Total de visualizações de página

Páginas

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Lição 8 - O Início do Governo Humano



                                                                Objetivo Geral
Compreender que Deus instituiu autoridades e leis para preservar a humanidade


Introdução
Depois de chover quarenta dias e quarenta noites, as águas prevaleceram por quase um ano. Toda civilização humana pereceu, e quando o chão ficou enxuto, Noé com sua família saíram da arca para uma nova obra civilizatória conforme a vontade de Deus, uma sociedade baseada no amor a Deus e ao próximo. Tinha início, naquele momento, a dispensação do governo humano. Através da bênção divina, Noé e sua família romperam as dificuldades iniciais e não demorariam muito para povoar e ocupar os mais remotos continentes. Bom Estudo!

Leitura Bíblica em Classe
  Gênesis 9:1-13
1 - E abençoou Deus a Noé e a seus filhos e disse-lhes; frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra.
2 - E será o vosso temor e o vosso pavor sobre todo animal da terra e sobre toda ave dos céus; tudo o que se move sobre a terra e todos os peixes do mar na vossa mão são entregues.
3 - Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento; tudo vos tenho dado, como a erva verde.
4 - A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue não comereis. 
5 - E certamente requererei o vosso sangue, o sangue da vossa vida; da mão de todo o animal o requererei, como também da mão do homem e da mão do irmão de cada um requererei a vida do homem.
6 - Quem derramar o sangue do homem pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem.
7 - Mas vós, frutificai e multiplicai-vos; povoai abundantemente a terra e multiplicai-vos nela.
8 - E falou Deus a Noé e a seus filhos com ele, dizendo:
9 - E eu, eis que estabeleço o meu concerto convosco, e com a vossa semente depois de vós,
10 - e com toda alma vivente, que convosco está, de aves, de reses, e de todo animal da terra convosco; desde todos que saíram da arca, até todo animal da terra.
11 - E eu convosco estabeleço o meu concerto, que não será mais destruída toda carne pelas águas do dilúvio e que não haverá mais dilúvio para destruir a terra.
12 - E disse Deus: Este é o sinal do concerto que ponho entre mim e vós e entre toda alma vivente, que está convosco, por gerações eternas.
13 - O meu arco tenho posto na nuvem; este será por sinal do concerto entre mim e a terra.

                              Marcações Resumidas e  Importantes desta Aula.

                            Um Novo Começou
Antes de abordar a dispensação do governo humano, vamos nos atentar para algumas observações referente a este novo começo da civilização através de Noé e sua família. 
Ocorreu algumas mudanças neste novo mundo, a saber:
1) Um novo relacionamento com a natureza, o convívio harmonioso entre o homem e os animais passa a ser um convívio mais traumático, visto que, os animais passaram a ter medo e pavor do ser humano. A natureza passa ser domada a duras penas e o combate aos animais passa a ser através da caça. Esta situação será revertida no Milênio (Is 11:6) assunto que será abordado na próxima revista em 2016.
2) Uma nova dieta, antes do dilúvio os humanos se dispunha de uma dieta vegetal rica e farta, agora, acrescenta-se também o complemento com nutrientes animais com abstenção do sangue (Gn 9:4) recomendação também feita no novo testamento pelos apóstolos em Jerusalém (At 15:19,20)..

O Arco de Deus - Sinal do pacto noético
Antes do dilúvio, não havia chuva. Um vapor regava a terra, a partir do dulúvio, a terra passou a ser regada regularmente, como sinal da benção divina(Mt 5:45). Visando acalmar a nova civilização, Deus estabeleceu um novo concerto: "E eu convosco estabeleço o meu concerto, que não será mais destruída toda carne pela águas do dilúvio e que não haverá mais dilúvio para destruir a terra" (Gn 9:11). "O meu arco tenho posto na nuvem; este será por sinal do concerto entre mim e a terra. E acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, aparecerá o arco nas nuvens" (Gn 9:13,14). Deus estabeleceu este novo pacto por misericórdia ao ser humano, conhecemos este arco de Deus como o "arco-íris", este foi o sinal de Deus e memorial perpétuo da sua promessa, no sentido de nunca mais destruir todos os habitantes da terra com um dilúvio.


A dispensação do Governo Humano
Deus instituiu o governo humano para a nova civilização que estava prestes a começar, delegando ao homem a governança do planeta e a administração da justiça. Em Rm 13:1 diz: "Toda pessoa esteja sujeita às autoridades superiores, pois não há autoridade que não venha de Deus. As autoridades que há foram ordenadas por Deus", pois bem, antes do dilúvio todo homem tinha liberdade para seguir ou rejeitar qualquer caminho, não havia refreio contra o pecado e delitos. Com a dispensação do governo humano, surge a repressão sobre os ímpios, incluindo a prerrogativa da pena capital, "Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem (Gn 9:6). Portanto, na dispensação do governo humano, o homem passou a julgar e condenar os infratores, foi atribuído ao homens a responsabilidade judicial, um meio de deter os desobedientes (Leia Rm 13:1-7 , 1 Tm 1:8-10). Somos exortados a obedecer as autoridades constituídas, desde que estes não baixem leis que contrariem a palavra de Deus, que está acima de todas as  legislações humanas. "Mais importa obedecer a Deus do que aos homens" (At 5:29).

                                                 Complemento abordado na Sala de Aula

Um pouco mais sobre Dispensação
Uma dispensação é a maneira como Deus trata com o homem durante um determinado período de tempo, quando o homem é provado e testado quanto à obediência a certas revelações definidas da vontade de Deus. Por exemplo, desde os dias de Moisés até Cristo o homem foi provado sob a Lei. O período atual é chamado de "dispensação da graça de Deus" (Ef 3.2). No Milênio o homem será provado sob o reinado pessoal de Cristo, sem a presença de um tentador (Satanás). É a chamada "dispensação da plenitude dos tempos" (Ef 1.10). Existem ao todo sete dispensações nas quais o homem tem sido provado: em inocência, em consciência (da expulsão do jardim do Éden ao dilúvio), em autoridade ou governo (do dilúvio a Abraão), sob a promessa (de Abraão a Lei), sob a Lei (da Lei a Cristo), sob a graça (de Cristo ao arrebatamento), sob o reinado pessoal de Cristo (da vinda de Cristo ao final do Milênio).(traduzido de "Outline of Prophetic Events ‑ Bruce Anstey)

1) Quantos tempo durou o dilúvio ?
Desde o dia que começou o dilúvio até o dia que a terra estava seca o suficiente para que Noé e sua família saíssem da arca, levou 1 ano e 10 dias.

Referências Utilizadas no Estudo
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Revista Lições Bíblicas Adultos - 4 Trimestre 2015 - Editora CPAD, 2015, p.55-62

Nenhum comentário:

Postar um comentário