Total de visualizações de página

Páginas

domingo, 21 de maio de 2017

Lição 9 - Hulda, a Mulher que Estava no Lugar Certo

Aula Presencial dia 28 de Maio de 2017

Estimados professores,   acredito que já tenha percebido que nosso slide semanal  
traz uma abordagem completa de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino,  tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se a todo o conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado.  Faça bom uso !  Divulgue e Compartilhe.


OBJETIVOS GERAL
Explicar que a fidelidade, fruto do Espírito, nos ajuda a permanecermos firmes na fé até a Segunda Vinda de Jesus.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1 - Mostrar quem era a profetisa Hulda;
2 - Saber que Hulda viu o tempo do avivamento;
3 - Explicar que Hulda foi levantada e usada por Deus.
TEXTO ÁUREO
"Assim diz o Senhor: Eis que trarei mal sobre este lugar e sobre os 
seus habitantes, a saber, todas as maldições que estão escritas 
no livro que se leu perante o rei de Judá." (2 Cr 34.24)

VERDADE PRÁTICA
Quando o povo se corrompe, Deus levanta homens e mulheres 
como instrumentos de advertência contra o pecado.

PONTO CENTRAL
Deus levanta homens e mulheres como instrumentos de advertência.

HINOS SUGERIDOS DA HARPA CRISTÃ

127 - O Senhor da ceifa chama

151 - Fala, Jesus Querido

497 - Meu Bom Salvador 



 2 Crônicas 34:22-28 
22 - Então, Hilquias e os enviados do rei foram ter com a profetisa Hulda, mulher de Salum, filho de Tocate, filho de Harás, guarda das vestimentas (e habitava ela em Jerusalém na segunda parte); e falaram-lhe naquele sentido.
23 - E ela lhes disse: Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Dizei ao homem que vos enviou a mim:
24 - Assim diz o SENHOR: Eis que trarei mal sobre este lugar e sobre os seus habitantes, a saber, todas as maldições que estão escritas no livro que se leu perante o rei de Judá.
25 - Porque me deixaram e queimaram incenso perante outros deuses, para me provocarem à ira com toda a obra das suas mãos; portanto, o meu furor se derramou sobre este lugar e não se apagará.
26 - Porém ao rei de Judá, que vos enviou a consultar ao SENHOR, assim lhe direis: Assim diz o SENHOR, Deus de Israel, quanto às palavras que ouviste:
27 - Como o teu coração se enterneceu, e te humilhaste perante Deus, ouvindo as suas palavras contra este lugar e contra os seus habitantes, e te humilhaste perante mim, e rasgaste as tuas vestes, e choraste perante mim, também eu te tenho ouvido, diz o SENHOR.
28 - Eis que te ajuntarei a teus pais, e tu serás recolhido ao teu sepulcro em paz, e os teus olhos não verão todo o mal que hei de trazer sobre este lugar e sobre os seus habitantes. E voltaram com esta resposta ao rei.


Segunda-Feira –   Provérbios 16:18 
 A soberba precede a ruína
16 : 18A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda.

Terça-Feira –  Daniel 4:17 
 Deus tem domínio sobre os reinos dos homens
4 : 17  Esta sentença é por decreto dos vigias, e esta ordem por mandado dos santos, a fim de que conheçam os viventes que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer, e até ao mais baixo dos homens constitui sobre eles.
  
Quarta-Feira –   Jonas 4:2 
Deus é longânimo e grande em benignidade
4 : 2E orou ao Senhor: Ó Senhor! não foi isso o que eu disse estando ainda na minha terra? Por isso é que me apressei a fugir para Társis. Eu sabia que és Deus clemente e misericordioso, tardio em irar-se e grande em amor, e que te arrependes do mal.

Quinta-Feira –   Números 14:18b 
Deus não tem o culpado por inocente
14 : 18b  O Senhor é longânimo, grande em beneficência, que perdoa a iniquidade e a transgressão, que o culpado não tem por inocente, e visita a iniquidade dos pais sore os filhos até à terceira e quarta geração.

Sexta-Feira –  Salmos 51:17 
Deus não despreza um coração quebrantado
51 : 17Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás ó Deus.

Sábado –  2 Crônicas 7:14 
Quando a Igreja ora, Deus sara a terra
7 : 14se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.

