Total de visualizações de página

Páginas

segunda-feira, 28 de março de 2016

Lição 12 - Novos Céus e Nova Terra


OBJETIVOS GERAL
Mostrar que os crentes viverão para sempre com Jesus Cristo 
na nova  Jerusalém.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1 - Explicar que todas as coisas na terra serão renovadas;
2 - Saber que haverá novos céus e nova terra;
3 - Mostrar o que será a Nova Jerusalém.






TEXTO ÁUREO
"Porque eis que eu crio céus novos e nova terra; e não haverá lembrança das coisas
 passadas, nem mais se recordando" (Is 65:17)

VERDADE PRÁTICA
Os crentes viverão eternamente com Jesus Cristo na cidade santa, a Nova Jerusalém.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Apocalipse 21:1-5,24-27
1- E vi um novo céu é uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
2 - E eu, João, vi a Santa Cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.
3 - E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus como os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus.
4 - E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas.
5 - E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve, porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.
24 - E as nações andarão à sua luz, e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra.
25 - E as suas portas não se fecharão de dia, porque ali não haverá noite.
26 - E a ela trarão a glória e honra das nações.
27 - E não entrará nela coisa alguma que contamine e cometa abominação e mentira, mas só os que estão inscritos no Livro da Vida do Cordeiro.


IMPORTANTE
Apresento neste Blog a Lição Completa conforme a 
Revista Lições Bíblicas do Professor, os meus comentários 
estarão neste estudo em textos escritos em letras vermelhas.

TENHA UM BOM ESTUDO !


INTRODUÇÃO
O pecado de desobediência de Adão e Eva afetaram toda a criação, incluindo a natureza. Como consequência da Queda a terra recebeu uma sentença de juízo(Gn 3:17). A natureza aguarda a  sua redenção, que será instaurada por Deus no fim dos tempos(2 Pe 3:13). Paulo diz que Deus, "segundo o seu beneplácito", tomou a decisão "de tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra" (Ef 1:5,10).  


                  I - TODAS AS COISAS SERÃO RENOVADAS
1. Deus criou os céus. Quando a Bíblia fala a respeito dos "céus", normalmente refere-se ao espaço sideral. No principio, Ele criou "os céus", morada de Deus já existia. Deus habita nos "céus", acima do espaço sideral (Sl 11:4).
2. A Renovação divina dos céus. Deus irá restaurar todo o universo, expurgando os efeitos da Queda e as ações do Diabo e seus anjos. A terra passará por um processo de transformação e estará livre dos efeitos da ação maligna e do homem (Is 34:4; Ap 21:4). Na renovação divina, toda a terra será transformada (2 Pe 3:7).

SUBSÍDIO ESCATOLÓGICO
O Novo Céu - O céu na eternidade será diferente daquele onde Deus agora habita. Na consumação de todas as coisas, Deus renovará os céus e a terra, fundindo seu céu a um novo universo e formando uma habitação perfeita que será o nosso lar eterno. Em outras palavras, o céu irá expandir-se e englobar todo o universo da criação. Tudo será transformado em um lugar perfeito e magnífico, adequado à gloria do céu. O apóstolo Pedro descreveu isto como a esperança de todos os remidos (2 Pe 3:13). Naturalmente, uma reforma cósmica radical sempre esteve nos planos de Deus. Esta foi também a graciosa promessa que, por meio dos profetas do AT, Deus deu a seu povo (Is 65:17-19). Deus declara que transformará de tal forma o céu e a terra que hoje conhecemos, que corresponderá a uma nova criação. Observe que, em um novo universo, a Nova Jerusalém será o foco de todas as coisas. O novo céu e a nova terra serão tão magníficos que tronarão os antigos insignificantes. No capítulo final da profecia de Isaías, o Senhor promete que este novo céu e nova terra perdurarão para sempre, juntamente com todos os santos de Deus (Is 66:22)"  (LAHAVE, Tim. Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica,1.ed.Rio de Janeiro: CPAD,2008.pp.111) 

II - NOVOS CÉUS E NOVA TERRA
1. Em Cristo, céus e terra serão congregados. O apóstolo Pedro afirma que aguardamos novos céus e nova terra (2 Pe 3:13). O texto da Epístola de Pedro nos mostra que o propósito divino é uma nova criação(Is 66:22). Os céus e a Terra serão purificados e restaurados pelo fogo. Os crentes esperam ansiosamente pela restauração do mundo de Deus.
2. Novos céus e nova terra. A Igreja de Jesus tem sido perseguida ao longo da história, mas está perto o tempo em que não haverá mais nenhuma ação maligna ou humana contra o povo do Senhor (Hb 11:36-39). Com a restauração de todas as coisas, nos "novos céus" e na "na nova terra", "não haverá lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão". 

SUBSÍDIO ESCATOLÓGICO
""Nos novos céus e terra nada nos trará medo e nada nos separará um dos outros. A única água descrita será 'o rio puro da água da vida' (Ap 22:1). Este rio claro como cristal desce pela rua principal do céu (Ap 22:2). Apocalipse 21:3-7 traz uma descrição das características mais marcantes dos novos céus e nova terra. As Escrituras aqui prometem que o céu será um Reino de perfeita bem-aventurança. Nos novos céus e na nova terra não haverá lugar para lágrimas, dor, tristeza e pranto. Lá o povo de Deus habitará com Ele por toda a eternidade, completamente livre de todos os efeitos do pecado e do mal. Deus é retratado secando pessoalmente as lágrimas dos remidos. No céu, a morte estará completamente aniquilada (1 Co 15:26). Ali não haverá doença, fome, problemas ou tragédias. Haverá apenas a alegria completa e bençaõs eternas" (LAHAYE, Tim, Enciclopedia Popular de Profecia Bíblica. 1.ed.RJ;CPAD,2008,pp.112)

                   III - NOVA JERUSALÉM
1. Foi preparada no céu. Será um lugar santo de comunhão e relacionamento com Deus (Ap 21:3). Ali encontraremos uma linda praça, no meio da qual atravessa o "rio da vida", com a "árvore da vida" em suas margens (Ap 22:2; 21:6). Só os que têm o nome escrito no Livro da Vida entrarão nessa linda cidade. Neste mundo tenebroso, enfrentamos lutas e sofremos com a degradação do meio ambiente, as enchentes, secas e variações climáticas, mas haveremos de desfrutar de um novo lugar que está preparado para aqueles que creem e o aguardam.
2. Os muros e as doze portas. "E tinha um grande e alto muro com doze portas, doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos de Israel" (Ap 21:12,13). Cada porta é "um pérola"; a praça é "de ouro puro, como vidro transparente" (Ap 21:21); 0 muro é de jaspe, "a cidade, de ouro puro, semelhante a vidro puro" (Ap 21:18,21). Os nomes nas portas representam a fidelidade de Deus para com Abraão, Isaque e Jacó (cf.Rm 9:27; 11:29).Nela, não haverá templo, pois o "seu templo é o Senhor, Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro" (Ap 21:22).
3. Os doze fundamentos da cidade. "E o muro da cidade tinha doze fundamentos e, neles, os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro" (Ap 21:14). Os nomes dos apóstolos nos fundamentos representam a Igreja de Cristo como "coluna e firmeza da verdade" (1 Tm 3:15), através da "doutrina dos apóstolos" (At 2:42), que representa a mensagem do evangelho de Cristo. Seus fundamentos são gloriosos (Ap 21:19,20). Só chegando lá poderemos ver o cuidado do Senhor em projetar tanto brilho e fulgor da cidade divina. A cidade tem formato cúbico (Ap 21:16,17).
4. Ali não haverá mais tristeza. "E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas" (Ap 21:4; 1 Co 15:26). Um dos principais motivos para a tristeza é a morte. Nas grandes cidades ou nos pequenos lugarejos, sempre existe um cemitério, onde entes queridos são enterrados. Ninguém pode escapar da morte. Mas, na Nova Jerusalém, a morte não mais existirá (Ap 20:14; 1 Co 15:26). Não haverá luto nem lágrimas. Ela descerá do céu (Ap 21:2) e servirá de fonte permanente de luz para as nações (Ap 21:24,26). A cidade Santa iluminará as nações, mas nela não haverá "nem sol, num lua", pois "a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem alumiado, e o Cordeiro é a sua lâmpada" (Ap 21:23).
5. Não haverá pecado nem pecadores. "E não entrará nela coisa alguma que contamine e cometa abominação e mentira, mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro" (Ap 21:27). Ali não haverá maldição contra ninguém (Ap 22:3), pois os corruptos já estarão no lago de fogo e só os salvos viverão na Santa cidade. Todos os ímpios que não se arrependerem ficarão de fora (Ap 22:15; 1 Co 6:10) e todos os que praticam atos indignos aos olhos de Deus não terão acesso à Nova Jerusalém, pois seu lugar e destino é o inferno (Sl 9:17).

SUBSÍDIO ESCATOLÓGICO
"Nova Jerusalém - As Escrituras descrevem a Nova Jerusalém como a 'Jerusalem que é de cima' (Gl 4:26), ' a cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial' (Hb 12:22), e 'a Santa Cidade' que 'de Deus descia do céu' (Ap 21:2,10). O AT refere-se a ela como a habitação de Deus. No NT, é também a morada celestial dos santos. As sagradas estruturas da cidade celestial contribuiram para o projeto do Tabernáculo e do Templo na terra. Quando descer como o 'tabernáculo de Deus com os homens' (Ap 21:3), será um Templo tanto físico (Ap 21:12-21) como espiritual (Ap 21:22). O AT representa a Jerusalém celestial como o 'monte' e o 'santuário' celestial. Ezequiel refere-se ao 'monte santo de Deus' e a 'santuários' no céu (Ez 28:14,16). Salmos 2 menciona 'Aquele que habita nos céus' e 'o nome santo monte Sião' (vv 4.5). A primeira expressão diz respeito ao lugar no céu onde Deus está entronizado. A segunda  refere-se à Jerusalém terrestre, onde Deus dará o trono a seu Rei, após derrotar as nações na batalha do Armagedom. Os Salmos davídicos também aludem a Deus em sua 'casa' ou 'templo' (Sl 11:4) , apesar de o Templo ter sido erguido somente após a morte de Davi. Tais referências são. portanto, relativamente ao Templo celestial, como vemos em jum dos salmos de forma explicita: ' O Senhor está no seu santo templo; o trono do Senhor está nos céus' (Sl 11:4)" (LAHAYE, Tim. Enciclopedia Popular de Profecia Bíblica,1.ed.Rio de Janeiro:CPAD,2008,pp.328)

CONCLUSÃO
Um dos hinos da Harpa Cristã declara: "Metade da glória celeste jamais se contou ao mortal". O que a Bíblia revela, afastando um pouco o véu da eternidade, não é a expressão plena da realidade que se descortinará aos olhos dos salvos em Cristo Jesus, que com Ele reinarão, na Nova Jerusalém. Por isso, vale a pena ser crente fiel, santo e dedicado a fazer a vontade de Deus.


Referências Utilizadas no Estudo
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Revista Lições Bíblicas Adultos - 1 Trimestre 2016 - Editora CPAD, 2016, p.83-89

Nenhum comentário:

Postar um comentário