Total de visualizações de página

Páginas

segunda-feira, 1 de maio de 2017

Lição 6 - Jônatas, um Exemplo de Lealdade

Aula Presencial dia 7 de Maio de 2017

Estimados professores,   acredito que já tenha percebido que nosso slide semanal  
traz uma abordagem completa de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino,  tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se a todo o conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado.  Faça bom uso !  Divulgue e Compartilhe.



OBJETIVOS GERAL
Mostrar que o cristão deve ser exemplo de lealdade a Deus, aos familiares e amigos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1 - Apresentar as circunstâncias que uniram Jônatas a Davi;
2 - Mostrar que a amizade de Jônatas e Davi foi aprovada por Deus;
3 - Refletir a respeito das lições do caráter de Jônatas.
TEXTO ÁUREO
"E Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o 
amava como à sua própria alma." (1Sm 18:3)

VERDADE PRÁTICA
O cristão deve ser exemplo de lealdade a Deus, a 
seus familiares e a todos os que estão ao seu redor.

PONTO CENTRAL
Precisamos ser leal a Deus e aos amigos.

HINOS SUGERIDOS DA HARPA CRISTÃ

8 - Cristo o Fiel Amigo

198 - Jesus, O Bom Amigo

536 - Amigo sem Igual



 1 Samuel 18:3,4 
3 - E Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma.
4 - E Jônatas se despojou da capa que trazia sobre si e a deu a Davi, como também as suas vestes, até a sua espada, e o seu arco, e o seu cinto.

 1 Samuel 19:1,2 
1 - E falou Saul a Jônatas, seu filho, e a todos os seus servos para que matassem Davi. Porém Jônatas, filho de Saul, estava aqui mui afeiçoado a Davi.
2 - E Jônatas o anunciou a Davi, dizendo: Meu pai, Saul, procura matar-te; pelo que, agora, guarda-te, pela manhã, e fica-te num lugar oculto, e esconde-te.

 1 Samuel 20:8,16,17,31,32 
8 - Usa, pois, de misericórdia com o teu servo, porque fizeste o teu servo entrar contigo em aliança do Senhor; se, porém, há em mim crime, mata-me tu mesmo; por que me levarias a teu pai?
16 - Assim, fez Jônatas aliança com a casa de Davi, dizendo: O Senhor o requeira da mão dos inimigos de Davi.
17 - E Jônatas fez jurar a Davi de novo, porquanto o amava; porque o amava com todo o amor da sua alma.
31 - Porque todos os dias que o filho de Jessé viver sobre a terra nem tu serás firme, nem o teu reino; pelo que envia e traze-mo neste hora, porque é digno de morte.
32 - Então, respondeu Jônatas a Saul, seu pai, e lhe disse: Por que há de ele morrer? Que tem feito?


Segunda-Feira –   Deuteronômio 3:22 
 Deus peleja pelo seu povo
3 : 22Não tenhas medo deles; quem combate por vós é o Senhor vosso Deus.

Terça-Feira –  Provérbios 17:17 
 Na angústia nasce o irmão
17 : 17  Em todo o tempo ama o amigo, e na angústia nasce o irmão.
  
Quarta-Feira –   Provérbios 18:24 
Amigo mais chegado que um irmão
18 : 24O homem que tem muitos amigos pode vir à ruina, mas há um amigo mais chegado do que um irmão.

Quinta-Feira –   Provérbios 27:10 
Um amigo não abandona o outro
27 : 10  Não abandones o teu amigo, nem o amigo do teu pai, e não entres na casa do teu irmão no dia da tua adversidade; mais vale o vizinho perto do que o irmão longe.

Sexta-Feira –  João 11:11 
Um amigo de Jesus
11 : 11Disse isto, e continuou: Nosso amigo Lázaro dorme, mas vou despertá-lo.

Sábado –  1 Samuel 26:23 
O Senhor paga a lealdade
26 : 23O Senhor, porém, pague a cada um a sua justiça e a sua lealdade. O Senhor te entregou hoje nas minhas mãos, mas eu não quis estendê-las contra o ungido do Senhor.

                                                   
TENHA UM BOM ESTUDO !

INTRODUÇÃO
Jônatas entrou para a história à sombra do pai, mas pouca coisa herdou de seu genitor. Demonstrou ser um guerreiro cheio de coragem e determinação. E, aliada à sua coragem, está a sua humildade, sua fé e obediência ao Senhor, virtudes indispensáveis a um homem de Deus.  Sua amizade por Davi nasceu de forma inesperada, quando assistiu, de perto, a vitória do jovem pastor de ovelhas sobre o imbatível gigante Golias, o campeão dos filisteus, que desafiava os exércitos israelitas, e afrontava o nome do Senhor.
Estimado professor, ao estudar esta lição maravilhosa de Jônatas fui remetido a primeira lição na seguinte colocação do Pr. Elinaldo Renovato: "O caráter não é herdado", a prova da veracidade desta frase fica na vida de Jônatas que não herdou o mau caráter de seu Pai, o rei Saul.
O mau exemplo de Saul não influenciou na formação do caráter de Jônatas, então podemos deduzir que o ensino e o exemplo dos pais são importantes para a formação de um caráter saudável nos filhos, todavia, não é um fator determinante.  Lembra da lição 2, Abel e Caim, filhos do mesmos pais, mesma educação, um se tornou uma pessoa de bom caráter e a outra de mau caráter.
  
I - CIRCUNSTÂNCIAS QUE UNIRAM JÔNATAS E DAVI
1. Quem era Jônatas. Era o filho mais velho do rei Saul. Seu nome significa "dado por Deus" ou "presente de Deus". Ele tinha todas as condições para ser o substituto do pai. Era valente e hábil no combate. Sua bravura já fora provada, quando, em Micmás, derrotou toda uma guarnição dos filisteus, contando apenas com a ajuda de seu fiel escudeiro, colocando sua fé em ação (1 Sm 14.1-14). Entretanto, por direção de Deus, os rumos da história de Saul e de Jônatas foram mudados completamente. E isso ocorreu de forma surpreendente.
2. Uma batalha que mudou a história. Israel estava no campo de batalha contra os filisteus, num monte, "no vale do carvalho", e os filisteus estavam do lado oposto do vale, também sobre um monte (1 Sm 17.1-3). Um gigante filisteu, de nome Golias, campeão de seu povo, desafiava os exércitos de Israel, mas ninguém tinha coragem de enfrentar o inimigo. O clima de medo prenunciava a provável derrota de Israel (1 Sm 17.10,11).
3. A presença de Davi. Jessé enviou Davi ao local da batalha para entregar víveres para seus irmãos e para o chefe do exército (1 Sm 17.12-21). Contrariando seus irmãos e o próprio rei, Davi se dispôs a enfrentar o filisteu. Com permissão do rei, e confiando em Deus, Davi foi ao encontro de Golias, com apenas uma funda e cinco pedras do ribeiro (1 Sm 17.40-47). E com uma única pedra derrubou o gigante, e o matou com a espada deste (1 Sm 17.48-58). Uma vitória de desfecho surpreendente. Um gigante vencido por um jovem pastor de ovelhas. Um exército inteiro posto em fuga após um combate inusitado e desigual. Assistindo ao duelo estava Jônatas, o filho de Saul, que ficou profundamente tocado pela vitória de Davi sobre Golias.
Interessante, Davi sempre foi desprezado e esquecido pelo seu pai Jessé, e seu pai colocava ele para trabalhar, não tinha moleza, quando o profeta Samuel foi ungir um dos filhos de Jessé (1 Sm 16) dá uma impressão que Davi, o menor filho, estava esquecido lá na sua função de pastor de ovelhas. 
Jessé dava muitas tarefas para Davi, certa vez pediu para ele levar pão e vinho para o rei Saul, e Saul gostou de Davi, quando Davi tocava sua harpa, os espíritos malignos se retirava do rei Saul e ele sentia um alívio (1 Sm 16:23).
Acabou que Davi tinha o trabalho de ir servir ao rei, tinha o trabalho de apascentar as ovelhas, e qualquer outro serviço que aparecesse, Jessé o convocava... (que moço trabalhador não é mesmo? Deus chama homens trabalhadores para sua obra).
A Bíblia diz "Ora, disse Jessé a Davi, seu filho: Toma para teus irmãos um efa deste grão tostado e estes dez pães, e corre a levá-los ao arraial, a teus irmãos" (1 Sm 17:17). Os irmãos de Davi estavam saindo em ordem de batalha contra os filisteus.
O comentarista menciona que Davi foi entregar víveres para os seus irmãos, "víveres" significa "comida".
Pois bem neste contexto aparece golias (um homem medindo quase 3 metros de altura, um soldado campeão dos filisteus) afrontando o exército de Israel, a bíblia diz: "Quando todos os homens de Israel viram aquele homem, fugiram de diante dele, e temeram grandemente" (1 Sm 17:24).
Davi pela unção recebida ao tocar a harpa expulsava os demônios do rei Saul e pela mesma unção disse a Saul: "Não desfaleça o coração de ninguém por causa deste filisteu; o teu servo irá, e pelejará contra ele" (1 Sm 17:32).
Através deste epísódio, Davi venceu a batalha matando Golias e assim foi aceito pelo povo de Israel, pelo rei Saul e  admirado por Jônatas.
  
