Aula Presencial dia 26 de Novembro de 2017
Estimado professor, acredito que já tenha percebido que nosso SLIDE semanal traz uma abordagem DETALHADA de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino, tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se ao conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado. Faça bom uso ! Baixe o Slide no formato desejado, Tenha liberdade de alterá-lo, Divulgue e Compartilhe !
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Aula Presencial dia 26 de Novembro de 2017
Estimado professor, acredito que já tenha percebido que nosso SLIDE semanal traz uma abordagem DETALHADA de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino, tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se ao conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado. Faça bom uso ! Baixe o Slide no formato desejado, Tenha liberdade de alterá-lo, Divulgue e Compartilhe !
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OBJETIVOS GERAL
Explicar que o
arrependimento é o primeiro passo para receber, pela fé, a graciosa salvação de
Deus.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1 - Mostrar que o arrependimento,
mediante a ação do Espírito é uma mudança essencial para receber a salvação de
Deus;
2 - Explicar que
a fé salvífica é um dom de Deus;
3 - Compreender que o
arrependimento e a fé são as respostas do homem à salvação
TEXTO ÁUREO
"E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado
em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e
recebereis o dom do Espírito Santo." (At 2;38)
VERDADE PRÁTICA
O arrependimento do pecador é o primeiro passo para
receber, pela fé, a graciosa salvação de Deus.
PONTO CENTRAL
Fé e arrependimento são essenciais para se fazer parte do Reino de Deus.
HINOS SUGERIDOS DA HARPA CRISTÃ
192 - Pelo Sangue
292 - Qual o preço
484 - Meus pecados Levou
Atos 2:37-41
37 E, ouvindo eles
isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais
apóstolos: Que faremos, homens irmãos?
38 E disse-lhes
Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo,
para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;
39 Porque a promessa
vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos
quantos Deus nosso Senhor chamar.
40 E com muitas
outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta
geração perversa.
41 De sorte que foram
batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia
agregaram-se quase três mil almas.
Segunda-Feira – Salmos 51:1-3
O arrependimento abre
caminho para o perdão de Deus
51 : 1 Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias
51 : 2 Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado.
51 : 3 Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
Terça-Feira – Isaías 30:15
Deus concede salvação
ao que se arrepende
30 : 15 Porque assim diz o Senhor DEUS, o Santo de Israel: Voltando e descansando sereis salvos; no sossego e na confiança estaria a vossa força, mas não quisestes.
Quarta-Feira – Mateus 3:8
Um convite para dar
frutos dignos de arrependimento
3 : 8 Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;
Quinta-Feira – Lucas 15:7
Há alegria no céu
quando um pecador se arrepende
15 : 7 Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.
Sexta-Feira – 1 João 1:9
Deus é fiel para
justificar quem se arrepende dos seus pecados
1 : 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.
Sábado – Apocalipse 3:19
Um chamado ao
arrependimento
3 : 19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.
Olá Estimado Professor e Aluno, estudamos na semana passada sobre a questão do "Livre-Arbítrio" do Arminianismo, que tema maravilhoso sobre a questão do entendimento da obra da salvação.
Esta Semana, o tema não fica atrás, é um tema de muita importância, vamos
responder as seguintes perguntas :
1 - Você
sabe realmente o que significa Arrependimento ?
2 - Existe
diferença entre "Remorso" e Arrependimento ?
3 - É
preciso haver Arrependimento para obter a Salvação ?
4 - Será
que o Arrependimento sou "EU" que gero no meu interior, ou ele é
produzido pelo Espírito Santo ?
5 - O que
ocorre primeiro no pecador: A Fé ou o Arrependimento ?
6 - O que é
Fé Natural e o que é Fé Salvífica ?
7 - Quais
são os benefícios da Fé Salvífica ?
Não poderia deixar de indicar uma lição muito rica
sobre este mesmo tema, tudo completinho com subsídios e slides do nosso BLOG !
Algumas questões não abordadas pelo nosso comentarista Pr.Claiton
Pommerening são abordadas de uma maneira muito especial, não deixe de
clicar abaixo:
Clique Aqui - Lição Completa sobre o Arrependimento (Comentada pelo Bispo Abner Ferreira)
Clique Aqui - Lição Completa sobre Fé (Comentada pelo Bispo Abner Ferreira)
INTRODUÇÃO
O arrependimento e a fé operam conjuntamente para a salvação. É o pecador arrependido que crê no sacrifício vicário de Cristo na cruz do Calvário. Essa fé leva o pecador arrependido a abandonar de vez a situação de pecado, para então ser perdoado e, experimentar assim, a paz de Deus em seu coração.
I - ARREPENDIMENTO, UMA TRANSFORMAÇÃO DO ESPÍRITO
1. Definição de arrependimento.
No Antigo
Testamento, arrependimento
significa mudança de ideia ou de propósito, no sentido de abandonar
o pecado, voltando-se para Deus de todo o coração, alma e força (Ne 1.9; Is
19.22). Em o Novo Testamento, o verbo arrepender é mais fortemente expressado,
pois significa "converter-se" ou "retornar", termos que
expressam a mudança de mente, transformação do pensamento, da consciência, das
atitudes, isto é, uma verdadeira metanoia - do grego,
"mudança da mente, mudança do homem interior: a mudança profunda e radical
da mente". Quando se passa pelo verdadeiro arrependimento há uma tristeza
sincera pelo pecado praticado (2 Co 7.10) e posterior compromisso de
abandoná-lo para abraçar a vontade de Deus.
