Aula Presencial dia 19 de Fevereiro de 2017
OBJETIVOS GERAL
Explicar que a vida é um ato da bondade de Deus e
que ninguém tem o direito de tirá-la.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1 - Reconhecer que a bondade é o firme compromisso do crente para
o benefício dos outros;
2 - Mostrar que o homicídio é a destruição do próximo, por
isso, Deus condena tal atitude;
3 - Explicar porque precisamos ser bondosos e
misericordiosos.
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TEXTO ÁUREO
"Qualquer que aborrece a seu irmão é homicida.
E vós sabeis
que nenhum homicida tem permanente nele a vida eterna." (1 Jo 3.15)
VERDADE PRÁTICA
A vida é um dom de Deus e ninguém tem o direito de
tirá-la a não ser o próprio Deus.
PONTO CENTRAL
A vida é um ato da bondade
de Deus e ninguém tem o direito de tirá-la.
HINOS SUGERIDOS
46, 225, 400 da Harpa
Cristã
Mateus 5.20-26
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20 - Porque vos digo que, se a vossa justiça não
exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos céus.
21 - Ouvistes que foi dito aos antigos: Não
matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.
22 - Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem
motivo, se encolerizar contra seu irmão será réu de juízo, e qualquer que
chamar a seu irmão de raca será réu do Sinédrio; e qualquer que lhe chamar de
louco será réu do fogo do inferno.
23 - Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar e
aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,
24 - deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai
reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta.
25 - Concilia-te depressa com o teu adversário,
enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te
entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão.
26 - Em verdade te digo que, de maneira nenhuma,
sairás dali, enquanto não pagares o último ceitil.
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Segunda-Feira – 1 Samuel 2:6
Deus é o doador da vida,
somente Ele pode tirá-la
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2 : 6O SENHOR é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela.
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Terça-Feira – Êxodo 23:7
Não mate
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23 : 7De palavras de falsidade te afastarás, e não matarás o inocente e o justo; porque não justificarei o ímpio.
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Quarta-Feira – Marcos 7:21
É do interior do coração que saem os homicídios
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7 : 21Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios,
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Quinta-Feira – 1 Pe 4:15
Que jamais venhamos padecer
como homicidas
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4 : 15Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como o que se entremete em negócios alheios;
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Sexta-Feira – Êxodo 20:13
Deus proíbe o homicídio
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20 : 13Não matarás.
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Sábado – Apocalipse 22:15
Os homicidas não herdarão a
vida eterna
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22 : 15Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira
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IMPORTANTE
Apresento neste Blog a Lição Completa conforme a
Revista Lições Bíblicas do Professor, os meus comentários
estarão no final deste estudo. Logo após a "Conclusão"
estarão no final deste estudo. Logo após a "Conclusão"
TENHA UM BOM ESTUDO !
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Você já teve o coração transformado e regenerado
pelo Senhor Jesus? Então, não há mais espaço, em sua vida, para sentimentos e
desejos que faziam parte da sua velha natureza. Na lição de hoje, veremos que
os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, falso testemunho e
blasfêmias procedem do interior do homem, ou seja, da velha natureza
adâmica (Mt 15.18,19).
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Você está gostando de estudar a respeito do fruto
do Espírito? Se as lições estão contribuindo para edificar sua vida, certamente
vão também edificar seus alunos. Vamos estudar mais um aspecto do fruto do
Espírito, a bondade. Seu coração já foi transformado pelo Filho de Deus? Então,
já foi enxertada em seu interior a "semente" da benevolência. Vivemos
em uma sociedade onde as pessoas acreditam, erroneamente, que ser bom é ser
fraco. Mas, tal virtude revela um caráter maduro e forte, leal a Deus e ao
próximo. Como discípulos de Jesus, nosso exemplo maior de bondade, precisamos
evidenciar nossa afabilidade por intermédio de ações e palavras. Não basta
apenas dizer que é bondoso, as pessoas precisam ver esse aspecto do fruto do
Espírito em suas palavras e ações, em seu dia a dia.
I - BONDADE: O FIRME COMPROMISSO PARA O BENEFÍCIO DOS OUTROS
1. A bondade como fruto do Espírito. Podemos
afirmar que a bondade e a benignidade são frutos gêmeos. A palavra grega para
bondade é agathosüne, e esta palavra pode ser aplicada em relação
a Deus como um ser perfeito e completo (Mc 10.18), e em relação à
benevolência de alguém (Mt 12.35; At 11.24; 1 Pe 2.18). Como um dos
aspectos do fruto do Espírito, podemos dizer que a bondade é uma qualidade
nobre, gerada por Deus, nos corações daqueles que experimentaram o novo
nascimento (Jo 3.3). Quem já experimentou a regeneração, em Jesus Cristo, é
nova criatura e naturalmente inclinado a fazer o bem (2 Co 5.17).
2. A bondade de Deus. A bondade de
Deus é singular. Ele é bom para todos os homens, independentemente da condição
destes (Sl 145.9). A bondade do Pai pode ser revelada na sua
provisão, pois Ele faz com que o sol e a chuva se levante sobre os justos e
injustos (Mt 5.45). Contudo, a maior prova da bondade de Deus está no fato de
Ele ter enviado seu Filho unigênito para morrer por nós, homens pecadores e maus
por natureza (Jo 3.16; Rm 5.8). Em geral costumamos agir bondosamente somente
com aqueles que nos tratam com benevolência, mas o Criador é bom para com
todos; e, como filhos seus, precisamos seguir o seu exemplo.
3. Um homem bondoso e uma mulher bondosa. Na Bíblia,
encontramos vívidos exemplos de homens bondosos, e Jó é um desses homens. Ele
não era somente justo e paciente, mas também bondoso para com os outros (Jó
29.15-17; 31.32) e para com seus filhos, oferecendo a Deus holocaustos por eles
(Jó 1.5). Dorcas era uma discípula que usava do ofício de costureira para
abençoar os pobres (At 9.36,39). O texto bíblico afirma que "ela estava
cheia de boas obras e esmolas" (At 9.36). Suas ações em favor dos
necessitados demonstravam a sua bondade e o seu amor e devoção a Deus. Quem ama
ao Senhor ama também o próximo, mas esse amor precisa ser manifesto em ações.
Não basta dizer que amamos; é preciso mostrar esse amor por meio de ações. O
que você tem feito para demonstrar a sua bondade pelo próximo?
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"Bondade como fruto do Espírito é tradução de
uma palavra grega que é encontrada apenas quatro vezes na Bíblia: agathosune.
Quando comparada com chrestotes vemos que a bondade é a prática ou a
expressão da benignidade, ou seja, fazer aquilo que é bom. O termo agathosune
só é usado nos escritos de Paulo nas seguintes passagens: Romanos 14.14;
Gálatas 5.22; Efésios 5.9; 2Tessalonicenses 1.11.
No primeiro destes textos, Romanos 15.14-16, Paulo
reconhece que os cristãos romanos estão prontos para ministrar uns aos outros
e, portanto, os exorta a ministrar, lembrando-os de sua chamada para ser
ministro (literalmente, servo) de Jesus Cristo. No versículo 16 (NVI), Paulo se
compara a um sacerdote que oferece a Deus os gentios salvos como oferta
santificada pelo Espírito Santo. Em todos estes versículos é vista a expressão
da bondade.
Bondade, então, fala de serviço ou ministério uns
aos outros, um espírito de generosidade posto em ação; diz respeito a servir e
dar. É o resultado natural da benignidade - a qualidade interior de ternura,
compaixão e brandura. Tudo isso está resumido na palavra amor. O amor é
benigno, que é o oposto do maligno. O amor é bom, sempre buscando ministrar às
necessidades dos outros" (GILBERTO, Antônio. O Fruto do Espírito: A plenitude de Cristo na vida do crente. 2.ed.
Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p. 92).
CONHEÇA MAIS
* Bondade
"O Espírito Santo transmite esta virtude como
um fruto, para que cada um do bom tesouro possa tirar o bem (Lc 6.45). Barnabé
foi cheio do Espírito Santo e por isso se tornou um homem bom (At 11.24). Ele
deixou um brilhante exemplo de que maneira esse fruto se manifesta. O seu
coração era aberto para doar (At 4.37). Ele viu o que a graça de Deus havia
operado (At 11.23), por isso conseguiu ajudar a Saulo (At 9.26-28; 11.25-26)." Para
conhecer mais leia, Teologia Sistemática - Coleção Ensino Teológico, CPAD, p.
28.
II - HOMICÍDIO, A DESTRUIÇÃO DO PRÓXIMO
1. Não matarás. Em Êxodo
20.13, temos uma ordem de Deus em favor da preservação da vida. A ordenança
divina é bem clara, de forma que até uma criança pode compreender: "Não
matarás" (Êx 20.13; Dt 5.17). Encontramos, em todo o Pentateuco, várias
advertências a respeito da violência contra a vida. Deus é bom. Por isso, Ele
estabeleceu leis para os homicídios dolosos, ou seja, quando uma pessoa mata a
outra intencionalmente (Dt 27.24,25) e culposos, quando não há intenção de
matar (Dt 19.4-6). O Senhor Jesus, nosso maior exemplo de bondade e amor,
reforçou a legislação divina ao ensinar que podemos atentar contra a vida do
nosso próximo até mesmo por palavras (Mt 5.21, 22). O apóstolo João também
deixa claro que quem aborrece o seu irmão é homicida (1 Jo 3.15). Que venhamos
a amar o próximo, cuidar dele e preservar a sua vida, pois esta é a vontade de
Deus para nós.
2. Aborto, a morte de um inocente indefeso. Quando
falamos em homicídio, estamos também nos referindo ao aborto. Este
ato perverso está inserido no sexto mandamento, pois é um atentado contra a
vida de um indefeso, além de ser um ato contra Deus, que é o doador da vida (Is
45.12; Mt 10.28). O aborto, segundo o Código Penal Brasileiro, é também um
crime. Embora faça parte do Código Penal, alguns, erroneamente, acreditam que o
aborto deve ser uma escolha da mulher. Mas o Criador não permite que nós, seres
criados, venhamos a decidir quem deve ou não viver. Deus nos criou, nos conhece
e nos ama desde quando nosso corpo ainda estava sendo formado no ventre de
nossa mãe (Sl 139.16).
3. O primeiro homicídio. Logo no
primeiro livro da Bíblia, Gênesis, encontramos o triste relato do primeiro
homicídio depois da Queda (Gn 4.8-11). Caim matou seu irmão porque deixou seu
coração ser dominado pela inveja e o ciúme. O texto bíblico diz que o próprio
Deus amaldiçoou Caim numa forma de punição pelo seu ato (Gn 4.15). Homem algum
pode zombar de Deus, porque todo o pecado tem a sua recompensa (Gl 6.7).
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
O sexto mandamento
"Não matarás (20.13). 'Assassinar é mais
precioso aqui do que 'matar'. A palavra hebraica rasah é a única sem paralelo
em outras sociedades do segundo milênio a.C. Ela identifica 'morte de pessoas'
e inclui assassinatos premeditados executados com hostil intenção e mortes
acidentais ou homicídios culposo. Dentro da comunidade da aliança, precisava-se
tomar um grande cuidado para que ninguém perdesse a vida, mesmo por acidente. O
termo rasah não é aplicado em mortes na guerra ou em execuções judiciais"
(RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a
Apocalipse Capítulo por Capítulo. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 64).
"Cidades de Refúgio
Entre as 48 cidades dadas aos levitas em Israel,
seis, por ordem de Deus, foram indicadas como cidades de refúgio, ou asilo,
para o 'homicida' (Nm 35.6,7). O próprio Moisés escolheu três delas no lado
leste do rio Jordão: Bezer para os rubenitas, Ramote, em Gileade, para os
gaditas; Golã, em Basã, para os manassitas (Dt 4.41-43). Mais tarde, na época
de Josué, as outras três foram indicadas na parte oeste do Jordão. Elas estavam
convenientemente situadas nas regiões norte, central e sul da terra que
habitavam. Seriam construídas e mantidas abertas estradas para essas
importantes cidades (Dt 19.3).
Em Hebreus 6.18 está indicado que as cidades de
refúgio eram um tipo de Cristo. O apóstolo faz alusão a isso quando fala
daqueles que fugiram procurando um refúgio, e também da esperança oferecida a
eles. Nós procuramos o refúgio em Cristo, e nele estamos a salvo do Vingador do
sangue divino (Rm 5.9)" (PFEIFFER, Charles F (Ed). Dicionário Bíblico
Wycliffe. 7.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p. 417-18).
