Aula Presencial dia 24 de Setembro de 2017
Estimado professor, acredito que já tenha percebido que nosso slide semanal traz uma abordagem completa de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino, tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se ao conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado. Faça bom uso ! Baixe o Slide, Tenha liberdade de alterá-lo se desejar, Divulgue e Compartilhe
Aula Presencial dia 24 de Setembro de 2017
Estimado professor, acredito que já tenha percebido que nosso slide semanal traz uma abordagem completa de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino, tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se ao conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado. Faça bom uso ! Baixe o Slide, Tenha liberdade de alterá-lo se desejar, Divulgue e Compartilhe
OBJETIVOS GERAL
Apresentar o ensinamento
bíblico sobre a origem e o propósito da família.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1 - Mostrar a formação do ser humano;
2 - Explicar a origem da família e
o papel da mulher na sociedade israelita;
3 - Especificar os princípios básicos
da família;
4 - Conscientizar os crentes acerca do
desafio da Igreja hoje.
TEXTO ÁUREO
"Portanto,
deixará o varão o seu pai e a sua mãe e
apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos
uma carne." (Gn 2.24)
VERDADE PRÁTICA
HINOS SUGERIDOS DA HARPA CRISTÃ
150 - Para Casamentos
195 - Benigno Salvador
597 - Graças dou
Gênesis 2:18-24
18 E disse o SENHOR
Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para
ele.
19 Havendo, pois, o
SENHOR Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os
trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a
toda a alma vivente, isso foi o seu nome.
20 E Adão pôs os
nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o
homem não se achava ajudadora idônea.
21 Então o SENHOR
Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas
costelas, e cerrou a carne em seu lugar;
22 E da costela que
o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
23 E disse Adão:
Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada
mulher, porquanto do homem foi tomada.
24 Portanto deixará
o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma
carne.
Segunda-Feira – Gênesis 1:27
Deus criou a espécie humana
1 : 27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Terça-Feira – Gênesis 2:18
Deus não criou o homem para
viver na solidão
2 : 28 E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.
Quarta-Feira – Mateus 19:4-6
O casamento deve ser entre
um homem e uma mulher
19 : 4 Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez,
19 : 5 E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne?
19 : 6 Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.
Quinta-Feira – Josué 24:15
Minha casa e eu servimos ao
Senhor
24 :15 Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.
Sexta-Feira – Salmos 128:1-4
O segredo de uma família
128 : 1 Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos.
128 : 2 Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem128 : 3 A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa.128 : 4 Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor.
Sábado – Efésios 5:31-33
A sacralidade da família
5 : 31 Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.
5 : 32 Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja
5 : 33 Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido..
A família é assunto
de interesse geral, de cristãos e não-cristãos, de religiosos e não-religiosos.
Trata-se de um projeto de Deus para os seres humanos. O livro de Gênesis traz
Um breve e singelo relato de Como tudo isso começou e também revela o propósito
do Deus para a família. Não existe prazo de validade para os princípios
estabelecidos nessa narrativa e eles continuam valendo na atualidade. Esse é o
enfoque da última lição.
Porque a família é assunto de interesse geral ?
Faça esta pergunta para seu aluno. Após ouvir as respostas ...
Enfatize que a família é a primeira estrutura social humana, ou seja, se ela for forte, temos uma sociedade forte, uma igreja forte, uma nação forte.
O adversário luta para destruir a família por que sabe que dessa forma conseguirá enfraquecer as demais estruturas sociais.
Uma unidade familiar estável e forte não só vale a pena, como é necessária para a manutenção de uma sociedade sadia e íntegra. Infelizmente, há um declínio na força da unidade familiar que tem um impacto negativo na sociedade como um todo.
A capacidade de uma sociedade em funcionar efetivamente e prosperar é diretamente influenciada pela força e qualidade da unidade familiar (David Jensen - Traduzido e adaptado por Stael Metzger referente ao artigo "Homenagem ao lar: Por que a sociedade precisa de Famílias Fortes").
I - A ORIGEM
1. O homem e a mulher.
No relato da
criação, ambos aparecem juntos, mostrando a igualdade ontológica do homem e da
mulher. O texto de Gênesis 1.27 diz: "E criou Deus o homem à sua imagem; à
imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou". A palavra hebraica usada
para "homem" aqui é adam, que serve tanto para o nome do primeiro
homem que Deus criou, como também para "homem" no sentido de
representante do ser humano, semelhantemente à palavra grega anthropos. A
expressão final, "macho e fêmea os criou", mostra que adam, nesse
versículo, diz respeito ao ser humano. Isso revela a igualdade de ambos, macho
e fêmea, homem e mulher, como portadores da imagem de Deus; a diferença está na
sexualidade (l Pe 3.7). Ao reunir esse casal. Deus instituiu o que chamamos
hoje de casamento.
2. A formação da mulher.
A Bíblia nos conta
como a mulher surgiu na história humana. Curiosamente, a formação da mulher não
aparece nos antigos registros do Oriente Médio. No relato da criação, em
Gênesis, a formação do homem só aparece uma vez (Gn 2.7), e seis vezes a da
mulher (vv.18-23). O termo "adjutora" (v.18) quer dizer
"auxiliadora", conforme vemos na Almeida Revista e Atualizada e
"ajudadora", de acordo com o que registra a Tradução Brasileira. Isso
não inferioriza a mulher, pois os termos "auxiliador" ou
"ajudador" devem ser entendidos à luz do contexto (SI 54.4; Hb 13.6).
