Aula Presencial dia 02 de Julho de 2017
Estimados professores, acredito que já tenha percebido que nosso slide semanal
traz uma abordagem completa de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino, tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se a todo o conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado. Faça bom uso ! Divulgue e Compartilhe.
Aula Presencial dia 02 de Julho de 2017
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traz uma abordagem completa de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino, tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se a todo o conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado. Faça bom uso ! Divulgue e Compartilhe.
OBJETIVOS GERAL
Conscientizar a respeito da inspiração divina, verbal e plenária da Bíblia Sagrada.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1 - Reconhecer a revelação e inspiração da Bíblia Sagrada;
2 - Mostrar a inspiração divina na Bíblia Sagrada;
3 - Explicar a inspiração plena e verbal da Bíblia Sagrada;
4 - Saber que a Bíblia Sagrada é a nossa única regra de fé e prática.
TEXTO ÁUREO
"Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum,
mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo
Espírito Santo" (2 Pe 1:21)
VERDADE PRÁTICA
Cremos na inspiração divina, verbal e plenária da Bíblia Sagrada,
única regra infalível de fé e prática para a vida e o caráter cristão.
PONTO CENTRAL
Cremos na inspiração divina e autoridade da Bíblia
Sagrada.
HINOS SUGERIDOS DA HARPA CRISTÃ
306 - A Palavra de Deus é um Tesouro
322 - As Santas Escrituras
499 - A Santa Bíblia
2 Timóteo 3:14-17
14 - Tu, porém permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido.
15 - E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.
16 - Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;
17 - Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra;
Segunda-Feira – Jeremias 36:1,2
Deus mandou que sua palavras fossem escritas em um rolo
36 : 1No quarto ano de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá, veio esta palavra do Senhor a Jeremias:
36 : 2 Toma um rolo, e escreve nele todas as palavras que te falei acerca de Israel, de Judá e de todas as nações, desde o dia em que comecei a falar-te, desde os dias de Josias até hoje.
Terça-Feira – 2 Pedro 3:2
As Escrituras inspiradas por Deus dizem respeito ao Antigo e ao Novo Testamento
3 :2 Quero que vos lembreis das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas, e do mandamento do Senhor e Salvador, dado mediante os vossos apóstolos.
Quarta-Feira – Marcos 7:13
O Senhor Jesus disse que a Bíblia é a Palavra de Deus
7 : 13Invalidais, assim, a palavra de Deus pela vossa própria tradição, que vós mesmos transmitistes. E fazeis muitas coisas semelhantes a estas.
Quinta-Feira – João 10:35
As Escrituras Sagradas jamais falharão
10 :35 Se ele chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada),
Sexta-Feira – Hebreus 4:12
A Palavra de Deus é viva, poderosa e capaz de transformar vidas
4 : 12Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
Sábado – Josué 1:8
A Bíblia é o manual de Deus para o nosso bem
1 : 8Não se aparte da tua boca o livro desta lei; medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo o que nele está escrito. Então farás prosperar o teu caminho, e serás bem-sucedido.
INTRODUÇÃO
A Bíblia é a revelação de Deus escrita para a humanidade. Disso decorre o fato de ela ser nossa exclusiva fonte de autoridade espiritual. Sua inspiração divina e sua soberania como única regra de fé e prática para a nossa vida constituem a doutrina basilar da fé cristã. Essa inspiração é um fato singular que ocorreu na história da redenção humana. O enfoque da presente lição é sobre a importância e o significado dessa inspiração divina.
I - REVELAÇÃO E INSPIRAÇÃO
1. Revelação. A palavra "revelação", apocalipsis, em
grego, significa o ato e o efeito de tirar o véu que encobre o desconhecido.
Nas Escrituras, essa palavra é usada em relação a Deus, pois é Ele quem revela
a si mesmo, a sua vontade e natureza e os demais mistérios. Ele "não fará
coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas"
(Am 3.7). Deus conhece tudo aquilo que está fora do alcance dos seres humanos.
A busca da verdade, sem Deus, é vã e está destinada ao fracasso (1 Co 1.21).
Revelação é a operação divina que comunica ao homem fatos que a razão humana é insuficiente para conhecer. É portanto, a operação divina que comunica a verdade de Deus ao homem (1 Co 2:10).
Apostila Bibliologia - Universidade da Bíblia - Página 3
2. Inspiração. É o registro dessa revelação sob a influência do
Espírito Santo, que penetra até as profundezas de Deus (1 Co 2.10-13). Divinamente
inspirados são os 66 livros da Bíblia. Os escritores sagrados foram os
receptáculos da revelação: "homens santos falaram da parte de Deus,
movidos pelo Espírito Santo" (2 Pe 1.21, ARA). Eles receberam os oráculos
divinos de forma especial, exclusiva, única e milagrosa. Ninguém mais, além
deles, foi usado por Deus dessa maneira específica.
Inspiração é a operação divina que influenciou os escritores bíblicos, capacitando-os a receber a mensagem divina, e que os moveu a transcrevê-la com exatidão, impedindo-os de cometerem erros e omissões, de modo que ela recebeu autoridade divina e infalível, garantindo a exata transferência da verdade revelada de Deus para a linguagem humana inteligível (1 Co 10:13; 2Tm 3:16; 2Pe 1:20,21).