                                                   


INTRODUÇÃO
Hulda entrou na história do povo de Judá, mas logo desapareceu, após cumprir a missão árdua que Deus lhe confiara. Ela entrou em cena  quando o rei Josias tomou conhecimento do conteúdo do livro da Lei, que fora perdido na Casa do Senhor. Ao ouvir a leitura do livro da Lei e as maldições que cairiam sobre seu povo, o rei mandou consultar ao Senhor sobre tamanha desgraça, causada pela desobediência de Judá. E Hulda, usada por Deus, proferiu terrível profecia contra Judá, mostrando que Deus iria derramar terrível juízo sobre a desobediência do povo.

Estimado professor, vamos para mais uma lição, vamos conhecer o caráter de mais uma mulher de Deus: Hulda. Ela não é tão conhecida como Rute, Ester, Débora e outras citadas na Bíblia, todavia, sua participação durante o reinado de Josias foi de grande importância, ela foi usada por Deus para profetizar acerca do povo de Judá e acerca do reinado de Josias.
Vamos Estudar ? 

I -  QUEM FOI HULDA

1. Hulda. Ela foi uma serva de Deus que demonstrou um caráter firme, decidido e discreto, num tempo em que os reis e os profetas haviam se desviado dos caminhos do Senhor. O texto em estudo diz que ela era esposa de Salum, filho de Tocate, que era guardador das vestimentas, e habitava em Jerusalém, "na segunda parte" da cidade, ou na "cidade baixa" (2 Rs 22.14).

O nome Hulda, em hebraico, significa "doninha" (animal pequeno um pouco parecido com um esquilo). No exercício de profetisa a bíblia relata: Hulda (2Rs 22), Miriã (Ex 15:20), Débora que também foi juíza (Jz 4:4), Noadias (Ne 6:14), a mulher do profeta Isaías (Is 8:3) e Ana (Lc 2:36).

Neste tópico aprendemos que Hulda:

a) Era serva de Deus

b) Tinha um caráter firme, decidido e discreto
Caráter firme: profetizou o que Deus mandou profetizar, não estava objetivando agradar ninguém com sua mensagem, falou o que Deus mandou falar. Dirigiu com firmeza a mensagem ao destino certo: A Judá e ao rei Josias.    
Caráter decidido: Decidida em atuar com a mensagem de Deus no lugar certo e no tempo certo. Esperou este momento para deixar ser usada por Deus e falar a dura mensagem de Deus. Veremos mais adiante que ela com coragem confrontou o povo de Judá sobre os pecados que vinham cometendo. O texto bíblico dá a entender que Hulda estava aguardando o momento certo para entrar em ação quando foi solicitada.
Caráter discreto: Hulda era tão discreta, que na Bíblia aparece também desta forma, mostrando ser uma pessoa pronta a ser usada por Deus quando Ele quer, sem pretensões de exercer sua atividade como profetisa além do tempo que Deus determinou. A profetisa Hulda é mencionada em 2 Crônicas 34:22-28 conforme registrado na nossa "Leitura Bíblica em Classe" e também em 2 Reis 22:14.
Portanto, não temos muitas informações na escrita bíblica, Hulda entrou em cena e logo desapareceu no relato literário (A bíblia relatou somente este episódio importante envolvendo a profetisa Hulda, isso não quer dizer que seu ministério como profetisa se resumiu somente a este fato escrito).
Enfatize que o ofício de profetisa de Hulda trouxe uma importantíssima reforma que ocorreu durante o reinado do rei Josias em Judá. 

c) Ela vivia na cidade baixa de Jerusalém
Hulda era uma profetisa de Deus que vivia na cidade baixa de Jerusalém ou segunda parte de Jerusalém, um local longe do palácio real. Havia comércios de todo tipo de mercadorias e o trabalho de  artesãos,  estudiosos  apontam para um local habitado por criados, servos, a serviço do palácio real. 

d) Era esposa de Salum
Salum era um homem ilustre e de família nobre, responsável pela guarda das roupas, relacionadas ao Templo (manutenção da vestes sacerdotais) ou da corte de Josias (alfaiate das vestes reais). Não é possível saber com toda certeza, onde Salum trabalhava. Todavia, podemos especular através da profissão de Salum que ele tinha algum relacionamento com o sacerdote Hilquias (dá a entender no texto, que Hilquias conhecia a família de Salum), em um determinado momento o rei Josias viu a necessidade de consultar ao Senhor sobre o livro da lei que foi encontrado, e de prontidão o sacerdote Hilquias desceu até a casa de Hulda juntamente com a comitiva real para consultá-la. conforme está registrado em II Reis 22:13-14. Hulda parece ter sido uma pessoa que tenha passado credibilidade a corte real e as sacerdote Hilquias. Durante análise do texto dá a entender que o rei Josias teve a necessidade de consultar ao Senhor, mas não foi ele que indicou a profetisa Hulda para o sacerdote Hilquias, havia outros profetas homens em atividade naquele contexto histórico, mas Deus usou uma mulher para atuar naquela ocasião.

e) Judá estava vivendo um período de grande apostasia
O povo estava envolvido com a idolatria, entusiasmados com os ídolos, situação espiritual terrível, até o livro da lei do Senhor se havia perdido no templo. Misericórida! Estavam sem referências, sem regra de fé. 
Neste contexto, Josias é levantado como rei de Judá. Que bucha este jovem rei tinha nas mãos para resolver.

2. Atividade que exerceu. Ela exerceu a atividade de profetisa, num tempo em que esse ofício era predominantemente confiado aos homens. Hulda testemunhou a ascensão e queda do reino de Ezequias, e decadência de Judá, nos tempos de Manassés e Amom (2 Cr 33. 11-25). Ela entrou em cena num momento dramático da história do reino de Judá (639-609 a.C).

Perceba que neste mesmo tempo, Jeremias e Sofonias eram profetas em Israel e Judá (há quem diga que Habacuque e Naum também profetizavam nesta época), todavia, Deus usou Hulda (uma humilde serva de Deus, esquecida lá na cidade baixa de Jerusalém, lá na periferia) para profetizar para o rei Josias com muita firmeza e determinação.
O sacerdote Hilquias procurou pela vontade de Deus a profetisa Hulda, provando que Deus usava as mulheres em funções de liderança.

Os homens e as mulheres dever ser igualmente ativos na obra de Deus. Nenhum deles deve fazer o que Deus não lhes atribuiu, mas quando cada um trabalha dentro do papel que Deus ordenou, o nome do Senhor será glorificado e sua obra cumprida.
(Pastor Gary Fisher).

Atenção professor, seu aluno pode fazer esta pergunta abaixo:

3. Deus ouviu Hulda. Se os outros reis não tomaram conhecimento de seu ministério profético, ela viu Deus trabalhar de forma evidente para ouvir suas orações e levantou um menino para promover mudanças impactantes no reino Judá

Muitos reis poderiam ter consultado à Deus através do ministério da profetisa Hulda e não o fizeram. Podemos entender que quando estamos na presença de Deus, fazendo a sua vontade, quando estamos preparados e a disposição para ser usados na obra de Deus ... vai chegar o momento certo, a hora certa , o lugar certo para Deus usar. 
Hulda estava em sua residência, quando chegou o momento, Deus fez com que Hilquias descesse com a comitiva real até a sua casa para ser consultada.
Ela estava preparada, ela estava com a palavra ! 
Incentive seu aluno a estar sempre preparado para fazer a obra de Deus e aguardar o momento de ser poderosamente usado por Deus.
Enfatize para seu aluno que muitas pessoas dizem para Deus: "Eis me aqui, envia a mim", porém não basta apenas ter vontade e disposição para fazer a obra de Deus, e necessário estar preparado para atuar. Reflita com seus alunos !

II - HULDA VÊ O TEMPO DO AVIVAMENTO

1. Josias promove verdadeiro avivamento. Aos oito anos de idade, Josias foi posto no trono pelo povo, em resposta aos inimigos de seu pai, permanecendo durante trinta e um anos à frente de Israel (639-609 a.C). Tornou-se o décimo sétimo rei de Judá, cuja capital era Jerusalém. Contrariando a sequência perversa de idolatria, corrupção e apostasia, com o apoio de conselheiros reais, Josias "[... ] fez o que era reto aos olhos do Senhor e andou nos caminhos de Davi, seu pai, sem se desviar deles nem para a direita nem para a esquerda" (2 Cr 34.2).

Josias com apenas oito anos tomou posse no reinado de Judá com o apoio de conselheiros reais. No gráfico abaixo podemos notar que o rei Josias foi sucessor de pai Amom (que foi assassinado) e de seu avô Manassés,  ambos foram maus reis em Judá. O rei Josias se superou, foi o último rei bom de Judá.




2. Aboliu a idolatria. Ainda moço, tomou medidas drásticas e corajosas contra a idolatria que tomou conta de Jerusalém e de cidades vizinhas, no oitavo ano de seu reinado (2 Cr 34.3-7). Para um jovem rei, tomar tais medidas não seria possível se não fosse com respaldo de Deus, e com apoio de homens sérios, que trabalhavam no reino, como parte de um "remanescente fiel", que buscava o bem do seu povo e não os interesses mesquinhos dos que se aproveitavam do reino para satisfação de seus interesses pessoais, carnais e diabólicos.

Estamos estudando sobre o caráter da profetisa Hulda, todavia a lição acaba nos levando também a estudar o caráter do rei Josias que não se deixou levar pelo mau caráter de seu pai Amon e de seu avô Manassés.

3. Resgatou a Lei do Senhor. Aos vinte e seis anos de idade, Josias mandou reparar a Casa do Senhor, que tinha sido desprezada pelos seus antecessores idólatras (2 Cr 34.8-11). Em meio à restauração física do Templo, o sumo sacerdote Hilquias, através de Safã,  fez ciente ao rei que o livro da Lei, que se achava perdido, na casa do Senhor, fora encontrado. Ao ouvir o conteúdo do livro, o rei rasgou suas vestes, chamou seus assessores, incluindo Safã, que era escrivão, e deu ordem, dizendo: "Ide, consultai ao Senhor, por mim e pelos que restam em Israel e em Judá, sobre as palavras deste livro que se achou, porque grande é o furor do Senhor, que se derramou sobre nós; porquanto nossos pais não guardaram a palavra do Senhor, para fazerem conforme tudo quanto está escrito neste livro" (2 Cr 34.21).

Amados, durante a restauração do Templo, eis que foi encontrado o "Livro da Lei" que se havia perdido na casa do Senhor. Como pode amados, olha o nível de espiritualidade do povo, perderam o "Livro da Lei" dentro do Templo. O povo estava sem regra de fé para seguir.  
Josias reinou 31 anos, os historiadores creditam ao rei Josias não só a reforma do Templo, mas também foi ele que estabeleceu ou compilou as "Escrituras Hebraicas" muito importante para a reforma deuteronômica que ocorreu durante seu governo.
O rei Josias está na Genealogia de Jesus (Mateus 1:11).

III - HULDA É USADA POR DEUS

1. A dura mensagem de Deus. Recebendo a consulta do rei, Hulda foi usada por Deus para profetizar com relação a dois eventos. O primeiro, prevendo a destruição de Judá por causa da idolatria (2 Rs 22.14-17); o segundo, prevendo restauração e prosperidade, no reinado de Josias (2 Rs 22.18-20). O sumo sacerdote Hilquias e os demais assessores do rei foram procurar a profetisa Hulda para saber o que iria acontecer com Judá. "E ela lhes disse: Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Dizei ao homem que vos enviou a mim: Assim diz o Senhor: Eis que trarei mal sobre este lugar e sobre os seus habitantes [...]" (2 Cr 34.23). Era o prenúncio do cativeiro de Judá, o que aconteceu em 586 a.C.

2. Hulda profetiza para o rei Josias. Na crise espiritual de Judá e Jerusalém, Deus mostrou à profetisa Hulda que o rei Josias não seguiu os maus caminhos de seus pais, mas humilhou-se diante de Deus. Disse Hulda, aos mensageiros do rei que Deus viu como Josias se humilhou, quando ouviu a leitura do livro da Lei, e o juízo de Deus sobre Judá. E que Deus lhe daria livramento e ele desceria ao sepulcro em paz (2 Cr 34.26-28). Deus teve misericórdia do jovem rei de Judá. A resposta de Deus a Josias foi altamente confortadora para ele.

3. O efeito da profecia sobre Judá e Jerusalém. Após ouvir a mensagem profética de Hulda, Josias tomou de pronto algumas medidas que demonstram o seu cuidado e zelo em ouvir a voz de Deus. Observe:
a) Josias fez uma convocação urgente "a todos os anciãos de Judá e Jerusalém". As mudanças numa nação, ou numa igreja, só têm efeito se começarem pela liderança.

b) Ele "subiu à Casa do Senhor com todos os homens de Judá e os habitantes de Jerusalém, e os sacerdotes, e os levitas, e todo o povo, desde o maior até ao menor".  Depois de reunir todo o povo, "e ele leu aos ouvidos deles todas as palavras do livro do concerto, que se tinha achado na Casa do Senhor" (2 Cr 34.30).

c) Ele fez um concerto com Deus. "E pôs-se o rei em pé em seu lugar e fez concerto perante o Senhor [...] com todo o seu coração e com toda a sua alma, cumprindo as palavras do concerto, que estão escritas naquele livro" (2 Cr 34.31).

d) Em seguida, ele levou o povo a fazer o concerto com Deus. "E fez estar em pé a todos quantos se acharam em Jerusalém e em Benjamim; e os habitantes de Jerusalém fizeram conforme o concerto de Deus, do Deus de seus pais" (2 Cr 34.32). O verdadeiro líder vai na frente e influencia seus liderados.

e) Aboliu por completo a idolatria. Por fim, Josias usou da autoridade que Deus lhe concedera e determinou que "todas as abominações" fossem tiradas do meio de Israel (2 Cr 34.33). Depois das reformas necessárias, Josias cumpriu o que Deus determinara, e celebrou a Páscoa do Senhor, em Jerusalém (2 Cr 35.1-19).

Vamos colocar tudo o que o rei Josias fez em um gráfico para melhor entendimento ?




CONCLUSÃO
A profetisa Hulda foi uma mulher de Deus, que teve um papel significante para a história de seu povo, ainda que de modo muito passageiro. Seu papel foi coadjuvante, mas o que importa é a qualidade de seu trabalho e não a extensão de seu ministério. Soube colocar-se no lugar que Deus lhe reservou, com discrição e humildade. Mas, no momento certo, entregou a mensagem de condenação de Deus ao povo de Judá, que de modo contumaz, se afastara dos caminhos do Senhor.

PARA REFLETIR
A respeito de Hulda, a mulher que estava no lugar certo, responda: 

Quando Hulda exerceu o papel de profetisa?
Num tempo em que esse ofício era predominantemente confiado a homens.

Hulda foi contemporânea de que reis?
Ezequias, Manassés, Amom e Josias.

Onde estava o livro da Lei, no tempo de Josias?
Estava perdido, na casa do Senhor.

Que previu Hulda em sua profecia?
A destruição de Judá por causa da idolatria e a sua restauração, no reinado de Josias.

Que fez Josias em relação à idolatria?
Determinou que todas as abominações fossem tiradas do meio de Israel.

BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, O Caráter do Cristão - Moldado pela Palavra de Deus e provado como ouro, Comentarista Elinaldo Renovato, 2 Trimestre 2017.

                                  AGORA VAMOS A VÍDEO AULA SOBRE ESTA LIÇÂO.  TENHA BOM ESTUDO !                             
Antes de Assistir os vídeos, se a radio do site estiver tocando, suba a página até a radio e 
toque no vídeo da musica que estiver tocando para interromper o som.





                                                                                                                                                                                     
[     

Olá, estimado professor, segue abaixo material de apoio que o mesmo possa adicionar mais conteúdo para a sua aula. Bom Estudo !

                                                                                                                                                                                     

INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Prezado professor, procure dar ênfase ao fato de que os israelitas estavam vivendo um período de grande apostasia quando Josias foi levantado como rei. O povo de Deus buscava os ídolos com entusiasmo, por isso, Ele levantou Hulda com uma mensagem contundente. O fato de Hulda ter sido levantada, pelo Senhor, como profetisa, nos mostra que, embora Israel fosse uma sociedade patriarcal, Deus também usava as mulheres em funções de liderança. O Senhor usou Miriã como profetisa (Êx 15.20), Débora para julgar Israel no tempo dos juízes (Jz 4.4) e mais uma vez levantou uma mulher, Hulda, para chamar a atenção dos israelitas a respeito dos pecados que vinham cometendo. Com ousadia e coragem ela confrontou a nação sobre as consequências de seus pecados a fim de que se arrependessem e se voltassem para Deus. O Senhor amava seu povo, por isso iria discipliná-lo. Só havia uma saída capaz de fazer com que Judá escapasse do juízo iminente, o arrependimento sincero. Mas, Hulda não profetizou somente o juízo de Deus contra a rebeldia e o pecado, ela também anunciou um tempo de restauração e prosperidade que se daria no reinado de Josias (2 Rs 22.18-20).

SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
Hulda
"Mulher de Salum, guarda das roupas da corte de Josias, que viveu na cidade baixa de Jerusalém como uma reconhecida profetisa. Quando Josias sentiu-se condenado pelo livro da lei, encontrado durante a reforma do Templo, enviou oficiais para inquirirem de Deus quanto ao seu significado. Embora Jeremias fosse contemporâneo, eles foram até Hulda, que profetizou o juízo contra a nação, mas a paz para Josias; ele, então iniciou as reformas (2 Rs 22.14-20)" (Dicionário Bíblico Wycliffe.1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p. 940).

SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
"Josias foi o último dos reis justos de Judá. Já em tenra idade começou a buscar o Senhor com toda a dedicação e, quatro anos mais tarde, começou a expurgar de Judá a religião falsa. Enquanto o Templo estava sendo restaurado, Hilquias achou o livro da Lei escrito por Moisés. Surgiu daí um novo compromisso com a Palavra de Deus, e todo o país experimentou uma renovação espiritual. Os profetas Jeremias, Sofonias e Habacuque ajudaram Josias no seu esforço de reconciliar o povo com Deus; quanto à condição espiritual do povo nos tempos de Josias.
O 'livro da lei' que Hilquias achou, tratava-se da lei que fora dada 'pelas mãos de Moisés'; era, sem dúvida, um exemplar do Pentateuco, ou seja: os cinco livros da Bíblia. Essa descoberta dá testemunho da mão providente e soberana de Deus, cuidando da sua Palavra inspirada, protegendo-a da destruição pelos idólatras e apóstatas. Realmente, a inspirada Palavra de Deus escrita é indestrutível" (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, p. 609).

CONHEÇA MAIS
* Josias
"A intenção de Deus em trazer desastre sobre Judá como punição é confirmada pela  profetisa Hulda. Porém, a Josias é prometido que o julgamento não acontecerá em seu tempo. Josias responde a essa palavra de graça ao redobrar seus esforços em direção ao Senhor. Nesse mesmo ano, Josias conclama seu povo para novamente celebrar a Páscoa, com cerimônia sem igual desde o tempo de Samuel. Com a idade de 39 anos, o reinado devoto de Josias finaliza subitamente, Ele é morto lutando contra o faraó Neco que, aparentemente, está correndo para ajudar as forças assírias presentes a serem esmagadas pelos babilônios." Para conhecer mais leia, Guia do Leitor da Bíblia, CPAD, pág. 301.

SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
"O grupo designado por Josias procurou a profetisa Hulda. É difícil explicar porque eles desconsideraram servos de Deus como Sofonias, Jeremias ou possivelmente Habacuque, que viviam naquele tempo. Ela era rara exceção, já que os homens normalmente ocupavam o cargo de profeta. Hulda, presumivelmente, havia se estabelecido como uma confiável porta-voz de Deus. A sua inspiração profética nesta ocasião é justificativa suficiente para os servos do rei a terem procurado.
A palavra do Senhor através de Hulda consistia de dois pontos principais: (a) A ira de Deus havia sido acesa e o julgamento viria sobre o povo por causa das práticas idólatras; Josias, o rei de Judá não viveria para ver a destruição e a desolação resultante da ira de Deus.
A importância das Escrituras tanto na vida pessoal como nacional é realçada nos versículos de 2 Reis 22. 8-20. O tema desta passagem é 'trazendo o livro de volta'. (1) A lei estava perdida dentro do próprio Templo; (2) Sua repercussão levou ao arrependimento; (9) O arrependimento leva ao reavivamento; (4) O reavivamento possibilita a prorrogação da pena, e inclina os corações à busca do perdão" (Comentário Bíblico Beacon. 1.ed. Vol. I. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 385).

                                                                                                                                                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário