Total de visualizações de página

Páginas

domingo, 29 de julho de 2018

Lição 6 - A Doutrina do Culto Levítico

 Aula Presencial dia 5 de agosto de 2018 


Estimado professor,   acredito que já tenha percebido que nosso SLIDE semanal traz uma abordagem DETALHADA de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino,  tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se ao conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado.  Faça bom uso !  Baixe o Slide no formato desejado, Tenha liberdade de cortar, alterar e adicionar conteúdo. Não deixe de Divulgar e Compartilhar nas Redes Sociais !








OBJETIVOS GERAL
Explicar que tudo quanto existe pertence ao Senhor e ao Senhor deve ser consagrado, principalmente o nosso ser.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1 - Saber que a Terra é do Senhor;
2 - Mostrar que os animais e vegetais são do Senhor;
3 - Compreender que o ser humano é do Senhor.

 TEXTO ÁUREO 
"Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e 
aqueles que nele habitam" (Salmos 24.1)

 VERDADE PRÁTICA 
Deus é o Criador e somente Ele merece ser adorado.

HINOS SUGERIDOS DA HARPA CRISTÃ

3 - Plena Paz

23 - Glória a Jesus

25 - Jesus tu és bom






                                                                      Levítico 9.1-14                                                                           
1 - E aconteceu, ao dia oitavo, que Moisés chamou a Arão, e a seus filhos, e aos anciãos de Israel
2 - e disse a Arão: Toma um bezerro, para expiação do pecado, e um carneiro, para holocausto, sem mancha, e traze-os perante o SENHOR.
3 - Depois, falarás aos filhos de Israel, dizendo: Tomai um bode, para expiação do pecado, e um bezerro e um cordeiro de um ano, sem mancha, para holocausto;
4 - também um boi e um carneiro, por sacrifício pacífico, para sacrificar perante o SENHOR, e oferta de manjares, amassada com azeite; porquanto hoje o SENHOR vos aparecerá.
5 - Então, trouxeram o que ordenara Moisés, diante da tenda da congregação, e chegou-se toda a congregação e se pôs perante o SENHOR.
6 - E disse Moisés: Esta coisa que o SENHOR ordenou fareis; e a glória do SENHOR vos aparecerá.
7 - E disse Moisés a Arão: Chega-te ao altar e faze a tua expiação de pecado e o teu holocausto; e faze expiação por ti e pelo povo; depois, faze a oferta do povo e faze expiação por ele, como ordenou o SENHOR.
8 - Então, Arão se chegou ao altar e degolou o bezerro da expiação que era por si mesmo.
9 - E os filhos de Arão trouxeram-lhe o sangue; e molhou o dedo no sangue e o pôs sobre as pontas do altar; e o resto do sangue derramou ŕ base do altar.
10 - Mas a gordura, e os rins, e o redenho do fígado de expiação do pecado queimou sobre o altar, como o SENHOR ordenara a Moisés.
11 - Porém a carne e o couro queimou com fogo fora do arraial.
12 - Depois, degolou o holocausto, e os filhos de Arão lhe entregaram o sangue, e ele espargiu-o sobre o altar em redor.
13 - Também lhe entregaram o holocausto nos seus pedaços, com a cabeça; e queimou-o sobre o altar.
14 - E lavou a fressura e as pernas e as queimou sobre o holocausto no altar.
                                                                                                                                                                            



IMPORTANTE
Apresento neste BLOG os comentários como 
professor de EBD em cima dos tópicos da Revista do ALUNO 
NÃO APRESENTAREI O CONTEÚDO COMPLETO DA REVISTA
TENHA SUA REVISTA EM MÃOS E FAÇA UM BOM ESTUDO !



                                                   
INTRODUÇÃO
No livro de Levítico, há uma teologia sublime e altamente devocional, cujo objetivo é levar o crente israelita a reconhecer três verdades:
1) tudo quanto existe foi criado por Deus;
2) sendo Ele o Criador de todas as coisas, somente Ele deve ser adorado; e
3) tudo quanto há deve ser consagrado ao Deus Único e Verdadeiro.
Se observasse esse princípio, o povo de Israel ver-se-ia livre dos resquícios da idolatria do Egito, prevenindo-se didaticamente quanto às abominações de Canaã.
Nesta lição, veremos que a essência do culto levítico é conduzir o crente a adorar a Deus e a consagrar-lhe tudo quanto tem. Porque tudo pertence ao Senhor, pois Ele tudo criou e tudo preserva. Essa consagração, porém, só terá eficácia se começar pelo nosso próprio ser (Rm 12.1-3).