Apostila Bibliologia - Universidade da Bíblia - Página 5
3. A forma de comunicação. O processo
de comunicação divina aos profetas do Antigo Testamento se desenvolveu por meio
da palavra e da visão, do som e da imagem (Jr 1.11-13). A revelação aos
apóstolos no Novo Testamento veio diretamente do Senhor Jesus Cristo (Gl
1.11,12; 2 Pe 1.16-18; 1 Jo 1.3) e do Espírito Santo (Ef 3.4,5). A frase
"veio a palavra do SENHOR a", "veio a mim a palavra do
SENHOR" ou fraseologia similar, tão frequente no Antigo Testamento, diz
respeito a uma revelação direta, externa e audível. Essa forma de comunicação
não aparece no Novo Testamento na comunicação divina aos apóstolos, exceto uma
única vez no ministério de João Batista: "veio no deserto a palavra de
Deus a João, filho de Zacarias" (Lc 3.2), pois ele é o último profeta da
dispensação da lei (Lc 16.16).
II - A INSPIRAÇÃO DIVINA
1. A inspiração divina. "Toda a
Escritura é inspirada por Deus" (v.16, ARA). A palavra grega, aqui
traduzida por "inspirada por Deus" ou "divinamente
inspirada", é theopneustos. Ela só aparece uma única vez na Bíblia, vinda
de duas palavras gregas: theos, "Deus", e pneo, "respirar,
soprar". Isso significa que o texto sagrado foi "soprado por
Deus". A palavra teopneustia significa "inspiração divina da
Bíblia". Segundo o Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa, de
Caudas Aulete, o termo quer dizer "inspiração divina que presidiu à
redação das Sagradas Escrituras". Josefo, o historiador judeu, e Fílon de
Alexandria, disseram que as Escrituras são divinamente inspiradas, mas usaram
outros termos.
As Escrituras afirmam
que são inspiradas, vejamos:
1) O A.T. afirma sua
Inspiração:
Dt.4:2,5; 2Sm.23:2; Is.1:10; Jr.1:2,9; Ez.3:1,4; Os.1:1;
Jl.1:1;
Am.1:3;3:1; Ob.1:1; Mq.1:1).
2) O N.T. afirma sua
Inspiração:
Mt.10:19; Jo.14:26;15:26,27; Jo.16:13; At.2:33;15:28; 1Ts.1:5; 1Co.2:13;
2Co.13:3; 2Pe.3:16; 1Ts.2:13; 1Co.14:37).
3) O
N.T. afirma a Inspiração do A.T.:
Lc.1:70; At.4:25; Hb.1:1, 2Tm.3:16; 1Pe.1:11; 2Pe.1:21
4) A
Bíblia faz declarações científicas descobertas posteriormente:
Jó.26:7;
Sl.135:7;Ec.1:7; Is.40:22.
Apostila Bibliologia - Universidade da Bíblia - Página 6-7
2. Uma avaliação exegética. Estamos
acostumados com duas traduções: "toda Escritura divinamente inspirada é
proveitosa" e "toda Escritura é divina inspirada e proveitosa".
Ambas as versões são permitidas à luz da gramática grega. Mas a primeira é mais
precisa, pois a conjunção grega kai, "e", aparece entre os dois
adjetivos "inspirada" e "proveitosa". Isso significa que o
apóstolo está afirmando duas verdades sobre a Escritura, a saber: divinamente
inspirada e proveitosa; e não somente uma dessas duas coisas. Dizer que
"toda a Escritura divinamente inspirada é proveitosa" pode dar margem
para alguém interpretar que nem toda Escritura é inspirada.
3. Autoridade. A autoridade da Bíblia deriva de sua origem divina.
O selo dessa autoridade aparece em expressões como "assim diz o
SENHOR" (Êx 5.1; Is 7.7); "veio a palavra do SENHOR" (Jr 1.2);
"está escrito" (Mc 1.2). Isso encerra a suprema autoridade das
Escrituras com plena e total garantia de infalibilidade, pois a Bíblia é a
Palavra de Deus (Mc 7.13; 1 Pe 1.23-25).
A própria Bíblia expressa sua infalibilidade, reivindicando autoridade. Nenhum outro livro ousa fazê-lo. Encontramos essa reivindicação na seguintes expressões: "Disse o Senhor a Moisés" (Ex.14:1,15,26;16:4;25:1; Lv.1:1;4:1;11:1; Nm.4:1;13:1; Dt.32:48) "O
Senhor é quem fala" (Is.1:2); "Disse o Senhor a Isaías" (Is.7:3); "Assim diz o Senhor" (Is.43:1). Outras expressões semelhantes são encontradas: "Palavra que veio a Jeremias da parte do Senhor" (Jr.11:1); "Veio expressamente a Palavra do Senhor a Ezequiel" (Ez.1:3); "Palavra do Senhor que foi dirigida a Oséias" (Os.1:1); "Palavra do Senhor que foi dirigida a Joel" (Jl.1:1), etc. Expressões como estas são encontradas mais de 3.800 vezes no Velho Testamento. Portanto o A.T. afirma ser a revelação de Deus, e essa mesma reivindicação faz o Novo Testamento (ICo.14:37; ITs.2:13; IJo.5:10; IIPe.3:2).
Apostila Bibliologia - Universidade da Bíblia - Página 4
III - INSPIRAÇÃO PLENA E VERBAL
1. Inspiração plenária. Tal
expressão significa que todos os livros das Escrituras são inspirados por Deus.
O apóstolo Paulo deixa isso muito claro quando afirma que "toda a
Escritura é divinamente inspirada". A inspiração da Bíblia é especial e
única. Não existe na Bíblia um livro mais inspirado e outro menos. Todos têm o
mesmo grau de inspiração e autoridade.
A Bíblia que Jesus e seus apóstolos usavam era
formada pela Lei de Moisés, os Profetas e os Escritos; essa terceira parte é
encabeçada pelos Salmos (Lc 24.44). O termo "Escritura" ou
"Escrituras" que aparece no Novo Testamento refere-se a esse Cânon
tripartido, que é o mesmo Antigo Testamento de nossa Bíblia. Cabe ressaltar que
o apóstolo Paulo, ao afirmar que "toda a Escritura é divinamente
inspirada", se referia também aos escritos apostólicos.
Os escritos dos apóstolos se revestiam da mesma
autoridade dos livros do Antigo Testamento já desde a Era Apostólica.
Inclusive, "profetas e apóstolos", às vezes, aparecem como termos
intercambiáveis (2 Pe 3.2). O apóstolo Pedro considera ainda as epístolas
paulinas como Escrituras (2 Pe 3.15,16). O apóstolo Paulo ensinava:
"Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é
o obreiro do seu salário" (1 Tm 5.18). O apóstolo aqui coloca lado a lado
citações da lei de Moisés (Dt 25.4) e dos Evangelhos (Mt 10.10; Lc 10.7),
chamando ambas de "Escritura". Outras vezes, ele deixa claro que seus
escritos são de origem divina (2 Co 13.3; 1 Ts 2.13). Isso nos permite afirmar
que a frase "Toda Escritura é divinamente inspirada" se refere à
Bíblia completa, aos 66 livros do Antigo e Novo Testamento.
2. Inspiração verbal. Essa
característica bíblica significa que cada palavra foi inspirada pelo Espírito
Santo (1 Co 2.13); e também que as ideias vieram de Deus (2 Pe 1.21). O tipo de
linguagem, o vocabulário, o estilo e a personalidade são diversificados nos
textos bíblicos porque Deus usou cada escritor em sua geração e em sua cultura,
com seus diversos graus de instrução. Isso mostra que quem produziu esses
livros sagrados eram seres humanos que viveram em várias regiões e pertenceram
a diversas gerações desde Moisés até o apóstolo João, passaram-se cerca de mil
anos. Eles não foram tratados como meras máquinas, mas como instrumentos usados
pelo Espírito Santo. Deus "soprou" nos escritores sagrados. Uns
produziram som de flauta e outros de trombetas, mas era Deus quem soprava.
Assim, eles produziram esse maravilhoso som que são as Escrituras Sagradas.
IV - ÚNICA REGRA INFALÍVEL DE FÉ E PRÁTICA
1. "Proveitosa para ensinar". O propósito
das Escrituras é o ensino para a salvação em Jesus, pois elas "podem
fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus" (2 Tm
3.15). São ensinos espirituais que não se encontram em nenhum lugar do mundo. A
Bíblia revela os mistérios do passado como a criação, os do futuro como a vinda
de Jesus, os decretos eternos de Deus, os segredos do coração humano e as
coisas profundas de Deus (Gn 2.1-4; Is 46.10; Lc 21.25-28).
2. A conduta humana. A Bíblia
corrige o erro e é útil para orientar a vida sendo "proveitosa para
ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça" (v.16b).
Uma das grandezas das Escrituras é a sua aplicabilidade na vida diária, na
família, na igreja, no trabalho e na sociedade. Deus é o nosso Criador e somente
Ele nos conhece e sabe o que é bom para suas criaturas. E essas orientações
estão na Bíblia, o "manual do fabricante".
3. As traduções da Bíblia. A autoridade
e as instruções das Escrituras valem para todas as línguas em que elas forem
traduzidas. É vontade de Deus que todos os povos, tribos, línguas e nações
conheçam sua Palavra (Mt 28.19; At 1.8). Em que idioma essa mensagem deve ser
pregada? Hebraico? Grego? Aramaico? Não! Na língua do povo. Os apóstolos citam
diversas traduções gregas da Septuaginta no Novo Testamento. Isso mostra que a
mesma inspiração do Antigo Testamento hebraico se manteve na Septuaginta. A
citação de Salmos 8.4-6 em Hebreus 2.6-8 é um bom exemplo. A inspiração divina
se conserva em outras línguas. Desde os tempos do Antigo Testamento, até hoje,
Deus se manifestou e se manifesta a cada um de seus servos e suas servas no seu
próprio idioma.
CONCLUSÃO
Cremos que a Bíblia é a única revelação escrita de Deus para toda a humanidade e que seu texto foi preservado e sua inspiração divina é mantida nas 2.935 línguas em que ela é traduzida (segundo dados da Sociedade Bíblica do Brasil). Que cada um possa receber a Bíblia sem restrição alguma, pois ela é a Palavra de Deus em qualquer língua em que vier a ser traduzida.
PARA REFLETIR
A respeito da inspiração divina e a autoridade da Bíblia, responda:
Qual o significado da palavra teopneustia?
A palavra teopneustia significa "inspiração divina da Bíblia".
De onde deriva a autoridade das Escrituras?
A autoridade da Bíblia deriva de sua origem divina.
O que significa a expressão "inspiração plenária"?
Tal expressão significa que todos os livros das Escrituras são inspirados por Deus.
O que significa as palavras "inspiração verbal"?
Significa que cada palavra foi inspirada pelo Espírito Santo (1 Co 2:13)
Segundo a lição, qual é o propósito das Escrituras?
O propósito das Escrituras é o ensino para a salvação em Jesus
BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, A Razão da Nossa Fé - Assim cremos, assim viveremos, Comentarista Esequias Soares, 3 Trimestre 2017.
OBJETIVOS GERAL
Conscientizar a respeito da inspiração divina, verbal e plenária da Bíblia Sagrada.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1 - Reconhecer a revelação e inspiração da Bíblia Sagrada;
2 - Mostrar a inspiração divina na Bíblia Sagrada;
4 - Saber que a Bíblia Sagrada é a nossa única regra de fé e prática. |
TEXTO ÁUREO
"Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum,
mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo
Espírito Santo" (2 Pe 1:21)
mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo
Espírito Santo" (2 Pe 1:21)
VERDADE PRÁTICA
Cremos na inspiração divina, verbal e plenária da Bíblia Sagrada,
única regra infalível de fé e prática para a vida e o caráter cristão.
única regra infalível de fé e prática para a vida e o caráter cristão.
PONTO CENTRAL
Cremos na inspiração divina e autoridade da Bíblia
Sagrada.
HINOS SUGERIDOS DA HARPA CRISTÃ
306 - A Palavra de Deus é um Tesouro
499 - A Santa Bíblia
2 Timóteo 3:14-17
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14 - Tu, porém permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido.
15 - E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.
16 - Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;
17 - Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra;
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Segunda-Feira – Jeremias 36:1,2
Deus mandou que sua palavras fossem escritas em um rolo
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36 : 1No quarto ano de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá, veio esta palavra do Senhor a Jeremias:
36 : 2 Toma um rolo, e escreve nele todas as palavras que te falei acerca de Israel, de Judá e de todas as nações, desde o dia em que comecei a falar-te, desde os dias de Josias até hoje. |
Terça-Feira – 2 Pedro 3:2
As Escrituras inspiradas por Deus dizem respeito ao Antigo e ao Novo Testamento
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3 :2 Quero que vos lembreis das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas, e do mandamento do Senhor e Salvador, dado mediante os vossos apóstolos.
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Quarta-Feira – Marcos 7:13
O Senhor Jesus disse que a Bíblia é a Palavra de Deus
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7 : 13Invalidais, assim, a palavra de Deus pela vossa própria tradição, que vós mesmos transmitistes. E fazeis muitas coisas semelhantes a estas.
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Quinta-Feira – João 10:35
As Escrituras Sagradas jamais falharão
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10 :35 Se ele chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada),
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Sexta-Feira – Hebreus 4:12
A Palavra de Deus é viva, poderosa e capaz de transformar vidas
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4 : 12Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
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Sábado – Josué 1:8
A Bíblia é o manual de Deus para o nosso bem
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1 : 8Não se aparte da tua boca o livro desta lei; medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo o que nele está escrito. Então farás prosperar o teu caminho, e serás bem-sucedido.
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INTRODUÇÃO
A Bíblia é a revelação de Deus escrita para a humanidade. Disso decorre o fato de ela ser nossa exclusiva fonte de autoridade espiritual. Sua inspiração divina e sua soberania como única regra de fé e prática para a nossa vida constituem a doutrina basilar da fé cristã. Essa inspiração é um fato singular que ocorreu na história da redenção humana. O enfoque da presente lição é sobre a importância e o significado dessa inspiração divina.
I - REVELAÇÃO E INSPIRAÇÃO
1. Revelação. A palavra "revelação", apocalipsis, em
grego, significa o ato e o efeito de tirar o véu que encobre o desconhecido.
Nas Escrituras, essa palavra é usada em relação a Deus, pois é Ele quem revela
a si mesmo, a sua vontade e natureza e os demais mistérios. Ele "não fará
coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas"
(Am 3.7). Deus conhece tudo aquilo que está fora do alcance dos seres humanos.
A busca da verdade, sem Deus, é vã e está destinada ao fracasso (1 Co 1.21).
Revelação é a operação divina que comunica ao homem fatos que a razão humana é insuficiente para conhecer. É portanto, a operação divina que comunica a verdade de Deus ao homem (1 Co 2:10).Apostila Bibliologia - Universidade da Bíblia - Página 3
2. Inspiração. É o registro dessa revelação sob a influência do
Espírito Santo, que penetra até as profundezas de Deus (1 Co 2.10-13). Divinamente
inspirados são os 66 livros da Bíblia. Os escritores sagrados foram os
receptáculos da revelação: "homens santos falaram da parte de Deus,
movidos pelo Espírito Santo" (2 Pe 1.21, ARA). Eles receberam os oráculos
divinos de forma especial, exclusiva, única e milagrosa. Ninguém mais, além
deles, foi usado por Deus dessa maneira específica.
