Total de visualizações de página

Páginas

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Lição 12 - Os Pães da Proposição

 Aula Presencial dia 16 de setembro de 2018 


Estimado professor,   acredito que já tenha percebido que nosso SLIDE semanal traz uma abordagem DETALHADA de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino,  tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se ao conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado.  Faça bom uso !  Baixe o Slide no formato desejado, Tenha liberdade de cortar, alterar e adicionar conteúdo. Não deixe de Divulgar e Compartilhar nas Redes Sociais !






OBJETIVOS GERAL
Compreender que a Palavra de Deus é o alimento que nos sustenta a alma, o coração e o próprio corpo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1 - Mostrar o significado dos pães da proposição;
2 - Reconhecer a Palavra de Deus como pão da vida;
3 - Conscientizar de que Jesus Cristo é o Pão que desceu do céu.

 TEXTO ÁUREO 
"No verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida." (Jo 6.47,48)

 VERDADE PRÁTICA 
A Palavra de Deus é o alimento que nos sustenta a alma, o coração e o próprio corpo; sem ela, a vida é impossível.

HINOS SUGERIDOS DA HARPA CRISTÃ

20 - Olhai pra o Cordeiro de Deus

190 - Cristo! Meu Cristo!

311 - Jesus meu Salvador





                                                                      Levítico 24.5-9                                                                            
5 - Também tomarás da flor de farinha e dela cozerás doze bolos; cada bolo será de duas dízimas.
6 - E os porás em duas fileiras, seis em cada fileira, sobre a mesa pura, perante o SENHOR.
7 - E sobre cada fileira porás incenso puro, que será, para o pão, por oferta memorial; oferta queimada é ao SENHOR.
8 - Em cada dia de sábado, isto se porá em ordem perante o SENHOR continuamente, pelos filhos de Israel, por concerto perpétuo.
9 - E será de Arão e de seus filhos, os quais o comerão no lugar santo, porque uma coisa santíssima é para eles, das ofertas queimadas ao SENHOR, por estatuto perpétuo.
                                                                                                                                                                            



IMPORTANTE
Apresento neste BLOG os comentários como 
professor de EBD em cima dos tópicos da Revista do ALUNO 
NÃO APRESENTAREI O CONTEÚDO COMPLETO DA REVISTA
TENHA SUA REVISTA EM MÃOS E FAÇA UM BOM ESTUDO !



                                                   
INTRODUÇÃO
Os pães da proposição ficavam num dos lugares mais nobres e reservados do Tabernáculo. Ali, em frente ao candelabro de ouro, eram iluminados durante toda a noite. A simbologia é claramente cristológica: a luz do Evangelho mostra ao pecador faminto que somente Cristo pode saciar-nos plenamente. Nesta lição, veremos como Deus foi didático a Israel ao mostrar-lhe a suficiência de sua Palavra nos pães da proposição.

A Bíblia é repleta de versículos que fala do pão, um alimento assado feito de farinha de trigo, cevada ou milho, podendo ser fermentado ou não, podendo ser redondo ou de outro formato, para os judeus era um alimento básico de importância principal diferenciando de outros alimentos que são de importância secundária.
O pão é um alimento tão importante que Jesus em Mt 6.11 referiu-se a ele na oração-modelo como um pedido: "Dá-nos hoje o nosso pão para este dia".

Se formos estudar e comentar cada referência bíblica que trata do pão nos tempos bíblicos nosso texto ficaria enorme, mostrando a importância deste alimento, por exemplo: em Jeremias 37:21 lemos que este profeta quando estava preso, recebia uma porção diária de pão para sua subsistência (nós também precisamos de uma porção diária da Palavra de Deus para nossa subsistência espiritual). 

Jesus ao instituir a ordenança: Ceia do Senhor para celebrar sua morte "Jesus tomou um pão, e, depois de proferir uma benção, partiu-o, e, dando-o aos discípulos, disse: Tomai, comei. Isto significa meu corpo" (Mt 26.26). Quando Jesus precisou alimentar o povo que ouvia seu sermão, multiplicou o pão milagrosamente. 