2.
O arrependimento na vida cotidiana.
O arrependimento nos
das amarras do pecado, da culpa que escraviza e nos tira a alegria de viver.
Ele nos leva a experimentar a cura da consciência cauterizada pelo pecado (1Tm
4.2). Assim, o arrependimento nos devolve a satisfação, a autoestima sadia (sem
orgulho ou narcisismo) que resulta em alegria e paz no coração. Há na
existência do cristão diversas áreas da vida que talvez ainda não tenham sido
submetidas ao completo senhorio de Cristo, isto é, áreas que ainda não passaram
pelo processo de arrependimento (Hb 12.17). Por isso a Palavra de Deus
aconselha-nos a fazer um autoexame sincero (1Co 11.28a) para percebermos o que
sorrateiramente nos contamina, pois "enganoso é o coração, mais do que
todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?" (Jr 17.9).
3.
A ação do Espírito Santo no arrependimento.
O Espírito Santo
opera o arrependimento na conversão do ser humano (Jo 16.8). Somente Ele pode
conhecer e esquadrinhar profundamente o coração do homem, e os que estão
abertos ao seu mover podem perceber as situações que precisam de confissão
sincera diante de Deus. Outrossim, a purificação do pecado por meio do
arrependimento é uma condição que precede o batismo no Espírito Santo (At
2.37-39).
II - A FÉ COMO UM DOM DE DEUS E COMO RESPOSTA DO SER HUMANO
1.
A fé natural.
É a aceitação
intelectual de certas verdades acerca de Deus, mas não acompanhada por um
compromisso com o Evangelho (Tg 2.17). Essa fé é vivenciada pelas pessoas que
até acreditam em Deus, aceitam que Ele fez todas as coisas, concordam que o sol
se levanta pela manhã por provisão dEle, todavia, não dão o passo decisivo para
a salvação. A Bíblia afirma que até os demônios creem e estremecem diante de
Deus (Tg 2.19), o que significa que ter uma fé apenas teórica não representa
muita coisa. As pessoas podem estar até cientes da vida eterna, mas ainda
assim, não aceitar o sacrifício vicário de Cristo Jesus para lhes proporcionar
a salvação.
2.
A fé salvífica.
É uma atitude do
intelecto e do coração para com Deus em que o homem abandona a vida de pecado
para confiar exclusivamente na obra salvadora de Cristo na cruz (At 16.30,31;
Gl 2.16). Logo, a fé salvífica não consiste somente em crer em algumas coisas,
mas confiar na pessoa de Cristo (Jo 3.18). Ela é um dom de Deus (Ef 2.8), cujo
autor é Cristo (Hb 12.2) e que se origina do ouvir a Palavra de Deus (Rm
10.17), algo imprescindível para se obter a salvação (Jo 5.24). Embora um dom
de Deus, a fé precisa ser exercida pelo crente para confirmar a sua salvação.
3.
Os benefícios da fé.
A salvação é pela
graça, mas a fé é o elemento indispensável (Ef 2.8-9) para obtê-la. É a porta
de entrada das bênçãos oriundas da salvação, tais como: a justificação, a
regeneração, a adoção, a reconciliação, o perdão, a santificação, a
glorificação e a vida eterna. Além dos benefícios inerentes à salvação, a fé
ainda abre as portas para a cura de enfermidades (Mc 16.18; Tg 5.15), o batismo
no Espírito Santo (Mc 16.17; At 2.1-4), a vitória contra o mundo (1Jo 5.4),
contra a carne (Gl 2.20), contra o Diabo (1Pe 5.8-9), a paciência (Tg 1.3) e a
proteção contra os dardos inflamados do Maligno (Ef 6.16).
III - O ARREPENDIMENTO E A FÉ SÃO AS RESPOSTAS DO HOMEM A SALVAÇÃO
1.
Arrependimento - condição para a salvação.
Jesus afirmou que
para fazer parte do Reino de Deus é necessário o arrependimento (Mt 4.17).
Zaqueu, o publicano, teve um arrependimento tão genuíno que prometeu dar aos
pobres metade de seus bens e devolver quatro vezes mais caso houvesse roubado
alguém (Lc 19.8). De modo que ele pôde ouvir do Senhor: "Hoje, veio
salvação a esta casa" (19.9). Assim, o arrependimento é diferente do
remorso; este é momentâneo e passageiro, aquele atinge o lugar mais recôndito
do coração humano.
2.
Salvação por meio da fé.
A salvação é pela
graça mediante a fé (Ef 2.8), uma condição necessária para se obtê-la, pois sem
a fé não se pode crer no sacrifício vicário de Cristo. Assim, o arrependimento
produzido pelo convencimento do Espírito Santo e a fé, como dom divino,
exercida pela pessoa, operam conjuntamente para a glória de Deus.
3.
Arrependimento e conversão.
O arrependimento faz
parte do processo de conversão e abrange o ser humano por inteiro: o intelecto
(Mt 21.29), as emoções (Lc 18.13) e a vontade (Lc 15.18,19). Portanto, a
conversão é uma ruptura com antigas tradições e modos de vida abomináveis e
pecaminosos. Agora, tudo se torna novo, surge outra pessoa nascida de novo (Jo
3.3). Isso significa que todas as esferas da vida humana assumem a virtude e a
ética do Reino de Deus ensinadas por Cristo Jesus (Mt 5-7).
CONCLUSÃO
Como nova criatura,
"as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (2 Co 5.17).
Ao crente que experimentou essa conversão cabe esforçar-se para manter-se
afastado do que outrora causou-lhe tanta dor, sendo o motivo de sua perdição.
Agora, tudo é novo! Tudo faz sentido!
PARA REFLETIR
A respeito de arrependimento e fé para a
salvação, responda:
• O que
significa arrependimento no Antigo Testamento?
No Antigo Testamento,
arrependimento significa mudança de ideia ou de propósito, no sentido de
abandonar o pecado, voltando-se para Deus de todo o coração, alma e força.
• Qual é a
ação do Espírito Santo no arrependimento do ser humano?
O Espírito Santo
opera o arrependimento na conversão do ser humano (Jo 16.8). Somente Ele pode
conhecer e esquadrinhar profundamente o coração do homem, e os que estão
abertos ao seu mover podem perceber as situações que precisam de confissão
sincera diante de Deus.
• O que é a
fé natural?
É a aceitação
intelectual de certas verdades acerca de Deus, mas não acompanhada por um compromisso
com o Evangelho (Tg 2.17).
• O que é a
fé salvífica?
É uma atitude do
intelecto e do coração para com Deus em que o homem abandona a vida de pecado
para confiar exclusivamente na obra salvadora de Cristo na cruz. Logo, a fé
salvífica não consiste somente em crer em algumas coisas, mas confiar na pessoa
de Cristo. Ela é um dom de Deus
• Qual é a
abrangência do arrependimento?
O arrependimento faz
parte do processo de conversão e abrange o ser humano por inteiro: o intelecto
(Mt 21.29), as emoções (Lc 18.13) e a vontade (Lc 15.18,19).
BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, A Obra da Salvação - Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida, Comentarista Pr. Claiton Pommerening, 4 Trimestre 2017.
OBJETIVOS GERAL
Explicar que o
arrependimento é o primeiro passo para receber, pela fé, a graciosa salvação de
Deus.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1 - Mostrar que o arrependimento,
mediante a ação do Espírito é uma mudança essencial para receber a salvação de
Deus;
2 - Explicar que
a fé salvífica é um dom de Deus;
3 - Compreender que o
arrependimento e a fé são as respostas do homem à salvação
|
TEXTO ÁUREO
"E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado
em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e
recebereis o dom do Espírito Santo." (At 2;38)
em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e
recebereis o dom do Espírito Santo." (At 2;38)
VERDADE PRÁTICA
O arrependimento do pecador é o primeiro passo para
receber, pela fé, a graciosa salvação de Deus.
PONTO CENTRAL
Fé e arrependimento são essenciais para se fazer parte do Reino de Deus.
HINOS SUGERIDOS DA HARPA CRISTÃ
192 - Pelo Sangue
292 - Qual o preço
484 - Meus pecados Levou
Atos 2:37-41
|
37 E, ouvindo eles
isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais
apóstolos: Que faremos, homens irmãos?
38 E disse-lhes
Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo,
para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;
39 Porque a promessa
vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos
quantos Deus nosso Senhor chamar.
40 E com muitas
outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta
geração perversa.
41 De sorte que foram
batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia
agregaram-se quase três mil almas. |
Segunda-Feira – Salmos 51:1-3
O arrependimento abre
caminho para o perdão de Deus
|
51 : 1 Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias
51 : 2 Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado. 51 : 3 Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. |
Terça-Feira – Isaías 30:15
Deus concede salvação
ao que se arrepende
|
30 : 15 Porque assim diz o Senhor DEUS, o Santo de Israel: Voltando e descansando sereis salvos; no sossego e na confiança estaria a vossa força, mas não quisestes.
|
Quarta-Feira – Mateus 3:8
Um convite para dar
frutos dignos de arrependimento
|
3 : 8 Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;
|
Quinta-Feira – Lucas 15:7
Há alegria no céu
quando um pecador se arrepende
|
15 : 7 Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.
|
Sexta-Feira – 1 João 1:9
Deus é fiel para
justificar quem se arrepende dos seus pecados
|
1 : 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.
|
Sábado – Apocalipse 3:19
Um chamado ao
arrependimento
|
3 : 19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.
|
Olá Estimado Professor e Aluno, estudamos na semana passada sobre a questão do "Livre-Arbítrio" do Arminianismo, que tema maravilhoso sobre a questão do entendimento da obra da salvação.
Esta Semana, o tema não fica atrás, é um tema de muita importância, vamos responder as seguintes perguntas :
Esta Semana, o tema não fica atrás, é um tema de muita importância, vamos responder as seguintes perguntas :
1 - Você
sabe realmente o que significa Arrependimento ?
2 - Existe
diferença entre "Remorso" e Arrependimento ?
3 - É
preciso haver Arrependimento para obter a Salvação ?
4 - Será
que o Arrependimento sou "EU" que gero no meu interior, ou ele é
produzido pelo Espírito Santo ?
5 - O que
ocorre primeiro no pecador: A Fé ou o Arrependimento ?
6 - O que é
Fé Natural e o que é Fé Salvífica ?
7 - Quais
são os benefícios da Fé Salvífica ?
Não poderia deixar de indicar uma lição muito rica
sobre este mesmo tema, tudo completinho com subsídios e slides do nosso BLOG !
Algumas questões não abordadas pelo nosso comentarista Pr.Claiton
Pommerening são abordadas de uma maneira muito especial, não deixe de
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Clique Aqui - Lição Completa sobre o Arrependimento (Comentada pelo Bispo Abner Ferreira)
Clique Aqui - Lição Completa sobre Fé (Comentada pelo Bispo Abner Ferreira)
Clique Aqui - Lição Completa sobre Fé (Comentada pelo Bispo Abner Ferreira)
INTRODUÇÃO
O arrependimento e a fé operam conjuntamente para a salvação. É o pecador arrependido que crê no sacrifício vicário de Cristo na cruz do Calvário. Essa fé leva o pecador arrependido a abandonar de vez a situação de pecado, para então ser perdoado e, experimentar assim, a paz de Deus em seu coração.
I - ARREPENDIMENTO, UMA TRANSFORMAÇÃO DO ESPÍRITO
1. Definição de arrependimento.
No Antigo
Testamento, arrependimento
significa mudança de ideia ou de propósito, no sentido de abandonar
o pecado, voltando-se para Deus de todo o coração, alma e força (Ne 1.9; Is
19.22). Em o Novo Testamento, o verbo arrepender é mais fortemente expressado,
pois significa "converter-se" ou "retornar", termos que
expressam a mudança de mente, transformação do pensamento, da consciência, das
atitudes, isto é, uma verdadeira metanoia - do grego,
"mudança da mente, mudança do homem interior: a mudança profunda e radical
da mente". Quando se passa pelo verdadeiro arrependimento há uma tristeza
sincera pelo pecado praticado (2 Co 7.10) e posterior compromisso de
abandoná-lo para abraçar a vontade de Deus.
2.
O arrependimento na vida cotidiana.
O arrependimento nos
das amarras do pecado, da culpa que escraviza e nos tira a alegria de viver.
Ele nos leva a experimentar a cura da consciência cauterizada pelo pecado (1Tm
4.2). Assim, o arrependimento nos devolve a satisfação, a autoestima sadia (sem
orgulho ou narcisismo) que resulta em alegria e paz no coração. Há na
existência do cristão diversas áreas da vida que talvez ainda não tenham sido
submetidas ao completo senhorio de Cristo, isto é, áreas que ainda não passaram
pelo processo de arrependimento (Hb 12.17). Por isso a Palavra de Deus
aconselha-nos a fazer um autoexame sincero (1Co 11.28a) para percebermos o que
sorrateiramente nos contamina, pois "enganoso é o coração, mais do que
todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?" (Jr 17.9).
3.
A ação do Espírito Santo no arrependimento.
O Espírito Santo
opera o arrependimento na conversão do ser humano (Jo 16.8). Somente Ele pode
conhecer e esquadrinhar profundamente o coração do homem, e os que estão
abertos ao seu mover podem perceber as situações que precisam de confissão
sincera diante de Deus. Outrossim, a purificação do pecado por meio do
arrependimento é uma condição que precede o batismo no Espírito Santo (At
2.37-39).
II - A FÉ COMO UM DOM DE DEUS E COMO RESPOSTA DO SER HUMANO
1.
A fé natural.
É a aceitação
intelectual de certas verdades acerca de Deus, mas não acompanhada por um
compromisso com o Evangelho (Tg 2.17). Essa fé é vivenciada pelas pessoas que
até acreditam em Deus, aceitam que Ele fez todas as coisas, concordam que o sol
se levanta pela manhã por provisão dEle, todavia, não dão o passo decisivo para
a salvação. A Bíblia afirma que até os demônios creem e estremecem diante de
Deus (Tg 2.19), o que significa que ter uma fé apenas teórica não representa
muita coisa. As pessoas podem estar até cientes da vida eterna, mas ainda
assim, não aceitar o sacrifício vicário de Cristo Jesus para lhes proporcionar
a salvação.
2.
A fé salvífica.
É uma atitude do
intelecto e do coração para com Deus em que o homem abandona a vida de pecado
para confiar exclusivamente na obra salvadora de Cristo na cruz (At 16.30,31;
Gl 2.16). Logo, a fé salvífica não consiste somente em crer em algumas coisas,
mas confiar na pessoa de Cristo (Jo 3.18). Ela é um dom de Deus (Ef 2.8), cujo
autor é Cristo (Hb 12.2) e que se origina do ouvir a Palavra de Deus (Rm
10.17), algo imprescindível para se obter a salvação (Jo 5.24). Embora um dom
de Deus, a fé precisa ser exercida pelo crente para confirmar a sua salvação.
3.
Os benefícios da fé.
A salvação é pela
graça, mas a fé é o elemento indispensável (Ef 2.8-9) para obtê-la. É a porta
de entrada das bênçãos oriundas da salvação, tais como: a justificação, a
regeneração, a adoção, a reconciliação, o perdão, a santificação, a
glorificação e a vida eterna. Além dos benefícios inerentes à salvação, a fé
ainda abre as portas para a cura de enfermidades (Mc 16.18; Tg 5.15), o batismo
no Espírito Santo (Mc 16.17; At 2.1-4), a vitória contra o mundo (1Jo 5.4),
contra a carne (Gl 2.20), contra o Diabo (1Pe 5.8-9), a paciência (Tg 1.3) e a
proteção contra os dardos inflamados do Maligno (Ef 6.16).
III - O ARREPENDIMENTO E A FÉ SÃO AS RESPOSTAS DO HOMEM A SALVAÇÃO
1.
Arrependimento - condição para a salvação.
Jesus afirmou que
para fazer parte do Reino de Deus é necessário o arrependimento (Mt 4.17).
Zaqueu, o publicano, teve um arrependimento tão genuíno que prometeu dar aos
pobres metade de seus bens e devolver quatro vezes mais caso houvesse roubado
alguém (Lc 19.8). De modo que ele pôde ouvir do Senhor: "Hoje, veio
salvação a esta casa" (19.9). Assim, o arrependimento é diferente do
remorso; este é momentâneo e passageiro, aquele atinge o lugar mais recôndito
do coração humano.
2.
Salvação por meio da fé.
A salvação é pela
graça mediante a fé (Ef 2.8), uma condição necessária para se obtê-la, pois sem
a fé não se pode crer no sacrifício vicário de Cristo. Assim, o arrependimento
produzido pelo convencimento do Espírito Santo e a fé, como dom divino,
exercida pela pessoa, operam conjuntamente para a glória de Deus.
3.
Arrependimento e conversão.
O arrependimento faz
parte do processo de conversão e abrange o ser humano por inteiro: o intelecto
(Mt 21.29), as emoções (Lc 18.13) e a vontade (Lc 15.18,19). Portanto, a
conversão é uma ruptura com antigas tradições e modos de vida abomináveis e
pecaminosos. Agora, tudo se torna novo, surge outra pessoa nascida de novo (Jo
3.3). Isso significa que todas as esferas da vida humana assumem a virtude e a
ética do Reino de Deus ensinadas por Cristo Jesus (Mt 5-7).
CONCLUSÃO
Como nova criatura,
"as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (2 Co 5.17).
Ao crente que experimentou essa conversão cabe esforçar-se para manter-se
afastado do que outrora causou-lhe tanta dor, sendo o motivo de sua perdição.
Agora, tudo é novo! Tudo faz sentido!
PARA REFLETIR
A respeito de arrependimento e fé para a
salvação, responda:
• O que
significa arrependimento no Antigo Testamento?
No Antigo Testamento,
arrependimento significa mudança de ideia ou de propósito, no sentido de
abandonar o pecado, voltando-se para Deus de todo o coração, alma e força.
• Qual é a
ação do Espírito Santo no arrependimento do ser humano?
O Espírito Santo
opera o arrependimento na conversão do ser humano (Jo 16.8). Somente Ele pode
conhecer e esquadrinhar profundamente o coração do homem, e os que estão
abertos ao seu mover podem perceber as situações que precisam de confissão
sincera diante de Deus.
• O que é a
fé natural?
É a aceitação
intelectual de certas verdades acerca de Deus, mas não acompanhada por um compromisso
com o Evangelho (Tg 2.17).
• O que é a
fé salvífica?
É uma atitude do
intelecto e do coração para com Deus em que o homem abandona a vida de pecado
para confiar exclusivamente na obra salvadora de Cristo na cruz. Logo, a fé
salvífica não consiste somente em crer em algumas coisas, mas confiar na pessoa
de Cristo. Ela é um dom de Deus
• Qual é a
abrangência do arrependimento?
O arrependimento faz
parte do processo de conversão e abrange o ser humano por inteiro: o intelecto
(Mt 21.29), as emoções (Lc 18.13) e a vontade (Lc 15.18,19).
BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, A Obra da Salvação - Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida, Comentarista Pr. Claiton Pommerening, 4 Trimestre 2017.
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, A Obra da Salvação - Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida, Comentarista Pr. Claiton Pommerening, 4 Trimestre 2017.
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Olá, estimado professor, segue abaixo material de apoio que o mesmo possa adicionar mais conteúdo para a sua aula.
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INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Prezado (a) professor (a), na lição deste domingo
estudaremos a respeito da fé salvífica e do arrependimento. Veremos que
fé para a salvação é implantada em nossos corações pelo Espírito Santo a fim de
que venhamos a receber a dádiva da salvação. Deus deseja que todos
sejam salvos, contudo é necessário fé e arrependimento. Primeiro, o Espírito
Santo faz nascer no coração do homem incrédulo a fé em Jesus e no seu
sacrifício vicário. Depois, o mesmo Espírito nos convence dos nossos pecados,
do juízo e da justiça de Deus, gerando o arrependimento. Então, é importante,
no decorrer da lição, enfatizar que para, fazer parte do Reino de Deus é necessário
fé e arrependimento.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
O
arrependimento e a fé são os dois elementos essenciais da conversão. Envolvem
uma 'virada contra' (o arrependimento) e uma Virada para' (a fé). As palavras
primárias, no Antigo Testamento, para expressar a ideia de arrependimento
são shuv ('virar para trás', 'voltar') e nicham ('arrepender-se',
'consolar'). Shuv ocorre mais de cem vezes no sentido
teológico, seja quanto ao desviar-se de Deus (1Sm 15.11; Jr 3.19), seja no sentido
de voltar para Deus. A pessoa também pode desviar-se do bem ou desviar-se do
mal, isto é, arrepender-se, O verbo nicham tem um aspecto
emocional que não fica evidente em shuv; mas ambas as palavras
transmitem a ideia de arrependimento.
O Novo
Testamento emprega epistrephõ no sentido de 'voltar-se' para
Deus emetanoeõ/metanoia para a ideia de 'arrependimento' (At 2.38;
17.30; 20.21; Rm 2.4). Utiliza-se de metanaeõ para expressar o
significado de shuv, que indica uma ênfase à mente e à vontade. Mas também é
certo que metanoia, no Novo Testamento, é mais que uma mudança
intelectual. Ressalta o fato de uma reviravolta da pessoa inteira, que passa a
operar uma mudança fundamental de atitudes básicas.
Embora o
arrependimento por si só não possa salvar, é impossível ler o Novo Testamento
sem tornar consciência da ênfase deste sobre aquele. Deus 'anuncia agora a
todos os homens, em todo lugar, que se arrependam' (At 17.30). A mensagem
inicial de João Batista (Mt 3.2), de Jesus (Mt 4.17) e dos apóstolos (At 2.38)
era 'Arrependei-vos'. Todos devem arrepender-se, porque todos pecaram e
destituídos estão da glória de Deus (Rm 3.23) (HORTON, Stanley M. Teologia
Sistemática: Uma perspectiva pentecostal. 1 .ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p.
368).
CONHEÇA MAIS
Arrependimento
"Quando
os olhos dos pecadores são abertos, não podem sentir senão remorsos no coração
por causa do pecado, e uma grande inquietude interior. O apóstolo exorta o
povo a arrepender-se de seus pecados e confessar abertamente sua féem Jesus
como o Messias, e ser balizados em seu nome. Assim, pois, professando sua
fé nEle, receberia a remissão de seus pecados, e participaria
dos dons e das graças do Espírito Santo." Leia mais em "Comentário Bíblico",de
Matthew Henry, CPAD, p.888.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
FÉ
"Entre
as declarações bíblicas sobre o assunto, esta é a fundamental: 'Abraão creu
[heb. mon], no senhor, e foi lhe imputado isto por justiça' (Gn
15.6). Moisés ligou a rebelião e desobediência dos israelitas à sua falta de
confiança no Senhor (Dt 9.23,24). A infidelidade de Israel (Jr 3.6-14) forma um
nítido contraste com a fidelidade de Deus. A fé abrange a confiança. Podemos
'depender' do Senhor ou nEle 'fiar-nos' (heb. batach) com
confiança. Quem assim fizer será bem-aventurado (Jr 17.7). Alegramo-nos porque
podemos confiar no seu nome (SI 33.21) e no seu amor inabalável (SI 13.5).
Podemos também 'refugiar-nos' (heb. casah) nEle, conceito este que
afirma a fé (SI 18.30).
No Novo
Testamento, o verbo pisteuõ ('creio, confio') e o substantivo pistis ('fé')
ocorrem cerca de 480 vezes. Poucas vezes o substantivo reflete a ideia da
fidelidade como no Antigo Testamento (por exemplo, Mt 23.23; Rm 3-3; Gl 5.22).
Pelo contrário, normalmente funciona como um termo técnico, usado
exclusivamente para se referir à confiança ilimitada (com obediência e total
dependência) em Deus (Rm 4.24), em Cristo (At 16.31), no Evangelho (Mc 1.15) ou
no nome de Cristo (Jo 1.12). Tudo isso deixa claro que, na Bíblia, a fé não é
'um salto no escuro'.
Somos
salvos pela graça mediante a fé (Ef 2.8). Crer no Filho de Deus leva à vida
eterna (Jo 3.16). Sem fé, não poderemos agradar a Deus (Hb 11.6). A fé,
portanto, é a atitude da nossa dependência confiante e obediente em Deus e na
sua fidelidade. Essa fé caracteriza todo filho de Deus fiel. É o nosso sangue
espiritual (Cl 2.20)" (HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma
perspectiva pentecostal 1 .ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, pp. 369,370).
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
Não podemos, obviamente, exercer a fé salvífica à parte da
capacitação divina. Mas ensina a Bíblia que, quando cremos, estamos
simplesmente devolvendo o dom de Deus? Seria necessário, para protegermos o
ensino bíblico da salvação pela graça mediante a fé somente, insistir que a fé
não é realmente nossa, mas de Deus? Alguns citam determinados versículos como
evidências em favor de semelhante opinião. J. I. Packer diz: 'Deus, portanto, é
o autor de toda a fé salvífica (Ef 2.8; Fp 1.29)'. H. C. Thiessen afirma que há
um lado divino da fé, e um lado humano', e então declara: A fé é um dom de Deus
(Rm 12.3; 2 Pe 1.1) outorgado sobrenaturalmente pelo Espírito de Deus (1Co
12.9). Paulo diz que todos os aspectos da salvação são um dom de Deus (Ef 2.8),
e por certo a fé está incluída aí' (HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática:
Uma perspectiva pentecostal. 1 .ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p. 370).
SUBSÍDIO DIDÁTICO
Fonte: Ensinador Cristão – n° 72
Os pentecostais concordam que o Arrependimento e a Fé são
as respostas do ser humano ao chamado de Deus para a salvação. Segundo o
teólogo pentecostal Daniel Pecota, o Arrependimento e a Fé são dois aspectos
fundamentais da conversão.
Não há verdadeira conversão sem arrependimento, sem
reconhecimento do erro praticado. Fazer essa autoanálise, por natureza, é
constrangedor, doloroso e vergonhoso, mas é a partir desse gesto que o
arrependimento começa refletir o processo de metanoia, ou seja, uma mudança de
mentalidade, uma nova natureza tomando o lugar da antiga, o "novo
homem" assumindo o lugar do "velho homem".
Da mesma forma, podemos dizer que não há verdadeira conversão
se não houver a fé autêntica na pessoa bendita do Filho como o único Senhor,
Salvador e Rei de nossa vida, pois ao reconhecermos a tragédia do nosso pecado,
também reconheceremos que a única maneira de sermos salvos dessa tragédia é
entregando-se a Cristo e aceitando a obra salvífica no Calvário que Ele fez por
amor a nós. Essa fé não é natural, mas a que faz o ser humano se entregar por
completo a Deus em pura confiança nEle. Assim como fez Abraão, que creu no
Senhor e foi abençoado por Deus (Gn 15.6). Como Moisés que confiava
inteiramente em Deus e corrigiu o povo que não confiava no Altíssimo com a
mesma intensidade do legislador israelita (Dt 9.23,24).
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Prezado (a) professor (a), na lição deste domingo
estudaremos a respeito da fé salvífica e do arrependimento. Veremos que
fé para a salvação é implantada em nossos corações pelo Espírito Santo a fim de
que venhamos a receber a dádiva da salvação. Deus deseja que todos
sejam salvos, contudo é necessário fé e arrependimento. Primeiro, o Espírito
Santo faz nascer no coração do homem incrédulo a fé em Jesus e no seu
sacrifício vicário. Depois, o mesmo Espírito nos convence dos nossos pecados,
do juízo e da justiça de Deus, gerando o arrependimento. Então, é importante,
no decorrer da lição, enfatizar que para, fazer parte do Reino de Deus é necessário
fé e arrependimento.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
O
arrependimento e a fé são os dois elementos essenciais da conversão. Envolvem
uma 'virada contra' (o arrependimento) e uma Virada para' (a fé). As palavras
primárias, no Antigo Testamento, para expressar a ideia de arrependimento
são shuv ('virar para trás', 'voltar') e nicham ('arrepender-se',
'consolar'). Shuv ocorre mais de cem vezes no sentido
teológico, seja quanto ao desviar-se de Deus (1Sm 15.11; Jr 3.19), seja no sentido
de voltar para Deus. A pessoa também pode desviar-se do bem ou desviar-se do
mal, isto é, arrepender-se, O verbo nicham tem um aspecto
emocional que não fica evidente em shuv; mas ambas as palavras
transmitem a ideia de arrependimento.
O Novo
Testamento emprega epistrephõ no sentido de 'voltar-se' para
Deus emetanoeõ/metanoia para a ideia de 'arrependimento' (At 2.38;
17.30; 20.21; Rm 2.4). Utiliza-se de metanaeõ para expressar o
significado de shuv, que indica uma ênfase à mente e à vontade. Mas também é
certo que metanoia, no Novo Testamento, é mais que uma mudança
intelectual. Ressalta o fato de uma reviravolta da pessoa inteira, que passa a
operar uma mudança fundamental de atitudes básicas.
Embora o
arrependimento por si só não possa salvar, é impossível ler o Novo Testamento
sem tornar consciência da ênfase deste sobre aquele. Deus 'anuncia agora a
todos os homens, em todo lugar, que se arrependam' (At 17.30). A mensagem
inicial de João Batista (Mt 3.2), de Jesus (Mt 4.17) e dos apóstolos (At 2.38)
era 'Arrependei-vos'. Todos devem arrepender-se, porque todos pecaram e
destituídos estão da glória de Deus (Rm 3.23) (HORTON, Stanley M. Teologia
Sistemática: Uma perspectiva pentecostal. 1 .ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p.
368).
CONHEÇA MAIS
Arrependimento
"Quando
os olhos dos pecadores são abertos, não podem sentir senão remorsos no coração
por causa do pecado, e uma grande inquietude interior. O apóstolo exorta o
povo a arrepender-se de seus pecados e confessar abertamente sua féem Jesus
como o Messias, e ser balizados em seu nome. Assim, pois, professando sua
fé nEle, receberia a remissão de seus pecados, e participaria
dos dons e das graças do Espírito Santo." Leia mais em "Comentário Bíblico",de
Matthew Henry, CPAD, p.888.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
FÉ
"Entre
as declarações bíblicas sobre o assunto, esta é a fundamental: 'Abraão creu
[heb. mon], no senhor, e foi lhe imputado isto por justiça' (Gn
15.6). Moisés ligou a rebelião e desobediência dos israelitas à sua falta de
confiança no Senhor (Dt 9.23,24). A infidelidade de Israel (Jr 3.6-14) forma um
nítido contraste com a fidelidade de Deus. A fé abrange a confiança. Podemos
'depender' do Senhor ou nEle 'fiar-nos' (heb. batach) com
confiança. Quem assim fizer será bem-aventurado (Jr 17.7). Alegramo-nos porque
podemos confiar no seu nome (SI 33.21) e no seu amor inabalável (SI 13.5).
