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segunda-feira, 3 de julho de 2017

Lição 2 - O Único Deus Verdadeiro e a Criação

Aula Presencial dia 09 de Julho de 2017

Estimado professor,   acredito que já tenha percebido que nosso slide semanal traz uma abordagem completa de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino,  tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se ao conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado.  Faça bom uso !  Baixe o Slide, Tenha liberdade de alterá-lo se desejar, Divulgue e Compartilhe


OBJETIVOS GERAL
Mostrar que cremos em um só Deus, o Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1 - Reconhecer que há somente um único Deus verdadeiro;
2 - Explicar porque o criacionismo e evolucionismo são antagônicos;

3 - Compreender a narrativa da criação.
TEXTO ÁUREO
"E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor." (Mc 12.29)

VERDADE PRÁTICA
Cremos em um só Deus, o Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra, 
de todas as coisas, visíveis e invisíveis.

PONTO CENTRAL
Cremos que um só Deus, o Pai Todo-Poderoso é o criador do céu e da terra.

HINOS SUGERIDOS DA HARPA CRISTÃ

99 - Eis o dia a Declinar

216 - Louvai a Deus

526 - Grandioso és Tu


 Deuteronômio 6:4 
Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR.

 Gênesis 1:1 
No princípio, criou Deus os céus e a terra.

Segunda-Feira –   1 Coríntios 8:6 
 O monoteísmo judaico é ratificado na fé cristã
8 : 6  Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.

Terça-Feira –  Neemias 9:6 
 Deus é o Supremo Criador e Provedor de todas as coisas
9 :6  Só tu és Senhor; tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há, e tu os guardas com vida a todos; e o exército dos céus te adora.
  
Quarta-Feira –   Salmos 33:9 
Deus criou o universo pelo poder da sua Palavra
33 : 9   Porque falou, e foi feito; mandou, e logo apareceu.

Quinta-Feira –   Gênesis 2:7 
A origem do ser humano é Deus
2 :7  E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.

Sexta-Feira –  Apocalipse 4:11 
Deus criou todas as coisas segundo a sua soberana vontade
4 : 11   Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas

Sábado –  Romanos 1:20 
A existência de Deus é um fato
1 : 20   Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;

                                                   


INTRODUÇÃO
A doutrina de Deus é vasta, e nem mesmo os grandes tratados de teologia conseguem esgotar o assunto. O enfoque da presente lição é a unidade de Deus, o monoteísmo judaico-cristão e a obra da criação. Nosso objetivo é mostrar que há um abismo intransponível entre o criacionismo e o evolucionismo. Não há na Bíblia espaço para a teoria da evolução nas suas diversas versões.

I - O ÚNICO DEUS VERDADEIRO

1. O Shemá. É o imperativo de um verbo hebraico que significa "ouvir, obedecer", o qual inicia o versículo que se tornou, ao longo dos séculos, a confissão de fé dos judeus: "Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR" (Dt 6.4). A cláusula final "é o único SENHOR" também se traduz por "o SENHOR é um" (Gl 3.20), conforme as versões espanhola Reina-Valera e judaica, conhecida no Brasil como Bíblia Hebraica. A construção hebraica aqui permite ambas as traduções, de acordo com a declaração de Jesus: "o Senhor é um só!" (Mc 12.29, Tradução Brasileira). Há aqui um significado teológico importante, porque a mensagem não se restringe apenas ao monoteísmo, mas a ideia de existir um só Deus, e de Deus ser um só, diz respeito tanto à "singularidade" quanto à "unidade" de Deus (Zc 14.9; Sl 86.10).

2. O monoteísmo. É a crença em um só Deus e se distingue do politeísmo, a crença em vários deuses. As principais religiões monoteístas do planeta são o judaísmo (Dt 6.4; 2 Rs 19.15; Ne 9.6), o cristianismo (Mc 12.29; 1 Co 8.6) e o islamismo. Mas o monoteísmo islâmico não é bíblico. O deus Alá dos muçulmanos é outro deus, e não o mesmo Deus Javé da Bíblia. Alá era um dos deuses da Meca pré-islâmica, deus da tribo dos coraixitas, de onde veio Maomé, que o adotou como a divindade de sua religião. O nome Alá não vem da Bíblia e nunca foi conhecido dos patriarcas, nem dos reis, nem dos profetas do Antigo Testamento, menos ainda dos apóstolos do Senhor Jesus. Os teólogos muçulmanos se esforçam para fazer o povo crer que Alá é uma forma alternativa do nome do Deus Javé de Israel, mas evidências históricas e arqueológicas provam que Alá não veio dos judeus nem dos cristãos.

3. O monoteísmo judaico-cristão. Jesus não somente ratificou o monoteísmo judaico do Antigo Testamento como também afirmou que o Deus Javé de Israel, mencionado em Deuteronômio 6.4-6, é o mesmo Deus que Ele revelou à humanidade (Jo 1.18), a quem todos os cristãos servem e amam acima de todas as coisas (Mc 12.29,30). Assim, o Deus de Israel é o mesmo Deus do cristianismo; é o nosso Deus. O apóstolo Paulo pregava para os judeus e gentios o mesmo Deus revelado por Jesus: "O Deus de nossos pais de antemão te designou para que conheças a sua vontade, e vejas aquele Justo, e ouças a voz da sua boca" (At 22.14).
  
II - CRIAÇÃO X EVOLUÇÃO

1. O modelo criacionista. O criacionismo é a posição que propõe ser a origem do Universo e da vida resultado de um ato criador intencional. Essa cosmovisão é encarada com suspeita porque a comunidade científica incrédula a considera uma proposta meramente religiosa. É verdade que a explicação religiosa tem por base a fé (Hb 11.3), enquanto a explicação científica se fundamenta na evidência empírica. Mas existem variações em ambas as propostas. Descobertas ao longo dos séculos confirmam que causas inteligentes empiricamente detectáveis são necessárias para explicar as estruturas biológicas ricas em informação e a complexidade da natureza. Esse conceito é conhecido como Design Inteligente. Criacionismo e Design Inteligente podem ser interligados, mas não são a mesma coisa. A proposta e a metodologia de ambos não são iguais, pois nem todo criacionista aceita a Teoria do Design Inteligente e vice-versa. O modelo científico do Design Inteligente propõe que o mundo foi criado, mas não tem como provar em laboratório que Deus o criou.

2. O modelo evolucionista. É uma teoria que nunca se sustentou cientificamente, apesar de sua aparência científica (1 Tm 6.20). Tem por base pressupostos naturalistas, entre os quais a proposta darwinista da seleção natural se destaca como o principal mecanismo evolutivo. O naturalismo, a hipótese mais aceita para explicar o evolucionismo, ensina que organismos biológicos existentes evoluíram em um longo processo através das eras. É a cosmovisão favorável à ideia de que o universo e a vida vieram à existência por meio de processos de geração espontânea, sem intervenção de um ato criador, isto é, eles teriam evoluído até a complexidade atual por meio da seleção natural, a teoria da sobrevivência dos mais fortes. Mas tudo isso não passa de mera teoria que nunca pôde ser confirmada. O evolucionismo ateu exclui Deus da criação.


A Bíblia não discute o tema da evolução, mas sua perspectiva pressupõe que Deus criou o mundo. A visão bíblica da criação não está em conflito com a ciência, mas em conflito com qualquer teoria que comece sem um criador.
Aqueles que estudam a Bíblia devem tomar cuidado para não entender que a Bíblia diz o que ela não diz, e os que estudam a ciência não devem entender que a ciência diz o que ela não diz.
O aspecto mais importante, na contínua discussão, não é o processo da criação, mas a origem da criação. O mundo não é um produto do acaso cego e da probabilidade. Deus o criou.
Através da Bíblia... podemos conhecer, de maneira muito pessoal, esse Deus que criou o universo.



III - A CRIAÇÃO

1. A criação do Universo. Deus criou o universo do nada; é a chamada creatio ex nihilo da teologia judaico-cristã revelada na Bíblia. A narrativa do primeiro capítulo de Gênesis é entendida à luz do contexto bíblico. O ponto de partida da criação é: "No princípio criou Deus os céus e a terra" (Gn 1.1). O verbo hebraico "criou" é bará, e este apresenta características peculiares: o sujeito da afirmação é sempre Deus, o Deus de Israel, e nunca foi aplicado a deuses estranhos; é um termo próprio para referir-se à ação criadora de Deus a fim de distinguir-se de toda e qualquer realização humana. Essa ideia do fiat divino, ou seja, do "faça-se", é apoiada em toda a Bíblia. Deus trouxe o universo à existência do nada e de maneira instantânea, pela sua soberana e livre vontade (Sl 33.9; Hb 11.3; Ap 4.11).


Toda História tem um começo. A Bíblia começa com Deus. No começo desta história, Deus criou o universo, e colocou tudo em ordem, formando todos os planetas, estrelas e galáxias, e colocando-os em movimento. Na terra, Ele criou abundantes variedades de criaturas vivas, e criou a coroa da sua criação à sua própria imagem, seus vice-regentes: os humanos.

O livro de Gênesis
Autor: Moisés    Público: O povo de Israel   
Local:Deserto durante as peregrinações
Tema: Criação, Pecado e Redenção
Aborda fatos do Período: De (data indefinida) até 2100 a.C
Propósito: Registrar a criação do mundo por Deus e o seu desejo de que o povo o adorasse.

Gênesis 1:1
A simples declaração "criou Deus os céus e a terra" é um dos mais desafiadores conceitos que confrontam a mente moderna. A vasta galáxia em que vivemos está girando à incrivel velocidade de 788.579 quilômetros por hora. Mas, mesmo a esta velocidade vertiginosa, nossa galáxia ainda precisa de 200 milhões de anos para completar uma rotação. E há mais de um bilhão de outras galáxias, como nossa, no universo.
Alguns cientistas dizem que o número de estrelas da criação é igual ao de todos os grãos de areia de todas as praias do mundo. Mas, este mar complexo de estrelas em órbita funciona com notável ordem e eficiência. Dizer que o universo "simplesmente aconteceu" ou "evoluiu" requer mais fé do que crer que Deus está por trás destas espantosas estatísticas. Deus, verdadeiramente, criou um universo maravilhoso.
Deus não precisava criar o universo: Ele quis criá-lo. Por quê? Deus é amor, e o amor mais bem expressado com relação a alguma coisa ou outra pessoa - de modo que Deus criou o mundo e as pessoas, como uma expressão do seu amor. Devemos evitar reduzir a criação de Deus a termos meramente científicos. lembre-se de que Deus criou o universo por causa do amor.

2. A narrativa da criação em Gênesis 1. No primeiro dia, Deus trouxe à existência a luz (Gn 1.3); no segundo, criou a expansão ou firmamento (vv.6-8); e, no terceiro, "disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca" (v.9). A essa porção seca Ele chamou terra e ao ajuntamento das águas, mares (v.10). Ainda no terceiro dia, surgiram os continentes com seus relevos e a vegetação (vv.9-13). Os corpos celestes: o sol, a lua e as estrelas aparecem no quarto dia (vv.14-19). As aves e os animais marinhos surgem no quinto dia (vv.20-23).

3. A criação do ser humano. A raça humana teve sua origem em Deus, através de Adão (At 17.26; 1 Co 15.45). O ser humano foi criado no sexto dia, como a coroa de toda a criação, e recebeu de Deus a incumbência de administrar a terra e a natureza. O homem não é meramente um animal racional, mas um ser espiritual criado à imagem e semelhança de Deus. A frase "Façamos o homem" (Gn 1.26), quer dizer: "Vamos fazer o ser humano", pois o termo hebraico usado para "homem" é adam, que significa "gênero humano". O ser humano criado por Deus se constitui em "macho e fêmea" (v.27). Esse ser humano recebeu diretamente de Deus o sopro em suas narinas (Gn 2.7). Em outro lugar, a Bíblia revela que Deus o fez um pouco menor do que os anjos (Sl 8.5).

CONCLUSÃO
Os ensinos inadequados sobre Deus e o Senhor Jesus Cristo exigiram da Igreja desde muito cedo uma definição sobre o assunto. Os principais credos iniciam declarando que Deus é o Criador de todas as coisas no céu e na terra. Trata-se de um resumo do que ensina a Bíblia desde Gênesis até Apocalipse. Era uma resposta aos diversos conceitos errôneos dos gnósticos sobre Deus. O contexto hoje exige uma resposta similar, pois são muitos os nossos desafios. Devemos estar preparados para combater a indiferença religiosa e o ceticismo à nossa volta que tanto têm contaminado vizinhos, colegas de escola e também do trabalho.

BIG BANG
Como Deus criou a terra? Este ainda é um tema de grande debate. Alguns dizem que o universo surgiu como uma explosão repentina (Big Bang). Outros dizem que Deus iniciou o processo, e então o universo evoluiu durante bilhões de anos. Praticamente todas as religiões antigas têm sua própria história para explicar como a terra passou a existir. E praticamente todos os cientistas têm sua própria opinião sobre a origem do universo. Mas apenas a Bíblia mostra um Deus supremo, criando a terra devido ao seu grande amor, e dando a todas as pessoas um lugar especial nesse mundo. Podemos jamais saber, exatamente, como Deus criou a terra, mas a Bíblia nos diz que Deus realmente a criou. Este fato já é suficiente para dar valor e dignidade a todas as pessoas.




PARA REFLETIR
A respeito do único Deus verdadeiro e a criação, responda:

Qual o significado teológico da expressão "é o único SENHOR" ou "o SENHOR é um"?
O significado está no fato de existir um só Deus, e de Deus ser um só. Tal expressão diz respeito tanto a "singularidade" quanto à "unidade" de Deus.

Quem disse que o Deus de Israel é também o nosso Deus? Cite a referência.
O Senhor Jesus Cristo (Jo 1.18). Paulo também pregava isso (At 22.14).

Qual foi o ponto de partida da criação?
"No princípio criou Deus os céus e a terra" (Gn 1.1).

Como Deus trouxe o universo à existência?
Ele trouxe o universo à existência do nada.

Qual o significado de adam,"homem", no relato da criação (Gn 1.26,27)?

O significado do termo hebraico usado para "homem" é adam, que significa "gênero humano".

BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, A Razão da Nossa Fé - Assim cremos, assim viveremos, Comentarista Esequias Soares, 3 Trimestre 2017.

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Olá, estimado professor, segue abaixo material de apoio que o mesmo possa adicionar mais conteúdo para a sua aula. Bom Estudo!

E ai gostou dos comentário que adicionei acima ? são todos da nova Bíblia da CPAD da foto abaixo :



                                                                                                                                                                            

INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Prezado professor, você crê que há somente um Deus verdadeiro e que Ele criou os céus e a Terra? Então não terá dificuldade no ensino desta lição. Deus é real e Ele se revela ao homem de diferentes maneiras, porém uma das formas que Ele se revela a nós é mediante a sua criação. O relato da criação da terra, do céu e do homem, não é uma alegoria. A narrativa da criação é um fato histórico, ou seja, algo que aconteceu exatamente como a Palavra de Deus afirma. Quando o assunto é a criação do universo e da vida, sabemos que existem várias teorias que tentam explicar a origem de tudo, como por exemplo, a teoria do Big Bang e da Evolução. Mas, cremos que o universo e a vida não são produtos de uma evolução como alguns cientistas tentam afirmar ou o resultado da explosão de uma partícula. Cremos que o Deus é o grande Criador.

SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"Nossa maneira de compreender a Deus não deve basear-se em pressuposições a respeito dEle, ou em como gostaríamos que Ele fosse. Pelo contrário: devemos crer no Deus que existe, e que optou por se revelar a nós através das Escrituras. O ser humano tende a criar falsos deuses, nos quais é fácil crer; deuses que se conformam com o modo de viver e com a natureza pecaminosa do homem. Essa é uma das características das falsas religiões. Alguns até mesmo caem na armadilha de se desconsiderar a autorrevelação divina para desenvolver um conceito de Deus que está mais de acordo com as suas fantasias pessoais do que com a Bíblia, que é a nossa fonte única de pesquisa, que nos permite saber que Deus existe e como Ele é" (HORTON, Stanley. Teologia Sistemática: Uma perspectiva pentecostal. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, pp. 125-6).

CONHEÇA MAIS
*Criacionismo X evolucionismo
"Hoje, muitos cristãos afirmam que os milhões de anos de história da Terra se ajustam à Bíblia e que Deus usou o processo evolucionário para criar. Essa ideia não é uma invenção recente. Para conhecer mais, leia Criacionismo: verdade ou mito?, CPAD, p. 33).

SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"[...] Quando consideramos a possibilidade de que Deus usou o processo evolucionário para criar ao longo de milhões de anos, confrontamo-nos com sérias consequências: a Palavra de Deus não é mais competente e o caráter de nosso Deus amoroso é questionado.
Já na época de Darwin, um dos principais evolucionistas entendia o problema de fazer concessão ao afirmar que Deus usou a evolução. Uma vez que você aceite a evolução e suas implicações para a história, então o homem está livre para escolher as partes da Bíblia que quer aceitar" (HAM, Ken. Criacionismo: verdade ou mito? 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2011, pp. 35,36).

SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"Em Gênesis 1, a palavra hebraica para dia é yom. A maior parte do uso dela no Antigo Testamento é com o sentido de dia, dia literal; e, nas passagens em que o sentido não é esse, o contexto deixa isso claro.
Primeiro, yom é definido na primeira vez em que é usado na Bíblia (Gn 1.4,5) em seus dois sentidos literais: a porção clara do ciclo luz/trevas e todo o ciclo luz/trevas. Segundo, yom é usado com 'noite' e 'manhã'. Em todas as passagens em que essas duas palavras são usadas no Antigo Testamento, juntas ou separadas, e no contexto de yom ou não, elas sempre tem o sentido literal de noite ou manhã de um dia literal. Terceiro, yom é modificado por um número: primeiro dia, segundo dia, terceiro dia, etc., o que em todas as passagens do Antigo Testamento indicam dias literais. Quarto, Gênesis 1.14 define literalmente yom em relação aos corpos celestiais" (HAM, Ken. Criacionismo: Verdade ou mito? 1ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2011, p. 30).

                                                                                                                                                                            

Um comentário:

  1. Muito obrigada! !!
    A paz do Senhor Jesus Cristo, Deus o abençoe pelos subsídios e toda ajuda para nossa aula da EBD.

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