Por
que Moisés é uma autoridade respeitada na história de Israel?
Ouça as
respostas dos alunos e em seguida faça um resumo abordando as respostas das
três perguntas a fim de amarrar as informações. A ideia dessa atividade é
familiarizar a classe com Moisés a fim de, a partir da importância dele para o
povo judeu, destacar a magnitude de Jesus Cristo como o mediador da Nova
Aliança.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"[...]
Pedro apresenta Jesus como o Profeta semelhante a Moisés (vv.22,23). Moisés
havia declarado: 'O SENHOR, teu Deus, te despertará um profeta do meio de ti,
de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis' (Dt 18.15). Seria natural dizer que
Josué cumpriu essa profecia. Josué, o seguidor de Moisés, realmente veio depois
deste e foi um grande libertador de seu tempo. Surgiu, porém, outro Josué (na
língua hebraica, os nomes Josué e Jesus são idênticos). Os cristãos primitivos
reconheciam Jesus como o derradeiro cumprimento da profecia de Moisés.
No
final do capítulo (vv.25,26). Pedro lembra aos ouvintes a aliança com Abraão,
muito importante para se entender a obra de Cristo: 'Vós sois os filhos dos
profetas e do concerto que Deus fez em nossos pais, dizendo 3 Abraão: Na tua
descendência serão benditas todas as famílias da terra. Ressuscitando Deus a
seu Filho Jesus, primeiro o enviou a vós, para que nisso vos abençoasse, e vos
desviasse, a cada um, das vossas maldades'. Claro está que, agora, é Jesus quem
traz a bênção prometida e cumpre a aliança com Abraão - e não apenas a Lei dada
por meio de Moisés" (HORTON, Stanley (Ed.). Teologia Sistemática: Uma
Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, pp.307,08).
SUBSÍDIO DOUTRINÁRIO
SE OUVIRDES HOJE A SUA VOZ Citando Salmos 95.7-11, o escritor se refere à
desobediência de Israel no deserto, depois do êxodo do Egito, como advertência
aos crentes sob o novo concerto. Porque os israelitas deixaram de resistir ao
pecado e de permanecer leais a Deus, foram impedidos de entrar na Terra
Prometida (ver Nm 14.29-43; SI 95-7-10). Semelhantemente, os crentes do Novo
Testamento devem reconhecer que eles, também, podem ficar fora do repouso divino,
se forem desobedientes e deixarem que seus corações se endureçam.
NÃO ENDUREÇAIS O VOSSO CORAÇÃO
O
Espírito Santo fala conosco a respeito do pecado, da justiça e do juízo (Jo
16.8-11; Rm 8.11-14; Gl 5.16-25). Se formos indiferentes à sua voz, nossos
corações se tornarão cada vez mais duros e rebeldes a ponto de se tornarem
insensíveis à Palavra de Deus ou aos apelos do Espírito Santo (v.7). A verdade
e o viver em retidão já não serão prioridades nossas. Cada vez mais, buscaremos
prazer nos caminhos do mundo e não nos caminhos de Deus (v.10). O Espírito
Santo nos adverte que Deus não continuará a insistir conosco indefinidamente se
endurecermos os nossos corações por rebeldia (vv.7-11; Gn 6.3). Existe um ponto
do qual não há retorno (vv.10,11; 6.6; 10.26)" (Bíblia de Estudo
Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, p.1902).
CONHEÇA MAIS
A possibilidade de não chegar
ao fim da caminhada
"O
livro de Hebreus considera a possibilidade de permanecer firme na fé ou de
abandoná-la como uma escolha real, que deve ser feita por cada um dos leitores;
o autor ilustra as consequências da segunda opção referindo-se à destruição dos
hebreus rebeldes no deserto após sua gloriosa libertação do Egito."
"Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento", CPAD, p.1557-59.
SUBSÍDIO ADICIONAL
Fonte : Revista Ensinador Cristão - CPAD - número 72
Explicando o capítulo 3
O
capítulo 3 de Hebreus está na seção que aborda a supremacia do Filho de Deus:
1.4-4.13. Essa parte da carta demarca a supremacia de Jesus em relação a
Moisés, o legislador de Israel. Diferentemente de Moisés, que serviu a uma
casa, que "não era o tabernáculo, mas os da casa de Deus, ou o povo de
Deus como a comunidade da fé" (Comentário Bíblico Pentecostal Novo
Testamento, CPAD, p.1557), Jesus Cristo é o construtor dessa casa de Deus,
enquanto o legislador de Israel fazia parte dela.