III - SEJAMOS BONDOSOS E MISERICORDIOSOS
1. Servindo ao outro com amor. Jesus deve
ser o nosso exemplo de serviço e amor. Ele declarou que não veio ao mundo para
ser servido, mas para servir e dar a sua vida por nós (Mt 20.28). Vivemos em um
mundo egoísta, onde as pessoas só querem ser servidas. Por isso, precisamos,
como sal e luz desse mundo, mostrar-lhes o nosso serviço e compaixão (Mt
5.13,14). Paulo exortou os crentes da Galácia para que levassem as cargas uns
dos outros (Gl 6.2). Para realizamos tal ato precisamos amar, pois levar a
carga do outro significa ajudar o irmão que está enfermo, enfrentando
tribulação ou enfrentando necessidade financeira. Você tem ajudado seus irmãos
a carregarem suas cargas ou você tem ainda acrescentado mais peso a elas?
2. Ajudando o ferido. Vivemos dias
difíceis, nos quais o egoísmo tem imperado em nossa sociedade (2 Tm 3.1).
Precisamos demonstrar ao mundo o amor de Deus mediante as nossas ações enquanto
ainda temos tempo, pois sabemos que, em breve, Jesus virá. Que não venhamos a
agir como o sacerdote e o levita da parábola do Bom Samaritano, mas que sejamos
como aquele que acolhe e ajuda ao ferido (Lc 10.25-37).
3. Ajudando os irmãos. Paulo
ensinou aos gálatas a fazerem o bem a todos, mas principalmente aos domésticos
da fé (Gl 6.10). Quantos irmãos, em nossas igrejas, estão carecendo de uma
ajuda financeira, de uma oração ou de uma palavra de consolo. Mas, às vezes,
nos tornamos indiferentes à dor do outro e nos esquecemos de ajudar aqueles que
estão perto de nós. Não espere que seu irmão peça a sua ajuda se você sabe que
ele está enfrentando alguma dificuldade e pode ajudá-lo, ajude-o.
Também não espere receber recompensa: faça por amor e bondade. A recompensa
virá do Senhor quando então recebemos os nossos galardões (Mt 10.41,42).
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"A história do bom samaritano ensina ao doutor
da lei que o seu próximo é qualquer um que ele encontrar que tenha uma
necessidade. Jesus encerra a história com a pergunta: 'Qual, pois, destes três
te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? O doutor
da lei sabe a resposta, mas ele não pode deixar de falar a menosprezada palavra
'samaritano' e ainda querer escolher seu próximo. Por isso ele só se refere a
ele como 'O que usou de misericórdia para com ele' (v. 37).
A resposta do doutor da lei está correta, porque o
samaritano é aquele que agiu com o próximo. Mostrando compaixão, ele se alinhou
com o amor a Deus e ao próximo. Ao contrário do sacerdote ou do levita, ele se
submeteu ao mandamento de amor que resume toda a lei.
Semelhantemente, Jesus quer que o doutor da lei responda a Deus e ao próximo de
maneira própria de criança. Ele lhe fala: 'Vai e faze da mesma maneira'. O
doutor da lei também pode cumprir a ordem de amar a Deus e ao próximo
satisfazendo as necessidades dos outros a despeito de raça, cor ou sexo"
(Comentário Bíblico Pentecostal: Novo Testamento. Vol. 1. 4ed. Rio de Janeiro:
CPAD,2009 p. 91).
CONCLUSÃO
PARA REFLETIR
A respeito da bondade que confere vida, responda:
De acordo com a lição, defina bondade.
Bondade é uma qualidade nobre, gerada por Deus, nos
corações daqueles que experimentaram o novo nascimento (Jo 3.3).
Como a bondade de Deus é revelada a nós?
A bondade do Pai pode ser revelada na sua provisão,
pois Ele faz com que o sol e a chuva se levante sobre os justos e injustos (Mt
5.45).
Cite um exemplo bíblico de bondade.
Jó e Dorcas.
Qual a ordenança de Deus a respeito do homicídio?
A ordenança divina é bem clara, de forma que até
uma criança pode compreender: "Não matarás" (Êx 20.13; Dt 5.17).
Qual o primeiro homicídio registrado nas Escrituras
Sagradas depois da Queda?
Caim matou seu irmão Abel.
Referências Utilizadas no Estudo
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, professor, As Obras da Carne e o Fruto do Espírito - Como o crente pode vencer a verdadeira batalha espiritual travada diariamente. Comentarista Osiel Gomes, 1 Trimestre 2017.
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