Total de visualizações de página

Páginas

Sobre Nós



Este Blog "Bereanos na EBD" nasceu no final de 2015 com o objetivo de levar o estudo das Revistas de Escola Bíblica Dominical da Editora CPAD as pessoas que tem interesse de se aprofundar nos conhecimentos da palavra de Deus. Cada Lição será apresentada com os respectivos subsídios didáticos, será acrescentado em cada lição os comentários destacando os pontos mais polêmicos e importantes. O objetivo maior é reunir em um só lugar ferramentas úteis no aprendizado da Bíblia Sagrada e abrir mais um espaço para quem deseja adicionar conteúdo, colaboração e tirar dúvidas de cada Lição.
Estarei também postando lições teológicas, notícias do meio evangélico de relevância, matérias relacionadas e complementares aos nossos estudos, mantendo os visitantes bem informados ou antenados com o que acontece de melhor na Escola Bíblica Dominical (EBD).  Tenha Bons Estudos !  


Em Atos 17:11 (NVI) diz: "Os Bereanos eram de caráter mais nobre do que os Tessalonicences, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as escrituras, para ver se tudo era assim mesmo".
A maioria dos Cristãos aceitam as pregações, os ensinamentos bíblicos que leem ou ouvem como uma verdade, não examinam se de fato o que foi escrito ou transmitido é uma verdade à luz da Bíblia sagrada. Todavia os Cristãos de uma cidade chamada Beréia, ao qual chamamos de Bereanos não agiam desta maneira, quando Paulo e Silas estavam ensinando as Escrituras Sagradas, os Bereanos buscavam a verdade dos fatos à luz das Escrituras Sagradas, examinavam se as palavras que estavam ouvindo era de fato verdadeiras (Atos 17:10-14).
A nossa Escola Bíblica Dominical (EBD) incentiva seus alunos a ser como os Bereanos, ou seja, incentiva a leitura da revista da escola em conjunto com a Bíblia Sagrada examinando os escritos do comentarista e também o que será transmitido presencialmente pelo professor para ver se tudo era e é assim mesmo.
No caso especifico de Paulo, um homem cheio do Espírito Santo, ao qual ensinava o que estava escrito na palavra de Deus, os Bereanos ao examinar, observava que realmente tal coisa procedia, todavia se Paulo estivesse falando alguma heresia, eles teriam liberdade para questionar. Paulo não enxergava os Bereanos como rebeldes ou pessoas que desejam tumultuar o ambiente com intrigas e contendas. Paulo os chamava de "caráter mais nobre", ou seja, de pessoas interessadas em aprender a verdade, pensando, questionando. Infelizmente muitos "Lideres" doutrinam os irmãos a não pensar, a não questionar, a não duvidar, tornando-os mentalmente e espiritualmente num escravo, seguindo seus desejos, suas vontades, seus ensinamentos heréticos, suas fábulas. Como vimos já no passado, a coisa não funcionava desta maneira, que diria nos nossos dias, onde muitos estão apostatando da fé, pregando um evangelho corrompido, usando a Bíblia Sagrada com versículos isolados, fora de contexto para ensinar algo que venha de encontro aos seus próprios interesses. Oremos para que o Brasil volte ao verdadeiro evangelho. Queremos muitos "Bereanos" na EBD. Você é como um "Bereano" ? Então junte-se a nós, esteja disposto a pesquisar a veracidade das doutrinas que estão sendo ensinadas e pregadas.

Meu Nome é Éder Tomé, evangélico desde 1986 pela misericórdia de Deus,  Idealizador e administrador deste site com objetivo maior de postar os Slides das Lições, comentários, Vídeos de Pré-aula, material de apoio ao Professor, estudos e artigos que defenda a fé Cristã.
Sou Professor de Escola Bíblica Dominical, Bacharel em Teologia, graduado em tecnologia da informação, pós-graduado em gestão em tecnologia da informação e Docência no Ensino Superior.
Nossas Aulas presenciais de Escola Bíblica ocorre às quintas-feiras (das 20:00 às 21:15 hrs) - Igreja Evangélica Pentecostal Unidade da Fé - Ferraz de Vasconcelos - SP , R. Padre Benedito Machado, 15 , altura do nro. 470 da Avenida Luiz Antonio de Paiva. Seja Bem-Vindo !