Podemos
retomar essa abordagem no Evangelho de Mateus, no capítulo 16, e no versículo
18: "edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra
ela" (Mt 16.18). Atenção para o verbo "edificarei" e o pronome
possessivo "minha". É Cristo quem construiu, edificou e ergueu o povo
de Deus, por isso, esse povo pertence a Ele; diferentemente de Moisés, que
embora fosse uma figura proeminente entre os judeus, um líder exemplar, ele não
edificou o povo de Deus, mas se achou parte dele.
Portanto,
o escritor de Hebreus faz um apelo aos leitores de sua carta, que
diferentemente aos judeus do deserto que não atentaram para as palavras de
Moisés, os seguidores de Cristo atentem para o mandamento do Filho, o
edificador do povo de Deus, e não se deixem endurecer pelo engano do pecado.
Sugestão Pedagógica
Caro
professor, prezada professora, ao introduzir a lição desta semana reproduza o
esquema abaixo conforme as suas possibilidades:
COMPARAÇÃO
ENTRE MOISÉS E JESUS CRISTO
COM BASE NO CAPÍTULO 3 DE HEBREUS
Moisés
•
Fidelidade com toda a casa de Deus (o povo de Deus);
• Servo
da casa de Deus;
Jesus
• A
casa de Deus pertence ao Filho;
•
Cristo foi quem edificou casa de Deus;
Em
seguida, dê um espaço de tempo para que os alunos tenham a oportunidade de
expressar suas opiniões sobre a comparação entre Moisés e Jesus a partir do
esquema apresentado. Depois explique a superioridade da vocação de Jesus
reafirmando os pontos do esquema acima.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
A
Antiga Aliança apresenta Moisés como "apóstolo", isto é, o mensageiro
de Deus da Aliança com o povo de Israel, e o seu irmão Arão, como sumo J
sacerdote do povo de Deus, respectivamente. Essa dispensação deu lugar a uma
nova ordem, a um novo concerto em que Cristo Jesus se apresenta como executor
desses dois ofícios. Agora, Ele é o apóstolo da Nova Aliança e o Sumo.
Sacerdote perfeito. Essa verdade é que permeia toda a lição.
SUBSÍDIO DIDÁTICO
Prezado
(a) professor (a), inicie a aula desta semana fazendo as seguintes perguntas:
a) O
que Moisés representou para o povo de Israel?
b) Qual
foi o papel de Moisés no estabelecimento da Antiga Aliança de Deus com o seu
povo?
c) Por
que Moisés é uma autoridade respeitada na história de Israel?
Ouça as
respostas dos alunos e em seguida faça um resumo abordando as respostas das
três perguntas a fim de amarrar as informações. A ideia dessa atividade é
familiarizar a classe com Moisés a fim de, a partir da importância dele para o
povo judeu, destacar a magnitude de Jesus Cristo como o mediador da Nova
Aliança.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"[...]
Pedro apresenta Jesus como o Profeta semelhante a Moisés (vv.22,23). Moisés
havia declarado: 'O SENHOR, teu Deus, te despertará um profeta do meio de ti,
de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis' (Dt 18.15). Seria natural dizer que
Josué cumpriu essa profecia. Josué, o seguidor de Moisés, realmente veio depois
deste e foi um grande libertador de seu tempo. Surgiu, porém, outro Josué (na
língua hebraica, os nomes Josué e Jesus são idênticos). Os cristãos primitivos
reconheciam Jesus como o derradeiro cumprimento da profecia de Moisés.
No
final do capítulo (vv.25,26). Pedro lembra aos ouvintes a aliança com Abraão,
muito importante para se entender a obra de Cristo: 'Vós sois os filhos dos
profetas e do concerto que Deus fez em nossos pais, dizendo 3 Abraão: Na tua
descendência serão benditas todas as famílias da terra. Ressuscitando Deus a
seu Filho Jesus, primeiro o enviou a vós, para que nisso vos abençoasse, e vos
desviasse, a cada um, das vossas maldades'. Claro está que, agora, é Jesus quem
traz a bênção prometida e cumpre a aliança com Abraão - e não apenas a Lei dada
por meio de Moisés" (HORTON, Stanley (Ed.). Teologia Sistemática: Uma
Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, pp.307,08).
