Total de visualizações de página

Páginas

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Lição 2 - Sinais que antecedem a Volta de Cristo


           Objetivo Geral           
Mostrar os sinais que antecedem a volta de Jesus.

Texto Áureo
E, estando assentado no monte das Oliveiras,
chegaram-se a ele os seus discípulos, em particular,
dizendo: Dize-nos quando serão essas coisas [...]
                                                                         Mt 24:3
Verdade Prática
Para que a Igreja não seja apanhada de surpresa,
Jesus revelou alguns sinais que devem 
anteceder a sua vinda

Leitura Bíblica em Classe
Mateus 24:3-8 ,11-14
3 - E, estando assentado no monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os discípulos, em particular, dizendo: Dize-nos quando serão essas coisas e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo? 
4 - E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane,
5 - porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.
6 - E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.
7 - Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.
8 - Mas todas essas coisas são o princípio das dores.
11 - E surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos.
12 - E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará.
13 - Mas aquele que perserverar até o fim será salvo.
14 - E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim.

Introdução
Nesta Lição estudaremos sobre os sinais que antecedem a segunda vinda de Jesus Cristo. Jesus disse que vai voltar para buscar a sua Igreja, mas, haverá sinais da volta de Jesus e do fim do mundo? Esta foi a pergunta que os discípulos de Jesus fizeram quando estava com Ele assentado no monte das Oliveiras. Jesus não deixou esta pergunta sem resposta. Nesta Lição teremos a oportunidade de estudar a resposta de Jesus frente aos ocorridos de nosso tempo. Pedro, um dos que estava com Jesus naquele dia disse: "E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto, sede sóbrios e vigiai em oração" (1 Pe 4:7). Aqueles que não creem em Deus, também não acreditam que este mundo terá seu fim, nos tempos de Noé era exatamente assim, achavam que Noé era um velho doido e sem razão, até que veio o diluvio. Quanto a nós que fazemos parte da Igreja do Senhor, acreditamos na morte e ressurreição de Cristo e esta é nossa garantia total de que Jesus voltará. Bom Estudo!                            

                     Sinais na volta de Jesus Cristo
Nossa Igreja ensina a doutrina pré-tribulacionista, portanto a volta de Jesus Cristo se dará em duas fases:
1) Ocorrerá o Arrebatamento (Somente para a Igreja)
2) Após a Grande Tribulação, Jesus Voltará visível para todos com poder e grande glória juntamente com os santos e com os anjos trazendo juízo contra todos os ímpios (Judas  vv14-16; 2 Ts 1:7;  Ap 19:14).
Vale lembrar que existem outras doutrinas sobre a volta de Jesus Cristo daqueles que não interpretam a Bíblia desta maneira,  muitos acham que Jesus voltará em única fase. Em outras lições mais adiante nos aprofundaremos no tema. Se desejar  antecipar o tema sobre pré-tribulacionista e pós-tribulacionista faça a leitura complementar e assista aos vídeos que esta no final desta postagem. Continuando, quando Jesus foi perguntado sobre quais os sinais que antecederiam a sua volta (arrebatamento da Igreja) e o fim do mundo, Jesus respondeu que haverá os seguintes sinais antes da sua volta e fim dos tempos:
a) Surgirá os falsos cristos e falsos profetas
b) Haverá guerras e rumores de guerras
c) Haverá fome
d) Haverá pestes
e) Haverá terremotos em vários lugares
f) Haverá perseguição aos verdadeiros Cristãos
f) Será um tempo de Apostasia da sua Igreja: Haverá escândalos, traição entre os irmãos, o amor entre os irmãos esfriará, muitos irmãos perderão a sua fé (em Lucas o próprio Jesus perguntou:  "contudo quando vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra ?)
Abaixo vou comentar cada sinal indicado acima sem aplicar a mesma divisão feita na revista, onde os sinais são divididos nos tópicos abaixo:   (não achei interessante esta divisão)
I. Sinais na vida da Igreja
II. Sinais nos Céus da vinda de Cristo
III. Guerra, Conflitos e Terremoto
                                   