II - UMA AMIZADE APROVADA POR DEUS
1. Jônatas torna-se amigo de Davi. O povo de Israel jubilou diante da tremenda vitória. Saul ficou estupefato, e mandou o chefe do exército, Abner, chamar Davi, que levou como troféu da batalha inusitada a cabeça do filisteu (1 Sm 17.54). Porém Jônatas, filho de Saul, foi quem mais foi tocado em suas emoções e sentimentos em relação ao jovem pastor, que derrotou o gigante com o uso de uma simples funda e um tiro de pedra. De imediato, aquela admiração despertou em Jônatas um sentimento de amizade e de amor fraternal por Davi. Deus tem seus caminhos, e, quando Ele quer, cria circunstâncias ou muda circunstâncias segundo seus propósitos amorosos e soberanos.
Geralmente as amizades estão relacionadas a interesses. há pessoas que são seus amigos enquanto você tem algo para oferecer (lembra dos amigos de Jó?), a verdadeira amizade é qualidade que poucas pessoas conseguem desenvolver. No caso, da amizade entre Davi e Jônatas, podemos observar que é possível ainda nos dias atuais desenvolver amizades sinceras, profundas e sem interesses egoístas.

2. Uma amizade fiel e duradoura. A Bíblia registra com expressão tocante os sentimentos de Jônatas por Davi. Diz o texto bíblico: "E Sucedeu que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou como à sua própria alma" e fizeram uma aliança diante de Deus (1 Sm 18.1, 3,4). O texto registra expressões que significam que Jônatas não só admirou grandemente a coragem e a audácia de Davi, como sentiu no seu íntimo que deveria nutrir por ele profunda amizade fraternal.
Podemos dizer que apesar de Davi e Jônatas não serem irmãos de sangue, eles se amavam como irmãos. Será que isso é possível ? A Bíblia diz que sim: "O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão" (Provérbios 18:24).

3. Uma aliança do Senhor. Grupos homossexuais procuram distorcer o sentido desse texto quando a Bíblia diz que Jônatas fez aliança com Davi, porque "o amava como à sua própria alma" e entregou a Davi suas vestes e equipamentos de combate (1 Sm 18.3, 4). Eles o fazem de forma desonesta e tendenciosa, afirmando que Jônatas sentiu atração sexual por Davi, e que ambos deram início a uma relação homoafetiva. Nada mais incoerente com a verdade bíblica. Jônatas era casado e pai de um filho, cujo nome era Mefibosete (2 Sm 4.4).  Em nenhum texto da Bíblia se diz que Jônatas desobedeceu a Deus e a sua Lei. Ele sabia que, se fosse homossexual, estaria cometendo "abominação ao Senhor" (Lv 18.22. 20.13). Na verdade, aquela amizade calorosa foi inspirada por Deus, pois Jônatas haveria de ser, tempos depois, o amigo que iria livrar Davi da sanha ciumenta e sanguinária de Saul. Eles fizeram aliança espiritual, e não uma parceria abominável aos olhos do Senhor (1 Sm 18.3). Somente a má fé de quem usa a Palavra de Deus para justificar seus pecados pode afirmar tamanha incoerência e disparate.
Amados, sobre esta questão descabida sobre relacionamento homossexual entre Davi e Jônatas, vou deixar o link abaixo:
Clique Aqui - O rei Davi e Jônatas tiveram um relacionamento homossexual ?
   