89 comentários:

  1. Paz. agradeço seu trabalho, tem me ajudado muito. de cidade voce é

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido irmão, Deus te abençoe pelo retorno, estamos na cidade de São Paulo, congrego na Assembleia de Deus, ministerio ADBRAS Madureira, na filial em Itaquera. Se tratando de EBD e estudos da palavra de Deus, estou a vossa disposição para ajudar no que for preciso. Um forte abraço ! (meu email eder.tome68@gmail.com)

      Excluir
  2. Que as bençãos do Senhor estejam sobre ti, o seu trabalho é uma benção para mim, eu não conseguiria elaborar slides tão bons como os seus, por isso eu glorifico a Deus por sua vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Moisés, a paz do Senhor Jesus, como é gratificante ouvir tais palavras, é como se eu tomasse uma vitamina do céu, me encoraja e anima a dar continuidade a este trabalho. Já me sinto abençoado sobremaneiramente pelas vossas orações em meu favor !

      Excluir
  3. SOU GRATO A DEUS PELO MUITO QUE TENHO APRENDIDO NOS SLIDES, QUE O IRMÃO TEM FEITO, ESTOU USANDO NA EBD DA MINHA IGREJA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pastor Walter, A paz do Senhor Jesus, Muito me alegra o coração de saber que este trabalho esteja sendo útil aos irmãos. Continue nos visitando sempre. Se tratando de EBD e estudos da palavra de Deus, estou a vossa disposição para ajudar no que for preciso. Um forte abraço ! (meu email eder.tome68@gmail.com)

      Excluir
  4. Parabens companheiro pelo lindo trabalho. que Deus o recompense com as riquezas do ceu. muito util seus slides em nossas ebds. forte abraco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado irmão pelo retorno e elogio, é muito importante para nós. Continue nos visitando e peço para divulgar o nosso trabalho ! A paz do Senhor Jesus e um forte abraço !

      Excluir
  5. Paz irmão, seus slides dinâmicos e bem explicativos tem nos ajudado muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elisangela, obrigado pelo retorno e por utilizar nossos Slides, favor divulgar nosso trabalho para outros professores. Grato !

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Graça e Paz! Descobri o blog e de inicio já gostei! Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro irmão Alex, estou feliz por ter gostado do blog, continue conosco, vamos melhorar a cada dia, contamos com sua visita, apoio e divulgação. Graça e Paz ! Forte Abraço !

      Excluir
  8. Parabéns pelo maravilhoso trabalho! Estou utilizando na minha classe da escola Dominical e tem sido uma grande bênção! Deus continue vos abençoando ricamente com todas as bênçãos do Seu amor , em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo retorno, que Deus continue abençoando vosso ministério, obrigado pela confiança depositada no nosso trabalho ! A paz do Senhor !

      Excluir
  9. A paz do Senhor, meu nome e Sandro sou da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Salvador, gostaria de saber se tem a aula com a lição dos Jovens?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão por enquanto não estamos postando material de apoio da revista dos jovens, futuramente teremos sim, slides com os subsídios !

      Excluir
  10. A Paz irmão, Deus derrame muitas e muitas benção sobre você e toda a sua família pelo ótimo trabalho feito nesse blog, uma obra genuína linda e perfeita. esta de parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Obrigado pela visita ao nosso Blog, Deus abençoe pela palavra de incentivo a este projeto, precisamos destas palavras para prosseguir avante ! Fique conosco, utilize nosso material, nos divulgue para os irmãos da igreja. A Paz do Senhor Jesus !

      Excluir
  11. Estes slides são uma benção! Ajudam-nos muito na ministraçao da lição. Que o Senhor Jesus Cristo continue vos abençoando e ungindo para a realização desse trabalho , para a glória do Senhor, crescimento da Sua obra e edificação da Sua igreja. Muito grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, Deus abençoe pelo retorno, estamos felizes por poder te ajudar de alguma forma na ministração da lição ! Como é gratificante saber que estamos sendo útil na obra de Deus, este é o minimo que posso fazer para ajudar na Obra de Deus, Deus tem feito muito por mim ! Ajuda-nos a divulgar este projeto. A paz do Senhor !

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. bom dia irmão Eder a paz do senhor, estava dando uma olhada no seu trabalho gostei muito estarei utilizando ele aqui em nossa igreja em Laranjal MG, parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor irmão ou irmã, Partindo esse elogio de quem fez ou faz pedagogia na UEMG ficamos CONTENTES DEMAIS, e toda honra e glória seja dada ao nosso Deus. Este trabalho tem sido feito com muito amor e dedicação com o único objetivo de ajudar os professor de EBD no ensino da Palavra de Deus. Que bom que estamos conseguindo ! Deus abençoe pelo retorno é muito importante para nós !

      Excluir
  14. A paz Do Senhor . Meu nome é Thiago sou da Assembleia de Deus da Cidade de Santo Antônio de Pádua interior do Estado do Rio de Janeiro, Gostei do princípios que colocou a aqui pra auxiliar os Professores, de fato, nós precisamos . Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, a paz do Senhor, obrigado pelo retorno, nosso objetivo é fornecer material de qualidade de GRAÇA, recebemos de graça e damos de graça, Deus está abençoando, futuramente este canal estará muito melhor, estarei investindo além do meu tempo uma grana também para o que há de melhor em tecnologia, todavia, nosso canal NUNCA vai pedir um centavo para nossos visitantes. Abraço !

      Excluir
  15. Paz do Senhor meu querido irmão, acabei me deparando com esse blog e gostei muito do seu trabalho de disponibilizar apoio com artigos e subsidios para os professores da EBD. Sou membro da Assembleia de Deus do Belem aqui em São Carlos,e fico feliz pela inciativa.Que Deus abençoe teu ministério. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Valdemir, que benção ter nos encontrado, Oh glória ! Fazemos tudo com muito carinho, capricho, tudo gratuitamente para Glória de Deus ! Continue conosco, divulgue esse projeto ! A paz do Senhor !

      Excluir
  16. Que Deus continue usando o irmão ao fazer os slides, dando força, que Deus possa inspirá-lo continuamente, tem sido muito proveitoso em nossa E.B.D. Tenho utilizado como base, principalmente com as imagens. Gostaria de sugerir que o irmão colocasse possibilidades de dinâmicas com a lição - elas ajudam a fixação da lição. Forte abraço, fica com Deus sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugestão anotada ! Obrigado por participar e ajudar nosso Blog ser melhor a cada dia ! Que Deus continue abençoando vosso ministério !

      Excluir
  17. Louvo a Deus pela sua vida e pela maneira como Deus tem te usado para preparar as belas apresentações em slaid onde muito tem contribuindo para melhor entendimento de cada lição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Carlos, Amém, Deus abençoe pelo retorno é muito importante para nós !

      Excluir
  18. Parabéns irmão Éder Tomé, deixa Deus te Usar...

    ResponderExcluir
  19. Sou seu servo e irmão em cristo em Curitiba Pr. A paz do senhor nobre companheiro, Eder, nunca desista deste seu ministério de auxiliar aos demais professores e irmãos em cristo em todo este Brasil, li alguns dos comentários dos irmãos e pude perceber que tens dom de auxiliar aos demais irmãos na ministração da palavra de Deus, e vejo que você esta sendo usado por Deus para iluminar as nossas mentes quando estamos ensinando aos irmãos. então fique firme neste proposito que Deus te concedeu. Conte com nossas orações e interseções em vosso favor. Vai neste sua força que seu galardão será muito grande. um grande abraço..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Elias, Deus abençoe pelas palavras de incentivo, pelas orações, e juntos vamos aprendendo e crescendo na graça e no conhecimento !

      Excluir
  20. A paz do Senhor, que Deus venta te usar cada vez mais, louvada seja a DEUS pela sua vida, muito obrigado pelos conteúdos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmãos da Assembleia de Deus de DF, estou extremamente Feliz por estar conseguindo ajudar os irmãos nesta nobre missão de lecionar na EBD ! A paz do Senhor !

      Excluir
  21. A paz do Senhor meu irmão, sou de Itaguaí RJ. quero parabenizá-lo pelo excelente trabalho tem ajudado muito em nossa EBD, que Deus continue te abençoando... gostaria de te dizer que recentemente fiz um estudo com o titulo "a verdade sobre as testemunhas de jeová" onde e feito uma síntese sobre quem são,suas doutrinas e como evangelizar-las.caso esteja interessado posso enviá-los tenho em pdf e slides.Deus abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão primeiramente muito obrigado pela visita ao nosso BLOG, estou feliz em conseguir ajudá-los ! Sobre o estudo, lógico que quero, favor enviar para o email eder.tome68.gmail.com , Que Deus continue abençoando vosso ministério !

      Excluir
  22. A paz do Senhor meu irmão! Que Deus continue lhe usando poderosamente nesta obra! Parabéns pelo trabalho primoroso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago, paz do Senhor, que benção estar lhe ajudando nesta nobre missão da EBD ! Obrigado pelas palavras !

      Excluir
  23. A Paz do Senhor Irmão não tem como colocar a revista dos adolescentes e jovens parar estudos também, pois a de adultos é muito ajudadora e se tivessemos as outras ajudariam os nossos professores também

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, no momento não estou com tempo para disponibilizar material de apoio para as revistas de Jovens e Adolescentes, mas o objetivo é esse. Estou reorganizando as coisas para chegar a este objetivo. A paz do Senhor, obrigado pela visita !

      Excluir
  24. Obrigado irmão pela iniciativa.
    Sou novo na área de ensino,você tem me ajudado muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conte com nossa ajuda, "cá" estamos todas as semanas tentando ajudar nossos nobres professores nesta missão maravilhosa !

      Excluir
  25. Quer conhecer escatologia, sem os erros teológicos Pré, Meso e Pós-tribulacionistas Sistemáticos, é só solicitar gratuitamente nossos três estudos: A Grande tribulação parte 1 e 2 + os 10 gráficos do Apocalipse e o Relógio do Apocalipse, que anuncia a sequência e a cronologia perfeita da Grande tribulação, vinda de Jesus e o arrebatamento da Igreja (exceto o dia, a hora e o momento da vinda do Senhor) pelo nosso E-mail: Jaime.ap@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já solicitei e já recebi,,, Deus abençoe Jaime e Julio

      Excluir
  26. Todos os domingos junto conosco na EBD uma bênção pra Glória de Deus.Deus abençoe vocês poderosamente. A Paz do Senhor Jesus Cristo a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus abençoe por visitar nosso Blog e utilizar nosso material de apoio !

      Excluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Amado irmão, Deus lhe abençoe por esse trabalho tão maravilho, que a graça de Cristo esteja sempre na sua vida... Muito obriga Meus Deus por ter levantado homem dedicado a sua obra aqui na terra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Misa, Deus abençoe pelas palavras incentivadoras deste projeto, ore por nós, grande coisas estão por vir ! A paz do Senhor !

      Excluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Graça e paz irmão Éder!
    Seu trabalho tem me ajudado imensamente na ministração das minhas aulas e percebo que outros milhares de professores tem usufruído do seu belo trabalho.
    Peço a Deus que em Sua infinita bondade derrame bençãos sem medidas na sua vida.
    Muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Matos, Deus abençoe pelas palavras de incentivo, ore por nós, quero melhorar muito este canal para glória de Deus. Que Deus abençoe vosso ministério.

      Excluir
  31. Irmã Eder, a paz do Senhor! Venho aqui como milhares de professores da EBD, parabenizá-lo pelo seu trabalho extraordinário que tem nos ajudado muito no ensino da Palavra, continue com esse empenho e dedicação e que o Deus que lhe chamou para essa obra, continue de conedendo sabedoria e graça para continuar. Seu trabalho terá uma recompensa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Irmão Anderson, Amém, são palavras incentivadoras como essas que nos projeta para irmos mais além ... e o nome de nosso Deus seja Glorificado ! A Paz do Senhor !

      Excluir
  32. A paz querido irmão Eder.
    Seu trabalho tem nos ajudado muito.
    Tenho plena certeza que há galardão para este trabalho que tem desenvolvido e disponibilizando de forma gratuída, permitindo a cada professor fazer as alterações que julguem necessário.
    Enquanto muitos veem neste momento uma oportunidade para fins financeiros, você se coloca como uma ferramenta para auxilio do próximo que tem dificuldades na elaboração dos slides como eu.
    Você é lembrando em nossas orações, não desanime.
    Deus é contigo!
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Marcelo, a paz do Senhor, Deus abençoe pelas palavras de incentivo e pelas orações ao nosso favor. Sentimos agradecidos à Deus pela oportunidade que estamos tendo de poder contribuir de alguma forma no nobre ministério de ensino na EBD.

      Excluir
  33. O 4 trimestre qual será o tema, pessoal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. coloquei no blog um link com o tema e as respectivas lições. Falaremos sobre O GOVERNO DIVINO EM MÃOS HUMANAS. Liderança do Povo de Deus em 1º e 2º Samuel

      Excluir
  34. A paz de Cristo amado irmão Éder!
    Nós da Assembleia de Deus (Ministério Paulista - Parque Residencial Cocaia - São Paulo SP) somos gratos a Deus pela sua vida. Pois tem nos auxiliado muito através dos subsídios das lições.
    Os slides são ótimos!
    Que Deus em Cristo continue abençoando...

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmãos da AD - Parque Residencial Cocaia, estamos felizes por conseguir auxiliar com o nosso material de apoio. Amém, que Deus continue abençoando grandemente a EBD desta maravilhosa igreja. Prof. Éder !