I – A TERRA É DO SENHOR
O livro de Levítico reafirma, através de suas ações litúrgicas, as mensagens do Gênesis e do Êxodo. Ele mostra que Deus, sendo o Criador dos Céus e da Terra, tem de ser adorado por tudo quanto existe e por tudo que temos.

1. Deus é o Criador dos Céus e da Terra.
Se o Gênesis mostra que Deus criou tudo quanto existe, o Levítico reivindica dos israelitas que consagrem tudo ao Senhor (Gn 1.1; Lv 1.17). Ao mesmo tempo, exorta-os didaticamente, por meios das ofertas e dos sacrifícios, que nenhum ídolo pode ser honrado como o nosso Deus (Lv 19.4; Is 42.8).

2. Deus é o libertador de Israel.
O livro de Levítico patenteia aos filhos de Israel que Deus é o libertador de seu povo. Por esse motivo, nenhum israelita poderia comparecer diante do Senhor de mãos vazias (Êx 23.15; 2 Co 9.7).

3. Israel é o templo de Deus.
A teologia de Levítico tinha por objetivo também conscientizar Israel de sua vocação divina (Lv 20.26). Logo, toda a nação israelita era (e no futuro o será) um templo de adoração ao Senhor (Lv.10.3). Isso significa que o povo hebreu não se limitava a ser uma mera teocracia, mas a comunidade de adoração por excelência ao Senhor (Lv 9.23). 

II – OS ANIMAIS E OS VEGETAIS SÃO DO SENHOR
A teologia do Levítico mostra a criação como serva do Criador. Por essa razão, os animais e os vegetais, em Israel, não eram adorados, mas serviam para adorar a Deus.

1. No Egito, os animais eram deuses.
Os egípcios não faziam distinção entre o Criador e a criação, nem estavam preocupados em distinguir os animais limpos dos impuros. Por isso, adoravam o boi, o crocodilo, o falcão, o gato, etc (Rm 1.25). Eis porque Deus, ao punir o Egito com as dez pragas, mostrou quão inúteis eram aqueles deuses.
Irmãos enfatize com seus alunos que Deus abomina a idolatria citando :
"Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima dos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra" (Êx 20.4).

ROMANOS 1.25
Pois mudaram a verdade de Deus em mentira e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém!
As pessoas têm a tendência de crer em mentiras que reforçam suas próprias crenças pessoais e egoístas. Hoje, mais do que nunca, precisamos saber qual é a base das nossas crenças. Com a televisão, a música, os filmes, e os demais meios de comunicação, apresentando, frequentemente, modos de vida pecaminosos e valores que não são íntegros, nós nos vemos, constantemente, bombardeados por atitudes e crenças que são totalmente opostas à Bíblia. Tome cuidado com as influências que você usa para formar suas opiniões. A Bíblia é o único padrão da verdade. Avalie todas as outras opiniões, comparando-as com os ensinamentos da Bíblia.
(Bíblia de Estudo Cronológica de Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.1665)

2. Os animais e a adoração a Deus.
Ao contrário dos egípcios, os israelitas não se davam ao culto dos animais, mas entregava-os em sacrifício ao Senhor (Lv 1.2). Além disso, faziam distinção entre os animais limpos e impuros (Lv cap. 11). Nesse sentido, o povo de Israel sabia que os animais não são deuses, e, sim, criaturas do Deus, que, bondosamente, o sustenta (Sl 104.14).

3. Os vegetais e a adoração a Deus.
Se por um lado, a Lei de Deus preconiza a preservação da natureza, por outro, condena a idolatria da natureza como acontecia em algumas antigas culturas cananeias e no período de apostasia dos judeus (1 Rs 14.23). Em Israel, os frutos da terra serviam para louvar e enaltecer a Deus (Lv 23.10)

LEVÍTICO 23:10
Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando houverdes entrado na terra, que vos hei de dar, e segardes a sua sega, então, trareis um molho das primícias da vossa sega ao sacerdote;
A Festas das Primícias exigia que as primeiras colheitas fossem oferecidas a Deus. Os israelitas não podiam comer os alimentos de sua colheita até que fizesse esta oferta. Hoje, Deus ainda espera que separemos primeiramente sua parte, e que não façamos isto por último. Dar sobras a Deus não é um modo de expressar gratidão. O que as "primícias" representam em sua vida ?
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.232)

FESTA DAS PRIMÌCIAS 
Esta era uma festa para ser comemorada quando eles estivessem em Canaã (Lv 23.10). Um molho das primícias da colheita deveria ser trazido ao Senhor e dessa maneira eles seriam aceitos diante de Deus (Lv 23.11). Esse molho era uma oferta de movimento e era a colheita da cevada, que era anterior à colheita do trigo. Essa festa é o símbolo da ressurreição de Jesus Cristo que, após morrer e ressuscitar, nos tornou aceitos diante do Senhor Deus. Com a Sua morte e ressurreição Jesus Cristo torna o homem, que crê na obra que Ele realizou, agradável perante Deus.
Eles não tinham terra no Egito e nem no deserto, mas esta festa os vê na Terra Prometida que o Senhor os deu. A Igreja não tem herança aqui na Terra, mas recebeu como herança do Senhor todas as bênçãos espirituais (Ef 1.3). Tudo nos foi dado por graça e não por mérito. As bênçãos nos foram dadas pelo mérito do Senhor Jesus Cristo. Este propósito de Deus para com a Igreja se tornou possível através de Sua própria graça para Seu louvor e glória (Ef 1.6).
(Revista Betel Dominical Adultos - 1 Trimestre - 2018) 

III – O SER HUMANO É DO SENHOR
A teologia do Levítico preconiza a sacralidade da vida humana como imagem e semelhança de Deus. Em Israel, ao contrário das culturas cananeias, estava proibido o sacrifício humano, pois o verdadeiro sacrifício a Deus é um coração humilde e contrito (Is 57.15).
Se Deus proibia sacrifício humano, porque pediu para Abraão sacrificar o próprio filho ? Será que não existe aqui uma contradição ?
As nações pagãs praticaram sacrifícios humanos, mas Deus condenava esta prática como um terrível pecado (Lv 20.1-5). Deus não queria que Isaque morresse, mas queria que Abraão sacrificasse Isaque em seu coração, para que ficasse claro que Abraão amava a Deus mais do que amava seu filho prometido, e por tanto tempo esperado. Deus estava pondo Abraão à prova. O propósito da prova é fortalecer nosso caráter e aprofundar nosso compromisso com Deus e seu momento perfeito.
Por meio desta difícil experiência, Abraão fortaleceu seu comprometimento  de obediência a Deus. Ele também aprendeu sobre a capacidade que Deus tem de prover (Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág. 46).
LEVÍTICO 20:1-5
1 - Disse o Senhor a Moisés:
2 - "Diga aos israelitas: Qualquer israelita ou estrangeiro residente em Israel que entregar um dos seus filhos a Moloque, terá que ser executado. O povo da terra o apedrejará.
3 - Voltarei o meu rosto contra ele e o eliminarei do meio do seu povo; pois deu os seus filhos a Moloque, contaminando assim o meu santuário e profanando o meu santo nome.
4 - Se o povo deliberadamente fechar os olhos quando alguém entregar um dos meus filhos a Moloque e deixar de executar o agressor,
5 - voltarei o meu rosto contra aquele homem e contra o seu clã e eliminarei do meio do povo tanto ele quanto todos os que seguem, prostituindo-se com Moloque.
ISAÍAS 57.15
Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos. 
Este versículo fala como Deus se identifica com os que são humildes e penitentes ("contritos"). O alto e santo Deus desceu ao nosso nível, para nos salvar, porque é impossível, para nós, subirmos ao seu nível, para nos salvar (veja 2Cr 6.18; Sl 51.1-7; Fp 2). (Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.941).

1. O ser humano é a imagem de Deus.
O livro de Levítico corrobora a teologia do Gênesis, ao mostrar que o ser humano foi criado por Deus (Gn 1.26). Portanto, há vários dispositivos, visando promover o ser humano como a obra prima das mãos divinas. Por esse motivo, o crente israelita era intimado a cuidar de seu corpo tanto exterior quanto interiormente (Lv 20.7). Nem marcas nem tatuagens eram admitidas (Lv 19.28). Ou seja, o ser humano só agradará a Deus se buscar a excelência divina em toda a sua maneira de ser, existir e pensar
LEVÍTICO 20.7
Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o SENHOR, vosso Deus.
LEVÍTICO 19.28
Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor.

2. A vida humana é sagrada.
O crente israelita é exortado a ver a vida humana como sagrada. Por isso mesmo, não poderia, sob hipótese alguma, consagrar sua descendência aos ídolos (Lv 18.21). Portanto, toda a nação de Israel, como propriedade exclusiva do Senhor, ao Senhor tem de ser consagrada.
LEVÍTICO 18.21
E da tua semente não darás para a fazer passar pelo fogo perante Moloque; e não profanarás o nome de teu Deus. Eu sou o Senhor.
Oferecer filhos como sacrifícios era uma atividade detestável, tal prática era comum nas religiões e culturas pagãs,e é fácil ver porque Deus lidou duramente com aqueles que começaram a segui-las, revela uma baixa consideração pelo valor de si mesmo e dos outros (Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.226).

3. O ser humano é servo e adorador a Deus.
Sendo Israel o povo do Senhor, deve, por conseguinte, dedicar-se totalmente ao serviço divino, oferecendo-lhe sacrifícios, celebrando seus grandes feitos e adorando-o na beleza de sua santidade (Lv 1.2; 23.2).
LEVÍTICO 1.2
Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando algum de vós oferecer oferta ao Senhor, oferecereis as vossas ofertas de gado, de vacas e de ovelhas.
Quando Deus ensinou seu povo a adorá-lo, colocou uma grande ênfase nos sacrifícios. Por quê? Os sacrifícios eram a maneira estabelecida por Deus para que o povo do Antigo Testamento pedisse perdão pelos seus pecados. Desde a criação, Deus deixou claro que o pecado separa as pessoas dele, e que aqueles que pecam merecem morrer. Pelo fato de todos terem pecado (Rm 3.23), Deus projetou o sacrifício como uma forma de buscar o perdão e de se ter o relacionamento com Ele restaurado. Por ser um Deus de amor e misericórdia, Ele decidiu, desde o início, que viria ao nosso mundo e morreria para pagar a pena no lugar de todos os seres humanos. Ele fez isso através de seu Filho, que embora ainda sendo Deus, tornou-se humano. Entretanto, antes de fazer este sacrifício máximo através de seu Filho, Deus instruiu as pessoas a matar animais como sacrifícios pelo pecado.
O sacrifício de animais cumpria duas finalidades:
(1) O animal tomava, simbolicamente, o lugar do pecador e pagava a penalidade do pecado e (2) a morte do animal representava uma vida dada para que outra vida pudesse ser salva. Este método de sacrifício contínuo ao longo dos tempos do Antigo Testamento. Ele foi eficaz no ensino e na orientação das pessoas e em levá-las de volta a Deus. Mas depois da morte de Cristo, os sacrifícios não mais foram necessários. Ele sofreu nossa punição de uma vez por todas.
O sacrifício de animais não é mais necessário. Agora, qualquer pessoa pode ser liberta da pena do pecado simplesmente crendo em Jesus, reconhecendo seu sacrifício em nosso lugar, e aceitando o perdão que Ele oferece.
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.203-204). 

LEVÍTICO 23.2
Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: As solenidades do Senhor, que convocareis, serão santas convocações; estas são as minhas solenidades.
Deus estabeleceu vários feriados nacionais a cada ano para celebração, comunhão e adoração. Muito pode ser aprendido sobre um povo observando os feriados que celebram e a forma como os celebram. Tome nota de suas tradições de feriados. O que elas dizem sobre seus valores ? De que forma suas celebrações e feriados refletem seu relacionamento com Deus ?
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.232)
Referente as festas de Israel estabelecidas por Deus para a celebração dos Seus feitos e para adoração na beleza de sua santidade, vale aqui alinharmos, estas solenidades de Israel para nós cristãos da seguinte forma :


4. O sacrifício pacífico.
A teologia do livro de Levítico tinha por objetivo, antes de tudo, levar o israelita a servir voluntária e amorosamente a Deus. Esse ideal é realçado pelo salmista (Sl 100.2). A síntese desse ensinamento está no sacrifício pacífico com que Israel mostrava a sua gratidão ao Senhor (Lv 7.11-17). Quanto a nós, somos exortados a oferecer a Deus, na pessoa de Jesus Cristo, por mediação do Espírito Santo, sacrifícios de louvores (Hb 13.15)
Olá povo de Deus, clique abaixo e tenha em mãos uma lição completa em todos os sentidos sobre o sacrifício pacífico, com material de apoio, vídeos de pre-aulas e slides, que benção, vamos nos aprofundar sobre este sub-tópico ?

CONCLUSÃO
Nós somos o templo do Espírito Santo (1 Co 6.19). E, como tais, somos intimados a andar em novidade de vida, consagrando tudo ao Senhor, a começar por nós mesmos (1 Ts 5.23). Se não nos ofertarmos amorosa e incondicionalmente a Deus, e usarmos o nosso corpo para o pecado, como estaremos diante de Deus? Seremos réus diante dEle (1 Co 6.18-20). A essência da teologia do Levítico continua válida ainda hoje. O Deus que exortou Israel à santidade requer, de igual modo, a nossa santificação (Lv 19.2; 1 Ts 4.3).

PARA REFLETIR
A Respeito de “A Doutrina do Culto Levítico”, responda:

1) Qual é a essência do Culto Levítico?
A essência do culto levítico é conduzir o crente a adorar a Deus e a consagrar-lhe tudo quanto tem, porque tudo pertence ao Senhor, pois Ele tudo criou e tudo preserva.

2)  Quais os três pontos doutrinários do Levítico?
(1) Tudo quanto existe foi criado por Deus;
(2) sendo Ele o Criador de todas as coisas, somente Ele deve ser adorado; e
(3) tudo quanto há deve ser consagrado ao Deus Único e Verdadeiro.

3) Como devemos ver a criação de todas as coisas?
Segundo a teologia de Levítico devemos ver a criação como serva do Criador.

4) Como o Levítico vê os animais?
Como criaturas do Deus, que, bondosamente, os sustentam.

5) Qual a melhor oferta que podemos fazer ao Senhor?
Um coração humilde e contrito.

BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, Adoração, Santidade e Serviço, Os princípios de Deus para sua Igreja em Levítico, Comentarista Pr. Claudionor de Andrade, 3 Trimestre 2018.

                              AGORA VAMOS A VÍDEO AULA SOBRE ESTA LIÇÃO.  TENHA BOM ESTUDO !                             
Antes de Assistir os vídeos, se a radio do site estiver tocando, suba a página até a radio e 
toque no vídeo da musica que estiver tocando para interromper o som.








                                                                                                                                                                            
[     

Olá, estimado professor, segue abaixo material de apoio que o mesmo possa adicionar mais conteúdo para a sua aula.

Clique Aqui - Lição : O Sacrifício Pacifíco (Editora Betel) - Completíssima


                                                                                                                                                                            

8 comentários:

  1. Bom dia Professor. Tudo bem? Gostaria de saber que dia vai estar disponivel um material de apoio da lição 6 do 3°trimestre 2018. Obrigado Deus continue lhe abençoando. Atenciosamente Irmão Paulo.

    ResponderExcluir
  2. É bom possível que amanhã (terça-feira) esteja liberando tudo ! Até mais !

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo material fornecido, Deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmão ou irmã, Deus abençoe também pela visita ao nosso Blog ! Avise os irmãos, compartilhe, vamos levar este canal para milhares de pessoas e Deus será glorificado !

      Excluir
  4. Meus irmãos, a paz do Senhor, pastoreio em Santa Cruz do Piauí, e estou sem palavras para descrever o quanto é valioso este trabalho de vocês. Que Deus lhes abençoe sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pastor Assis, Deus abençoe pelo retorno ... é muito importante para nós, pois dá força para continuarmos este trabalho ! Estamos felizes por conseguir ajudá-lo no vosso ministério. Que benção ! A Paz do Senhor !

      Excluir
  5. Paz de do senhor. Sou de Pacajus CE e tbm acho benção de Deus todo esforço e esboço para ajudar a nós professores, q Deus vos abençoe.

    ResponderExcluir
  6. A paz! Tem um video que é da lição 6 dos Jovens!

    ResponderExcluir