                             Monte da Oliveiras
Antes de comentar sobre cada sinal que irá preceder a volta de Jesus Cristo, vou falar um pouco sobre o "Monte das Oliveiras" que foi o lugar onde Jesus respondeu a pergunta aos seus discípulos.  Conforme Mateus 24:3 que diz: "E, estando assentado no monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos, em particular, dizendo: Dize-nos quando serão essas coisas e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?".
É interessante destacar que o monte das Oliveiras é marcado na história por guerras físicas e espirituais, por vitórias e derrotas, todavia, será o monte onde acontecerá o evento mais importante da escatologia: Jesus descerá visível sobre o monte das Oliveiras após a grande tribulação (período de 7 anos).
Portanto, o monte das Oliveiras é uma monte escatológico.     

                           
             Surgirá os falsos cristos e falsos profetas
Jesus disse que surgirá falsos cristos e falsos profetas tentando enganar quem não conhece a palavra de Deus. Muitos irmãos que não leem e nem meditam na Bíblia poderá ser facilmente enganado, daí a importância da leitura, meditação e estudo da Bíblia, pois ela é nosso escudo contra os falsos ensinamentos. Jesus disse: "Acautelai-vos, que ninguém vos engane, porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos" (Mt 24:4,5). 
Os falsos cristos e falsos profetas geralmente possuem grande eloquência, carisma, boa argumentação e muitos deles surgem fazendo sinais e prodígios, Jesus disse: "Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos" (Mt 24:24).
Nos nossos tempos tem surgido várias pessoas afirmando ser Jesus Cristo ou o Messias. Na figura mostramos fotos do Rev.Moon (1920-2012) , Inri Cristi, José Luiz de Jésus Miranda da Igreja crescendo em Graça que faleceu em 2013 e outros. Clique aqui e Conheça os falsos Cristos mais famosos da história
É verdade que temos um Deus que opera milagres, todavia, nem todo milagre e sinal vem de Deus, demônios podem curar e enganar. Os demônios podem produzir falsas manifestações, imitando cada obra do Espírito Santo. Este é um assunto delicado, só Deus para discernir, quem sou eu para julgar ou afirmar que determinada pessoa é um falso profeta ou não, particularmente por não ter o dom de discernir, tenho minhas reservas, tento fazer o discernimento pelo que está escrito em Mateus 7:15 "Acautelai-vos quanto aos falso profetas. Eles se aproximam de vós disfarçados de ovelhas, mas no seu íntimo são como lobos devoradores. Pelos seus frutos os conhecereis. É possível alguém colher uvas de um espinheiro ou figos das ervas daninhas?..."
Reconheça um falso profeta pelos seus frutos: Faz milagres chamando a glória para si, obtêm lucros com os milagres, a pessoa dá falso testemunho, a pessoa não segue os ensinamentos bíblicos e opera milagres, a pessoa ostenta poder e quer fama, por estas questões é possível deduzir se tratar de um falso profeta.
É preciso cuidado ao falar de algum ministério, veja bem, se por um lado temos algumas igrejas evangélicas brasileiras que atuam dinamicamente na operação de milagres, as vezes usando métodos polêmicos (como suor, saliva, mergulho, etc...) por outro lado vejo igrejas mais tradicionais como a Assembléia de Deus onde não mais se vê operação de curas e maravilhas, tenho mais de 30 anos como membro da Assembléia de Deus e nunca vi nenhum paraplégico andar, cego ver, surdo ouvir e faz muito tempo que não vejo alguém cair endemoniado na igreja em um culto público. Algo estranho, não?  Tem muitas denominações que julga ser detentora da melhor doutrina, da melhor liturgia, etc,,, todavia em meio as formalidades, esquecem de buscar à Deus, consagrar à Deus, Jejuar e a Igreja acaba ficando longe da verdadeira Igreja apostólica que operava com a manifestação de dons espirituais. 