Podemos também 'refugiar-nos' (heb. casah) nEle, conceito este que
afirma a fé (SI 18.30).
No Novo
Testamento, o verbo pisteuõ ('creio, confio') e o substantivo pistis ('fé')
ocorrem cerca de 480 vezes. Poucas vezes o substantivo reflete a ideia da
fidelidade como no Antigo Testamento (por exemplo, Mt 23.23; Rm 3-3; Gl 5.22).
Pelo contrário, normalmente funciona como um termo técnico, usado
exclusivamente para se referir à confiança ilimitada (com obediência e total
dependência) em Deus (Rm 4.24), em Cristo (At 16.31), no Evangelho (Mc 1.15) ou
no nome de Cristo (Jo 1.12). Tudo isso deixa claro que, na Bíblia, a fé não é
'um salto no escuro'.
Somos
salvos pela graça mediante a fé (Ef 2.8). Crer no Filho de Deus leva à vida
eterna (Jo 3.16). Sem fé, não poderemos agradar a Deus (Hb 11.6). A fé,
portanto, é a atitude da nossa dependência confiante e obediente em Deus e na
sua fidelidade. Essa fé caracteriza todo filho de Deus fiel. É o nosso sangue
espiritual (Cl 2.20)" (HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma
perspectiva pentecostal 1 .ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, pp. 369,370).
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
Não podemos, obviamente, exercer a fé salvífica à parte da
capacitação divina. Mas ensina a Bíblia que, quando cremos, estamos
simplesmente devolvendo o dom de Deus? Seria necessário, para protegermos o
ensino bíblico da salvação pela graça mediante a fé somente, insistir que a fé
não é realmente nossa, mas de Deus? Alguns citam determinados versículos como
evidências em favor de semelhante opinião. J. I. Packer diz: 'Deus, portanto, é
o autor de toda a fé salvífica (Ef 2.8; Fp 1.29)'. H. C. Thiessen afirma que há
um lado divino da fé, e um lado humano', e então declara: A fé é um dom de Deus
(Rm 12.3; 2 Pe 1.1) outorgado sobrenaturalmente pelo Espírito de Deus (1Co
12.9). Paulo diz que todos os aspectos da salvação são um dom de Deus (Ef 2.8),
e por certo a fé está incluída aí' (HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática:
Uma perspectiva pentecostal. 1 .ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p. 370).
SUBSÍDIO DIDÁTICO
Fonte: Ensinador Cristão – n° 72
Os pentecostais concordam que o Arrependimento e a Fé são
as respostas do ser humano ao chamado de Deus para a salvação. Segundo o
teólogo pentecostal Daniel Pecota, o Arrependimento e a Fé são dois aspectos
fundamentais da conversão.
Não há verdadeira conversão sem arrependimento, sem
reconhecimento do erro praticado. Fazer essa autoanálise, por natureza, é
constrangedor, doloroso e vergonhoso, mas é a partir desse gesto que o
arrependimento começa refletir o processo de metanoia, ou seja, uma mudança de
mentalidade, uma nova natureza tomando o lugar da antiga, o "novo
homem" assumindo o lugar do "velho homem".
Da mesma forma, podemos dizer que não há verdadeira conversão
se não houver a fé autêntica na pessoa bendita do Filho como o único Senhor,
Salvador e Rei de nossa vida, pois ao reconhecermos a tragédia do nosso pecado,
também reconheceremos que a única maneira de sermos salvos dessa tragédia é
entregando-se a Cristo e aceitando a obra salvífica no Calvário que Ele fez por
amor a nós. Essa fé não é natural, mas a que faz o ser humano se entregar por
completo a Deus em pura confiança nEle. Assim como fez Abraão, que creu no
Senhor e foi abençoado por Deus (Gn 15.6). Como Moisés que confiava
inteiramente em Deus e corrigiu o povo que não confiava no Altíssimo com a
mesma intensidade do legislador israelita (Dt 9.23,24).
Glorias a Deus, louvado seja Deus muito rica a aula, parabéns
ResponderExcluirJoabe, é Assunto forte mesmo, e não esgotou por aqui, esta semana na revista da CPAD vamos estudar este mesmo tema, em um outra abordagem do Pr. Abner Ferreira, visite nosso outro blog ebd-betel.blogspot.com.br (futuramente vamos unificar todos nossos estudos em um site só com tudo o que tiver de melhor em termos de tecnologia de ponta, aguarde, tá no óleo). Forte Abraço !
ExcluirParabéns; seus comentários são fantásticos.
ResponderExcluirArite, Obrigado pelas palavras, continue visitando e divulgando nosso blog ! A paz do Senhor Jesus !
ResponderExcluir