Certa vez, Jesus que nasceu em Belém (que significa "casa do pão") em João 6:48-51 diz " Se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e de fato,o pão que eu hei de dar é a minha carne a favor da vida do mundo", aqui no sentido figurado, Jesus nos ensina que através do seu sacrifício resgatador pode dar vida a todos que creem nele como salvador pessoal.

Depois desta prévia, adentremos neste Estudo maravilhoso que coloca os pães da proposição como o mais perfeito símbolo do Senhor Jesus Cristo, cuja missão, neste mundo, foi (e sempre será) alimentar-nos com a Palavra de Deus.

I – OS PÃES DA PROPOSIÇÃO
A fim de que os pães da proposição fossem introduzidos no tabernáculo, Deus ordenou o fabrico de uma mesa especial. Quanto aos pães, deveriam estes ser preparados de acordo com uma receita bastante específica.

1. A mesa dos pães.
A mesa que receberia os pães da proposição, feita de madeira de acácia, tinha essas medidas: dois côvados de cumprimento (90 centímetros), um côvado de largura (45 centímetros) e sua altura, um côvado e meio (70 centímetros) (Êx 25.23-30). A mesa, toda revestida de ouro fino, recebeu adornos da altura de quatro dedos, bastante apropriados para conter os pães sagrados. Suas argolas serviam para transportá-la. A madeira de acácia, por ser medicinal, evitava fungos e parasitas que poderiam contaminar os pães sagrados.





2. Os pães da proposição.
Os pães da proposição eram preparados todos os sábados pelos coatitas (1 Cr 9.32). Em sua composição, usava-se a flor da farinha de trigo (Lv 24.5). Ou seja, a parte mais fina e nobre deste produto. Depois de cozidos, eram postos em duas fileiras sobre a mesa, sendo entremeados por incenso (Lv 24.6,7). Doze pães, um para cada tribo de Israel.

Clique Aqui - Estudo: A honra dos Coatitas

3. A simbologia dos pães.
Os pães da proposição simbolizavam a presença sempre providencial de Deus no meio de seu povo (Jr 32.38). Desta forma, os israelitas deveriam saber que o homem não vive só de pão, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus (Mt 4.4). Quanto ao pão estar acompanhado de incenso, significa isso que a presença do Senhor sempre vem acompanhada pelas orações dos santos (Ap 5.8; 8.3,4).
Os pães da proposição, ou da presença, representam ainda a Palavra de Deus, que, através do Evangelho, alimenta o mundo faminto (Jo 1.1).

II – A PALAVRA DE DEUS, O PÃO DA VIDA
O povo de Israel, desde o início de sua história, sempre teve uma convivência cerimonial e tipológica com o pão (Gn 14.18-20). Quer no tabernáculo quer fora do tabernáculo, o pão sempre simbolizou a presença de Deus entre o seu povo.

1. A Palavra de Deus é vida.
Durante a peregrinação de Israel no Sinai, os israelitas conscientizaram-se de que nem só de pão vive o homem, mas da Palavra de Deus (Dt 8.3). Durante 40 anos, Deus os sustentou com o maná, o pão que descia dos céus, a cada manhã (Êx 16.31-35). Portanto, a presença divina era perceptível tanto no lugar Santo do Tabernáculo quanto no arraial. Todos sabiam que, apesar das asperezas do deserto, o Senhor jamais os abandonaria naquela árdua caminhada.
"E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram, para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas que de tudo o que sai da boca do SENHOR viverá o homem." (Dt 8:3).
Jesus citou este versículo, quando o diabo o tentou, sugerindo que Ele convertesse pedra em pães (Mt 4.4). Muitas pessoas pensam que a vida se baseia na satisfação de seus apetites. Se puderem ganhar dinheiro suficiente para se vestir, comer e se divertir em grande estilo, pensam que estão vivendo "a boa vida". Mas essas coisas não satisfazem nossos mas profundos anseios. No final, elas nos deixam vazios e insatisfeitos. A verdadeira vida, segundo Moisés, consiste no total comprometimento com Deus e em viver de acordo com cada palavra que venha dele. 
Como podemos viver de acordo com cada palavra dele?
(1) Reconhecendo a necessidade que temos dela.
(2) Concordando que apenas Deus pode, verdadeiramente, nos satisfazer
(3) Orando pedindo a presença de Deus, e sua sabedoria e orientação, à medida de lemos sua Palavra.
(4) Desfrutando o relacionamento que temos com Ele, por meio de Jesus Cristo.
(5) Praticando aquilo que Ele nos ensina.
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.303).

2. A Palavra de Deus é o nosso sustento diário.
Além do pão, Deus proporcionava cotidianamente ao seu povo água, direção, proteção e iluminação (Êx 13.21; 15.22-27; 17.1-16). Por conseguinte, os israelitas eram sustentados, orientados e protegidos pelo Senhor a cada dia. À semelhança de Davi, eles podiam declarar que o Senhor era o seu pastor; nada lhes faltava (Sl 23.1).

3. A Palavra de Deus é o nosso sustento específico.
Na mesa do Tabernáculo, havia, como já vimos, doze pães distribuídos em duas fileiras, sendo um pão para cada tribo de Israel (Lv 24.6). Entre as fileiras de pães, o incenso (Lv 24.7). O que isso significa? Antes de tudo, que Deus alimenta o seu povo tanto coletiva quanto individualmente. Ele conhece perfeitamente nossas necessidades (Sl 103.14; Mt 6.8). O que podemos inferir desta lição? Deus tem uma comida personalizada para mim, para você e para cada servo seu em particular.

III – JESUS CRISTO, O PÃO QUE DESCEU DO CÉU
Os pães da proposição são o mais perfeito símbolo do Senhor Jesus Cristo, pois a sua missão, neste mundo, foi (e sempre será) alimentar-nos com a Palavra de Deus (Jo 1.1).

1. Jesus, o pão da vida.
O Senhor Jesus, através de sua palavra, revela-se como a água e o pão da vida (Jo 4.13,14; 8.32; Ap 7.17). Certa vez, Ele foi tão claro acerca de sua missão redentora, que levou alguns de seus discípulos mais chegados a escandalizarem-se com o seu discurso (Jo 6.48-60). O Senhor Jesus, como o pão vivo, não se limitou a ficar no santuário, mas, encarnando-se, trouxe a presença do Pai Celeste a toda a humanidade (Mt 1.23; Hb 1.3).

2. Jesus, o pão de nossa comunhão com o Pai.
Jesus, como o pão vivo que desceu do céu, não precisa ser trocado todos os sábados, como os pães da proposição (Lv 24.8). Nosso Salvador, além de ser um sumo sacerdote infinitamente superior a Arão, é o pão divino; e, do próprio sábado é Senhor (Mt 12.8; Jo 6.41; Hb 7.17-25). Aliás, Jesus Cristo é o próprio tabernáculo de Deus. Ao encarnar-se, tornou-se semelhante a nós (Jo 1.14; Hb 9.11,12). E, com a sua morte e ressurreição, fez-nos acessível o trono da graça, no qual, hoje, entramos ousadamente (Hb 4.16).

3. Dai-lhes vós de comer.
Hoje, ao proclamarmos o Evangelho, outra coisa não fazemos senão alimentar os famintos com a Palavra de Deus (Mt 28.18-20; Lc 9.13). Portanto, evangelizemos e façamos missões enquanto há tempo. A fome espiritual nunca foi tão acentuada como nos dias de hoje (Am 8.11,12).

CONCLUSÃO
No Antigo Testamento, apenas o sumo sacerdote e seus filhos tinham direito de comer dos pães da proposição. A única exceção foi Davi e seus homens (Mc 2.25,26). Através de Cristo, porém, temos acesso não somente aos pães da proposição como também ao lugar mais santo do tabernáculo. E, todas as vezes que nos reunimos para celebrar a Ceia do Senhor, lembramo-nos de que Jesus é a presença eterna do Pai entre nós (1 Co 11.23,24). Ele é o pão da vida. Amém.

PARA REFLETIR
A respeito de “Os Pães da Proposição", responsa:

1) Como os pães da proposição eram preparados?
Os pães da proposição eram preparados todos os sábados (1 Cr 9.32). Em sua composição, usava-se a flor da farinha de trigo (Lv 24.5). Depois de cozidos, eram postos em duas fileiras sobre a mesa, sendo entremeados por incenso (Lv 24.6,7).

2) Quem eram os encarregados de fazê-los?
Os coatitas.

3) Onde ficavam os pães da proposição?
Sobre a mesa.

4) O que eles simbolizam?
Os pães da proposição simbolizavam a presença sempre providencial de Deus no meio de seu povo (Jr 32.38).

5) Por que Jesus é o pão vivo que desceu do céu?
Porque a sua missão, neste mundo, foi (e sempre será) alimentar-nos com a Palavra de Deus (Jo 1.1).

BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, Adoração, Santidade e Serviço, Os princípios de Deus para sua Igreja em Levítico, Comentarista Pr. Claudionor de Andrade, 3 Trimestre 2018.

                              AGORA VAMOS A VÍDEO AULA SOBRE ESTA LIÇÃO.  TENHA BOM ESTUDO !                             








                                                                                                                                                                            
[     

Olá, estimado professor, segue abaixo material de apoio que o mesmo possa adicionar mais conteúdo para a sua aula.

O Propósito do Tabernáculo.
Representava a presença de Deus no meio do povo. Deus mandou Moisés construir o tabernáculo, porque almejava habitar no meio dos filhos de Israel: “E me farão um santuário, e habitarei no meio deles” (Êx 25.8). No tabernáculo (Êxodo caps. 25-40) está a figura de Cristo: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1.14). Não somente isso, mas cada peça e utensílio do tabernáculo apontam igualmente para Cristo e sua obra salvífica (Hb 9.8-10).(Lições CPAD Jovens e Adultos » 2010 » 3º Trim)
    1. Altar do holocausto
    2. Bacia de bronze
    3. Mesa dos pães da proposição
    4. Candeeiro de ouro
    5. Altar do incenso
    6. Arca da aliança
    7. Propiciatório
(Lições CPAD Jovens e Adultos » 2001 » 3º Trim)

                                                                                                                                                                            

14 comentários:

  1. Parabéns é claro o ensino estou muito feliz por aprende com vocês que Deus continue abençoando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, para glória de Deus falta pouco para concluirmos mais um trimestre de grande aprendizado !

      Excluir
  2. Me ajuda muito esse conteúdo 👏👏👏 DEUS continue ABENÇOANDO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos contentes por conseguir ajudar os irmãos neste nobre missão que é a EBD

      Excluir
  3. Amém este estudo tem sido uma bênção tem nos derecionado muito para comentar em nosso ministério que Deus abençoe a todos amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh Glória ! Que benção irmão ! compartilhe, divulgue este Blog ... este projeto esta ganhando força e Deus vai nos dar condições de aprimorarmos ainda mais este canal !

      Excluir
  4. Respostas
    1. Amém, Ore por mim irmão, acrescente o Prof.Éder Tomé nas vossas orações, quero ser revestido de poder e do Espírito Santo para falar de Jesus aos perdidos com autoridade, com graça e conhecimento !

      Excluir
  5. Paz amando irmão, é um excelente trabalho esse que o irmão está fazendo com esse auxílio a EBD, pois muitos professores mal lêem a revista, pior ainda pesquisar e melhorar o conteúdo. Mas ficou muito satisfeito pelo trabalho realizado pelo amado irmão, que muitos possam extrair desse riquíssimo auxílio que o irmão tem disponibilizado para nós.
    Deus abençoe sua vida poderosamente e não desista desse trabalho, porque por muitas aflições, nós importa é entrar no reino dos céus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo retorno, e ele que nos faz continuar neste propósito ! Deus abençoe por visitar nos Blog, favor divulgar e compartilhar este canal entre nossos irmãos da Igreja ! A paz do Senhor !

      Excluir
  6. Muito bom, que Jesus Cristo abençoe sempre os irmãos que tem sido canal de bênção...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta Semana (19/05/2019) vamos rever alguns pontos importantes desta lição para aplicar na Lição 7 - O Lugar Santo do 2Trimestre de 2019.

      Excluir