Aula Presencial dia 3 de dezembro de 2017
Estimado professor, acredito que já tenha percebido que nosso SLIDE semanal traz uma abordagem DETALHADA de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino, tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se ao conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado. Faça bom uso ! Baixe o Slide no formato desejado, Tenha liberdade de alterá-lo, Divulgue e Compartilhe !
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Aula Presencial dia 3 de dezembro de 2017
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TEXTO ÁUREO
"Jesus respondeu: Na
verdade, na verdade te digo que aquele
que não nascer da água e do Espirito não
pode
entrar no Reino de Deus." (Jo 3.5)
VERDADE PRÁTICA
O processo bíblico de salvação se
dá por meio
da justificação, regeneração e santificação do ser humano.
PONTO CENTRAL
O processo da salvação se dá por
meio
da justificação, regeneração e santificação.
HINOS SUGERIDOS DA HARPA CRISTÃ
15 - Foi na Cruz
111 - Que Mudança
177 - Livre Estou
João 3:1-7
1 E HAVIA entre os fariseus um
homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
2 Este foi ter de noite com
Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque
ninguém pode fazer estes sinais que tu
3 Jesus respondeu, e disse-lhe:
Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver
o reino de Deus.
4 Disse-lhe Nicodemos: Como pode
um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de
sua mãe, e nascer?
5 Jesus respondeu: Na verdade, na
verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode
entrar no reino de Deus.
6 O que é nascido da carne é
carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
7 Não te maravilhes de te ter
dito: Necessário vos é nascer de novo.
Segunda-Feira – João 1:12,13
A
experiência do Novo Nascimento espiritual
1 : 12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
1 : 13 Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
Terça-Feira – 2 Coríntios 5:17
O Novo
Nascimento torna o homem uma nova criação
5 : 17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
Quarta-Feira – 1 João 3:1,2
Quem nasce de novo verá a glória de Deus
3 : 1 Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele
3 : 2 Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos.
Quinta-Feira – 1 Pedro 1:23
Fomos
regenerados pela Palavra de Deus
1 : 23 Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.
Sexta-Feira – Romanos 6:11
Novo Nascimento: mortos para o pecado e vivos
para Deus
6 : 11 Assim também vós considerai-vos certamente mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor.
Sábado – Colossenses 3:9
Despindo-se da prática do pecado
3 : 9 Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos,
Estimado Professor, indo direto ao ponto, nosso aluno tem que saber responder
todas as 12 perguntas mencionadas abaixo após nossa aula.
Então mantenha o foco da lição, a proposta é explicar o processo da salvação nos três aspectos: Justificação, Regeneração e Santificação.
Estude bem este tema durante a semana, chegue na sala de aula seguro, preparado, com total domínio sobre a Lição.
Seu aluno, não pode ir embora com duvidas sobre as seguintes perguntas:
1 - Como acontece o processo de salvação na vida do crente ?
2 - É possível a pessoa se autojustificar diante de Deus ?
4 - O que é a Justificação e porque temos a necessidade da Justificação ?
5 - O que é o ato de regeneração da pessoa no processo da salvação ?
6 - Regeneração é a mesma coisa que Conversão ?
7 - Porque existe a necessidade da pessoa ser regenerada ?
8 - O que acontece quando a pessoa é regenerada ?
9 - É possível saber se uma pessoa foi regenerada ou não ?
10 - O que é a Santificação e em que momento se inicia ?
11 - É necessário esforço pessoal neste processo de Santificação ?
12 - É possível ser Santo de maneira absoluta ?
INTRODUÇÃO
O processo de salvação na vida do
crente se dá em três aspectos: na justificação outorgada por Deus; na
regeneração operada pelo Espírito Santo; na santificação como consequência de
uma vida com Cristo. Todo esse processo é alcançado pela fé na crucificação,
morte e ressurreição de Cristo Jesus, nosso Senhor.
Dentro da teologia sistemática,
Soteriologia é a disciplina que estuda a “Salvação”, ao estudá-la vamos entender
o processo da salvação, como ocorre a Salvação do pecador. O comentarista neste
estudo destaca que o processo da salvação se dá em três aspectos: na justificação,
regeneração e na santificação, mas o que ocorre primeiro ?
Qual é a ordem exata destas operações e
aplicações da obra de salvação em cada pecador ? Embora tenha opiniões diferenciadas
entre os estudiosos de várias correntes teológicas, há o consenso de que os
três aspectos que vamos estudar nesta lição, ocorrem de fato na vida do
pecador.
EM QUAL MOMENTO OCORRE A JUSTIFICAÇÃO ? ?
Em Romanos 5:1 diz Tendo sido, pois,
justificado pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo.
Somos justificados pela fé, e como vem a
fé ?
Em Romanos 10:17 diz De sorte que a fé é
pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.
Por esses dois versículos podemos
entender que quando o pecador ouve a palavra de Deus através de uma pregação,
trabalho evangelístico, ou mesmo através de um hino inspirado por Deus... o
Espírito Santo convence este pecador do seu estado miserável, da sua
necessidade de Deus, e este pecador passa a crer (ter FÉ) em Jesus, ocorre
então o ARREPENDIMENTO, o pecador se
arrepende dos pecados, e confessa Jesus como único Senhor e Salvador, chamamos
este momento decisivo de CONVERSÃO.
A Bíblia, mostra esta sequência de
eventos que ocorre, vejamos:
Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que
sejam apagados os vossos pecados (Atos 3:19)
Então, ocorre o ARREPENDIMENTO, a
confissão dos pecados, a CONVERSÃO (neste momento ocorre a JUSTIFICAÇÃO)
Justificação significa ser declarado
justo, ser totalmente justificado diante de Deus. É a nossa posição diante de
Deus. A justificação é o que Cristo fez por nós. JUSTIFICAÇÃO se realiza
imediatamente, uma única vez e é completa na CONVERSÃO. Isso significa que o
crente que acabou de aceitar a Cristo está justificado. (Fonte: mvmportugueses)
I - JUSTIFICADOS POR DEUS
1. A
natureza da Justificação.
A justificação evoca a ideia de
um tribunal jurídico em que pesam terríveis e verdadeiras acusações contra nós,
mas que por meio do sacrifício expiatório e substitutivo de Cristo, se tornaram
nulas (Rm 4.24,25). Assim, somos declarados inocentes, pois nossa condenação
foi substituída pela pena paga por Cristo na cruz (2 Co 5.21). É um ato
gracioso e amoroso de Deus para nós, sem interferência dos méritos humanos,
cabendo ao homem somente crer mediante a fé na obra que Jesus operou (Rm 5.1).
Entretanto, cabe ressaltar que a fé é o meio instrumental para nos unir a
Cristo, o nosso justificador, e não a causa da justificação. Logo, a
justificação tem como consequência direta o perdão dos pecados, a reconciliação
do pecador com Deus, a segurança da salvação e a santificação da vida.
Pr. Antônio Gilberto (CPAD News) fez a
seguinte colocação sobre a Justificação: “Justificação é um termo judicial. Fala de quebra de Lei (1 Jo 3:4). Ele
é o ato de transformação ou mudança de estado do pecador, perante Deus, operada
por Ele mesmo. A justificação tem caráter exterior.
❶Deus é o juiz,
❷Cristo é o advogado
❸homem, o réu.
❹A transgressão da Lei de Deus é o pecado
cometido.”.
2. A
necessidade de Justificação.
A necessidade da justificação é
para que nos encontremos justos e santos diante de Deus, a fim de que sejamos
participantes das bênçãos da salvação e para que o Diabo não acuse o crente dos
pecados que Cristo perdoou (Rm 8.33,34). Nesse sentido, a pessoa justificada
está livre de condenação e é herdeira da vida eterna, tendo como resultado
prático a paz com Deus (Rm 5.1).
Bem sabemos que o diabo é nosso acusador,
ele acusa os eleitos do Senhor de dia e de noite (Ap 12:7-11), sem a
justificação ficaríamos sem respaldo divino através de Jesus para nossa defesa.
Uma vez que manifestamos nossa fé em
Cristo como nosso Salvador pessoal, as acusações do diabo sobre nossa vida cai
por terra, porque temos agora a marca do sangue de Jesus Cristo derramada na
Cruz purificando-nos de todos os pecados. Cadê nosso acusador ?
Se, no entanto, andarmos na luz, como Ele está na
luz, temos plena comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho,
nos purifica de todo o pecado. (1 João 1:7)
3. A
impossibilidade da autojustificação.
Os que reconhecem a necessidade
de justificação são alcançados por ela. Para ilustrar essa realidade
espiritual, o Senhor Jesus ensinou sobre a justificação apresentando a história
de um fariseu que se justificava orgulhosamente por evitar certos pecados, mas
não alcançou a justificação; enquanto o publicano, que reconhecia a sua miséria
diante de Deus, teve os seus pecados perdoados e sua vida justificada (Lc
18.9-14). Nesse aspecto, a justificação não se refere ao esforço humano por
pureza ou santidade, mas ao estado de retidão diante de Deus por meio de Jesus,
o justo, que morreu tomando sobre si todas as acusações contra nós. Por isso,
quando Deus nos olha, após nos tornarmos em nova criação, ainda mesmo com os
nossos defeitos e falhas, em Cristo, nos enxerga sem pecado (1Co 6.11). Assim,
o pecador é justificado pela graça de Deus somente, jamais por méritos pessoais
(Rm 3.21,26,28; 4.5; Gl 3.11).
Dois versículos que podem ser usados como chave de ouro para concluir este
assunto da autojustificação, ou da salvação por méritos, colocando por terra todos falsos ensinos sobre esta temática, são estes escritos do apóstolo Paulo :
porquanto, pela graça sois salvos, por meio da fé,
e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem por intermédio das obras, a fim
de que ninguém venha a se orgulhar por esse motivo. (Efésios 2:8-9)
Tendo sido, pois, justificado pela fé, temos paz
com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo (Romanos 5:1)
II - REGENERADOS PELO ESPÍRITO SANTO
1. A
natureza da Regeneração.
Regeneração é a ação divina de
criar um novo homem, dando-lhe um novo coração, transformando-o em nova criação
(2 Cr 5-17), tornando-o filho de Deus (Jo 1.12,13) e fazendo-o passar da morte
para a vida (Jo 5.24). Aqui, é importante distinguir regeneração da conversão.
Esta é a resposta humana à regeneração no processo de salvação, que é voltar-se
inteiramente para Deus; enquanto aquela é um milagre operado por Deus na
natureza humana, um fenómeno incompreensível à mente natural (Jo 3.3,7). Logo,
Deus é o operador dessa transformação, fazendo com que a pessoa, outrora
apática para as coisas divinas, agora se encontre em plena vitalidade para com
as coisas espirituais (Rm 8.28-30; Tt 3.5).
2. A
necessidade de Regeneração.
Para fazermos parte do Reino de
Deus é preciso nos tornar nova criatura e nascermos do Espírito (Jo 3.5) que
opera a vivificação em nós, pois Ele é o agente da regeneração. O Espírito
Santo faz brotar entusiasmo espiritual e vida abundante (Jo 7.38), onde outrora
havia morte, ofensa e pecado (Ef 2.1). É o agir do Espírito pela Palavra que
faz germinar vida no coração do salvo (Tg 1.18).
3.
Consequências da Regeneração.
É possível verificar se somos
regenerados por meio de algumas mudanças que passam a fazer parte do nosso
viver: o amor intenso a Deus (1Jo 4.19; 5.1); o amor pelos irmãos (1Jo 3.14); a
rejeição das coisas mundanas (1Jo 2.15,16); o amor à Palavra de Deus (51119.103;
1Pe 2.2); o amor pelas almas perdidas (Rm 9.1-3); o desejo de estar em comunhão
com Deus e adorá-lo (SI 42.1,2; 63.1; Ef 5.19,20); a vitória sobre o pecado, a
carnalidade e as práticas contrárias ao Evangelho (1Jo 5.18; Cl 5.16; 2 Co
5.17); o conhecimento da vontade de Deus (1Co 2.12); o testemunho interior do
Espírito Santo atestando nossa filiação ao Pai (Rm 8.16); o intenso interesse
de praticar a justiça (1Jo 2.29). Claro que não somos perfeitos e que muitas
vezes nos depararemos com a impossibilidade de manifestar essas mudanças o
tempo todo, mas substancialmente elas estão presentes na regeneração da pessoa.
EM QUAL MOMENTO OCORRE A REGENERAÇÃO ?
O Comentarista afirmou que é importante
distinguir regeneração da conversão, muitos confundem as duas.
Pr. James P. Boyce (Pastor Batista e Teólogo) disse “As duas são intimamente unidas, Não é
estranho, portanto, que as duas sejam confundidas”
Melhor definição que encontrei para
REGENERAÇÃO e CONVERSÃO que nas minhas buscas :
REGENERAÇÃO : É uma obra divina, uma
obra que transforma o coração do homem, por meio da soberana vontade de Deus.
CONVERSÃO : É a atitude de uma pessoa em voltar-se para Deus,
tendo uma nova inclinação outorgada em seu coração.
Lendo alguns artigos, muitos colocam que
a regeneração ocorre após a justificação, ou seja, ocorre na sequência:
Arrependimento, Confissão dos pecados, Conversão. No momento da conversão
ocorre a Justificação, Regeneração e Santificação (esta última não é um
processo que ocorre de forma imediata como as demais, mais é um aspecto da
salvação que a pessoa tem que aperfeiçoar-se continuamente)
Particularmente, acredito da forma
detalhada acima ou seja “A Fé precede a Regeneração”, todavia, a quem acredite
que a “Regeneração precede a Fé” (doutrina padrão no Calvinismo), baseado em
Efésios 2:5 que diz : “... e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com
Cristo, - pela graça sois salvos”, afirmam os que acreditam desta forma
que Paulo fixa neste versículo o momento que a regeneração acontece. Afirmam
que a regeneração acontece quanto “nós estávamos mortos”, regeneração é a
primeira coisa que acontece quando o pecador encontra Jesus, até mesmo antes do
arrependimento e Fé, justificam que se a regeneração não ocorrer primeiro, não há
nenhuma possibilidade de fé.
III - SANTIFICADOS EM CRISTO
1. Uma
consequência da salvação.
A santificação é o processo pelo
qual o crente se afasta (separa) do pecado para viver uma vida inteiramente
consagrada a Deus, desenvolvendo nele a imagem de Cristo (Rm 8.29). É um
processo de cooperação entre o crente e o Espírito Santo que se inicia no
momento da justificação do salvo, isto é, Deus vê o crente como santo, ainda
que a santidade dele precise ser aperfeiçoada (Ef 4.12). No processo de
conversão, a santificação é outorgada ao cristão porque Deus o vê santo,
separado e amado por Ele, o nosso Pai (Cl 3.12). Nesse sentido estamos firmados
em Cristo e os pecados não têm mais lugar em nossas vidas (1 Jo 3.6).
2. Um
esforço pessoal.
As Escrituras revelam que devemos
almejar e priorizar a santificação (Hb 12.14), pois a nossa natureza pecaminosa
insiste em resistir a esse processo (Rm 7.14,21). Deus anela pela santificação
dos seus filhos, não por capricho divino, mas porque o pecado nos fere de morte
e o nosso Pai de amor não quer ver os seus filhos feridos, mortos no pecado,
pois isso contraria sua natureza amorosa. Assim, para sarar a ferida do pecado.
Ele enviou o seu filho para nos libertar do pecado a fim de vivermos uma vida
santa.
3. O
desafio de sermos santos.
Às vezes achamos que podemos ser
continuamente bons e santos (1Jo 1.10). Na verdade, a nossa meta deve ser essa,
mas não podemos deixar de reconhecer que somos simultaneamente justos e
pecadores, ou seja, em Cristo, Deus nos vê absolutamente santos; no entanto, em
relação à nossa natureza inclinada ao pecado, nossa santificação sofre revezes
(Rm 7.15). Por isso é exigido um esforço pessoal e dependência contínua do
Espírito Santo para sermos santos.
CONCLUSÃO
Convêm que os crentes, como
pessoas justificadas, regeneradas e santificadas, demonstrem ao mundo perdido,
por meio das consequências positivas que esse processo de salvação traz sobre
nossa vida, que somente Jesus pode salvar e transformar o pecador.
PARA REFLETIR
A respeito do processo da salvação, responda:
• Quais são as consequências da justificação?
A
justificação tem como consequência direta o perdão dos pecados, a reconciliação
do pecador com Deus, a segurança da salvação e a santificação da vida.
• Qual é a necessidade da
justificação?
A
necessidade da justificação é para que nos encontremos justos e
santos diante de Deus, a fim de que sejamos participantes das bênçãos da
salvação e para que o Diabo não acuse o crente dos pecados que Cristo perdoou.
• Qual é a distinção entre
regeneração e conversão?
Regeneração é a
ação divina de criar um novo homem, dando-lhe um novo coração, transformando-o
em nova criação, tornando-o filho de Deus e fazendo-o passar da morte para a
vida. A conversão é a resposta humana à regeneração no
processo de salvação, que é voltar-se inteiramente para Deus;
enquanto aquela é um milagre operado por Deus na natureza humana, um
fenômeno incompreensível à mente natural.
• O que é a santificação?
A
santificação é o processo pelo qual o crente se afasta (separa) do
pecado para viver uma vida inteiramente consagrada a Deus, desenvolvendo nele a
imagem de Cristo.
• É possível ser santo de maneira
absoluta?
As Escrituras revelam que devemos
almejar e priorizar a santificação, pois a nossa natureza pecaminosa insiste em
resistir a esse processo. Deus anela pela santificação dos seus filhos, não por
capricho divino, mas porque o pecado nos fere de morte e o nosso Pai de amor
não quer ver os seus filhos feridos, mortos no pecado, pois isso contraria sua
natureza amorosa. Às vezes achamos que podemos ser continuamente bons e
santos (1Jo 1.10). Na verdade, a nossa meta deve ser essa, mas não podemos
deixar de reconhecer que somos simultaneamente justos e pecadores, ou seja, em
Cristo, Deus nos vêabsolutamente santos; no entanto, em
relação à nossa natureza inclinada ao pecado, nossa santificação
sofre revezes. Por isso é exigido um esforço pessoal e dependência
contínua do Espírito Santo para sermos santos.
BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, A Obra da Salvação - Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida, Comentarista Pr. Claiton Pommerening, 4 Trimestre 2017.
TEXTO ÁUREO
"Jesus respondeu: Na
verdade, na verdade te digo que aquele
que não nascer da água e do Espirito não
pode
entrar no Reino de Deus." (Jo 3.5)
VERDADE PRÁTICA
O processo bíblico de salvação se
dá por meio
da justificação, regeneração e santificação do ser humano.
PONTO CENTRAL
O processo da salvação se dá por
meio
da justificação, regeneração e santificação.
HINOS SUGERIDOS DA HARPA CRISTÃ
15 - Foi na Cruz
111 - Que Mudança
177 - Livre Estou
João 3:1-7
|
1 E HAVIA entre os fariseus um
homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
2 Este foi ter de noite com
Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque
ninguém pode fazer estes sinais que tu
3 Jesus respondeu, e disse-lhe:
Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver
o reino de Deus.
4 Disse-lhe Nicodemos: Como pode
um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de
sua mãe, e nascer?
5 Jesus respondeu: Na verdade, na
verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode
entrar no reino de Deus.
6 O que é nascido da carne é
carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
7 Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. |
Segunda-Feira – João 1:12,13
A
experiência do Novo Nascimento espiritual
|
1 : 12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
1 : 13 Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. |
Terça-Feira – 2 Coríntios 5:17
O Novo
Nascimento torna o homem uma nova criação
|
5 : 17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
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Quarta-Feira – 1 João 3:1,2
Quem nasce de novo verá a glória de Deus
|
3 : 1 Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele
3 : 2 Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos. |
Quinta-Feira – 1 Pedro 1:23
Fomos
regenerados pela Palavra de Deus
|
1 : 23 Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.
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Sexta-Feira – Romanos 6:11
Novo Nascimento: mortos para o pecado e vivos
para Deus
|
6 : 11 Assim também vós considerai-vos certamente mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor.
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Sábado – Colossenses 3:9
Despindo-se da prática do pecado
|
3 : 9 Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos,
|
Estimado Professor, indo direto ao ponto, nosso aluno tem que saber responder
todas as 12 perguntas mencionadas abaixo após nossa aula.
Então mantenha o foco da lição, a proposta é explicar o processo da salvação nos três aspectos: Justificação, Regeneração e Santificação.
Estude bem este tema durante a semana, chegue na sala de aula seguro, preparado, com total domínio sobre a Lição.
Seu aluno, não pode ir embora com duvidas sobre as seguintes perguntas:
1 - Como acontece o processo de salvação na vida do crente ?
todas as 12 perguntas mencionadas abaixo após nossa aula.
Então mantenha o foco da lição, a proposta é explicar o processo da salvação nos três aspectos: Justificação, Regeneração e Santificação.
Estude bem este tema durante a semana, chegue na sala de aula seguro, preparado, com total domínio sobre a Lição.
Seu aluno, não pode ir embora com duvidas sobre as seguintes perguntas:
1 - Como acontece o processo de salvação na vida do crente ?
2 - É possível a pessoa se autojustificar diante de Deus ?
4 - O que é a Justificação e porque temos a necessidade da Justificação ?
5 - O que é o ato de regeneração da pessoa no processo da salvação ?
6 - Regeneração é a mesma coisa que Conversão ?
7 - Porque existe a necessidade da pessoa ser regenerada ?
8 - O que acontece quando a pessoa é regenerada ?
9 - É possível saber se uma pessoa foi regenerada ou não ?
10 - O que é a Santificação e em que momento se inicia ?
11 - É necessário esforço pessoal neste processo de Santificação ?
12 - É possível ser Santo de maneira absoluta ?
8 - O que acontece quando a pessoa é regenerada ?
9 - É possível saber se uma pessoa foi regenerada ou não ?
10 - O que é a Santificação e em que momento se inicia ?
11 - É necessário esforço pessoal neste processo de Santificação ?
12 - É possível ser Santo de maneira absoluta ?
INTRODUÇÃO
O processo de salvação na vida do
crente se dá em três aspectos: na justificação outorgada por Deus; na
regeneração operada pelo Espírito Santo; na santificação como consequência de
uma vida com Cristo. Todo esse processo é alcançado pela fé na crucificação,
morte e ressurreição de Cristo Jesus, nosso Senhor.
Dentro da teologia sistemática,
Soteriologia é a disciplina que estuda a “Salvação”, ao estudá-la vamos entender
o processo da salvação, como ocorre a Salvação do pecador. O comentarista neste
estudo destaca que o processo da salvação se dá em três aspectos: na justificação,
regeneração e na santificação, mas o que ocorre primeiro ?
Qual é a ordem exata destas operações e
aplicações da obra de salvação em cada pecador ? Embora tenha opiniões diferenciadas
entre os estudiosos de várias correntes teológicas, há o consenso de que os
três aspectos que vamos estudar nesta lição, ocorrem de fato na vida do
pecador.
EM QUAL MOMENTO OCORRE A JUSTIFICAÇÃO ? ?
Em Romanos 5:1 diz Tendo sido, pois,
justificado pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo.
Somos justificados pela fé, e como vem a
fé ?
Em Romanos 10:17 diz De sorte que a fé é
pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.
Por esses dois versículos podemos
entender que quando o pecador ouve a palavra de Deus através de uma pregação,
trabalho evangelístico, ou mesmo através de um hino inspirado por Deus... o
Espírito Santo convence este pecador do seu estado miserável, da sua
necessidade de Deus, e este pecador passa a crer (ter FÉ) em Jesus, ocorre
então o ARREPENDIMENTO, o pecador se
arrepende dos pecados, e confessa Jesus como único Senhor e Salvador, chamamos
este momento decisivo de CONVERSÃO.
A Bíblia, mostra esta sequência de
eventos que ocorre, vejamos:
Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que
sejam apagados os vossos pecados (Atos 3:19)
Então, ocorre o ARREPENDIMENTO, a
confissão dos pecados, a CONVERSÃO (neste momento ocorre a JUSTIFICAÇÃO)
Justificação significa ser declarado
justo, ser totalmente justificado diante de Deus. É a nossa posição diante de
Deus. A justificação é o que Cristo fez por nós. JUSTIFICAÇÃO se realiza
imediatamente, uma única vez e é completa na CONVERSÃO. Isso significa que o
crente que acabou de aceitar a Cristo está justificado. (Fonte: mvmportugueses)
I - JUSTIFICADOS POR DEUS
1. A
natureza da Justificação.
A justificação evoca a ideia de
um tribunal jurídico em que pesam terríveis e verdadeiras acusações contra nós,
mas que por meio do sacrifício expiatório e substitutivo de Cristo, se tornaram
nulas (Rm 4.24,25). Assim, somos declarados inocentes, pois nossa condenação
foi substituída pela pena paga por Cristo na cruz (2 Co 5.21). É um ato
gracioso e amoroso de Deus para nós, sem interferência dos méritos humanos,
cabendo ao homem somente crer mediante a fé na obra que Jesus operou (Rm 5.1).
Entretanto, cabe ressaltar que a fé é o meio instrumental para nos unir a
Cristo, o nosso justificador, e não a causa da justificação. Logo, a
justificação tem como consequência direta o perdão dos pecados, a reconciliação
do pecador com Deus, a segurança da salvação e a santificação da vida.
Pr. Antônio Gilberto (CPAD News) fez a
seguinte colocação sobre a Justificação: “Justificação é um termo judicial. Fala de quebra de Lei (1 Jo 3:4). Ele
é o ato de transformação ou mudança de estado do pecador, perante Deus, operada
por Ele mesmo. A justificação tem caráter exterior.
❶Deus é o juiz,
❷Cristo é o advogado
❸homem, o réu.
❹A transgressão da Lei de Deus é o pecado
cometido.”.
2. A
necessidade de Justificação.
A necessidade da justificação é
para que nos encontremos justos e santos diante de Deus, a fim de que sejamos
participantes das bênçãos da salvação e para que o Diabo não acuse o crente dos
pecados que Cristo perdoou (Rm 8.33,34). Nesse sentido, a pessoa justificada
está livre de condenação e é herdeira da vida eterna, tendo como resultado
prático a paz com Deus (Rm 5.1).
Bem sabemos que o diabo é nosso acusador,
ele acusa os eleitos do Senhor de dia e de noite (Ap 12:7-11), sem a
justificação ficaríamos sem respaldo divino através de Jesus para nossa defesa.
Uma vez que manifestamos nossa fé em
Cristo como nosso Salvador pessoal, as acusações do diabo sobre nossa vida cai
por terra, porque temos agora a marca do sangue de Jesus Cristo derramada na
Cruz purificando-nos de todos os pecados. Cadê nosso acusador ?
Se, no entanto, andarmos na luz, como Ele está na
luz, temos plena comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho,
nos purifica de todo o pecado. (1 João 1:7)
3. A
impossibilidade da autojustificação.
Os que reconhecem a necessidade
de justificação são alcançados por ela. Para ilustrar essa realidade
espiritual, o Senhor Jesus ensinou sobre a justificação apresentando a história
de um fariseu que se justificava orgulhosamente por evitar certos pecados, mas
não alcançou a justificação; enquanto o publicano, que reconhecia a sua miséria
diante de Deus, teve os seus pecados perdoados e sua vida justificada (Lc
18.9-14). Nesse aspecto, a justificação não se refere ao esforço humano por
pureza ou santidade, mas ao estado de retidão diante de Deus por meio de Jesus,
o justo, que morreu tomando sobre si todas as acusações contra nós. Por isso,
quando Deus nos olha, após nos tornarmos em nova criação, ainda mesmo com os
nossos defeitos e falhas, em Cristo, nos enxerga sem pecado (1Co 6.11). Assim,
o pecador é justificado pela graça de Deus somente, jamais por méritos pessoais
(Rm 3.21,26,28; 4.5; Gl 3.11).
Dois versículos que podem ser usados como chave de ouro para concluir este
assunto da autojustificação, ou da salvação por méritos, colocando por terra todos falsos ensinos sobre esta temática, são estes escritos do apóstolo Paulo :
porquanto, pela graça sois salvos, por meio da fé,
e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem por intermédio das obras, a fim
de que ninguém venha a se orgulhar por esse motivo. (Efésios 2:8-9)
Tendo sido, pois, justificado pela fé, temos paz
com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo (Romanos 5:1)
II - REGENERADOS PELO ESPÍRITO SANTO
1. A
natureza da Regeneração.
Regeneração é a ação divina de
criar um novo homem, dando-lhe um novo coração, transformando-o em nova criação
(2 Cr 5-17), tornando-o filho de Deus (Jo 1.12,13) e fazendo-o passar da morte
para a vida (Jo 5.24). Aqui, é importante distinguir regeneração da conversão.
Esta é a resposta humana à regeneração no processo de salvação, que é voltar-se
inteiramente para Deus; enquanto aquela é um milagre operado por Deus na
natureza humana, um fenómeno incompreensível à mente natural (Jo 3.3,7). Logo,
Deus é o operador dessa transformação, fazendo com que a pessoa, outrora
apática para as coisas divinas, agora se encontre em plena vitalidade para com
as coisas espirituais (Rm 8.28-30; Tt 3.5).
2. A
necessidade de Regeneração.
Para fazermos parte do Reino de
Deus é preciso nos tornar nova criatura e nascermos do Espírito (Jo 3.5) que
opera a vivificação em nós, pois Ele é o agente da regeneração. O Espírito
Santo faz brotar entusiasmo espiritual e vida abundante (Jo 7.38), onde outrora
havia morte, ofensa e pecado (Ef 2.1). É o agir do Espírito pela Palavra que
faz germinar vida no coração do salvo (Tg 1.18).
3.
Consequências da Regeneração.
É possível verificar se somos
regenerados por meio de algumas mudanças que passam a fazer parte do nosso
viver: o amor intenso a Deus (1Jo 4.19; 5.1); o amor pelos irmãos (1Jo 3.14); a
rejeição das coisas mundanas (1Jo 2.15,16); o amor à Palavra de Deus (51119.103;
1Pe 2.2); o amor pelas almas perdidas (Rm 9.1-3); o desejo de estar em comunhão
com Deus e adorá-lo (SI 42.1,2; 63.1; Ef 5.19,20); a vitória sobre o pecado, a
carnalidade e as práticas contrárias ao Evangelho (1Jo 5.18; Cl 5.16; 2 Co
5.17); o conhecimento da vontade de Deus (1Co 2.12); o testemunho interior do
Espírito Santo atestando nossa filiação ao Pai (Rm 8.16); o intenso interesse
de praticar a justiça (1Jo 2.29). Claro que não somos perfeitos e que muitas
vezes nos depararemos com a impossibilidade de manifestar essas mudanças o
tempo todo, mas substancialmente elas estão presentes na regeneração da pessoa.
EM QUAL MOMENTO OCORRE A REGENERAÇÃO ?
O Comentarista afirmou que é importante
distinguir regeneração da conversão, muitos confundem as duas.
Pr. James P. Boyce (Pastor Batista e Teólogo) disse “As duas são intimamente unidas, Não é
estranho, portanto, que as duas sejam confundidas”
Melhor definição que encontrei para
REGENERAÇÃO e CONVERSÃO que nas minhas buscas :
REGENERAÇÃO : É uma obra divina, uma
obra que transforma o coração do homem, por meio da soberana vontade de Deus.
CONVERSÃO : É a atitude de uma pessoa em voltar-se para Deus,
tendo uma nova inclinação outorgada em seu coração.
Lendo alguns artigos, muitos colocam que
a regeneração ocorre após a justificação, ou seja, ocorre na sequência:
Arrependimento, Confissão dos pecados, Conversão. No momento da conversão
ocorre a Justificação, Regeneração e Santificação (esta última não é um
processo que ocorre de forma imediata como as demais, mais é um aspecto da
salvação que a pessoa tem que aperfeiçoar-se continuamente)
Particularmente, acredito da forma
detalhada acima ou seja “A Fé precede a Regeneração”, todavia, a quem acredite
que a “Regeneração precede a Fé” (doutrina padrão no Calvinismo), baseado em
Efésios 2:5 que diz : “... e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com
Cristo, - pela graça sois salvos”, afirmam os que acreditam desta forma
que Paulo fixa neste versículo o momento que a regeneração acontece. Afirmam
que a regeneração acontece quanto “nós estávamos mortos”, regeneração é a
primeira coisa que acontece quando o pecador encontra Jesus, até mesmo antes do
arrependimento e Fé, justificam que se a regeneração não ocorrer primeiro, não há
nenhuma possibilidade de fé.
III - SANTIFICADOS EM CRISTO
1. Uma
consequência da salvação.
A santificação é o processo pelo
qual o crente se afasta (separa) do pecado para viver uma vida inteiramente
consagrada a Deus, desenvolvendo nele a imagem de Cristo (Rm 8.29). É um
processo de cooperação entre o crente e o Espírito Santo que se inicia no
momento da justificação do salvo, isto é, Deus vê o crente como santo, ainda
que a santidade dele precise ser aperfeiçoada (Ef 4.12). No processo de
conversão, a santificação é outorgada ao cristão porque Deus o vê santo,
separado e amado por Ele, o nosso Pai (Cl 3.12). Nesse sentido estamos firmados
em Cristo e os pecados não têm mais lugar em nossas vidas (1 Jo 3.6).
2. Um
esforço pessoal.
As Escrituras revelam que devemos
almejar e priorizar a santificação (Hb 12.14), pois a nossa natureza pecaminosa
insiste em resistir a esse processo (Rm 7.14,21). Deus anela pela santificação
dos seus filhos, não por capricho divino, mas porque o pecado nos fere de morte
e o nosso Pai de amor não quer ver os seus filhos feridos, mortos no pecado,
pois isso contraria sua natureza amorosa. Assim, para sarar a ferida do pecado.
Ele enviou o seu filho para nos libertar do pecado a fim de vivermos uma vida
santa.
3. O
desafio de sermos santos.
Às vezes achamos que podemos ser
continuamente bons e santos (1Jo 1.10). Na verdade, a nossa meta deve ser essa,
mas não podemos deixar de reconhecer que somos simultaneamente justos e
pecadores, ou seja, em Cristo, Deus nos vê absolutamente santos; no entanto, em
relação à nossa natureza inclinada ao pecado, nossa santificação sofre revezes
(Rm 7.15). Por isso é exigido um esforço pessoal e dependência contínua do
Espírito Santo para sermos santos.
CONCLUSÃO
Convêm que os crentes, como
pessoas justificadas, regeneradas e santificadas, demonstrem ao mundo perdido,
por meio das consequências positivas que esse processo de salvação traz sobre
nossa vida, que somente Jesus pode salvar e transformar o pecador.
PARA REFLETIR
A respeito do processo da salvação, responda:
• Quais são as consequências da justificação?
A
justificação tem como consequência direta o perdão dos pecados, a reconciliação
do pecador com Deus, a segurança da salvação e a santificação da vida.
• Qual é a necessidade da
justificação?
A
necessidade da justificação é para que nos encontremos justos e
santos diante de Deus, a fim de que sejamos participantes das bênçãos da
salvação e para que o Diabo não acuse o crente dos pecados que Cristo perdoou.
• Qual é a distinção entre
regeneração e conversão?
Regeneração é a
ação divina de criar um novo homem, dando-lhe um novo coração, transformando-o
em nova criação, tornando-o filho de Deus e fazendo-o passar da morte para a
vida. A conversão é a resposta humana à regeneração no
processo de salvação, que é voltar-se inteiramente para Deus;
enquanto aquela é um milagre operado por Deus na natureza humana, um
fenômeno incompreensível à mente natural.
• O que é a santificação?
A
santificação é o processo pelo qual o crente se afasta (separa) do
pecado para viver uma vida inteiramente consagrada a Deus, desenvolvendo nele a
imagem de Cristo.
• É possível ser santo de maneira
absoluta?
As Escrituras revelam que devemos
almejar e priorizar a santificação, pois a nossa natureza pecaminosa insiste em
resistir a esse processo. Deus anela pela santificação dos seus filhos, não por
capricho divino, mas porque o pecado nos fere de morte e o nosso Pai de amor
não quer ver os seus filhos feridos, mortos no pecado, pois isso contraria sua
natureza amorosa. Às vezes achamos que podemos ser continuamente bons e
santos (1Jo 1.10). Na verdade, a nossa meta deve ser essa, mas não podemos
deixar de reconhecer que somos simultaneamente justos e pecadores, ou seja, em
Cristo, Deus nos vêabsolutamente santos; no entanto, em
relação à nossa natureza inclinada ao pecado, nossa santificação
sofre revezes. Por isso é exigido um esforço pessoal e dependência
contínua do Espírito Santo para sermos santos.
BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, A Obra da Salvação - Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida, Comentarista Pr. Claiton Pommerening, 4 Trimestre 2017.
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, A Obra da Salvação - Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida, Comentarista Pr. Claiton Pommerening, 4 Trimestre 2017.
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Olá, estimado professor, segue abaixo material de apoio que o mesmo possa adicionar mais conteúdo para a sua aula.
Clique Aqui - Lição CPAD - Justificação Somente pela Fé em Cristo
Clique Aqui - Lição CPAD - Os Benefícios da Justificação
Clique Aqui - Lição CPAD - Necessidade de termos uma Vida Santa
Clique Aqui - Lição CPAD - Salvação, o plano de Deus para a redenção humana
Clique Aqui - A Regeneração precede a Fé ?
Clique Aqui - Um pouco mais sobre a Doutrina da Salvação
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Clique Aqui - Um pouco mais sobre a Doutrina da Salvação
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Prezado (a) professor(a),
estudaremos a respeito dos três aspectos da salvação: justificação, regeneração
e santificação. Veremos que a fé no Filho de Deus e no seu sacrifício nos
proporciona a justificação diante de Deus. Depois de justificados, somos regenerados
e santificados mediante a ação do Espírito Santo. Sem a atuação dEle não há
salvação, justificação nem o processo de santificação.
No decorrer da lição, procure enfatizar que, como crentes em Jesus
Cristo, justificados, regenerados e santificados, devemos anunciar ao mundo as
virtudes do Reino de Deus mediante a nossa maneira de viver.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
A Justificação
Assim como a
regeneração leva a efeito uma mudança em nossa natureza, a justificação
modifica a nossa situação diante de Deus. O termo 'justificação' refere-se ao
ato mediante o qual, com base na obra infinitamente justa e satisfatória de
Cristo na cruz. Deus declara os pecadores condenados livres de toda a culpa do
pecado e de suas consequências eternas, declarando-os plenamente justos aos
seus olhos. O Deus que detesta 'o que justifica o ímpio' (Pv 15.17) mantém sua
própria justiça ao justificá-lo, porque Cristo já pagou a penalidade integral
do pecado (Rm 3,21-26). Constamos, portanto, diante de Deus como plenamente
absolvidos.
Para descrever a
ação de Deus a justificar-nos, os termos empregados pelo Antigo Testamento
(heb. tsaddiq: Êx 23.7; Dt 25.1; 1Rs 8.32; Pv 17.15) e pelo
Novo Testamento (gr. dikaioõ: Mt 12.37; Rm 3.20; 8.33,34)
sugerem um contexto judicial e forense. Não devemos, no entanto, considerá-la
uma ficção jurídica, como se estivéssemos justos sem no entanto sê-lo. Por estarmos
nEle (Ef 1.4,7,11), Jesus Cristo tornou-se a nossa justiça (l Co 1.30). Deus
credita ou contabiliza (gr. logizomaí) sua justiça em nosso favor.
Ela é imputada a nós" (HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma
perspectiva pentecostal. 1 .ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p. 372).
CONHEÇA MAIS
O Processo da Salvação
"A
obra do Espírito não cessa quando a pessoa reconhece sua culpa diante de Deus,
mas vai crescendo a cada etapa subsequente. [...] No momento da conversão,
nascemos de novo, desta vez o nascimento no Espírito. Ao mesmo tempo, o
Espírito nos batiza no corpo de Jesus Cristo, que é a Igreja. Instantaneamente,
somos lavados, santificados e justificados, e tudo isto mediante o poder do
Espírito." Leia mais em Teologia Sistemática: uma perspectiva pentecostal,
editado por Stanley Horton, CPAD, pp. 424,25.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
Regeneração
A regeneração é a ação decisiva e instantânea do Espírito Santo, mediante
a qual Ele cria de novo a natureza interior. O substantivo grego (palingenesia)
traduzido por 'regeneração' aparece apenas duas vezes no Novo Testamento.
Mateus 19.28 emprega-o com referência aos tempos do fim. Somente em Tito 3,5
refere-se a renovação espiritual do indivíduo. Embora o Antigo Testamento tenha
em vista a nação de Israel, a Bíblia emprega várias figuras de linguagem para
descrever o que acontece. O Senhor 'tirará da sua carne o coração de pedra e
lhes dará um coração de carne' (Ez 11.19). Deus diz: 'Espalharei água pura
sobre vós, e ficareis purificados... E vos darei um coração novo e porei dentro
de vós um espírito novo... E porei dentro de vós o meu espírito e farei que
andeis nos meus estatutos' (Ez 36.25-27). Deus colocará a sua lei 'no seu
interior e a escreverá no seu coração' (Jr 31.33). Ele 'circundará o teu
coração... para amares ao Senhor' (Dt 30.6)" (HORTON, Stanley M. Teologia
Sistemática: Uma perspectiva pentecostai. 1 .ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1996,
pp. 369,370).
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
Santificação
A santificação
precisa ser distinguida da justificação. Na justificação, Deus atribui ao
crente, no momento em que recebe a Cristo, a própria justiça de Cristo, e a
partir de então vê esta pessoa como se ela tivesse morrido, sido sepultada e
ressuscitada em novidade de vida em Cristo (Rm 6.6-10). É uma mudança que
ocorre "de uma vez por todas' na condição legal ou judicial da pessoa de
Deus. A santificação, em contraste, é um processo progressivo que ocorre na
vida do pecador regenerado, momento a momento. Na santificação ocorre uma cura
substancial da separação que havia ocorrido entre Deus e o homem, entre o homem
e os seus companheiros, entre o homem e si mesmo, entre o homem e a
natureza" (Dicionário Bíblico Wycliffe. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009,
p. 1762).
SUBSÍDIO DIDÁTICO
Fonte: Ensinador Cristão – n° 72
Nesta lição, veremos o que Deus
faz na vida da pessoa que se arrependeu dos pecados e creu no Senhor Jesus:
Justifica, Regenera e Santifica.
Justificação
De
condenados, absolvidos; de culpados, declarados inocentes. Mediante a quitação
da penalidade integral do pecado por Cristo Jesus, o nosso Senhor, segundo a
sua própria justiça, Deus nos declarou justificados. Esse termo
refere-se à nossa mudança de situação diante de Deus. É o
ato pelo qual o Altíssimo declara os pecadores outrora acusados, culpados e
condenados, agora livres e absolvidos com base na definitiva e satisfatória
obra salvífica de Jesus Cristo operada na cruz. É uma das
maravilhosas doutrinas da Salvação que precisa ser pregada, afirmada e
reafirmada nos púlpitos e nas classes de Escola Dominical das igrejas locais.
Regeneração
O teólogo
pentecostal Daniel Pecota diz que a Regeneração "é o início do nosso
crescimento no conhecimento de Deus, na nossa experiência de Cristo e do
Espírito e no nosso caráter moral". Após o arrependimento e a fé, Deus
nos regenera por intermédio do seu Espírito Santo. É o milagre
da criação de uma nova natureza interior. É ação do Espírito
semelhante ao que profetizou o profeta Ezequiel: "E lhe darei um mesmo
coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o
coração de pedra e lhes darei um coração de carne" (Ez 11.19). Uma
doutrina urgente que deve ser pregada e ensinada. Uma das verdades que os
pentecostais sempre enfatizaram é a "mudança de vida" como
prova da verdadeira conversão em Cristo. Isso passa obrigatoriamente pelo
milagre da Regeneração que leva-nos à santificação.
Santificação
O teólogo pentecostal Timothy P.
Jenney, no capítulo "O Espírito Santo e a Santificação", da obra
Teologia Sistemática: Perspectiva Pentecostal, editada pela CPAD, diz que
"os escritores do Novo Testamento empregam tão frequentemente a expressão
'Espírito Santo' por reconhecerem a relevância do Espírito para a santificação
do mundo" (p.406). Nesse sentido, podemos conceituar
"santificação" como "o processo mediante o qual Deus
estápurificando o mundo e seus habitantes". É uma obra
continuada a partir da regeneração, numa perspectiva instantânea, pois
aplica à vida do crente a obra feita por Jesus; e progressiva, pois a
operação do Espírito é permanente. Uma doutrina que deve ser vivida
hoje!
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Prezado (a) professor(a),
estudaremos a respeito dos três aspectos da salvação: justificação, regeneração
e santificação. Veremos que a fé no Filho de Deus e no seu sacrifício nos
proporciona a justificação diante de Deus. Depois de justificados, somos regenerados
e santificados mediante a ação do Espírito Santo. Sem a atuação dEle não há
salvação, justificação nem o processo de santificação.
No decorrer da lição, procure enfatizar que, como crentes em Jesus
Cristo, justificados, regenerados e santificados, devemos anunciar ao mundo as
virtudes do Reino de Deus mediante a nossa maneira de viver.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
A Justificação
A Justificação
Assim como a
regeneração leva a efeito uma mudança em nossa natureza, a justificação
modifica a nossa situação diante de Deus. O termo 'justificação' refere-se ao
ato mediante o qual, com base na obra infinitamente justa e satisfatória de
Cristo na cruz. Deus declara os pecadores condenados livres de toda a culpa do
pecado e de suas consequências eternas, declarando-os plenamente justos aos
seus olhos. O Deus que detesta 'o que justifica o ímpio' (Pv 15.17) mantém sua
própria justiça ao justificá-lo, porque Cristo já pagou a penalidade integral
do pecado (Rm 3,21-26). Constamos, portanto, diante de Deus como plenamente
absolvidos.
Para descrever a
ação de Deus a justificar-nos, os termos empregados pelo Antigo Testamento
(heb. tsaddiq: Êx 23.7; Dt 25.1; 1Rs 8.32; Pv 17.15) e pelo
Novo Testamento (gr. dikaioõ: Mt 12.37; Rm 3.20; 8.33,34)
sugerem um contexto judicial e forense. Não devemos, no entanto, considerá-la
uma ficção jurídica, como se estivéssemos justos sem no entanto sê-lo. Por estarmos
nEle (Ef 1.4,7,11), Jesus Cristo tornou-se a nossa justiça (l Co 1.30). Deus
credita ou contabiliza (gr. logizomaí) sua justiça em nosso favor.
Ela é imputada a nós" (HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma
perspectiva pentecostal. 1 .ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p. 372).
CONHEÇA MAIS
O Processo da Salvação
O Processo da Salvação
"A
obra do Espírito não cessa quando a pessoa reconhece sua culpa diante de Deus,
mas vai crescendo a cada etapa subsequente. [...] No momento da conversão,
nascemos de novo, desta vez o nascimento no Espírito. Ao mesmo tempo, o
Espírito nos batiza no corpo de Jesus Cristo, que é a Igreja. Instantaneamente,
somos lavados, santificados e justificados, e tudo isto mediante o poder do
Espírito." Leia mais em Teologia Sistemática: uma perspectiva pentecostal,
editado por Stanley Horton, CPAD, pp. 424,25.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
Regeneração
Regeneração
A regeneração é a ação decisiva e instantânea do Espírito Santo, mediante
a qual Ele cria de novo a natureza interior. O substantivo grego (palingenesia)
traduzido por 'regeneração' aparece apenas duas vezes no Novo Testamento.
Mateus 19.28 emprega-o com referência aos tempos do fim. Somente em Tito 3,5
refere-se a renovação espiritual do indivíduo. Embora o Antigo Testamento tenha
em vista a nação de Israel, a Bíblia emprega várias figuras de linguagem para
descrever o que acontece. O Senhor 'tirará da sua carne o coração de pedra e
lhes dará um coração de carne' (Ez 11.19). Deus diz: 'Espalharei água pura
sobre vós, e ficareis purificados... E vos darei um coração novo e porei dentro
de vós um espírito novo... E porei dentro de vós o meu espírito e farei que
andeis nos meus estatutos' (Ez 36.25-27). Deus colocará a sua lei 'no seu
interior e a escreverá no seu coração' (Jr 31.33). Ele 'circundará o teu
coração... para amares ao Senhor' (Dt 30.6)" (HORTON, Stanley M. Teologia
Sistemática: Uma perspectiva pentecostai. 1 .ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1996,
pp. 369,370).
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
Santificação
A santificação
precisa ser distinguida da justificação. Na justificação, Deus atribui ao
crente, no momento em que recebe a Cristo, a própria justiça de Cristo, e a
partir de então vê esta pessoa como se ela tivesse morrido, sido sepultada e
ressuscitada em novidade de vida em Cristo (Rm 6.6-10). É uma mudança que
ocorre "de uma vez por todas' na condição legal ou judicial da pessoa de
Deus. A santificação, em contraste, é um processo progressivo que ocorre na
vida do pecador regenerado, momento a momento. Na santificação ocorre uma cura
substancial da separação que havia ocorrido entre Deus e o homem, entre o homem
e os seus companheiros, entre o homem e si mesmo, entre o homem e a
natureza" (Dicionário Bíblico Wycliffe. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009,
p. 1762).
SUBSÍDIO DIDÁTICO
Fonte: Ensinador Cristão – n° 72
Nesta lição, veremos o que Deus faz na vida da pessoa que se arrependeu dos pecados e creu no Senhor Jesus: Justifica, Regenera e Santifica.
Nesta lição, veremos o que Deus faz na vida da pessoa que se arrependeu dos pecados e creu no Senhor Jesus: Justifica, Regenera e Santifica.
Justificação
De
condenados, absolvidos; de culpados, declarados inocentes. Mediante a quitação
da penalidade integral do pecado por Cristo Jesus, o nosso Senhor, segundo a
sua própria justiça, Deus nos declarou justificados. Esse termo
refere-se à nossa mudança de situação diante de Deus. É o
ato pelo qual o Altíssimo declara os pecadores outrora acusados, culpados e
condenados, agora livres e absolvidos com base na definitiva e satisfatória
obra salvífica de Jesus Cristo operada na cruz. É uma das
maravilhosas doutrinas da Salvação que precisa ser pregada, afirmada e
reafirmada nos púlpitos e nas classes de Escola Dominical das igrejas locais.
Regeneração
O teólogo
pentecostal Daniel Pecota diz que a Regeneração "é o início do nosso
crescimento no conhecimento de Deus, na nossa experiência de Cristo e do
Espírito e no nosso caráter moral". Após o arrependimento e a fé, Deus
nos regenera por intermédio do seu Espírito Santo. É o milagre
da criação de uma nova natureza interior. É ação do Espírito
semelhante ao que profetizou o profeta Ezequiel: "E lhe darei um mesmo
coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o
coração de pedra e lhes darei um coração de carne" (Ez 11.19). Uma
doutrina urgente que deve ser pregada e ensinada. Uma das verdades que os
pentecostais sempre enfatizaram é a "mudança de vida" como
prova da verdadeira conversão em Cristo. Isso passa obrigatoriamente pelo
milagre da Regeneração que leva-nos à santificação.
Santificação
O teólogo pentecostal Timothy P.
Jenney, no capítulo "O Espírito Santo e a Santificação", da obra
Teologia Sistemática: Perspectiva Pentecostal, editada pela CPAD, diz que
"os escritores do Novo Testamento empregam tão frequentemente a expressão
'Espírito Santo' por reconhecerem a relevância do Espírito para a santificação
do mundo" (p.406). Nesse sentido, podemos conceituar
"santificação" como "o processo mediante o qual Deus
estápurificando o mundo e seus habitantes". É uma obra
continuada a partir da regeneração, numa perspectiva instantânea, pois
aplica à vida do crente a obra feita por Jesus; e progressiva, pois a
operação do Espírito é permanente. Uma doutrina que deve ser vivida
hoje!
que showwww parabens muitoooooo rico aqui que Deus abençoem
ResponderExcluirIrmão, muito rico este estudo, estava procurando deixar mais claro a seguinte questão: Em que momento ocorre a justificação do pecador ? quais são as fases da salvação na vida do pecador ? muito interessante ... acabei de adicionar estes comentários... irmão Johnson dê uma lida, veja se o irmão concorda ! Forte abraço, obrigado por participar !
ResponderExcluirprofessor,
ResponderExcluirnão se importa que faça uso do seu trabalho em minha aula não né.
grande abraço na paz de Cristo, do irmão Milton - Ipatinga-MG
Irmão Milton, pode fazer uso do material que desejar, tenha liberdade, ficamos felizes por utilizar o nosso material. Aguardamos vossa visita sempre ! Forte Abraço, a paz do Senhor Jesus !
ExcluirIrmao,,,,,....Muito obrigado pelo material.....sou estudante e tudo na faculdade e exibido atraves de power point.....tambem ministro aulas nas classes de escola biblica e facilita muito minha vida esse material....Jesus abencoe esse talent.
ResponderExcluirAmém ! Que Deus continue abençoando vosso ministério !
Excluir