      Excluir
  35. Irmãos Éder aqui é o iirmão Cláudio faz também o slides do ciclo 4 do discipulado pois estou precisando muito se for entendido agradeço


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão cláudio, nossa vontade é desenvolver estes slides também , mas no momento estamos com o tempo estourado, abraçamos postar os slides da CPAD adultos/Jovens e BETEL adultos/jovens e estamos sem tempo, vamos nos organizar o mais rapido possível para postar o material solicitado, é de interesse postar todos os slides da revista discipulados.

      Excluir
  36. Irmão Éder eu sou o Cláudio moro aqui em Ariquemes Rondonia eu sou professor da classe Abraão eu uso muito slides dos aduto o Pr pediu para mim dar aula para o discipulado no dia 20 de outubro me ajuda por favor estou orando por irmão

    ResponderExcluir
  37. Meus parabéns meu irmão pelo excelente trabalho. Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  38. Irmão Éder eu sou Cláudio eu estou precisando slides da lição da cpad do discipulado tem alguma previsão me ajuda por favor

    ResponderExcluir
  39. Que bênção, será que alguém aí faz parte de algum grupo do Whatsapp sobre EBD?

    ResponderExcluir
  40. Sou o Cláudio a paz do senhor irmão Éder faz o slides da lição da cpad do discipulado na próxima semana eu uso muito o seus slides pois vou precisar me ajuda por favor o irmão vai me ajudar??

    ResponderExcluir
  41. Parabéns pelo brilhante trabalho, tem me ajudado bastante nas aulas.

    ResponderExcluir
  42. Boa tarde
    Favor,fornecer os slides da lição dos juvenis número 8 tema o milênio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devido o nosso tempo curto, não estamos postando slide de juvenis.

      Excluir
  43. Paz boa tarde. Dia 22/09/19 vamos fazer o encerramento ministrando as lições 12 e 13 adultos e usamos os slides disponibilizados seria possível antecipar os slides da última lição pois usaremos em nossas aua de 22/12 serão suas lições ministradas no mesmo dia pois dia 29/12 não teremos aula. Meu e-mail isaiasferreiraaman@terra.com.br. desde já agradeço

    ResponderExcluir
  44. parabéns pelo seu excelente trabalho, estou com uma duvida,onde eu consigo baixar os arquivos em ppt?

    ResponderExcluir
  45. A paz Irmão Éder
    Parabenizo pelo seu belíssimo blog. Que o Senhor continue derramando da sua graça e sabedoria e disponibilidade para ajudar outros irmãos com os esboços da EBD

    ResponderExcluir
  46. Prezado irmão,
    conheci nesta data o blog. Sou professor numa congregação pequena no suburbio de Salvador e adquirimos as revistas de 2019 e estamos utilizando agora. QUero sua permissão/autorização para utilizar os slides em minha classe e editar conforme nossa necessidade. Parabéns pela iniciativa. Deus em Cristo o abençoe e retribua.

    ResponderExcluir
  47. Descobri este site e gostei e dezde entao louvo a Deus pela sua vida irmão Eder,essse trabalho maravilhoso, a paz de Cristo

    ResponderExcluir
  48. Irmão, você nem imagina o quanto este trabalho seu foi importante para mim. Sou professor de Escola Dominical. Vejo uma grande diferença no seu trabalho, já que você destaca apenas os assuntos principal da lição. É uma pena que exista pessoas mal intencionadas e invejosas, que buscam a sua própria glória. Pode ter certeza que você será muito recompensado por todo este trabalho que você dispensou a todos nós. Lamento profundamente pelo fim deste blogue.

    Um abraço fraternal.

    Pr. Leonaldo Nunes Nascimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pastor Leonaldo, a paz do Senhor, vamos reformular o site, tirar tudo o que pode nos enquadrarcomo violação de direitos autorais (se é que tinha algo) e voltaremos ... Vou arrumar alguma maneira de disponibilizar o material para os irmãos, vai orando,já fomos perseguidos no ano passado e agora novamente, não posso afirmar se foi a editora Betel, CPAD ou se foi algum desses mercadores que vendem material de EBD na internet.

      Excluir
  49. fico no aguardo do retorno amado irmão, seus trabalhos na EBD tem me abençoado muito

    ResponderExcluir
  50. Sou grato a Deus, pela vida do amado irmão, porquê hoje mais do que antes necessitamos de alimentação espiritual longe de vícios e heresias do presente tempo.
    Deus abençoe grandemente ao Irmão!
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  51. Pb Raimundo Andrade 09 de maio de 2020 11:48

    A paz do Senhor Jesus amado que Deus te ilumine sempre, seus slides são muito bom para nós professores de EBD,s em todo o Brasil, parabéns pelo seu trabalho é abençoado pelo Criador. Vai nesta tua força o Senhor è contigo.
    obrigado!

    ResponderExcluir