O termo
hebraico, kenegdó, "como diante dele" (v.18b), tem a
ideia de "igual e adequado" (Gl 3.28). O relato da criação pressupõe
que Deus colocou o homem com prioridade governamental (l Co 11.3), mas que
ambos os sexos, homem e mulher, são mutuamente dependentes (l Co 11.11).
II - A FAMÍLIA
1. Conceito de família entre os antigos hebreus.
O lar é parte do
clã, este parte da tribo e esta, por sua vez, parte do povo/nação (Js 7.16-18).
O lar constitui-se de pai, mãe e filhos (SI 128.1-4), é a família
nuclear. Considerando que a base da economia do Antigo Israel era a
agricultura e o pastoreio, a família nuclear com poucos membros via-se em
dificuldade por falta de mão de obra para o sustento da casa. Por isso, ela
poderia se estender com parentes próximos - tios e primos - ou com duas ou mais
gerações vivendo juntas (Gn 24.67).
As casas
descobertas pelos arqueólogos mostram que essa família ampliada era formada, em
média, de 15 membros. Quando se tratava de famílias ricas, acrescentavam-se
servos e estrangeiros, como no caso de Abraão (Gn 14.14), ou como previsto na
legislação mosaica (Êx 23.12). Saul, por exemplo, aparece na Bíblia com a
menção de seu pai, avô, bisavô, trisavô, e também da tribo (l Sm 9.1,2).
2. O papel da mulher na sociedade israelita.
A tarefa do homem e
da mulher era a mesma, sendo que a mulher cuidava da casa e ajudava o marido
nos trabalhos diários para sustento da família. A sentença divina por ocasião
da Queda no Éden diz: "E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua
dor e a tua conceição; com dor terás filhos; e o teu desejo será para o teu
marido, e ele te dominará" (Gn 3.16). Isso significa que a mulher se
dedicaria ao trabalho da mesma forma que o homem, e também à maternidade; a
mulher não é inferior, mas o homem é o chefe e pastor do lar. Ela levava a
criança no ventre e continuava exercendo suas tarefas. Considerando questões
médicas, sanitárias e nutricionais, a gravidez era um período de alto risco
para a mãe e para o Bebê.
Clique aqui - parecer de psicóloga sobre: qual é o papel da Mulher Contemporânea ?
III - PRINCÍPIOS BÁSICOS
1. Casamento.
É a mais
fundamental de todas as relações sociais. Trata-se da união íntima e verdadeira
entre duas pessoas de sexos opostos que manifestam publicamente o desejo de
viverem juntas mediante um pacto solene e legal. Não existe no universo, entre
os seres vivos inteligentes, uma intimidade maior do que a que existe entre
marido e mulher, exceto apenas entre as três Pessoas da Trindade. Deus
estabeleceu a família para companheirismo mútuo e felicidade, para uma
convivência amorosa. A declaração: "Portanto, deixará o varão o seu pai e
a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne" (Gn 2.24-),
apresenta três princípios básicos sobre o casamento: monogamia (l Co 7.2),
heterossexualidade (Gn 4.1,25) e indissolubilidade (Mt 19.6).
2. Monogamia.
O termo diz
respeito às sociedades que adotam o princípio do casamento de um homem com uma
única mulher e vice-versa, conforme estabelecido pelo Criador. As palavras
"e apegar-se-á à sua mulher" (v.24) apontam para o princípio
monogâmico; o texto não diz "às suas mulheres", mas, pelo contrário,
"à sua mulher". Essa verdade expressa o pensamento bíblico (l Co 7.2;
l Tm 3.2).
3. Heterossexualidade.
Um dos propósitos
divinos na criação do homem e da mulher é a procriação, visando a conservação
dos seres humanos na terra: "[...] macho e fêmea os criou. E Deus os
abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a
terra" (Gn 1.27,28). Quando Deus formou a mulher da costela de Adão, a
Bíblia afirma: "[...] deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á
à sua mulher" (Gn 2.24). Isso mostra que a diferenciação dos sexos
assegura as particularidades de cada um na união conjugal, postura necessária à
formação do casal. O homem se une sexualmente a sua esposa, como resultado do
amor conjugal, não só para procriar, mas para uma vivência afetuosa, agradável
e prazerosa (Pv 5.18). O relacionamento sexual aprovado na Bíblia é o de um
homem e de uma mulher dentro do matrimónio. O pai e a mãe são o referencial
para a formação tanto do menino quanto da menina. Acima de qualquer exemplo, o
comportamento estabelecido para o homem e para a mulher deve vir da Palavra de
Deus.
4. Indissolubilidade.
A natureza
indissolúvel do casamento vem desde a sua origem: "e serão ambos uma só
carne" (v.24b). O Senhor Jesus Cristo disse que essa passagem bíblica
significa a indissolubilidade do casamento (Mt 19.6). O voto solene de
fidelidade um ao outro "até que a morte os separe", que se ouve dos
nubentes numa cerimônia de casamento, não é mera formalidade (Ml 2.14). O
casamento só termina pela morte de um dos cônjuges (Rm 7.3), pela infidelidade
conjugal (Mt 5.32; 19.9) ou pela deserção por parte do cônjuge descrente (l Co
7.15).
IV - O DESAFIO DA IGREJA
1. Institucionalização da iniquidade.
A tendência humana
é desafiar a Deus em tudo; isso vem desde a Torre de Babel (Gn 11.4) e vai
continuar até o final dos tempos. E com a sagrada instituição da família não é
diferente, uma vez que Deus a instituiu como união entre um homem e uma mulher
(Gn 2.24; 1.27,28), o atual sistema de coisas quer institucionalizar a
iniquidade ao considerar legítima diante de Deus a união de pessoas do mesmo
sexo. É ir longe demais, em uma verdadeira afronta a Deus (Lv 18.22; 20.13).
A Bíblia condena a
prática homossexual, ou pecado de Sodoma, para usar o termo bíblico (Dt 23.17;
Jd 7). O avanço dessa prática é um dos sinais do fim dos tempos (Lc 17.28-30).
A Bíblia condena de maneira direta tal estilo de vida (Rm 1.26,27; l Co 6.10; l
Tm 1.9,10).
2. A inversão de valores.
O que se vê hoje é
a tentativa de tornar o errado certo e o certo, errado (Is 5.20). O mundo atual
está invertendo os valores em busca do hedonismo, ou seja, a procura
indiscriminada do prazer, gozo sensual, deleite sexual (l Jo 2.16). Mas essas
autoridades vão prestar contas de tudo isso (Is 10.1). Esse também era o
desafio da Igreja do período apostólico. O apóstolo Paulo denunciou também essa
inversão de valores, dizendo que "mudaram a verdade de Deus em mentira,
adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito
eternamente. Amém!"(Rm 1.25; ARA).
CONCLUSÃO
Diante do exposto,
entendemos que Deus criou o homem e a mulher para ser mutuamente dependentes,
entretanto, cada um em sua particularidade, para juntos, com os filhos, "a
herança do Senhor", formarem um núcleo familiar. Essa é, então, a primeira
estrutura social humana.
PARA REFLETIR
A respeito da família e sua natureza, responda:
1) O que aconteceu
quando Deus criou o primeiro casal, Adão e Eva?
No relato da criação,
ambos aparecem juntos, mostrando a igualdade ontológica do homem e da mulher.
2) Qual a ideia de
ajudadora "como diante dele"?
O termo
"adjutora" quer dizer "auxiliadora", conforme vemos na
Almeida Revista e Atualizada e "ajudadora", de acordo com o que
registra a Tradução Brasileira. Isso não inferioriza a mulher, pois os termos
"auxiliador" ou "ajudador" devem ser entendidos à luz do
contexto. O termo hebraico, kenegdó. "como diante dele", tem a ideia
de "igual e adequado".
3) Quais os três
princípios básicos apresentados em Gênesis 2.24?
Monogamia (l Co 7.2),
heterossexualidade (Gn 4.1,25) e indissolubilidade (Mt 19.6).
4) O que visa a
diferenciação dos sexos?
Visa a conservação dos
seres humanos na terra:"[...] macho e fêmea os criou. E Deus os abençoou e
Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra" (Gn
1.27,28). Quando Deus formou a mulher da costela de Adão, a Bíblia
afirma:"[...] deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua
mulher" (Gn 2.24). Isso mostra que a diferenciação dos sexos assegura as
particularidades de cada um na união conjugal, postura necessária à formação do
casal.
5) Onde encontramos
no Novo Testamento a denúncia contra a inversão de valores?
O apóstolo Paulo
denunciou a inversão de valores, dizendo que "mudaram a verdade de Deus em
mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito
eternamente. Amém!" (Rm 1.25; ARA).
BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, A Razão da Nossa Fé - Assim cremos, assim viveremos, Comentarista Esequias Soares, 3 Trimestre 2017.
OBJETIVOS GERAL
Apresentar o ensinamento
bíblico sobre a origem e o propósito da família.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1 - Mostrar a formação do ser humano;
2 - Explicar a origem da família e
o papel da mulher na sociedade israelita;
3 - Especificar os princípios básicos
da família;
4 - Conscientizar os crentes acerca do desafio da Igreja hoje. |
TEXTO ÁUREO
"Portanto,
deixará o varão o seu pai e a sua mãe e
apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos
uma carne." (Gn 2.24)
VERDADE PRÁTICA
HINOS SUGERIDOS DA HARPA CRISTÃ
150 - Para Casamentos
195 - Benigno Salvador
597 - Graças dou
Gênesis 2:18-24
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18 E disse o SENHOR
Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para
ele.
19 Havendo, pois, o
SENHOR Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os
trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a
toda a alma vivente, isso foi o seu nome.
20 E Adão pôs os
nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o
homem não se achava ajudadora idônea.
21 Então o SENHOR
Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas
costelas, e cerrou a carne em seu lugar;
22 E da costela que
o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
23 E disse Adão:
Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada
mulher, porquanto do homem foi tomada.
24 Portanto deixará
o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma
carne.
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Segunda-Feira – Gênesis 1:27
Deus criou a espécie humana
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1 : 27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
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Terça-Feira – Gênesis 2:18
Deus não criou o homem para
viver na solidão
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2 : 28 E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.
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Quarta-Feira – Mateus 19:4-6
O casamento deve ser entre
um homem e uma mulher
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19 : 4 Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez,
19 : 5 E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? 19 : 6 Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. |
Quinta-Feira – Josué 24:15
Minha casa e eu servimos ao
Senhor
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24 :15 Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.
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Sexta-Feira – Salmos 128:1-4
O segredo de uma família
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128 : 1 Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos.
128 : 2 Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem128 : 3 A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa.128 : 4 Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor. |
Sábado – Efésios 5:31-33
A sacralidade da família
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5 : 31 Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.
5 : 32 Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja 5 : 33 Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.. |
A família é assunto
de interesse geral, de cristãos e não-cristãos, de religiosos e não-religiosos.
Trata-se de um projeto de Deus para os seres humanos. O livro de Gênesis traz
Um breve e singelo relato de Como tudo isso começou e também revela o propósito
do Deus para a família. Não existe prazo de validade para os princípios
estabelecidos nessa narrativa e eles continuam valendo na atualidade. Esse é o
enfoque da última lição.
Faça esta pergunta para seu aluno. Após ouvir as respostas ...
Enfatize que a família é a primeira estrutura social humana, ou seja, se ela for forte, temos uma sociedade forte, uma igreja forte, uma nação forte.
O adversário luta para destruir a família por que sabe que dessa forma conseguirá enfraquecer as demais estruturas sociais.
Uma unidade familiar estável e forte não só vale a pena, como é necessária para a manutenção de uma sociedade sadia e íntegra. Infelizmente, há um declínio na força da unidade familiar que tem um impacto negativo na sociedade como um todo.
A capacidade de uma sociedade em funcionar efetivamente e prosperar é diretamente influenciada pela força e qualidade da unidade familiar (David Jensen - Traduzido e adaptado por Stael Metzger referente ao artigo "Homenagem ao lar: Por que a sociedade precisa de Famílias Fortes").
I - A ORIGEM
1. O homem e a mulher.
No relato da
criação, ambos aparecem juntos, mostrando a igualdade ontológica do homem e da
mulher. O texto de Gênesis 1.27 diz: "E criou Deus o homem à sua imagem; à
imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou". A palavra hebraica usada
para "homem" aqui é adam, que serve tanto para o nome do primeiro
homem que Deus criou, como também para "homem" no sentido de
representante do ser humano, semelhantemente à palavra grega anthropos. A
expressão final, "macho e fêmea os criou", mostra que adam, nesse
versículo, diz respeito ao ser humano. Isso revela a igualdade de ambos, macho
e fêmea, homem e mulher, como portadores da imagem de Deus; a diferença está na
sexualidade (l Pe 3.7). Ao reunir esse casal. Deus instituiu o que chamamos
hoje de casamento.
2. A formação da mulher.
A Bíblia nos conta
como a mulher surgiu na história humana. Curiosamente, a formação da mulher não
aparece nos antigos registros do Oriente Médio. No relato da criação, em
Gênesis, a formação do homem só aparece uma vez (Gn 2.7), e seis vezes a da
mulher (vv.18-23). O termo "adjutora" (v.18) quer dizer
"auxiliadora", conforme vemos na Almeida Revista e Atualizada e
"ajudadora", de acordo com o que registra a Tradução Brasileira. Isso
não inferioriza a mulher, pois os termos "auxiliador" ou
"ajudador" devem ser entendidos à luz do contexto (SI 54.4; Hb 13.6).
O termo
hebraico, kenegdó, "como diante dele" (v.18b), tem a
ideia de "igual e adequado" (Gl 3.28). O relato da criação pressupõe
que Deus colocou o homem com prioridade governamental (l Co 11.3), mas que
ambos os sexos, homem e mulher, são mutuamente dependentes (l Co 11.11).
II - A FAMÍLIA
1. Conceito de família entre os antigos hebreus.
O lar é parte do
clã, este parte da tribo e esta, por sua vez, parte do povo/nação (Js 7.16-18).
O lar constitui-se de pai, mãe e filhos (SI 128.1-4), é a família
nuclear. Considerando que a base da economia do Antigo Israel era a
agricultura e o pastoreio, a família nuclear com poucos membros via-se em
dificuldade por falta de mão de obra para o sustento da casa. Por isso, ela
poderia se estender com parentes próximos - tios e primos - ou com duas ou mais
gerações vivendo juntas (Gn 24.67).
As casas
descobertas pelos arqueólogos mostram que essa família ampliada era formada, em
média, de 15 membros. Quando se tratava de famílias ricas, acrescentavam-se
servos e estrangeiros, como no caso de Abraão (Gn 14.14), ou como previsto na
legislação mosaica (Êx 23.12). Saul, por exemplo, aparece na Bíblia com a
menção de seu pai, avô, bisavô, trisavô, e também da tribo (l Sm 9.1,2).
2. O papel da mulher na sociedade israelita.
A tarefa do homem e
da mulher era a mesma, sendo que a mulher cuidava da casa e ajudava o marido
nos trabalhos diários para sustento da família. A sentença divina por ocasião
da Queda no Éden diz: "E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua
dor e a tua conceição; com dor terás filhos; e o teu desejo será para o teu
marido, e ele te dominará" (Gn 3.16). Isso significa que a mulher se
dedicaria ao trabalho da mesma forma que o homem, e também à maternidade; a
mulher não é inferior, mas o homem é o chefe e pastor do lar. Ela levava a
criança no ventre e continuava exercendo suas tarefas. Considerando questões
médicas, sanitárias e nutricionais, a gravidez era um período de alto risco
para a mãe e para o Bebê.
Clique aqui - parecer de psicóloga sobre: qual é o papel da Mulher Contemporânea ?
Clique aqui - parecer de psicóloga sobre: qual é o papel da Mulher Contemporânea ?
III - PRINCÍPIOS BÁSICOS
1. Casamento.
É a mais
fundamental de todas as relações sociais. Trata-se da união íntima e verdadeira
entre duas pessoas de sexos opostos que manifestam publicamente o desejo de
viverem juntas mediante um pacto solene e legal. Não existe no universo, entre
os seres vivos inteligentes, uma intimidade maior do que a que existe entre
marido e mulher, exceto apenas entre as três Pessoas da Trindade. Deus
estabeleceu a família para companheirismo mútuo e felicidade, para uma
convivência amorosa. A declaração: "Portanto, deixará o varão o seu pai e
a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne" (Gn 2.24-),
apresenta três princípios básicos sobre o casamento: monogamia (l Co 7.2),
heterossexualidade (Gn 4.1,25) e indissolubilidade (Mt 19.6).
2. Monogamia.
O termo diz
respeito às sociedades que adotam o princípio do casamento de um homem com uma
única mulher e vice-versa, conforme estabelecido pelo Criador. As palavras
"e apegar-se-á à sua mulher" (v.24) apontam para o princípio
monogâmico; o texto não diz "às suas mulheres", mas, pelo contrário,
"à sua mulher". Essa verdade expressa o pensamento bíblico (l Co 7.2;
l Tm 3.2).
3. Heterossexualidade.
Um dos propósitos
divinos na criação do homem e da mulher é a procriação, visando a conservação
dos seres humanos na terra: "[...] macho e fêmea os criou. E Deus os
abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a
terra" (Gn 1.27,28). Quando Deus formou a mulher da costela de Adão, a
Bíblia afirma: "[...] deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á
à sua mulher" (Gn 2.24). Isso mostra que a diferenciação dos sexos
assegura as particularidades de cada um na união conjugal, postura necessária à
formação do casal. O homem se une sexualmente a sua esposa, como resultado do
amor conjugal, não só para procriar, mas para uma vivência afetuosa, agradável
e prazerosa (Pv 5.18). O relacionamento sexual aprovado na Bíblia é o de um
homem e de uma mulher dentro do matrimónio. O pai e a mãe são o referencial
para a formação tanto do menino quanto da menina. Acima de qualquer exemplo, o
comportamento estabelecido para o homem e para a mulher deve vir da Palavra de
Deus.
4. Indissolubilidade.
A natureza
indissolúvel do casamento vem desde a sua origem: "e serão ambos uma só
carne" (v.24b). O Senhor Jesus Cristo disse que essa passagem bíblica
significa a indissolubilidade do casamento (Mt 19.6). O voto solene de
fidelidade um ao outro "até que a morte os separe", que se ouve dos
nubentes numa cerimônia de casamento, não é mera formalidade (Ml 2.14). O
casamento só termina pela morte de um dos cônjuges (Rm 7.3), pela infidelidade
conjugal (Mt 5.32; 19.9) ou pela deserção por parte do cônjuge descrente (l Co
7.15).
IV - O DESAFIO DA IGREJA
1. Institucionalização da iniquidade.
A tendência humana
é desafiar a Deus em tudo; isso vem desde a Torre de Babel (Gn 11.4) e vai
continuar até o final dos tempos. E com a sagrada instituição da família não é
diferente, uma vez que Deus a instituiu como união entre um homem e uma mulher
(Gn 2.24; 1.27,28), o atual sistema de coisas quer institucionalizar a
iniquidade ao considerar legítima diante de Deus a união de pessoas do mesmo
sexo. É ir longe demais, em uma verdadeira afronta a Deus (Lv 18.22; 20.13).
A Bíblia condena a
prática homossexual, ou pecado de Sodoma, para usar o termo bíblico (Dt 23.17;
Jd 7). O avanço dessa prática é um dos sinais do fim dos tempos (Lc 17.28-30).
A Bíblia condena de maneira direta tal estilo de vida (Rm 1.26,27; l Co 6.10; l
Tm 1.9,10).
2. A inversão de valores.
O que se vê hoje é
a tentativa de tornar o errado certo e o certo, errado (Is 5.20). O mundo atual
está invertendo os valores em busca do hedonismo, ou seja, a procura
indiscriminada do prazer, gozo sensual, deleite sexual (l Jo 2.16). Mas essas
autoridades vão prestar contas de tudo isso (Is 10.1). Esse também era o
desafio da Igreja do período apostólico. O apóstolo Paulo denunciou também essa
inversão de valores, dizendo que "mudaram a verdade de Deus em mentira,
adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito
eternamente. Amém!"(Rm 1.25; ARA).
CONCLUSÃO
Diante do exposto,
entendemos que Deus criou o homem e a mulher para ser mutuamente dependentes,
entretanto, cada um em sua particularidade, para juntos, com os filhos, "a
herança do Senhor", formarem um núcleo familiar. Essa é, então, a primeira
estrutura social humana.
PARA REFLETIR
A respeito da família e sua natureza, responda:
1) O que aconteceu
quando Deus criou o primeiro casal, Adão e Eva?
No relato da criação,
ambos aparecem juntos, mostrando a igualdade ontológica do homem e da mulher.
2) Qual a ideia de
ajudadora "como diante dele"?
O termo
"adjutora" quer dizer "auxiliadora", conforme vemos na
Almeida Revista e Atualizada e "ajudadora", de acordo com o que
registra a Tradução Brasileira. Isso não inferioriza a mulher, pois os termos
"auxiliador" ou "ajudador" devem ser entendidos à luz do
contexto. O termo hebraico, kenegdó. "como diante dele", tem a ideia
de "igual e adequado".
3) Quais os três
princípios básicos apresentados em Gênesis 2.24?
Monogamia (l Co 7.2),
heterossexualidade (Gn 4.1,25) e indissolubilidade (Mt 19.6).
4) O que visa a
diferenciação dos sexos?
Visa a conservação dos
seres humanos na terra:"[...] macho e fêmea os criou. E Deus os abençoou e
Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra" (Gn
1.27,28). Quando Deus formou a mulher da costela de Adão, a Bíblia
afirma:"[...] deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua
mulher" (Gn 2.24). Isso mostra que a diferenciação dos sexos assegura as
particularidades de cada um na união conjugal, postura necessária à formação do
casal.
5) Onde encontramos
no Novo Testamento a denúncia contra a inversão de valores?
O apóstolo Paulo
denunciou a inversão de valores, dizendo que "mudaram a verdade de Deus em
mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito
eternamente. Amém!" (Rm 1.25; ARA).
BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, A Razão da Nossa Fé - Assim cremos, assim viveremos, Comentarista Esequias Soares, 3 Trimestre 2017.
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, A Razão da Nossa Fé - Assim cremos, assim viveremos, Comentarista Esequias Soares, 3 Trimestre 2017.
[
Olá, estimado professor, segue abaixo material de apoio que o mesmo possa adicionar mais conteúdo para a sua aula.
Esta Lição vem em defesa do casamento monogâmico, heterossexual e indissolúvel conforme nos ensina a Bíblia Sagrada, uma lição que vem de encontro a preservação da família e dos valores morais da sociedade.
Divórcio
O que anda acontecendo dentro das igrejas evangélicas em questão ao divórcio?
Casamento Homossexual
Igrejas "Evangélicas" Inclusiva ou LGBT
A cada dia cresce o número de igrejas "Evangélicas" que aceitam a prática do homossexualismo, lesbianismo. Aceitam bissexuais, transexuais e a prática de relações sexuais com pessoas do mesmo sexo. Casamentos homoafetivos, uma verdadeira afronta à Deus.
Sobre a Bíblia "GAY"
Afrontas contra Deus
Meios de Comunicação e a Ideologia de Gênero
Tempos Difíceis - Piores que de Sodoma e Gomorra
Estamos vivendo tempos mais difíceis que na época de Sodoma e Gomorra, piores do que na época de Noé. Veja links abaixo
Justiça coloca fim na peça que retratava Jesus como travesti
Clique Aqui - Sobre Exposição de "ARTE" - Banco Santander
Clique Aqui - Sobre Exposição Banco Santander - GospelMais
Pronunciamento do Santander sobre a Exposição
Estimado professor, tem muitos vídeos sobre a "exposição do Banco Santander" disponível no Youtube, que triste irmãos, não dá para não ficar indignado, assista no youtube o vídeo com o título "veja o video denuncia que ajudou a derrubar a exposição macabra do Santander", não coloquei aqui porque é muito nojento, mas é bom assistir para ter a noção para onde o sistema mundano sem Deus está caminhando.
Estamos vivendo dias piores que Sodoma e Gomorra e piores que os dias de Noé, esteja firme, porque Jesus esta às Portas !
[
Olá, estimado professor, segue abaixo material de apoio que o mesmo possa adicionar mais conteúdo para a sua aula.
Esta Lição vem em defesa do casamento monogâmico, heterossexual e indissolúvel conforme nos ensina a Bíblia Sagrada, uma lição que vem de encontro a preservação da família e dos valores morais da sociedade.
O que anda acontecendo dentro das igrejas evangélicas em questão ao divórcio?
A cada dia cresce o número de igrejas "Evangélicas" que aceitam a prática do homossexualismo, lesbianismo. Aceitam bissexuais, transexuais e a prática de relações sexuais com pessoas do mesmo sexo. Casamentos homoafetivos, uma verdadeira afronta à Deus.
Sobre a Bíblia "GAY"
Afrontas contra Deus
Meios de Comunicação e a Ideologia de Gênero
Tempos Difíceis - Piores que de Sodoma e Gomorra
Estamos vivendo tempos mais difíceis que na época de Sodoma e Gomorra, piores do que na época de Noé. Veja links abaixo
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Pronunciamento do Santander sobre a Exposição
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Estamos vivendo dias piores que Sodoma e Gomorra e piores que os dias de Noé, esteja firme, porque Jesus esta às Portas !
Antes de Assistir os vídeos, se a radio do site estiver tocando, suba a página até a radio e
toque no vídeo da musica que estiver tocando para interromper o som.
