Total de visualizações de página

Páginas

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Lição 4 - A Queda da Raça Humana

Objetivo Geral
           Compreender que o pecado de Adão trouxe a morte, mas a morte de Jesus trouxe a vida.

Introdução
Deus colocou o homem que criara no jardim do Éden, para governar o mundo como o representante de Deus na terra. Adão tinha a tarefa de cultivar a terra (Gn 2:15) e guardar o Éden. A ordem de Deus é para que o casal não comesse do fruto da árvore da ciência do bem e do mal. Deus criou o ser humano com o livre-arbítrio, ele pode escolher o seu caminho (amar e obedecer ou desobedecer e rebelar-se ao Criador). Infelizmente Adão e Eva veio a desobedecer a ordem divina. O Diabo instrumenta um animal astuto e sagaz (Gn 3:1) que dialoga com Eva, levando-a ao pecado. O Diabo imaginou ter arruinado a obra divina para sempre, todavia, a queda de Adão haveria de ser revertida por Jesus Cristo através de sua morte na cruz. Bom Estudo !
Leitura Bíblica em Classe
  Romanos 5:12-19
12- Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram.
13- Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado não havendo lei.
14- No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir.
15- Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.
16- E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou; porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação.
17- Porque, se, pela ofensa de um só a morte reinou por esse, muito mais os que receberam a abundância da graça e do dom da justiça reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.
18- Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.
19- Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim, pela obediência de um, muitos serão feitos justos.

                              Marcações Resumidas e  Importantes desta Aula.

A Tentação e o Juizo de Deus
Na cena da Tentação, vemos o Diabo como um agente ativo, enquanto Adão e Eva são agentes passivos da tentação, eles pecaram de forma voluntária e consciente. Biblicamente, são os responsáveis pela introdução do pecado no mundo (Rm 5:12).  O Diabo lançou duvidas no coração de Eva referente a palavra divina. Um dos pecados capitais da humanidade é a falta de fé na palavra de Deus.  O juízo de Deus, sobreveio sobre a serpente, a mulher e sobre o homem, a mais relevante de todas é que o ser humano até então imortal passou a se tornar mortal, saiu caro o preço de desobedecer a Deus e à sua Palavra. Deus não foi apanhado de surpresa pela queda de Adão, em (Ap 13:8) diz que Jesus Cristo já havia sido morto antes da fundação do mundo. Adão pecou e veio a morte, todavia, Deus redimiu toda a humanidade através do sacrifício realizado por Jesus Cristo na Cruz. A aparente vitoria do Pecado foi aniquilada por Jesus Cristo. em 1 Co 15:22 diz "Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo", Somente Jesus Cristo pode-nos resgatar do pecado.

Complemento abordado na Sala de Aula

Referências Utilizadas no Estudo
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Revista Lições Bíblicas Adultos - 4 Trimestre 2015 - Editora CPAD, 2015, p.26-32

Nenhum comentário:

Postar um comentário