SUBSÍDIO DOUTRINÁRIO
SE OUVIRDES HOJE A SUA VOZ Citando Salmos 95.7-11, o escritor se refere à
desobediência de Israel no deserto, depois do êxodo do Egito, como advertência
aos crentes sob o novo concerto. Porque os israelitas deixaram de resistir ao
pecado e de permanecer leais a Deus, foram impedidos de entrar na Terra
Prometida (ver Nm 14.29-43; SI 95-7-10). Semelhantemente, os crentes do Novo
Testamento devem reconhecer que eles, também, podem ficar fora do repouso divino,
se forem desobedientes e deixarem que seus corações se endureçam.
NÃO ENDUREÇAIS O VOSSO CORAÇÃO
O
Espírito Santo fala conosco a respeito do pecado, da justiça e do juízo (Jo
16.8-11; Rm 8.11-14; Gl 5.16-25). Se formos indiferentes à sua voz, nossos
corações se tornarão cada vez mais duros e rebeldes a ponto de se tornarem
insensíveis à Palavra de Deus ou aos apelos do Espírito Santo (v.7). A verdade
e o viver em retidão já não serão prioridades nossas. Cada vez mais, buscaremos
prazer nos caminhos do mundo e não nos caminhos de Deus (v.10). O Espírito
Santo nos adverte que Deus não continuará a insistir conosco indefinidamente se
endurecermos os nossos corações por rebeldia (vv.7-11; Gn 6.3). Existe um ponto
do qual não há retorno (vv.10,11; 6.6; 10.26)" (Bíblia de Estudo
Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, p.1902).
CONHEÇA MAIS
A possibilidade de não chegar ao fim da caminhada
A possibilidade de não chegar ao fim da caminhada
"O
livro de Hebreus considera a possibilidade de permanecer firme na fé ou de
abandoná-la como uma escolha real, que deve ser feita por cada um dos leitores;
o autor ilustra as consequências da segunda opção referindo-se à destruição dos
hebreus rebeldes no deserto após sua gloriosa libertação do Egito."
"Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento", CPAD, p.1557-59.
SUBSÍDIO ADICIONAL
Fonte : Revista Ensinador Cristão - CPAD - número 72
Explicando o capítulo 3
O
capítulo 3 de Hebreus está na seção que aborda a supremacia do Filho de Deus:
1.4-4.13. Essa parte da carta demarca a supremacia de Jesus em relação a
Moisés, o legislador de Israel. Diferentemente de Moisés, que serviu a uma
casa, que "não era o tabernáculo, mas os da casa de Deus, ou o povo de
Deus como a comunidade da fé" (Comentário Bíblico Pentecostal Novo
Testamento, CPAD, p.1557), Jesus Cristo é o construtor dessa casa de Deus,
enquanto o legislador de Israel fazia parte dela.
Podemos
retomar essa abordagem no Evangelho de Mateus, no capítulo 16, e no versículo
18: "edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra
ela" (Mt 16.18). Atenção para o verbo "edificarei" e o pronome
possessivo "minha". É Cristo quem construiu, edificou e ergueu o povo
de Deus, por isso, esse povo pertence a Ele; diferentemente de Moisés, que
embora fosse uma figura proeminente entre os judeus, um líder exemplar, ele não
edificou o povo de Deus, mas se achou parte dele.
Portanto,
o escritor de Hebreus faz um apelo aos leitores de sua carta, que
diferentemente aos judeus do deserto que não atentaram para as palavras de
Moisés, os seguidores de Cristo atentem para o mandamento do Filho, o
edificador do povo de Deus, e não se deixem endurecer pelo engano do pecado.
Sugestão Pedagógica
Caro
professor, prezada professora, ao introduzir a lição desta semana reproduza o
esquema abaixo conforme as suas possibilidades:
COMPARAÇÃO
ENTRE MOISÉS E JESUS CRISTO
COM BASE NO CAPÍTULO 3 DE HEBREUS
Moisés
•
Fidelidade com toda a casa de Deus (o povo de Deus);
• Servo
da casa de Deus;
Jesus
• A
casa de Deus pertence ao Filho;
•
Cristo foi quem edificou casa de Deus;
Em
seguida, dê um espaço de tempo para que os alunos tenham a oportunidade de
expressar suas opiniões sobre a comparação entre Moisés e Jesus a partir do
esquema apresentado. Depois explique a superioridade da vocação de Jesus
reafirmando os pontos do esquema acima.
