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domingo, 21 de janeiro de 2018

Lição 4 - Jesus é Superior a Josué - O meio de entrar no Repouso de Deus

 Aula Presencial dia 28 de janeiro de 2018 


Estimado professor,   acredito que já tenha percebido que nosso SLIDE semanal traz uma abordagem DETALHADA de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino,  tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se ao conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado.  Faça bom uso !  Baixe o Slide no formato desejado, Tenha liberdade de alterá-lo, Divulgue e Compartilhe !











OBJETIVOS GERAL
Demonstrar que Jesus é superior a Josué na mensagem e no provimento de repouso para o povo de Deus.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1 - Mostrar que a mensagem de Jesus é superior a de Josué;
2 - Mencionar a provisão de um descanso superior ao de Josué;
3 - Apontar a superioridade da orientação de Jesus em relação à de Josué.


  TEXTO ÁUREO 
"Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém 
caia no mesmo exemplo de desobediência." (Hb 4.11)

VERDADE PRÁTICA 
O descanso provido por Josué foi terreno, temporário e incompleto; 
o descanso provido por Cristo é celestial, eterno e completo.

 PONTO CENTRAL 
Enquanto Josué proporcionou um descanso terreno, temporário e incompleto para Israel, Jesus Cristo proveu um descanso celestial, eterno e completo para a Igreja.

HINOS SUGERIDOS DA HARPA CRISTÃ

47 - Rocha Eterna

146 - Caminho Brilhante

212- Os Guerreiros se Preparam




Hebreus 4:1-13
1 TEMAMOS, pois, que, porventura, deixada a promessa de entrar no seu repouso, pareça que algum de vós fica para trás.
2 Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram.
3 Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como disse: Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo.
4 Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo: E repousou Deus de todas as suas obras no sétimo dia.
5 E outra vez neste lugar: Não entrarão no meu repouso.
6 Visto, pois, que resta que alguns entrem nele, e que aqueles a quem primeiro foram pregadas as boas novas não entraram por causa da desobediência,
7 Determina outra vez um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, muito tempo depois, como está dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações.
8 Porque, se Josué lhes houvesse dado repouso, não falaria depois disso de outro dia.
9 Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus.
10 Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas.
11 Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência.
12 Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
13 E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.




Segunda-Feira –  Hebreus 4:2 
A mensagem de Deus deve ser recebida pela fé
4 : 2  Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram.

Terça-Feira –  Hebreus 4:6 
A mensagem de Deus deve ser acompanhada pela obediência
4 : 6  Visto, pois, que resta que alguns entrem nele, e que aqueles a quem primeiro foram pregadas as boas novas não entraram por causa da desobediência,
  
Quarta-Feira –  Hebreus 4:7 
A mensagem de Deus dever ser acolhida com contrição
4 : 7  Determina outra vez um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, muito tempo depois, como está dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações.

Quinta-Feira –   Hebreus 4:8-9 
A mensagem de Deus promove um descanso real e total
4 : 8  Porque, se Josué lhes houvesse dado repouso, não falaria depois disso de outro dia.
4 : 9  Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus.

Sexta-Feira –  Hebreus 4:11 
A mensagem de Deus promove um descanso eterno
4 : 11  Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência.

Sábado –  Hebreus 4:12 
A Palavra de Deus é viva e eficaz
4 :12  Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

                                                   

Olá professor, não podemos nos esquecer de incentivar nossos alunos a ler e meditar na Palavra de Deus. Neste trimestre incentive seu aluno a ler a Epístola aos Hebreus, são apenas 13 capítulos ao qual vamos ter a oportunidade de ler, meditar e nos aprofundar no conhecimento. Que Benção !
  
INTRODUÇÃO
A conquista de Canaã sob a liderança de Josué é retratada pelo autor da Carta aos Hebreus como um tipo da Canaã celestial. Deus havia prometido a conquista da terra a Moisés e Josué (Êx 3.8; Js 1.2,3). Mas ao longo da jornada do Êxodo muitos ficaram pelo caminho. A incredulidade e a desobediência, somadas à falta de ânimo, fizeram com que o povo não vivesse as promessas de Deus em sua plenitude. O mesmo processo estava se repetindo agora com os crentes da Nova Aliança e pelas mesmas razões. A única forma de voltar para a corrida e completar o percurso, entrando no descanso de Deus, era observando a sua Palavra.

Quem era Josué ?
O nome primitivo de Josué era Oséias, Oshea, que em hebraico significa "Jeová é salvação", mas Moisés mudou esse nome para Yehoshua, "Josué", que em grego é Iesous, como está na Septuaginta (Nm 13:16). Os judeus usam o nome Yeshua para identificar o nome do Senhor Jesus ainda hoje.
Em Josué temos a figura de Jesus como nosso general vencedor de todas as batalhas (Ap 19:11-16).
(Pr. Esequias Soares - Revista Lições Bíblicas - CPAD - 2T 2003 - pág. 51-52)

Josué era um servo fiel, corajoso, temente à Deus, de muita fé, era incansável, conseguiu conquistar a maior parte da Palestina. 
O nosso Senhor tem uma tarefa para cada pessoa de acordo com Seus planos. Ele escolheu Moisés, um homem manso, para guiar o povo durante 40 anos no deserto. Depois, o Senhor precisou de Josué (Js 1:2), um valente guerreiro, para destruir os inimigos do Seu povo. Nos dias atuais, este princípio não pode ser esquecido, muito menos desprezado: Cada um fique na vocação em que foi chamado (I Co 7:20). Obreiros fora de seu lugar causam sérios prejuízos à obra de Deus.
(Pr. Geziel Gomes - Revista Central Gospel nro.29 ano 7 pág.74-75)

Josué sucedeu Moisés como líder de Israel. Que qualificações ele tinha para se tornar o líder de uma nação ?
(1) Deus o indicou (Nm 27:18-23)
(2) Ele era um dos dois únicos adultos que testemunharam as pragas do Egito e o êxodo daquela nação.
(3) Ele foi assistente pessoal de Moisés durante 40 anos.
(4) Dos doze espias, somente ele e Calebe exibiram total confiança de que Deus os ajudaria a conquistar a terra.
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - ARC - pág.344)

Como Josué auxiliara Moisés durante muitos anos, estava bem preparado para assumir a liderança da nação. As mudanças na liderança são comuns, em muitas organizações. Nessas ocasiões, uma transição suave é essencial para o sucesso no estabelecimento da nova administração. Isto não acontece, a menos que novos líderes sejam treinados. Se atualmente, você está em uma posição de liderança, comece a preparar alguém que possa ocupar seu lugar. Assim, quando você deixar o cargo ou for promovido, o trabalho poderá continuar de forma eficiente. Se você deseja ser um líder, aprenda com os outros, para que esteja preparado quando surgir a oportunidade.
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - ARC - pág.344)

Josué liderou o povo e conquistou a terra de Canaã, a terra que mana leite e mel :
"Por isso desci para livrá-lo das mãos dos egipcíos, e para fazê-lo subir daquela terra para uma terra boa e espaçosa, para uma terra que mana leite e mel ..." (Êx 3:8)
Esta "terra que mana leite e mel" equivale à terra de Israel e da Jordânia, hoje. Esta era uma linguagem poética que expressava a beleza e a produtividade da Terra Prometida. (Biblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - ARC - pág.144)

Quem ficou pelo caminho e não entrou na terra de Canaã ?
Da geração que saiu do Egito, ninguém entrou na terra de Canaã exceto Josué e Calebe. As pessoas que saíram do Egito, morreram no deserto por causa da incredulidade, não confiaram que Deus lhes daria a vitória, deixaram o livro da lei de lado e entraram pelo caminho da desobediência.
Se por um lado a geração de Moisés pereceu no deserto, a geração de Josué entrou pelo caminho da obediência à Deus, eram constantemente lembradas de que a fé e a obediência a Deus traziam a vitória.

I - JESUS PROVEU UMA MENSAGEM SUPERIOR A DE JOSUÉ

1. Uma mensagem que deve ser recebida pela fé.
O autor inicia sua argumentação com uma afirmação e uma declaração. Primeiramente ele afirma que as boas-novas foram pregadas a seus contemporâneos, assim como havia acontecido com os crentes dos dias de Josué (Hb 4.2). Tanto aqui como no versículo seis, o autor usa o verbo grego euangelizomai, que significa "evangelizar", "pregar as boas-novas a alguém". É a mesma raiz que dá origem à palavra "evangelho". Em segundo lugar, o autor declara que "a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram" (Hb 4.2). Muitos crentes do Antigo Pacto haviam ficado de fora da Terra Prometida porque não receberam a mensagem com fé, o que se poderia esperar então dos que receberam a mensagem em sua plenitude, mas não lhe deram crédito?
A geração de Moisés voltou para trás, entraram pelo caminho da incredulidade e desobediência e ficaram fora da Canaã. O autor exorta os cristãos judeus que receberam a mensagem em sua plenitude a recebê-la pela fé e não voltar para trás e perder o descanso em Cristo.
Os israelitas do tempo de Moisés ilustram um problema enfrentado por muitas pessoas das nossas igrejas, hoje. Elas conhecem muito a respeito de Cristo, mas não o conhecem pessoalmente -- elas não combinam seus conhecimentos com a fé. Deixe as boas-novas de Cristo beneficiarem sua vida. Creia nele e, em seguida, aja de acordo com seu conhecimento. Confie em Cristo e faça aquilo que Ele diz.
(Biblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - ARC - pág.1789)

2. Uma mensagem que se fundamenta na obediência.
O autor passa a mostrar a razão de alguns não terem entrado no descanso de Deus: "Visto, pois, que resta que alguns entrem nele e que aqueles a quem primeiro foram pregadas as boas novas não entraram por causa da desobediência" (Hb 4.6). A desobediência (gr. apeitheia) é a manifestação ativa da incredulidade. Essa palavra ocorre seis vezes no texto original e foi usada pelo apóstolo Paulo para se referir aos "filhos da desobediência" (Ef 2.2). O crente, quando não crê, age da mesma forma do incrédulo. O autor de Hebreus usa essa palavra novamente no versículo 11, do mesmo capítulo, quando alerta o crente a não "cair no exemplo de desobediência". A mensagem de Deus só tem proveito quando acompanhada pela obediência.
A geração de Moisés teve a oportunidade de entrar em Canaã, mas não entraram devido a desobediência (Nm 13 e 14). Hoje temos a oportunidade de entrar pelo caminho da obediência e ingressarmos na Canaã Celestial.
A não entrada no repouso se deu pelo fato da desobediência. Quando eu me torno um pessoa desobediente, eu me torno uma pessoa insensível, deixo de ouvir a palavra de Deus, deixo de viver na segurança do eterno, deixo de ter uma visão tridimensional e passo a ver somente por um lado. Desperte na classe para não deixarmos a sensibilidade ir embora” (Vídeo do Prof. Ev. Fabio Segantin)

3. Uma mensagem que conduz à contrição.
A mensagem de Deus para ser recebida necessita encontrar corações receptivos, abertos: "Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração" (Hb 4.7b). O autor usa o termo sklerynô - traduzido como "duro", "endurecido" - quatro vezes nesta carta. Esse termo deu origem a palavra portuguesa "esclerose", "esclerosado", isto é, "endurecido", "enrijecido". É a mesma palavra usada por Lucas em Atos 19.9 para dizer que os judeus se "mostraram endurecidos" e por essa razão rejeitaram a mensagem de Paulo. Aqui em Hebreus, como em outros lugares do Novo Testamento, é o homem, e não Deus, que endurece o seu próprio coração. Deus só endurece quem já está anteriormente endurecido (Rm 1.28,29). Para que a mensagem tenha efeito é preciso encontrar corações contritos.

Não endureçais o coração, como em Meribá e como no dia da tentação no deserto (Sl 95:8). Um coração insensível é tão inútil como um monte de barro seco ou um pão endurecido. Nada consegue restaurá-lo e torná-lo útil. O autor adverte contra a insensibilidade de nossos corações, como o que aconteceu com Israel no deserto, quando continuou a resistir à vontade de Deus (Êx 17:7).
Os israelitas estavam tão convencidos de que Deus não podia salvá-los que simplesmente perderam sua fé nele. Quando as pessoas ficam tão obstinadamente fixadas em seus caminhos, a ponto de seus corações se insensibilizarem, elas acham que é impossível voltar para Deus. isso não acontece imediatamente; é necessária uma série de escolhas que desconsideram a vontade de Deus. Se você resistir a Deus por um período suficientemente longo, Deus poderá deixar você de lado, como um pão endurecido, inútil e sem valor. (Bíblia de Estudo Cronológica - CPAD - pág. 870).

II - JESUS PROVEU UM DESCANSO SUPERIOR AO DE JOSUÉ 

1. Um descanso total.
Quando contrastamos o capítulo 11.23 com o 13.1 do livro de Josué surge uma pergunta: Josué conquistou ou não Canaã? Especialistas em línguas semíticas avaliam que Josué 11.23 refere-se a uma avaliação otimista das campanhas do líder do povo de Deus. Ora, o povo peregrino ansiava por vir chegar o dia de herdar a Terra Prometida. Nesse sentido, e como era comum à época, o exército de Josué estabeleceu a supremacia militar por sobre toda Canaã assim que chegou ao território, embora não tivesse pleno controle de cada cidade e vila, conforme deixa patente Josué 13.1. Logo, os capítulos 11 e 13 não são contraditórios, mas confirmam que o descanso dado por Josué ao antigo povo de Deus foi incompleto e parcial. Por outro lado, o que o autor de Hebreus está mostrando é que o descanso provido por Jesus foi completo, total. Nada ficou para ser conquistado.

2. Um descanso real.
A redação de Hebreus 4.8, diz: "Porque, se Josué lhes houvesse dado repouso, não falaria, depois disso, de outro dia". A conquista de Canaã era apenas um tipo da qual a Canaã celestial é o antítipo. A conquista da Terra Prometida por Josué era apenas uma sombra da qual Jesus é a realidade. Quem proveu, de fato, um descanso para o povo de Deus foi Jesus, não Josué: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei" (Mt 11.28).

3. Um descanso eterno.
Para o autor de Hebreus, o descanso provido por Josué não foi apenas incompleto e tipológico, ele foi também temporário: "Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus" (Hb 4.9). O descanso não é aqui! Embora desfrutemos das bênçãos do reino na era presente, todavia, o futuro aguarda a sua plenitude. A estrada é longa e ninguém pode se deixar fatigar pelo caminho. É preciso caminhar com dedicação e vigilância: "Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência" (Hb 4.11).

O descanso dado através da liderança de Josué foi um descanso físico para o povo de Israel, o descanso dado através de Jesus é um descanso espiritual, da qual já começamos a desfrutar aqui na terra, visto que quando aceitamos Jesus como nosso Salvador, passamos a ter uma segurança, uma paz espiritual, um refrigério na alma, uma certeza de salvação e uma perspectiva de descanso eterno através de Cristo.
Os que entraram na Canaã terrestre sob a liderança de Josué, entraram porque tiveram fé e obediência, da mesma forma, somente desfrutaremos do descanso eterno na Canaã celestial se na nossa jornada cristã tivermos fé e obediência ao nosso Deus, ao contrário, morreremos pelo caminho, no deserto, como a geração de Moisés.

III - JESUS PROVEU UMA ORIENTAÇÃO SUPERIOR AO DE JOSUÉ

1. Uma palavra viva.
Já vimos que o autor de Hebreus afirma que a geração do Êxodo ouviu as boas-novas da Palavra de Deus, mas não lhe deu ouvido. Novamente o povo de Deus estava diante de sua Palavra. Essa Palavra não foi anunciada por um anjo, Moisés nem tampouco por Josué, mas pelo próprio Filho de Deus — Jesus. Essa Palavra não mais se limita à letra, a Lei, porque ela é "viva" (Ez 37.3,4). Jesus afirmou que suas palavras "são espírito e vida" (Jo 6.63). Como devemos nos portar diante da Palavra Viva de Deus?

2. Uma palavra eficaz.
A Palavra de Deus é viva, ela produz vida. Mas além de viva, ela é eficaz. Produz resultados: "sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre" (1Pe 1.23). O autor mostra que essa palavra é produtiva. O termo energes, traduzido como "eficaz", é usado na Bíblia para se referir à atividade divina que produz resultados: "assim será a palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia; antes fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a enviei" (Is 55.11).

3. Uma palavra penetrante.
A Palavra de Deus é retratada como um instrumento vivo, eficaz e cortante, "mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração" (Hb 4.12). A metáfora usada pelo autor é muito forte e serve para mostrar que a Palavra de Deus possui um grande poder de penetração. Ela não fica na superfície, mas vai até o centro do ser humano. Os israelitas falharam por não ouvir as palavras de Moisés e Josué, e os cristãos, por outro lado, deveriam ter mais prontidão para responder a essa Palavra.   

CONCLUSÃO
A palavra chave desta lição é "descanso". Todos nós nos fatigamos na caminhada da vida. O problema, portanto, não é se cansar, mas permitir que fatores diversos interrompam a nossa jornada de fé. Com os israelitas o desânimo veio como consequência da infidelidade, incredulidade e desobediência. As mesmas coisas podem acontecer conosco se não atentarmos para a santa, viva e eficaz Palavra de Deus. Nessa jornada temos como guia não um Moisés ou um Josué, mas Jesus, o autor e consumador da nossa fé.

PARA REFLETIR
A respeito de Jesus é Superior a Josué - O meio de entrar no Repouso de Deus, responda:
1 - Qual a primeira afirmação do autor aos Hebreus?
Que as Boas-novas foram pregadas aos seus contemporâneos, assim como havia acontecido com os crentes dos dias de Josué (Hb 4.2).
2 - O que é preciso para que a mensagem tenha efeito?
A mensagem de Deus para ser recebida necessita encontrar corações receptivos, abertos.
3 - Segundo a lição, o que foi a conquista de Canaã?
A conquista da Terra Prometida por Josué era apenas uma sombra da qual Jesus é a realidade.
4 - Para o autor de Hebreus, o que foi o descanso de Josué?
Para o autor de Hebreus, o descanso provido por Josué não foi apenas incompleto e tipológico, ele foi também temporário: "Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus" (Hb 4.9).
5 - Se os israelitas falharam ao não ouvir as palavras de Moisés e Josué, qual o cuidado que os cristãos devem ter?
Os cristãos, por outro lado, deveriam ter mais prontidão para responder a essa Palavra.

BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, A Supremacia de Cristo - Fé, esperança e ânimo na Carta aos Hebreus, Comentarista Pr. José Gonçalves, 1 Trimestre 2018.

                              AGORA VAMOS A VÍDEO AULA SOBRE ESTA LIÇÃO.  TENHA BOM ESTUDO !                             
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INTERAGINDO COM O PROFESSOR
O texto de Hebreus 4 mostra o que a história de Josué representa para a Igreja de Cristo. Enquanto o ministério do sucessor de Moisés foi de caráter terreno, temporário e incompleto - primeiro porque Israel não conquistou toda a terra; depois, as guerras continuaram -, Jesus Cristo proveu um descanso celestial, eterno e completo.
Na lição desta semana, é preciso fazer o contraste entre os ministérios de Jesus e Josué, conforme abaixo:

JOSUÉ —> Terreno -> Temporário -> Incompleto
JESUS -> Celestial -> Eterno -> Completo


Devido à popularização da teologia da prosperidade, bem como o aumento da "politização ideológica" dos movimentos evangélicos, é comum alguns cristãos virarem as costas para a dimensão celestial e eterna do ministério de Jesus, alegando que se dermos ênfase ao "céu" formaremos cristãos "escapistas". O problema é que eles se esqueceram de combinar isso com o autor de Hebreus. A natureza celestial, eterna e esperançosa do ministério de Cristo é cristalina nas Escrituras! Por isso, embora a obra de Cristo tenha consequências presentes como uma antecipação das bênçãos futuras, claro que podemos vivê-las hoje, aqui e agora, não tenha receio de enfatizar a natureza do porvir da obra de Cristo, pois Ele nos prometeu a vivência da comunhão no Reino Celestial (Mt 26.28,29).

SUBSÍDIO DIDÁTICO
Professor (a), o recebimento da Palavra com fé, o viver em obediência e o coração contrito e aberto à Palavra são os três aspectos do ouvinte da mensagem de Jesus que devem ser enfatizados neste primeiro tópico. Deixe claro que sem fé é impossível agradar a Deus; sem obediência à Palavra não há fundamento na vida cristã; sem coração contrito não há arrependimento.

SUBSÍDIO TEOLÓGICO
O repouso de Deus, no qual os crentes são convidados a entrar, é algo para o presente ou para o futuro? Certamente o repouso de Deus em seu sentido mais amplo aguarda a era por vir, mas há também um sentido presente de entrar pela fé, como é indicado pelo versículo 3: 'porque nós, os que temos crido [tempo passado], entramos [tempo presente] no repouso' (cf. a ênfase do tempo presente em 4.1,10,11). A fé torna possível, no presente, realidades que são futuras, invisíveis, ou celestiais (cf. 11.1). Em 4.3-5, são enfatizados dois fatos importantes:
1) O repouso de Deus é uma realidade presente e completa (4.3c,4) e
2) Os israelitas não puderam entrar no repouso de Deus (4.3b,5b) por causa de sua incredulidade e desobediência (3-19; 4.6). Note que nosso autor cita Génesis 2.2 em Hebreus 4.4 e se refere ao Salmos 95.11 (duas vezes) em Hebreus 4.3,5. Sua preocupação por seus leitores é que entrem no repouso de Deus agora pela fé e que não o percam para sempre, como fez a geração que peregrinou no deserto. A incredulidade fecha o coração para Deus e torna sua promessa sem efeito.

O que é o repouso de Deus? É um repouso baseado na conclusão de sua obra na criação (4.3c,4), do qual o sábado sagrado é um testemunho duradouro. Nossa participação em seu repouso é baseada na obra consumada de Cristo na cruz; o fato de Ele estar 'assentado' (que inclui o pensamento de repouso) à direita do Pai é o testemunho duradouro. O fato de Deus ter repousado não significa que Ele, por conseguinte, tenha estado ou esteja em um estado de ociosidade, mas apenas que não há nada a se acrescentar àquilo que Ele fez. Deus repousou após criar todas as coisas porque sua obra (de criar) foi terminada 'desde a fundação do mundo' (4.3c)" (ARR1NGTON, French L; STRONSTAD, Roger. Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, pp.1563,64).

SUBSÍDIO DIDÁTICO
Ao terminar a exposição deste tópico, e com o auxílio das seções objetivos específicos e sínteses dos tópicos, faça uma breve recapitulação dos assuntos abordados nesta aula. Não esqueça também de trabalhar com a classe as questões da seção Para Refletir.

CONHEÇA MAIS
O Descanso
A preocupação pastoral do autor se torna novamente evidente: Que, porventura, deixada a promessa de entrar no seu repouso, pareça que algum de vós fique para trás' (cf.3.12,13; 4.11). Entrar no repouso de Deus não é algo que acontece automaticamente após a conversão a Cristo, da mesma maneira que Israel não entrou; automaticamente em Canaã após a sua redenção do Egito. Como Bruce observa, os leitores 'farão bem em temer a possibilidade de perder a grande bênção que nos está prometida, da  mesma maneira que a geração de israelitas que  morreu no deserto perdeu a Canaã terrestre, embora este fosse o objetivo que tinham diante de si quando saíram do Egito'." "Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento", CPAD, p.1563,64.

SUBSÍDIO ADICIONAL
Fonte : Revista Ensinador Cristão - CPAD - número 72
O livro de Josué narra a conquista parcial da terra prometida, a terra de Canaã, sua distribuição e o estabelecimento do povo israelita nela. A narrativa do texto mostra batalhas sangrentas para conquistar a terra. Os cananeus não a entregariam gratuitamente. Entretanto, ao longo do livro é possível perceber que Deus honrou Israel, fazendo-o vencer os inimigos idólatras e obter a dádiva da terra prometida ao seu povo. Ali, começaria a se cumprir a promessa da Aliança de Deus com os patriarcas Abraão, Isaque e Jacó.
Nesse contexto que a promessa de descanso, ou repouso, isto é, a promessa de conquistar e permanecer na terra prometida, que não foi plenamente realizada, foi cumprida por intermédio de Josué ao povo de Israel, mas unicamente numa perspectiva terrena, incompleta e finita. Aqui, o capítulo 4 de Hebreus faz o maior contraste com o "repouso" proposto no livro de Josué.
A Carta aos Hebreus mostra que "o repouso prometido por Deus não é somente o terrestre, mas também o celestial (w.7,8; cf.13.14). Para os crentes, resta ainda o repouso eterno no céu (Jo 14.1-3; cf. Hb 11.10,16). Entrar nesse repouso final significa o cessar do labor, dos sofrimentos e da perseguição, tão comuns em nossa vida nesta terra (cf. Ap 14.13); significa participar do repouso do próprio Deus e experimentar a eterna alegria, deleite, amor e comunhão com Deus e com os santos redimidos. Será um descanso sem fim (Ap 21.22)" (Bíblia de Estudo Pentecostal, CPAD, p. 1905).

SUGESTÃO PEDAGÓGICA
Para concluir a aula, use o esquema abaixo, a fim de resumir o assunto da lição e alinhar a comparação entre o ministério de Josué e o de Jesus Cristo, o que mostrará a clara supremacia do ministério terreno de nosso Senhor.

QUADRO COMPARATIVO SOBRE O DESCANSO DE JOSUÉ E DE JESUS
O descanso de Josué
• Um descanso incompleto e parcial;
• Um descanso ideal, cheio de percalços que serviria como sombra futura do verdadeiro descanso;
• Um descanso temporário e terreno.
O descanso de Jesus
• Um descanso completo e pleno;
• Um descanso real, espiritualmente presente e pleno;
• Um descanso eterno e espiritual.

                                                                                                                                                                            

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