Aula Presencial dia 15 de Janeiro de 2017
TEXTO ÁUREO
"Vigiai e orai, para que não entreis em
tentação;
na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é
fraca." (Mt 26:41)
VERDADE PRÁTICA
Oremos e vigiemos para que não sejamos
surpreendidos pelas obras da carne.
PONTO CENTRAL
A natureza adâmica deve ser controlada pelo
Espírito.
HINOS SUGERIDOS
419, 491, 530 da Harpa Cristã.
Lucas 6:39-49
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39 - E disse-lhes uma parábola: Pode, porventura,
um cego guiar outro cego? Não cairão ambos na cova?
40 - O discípulo não é superior a seu mestre, mas
todo o que for perfeito será como o seu mestre.
41 - E por que atentas tu no argueiro que está no
olho do teu irmão e não reparas na trave que está no teu próprio olho?
42 - Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão,
deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não atentando tu mesmo na trave
que está no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e, então,
verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão.
43 - Porque não há boa árvore que dê mau fruto, nem
má árvore que dê bom fruto.
44 - Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio
fruto; pois não se colhem figos dos espinheiros, nem se vindimam uvas dos
abrolhos.
45 - O homem bom, do bom tesouro do seu coração,
tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração, tira o mal, porque da
abundância do seu coração fala a boca.
46 - E por que me chamais Senhor, Senhor, e não
fazeis o que eu digo?
47 - Qualquer que vem a mim, e ouve as minhas palavras,
e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante.
48 - É semelhante ao homem que edificou uma casa, e
cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre rocha; e, vindo a enchente,
bateu com ímpeto a corrente naquela casa e não a pôde abalar, porque estava
fundada sobre rocha.
49 - Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao
homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com
ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa.
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Segunda-Feira – Gálatas 5:19
O perigo da prostituição,
da impureza e da lascívia
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5:19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,
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Terça-Feira – Gálatas 5:20a
O perigo da idolatria, das feitiçarias e das
inimizades
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5:20a Idolatria, feitiçaria, inimizades,
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Quarta-Feira – Gálatas 5:20b
O perigo das contendas, das disputas e das iras2
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Quinta-Feira – Gálatas 5:21
O perigo da inveja, dos
homicídios, das bebedices e das glutonarias
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5:21 Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
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Sexta-Feira – Gálatas 5:21b
O perigo fatal das obras da carne
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5:21b ... e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
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Sábado – Gálatas 5:16
Como vencer as obras da
carne
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5:16 Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
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IMPORTANTE
Apresento neste Blog a Lição Completa conforme a
Revista Lições Bíblicas do Professor, os meus comentários
estarão no final deste estudo. Logo após a "Conclusão"
TENHA UM BOM ESTUDO !
INTRODUÇÃO
A lição deste domingo é um alerta para os que
querem agradar a Deus e ter uma vida frutífera. Estudaremos o perigo das obras
da carne. Precisamos ter cuidado, pois dentro de todo crente habita duas
naturezas: a natureza adâmica, a qual foi corrompida na Queda, e a nova
natureza, que é resultado da regeneração, do novo nascimento (Jo 3.3). Veremos
que a natureza adâmica, se não for controlada pelo Espírito, produz frutos que
levam o crente à morte espiritual.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Professor, todo ensino deve provocar uma mudança.
Se não há mudança, não há aprendizado. Seus alunos devem entender o perigo das
obras da carne e repudiar isso de suas vidas. Todos estão sujeitos a caírem
nesse mal, mas a partir do momento que o Espírito Santo tem o total controle
sobre o crente, dificilmente as obras da carne terão chance de se sobressair. A
oração e a vigilância são elementos fundamentais para a luta contra uma vida de
pecado, considerando que para Deus não há tamanho de pecado. Pecado é pecado e
ponto! O crente deve ouvir a Palavra e ser semelhante ao homem prudente:
colocando em prática tudo o que ouvir. Fazendo assim, permaneceremos firmes
quaisquer que sejam as tempestades que possam assolar a nossa vida.
I - A VIDA CONDUZIDA PELA CONCUPISCÊNCIA DA CARNE
1. A concupiscência da carne. Você sabe o
significado da palavra concupiscência? Segundo o Dicionário Wycliffe, este é um
"termo usado teologicamente para expressar os desejos malignos e lascivos
que assediam os homens caídos" (Rm 7.8). A velha natureza, se não for
controlada pelo Espírito, leva-nos a cometer as piores ações e abominações. Por
isso, precisamos vigiar e viver constantemente cheios do Espírito Santo (Ef
5.18). Paulo advertiu a Igreja, explicando que, quem semeia na carne, ou seja,
vive segundo a velha natureza, da carne ceifará corrupção (Gl 6.8). Nossos
desejos e vontades devem ser controlados pelo Espírito Santo, pois os desejos
da velha natureza são impuros e nos conduzem para a morte espiritual.
2. A vida guiada pela concupiscência da carne. Quem
controla seus desejos? Temos anseios, mas estes precisam ser controlados por
Deus. Devemos submeter nossos pensamentos e desejos ao controle divino. O
crente que não tem uma mente conduzida pelo Espírito Santo torna-se uma pessoa
sem controle, sem qualquer deferência. A Palavra de Deus nos ensina que
precisamos mortificar nossa natureza (Cl 3.5). Mortificar é permitir que Deus
controle nossos pensamentos, vontades e ações. Vivemos em uma sociedade
hedonista, onde a busca pelo prazer tem feito com que muitos sejam dominados por
desejos malignos, praticando, sem qualquer pudor, toda a sorte de impureza, e
tudo em nome do prazer e da liberdade. Diante desse triste quadro, a Igreja não
pode se calar, mas deve expressar suas virtudes anunciando a mensagem da
salvação.
3. A vida conduzida pela concupiscência dos olhos. Longe de
Deus e sem o controle do Espírito Santo, o homem manifesta seus desejos mais
perversos, trazendo sérios prejuízos para os relacionamentos na Igreja e fora
dela. Quando o homem se torna insensível à voz de Deus e ao Espírito, sendo
governado apenas por seus instintos, torna-se semelhante aos animais. Uma vida
conduzida pela velha natureza leva as pessoas a olharem apenas para os
prazeres momentâneos que o mundo oferece, não atentando para o que é eterno.
Davi viu e desejou a mulher de Urias, e o seu desejo descontrolado o levou a
cometer um adultério e um homicídio (2 Sm 11.1-4). Ele não atentou para as
consequências dos seus atos. O crente não pode se deixar seduzir pelos prazeres
deste mundo (1 Jo 2.15-17).
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"Algumas pessoas pensam que o mundanismo está
limitado ao comportamento exterior - as pessoas com quem nos associamos, os
lugares que frequentamos, as atividades que apreciamos. O mundanismo é também
interior, porque começa no coração, e é caracterizado por três atitudes: (1) a
cobiça pelo prazer físico - a preocupação com a satisfação dos desejos físicos;
(2) a cobiça por tudo o que vemos - almejar e acumular coisas, curvando-se ao
deus do materialismo; e (3) o orgulho das nossas posses - obsessão pela
condição, posição ou por ser importante. Quando a serpente tentou Eva (Gn 3.6),
tentou-a nestes aspectos. Semelhantemente, quando o Diabo tentou Jesus no
deserto, estas foram as três áreas de ataque (ver Mt 4.1-11).
Em contraste, Deus estima o autocontrole, um
espírito de generosidade, e o compromisso de servir com humildade. É possível
dar a impressão de evitar os prazeres mundanos e ao mesmo tempo abrigar
atitudes mundanas no coração. É também possível, como Jesus, amar os pecadores
e dedicar-lhe tempo, enquanto mantemos um forte compromisso com os valores do
Reino de Deus. Quais são os valores mais importantes para você? Suas ações
refletem os valores de Deus ou os valores do mundo?" (Bíblia de Estudo
Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p. 1783-84).
CONHEÇA MAIS
"Carnal - Esta palavra aparece somente no Novo Testamento, embora o termo 'carnalmente' seja encontrado três vezes no Antigo Testamento. "Carnal' aparece no Novo Testamento onze vezes, e 'carnalmente' uma vez. 'Carnal' significa 'pertinente à carne'. O substantivo sarx significa basicamente o corpo de um animal ou de uma pessoa, ou a carne de um animal. No entanto, no Novo Testamento, o termo 'carnal' algumas vezes está literalmente relacionado à carne, e algumas vezes à antiga natureza humana corrompida por Adão, que é encontrada em todos os homens." Para conhecer mais, leia Dicionário Bíblico Wycliffe, CPAD, p. 379.
II - A DEGRADAÇÃO DO CARÁTER CRISTÃO
1. O caráter. No grego, caráter é charakter e significa
"estampa", "impressão" e "marca". Contudo, é
importante ressaltar que esta palavra tem diferentes significados em distintas
ciências, como a sociologia e a psicologia. Segundo o Dicionário Houaiss é
"um conjunto de traços psicológicos e, ou morais, que caracterizam um
indivíduo". O caráter não é inato e pode ser mudado.
2. O caráter moldado pelo Espírito. Quando
aceitamos Jesus e experimentamos o novo nascimento, nosso caráter passa por uma
transformação. O Espírito Santo trabalha em nós a fim de que sejamos
semelhantes a Jesus. Mas para que essa transformação aconteça
precisamos nos submeter inteiramente a Deus. Se quisermos uma vida espiritual
frutífera, precisamos dar oportunidade ao Espírito Santo para que
Ele trabalhe em nossas vidas produzindo o fruto do Espírito (Gl 5. 22). Não
adianta apenas dizer que é crente, é preciso evidenciar o nosso caráter cristão
mediante as nossas ações (Mt 5.16). Muitos se dizem crentes, mas suas ações
demonstram que nunca tiveram um encontro real com o Salvador. Muitos
estão na igreja, mas ainda não foram realmente transformados por Jesus, pois
quem está em Cristo é uma nova criatura e como tal procura andar em novidade de
vida, pois já se despiu do velho homem, da natureza adâmica (2 Co 5.17). Crentes
que vivem causando escândalos, divisões, rebeldias, jamais experimentaram o
novo nascimento.
3. Ataques ao seu caráter. Em sua vida
cristã, você terá que lutar com três inimigos que farão de tudo para
macular o seu caráter: a carne, o Diabo e o mundo. Muitos acabam sendo vencidos
por eles. Para enfrentar e vencer esses inimigos é preciso ter uma vida de
comunhão com o Pai. É necessário orar, ler a Palavra de Deus e jejuar. Sem a
leitura da Bíblia, a oração e o jejum não conseguiremos vencer e ter uma vida
frutífera.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"É o Espírito Santo que produz o fruto
espiritual em nós quando nos rendemos sem reservas a Ele. Isso abrange nosso
espírito, alma e corpo e todas as faculdades que os constitui. O crente que
quiser mandar na sua vida e fazer a sua vontade para agradar a si próprio pode
continuar como cristão, mas nunca será vitorioso no seu viver em geral, e nem
terá jamais o testemunho do Espírito na sua consciência cristã de que está em
tudo agradando a Cristo e fazendo o seu querer. O fruto do Espírito é o caráter
de Cristo produzido em nós para que em nosso viver o demonstremos ao mundo.
Caráter este sem jaça, como revelado nos tipos, símbolos, figuras e nas
inúmeras profecias messiânicas do Antigo Testamento, e nas diversas passagens
do Novo Testamento que tratam do assunto, a começar pelos Evangelhos"
(GILBERTO, Antonio. O Fruto do Espírito: A plenitude de Cristo na vida do
crente.2.ed.Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p.15-16).
III - UMA VIDA QUE NÃO AGRADA A DEUS
1. Viver segundo a carne. Se o crente
vive dominado pelos desejos carnais, ele não pode agradar a Deus (Rm 8.8).
Fomos criados para glorificar a Deus e produzir o fruto do Espírito. Viver
segundo a carne causa males e danos à nossa vida e para o nosso próximo. Paulo
exorta os crentes da igreja de Corinto para que vivam no Espírito, pois alguns
estavam vivendo segundo a carne, de modo que suas ações eram evidentes: inveja,
contendas e dissensões (1 Co 3.3). Paulo deixa claro que os que assim estavam
vivendo não poderiam agradar a Deus e ter uma vida de comunhão no Espírito
Santo.
2. Vivendo como espinheiro. Sabemos que
a árvore é identificada não por suas flores ou folhas, mas por seus frutos.
Jamais vamos colher laranja de uma macieira, pois cada árvore produz o seu
fruto segundo sua espécie (Gn 1.11). Logo, é impossível um cristão dominado
pelo Espírito Santo produzir as obras da carne. O homem bom tira de seu íntimo,
do seu coração transformado, coisas boas, mas o homem mau tira do seu mau
coração pelejas, dissensões, prostituição, iras, etc. (Mt 7.18-22).
Jotão apresenta algumas árvores em uma parábola
para o seu povo (Jz 9.7-21). As árvores representam o povo de Siquém que
desejavam um rei. Essas árvores eram boas: uma produzia azeite que era
utilizado na unção dos sacerdotes e iluminação; outra produzia figos que
alimentava o povo; a videira produzia vinho, que era usado nos sacrifícios de
libações. Porém o espinheiro, arbusto inútil, representava Abimeleque. Muitos
atualmente estão como Abimeleque, não produzem nada de útil para Deus ou para a
próximo e ainda ferem as pessoas com seus espinhos. Quem vive segundo a carne
se torna um espinheiro, inútil para Deus e para a Igreja.
3. Uma vida infrutífera. Certa vez,
Jesus contou uma parábola a respeito de uma árvore estéril, uma figueira (Lc
13.6-9). A figueira sem frutos refere-se primeiramente a Israel, porém ela
também pode ser aplicada aos crentes que professam a Jesus e, no entanto,
insistem em viver uma vida carnal, pecaminosa. Na parábola, o agricultor
investe na figueira, adubando, regando, podando, ou seja, dando todas as condições
para que produza fruto. Mas caso ela não viesse a frutificar seria cortada.
Deus está investindo em sua vida e dando todas as condições para que você
produza bons frutos, aproveite a oportunidade.
SUBSÍDIO BÍBLICO-TEOLÓGICO
"Era um costume na Palestina antiga, assim
como hoje, plantar figueiras e outras árvores nas vinhas. Era um meio de
utilizar cada pedaço disponível de boa terra. A figueira aqui, como em todo o
simbolismo bíblico, refere-se a Israel. [...]E foi procurar nela fruto, não o
achando. Embora a figueira estivesse na vinha, ela não tinha outro propósito a
não ser dar fruto. Da mesma forma, Israel só tinha uma razão para ocupar o
primeiro ou qualquer outro lugar: cumprir a missão que lhe fora dada por Deus.
Visto que a figueira era infrutífera, não teria o direito de existir; e visto
que Israel se recusava a cumprir sua missão determinada por Deus, não tinha o
direito de continuar" (Comentário Bíblico Beacon. 1.ed. Vol. 6. Rio de
Janeiro: CPAD, 2006, p. 437-38).
CONCLUSÃO
PARA REFLETIR
Qual o significado da palavra concupiscência?
É um "termo usado teologicamente para
expressar os desejos malignos e lascivos que assediam os homens caídos."
Para onde nossos desejos impuros nos conduzem?
Nos conduzem para a morte espiritual.
O que acontece quando o homem deixa de ouvir a voz
de Deus e passa a ser guiado pelos seus desejos?
O crente que não tem uma mente conduzida pelo
Espírito Santo torna-se uma pessoa sem controle, sem qualquer deferência.
O que significa caráter no grego?
No grego, caráter é charakter e
significa "estampa", "impressão" e "marca".
O que é caráter?
Segundo o Dicionário Houaiss é "um conjunto de
traços psicológicos e, ou morais, que caracterizam um indivíduo".
Referências Utilizadas no Estudo
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, professor, As Obras da Carne e o Fruto do Espírito - Como o crente pode vencer a verdadeira batalha espiritual travada diariamente. Comentarista Osiel Gomes, 1 Trimestre 2017.
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