Total de visualizações de página

Páginas

sábado, 26 de dezembro de 2015

Lição 11 - Melquisedeque Abençoa Abraão


Objetivo Geral
Saber que a benção de Melquesideque não se limitou a Abraão, mas alcança a todos que pela fé receberam a Jesus como Salvador

Introdução
O texto relata que Abraão juntou 318 homens e saiu atrás do exército dos quatro reis para trazer de volta seu sobrinho Ló que foi levado cativo juntamente com os pertences de sua fazenda. Abraão confiou em Deus e foi homem valente de guerra, feriu e foi vitorioso na peleja e tornou a trazer de volta seu sobrinho Ló com a família e os pertences que foram saqueados. Diz o versículo 18 que o rei de Salém que era um sacerdote do Deus Altíssimo veio ao encontro de Abraão no vale de Savé, ofereceu-lhe pão e vinho e abençoou a Abraão e toda a nação israelita. Na Aula presencial focamos bastante na história de Melquisedeque, um homem misterioso que só aparece nos versículos 18.19 e 20. Quem afinal é Melquisedeque ? Bom Estudo!

Leitura Bíblica em Classe
  Gênesis 14:12-20
12 - Também tomaram a Ló, que habitava em Sodoma, filho do irmão de Abraão, e a sua fazenda e foram-se.
13 - Então veio um que escapara e o contou a abrão, o hebreu; ele habitava junto dos carvalhais de Manre, o amorreu, irmão de Escol e irmão de Aner; eles eram confederados de Abrão.
14 - Ouvindo, pois, Abrão que o seu parente estava preso, armou os seus criados, nascidos em sua casa, trezentos e dezoito, e os perseguiu até Dã.
15 - E dividiu-se contra eles de noite, ele e os seus criados, e os feriu, e os perseguiu até Hobá, que fica à esquerda de Damasco.
16 - E tornou a trazer toda a fazenda e tornou a trazer também a Ló, seu sobrinho e a sua fazenda, e também as mulheres, e o povo.
17 - E o rei de Sodoma saiu-lhes ao encontro (depois que voltou de ferir a Quedorlaomer e aos reis que estavam com ele) no vale de Savé, que é o vale do Rei.
18 - E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho, e este era sacerdote do Deus Altíssimo.
19 - E abençoou-o e disse: Bendito seja Abraão do Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra;
20 - e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E deu-lhe o dízimo de tudo.

                              Marcações Resumidas e  Importantes desta Aula.
                                            

                                                           Quem era Melquisedeque ?
O texto afirma que Melquisedeque era o Rei de Salém, hoje Salém é identificada com a Jerusalém atual. Além de ser o Rei de Salém, Melquisedeque também era sacerdote do Deus Altíssimo, lembrando que nesta época a nação de Israel que estava sendo formada ainda não tinha a função sacerdotal e profética do Senhor. Melquisedeque foi o primeiro personagem da História Sagrada a receber o título de sacerdote.
Haviam homens de Deus que ofereciam ofertas ao Senhor (Abel,Abrão,Isaque e outros) mas não existia ofício de sacerdote. Convido a ler Hebreus 7, neste texto lemos que Melquisedeque é uma figura do sacerdócio eterno de Cristo.
Este texto de Hebreus 7 diz que Melquisedeque não tinha genealogia (não se sabe quem foi seu pai e mãe) nisso se assemelha a Jesus Cristo (filho de Deus) que é Eterno e não possui genealogia. (Jesus Cristo encarnado como filho  de homem possui uma genealogia, ele é filho de José e Maria, mas Jesus Cristo filho de Deus não possui genealogia)
Alguns estudiosos afirmam que Melquisedeque era um anjo, Enoque, outros afirmam ser o próprio Jesus Cristo, particularmente não vejo base para tal afirmação. Oficialmente o primeiro sacerdote estabelecido por Moisés foi Arão, cujo função era assegurada hereditariamente e temporário, todavia, a bíblia assegura a função do sacerdócio de Melquisedeque como eterno.

Abraão e a Benção
Deus chamou Abraão para formar a nação escolhida, a nação de Israel (Deus trocou o nome de Jacó para Israel, leia Gn 32:2) e a nova nação ficou com este nome). Pela fé, Abraão tornou-se pai da nação de Israel e pai dos que creem.
Deus precisava de uma nação para que pudesse redimir a humanidade, segundo anunciara a Adão e Eva (Gn 3:15). A nação de Israel seria a nação modelo para as demais nações que fossem estabelecidas na terra.
A nação de Israel aparentemente falhou neste proposito, todavia, sua missão foi cumprida, ora visto, que Jesus Cristo, segundo a carne, foi encarnado na descendência de Abraão (Mt 1:1), de fato a salvação chegou-nos por intermédio dos judeus (Jo 4:22). Todos os que creem em Deus, à semelhança de Abraão, são tidos como seus filhos na fé (Gl 3:7). Conforme foi mencionado na introdução desta lição, depois de uma vitoria decisiva de Abraão, que derrotou o exército inimigo formado por quatro reis, voltou e quando estava no vale do Savé, encontrou o sacerdote Melquisedeque que veio ao seu encontro. Melquisedeque deu pão e vinho (misteriosamente os mesmo elementos da santa ceia do Senhor Jesus Cristo oferecidas no Novo Testamento, no pão e vinho está a simbologia da morte de Jesus Cristo) para Abraão e o abençoou. Diz que abraão deu o dizimo para o sacerdote Melquisedeque. Nossa revista diz que o dizimo foi dos bens pessoais de Abraão e não dos despojos de guerra ( não concordo com o comentarista da revista, visto que em Hebreus 7:4 diz "Considerai quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu o dizimo, tirado dos despojos" , entre o comentarista e a bíblia, fico com o que esta escrito na bíblia ).


Referências Utilizadas no Estudo
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Revista Lições Bíblicas Adultos - 4 Trimestre 2015 - Editora CPAD, 2015, p.77-82

Nenhum comentário:

Postar um comentário