Sou segundo superintendente da EBD em Santana do Seridó RN . confesso que foi um dos melhores recursos que já vi parabéns.. Sebastião Júlio de Farias
ResponderExcluirIrmão Sebastião, Deus abençoe pelas palavras de incentivo, como foi bom ler este comentário, faço tudo com muito amor e carinho pela EBD e principalmente pela Obra de Deus. Minha motivação é poder ajudar os irmãos com nosso material. Acrescente este simples servo de Deus em vossas orações ! A paz do Senhor !
ResponderExcluirpastor Eder a paz do senhor jesus. a cpad emitiu uma errata na lição de numero 3 que houve um erro de edição. editaram no tópico 3 da lição nos intens 2 e 3 assuntos da lição do trimestre passado. eles já disponibilizaram os tópicos no site.
ResponderExcluirA paz do Senhor irmão Roberto, Deus abençoe por avisar-me vou fazer as devidas correções !
ExcluirQue lição linda! Que explicações claras! Que Deus continue te usando, meu irmão Eder. Onde eu me congrego não usamos as revistas da CPAD para estudos dominicais e sim as do Programa de Educação Cristã Continuada (PECC) - muito boas por sinal. Neste trimestre estudamos Carta Aos Romanos. Pois bem, eu particularmente estudo as duas revistas ao mesmo tempo e amo muito todo o conhecimento que obtenho nelas. Mas como onde me congrago estudamos outra revista, se não fosse através de seu blog, eu não saberia sobre a errata e, consequentemente, eu não teria o aprendizado pleno da lição. Muito grato, meu irmão!
ResponderExcluirFelipe, fico feliz pelo desejo que o irmão tem de estudar a palavra de Deus, ela é fonte inesgotável, a gente pensa que conhece ... quando estudamos novamente um determinado tema absorvemos novas revelações do Espírito Santo dada as irmãos, é uma benção ! as revistas da PECC e Central Gospel são boas demais também, que Deus possa nos dar tempo para futuramente colocar subsídios delas também ! Deus abençoe pelas visitas ao nosso Blog !
ResponderExcluirEu já trabalho com os estudos das revistas do PECC em meu blog ebdparticular.blogspot.com Comecei em dezembro do ano passado. Lá eu estudos as revistas da CPAD também. É bem amador mas eu gosto muito de escrever os conhecimentos que obtenho com os estudos das revistas. Dá uma olhada lá! A paz!
ExcluirFelipe, visitei seu Blog, estão estudando na PECC a carta aos Romanos, benção, futuramente devo fazer Slide da Central Gospel e da PECC, você acha que será utilizado pelos irmãos? muitas igrejas usam a PECC sabe me informar ?
ExcluirAqui em Manaus - AM e todo o Estado do Pará, meu irmão, todas as Assembleias de Deus usam as revistas do PECC apenas. Já estamos no sétimo ano consecutivo. E sim, creio que muitos professores usariam os seus slides. Eu seria um!
Excluira paz amado que benção e de muita ajuda para nós professores DEUS abençoe ricamente sua vida
ResponderExcluirOlá Ana, a paz do Senhor Jesus, vamos melhorando a cada dia, Deus vai abençoando, nossa EBD vai ficar cada dia melhor e o nome de nosso Deus está sendo Glorificado ! Esta é minha maior motivação ! Deus abençoe pela rica participação !
ExcluirGLÓRIA A DEUS MUITO BOM MESMO RICO APRENDIZADO ALELUA
ResponderExcluirIrmão Antonio, também gostei muito desta lição, não se esqueça de imprimir a ERRATA da CPAD e levar algumas copias para o pessoal da EBD presencial ! Os subtópicos 2 e 3 do tópico III faz diferença no conteúdo. Obrigado por Participar, a paz do Senhor Jesus, aguardo vossa visita na próxima lição 4 ! Não deixe de assistir ao vídeo o Prof. Fabio Segantin, tá muito boa !
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ResponderExcluirExcepcional meu irmão Éder! Parabéns e que Deus continue te abençoando e usando poderosamente. Ainda bem que não é pago o trabalho que você faz aqui, rsrsrs, mas fique sabendo que valeria a pena pagar!!! Abraço!
ResponderExcluirIrmão, obrigado pela participação, e uma satisfação muito grande poder ajudar professores e alunos que acreditam na EBD ! quando vejo os irmãos utilizando o material de apoio e o recursos visuais deste Blog, fico muito feliz por estar conseguindo ajudar na obra de Deus de alguma forma. Abraço e a lição 4 já está chegando !
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