Inspiração é a operação divina que influenciou os escritores bíblicos, capacitando-os a receber a mensagem divina, e que os moveu a transcrevê-la com exatidão, impedindo-os de cometerem erros e omissões, de modo que ela recebeu autoridade divina e infalível, garantindo a exata transferência da verdade revelada de Deus para a linguagem humana inteligível (1 Co 10:13; 2Tm 3:16; 2Pe 1:20,21).
Apostila Bibliologia - Universidade da Bíblia - Página 5
3. A forma de comunicação. O processo
de comunicação divina aos profetas do Antigo Testamento se desenvolveu por meio
da palavra e da visão, do som e da imagem (Jr 1.11-13). A revelação aos
apóstolos no Novo Testamento veio diretamente do Senhor Jesus Cristo (Gl
1.11,12; 2 Pe 1.16-18; 1 Jo 1.3) e do Espírito Santo (Ef 3.4,5). A frase
"veio a palavra do SENHOR a", "veio a mim a palavra do
SENHOR" ou fraseologia similar, tão frequente no Antigo Testamento, diz
respeito a uma revelação direta, externa e audível. Essa forma de comunicação
não aparece no Novo Testamento na comunicação divina aos apóstolos, exceto uma
única vez no ministério de João Batista: "veio no deserto a palavra de
Deus a João, filho de Zacarias" (Lc 3.2), pois ele é o último profeta da
dispensação da lei (Lc 16.16).
II - A INSPIRAÇÃO DIVINA
1. A inspiração divina. "Toda a
Escritura é inspirada por Deus" (v.16, ARA). A palavra grega, aqui
traduzida por "inspirada por Deus" ou "divinamente
inspirada", é theopneustos. Ela só aparece uma única vez na Bíblia, vinda
de duas palavras gregas: theos, "Deus", e pneo, "respirar,
soprar". Isso significa que o texto sagrado foi "soprado por
Deus". A palavra teopneustia significa "inspiração divina da
Bíblia". Segundo o Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa, de
Caudas Aulete, o termo quer dizer "inspiração divina que presidiu à
redação das Sagradas Escrituras". Josefo, o historiador judeu, e Fílon de
Alexandria, disseram que as Escrituras são divinamente inspiradas, mas usaram
outros termos.
As Escrituras afirmam
que são inspiradas, vejamos:
1) O A.T. afirma sua
Inspiração:
Dt.4:2,5; 2Sm.23:2; Is.1:10; Jr.1:2,9; Ez.3:1,4; Os.1:1;
Jl.1:1;
Am.1:3;3:1; Ob.1:1; Mq.1:1).
2) O N.T. afirma sua
Inspiração:
Mt.10:19; Jo.14:26;15:26,27; Jo.16:13; At.2:33;15:28; 1Ts.1:5; 1Co.2:13;
2Co.13:3; 2Pe.3:16; 1Ts.2:13; 1Co.14:37).
3) O
N.T. afirma a Inspiração do A.T.:
Lc.1:70; At.4:25; Hb.1:1, 2Tm.3:16; 1Pe.1:11; 2Pe.1:21
4) A Bíblia faz declarações científicas descobertas posteriormente:
4) A Bíblia faz declarações científicas descobertas posteriormente:
Jó.26:7;
Sl.135:7;Ec.1:7; Is.40:22.
Apostila Bibliologia - Universidade da Bíblia - Página 6-7
2. Uma avaliação exegética. Estamos
acostumados com duas traduções: "toda Escritura divinamente inspirada é
proveitosa" e "toda Escritura é divina inspirada e proveitosa".
Ambas as versões são permitidas à luz da gramática grega. Mas a primeira é mais
precisa, pois a conjunção grega kai, "e", aparece entre os dois
adjetivos "inspirada" e "proveitosa". Isso significa que o
apóstolo está afirmando duas verdades sobre a Escritura, a saber: divinamente
inspirada e proveitosa; e não somente uma dessas duas coisas. Dizer que
"toda a Escritura divinamente inspirada é proveitosa" pode dar margem
para alguém interpretar que nem toda Escritura é inspirada.
3. Autoridade. A autoridade da Bíblia deriva de sua origem divina.
O selo dessa autoridade aparece em expressões como "assim diz o
SENHOR" (Êx 5.1; Is 7.7); "veio a palavra do SENHOR" (Jr 1.2);
"está escrito" (Mc 1.2). Isso encerra a suprema autoridade das
Escrituras com plena e total garantia de infalibilidade, pois a Bíblia é a
Palavra de Deus (Mc 7.13; 1 Pe 1.23-25).
A própria Bíblia expressa sua infalibilidade, reivindicando autoridade. Nenhum outro livro ousa fazê-lo. Encontramos essa reivindicação na seguintes expressões: "Disse o Senhor a Moisés" (Ex.14:1,15,26;16:4;25:1; Lv.1:1;4:1;11:1; Nm.4:1;13:1; Dt.32:48) "O
Senhor é quem fala" (Is.1:2); "Disse o Senhor a Isaías" (Is.7:3); "Assim diz o Senhor" (Is.43:1). Outras expressões semelhantes são encontradas: "Palavra que veio a Jeremias da parte do Senhor" (Jr.11:1); "Veio expressamente a Palavra do Senhor a Ezequiel" (Ez.1:3); "Palavra do Senhor que foi dirigida a Oséias" (Os.1:1); "Palavra do Senhor que foi dirigida a Joel" (Jl.1:1), etc. Expressões como estas são encontradas mais de 3.800 vezes no Velho Testamento. Portanto o A.T. afirma ser a revelação de Deus, e essa mesma reivindicação faz o Novo Testamento (ICo.14:37; ITs.2:13; IJo.5:10; IIPe.3:2).
Apostila Bibliologia - Universidade da Bíblia - Página 4
III - INSPIRAÇÃO PLENA E VERBAL
1. Inspiração plenária. Tal
expressão significa que todos os livros das Escrituras são inspirados por Deus.
O apóstolo Paulo deixa isso muito claro quando afirma que "toda a
Escritura é divinamente inspirada". A inspiração da Bíblia é especial e
única. Não existe na Bíblia um livro mais inspirado e outro menos. Todos têm o
mesmo grau de inspiração e autoridade.
A Bíblia que Jesus e seus apóstolos usavam era
formada pela Lei de Moisés, os Profetas e os Escritos; essa terceira parte é
encabeçada pelos Salmos (Lc 24.44). O termo "Escritura" ou
"Escrituras" que aparece no Novo Testamento refere-se a esse Cânon
tripartido, que é o mesmo Antigo Testamento de nossa Bíblia. Cabe ressaltar que
o apóstolo Paulo, ao afirmar que "toda a Escritura é divinamente
inspirada", se referia também aos escritos apostólicos.
Os escritos dos apóstolos se revestiam da mesma
autoridade dos livros do Antigo Testamento já desde a Era Apostólica.
Inclusive, "profetas e apóstolos", às vezes, aparecem como termos
intercambiáveis (2 Pe 3.2). O apóstolo Pedro considera ainda as epístolas
paulinas como Escrituras (2 Pe 3.15,16). O apóstolo Paulo ensinava:
"Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é
o obreiro do seu salário" (1 Tm 5.18). O apóstolo aqui coloca lado a lado
citações da lei de Moisés (Dt 25.4) e dos Evangelhos (Mt 10.10; Lc 10.7),
chamando ambas de "Escritura". Outras vezes, ele deixa claro que seus
escritos são de origem divina (2 Co 13.3; 1 Ts 2.13). Isso nos permite afirmar
que a frase "Toda Escritura é divinamente inspirada" se refere à
Bíblia completa, aos 66 livros do Antigo e Novo Testamento.
2. Inspiração verbal. Essa
característica bíblica significa que cada palavra foi inspirada pelo Espírito
Santo (1 Co 2.13); e também que as ideias vieram de Deus (2 Pe 1.21). O tipo de
linguagem, o vocabulário, o estilo e a personalidade são diversificados nos
textos bíblicos porque Deus usou cada escritor em sua geração e em sua cultura,
com seus diversos graus de instrução. Isso mostra que quem produziu esses
livros sagrados eram seres humanos que viveram em várias regiões e pertenceram
a diversas gerações desde Moisés até o apóstolo João, passaram-se cerca de mil
anos. Eles não foram tratados como meras máquinas, mas como instrumentos usados
pelo Espírito Santo. Deus "soprou" nos escritores sagrados. Uns
produziram som de flauta e outros de trombetas, mas era Deus quem soprava.
Assim, eles produziram esse maravilhoso som que são as Escrituras Sagradas.
IV - ÚNICA REGRA INFALÍVEL DE FÉ E PRÁTICA
1. "Proveitosa para ensinar". O propósito
das Escrituras é o ensino para a salvação em Jesus, pois elas "podem
fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus" (2 Tm
3.15). São ensinos espirituais que não se encontram em nenhum lugar do mundo. A
Bíblia revela os mistérios do passado como a criação, os do futuro como a vinda
de Jesus, os decretos eternos de Deus, os segredos do coração humano e as
coisas profundas de Deus (Gn 2.1-4; Is 46.10; Lc 21.25-28).
2. A conduta humana. A Bíblia
corrige o erro e é útil para orientar a vida sendo "proveitosa para
ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça" (v.16b).
Uma das grandezas das Escrituras é a sua aplicabilidade na vida diária, na
família, na igreja, no trabalho e na sociedade. Deus é o nosso Criador e somente
Ele nos conhece e sabe o que é bom para suas criaturas. E essas orientações
estão na Bíblia, o "manual do fabricante".
3. As traduções da Bíblia. A autoridade
e as instruções das Escrituras valem para todas as línguas em que elas forem
traduzidas. É vontade de Deus que todos os povos, tribos, línguas e nações
conheçam sua Palavra (Mt 28.19; At 1.8). Em que idioma essa mensagem deve ser
pregada? Hebraico? Grego? Aramaico? Não! Na língua do povo. Os apóstolos citam
diversas traduções gregas da Septuaginta no Novo Testamento. Isso mostra que a
mesma inspiração do Antigo Testamento hebraico se manteve na Septuaginta. A
citação de Salmos 8.4-6 em Hebreus 2.6-8 é um bom exemplo. A inspiração divina
se conserva em outras línguas. Desde os tempos do Antigo Testamento, até hoje,
Deus se manifestou e se manifesta a cada um de seus servos e suas servas no seu
próprio idioma.
CONCLUSÃO
Cremos que a Bíblia é a única revelação escrita de Deus para toda a humanidade e que seu texto foi preservado e sua inspiração divina é mantida nas 2.935 línguas em que ela é traduzida (segundo dados da Sociedade Bíblica do Brasil). Que cada um possa receber a Bíblia sem restrição alguma, pois ela é a Palavra de Deus em qualquer língua em que vier a ser traduzida.
PARA REFLETIR
A respeito da inspiração divina e a autoridade da Bíblia, responda:
Qual o significado da palavra teopneustia?
A palavra teopneustia significa "inspiração divina da Bíblia".
De onde deriva a autoridade das Escrituras?
A autoridade da Bíblia deriva de sua origem divina.
O que significa a expressão "inspiração plenária"?
Tal expressão significa que todos os livros das Escrituras são inspirados por Deus.
O que significa as palavras "inspiração verbal"?
Significa que cada palavra foi inspirada pelo Espírito Santo (1 Co 2:13)
Segundo a lição, qual é o propósito das Escrituras?
O propósito das Escrituras é o ensino para a salvação em Jesus
BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, A Razão da Nossa Fé - Assim cremos, assim viveremos, Comentarista Esequias Soares, 3 Trimestre 2017.
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, A Razão da Nossa Fé - Assim cremos, assim viveremos, Comentarista Esequias Soares, 3 Trimestre 2017.
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Olá, estimado professor, segue abaixo material de apoio que o mesmo possa adicionar mais conteúdo para a sua aula. Bom Estudo!
Antes de Assistir os vídeos, se a radio do site estiver tocando, suba a página até a radio e
toque no vídeo da musica que estiver tocando para interromper o som.
História de João Ferreira de Almeida
Amados, você chegou a ler a capa de trás da sua revista "Lições Bíblicas Adultos" ? fala da "Importância da Cronologia para Estudos Bíblicos", pois bem, faz tempo que estava interessado em comprar uma Bíblia em ordem Cronológica, para minha surpresa ao ir até a Livraria CPAD aqui no Belenzinho-SP, deparo com um belíssima publicação da CPAD, a "Bíblia de Estudo Cronológica - Aplicação Pessoal - Almeida Revista e Corrigida", vale a pena investir de R$ 127,96 ... no meu caso fui abençoado com um exemplar pela minha esposa, que maravilha, não é mesmo ?
A minha é de capa dura como na foto abaixo, a versão em capa de couro está esgotada ! É uma Bíblia com material de excelente qualidade, os textos bíblicos estão na ordem dos acontecimentos, possui gráficos, mapas, fotos coloridas, diversos apontamentos e comentários, possui concordância, versículos ilustrados, possui um sistema de cabeçalho cronológico onde você nunca estará perdido na história da Bíblia, possui notas arqueológicas no decorrer da sua leitura e muito mais, Show !
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Prezado professor, neste terceiro trimestre do ano
estudaremos as principais doutrinas da fé cristã. O comentarista do trimestre é
o pastor Esequias Soares, autor de diversos livros, graduado em Letras, Mestre
em Ciência da Religião, presidente da Comissão de Apologética Cristã da CGADB
(Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil) e líder da Assembleia de
Deus em Jundiaí, SP.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"[...] Um resumo a respeito do que a Bíblia
alega sobre si mesma pode ser encontrado em duas passagens principais. Pedro
disse que os autores foram impelidos pelo Espírito Santo, e Paulo declarou que
seus escritos foram soprados pelo próprio Deus. Portanto, a Bíblia alega que
autores movidos pelo Espírito Santo expressaram as palavras inspiradas por Deus
(2 Pe 1.20,21). Em suma, os escritos proféticos (do Antigo
Testamento) não tiveram sua origem nos homens, mas em Deus, que agiu por meio
de alguns homens chamados de profetas de Deus" (GEISLER, Norman. Teologia
Sistemática: Introdução à Teologia Sistemática, a Bíblia, Deus, a Criação.
1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2011, pp. 213,214).
CONHEÇA MAIS
*A Septuaginta (LXX)
"A versão padrão em grego [do Antigo
Testamento], produzida em Alexandria, é conhecida como Septuaginta (LXX), que é
a palavra latina para 'setenta'. Essa tradução foi, sem dúvida, realizada
durante os séculos III e II a.C.," e "não foi projetada para ter as
mesmas finalidades funcionais do AT hebraico, pois seu propósito era para ser
lida publicamente nas Sinagogas, ao contrário dos propósitos educativos
daqueles que precisavam do texto hebraico". Para conhecer mais, leia
Dicionário Bíblico Wycliffe, CPAD, pp.1994-95.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"Existem muitas palavras ou frases que a
Bíblia utiliza para se auto-descrever e que sugerem uma reivindicação de
autoridade divina. Jesus disse que a Bíblia é indestrutível e que ela jamais
passará (Mt 5.17,18); ela é infalível, ou 'não pode ser anulada' (Jo 10.35);
ela tem a autoridade final (Mt 4.4,7,10); e ela é suficiente para a nossa fé e
prática (Lc 16.31)" (HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma
perspectiva Pentecostal. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p. 218).
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"Apesar do mistério que ronda o modo como Deus
fez com que sua palavra fosse fiel sem destruir a liberdade e a personalidade
dos autores humanos, existem algumas coisas que ficam muito claras. Os autores
humanos não eram simplesmente secretários que anotavam algo que estava sendo
ditado a eles; a sua liberdade não foi suspensa nem negada. Eles não foram
autômatos. As suas palavras correspondiam ao seu desejo, no estilo em que
estavam acostumados a escrever. Na sua providência, Deus promoveu uma
concordância divina entre as palavras deles e as suas" (HORTON, Stanley M.
Teologia Sistemática: Uma perspectiva Pentecostal. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD,
1996, p. 222).
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"Através do mundo inteiro, qualquer crente, ao
ler a Bíblia, recebe sua mensagem como se esta fora escrita diretamente para
ele. Nenhum crente tem a Bíblia como livro alheio, estrangeiro, como acontece
aos demais livros traduzidos. Todas as raças consideram a Bíblia como possessão
sua. Por exemplo, ao lermos 'O Peregrino' sabemos que ele é inglês; ao lermos
'Em seus passos que faria Jesus?' sabemos que é norte-americano, porque seus
autores são oriundos desses países. É assim com a Bíblia? Não! Nós a recebemos
como 'nossa'. Isso acontece em qualquer país onde ela chega. Ninguém tem a
Bíblia como livro 'dos outros'. Isto prova que ela procede de Deus - o Pai de
todos" (GILBERTO, Antonio. A Bíblia através dos Séculos: A história e
formação do Livro dos livros. 14.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p. 46).
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Prezado professor, neste terceiro trimestre do ano
estudaremos as principais doutrinas da fé cristã. O comentarista do trimestre é
o pastor Esequias Soares, autor de diversos livros, graduado em Letras, Mestre
em Ciência da Religião, presidente da Comissão de Apologética Cristã da CGADB
(Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil) e líder da Assembleia de
Deus em Jundiaí, SP.
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"[...] Um resumo a respeito do que a Bíblia
alega sobre si mesma pode ser encontrado em duas passagens principais. Pedro
disse que os autores foram impelidos pelo Espírito Santo, e Paulo declarou que
seus escritos foram soprados pelo próprio Deus. Portanto, a Bíblia alega que
autores movidos pelo Espírito Santo expressaram as palavras inspiradas por Deus
(2 Pe 1.20,21). Em suma, os escritos proféticos (do Antigo
Testamento) não tiveram sua origem nos homens, mas em Deus, que agiu por meio
de alguns homens chamados de profetas de Deus" (GEISLER, Norman. Teologia
Sistemática: Introdução à Teologia Sistemática, a Bíblia, Deus, a Criação.
1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2011, pp. 213,214).
CONHEÇA MAIS
*A Septuaginta (LXX)
"A versão padrão em grego [do Antigo
Testamento], produzida em Alexandria, é conhecida como Septuaginta (LXX), que é
a palavra latina para 'setenta'. Essa tradução foi, sem dúvida, realizada
durante os séculos III e II a.C.," e "não foi projetada para ter as
mesmas finalidades funcionais do AT hebraico, pois seu propósito era para ser
lida publicamente nas Sinagogas, ao contrário dos propósitos educativos
daqueles que precisavam do texto hebraico". Para conhecer mais, leia
Dicionário Bíblico Wycliffe, CPAD, pp.1994-95.
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"Existem muitas palavras ou frases que a
Bíblia utiliza para se auto-descrever e que sugerem uma reivindicação de
autoridade divina. Jesus disse que a Bíblia é indestrutível e que ela jamais
passará (Mt 5.17,18); ela é infalível, ou 'não pode ser anulada' (Jo 10.35);
ela tem a autoridade final (Mt 4.4,7,10); e ela é suficiente para a nossa fé e
prática (Lc 16.31)" (HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma
perspectiva Pentecostal. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p. 218).
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"Apesar do mistério que ronda o modo como Deus
fez com que sua palavra fosse fiel sem destruir a liberdade e a personalidade
dos autores humanos, existem algumas coisas que ficam muito claras. Os autores
humanos não eram simplesmente secretários que anotavam algo que estava sendo
ditado a eles; a sua liberdade não foi suspensa nem negada. Eles não foram
autômatos. As suas palavras correspondiam ao seu desejo, no estilo em que
estavam acostumados a escrever. Na sua providência, Deus promoveu uma
concordância divina entre as palavras deles e as suas" (HORTON, Stanley M.
Teologia Sistemática: Uma perspectiva Pentecostal. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD,
1996, p. 222).
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"Através do mundo inteiro, qualquer crente, ao
ler a Bíblia, recebe sua mensagem como se esta fora escrita diretamente para
ele. Nenhum crente tem a Bíblia como livro alheio, estrangeiro, como acontece
aos demais livros traduzidos. Todas as raças consideram a Bíblia como possessão
sua. Por exemplo, ao lermos 'O Peregrino' sabemos que ele é inglês; ao lermos
'Em seus passos que faria Jesus?' sabemos que é norte-americano, porque seus
autores são oriundos desses países. É assim com a Bíblia? Não! Nós a recebemos
como 'nossa'. Isso acontece em qualquer país onde ela chega. Ninguém tem a
Bíblia como livro 'dos outros'. Isto prova que ela procede de Deus - o Pai de
todos" (GILBERTO, Antonio. A Bíblia através dos Séculos: A história e
formação do Livro dos livros. 14.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p. 46).
estarei acompanhando e estudando mais um trimestre!
ResponderExcluirAmém, estaremos juntos em mais um trimestre, com certeza será uma benção !
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