III - O CARÁTER DE JÔNATAS E SUAS LIÇÕES
Há um provérbio popular que diz: "Tal pai, tal filho", sugerindo que os filhos tendem a demonstrar o mesmo comportamento de seus pais. Mas tal entendimento não pode ser generalizado. O exemplo de Jônatas é prova disso. Seu caráter praticamente era oposto ao do seu pai. Vejamos alguns aspectos do caráter de Jônatas.
1. Um homem de coragem. Saul era um homem inseguro e ciumento. Jônatas não herdou nem desenvolveu esse traço da personalidade do pai. Era corajoso. Em Micmás, ele lutou contra a guarnição dos filisteus, com seu pajem de armas, e os derrotou, confiando em Deus. Revelou-se um comandante de tropas, um herói e um homem de fé (1 Sm 14.6). Mas sua coragem não era apenas física e emocional. Ele tinha a grandeza espiritual que lhe dava confiança, diante das adversidades (1 Sm 14.1-4). Ele revelou firmeza diante dos inimigos, e lealdade diante dos amigos.
2. Um homem humilde. Sua coragem moral fê-lo não ter medo de perder a posição, como herdeiro do trono para Davi. Soube reconhecer que seu amigo tinha a direção de Deus, e as condições humanas para substituir Saul no cargo de monarca de Israel (1 Sm 16.1, 12, 13). Um exemplo para os dias presentes. Há muitos, em igrejas evangélicas, que brigam por cargos e posições, agindo, muitas vezes, com métodos carnais, seguindo o exemplo dos ímpios. São obreiros carnais, dominados por "torpe ganância" (1 Tm 3.3). A humildade é qualidade que só possuem os que têm grandeza de alma. E Deus se agrada dos humildes (1 Pe 5.6).
A amizade entre Jônatas e Davi era tão grande que Jônatas preferiu a amizade de Davi do que a sucessão do trono. Isso é amizade que se preze, Todo este sentimento de amor foi proveniente do trono de Deus. Deus é a fonte do amor[1]

3. Um homem leal. Em todas as ocasiões, depois que se tornou amigo de Davi, Jônatas demonstrou sua lealdade. Poderia ter ficado ao lado do seu pai, mas não cedeu aos caprichos de Saul, quando este, injustamente, quis eliminar a vida de Davi. Quando soube do plano de Saul para matar Davi, Jônatas procurou o amigo e lhe advertiu do perigo de morte (1 Sm 19.1-3; 20.11-17, 32,33). Jônatas teve um último encontro com Davi, onde mais uma vez selaram o pacto de lealdade diante de Deus (1 Sm 20.41-43). Até o dia da sua morte, Saul continuou perseguindo Davi. Jônatas também veio a morrer em Gilboa ao lado de seu pai (1 Sm 31.8).

CONCLUSÃO
Deus não está sujeito às leis nem aos costumes dos povos. Ele estabelece sua vontade diretiva de forma implacável, contrariando todas as expectativas e previsões históricas ou políticas. Assim, em meio a um grave desafio contra o povo de Israel, levantou o jovem Davi para derrotar o gigante filisteu. Assistindo a extraordinária vitória, Jônatas sentiu profunda admiração pelo jovem pastor de Belém, e compreendeu que ele seria o escolhido por Deus. Em lugar de inveja ou ciúme, Jônatas tornou-se o maior e mais leal amigo de Davi.

PARA REFLETIR
A respeito de Jônatas, um exemplo de lealdade, responda:

Que significa o nome Jônatas?
"Dado por Deus" ou "presente de Deus".

Quando começou a amizade entre Jônatas e Davi?
Logo após a batalha em que Davi venceu Golias.

Qual a natureza da aliança entre Jônatas e Davi?
De natureza espiritual, "aliança do Senhor".

Além da coragem física e emocional, que grandeza tinha Jônatas?
Ele tinha grandeza espiritual que lhe dava confiança, diante das adversidades.

Que pacto fizeram Jônatas e Davi?
Um pacto de lealdade diante de Deus.

BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
[1]http://temasbblicos.blogspot.com.br/2010/10/resumo-da-licao-4-jonatas-nascido-para.html - Por Luiz Carlos Fonseca
[2]Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, O Caráter do Cristão - Moldado pela Palavra de Deus e provado como ouro, Comentarista Elinaldo Renovato, 2 Trimestre 2017.

                                  AGORA VAMOS A VÍDEO AULA SOBRE ESTA LIÇÂO.  TENHA BOM ESTUDO !                             
Antes de Assistir os vídeos, se a radio do site estiver tocando, suba a página até a radio e 
toque no vídeo da musica que estiver tocando para interromper o som.




                                                                                                                                                                                     
[     

Olá, estimado professor, segue abaixo material de apoio que o mesmo possa adicionar mais conteúdo para a sua aula. Bom Estudo !