           Surgirá Apostasia e Doutrinas de demônios
Apostasia é "abandono premeditado e consciente da fé cristã", na bíblia encontramos passagens mencionando que nos últimos tempos haverá apostasia dentro das Igrejas. A apostasia já chegou dentro das igrejas, o apóstolo Paulo nos alertou sobre isso dizendo "Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos  a espíritos enganadores e a doutrina de demônios" (1 Tm 4:1). Doutrinas de demônios são ensinamentos deturpados das Escrituras Sagradas, como por exemplo: Confissão Positiva, Teologia da Prosperidade, Cultos aos Anjos e muitas crendices e misticismos que corrompem a sã doutrina. No vídeo ao lado vemos o presidente vitalício Bispo Manoel Ferreira da Igreja Evangélica Assembléia de Deus (Ministério Madureira-RJ) fazendo aliança com o Reverendo Moon (1920-2012) que afirmava ser o único messias e único salvador que veio para terminar a obra de Jesus.  Lamentável este ocorrido, o ministério de obreiros ligados a Madureira-RJ, inclui aqui a ADBrás, foram coniventes com esta apostasia. Este Caso ocorrido em meados de 2010/2011 passou Impune. logicamente porque a profanação partiu do líder máximo e vitalício deste ministério que não está mais vinculado a CGADB (Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil), se esta aberração doutrinária partisse de qualquer um outro da membresia, estaria excluído do Rol. 


              Haverá guerra e rumores de guerras
Somados as guerras e conflitos que são constantes em nosso planeta, temos visto nações se preparando para uma possível guerra fazendo testes com bombas nucleares, como é o caso da perigosa Coréia do Norte que fez o quarto teste com bomba de hidrogênio no dia 06/01/2016, segundo site G1, uma bomba de hidrogênio pode ser até 50 vezes mais potente que a bomba atômica. O Lider da Coréia do Norte Kim Jong-Un em um discurso durante parada militar em outubro de 2015 diz que estão prontos para guerra contra Estados Unidos (EUA). Quem vai pagar para ver ? 
Clique aqui para ver Vídeo com mais informações sobre os testes de bombas da Coréia do Norte
Clique aqui para ver como é viver na Coréia do Norte.
O que dizer das ameaças e atos praticados pelos terroristas em toda a Europa, explodindo lugares públicos, metralhando pessoas inocentes, derrubando aviões comerciais? Aqui na América, os EUA desde o dia 11 de setembro de 2001, vive em insegurança e falsa paz. O terrorismo é também um tipo de guerra. Atualmente os extremistas islâmicos estão espalhando medo e violência ao redor do mundo.
O que falar da guerra civil na Síria que  ocorre desde 26 de janeiro de 2011? já morreram mais de 70 mil pessoas e mais de um milhão saíram do país, fugindo da guerra. Uma parte do povo Sírio quer a derrubada do ditador Bashar Al-Assad que comanda o país desde 2000. Bashar está decidido a não renunciar e colocou seu exército para guerrear contra seu próprio povo. Se por um lado o EUA está do lado do povo rebelde, do outro lado a Rússia e a China apoia o governo de Bashar. A ONU (Organização das Nações Unidas) está quieta diante destes fatos, talvez saiba que é melhor não mexer neste barril de pólvora.
Sempre teve guerras no mundo, todavia, frente a ciência armamentista ou a alta tecnologia na fabricação de armas de guerra, o planeta terra está fortemente ameaçado, está como um barril de pólvora, pronto para explodir. As Nações em todo o mundo, investem em armamentos, só no regime de Teerã (Capital do Irã) foi investido U$800 milhões em armamentos militares. Preocupante, não acha? Assim começamos 2016.


 Haverá Fome
(estou trabalhando ainda na continuação deste assunto)


 Haverá pestes
(estou trabalhando ainda na continuação deste assunto)


Haverá terremotos em vários lugares
(estou trabalhando ainda na continuação deste assunto)


Haverá perseguição aos verdadeiros Cristãos
Atualmente o grupo extremista que atua no norte da nigéria, o Boko Haran, tem como um dos seus alvos a destruição da fé cristã. Na Coréia do Norte os cristaõs são executados em publico.
      
                                            Leitura Complementar referente ao Assunto
Amados, conforme escrito por John Macarthur no livro "segunda vinda da editora CPAD", realmente o mundo ao qual vivemos já está maduro para o período da grande tribulação. Maranata!
Somos de uma Igreja que defende a doutrina Pré-Tribulacionista, todavia isso não impede que você creia na doutrina Pós-Tribulacionista, essa divergência não afeta nossa Salvação.Importa crer que Jesus de fato voltará para nos buscar, e Ele cumpre a sua palavra. Precisamos com toda maturidade entender que a Bíblia não dá um cronograma explícito em relação a eventos futuros. As Escrituras não ensinam claramente um ponto de vista ao outro,e é por isso que temos diversidades de opiniões acerca dos tempos finais e algumas variedades de como as profecias relacionadas devem ser harmonizadas.

                                Alguns argumentos dos que defendem a doutrina Pré-Tribulacionista.
1)  Existem vários versículos bíblicos que aponta que o Arrebatamento ocorrerá antes da grande tribulação, porque o Senhor prometeu nos livrar deste período horrível, vejamos o que diz as Escrituras:
"E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura" (1 Ts 1:10) , "Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra" (Ap.3:10). Biblicamente, os crentes (ou Cristãos fieis) não passará pelo Dia do Senhor (1 Ts 5:1-9).
2) O Pré-tribulacionismo também encontra apoio no que não é encontrado nas Escrituras. A palavra "igreja" aparece dezenove vezes nos três primeiros capítulos de Revelação, mas, significativamente, a palavra não é usada novamente até o capítulo 22. Em outras palavras, em toda a longa descrição da Tribulação de Apocalipse, a palavra igreja é visivelmente ausente. Na verdade, a Bíblia nunca usa a palavra "igreja" em uma passagem relativa à Tribulação.
3) O Pré-tribulacionismo é a única teoria que claramente mantém a distinção entre Israel e a igreja e os planos distintos de Deus para cada um. Os setenta "setes" de Daniel 9:24 são decretados sobre o povo de Daniel (os judeus) e a santa cidade de Daniel (Jerusalém). Esta profecia torna claro que a septuagésima semana (a Tribulação) é um tempo de purificação e restauração para Israel e para Jerusalém, não para a igreja.
4) O ponto de vista pré-tribulacional parece ser o que mais combina com o caráter de Deus e o Seu desejo de guardar os justos do julgamento do mundo. Os exemplos bíblicos da salvação de Deus incluem Noé, que foi protegido do dilúvio mundial; Ló, que foi protegido de Sodoma; e Raabe, que foi protegida de Jericó (2 Pedro 2:6-9).
5) Os Pré-Tribulacionistas reconhecem o ponto fraco da doutrina onde se divide o retorno de Jesus Cristo em duas fases (O arrebatamento e a segunda vinda no monte das oliveira) ao passo que a Bíblia não delineia claramente tais fases.
6) Uma outra dificuldade enfrentada pela teoria pré-tribulacional é o fato de que certamente haverá santos na Tribulação (Apocalipse 13:7, 20:9). Os pré-tribulacionistas respondem a isso distinguindo os santos do Antigo Testamento e da Tribulação dos santos da igreja do Novo Testamento. Os crentes vivos durante o Arrebatamento serão removidos antes da Tribulação, mas haverá aqueles que virão a Cristo durante a Tribulação.

                                Argumentos dos que defendem a doutrina Pós-Tribulacionista.
Rev.Augustus Nicodemus da Igreja Presbiteriana defende o Pós-Tribulacionistas.



Referências Utilizadas no Estudo
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Revista Lições Bíblicas Adultos - 1 Trimestre 2016 - Editora CPAD, 2016, p.11-18

[1] http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/01/coreia-do-norte-diz-ter-feito-teste-de-bomba-de-hidrogenio-bem-sucedido.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário