Total de visualizações de página

Páginas

terça-feira, 12 de junho de 2018

Lição 12 - Ética Cristã e Política

 Aula Presencial dia 17 de junho de 2018 


Estimado professor,   acredito que já tenha percebido que nosso SLIDE semanal traz uma abordagem DETALHADA de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino,  tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se ao conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado.  Faça bom uso !  Baixe o Slide no formato desejado, Tenha liberdade de cortar, alterar e adicionar conteúdo. Não deixe de Divulgar e Compartilhar nas Redes Sociais !








OBJETIVOS GERAL
Mostrar que a política faz parte da vida em sociedade e que o crente deve ter consciência política.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1 - Apresentar uma perspectiva bíblica da política;
2 - Compreender que a separação do Estado da Igreja é uma herança protestante;
3 - Mostrar como o cristão deve lidar com a política.

  TEXTO ÁUREO 
“Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; 
a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; 
a quem honra, honra.” (Rm 13.7)

VERDADE PRÁTICA 
A política faz parte da vida em sociedade. Como o cristão 
não vive isolado, ele deve ter consciência política, 
sendo sal e luz neste mundo.

 PONTO CENTRAL 
A política faz parte da vida em sociedade. 

HINOS SUGERIDOS DA HARPA CRISTÃ

386 - Vencidos os Combates

398 - Perto do Meu Redentor

401 - Jesus Voltará




Romanos 13:1-7
1 – Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus.
2 – Por isso, quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.
3 – Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a autoridade? Faze o bem e terás louvor dela.
4 – Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus e vingador para castigar o que faz o mal.
5 – Portanto, é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente pelo castigo, mas também pela consciência.
6 – Por esta razão também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo sempre a isto mesmo.
7 – Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.



IMPORTANTE
Apresento neste BLOG os comentários como 
professor de EBD em cima dos tópicos da Revista do ALUNO 
NÃO APRESENTAREI O CONTEÚDO COMPLETO DA REVISTA
TENHA SUA REVISTA EM MÃOS E FAÇA UM BOM ESTUDO !



                                                   
INTRODUÇÃO
As Escrituras registram a liderança política de grandes personagens bíblicos, entre eles, José, o governador do Egito (At 7.9,10); e Ester, a rainha da Pérsia e da Média (Et 5.2). Contudo, apesar desses exemplos, por muitas décadas a política foi satanizada no meio evangélico. Como resultado, e com sua omissão, a igreja permitiu que o Poder Público fosse exercido muitas vezes por ateus, ímpios e imorais. Esse comportamento contribuiu com a eleição, por exemplo, de governos contrários à cultura judaico-cristã. Para mudar esse quadro faz-se necessário que a igreja amadureça e aprofunde sua “consciência política”.

A política é atividade necessária ao bom ordenamento e desenvolvimento da vida de uma nação, na qual a Igreja está inserida.
(Revista Lições Bíblicas - 3T - 2002 - Pr.Elinaldo Renovato - Pág.92).

Converse com a turma sobre o conceito de política e suas implicações no dia-a-dia. Até que pontos somos afetados por ela ? O que o desempenho do Presidente da República tem a ver com a minha saúde ? Com a Educação de meus filhos ? Com o meu Salário ? Como a política se desdobra afetando, ou beneficiando, o cidadão tanto individual como coletivamente ? De que forma a política pode atingir ou influenciar a comunidade cristã ?
(Revista Lições Bíblicas - 3T - 2002 - Pr.Elinaldo Renovato - Pág.91).

Conceito de Política
O vocábulo política vem do grego, polis, "cidade".
A política, pois, procura determinar a conduta ideal do Estado, pelo que seria uma ética social.
(Revista Lições Bíblicas - 3T - 2002 - Pr.Elinaldo Renovato - Pág.92).

I – UMA PERSPECTIVA BÍBLICA DA POLÍTICA

1. Deus governa todos os aspectos da vida humana, inclusive o político. As Escrituras mostram que Deus se relaciona diretamente conosco em todos os aspectos da vida (Mt 6.33). Isso significa que Ele intervém em nossa jornada diária, pois o Pai Celeste “trabalha para aquele que nele espera” (Is 64.4). Nesse aspecto, a Bíblia mostra que o Altíssimo “remove os reis e estabelece os reis” (Dn 2.21), “porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus” (Rm 13.1). Sim, o Deus Altíssimo governa o aspecto político da vida no mundo.

2. Deus levanta homens que o glorifiquem na política. Os exemplos da Bíblia são abundantes. Mas destacamos três deles: José, filho de Jacó (Gn 41.37-57); Ester, a rainha (Et 2.12-20); Daniel, o jovem (Dn 2.46-49). Essas três pessoas se colocaram à disposição do Senhor, e por intermédio dEle, providenciaram o escape para o povo de Deus (Gn 42.46-49; Et 7.1-10; Dn 2.1-45). A história da Igreja também mostra um homem chamado William Wilberforce (1759 - 1833), que por influência do Evangelho, e impactado pelo ministério de John Wesley, foi quem liderou o fim do tráfico de escravos no reino britânico. Sim, Deus usa pessoas para glorificar o seu nome na política.

3. O Estado e a Política. O Estado tem como função garantir, por meio de políticas públicas, as condições necessárias para a vida digna da sociedade. A Palavra de Deus diz que as autoridades instituídas são para disciplinar as obras más e enaltecer quem faz o bem (Rm 13.3,4). Assim, como vivemos num estado democrático de direito, onde tanto cidadãos quanto autoridades instituídas têm direitos e deveres mediante a carta constitucional do país, isto é, vivemos no império das leis, e por isso, devemos exercer o mesmo princípio de submissão ao Estado esposado pelo apóstolo Paulo em Romanos 13.1,2. 

4. O Estado e a Bíblia. O Novo Testamento retrata o Estado como instrumento ordenado por Deus (Rm 13.1), assim, os que resistem ao Estado afrontam a Deus (Rm 13.2). Nesse contexto, o Estado é servo do Altíssimo para aplicar a justiça (Rm 13.4), logo, ele não é problema para os que fazem o bem, mas para os que praticam o mal (Rm 13.4; 1 Pe 2.14). Assim, é lícito pagar tributos e impostos ao Estado (Rm 13.6,7), bem como temos a recomendação de orar pelas autoridades públicas (1 Tm 2.1,2).

II – A SEPARAÇÃO DO ESTADO DA IGREJA: UMA HERANÇA PROTESTANTE
O conceito de Estado Laico é compreendido como a separação entre o Estado e a Igreja. Significa que um não pode interferir nas atividades do outro e vice-versa.

1. A união entre a Igreja e o Estado. No ano 313, Constantino e Licínio, imperadores romanos do Ocidente e do Oriente respectivamente, promulgaram o Édito de Milão. O decreto outorgou liberdade e tolerância religiosa aos cristãos no Império Romano. O imperador Teodósio decretou em 380 d.C. o Édito de Tessalônica, estabelecendo o Cristianismo como religião oficial do Império. O Édito prometia vingança divina e castigo do Estado aos que não aderissem à lei. A partir de então a união entre a Igreja e o Estado passou a ser indiscutível. À exemplo da deformação da nação de Israel, o início dessa união trouxe até benefícios, mas em seguida, essa mistura foi trágica (1 Sm 10.1; cf. 8.10-19).

2. A separação entre a Igreja e o Estado. Ao fim da Idade Média, os ideais humanistas valorizavam os direitos individuais do cidadão e isso despertou nos cristãos a necessidade de reformar a Igreja, especialmente, o Clero (sacerdotes). Os abusos de Roma e a venda das indulgências deflagraram a Reforma em 1517, na Alemanha. O Monge Martinho Lutero rompeu com o catolicismo romano. Foi a partir da Reforma que, paulatinamente, os conceitos de liberdade, de tolerância religiosa, de democracia e de separação entre Igreja e Estado foram alçados ao status de direitos fundamentais. A Palavra de Deus mostra que a ideia de Estado e Igreja não dará bons resultados (At 4.1-7). Por isso, o Estado não deve interferir na Igreja nem a Igreja no Estado. Todavia, o povo de Deus jamais deve faltar com a sua voz profética diante das injustiças e pecados sociais.

3. O Modelo de Estado Laico Brasileiro. A Constituição do Brasil outorga ao cidadão plena liberdade de crença e garante o livre exercício dos cultos e liturgias, além da proteção aos locais de adoração (Art. 5º). No artigo 19 está definida a separação entre o Estado e a igreja, mas ressalva na forma da lei, a colaboração de interesse público. Assim, embora o Estado brasileiro seja laico, ele não é ateu. Desde os primórdios, o ser humano tem a necessidade de cultuar a Deus (Sl 42.1), portanto, o Estado não pode negar a natureza religiosa do indivíduo.

III – COMO O CRISTÃO DEVE LIDAR COM A POLÍTICA
O cristão precisa tomar cuidado com a “politicagem” e definir com temor a Deus a sua atuação política.

1. O perigo da politicagem. Os dicionários em geral conceituam politicagem como “política reles e mesquinha de interesses pessoais”. O perigo dos atos politiqueiros envolvendo os cristãos é colocar em descrédito o Evangelho e a Igreja. Assim, os políticos contrários às convicções cristãs não podem receber o apoio nem o voto da igreja. No cristianismo primitivo, a igreja em Corinto foi advertida a observar o seguinte princípio: “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?” (2 Co 6.14,15).

É importante o professor definir e mostrar a diferença entre política e politicagem.
Enquanto a política procura determinar a conduta ideal do Estado, pelo que seria uma ética social, a politicagem são alianças da Igreja, ou de pessoas influentes da Igreja com políticos corruptos em prol de seus interesses pessoais.

Os crentes, como cidadãos, podem votar e ser votados. Mas a igreja, como instituição de Cristo, não deve ser envolvida com a política, mediante a troca de favores de quaisquer espécie. O  prejuízo pode ser irreparável. É de bom alvitre que os pastores não declarem sua preferência. Estes foram chamados para unir o rebanho. A política divide as pessoas, pela própria natureza partidária (Ler 1Co1.10). O púlpito, de igual modo, não é lugar para os políticos. A eles, deve ser dada honra, mas o uso do púlpito é para os homens santos, consagrados a Deus.
(Revista Lições Bíblicas - 3T - 2002 - Pr.Elinaldo Renovato - Pág.95).

2. Como delimitar a atuação da igreja. Os princípios éticos devem ser estritamente observados. O púlpito da igreja não pode dar lugar ao “palanque eleitoreiro”. É verdade que a igreja precisa de conscientização política, mas isso não significa ocupar o espaço de adoração e pregação da Palavra com campanhas políticas. Conscientização política é uma coisa, campanha política é outra. Esta não cabe no espaço de culto do Corpo de Cristo. Nesse sentido, a conscientização política da igreja deve ser fundamentada em princípios cristãos. Isso significa que o cristão deve analisar as propostas e as ideologias dos partidos políticos sob a ótica cristã (cf. Is 5.20).


Fico estarrecido com alguns lideres assembleianos, que por anos vem apoiando candidatos dentro das nossas igrejas, inclusive de partidos comunistas.
Estive presente em algumas reuniões dessas, onde políticos tiveram a liberdade de transformar o púlpito em um palanque eleitoral. Isso é muito triste!
Na internet encontramos também vários vídeos comprovando descaradamente esta politicagem dentro das igrejas Assembleianas.
Precisamos da política na sociedade, mas não precisamos da politicagem dentro das nossas igrejas, tomando nosso tempo no culto de adoração à Deus !

Vamos para a Igreja para adorar e cultuar a Deus e não para ouvir políticos defendendo seus interesses pessoais.
Pesquise no Google "assembleia de deus e a propina", é certo que você ficará envergonhado, infelizmente a igreja Assembleias de Deus está ocupando as páginas de jornais e o jornalismo na TV de uma forma negativa, levando o descrédito do nome da denominação e do Evangelho porque alguns estão fazendo alianças com políticos sujos.

O que a Igreja pode sofrer com os maus politicos
No novo milênio, a Igreja poderá sofrer grandemente, com a ação de homens ímpios. Já há, no congresso, projeto lei, propondo a "união civil entre pessoas do mesmo sexo",  que nada mais é que a legalização pura e simples do homossexualismo, que é na Bíblia, um pecado gravíssimo, "uma abominação ao Senhor" (conforme Lv 18.22,23; Rm 2.24-28). Projeto, legalizando o aborto já foi apresentado. Em breve, poderão vir projetos, legalizando a eutanásia, a clonagem de seres vivos (inclusive humanos), o jogo do bicho, os cassinos, e a maconha, além de outros, que destroem a dignidade da raça humana, conforme os princípios do Criador. A Nova era já está nas ruas e na mídia apregoando "a paz", iludente e absurda. Em muitas escolas, é utilizada "meditação transcendental". Quem faz as leis? Os pastores? Os Evangelistas? Missionários? Não! São aqueles que são eleitos, inclusive com o voto dos cristãos. Portanto, é tempo de despertar; de agir com santidade mas sem ingenuidade.
(Revista Lições Bíblicas - 3T - 2002 - Pr.Elinaldo Renovato - Pág.94).

3. Ajustando o foco da igreja. O povo de Deus não pode limitar-se a fazer oposição e oferecer resistência à iniquidade no poder temporal. Não pode depositar sua confiança e esperança nas decisões políticas. As lideranças devem incentivar o avivamento espiritual. O avivamento liderado por John Wesley (1703-1791) trouxe mudanças sociais significativas na Inglaterra, pois o mal realmente a ser combatido pela igreja é o pecado. Não podemos jamais perder a nossa consciência e natureza espiritual. Quando a mensagem de arrependimento for pregada ao mundo, então, vidas serão transformadas. O Espírito Santo terá liberdade para convencer os ouvintes do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8). À medida que verdadeiras conversões a Cristo ocorrem, na mesma proporção, a nossa nação sofre transformações espirituais e sociais.

Nosso comentarita frisa que "não podemos depositar nossa confiança nas decisões políticas", essa frase pode nos levar a reflexão, muitos eleitores votam confiando nas promessas dos políticos durante as campanhas eleitorais, já percebeu que durante as campanhas políticas eles tem soluções para todos os problemas sociais ? Melhorias na Educação, na Saúde, nos meios de transportes, e passa eleições e eleições e nós continuamos da mesma forma ou até pior ?

Na campanha eleitoral de 2010, o humorista Francisco Everardo Oliveira Silva, muito conhecido como Tiririca, em sua campanha falava: "Vote no Tiririca, pior que está não fica", e foi eleito para deputado federal por São Paulo com 1,3 milhão de votos, a segunda maior da história, ficando atrás apenas no Enéas Carneiro. Especialistas afirmaram que o povo votou em protesto, colocando alguém do circo para mostrar a indignação. Como Tiririca teve muitos votos acabou puxando outros três deputados com baixa votação e de legendas de partidos comunistas.
Conclusão: Tiririca entrou, terminou o mandato sem subir na tribuna, teve 100% de presença nas sessões, todavia, não fez nada expressivo que colaborasse com a melhoria da vida do trabalhador. Os parlamentares eleitos em 2010 pioraram a situação do país, logo veio o estouro do escândalo do mensalão e da Lava-Jato ... e ficou tudo pior do que estava. O exemplo que citei mostra que o povo brasileiro não tem consciência da importância do seu voto, não leva a sério a política, e acaba acontecendo o que temos hoje: um saldo de 238 deputados e senadores sendo investigados pelo STF, por crimes de corrução.

Não é atoa que a bíblia no adverte em Jeremias 17:5 "Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!"
Como cristão, temos que cumprir nosso dever de cidadão, todavia, não devemos colocar nossa confiança demasiada em homens, em políticos, 99,9% deles não está nem ai pelo povo, estão pensando com a barriga!  Portanto:
"Porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura" (Hb 13.14). Essa é uma realidade da qual muitos crentes não têm consciência. Vivem neste mundo, tão arraigados com ele, que perdem a visão da cidadania celestial. Na verdade, nem somos deste mundo! (conforme Jo 15.18,19). Somos peregrinos e forasteiros (Hb 11.13). Aqui a corrupção "destrói grandemente" (Mq 2.10). Se há uma atividade em que há corrupção, esta é a política aqui na terra.
(Revista Lições Bíblicas - 3T - 2002 - Pr.Elinaldo Renovato - Pág.93).
Incentive seu aluno a ser um cidadão aqui na terra que procura votar no melhor candidato que tenha princípios cristãos, evitando votar em partidos comunistas (leia o link abaixo), todavia, sem perder a visão de cidadão do céu, sem perder o foco da igreja: Clamemos por um real avivamento espiritual na nossa nação.

Aqui cabe um esclarecimento, não esqueça de passar isso para seu aluno.
Nem todo descrente é ímpio no sentido em que estamos usando o termo. Todo ímpio é incrédulo, mas nem todo incrédulo é ímpio.
Há não-evangélicos que são homens de bem.
E há evangélicos que não são honestos.
Se não houver um candidato com perfil cristão, o crente pode sufragar (votar) o nome de um cidadão de boa reputação.
A Bíblia diz que devemos examinar tudo e ficar com o bem (1Ts 5.21).
(Revista Lições Bíblicas - 3T - 2002 - Pr.Elinaldo Renovato - Pág.93).

Leve seu aluno a seguinte reflexão:  o que um cantor evangélico sem ao menos terminar o ensino fundamental pode fazer por você se for eleito ?
Será que o candidato cristão que está pedindo o seu voto tem condições de trazer algum benefício para o trabalhador ?
Tem uma cantora evangélica eleita como vereadora em São Paulo que só faz leis referente a mérito e homenagens estando no seu terceiro mandato, não seria melhor votar em um homem não-evangélico de bem com uma boa formação e carreira?
Leve seu aluno a refletir essa questão.

BANCADA EVANGÉLICA
Atualmente a maioria dos deputados, senadores estão envolvidos com a corrupção, nossa bancada evangélica tem sido conivente com a impunidade, votaram CONTRA a investigação do Presidente Temer durante seu mandato, alegando ser melhor para o Brasil empurrar as investigações para depois que o Temer terminar o mandato, isso é uma vergonha, é esconder sujeira debaixo do tapete, deveria dar ao Temer o mesmo tratamento que deram para a Dilma.


Clique Aqui - Não Existe Verdade com quem faz Politicagem !

IMPORTANTE FALAR PARA SEU ALUNO
Enfatize para seus alunos que nossa Bancada Evangélica no congresso e senado é uma vergonha (poucos se salvam), é só procurar na internet o que eles tem realizado, procurem saber quais as leis que eles tem aprovado em benefício do trabalhador (muitos evangélicos votam contra benefícios ao trabalhador). Fale para seu aluno pesquisar sobre o candidato antes de votar, se possível não reeleja nenhum político em 2018 nem os evangélicos, a grande maioria está envolvida com a corrupção, não vou denunciar cada um deles aqui porque este canal não foi criado com este objetivo. Diga para seu aluno não votar Nulo ou em Branco, se fizer isso estará dando oportunidade para os candidatos ruins e comunistas subirem no poder. Os comunistas não votam Nulo e em Branco, nos incentiva a isso para serem favorecidos nas urnas. Antes de mais nada, não queria comentar essa lição, faço porque é necessária, todavia, é assunto para embrulhar o estomago. 


CONCLUSÃO
Diante do cerceamento de algumas liberdades, a igreja começou a despertar para a realidade política. As mudanças e as transformações sociais passam pelo processo político. Por que então não eleger candidatos verdadeiramente vocacionados para a vida pública e que reproduzam a moral cristã? Por que não apoiar políticos que rejeitam as leis contrárias aos princípios cristãos? Para tanto, a Igreja precisa ocupar o seu espaço e influenciar positivamente a sociedade (Mt 5.13-16).

O cristão não pode ser contrário a uma atividade que busca a "conduta ideal do Estado". Como cidadãos da terra, precisamos viver num determinado local físico e social, que faz parte de um Estado, que faz parte de um País. Esses precisam ser administrados por homens de bem. Melhor seria que fossem cristãos. Que Deus nos dê sabedoria e visão.
(Revista Lições Bíblicas - 3T - 2002 - Pr.Elinaldo Renovato - Pág.95).

PARA REFLETIR
A respeito do tema “Ética Cristã e Política”, responda:

Sobre o governo de todos os aspectos da vida humana, o que as Escrituras mostram?
Mostram que Deus intervém em nossa jornada diária, pois Ele “trabalha para aquele que nele espera” (Is 64.4). Nesse aspecto, a Bíblia mostra que o Altíssimo “remove os reis e estabelece os reis” (Dn 2.21), “porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus” (Rm 13.1).

Que tipo de Estado vivemos hoje?
Vivemos num estado democrático de direito, onde tanto cidadãos quanto autoridades instituídas têm direitos e deveres mediante a carta constitucional do país, isto é, vivemos no império das leis, e por isso, devemos exercer o mesmo princípio de submissão ao Estado esposado pelo apóstolo Paulo em Romanos (Rm 13.1,2).

A partir do exemplo da nação de Israel, qual foi o resultado da união entre Igreja e Estado?
Á exemplo da deformação da nação de Israel, o início dessa união trouxe até benefícios, mas em seguida, essa mistura foi trágica.

O que implica o conceito de Estado Laico?
O conceito de Estado Laico é compreendido como a separação entre o Estado e a Igreja. Significa que um não pode interferir nas atividades do outro e vice-versa.

Qual o mal a ser combatido pela igreja?
O mal realmente a ser combatido pela igreja é o pecado.

BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, Valores Cristãos - Enfrentando as questões morais de nosso tempo, Comentarista Pr. Douglas Baptista, 2 Trimestre 2018.

                              AGORA VAMOS A VÍDEO AULA SOBRE ESTA LIÇÃO.  TENHA BOM ESTUDO !                             
Antes de Assistir os vídeos, se a radio do site estiver tocando, suba a página até a radio e 
toque no vídeo da musica que estiver tocando para interromper o som.







                                                                                                                                                                            
[     

Olá, estimado professor, segue abaixo material de apoio que o mesmo possa adicionar mais conteúdo para a sua aula.

                                                                                                                                                                            

3 comentários:

  1. Bom dia vai te comentários desta semana

    ResponderExcluir
  2. hoje vou colocar os comentários irmão Wellygton, Deus abençoe pela visita !

    ResponderExcluir
  3. BOM DIA!! NÃO CONSIGO BAIXAR OS SLIDES DA LIÇÃO 12 DESDE DA SEMANA PASSADA. SURGE UMA MENSAGEM QUE OS SLIDES NÃO PODEM SER CONVERTIDOS. É SOMENTE ESTA LIÇÃO, NÃO ESTÁ LIBERADO. GRATA, MIRIAM VICENTE

    ResponderExcluir