Senador Magno Malta
Detona Santander em Brasília
O que aconteceu com o Banco Santander
após a exposição satânica
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Senador Magno Malta
Detona Santander em Brasília
O que aconteceu com o Banco Santander
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SUBSÍDIO DIDÁTICO
* Família, Projeto
Divino
Na sociedade hebraica a
família era o âmago da estrutura social. Na Tanach, exclusivamente em
Berê'shlth (Gênesis), encontramos o princípio judaico-cristão da família no
texto que diz: "E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só;
far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele. Então, o Senhor Deus fez
cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas
e cerrou a carne em seu lugar. E da costela que o Senhor Deus tomou do homem
formou uma mulher; e trouxe-a a Adão, E disse Adão; Esta é agora osso dos meus
ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do vario foi
tomada. Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua
mulher, e serão ambos uma carne, E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e
não se envergonhavam' (Gn 2.18,21-25), Segundo o filósofo Lévi-Strauss, o
princípio da família é dado pelo texto da Escritura que diz: 'deixará o varão o
seu pai e a sua mãe', regra infrangível ditada a toda a sociedade para que
possa estabelecer-se e durar" (BENTHO, Esdras Costa, A Família no Antigo
Testamento; História e Sociologia, Rio de Janeiro: CPAD, 2011, p.23).
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
* A Constituição do Núcleo Familiar.
A constituição do
núcleo familiar a priori composta por um homem e uma mulher. Mais tarde,
acrescentou-se ao casal os filhos gerados dessa união. A partir do nascimento
dos primeiros filhos, a família tornou-se o primeiro sistema social no qual o
ser humano é inserido.
A primeira família,
formada apenas duas pessoas, tornou-se numerosa meio dos filhos que, ao serem
gerados, se inseriram ao núcleo familiar um indo diversos papéis dentro do ema:
filho, irmão, neto, primo, etc. A família não foi criada, portanto, como um
sistema fechado, mas dinâmico, e, com passar do tempo, o número de seus membros
foi aumentando gradativamente, e destes formando novos núcleos familiares
ligados por consanguinidade e afinidade. Para mencionar mais uma vez
Lévi-Strauss, este considerava que o grupo familiar tem sua origem no
casamento. Este núcleo é constituído pelo marido, pela mulher e pelos filhos
nascidos dessa união, bem como por parentes afins aglutinados a esse núcleo. No
contexto desse sistema familiar, cada membro do grupo passa por uma série de
funções ou papéis sociais determinados tanto por fatores exógenos, que estão
ligados aos cenários sociais próximos a ele, como por endógenos, ligados a
idade, sexo e maturação psicológica" (BENTHO, Esdras Costa. A Família no
Antigo Testamento: História e Sociologia. Rio de Janeiro: CPAD, 2011,
pp.25-26).
CONHEÇA MAIS
*A natureza indissolúvel do casamento
"'Portanto,
deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos
uma só carne' (Gn 2.24). O Senhor Jesus Cristo disse que essa passagem bíblica
significa a indissolubilidade do casamento: 'Assim não são mais dois, mas uma
só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem' (Mt 19.5,6). É uma
união íntima entre duas pessoas de sexos opostos que assumem publicamente o
compromisso de viverem juntas; é uma aliança solene, um pacto sagrado, legal e
social." Para conhecer mais, leia Casamento, Divórcio & Sexo à Luz da
Bíblia, CPAD, pp. 16,17.
SUBSÍDIO VIDA CRISTÃ
* Os Apelos da Consciência
O apóstolo Paulo
entendeu a ligação entre uma consciência cristã e uma mente espiritual. Ele escreveu:
'Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
Porque quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós
ternos a mente de Cristo' (l Co 2.15,16).
O cristão que tem a
mente de Cristo conhece a sua vontade e seu propósito, por isso ele aprende a
viver com uma consciência dos valores morais e espirituais estabelecidos por
sua Palavra. Quando praticamos alguma ação, dizemos uma palavra, pensamos algo
ou adotamos alguma atitude, devemos agir com uma mente espiritual. Ao avaliar
essas várias situações, nossa consciência acenderá sua luz verde ou vermelha,
concordando ou discordando; acusando ou defendendo. O julgamento da consciência
será de acordo com o senso de justiça que a estiver dominando, se estiver purificada,
jamais ela concordará com o erro; se contaminada, ela não conseguirá julgar
corretamente. Devemos sempre comparar nossas ações à luz da justiça que a
Bíblia apresenta. Nossas ações devem corresponder à uma consciência baseada na
Palavra de Deus (2 Tm 3.16,17)" (CABRAL, Elienai. A Síndrome do Canto do
Galo: Consciência Cristã. Um desafio à ética dos tempos modernos, 1.ed. Rio de
Janeiro: CPAD, 2000, p.134).
SUBSÍDIO DIDÁTICO
Prezado
professor, prezada professora, reproduza o
esquema abaixo na lousa ou em
cópias:
CASAMENTO
MONOGAMIA
HETEROSSEXUALIDADE
INDISSOLUBILIDADE
Após expor o
tópico, solicite aos alunos que respondam com as próprias palavras o conceito
de cada vocábulo, Enquanto eles respondem, vá preenchendo a outra coluna
do quadro. Em seguida, discuta com eles as implicações da defesa desses
princípios diante de uma sociedade cada vez mais liberai nesses valores.
SUBSÍDIO DIDÁTICO
* Família, Projeto
Divino
Na sociedade hebraica a
família era o âmago da estrutura social. Na Tanach, exclusivamente em
Berê'shlth (Gênesis), encontramos o princípio judaico-cristão da família no
texto que diz: "E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só;
far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele. Então, o Senhor Deus fez
cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas
e cerrou a carne em seu lugar. E da costela que o Senhor Deus tomou do homem
formou uma mulher; e trouxe-a a Adão, E disse Adão; Esta é agora osso dos meus
ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do vario foi
tomada. Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua
mulher, e serão ambos uma carne, E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e
não se envergonhavam' (Gn 2.18,21-25), Segundo o filósofo Lévi-Strauss, o
princípio da família é dado pelo texto da Escritura que diz: 'deixará o varão o
seu pai e a sua mãe', regra infrangível ditada a toda a sociedade para que
possa estabelecer-se e durar" (BENTHO, Esdras Costa, A Família no Antigo
Testamento; História e Sociologia, Rio de Janeiro: CPAD, 2011, p.23).
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
* A Constituição do Núcleo Familiar.
A constituição do
núcleo familiar a priori composta por um homem e uma mulher. Mais tarde,
acrescentou-se ao casal os filhos gerados dessa união. A partir do nascimento
dos primeiros filhos, a família tornou-se o primeiro sistema social no qual o
ser humano é inserido.
A primeira família,
formada apenas duas pessoas, tornou-se numerosa meio dos filhos que, ao serem
gerados, se inseriram ao núcleo familiar um indo diversos papéis dentro do ema:
filho, irmão, neto, primo, etc. A família não foi criada, portanto, como um
sistema fechado, mas dinâmico, e, com passar do tempo, o número de seus membros
foi aumentando gradativamente, e destes formando novos núcleos familiares
ligados por consanguinidade e afinidade. Para mencionar mais uma vez
Lévi-Strauss, este considerava que o grupo familiar tem sua origem no
casamento. Este núcleo é constituído pelo marido, pela mulher e pelos filhos
nascidos dessa união, bem como por parentes afins aglutinados a esse núcleo. No
contexto desse sistema familiar, cada membro do grupo passa por uma série de
funções ou papéis sociais determinados tanto por fatores exógenos, que estão
ligados aos cenários sociais próximos a ele, como por endógenos, ligados a
idade, sexo e maturação psicológica" (BENTHO, Esdras Costa. A Família no
Antigo Testamento: História e Sociologia. Rio de Janeiro: CPAD, 2011,
pp.25-26).
CONHEÇA MAIS
*A natureza indissolúvel do casamento
"'Portanto,
deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos
uma só carne' (Gn 2.24). O Senhor Jesus Cristo disse que essa passagem bíblica
significa a indissolubilidade do casamento: 'Assim não são mais dois, mas uma
só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem' (Mt 19.5,6). É uma
união íntima entre duas pessoas de sexos opostos que assumem publicamente o
compromisso de viverem juntas; é uma aliança solene, um pacto sagrado, legal e
social." Para conhecer mais, leia Casamento, Divórcio & Sexo à Luz da
Bíblia, CPAD, pp. 16,17.
SUBSÍDIO VIDA CRISTÃ
* Os Apelos da Consciência
O apóstolo Paulo
entendeu a ligação entre uma consciência cristã e uma mente espiritual. Ele escreveu:
'Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
Porque quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós
ternos a mente de Cristo' (l Co 2.15,16).
O cristão que tem a
mente de Cristo conhece a sua vontade e seu propósito, por isso ele aprende a
viver com uma consciência dos valores morais e espirituais estabelecidos por
sua Palavra. Quando praticamos alguma ação, dizemos uma palavra, pensamos algo
ou adotamos alguma atitude, devemos agir com uma mente espiritual. Ao avaliar
essas várias situações, nossa consciência acenderá sua luz verde ou vermelha,
concordando ou discordando; acusando ou defendendo. O julgamento da consciência
será de acordo com o senso de justiça que a estiver dominando, se estiver purificada,
jamais ela concordará com o erro; se contaminada, ela não conseguirá julgar
corretamente. Devemos sempre comparar nossas ações à luz da justiça que a
Bíblia apresenta. Nossas ações devem corresponder à uma consciência baseada na
Palavra de Deus (2 Tm 3.16,17)" (CABRAL, Elienai. A Síndrome do Canto do
Galo: Consciência Cristã. Um desafio à ética dos tempos modernos, 1.ed. Rio de
Janeiro: CPAD, 2000, p.134).
SUBSÍDIO DIDÁTICO
Prezado
professor, prezada professora, reproduza o
esquema abaixo na lousa ou em
cópias:
CASAMENTO
|
|
MONOGAMIA
|
|
HETEROSSEXUALIDADE
|
|
INDISSOLUBILIDADE
|
Após expor o
tópico, solicite aos alunos que respondam com as próprias palavras o conceito
de cada vocábulo, Enquanto eles respondem, vá preenchendo a outra coluna
do quadro. Em seguida, discuta com eles as implicações da defesa desses
princípios diante de uma sociedade cada vez mais liberai nesses valores.
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