Total de visualizações de página

Páginas

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Lição 6 - O impiedoso Mundo de Lameque


Objetivo Geral
Compreender que o mundo de Lameque em nada difere do nosso, resistindo à graça de Deus

Introdução
A manifestação do pecado não parou em Adão e Eva, não parou em Caim, ao contrario, o pecado foi se alastrando e envolvendo toda a humanidade desta primeira civilização. Esta Lição nos faz refletir um período não tão diferente do que vivemos hoje, a humanidade entrega-se à devassidão, à violência e à resistência ao Espírito Santo. Lameque um homem descendente da família de Caim é o mais perfeito símbolo da depravação total daquele período. Se por um lado o mundo ainda era maravilhoso (tinha fartura de pão, todos comiam e bebiam à vontade, vivendo como se estivesse numa festança sem fim. A expectativa de vida era de quase mil anos, a beleza daquela geração era singular, haja vista a formosura as filhas de Lameque, já havia o avanço da tecnologia), por outro lado, as pessoas eram incapaz de reconhecer o Deus Criador e dono a terra e sua plenitude.

Leitura Bíblica em Classe
  Gênesis 6:1-8
1 - E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas.
2 - viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.
3 - Então, disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem, porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.
4 - Havia, naqueles dias, gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes  que houve na antiguidade, os varões de fama.
5 - E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.
6 - Então, arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra, e pesou-lhe em seu coração.
7 - E disse o Senhor: Destruirei, de sobre a face da terra, o homem que criei, desde o homem até ao animal, até ao réptil e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.
8 - Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.

                              Marcações Resumidas e  Importantes desta Aula.

Um Mundo Totalmente Depravado
Lameque, filho de Metusael, era um descendente de Caim. Foi o primeiro polígamo,casou-se com Ada e Zilá (Gn 4:18-24).
Lameque matava por motivos fúteis e se vangloriava de ter matado os homens que o feriram ou o golpearam.
Quando qualquer pessoa é marcada por atos de maldade e violência, ou seja, praticam atos destrutivos que visam prejudicar as pessoas, atos que violam os direitos dos outros e tiram proveitos do sofrimento, corre o risco de receber o Juízo de Deus. O mundo de Lameque era ingrato e cruel, cometia-se todo o tipo de pecado: devassidão sexual ( sexo fora do casamento ) como algo normal da vida, os assassinos eram cultuados como heróis; A maldade crescia a cada dia e as pessoas iam se tornando totalmente depravadas.
O que dizer do tempo em que vivemos ? Em nada diferenciamos do mundo de Lameque. Nunca o homem foi tão imoral quanto hoje. Haverá o dia em que a atitude de Deus manifestar a sua misericórdia passará à atitude de juízo sobre a humanidade.

Um Mundo Condenado à Destruição
Frente a este cenário, Deus levantou um homem íntegro chamado Noé, para pregar o arrependimento aos homens. Noé Pregou durante 120 anos enquanto construiu a arca e não ganhou nenhuma alma. Noé teve o mais longo ministério profético da Bíblia. Para Aquela geração corrompida e depravada não restava outra alternativa a não ser ser destruída: "O fim de toda carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra" (Gn 6:13). A geração atual assemelha-se à de Noé, a iniquidade multiplica-se de tal modo que chega a contaminar, inclusive, o amor dos fiéis (Mt 24:12). Comem, bebem e entregam-se à sensualidade, como se não houvesse Deus. Assim como Noé, devemos pregar a palavra e o arrependimento, breve Jesus voltará e haverá o juizo sobre aqueles que rejeitam a salvação em Jesus Cristo.

Complemento abordado na Sala de Aula

Referências Utilizadas no Estudo
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Revista Lições Bíblicas Adultos - 4 Trimestre 2015 - Editora CPAD, 2015, p.40-46

Nenhum comentário:

Postar um comentário