ASPECTOS DO CARÁTER DE DAVI
No tempo determinado, o Senhor ordenou a Samuel que fosse à casa de Jessé, o belemita, ungir um novo rei (1Sm 16:1). Aparentemente, o critério seria o mesmo utilizado na escolha de Saul: o candidato teria de ser o mais belo, mais alto e mais elegante jovem da região. Tendo isso em mente, Samuel estava certo de que o escolhido do Senhor era Eliabe, o filho mais velho de Jessé (1Sm 16:6,7). Por sua vez, o próprio Jessé, não tinha dúvida de que Abinadabe seria o eleito, ou quem sabe Samá... Ambos estavam enganados! (1Sm 16:8,9)."Porque o Senhor não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração" (v.7). O Altíssimo não se preocupa com a aparência externa do homem, mas observa seu caráter impoluto, irrepreensível e santo. Por isso escolhera o pequeno Davi. É um desastre quando não se utiliza critérios bíblicos na separação de uma pessoa para o santo ministério (At 9:11-15; Ef 4:11-12). O que tinha Davi de especial para que Deus lhe dispensasse tanta estima e consideração? As características de seu caráter revelam que ele era um homem que amava a Deus acima de todas as coisas, e nEle cria de todo o coração.
Aspectos do Caráter de Davi:
1- Coração de servo
2- Humildade
3- Sinceridade
4- Dependência de Deus
5- Coragem
6- Gratidão
7- Arrependimento
(Revista Lições Bíblicas - CPAD - 3T 2007 - Lição 2 - Pr. Antonio Gilberto -pág.10)

                                                                                                                                                                                     

INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Prezado professor, estudaremos a respeito da amizade e lealdade de Jônatas e Davi. Esse é um assunto bem relevante, pois vivemos tempos difíceis onde os interesses pessoais foram colocados acima das amizades. Então, para refletir com profundidade e tornar a aula mais participativa, inicie a lição pedindo que os alunos citem algumas qualidades do caráter de Jônatas e Davi. À medida que eles forem citando, vá relacionando as qualidades no quadro. Depois de ouvir com atenção os alunos, explique que as características do caráter de Jônatas e Davi revelam que eles eram homens cujo caráter foi forjado por Deus. Eles tinham consciência de suas limitações, eram prudentes e amavam a Deus acima de todas as coisas. Ressalte o fato de que os amigos são presentes do Pai, por isso, merecem a nossa lealdade. Sem lealdade não pode haver amizade, é o que nos ensina a história de Jônatas e Davi.

SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
"A profunda amizade entre Jônatas e Davi é surpreendente por uma série de razões. Primeiro, Deus escolheu Davi e não Jônatas (filho de Saul e príncipe de Israel) para ser o segundo rei de Israel. Segundo,  o pai de Jônatas, Saul, sentia intenso ciúme de Davi e tentou repetidamente matá-lo. Terceiro, Davi era um indivíduo multitalentoso, muito popular com as massas do que Saul ou Jônatas.
Jônatas e Davi deviam ter sido pelo menos cautelosos um para com o outro, senão inimigos declarados. Contudo, eles foram capazes de superar esses obstáculos em potencial e construir uma amizade exemplar. Talvez a qualidade excepcional de sua amizade fosse a lealdade. Aquela lealdade estava fundamentada numa profunda devoção a Deus. Esse maior compromisso foi o que capacitou a amizade deles e não apenas sobreviver, mas crescer em tempos de confusão e conflito.
Você é um amigo para todas as horas? Você foge de relacionamentos quando as dificuldades surgem? Se seus relacionamentos humanos são fracos, examine a profundidade de sua lealdade a Deus. Você pode se surpreender com o que vai descobrir" (365 Mensagens Inspiradas em Personagens da Bíblia.12.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p. 103).

CONHEÇA MAIS
* A amizade de Davi e Jônatas
"Esta amizade é uma das mais profundas e legítimas na Bíblia. (1) Eles basearam este pacto no compromisso para com Deus, não apenas para com o outro. (2) Não permitiram que qualquer coisa se colocasse entre eles, nem mesmo o interesse próprio ou os problemas familiares. (3) Aproximaram-se ainda mais quando a amizade foi testada. (4) Permaneceram amigos até o fim.
Jônatas o primogênito do rei, mais tarde predisse que Davi, e não ele, seria o próximo monarca. Mas isso não enfraqueceu sua estima pelo amigo. Jônatas preferia a amizade de Davi ao trono de Israel." Para conhecer mais leia, Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD, p. 394

SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
"Jônatas
O filho de Saul é uma das personalidades mais admiráveis do Antigo Testamento. Ao descobrir que Davi estava destinado a suceder seu pai no trono, Jônatas, corajosamente, defende Davi como um leal servidor do rei. Quando forçado a tomar posição, Jônatas novamente escolhe apoiá-lo, e enfrenta a fúria de seu pai para salvar a vida do amigo. Quando nos lembramos que Jônatas sucederia naturalmente a Saul como rei de Israel, sua amizade por Davi torna-se particularmente comovente. O Antigo Testamento não tem exemplo mais belo de amizade. A história de como Davi correspondeu à amizade de Jônatas é encontrada em 2 Samuel 9" (RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 9.ed. Rio de Janeiro: CPAD, p. 192).

                                                                                                                                                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário