Total de visualizações de página

Páginas

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Lição 4 - Esteja Alerta e Vigilante, Jesus voltará

            
Objetivo Geral           
Mostrar que Jesus garantiu que voltará outra vez para nos buscar.

Texto Áureo
Porque, como o relâmpago ilumina desde uma extremidade inferior do céu até a outra 
extremidade, assim será também o Filho do homem no seu dia (Lc 17:24)

Verdade Prática
A Volta de Jesus será tão repentina que não haverá change
para arrependimento e preparo de última hora.

Leitura Bíblica em Classe
Lucas 17:24-30
24 - porque, como o relâmpago ilumina desde a extremidade inferior do céu até à outra extremidade, assim será também o Filho do Homem no seu dia.
25 - Mas primeiro convém que ele padeça muito e seja reprovado por esta geração.
26 - E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do Homem.
27 - Comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e consumiu a todos.
28 - Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam.
29 - Mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre, consumindo a todos.
30 - Assim será no dia em que o Filho do Homem se há de manifestar

                                                                            Leitura Diária


Introdução
Jesus voltará para buscar a sua Igreja Universal (formada por crentes de todas igrejas locais [ou denominações] que estão preparadas, seguindo com fidelidade à palavra de Deus).
A Bíblia compara este acontecimento com um relâmpago que ilumina as extremidades do céu de forma rápida e repentina. Jesus virá como um ladrão que não avisa a hora que vai praticar o delito pegando sua vitima despreparada, sem proteção.
Compara que assim como ocorreu nos dias de Noé e nos dias de Ló, será nos dias que antecedem o dia glorioso da sua vinda. É disso que vamos falar nesta Lição. Bom Estudo!
                                           
           I - A Vinda de Jesus Será de Repentina
A Bíblia é bastante Clara, Jesus voltará Repentinamente,  em um dia normal, em que menos se espera tal fato.
Muitos Irmãos estão descuidados quanto sua vida espiritual, vivendo ocupadas demais com as coisas desta vida. Muito Trabalho, Muito Estudo, Muita atenção para a Família, enfim, tudo isso é importante, todavia o Cristão deve equilibrar o tempo e nunca deixar de dar atenção também a sua vida espiritual.
1) Como um Relâmpago. O Cristão deve orar, vigiar e estar preparado para duas coisas na sua vida: A Morte e o Arrebatamento da Igreja. O Relâmpago ilumina o céu de uma extremidade a outra em segundos de forma rápida e repentinamente. Assim será quando Jesus vier buscar os Cristãos que estiverem preparados. Não haverá tempo para se preparar. O Fato ocorrerá de forma muita rápida, de forma secreta, todos os que estiveram preparados, terão seus corpos transformados e subiram ao encontro de Jesus Cristo nos ares.
2) Como um ladrão. Se estivermos como nossa Casa Espiritual em ordem, prevenido, com boas trincas nas portas, com grade proteção nas janelas o inimigo não conseguirá nos surpreender. Todavia, para aqueles que na vigia, não dificulta a operação do ladrão, poderá ser surpreendido com o ladrão dentro da sua residência, em um dia que menos espera. Para nossa proteção espiritual precisamos: Ler a Bíblia Sagrada, orar, buscar a santificação, seguir os ensinamentos Bíblicos, ter comunhão com os irmãos e com Deus.
              
                     II - Como foi nos dias de Noé
No trimestre passado estudamos o livro de Gênesis e comentamos, como era a vida nos dias de Noé.
O povo vivia uma vida normal, trabalhando, comendo, bebendo, casando, negociando, fazendo seus afazeres, tudo isso em um ambiente onde as pessoas não davam valor para as coisas de Deus, não tinham tempo para Deus em suas vidas.
Noé pregava e o povo ignorava suas pregações, não davam credito, faziam escárnios de Noé, chamando-o de velho louco. Noé não conseguiu em 120 anos ganhar nenhuma alma, todavia cumpriu a sua missão. Chegou o dia em que Noé entrou na arca e os ímpios foram mortos pelas águas do dilúvio. A porta da graça está aberta! Precisamos anunciar a Volta de Jesus, seu plano de Salvação em tempo e fora de tempo, cumprindo a missão: Ide e Pregai a toda criatura, quem crer será salvo, quem não crer já está condenado. Como nos dias de Noé as pessoas não estavam apercebidas, assim será na vinda do Filho do Homem. O Povo de nossos dias está indiferente as coisas de Deus, ocupando seu tempo somente com as coisas materiais. Interesses mundanos e o amor às posses materiais têm consequências fatais.


                     III - A corrupção Geral na Terra
Aumento da violência, maldade, depravação tem chegado entre nós em níveis assustadores.
O Brasil está em uma guerra invisível, em média 50 mil pessoas são assassinadas por ano, 45 mil no trânsito. O Brasil possui mais de um milhão e meio de viciados na maconha, é o quinto país em mortes por alcoolismo, segundo o Ministério da Saúde o Brasil amarga 200 mil mortes por ano em decorrência do tabagismo, o consumo da cocaína no brasil é 4 vezes maior que a média mundial.
O que dizer então da Epidemia de crack, uma droga terrível que leva o usuário a ficar dependente com facilidade, infelizmente o Brasil esta no topo do ranking de consumo da droga, em 2015 a epidemia do crack atingiu dois milhões de usuários. Os jovens brasileiros estão morrendo assassinados ou vitimados pelas drogas. Isso não é só particularidade do Brasil, o mundo todo está envolvido nisso, todavia o Brasil está um passo na frente, nossas leis fracas e ultrapassadas contribuem para o triste quadro. 

                    IV - Como foi nos dias de Ló
Você já percebeu como a sociedade aos poucos está aceitando o homossexualismo? muitos a querem transformar em algo normal, os ativistas homossexuais aos poucos estão ganhando poder principalmente nos países ocidentais.
Jesus disse que um dos sinais no fim dos tempos seria exatamente a aceitação da homossexualidade assim como era em Sodoma.
Porque tantas pessoas tem saído do "armário" de forma tão intensa? Porque vários países no mundo estão alterando suas leis permitindo o casamento entre pessoas do mesmo sexo?  Hoje existem até igrejas "evangélicas" voltadas para a aceitação do homossexualismo.clique e veja o site da Comunidade Cidade de Refúgio uma dessas igrejas ditas "evangélicas" que acolhem esta aceitação, ignorando Lv 18:22; 20:13, onde Deus considera este pecado como uma Abominação. A Bíblia em Lucas 17:28-30 assim: "Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: Comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; mas no dia em que Ló saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre, e os consumiu a todos. assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar.Deus destruiu a Sodoma por causa do homossexualismo, os moradores eram pervertidos.
Foi num dia inesperado que Deus fez chover do céu fogo e enxofre e consumiu a todos, assim se dará quando Jesus voltar novamente. No Brasil existem projetos para por fim ao modelo bíblico e cristão referente a Família, existem projetos para conceder direitos trabalhistas aos que praticam a prostituição (o governo considera esta atividade como uma profissão), nos Estados Unidos uma nação Cristã Protestante aprovou o "casamento gay", o que dizer da ideologia do Gênero que afirma que a pessoa nasce sem ter o sexo definido e por isso pode ao longo de sua vida passar de um lado sexual para outro a qualquer momento. Iniquidade se multiplicando e devastando. Maranata!

Referências Utilizadas no Estudo
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Revista Lições Bíblicas Adultos - 1 Trimestre 2016 - Editora CPAD, 2016, p.26-33
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário